???global.info.a_carregar???
Maria Nazaré de Ceita, natural de S. Tomé e Príncipe, é Licenciada e Master em História, com especialidade em Antropologia pela Universidade de S. Petersburgo/Rússia (1988); Pós-graduada em Desenvolvimento Socioeconómico, Economia e Estratégias pelo ISCTE, Instituto Universitário de Lis boa (1991) e Mestre em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2006). É, desde março de 2020, Doutora em Ciências Sociais com especialidade em Desenvolvimento Socioeconómico pelo Instituto Superior das Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu uma tese sobre a participação da mulher rural no Desenvolvimento Socioeconómico de S. Tomé e Príncipe, no período de 1950-1999. Ocupou, entre outros, os cargos de Diretora Geral da Cultura (1995-2010), Diretora da Biblioteca Nacional (2010-2014), membro do Conselho de Administração da Escola do Património Africano de Porto Novo/Benim (2007-2009) e foi Consultora da UNESCO para a salvaguarda do Património Imaterial nos PALOP. Foi Pró-Reitora da Universidade de STP (S. Tomé e Príncipe), é Coordenadora do Departamento das Ciências Sociais e Humanas da USTP (Universidade de São Tomé e Príncipe) e Docente na mesma Faculdade.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Nazaré Dias de Ceita

Nomes de citação

  • Ceita, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
CA1F-2CF8-715F
ORCID iD
0000-0002-6980-6681

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia
  • Humanidades - História e Arqueologia - Arqueologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C2)
Crioulo e pídgin, baseada em Português (Outras) (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Ciências Sociais (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Desenvolvimento Sócio-Económico
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
"De Serviçais a Funcionárias Rurais: estudo sobre a participação e trabalho femininos na economia agrícola santomense nos anos de 1950 a 1999" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2002/01 - 2006/12
Concluído
MA, History of Africa, Faculdade de Letras, University of Lisbon (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
" 2021, A Curadoria dos Serviçais e Colonos (S. Tomé e Príncipe, 1875 - 1926). Editorial Novembro, Edições Cão Menor. Vila Nova de Famalicão." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/06 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) University of S. Tomé e Príncipe, São Tomé e Príncipe
2000 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de São Tomé e Príncipe, São Tomé e Príncipe
Faculdade de Ci6encias e Tecnologias - Universidade de São Tomé e Príncipe, São Tomé e Príncipe

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - 2014 Técnico Superior (Técnico Superior) São Tomé e Príncipe National Library, São Tomé e Príncipe
1995 - 2000 Técnico Superior (Técnico Superior) Direcção Geral da Cultural - São Tomé e Príncipe, São Tomé e Príncipe
1992 - 1995 Técnico Superior (Técnico Superior) Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe, São Tomé e Príncipe

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2014 Associate Professor University of São Tomé e Príncipe UNESCO - National Commission, São Tomé e Príncipe
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010 - 2020 Participação da mulher rural no Desenvolvimento Socioeconómico de S. Tomé e Príncipe, no período de 1950-1999
n/a
Bolseiro de Doutoramento
Concluído
2002 - 2006 Curadoria Geral dos Serviçais e Colonos
n/a
Bolseiro de Mestrado
Concluído

Outro

Designação Financiadores
1991 - 1991 Reconstituição Histórico-Antropologica dos Angolares de São Tomé
n/a
Bolseiro de Iniciação Científica
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Cruz, M. Dores; Ceita, Maria; Umbelina, Natália. Autor correspondente: Cruz, M. Dores. "“Doce inferno do engenho” São Tomé e a construção do mundo Atlântico. Arqueologia no engenho de Praia Melão (séc. XVI-XVII)". Vestígios: revista latino-americana de arqueologia histórica 19 1 (2025): 7-34. https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/article/view/55312/46948.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Cruz, M. Dores; Thomas, Larissa; Ceita, M. Nazaré. Autor correspondente: Cruz, M. Dores. "Bitter legacy: archaeology of early sugar plantation and slavery in São Tomé". Antiquity 97 395 (2023): https://doi.org/10.15184/aqy.2023.113.
    Publicado • 10.15184/aqy.2023.113
  3. "S. Tomé e Príncipe nas rotas do cacau: consequências e gestão dos espaços rurais e urbanos no tempo pós-colonial". Revista Internacional em Língua Portuguesa. III Série, nº28-29, pp. 51-69 (2015):
Livro
  1. A Curadoria dos Serviçais e Colonos (S. Tomé e Príncipe, 1875 - 1926). Vila Nova de Famalicão, Portugal: Editorial Novembro. 2021.
Tese / Dissertação
  1. Ceita, Maria Nazaré Dias de. "De Serviçais a Funcionárias Rurais: estudo sobre a participação e trabalho femininos na economia agrícola santomense nos anos de 1950 a 1999.". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10400.5/20585.
Distinções

Outra distinção

2021 Mulheres Cientistas Sociais que Inspiram (Ciências sociais e Humanas)
AILPcsh/ Associação Internacional das Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa: Lisboa, PT, Portugal