???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Pedro Carvalho de Alvarenga
Data de nascimento
1961/04/19
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Alvarenga, João Pedro d'
  • d'Alvarenga, João Pedro
  • D'Alvarenga, João Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
CA1F-09F9-374B
ORCID iD
0000-0003-2106-9333
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=Al0pkaIAAAAJ
Scopus Author Id
55315352500

Endereços de correio eletrónico

  • jp.alvarenga@fcsh.unl.pt (Profissional)

Moradas

  • CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. Campus de Campolide, Colégio Almada Negreiros, Room 355, 1099-032, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://cesem.fcsh.unl.pt/pessoa/joao-pedro-dalvarenga-2/ (Profissional)
  • http://fcsh-unl.academia.edu/JoãoPedrodAlvarenga (Académico)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Latim Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2006/03/16
Concluído
Música e Musicologia / Music and Musicology (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"Polifonia portuguesa sacra tardo-quinhentista: estudo de fontes e edição crítica do Livro de São Vicente, manuscrito P-Lf FSVL 1P/H-6" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with Distinction and Praise
1988
Concluído
Ciências Musicais / Musicology (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17 out of 20
Percurso profissional

Ciência

2019/05/01 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2018/12/02 - 2019/04/30 Investigador principal convidado (carreira) (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2013/09/02 - 2018/09/01 Investigador principal (carreira) (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2010/02/01 - 2013/09/01 Pós-doutorado (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2000/07 - 2007/02 Investigador (Investigação)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal

Docência no Ensino Superior

2006/03/17 - 2011/06/04 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade de Évora, Portugal
2005/10 - 2006/06 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
1997/11/17 - 2006/03/16 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Universidade de Évora, Portugal

Outras Carreiras

1991/03/13 - 1997/11/16 Técnico Superior (Técnico Superior)
Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal

Cargos e Funções

2015/01 - Atual Executive Secretary of the Board of Directors
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2014/03 - Atual Coordinator of the Early Music Studies Research Group
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2009 - Atual Member of the Scientific Council
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2012/01 - 2015/05 Co-General editor for the Portuguese Journal of Musicology, new series
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2008 - 2011 Member of the Scientific Board of the Department of Music
Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2011 Director of the Master Programme in Musicology (appointed by Order of the Rector no. 141/2007, 16 November)
Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2011 Adjunct to the Director of the Undergraduate Programme in Music (appointed by Order of the Rector no. 141/2007, 16 November)
Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2011 Member of the Music Department Council
Universidade de Évora, Portugal
2007/02 - 2009/01 Coordinator of the Research Unit in Music and Musicology
Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2009 Adjunct to the Head of the Department of Music (appointed by Order of the Rector no. 159/2007, 30 de November)
Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2008 Member of the Advisory Council for Scientific and Technological Research (appointed by Order of the Rector no. 93/2007, 30 June)
Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2008 Member of the Scientific Council of the Departmental Area of the Arts
Universidade de Évora, Portugal
2006 - 2008 Coordinator of the Centre for Traineeships in Music
Universidade de Évora, Portugal
2006 - 2007 Adjunct to the Head of the Department of Arts (appointed by Order of the Rector no. 158/2006, 13 November)
Universidade de Évora, Portugal
2000 - 2007 Member of the Scientific Council of the Department of Arts
Universidade de Évora, Portugal
2000 - 2003 Adjunct to the Head of the Department of Arts (appointed by Order of the Rector no. 34/2000, 6 April)
Universidade de Évora, Portugal
1998 - 2000 Executive Secretary, Committee for the Establishment of the Department of Arts (appointed by Order of the Rector no. 101/1998, 26 October)
Universidade de Évora, Portugal
1996 - 1998 Adjunct director and editor of the Revista Portuguesa de Musicologia
Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Portugal
1991/10/01 - 1997/11/16 Head of the Music Department
Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal
1993 - 1994 Commissioner for the establishment of the Music Museum in Lisbon (currently the National Music Museum)
Sociedade Lisboa 94, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018 - 2019/04/30 CESEM's Strategic Project
UID/EAT/00693/2013
UID/EAT/00693/2019
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
2010 - 2013/09/01 Studies in the History and Texts of Early and Late Polyphonic Music in Portugal (16th and 18th Centuries)
SFRH/BPD/65876/2009
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual Mapping the Sounding Lisbon, from the Late Middle Ages to the Early Modern Period
CEECIND/00195/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2016 - 2019/12/01 The Anatomy of Late-Fifteenth- and Early- Sixteenth-Century Iberian Polyphonic Music: An Overall Analysis, Philology and Critical Editing of Surviving Repertories
PTDC/CPC-MMU/0314/2014
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2013 - 2018/09/01 Soundscapes of Death in Early Modern Portugal: Persistent and Changing Forms and Meanings of Music, Sound and Silence in Dying and in Rituals for the Dead over the Sixteenth and Seventeenth Centuries until the Early Eighteenth Century
IF/00052/2012
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2010 - 2013/05/31 Musical exchanges, 1100-1650: The circulation of early music in Europe and overseas in Iberian and Iberian-related sources
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/105624/PT
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2010 - 2012 Art Treatises in Portugal
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/100496/PT
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Alvarenga, João Pedro d'. "Handling of form, style markers and authorial identity: Two case studies around the work of Carlos Seixas". Trabalho apresentado em Anais do IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto: intersecções da teoria e análise musicais com os campos da musicologia, da composição e das práticas interpretativas, Ribeirão Preto, 2012.
    Publicado
  2. Alvarenga, João Pedro d'. "Breves notas sobre a representação do meio-tom nos manuscritos litúrgicos medievais portugueses, ou o mito da “notação portuguesa”". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional «Monodia sacra medieval», Lisboa, Évora, 2005.
    Publicado
  3. Alvarenga, João Pedro d'. "The Debate on Musical Aesthetics around 1600 and the Defensa de la mvsica moderna by King João IV (1649)". Trabalho apresentado em Music in the Renaissance: A Round-Table, Lisboa, Évora, 2003.
    Publicado
  4. Alvarenga, João Pedro d'. "A música litúrgica na Sé de Braga, no século XVI: Observações sobre o conhecimento actual". Trabalho apresentado em V Encontro Nacional de Musicologia, Lisboa, 1987.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Alvarenga, João Pedro d'. "Juan de Anchieta and the Iberian Motet around 1500". Acta Musicologica 91 1 (2019): 21-47. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/638a9453-04e8-4d8b-9b7d-77ae7ddb124f.
    Publicado
  2. Alvarenga, João Pedro d'. "Textual and Chant Traditions of the Kyries tenebrarum in Portugal, and Polyphony around 1500". Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology 6 1 (2019): 91-112. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/363/641.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Alvarenga, João Pedro d'. "On the Transmission of Iberian Polyphonic Music in the Early Decades of the Sixteenth Century: Some Philological Issues Revisited". Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology 6 1 (2019): 5-28. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/362/627.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Alvarenga, João Pedro d'. "Allo stile dei musici di questa nazione: Balancing the Old and New in Portuguese Church Music from the 1720s and 1730s". Basler Jahrbuch für Historische Musikpraxis 38 (2018): 33-53. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/7be37342-369f-4513-9e32-9fdaf9d05010.
    Publicado
  5. Alvarenga, João Pedro d'. "The Liturgical Use and Chant Tradition of Évora Cathedral from a Fragment of a Thirteenth-Century Antiphoner". Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology 5 2 (2018): 299-314. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/350/613.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Alvarenga, João Pedro d'. "The Office of the Dead in Portuguese Medieval Uses". Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology 4 1 (2017): 167-204. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/5908de3f-09b8-4762-814a-f40e07a5f61f.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Alvarenga, João Pedro d'. "Two Polyphonic Settings of the Mass for the Dead from Late Sixteenth-Century Portugal: Bridging Pre- and Post-Tridentine Traditions". Acta Musicologica 88 1 (2016): 5-33.
    Publicado
  8. Alvarenga, João Pedro d'; Vaz, João. "Fernando de Almeida (d. 1660): Tradition and innovation in mid-seventeenth-century Portuguese sacred music". Anuario Musical 70 (2015): 63-80. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85000730515&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.3989/anuariomusical.2015.70.05
  9. Alvarenga, João Pedro d'. "On performing practices in mid- to late 16th-century Portuguese church music: The cappella of Évora Cathedral". Early Music 43 1 (2015): 3-21. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84942054022&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1093/em/cau135
  10. Alvarenga, João Pedro d'. "Polyphonic Church Music and Sources from Late Sixteenth-Century Évora Cathedral". Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology 2 1 (2015): 19-40. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/85189269-7b6e-4cfd-bd3e-443755264a70.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Alvarenga, João Pedro d'. "Eine Pretiose des portugiesischen Orgelbarock: Die Orgel (1765) in São Vicente de Fora zu Lissabon". Organ: Journal für die Orgel 17 3 (2014): 12-16. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/5ac4d5a3-daae-49ba-be79-6b15d78a36e1.
    Publicado
  12. Alvarenga, João Pedro d'. "A Neglected Anonymous Requiem Mass of the Early Sixteenth Century and Its Possible Context". Musica Disciplina 57 (2013): 155-189. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/7ac814ea-1cdc-4a5c-ab29-6512fa3b45b9.
    Publicado
  13. Alvarenga, João Pedro d'. "Carlos Seixas’s Harpsichord Concerto in G Minor: An Essay in Style Analysis and Authorship Attribution". Ad Parnassum: A Journal of Eighteenth- and Nineteenth- Century Instrumental Music 10 19 (2012): 27-50. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/003f1381-6a98-4329-9e24-49335ec8c0ce.
    Publicado
  14. Alvarenga, João Pedro d'. "Erratum: To make of Lisbon a new Rome: The repertory of the Patriarchal Church in the 1720s and 1730s (Eighteenth-Century Music (2011) 8:2 (179-214))". Eighteenth-Century Music 9 2 (2012): 295. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84864666609&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1017/S1478570612000309
  15. Alvarenga, João Pedro d'. "Manuscript Évora, Biblioteca Pública, Cód. CLI/1-3: Its origin and contents, and the stemmata of late-sixteenth-and early-seventeenth-century Portuguese sources". Anuario Musical 66 (2011): 137-158. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84863922410&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  16. Alvarenga, João Pedro d'. "'To Make of Lisbon a New Rome': The Repertory of the Patriarchal Church in the 1720s and 1730s". Eighteenth-Century Music 8 2 (2011): 179-214. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85000788754&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1017/S1478570611000042
  17. Alvarenga, João Pedro d'. "Some Notes on the Reception of Josquin and of Northern Idioms in Portuguese Music and Culture". Journal of the Alamire Foundation 2 1 (2010): 69-89. http://dx.doi.org/10.1484/j.jaf.1.100687.
    Publicado • 10.1484/j.jaf.1.100687
  18. Alvarenga, João Pedro d'. "Review of ‘Manuel Pedro Ferreira, Cantus coronatus: 7 cantigas d'El-Rei D. Dinis / by King Dinis of Portugal, De Musica 10 (Kassel, Edition Reichenberger, 2005)". Revista Portuguesa de Musicologia 14-15 (2010): 243-248. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/227/233.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Alvarenga, João Pedro d'. "Some Preliminaries in Approaching Carlos Seixas' Keyboard Sonatas". Ad Parnassum: A Journal of Eighteenth- and Nineteenth-Century Instrumental Music 7 13 (2009): 95-128.
    Publicado
  20. Alvarenga, João Pedro d'. "Carlos Seixas: um esboço biográfico e uma leitura sintética da sua obra". Aguas Furtadas: Revista de Literatura, Música e Artes Visuais 10 (2006): 164-178.
    Publicado
  21. Alvarenga, João Pedro d'. "Domenico Scarlatti, 1719-1729: o período português". Revista Portuguesa de Musicologia 7-8 (1998): 95-132. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/159/161.
    Acesso aberto • Publicado
  22. Alvarenga, João Pedro d'. "Review of ‘João de Sousa Carvalho: Orchestral works, Sinfonia B, dir. César Viana, CD EMI-Classics 5-56422-2". Revista Portuguesa de Musicologia 6 (1996): 181-182. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/207/213.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Alvarenga, João Pedro d'. "Sobre a autoria das obras para tecla atribuídas a João de Sousa Carvalho". Revista portuguesa de Musicologia 4-5 (1995): 115-145. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/149/152.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Alvarenga, João Pedro d'. "Obras inéditas de Carlos Seixas: breve notícia de uma nova fonte recentemente identificada". Revista da Biblioteca Nacional 9 2 (1994): 177-180.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Alvarenga, João Pedro d'. "Portugal". In The Cambridge Companion to the Harpsichord, editado por Mark Kroll, 165-184. Cambridge, New York: Cambridge University Press, 2019.
    Publicado • doi:10.1017/9781316659359.010
  2. Alvarenga, João Pedro d'; Pedrero-Encabo, Águeda. "Domenico Scarlatti in Portugal and Spain". In The Cambridge Companion to the Harpsichord, editado por Mark Kroll, 201-210. Cambridge, New York: Cambridge University Press, 2019.
    Publicado • doi:10.1017/9781316659359.012
  3. Alvarenga, João Pedro d'; Vaz, João. "A música de Frei Fernando de Almeida / The Music of Fernando de Almeida". In Fr. Fernando de Almeida (1603/4-1660): Obras completas / Complete Works, vol. 1: Obras para Quinta-Feira Santa / Works for Maundy Thursday, 15/27-22/34. Lisboa, Portugal: Instituto Politécnico de Lisboa, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, 2019.
    Publicado
  4. Alvarenga, João Pedro d'. "Patterns for Sixteenth- to Early-Seventeenth-Century Portuguese Polyphonic Settings of the Requiem Mass". In Música e História: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito, editado por Ferreira, Manuel Pedro; Cascudo, Teresa, 53-76. Lisboa: Colibri, CESEM, 2017.
    Publicado
  5. Alvarenga, João Pedro d'. "Some Identifying Features of Late Fifteenth- and Early Sixteenth-Century Portuguese Polyphony". In Musical Exchanges, 1100-1650: Iberian Connections, editado por Ferreira, Manuel Pedro, 165-190. Kassel: Edition Reichenberger, 2016.
    Publicado
  6. Alvarenga, João Pedro d'. "O património histórico-musical português de finais do Antigo Regime: principais fundos e problemas relevantes de preservação, descrição e estudo". In As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações, editado por Lucas, Maria Elizabeth; Nery, Rui Vieira, 61-75. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
    Publicado
  7. Alvarenga, João Pedro d'. "Manuscripts Oporto, Biblioteca Pública Municipal, MM 40 and MM 76-79: Their Origin, Date, Repertories, and Context". In Pure Gold: Golden Age Sacred Music in the Iberian World. A Homage to Bruno Turner, editado por Knighton, Tess; Nelson, Bernadette, 27-58. Kassel: Edition Reichenberger, 2011.
    Publicado
  8. Alvarenga, João Pedro d'; Ferreira, Manuel Pedro. "The Liber Introitus of Miguel da Fonseca, and a Possible Improvisatory Model". In Heinrich Isaac and Polyphony for the Proper of the Mass in the Late Middle Ages and the Renaissance, editado por Gasch, Stephen; Burn, David J, 81-121. Turnhout: Brepols Publishers, 2011.
    Publicado • 10.1484/m.em-eb.4.9004
  9. Alvarenga, João Pedro d'; Lopes, Rui Cabral. "A polifonia na liturgia bracarense (primeira metade do século XVI)". In A Catedral de Braga: Arte, Liturgia e Música, dos fins do século XI à época tridentina, editado por Rodrigues, Ana Maria S. A.; Ferreira, Manuel Pedro, 152-195. Lisboa: Arte das Musas, CESEM, 2009.
    Publicado
  10. Alvarenga, João Pedro d'. "Domenico Scarlatti in the 1720s: Portugal, Travelling, and the Italianisation of the Portuguese Musical Scene". In Domenico Scarlatti Adventures: Essays to Commemorate the 250th Anniversary of his Death, editado por Sala, Massimiliano; Sutcliffe, W. Dean, 17-68. Bologna: Ut Orpheus Edizioni, 2008.
    Publicado
  11. Alvarenga, João Pedro d'. "P. de Escobar, Stabat mater; [P. de Escobar], Fatigatus Iesus; P. de Escobar/G. de Baena, Clamabat autem mulier; M. da Fonseca, Dominus dixit ad me and In splendoribus sanctorum, 5 vv; A. Fernandes, Circumdederunt me; B. Trosilho, Dies mei transierunt; A. Carreira, Stabat mater; Anonymous (P-Pm MM 40), Pange lingua; Anonymous (P-Cug MM 32), Incipiunt Lamentationes Ieremiae Prophetae". In Antologia de Música em Portugal na Idade Média e no Renascimento, editado por Ferreira, Manuel Pedro. Lisboa, Portugal: Arte das Musas, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, 2008.
    Publicado
  12. Alvarenga, João Pedro d'. "Towards an Understanding of Post-Tridentine Portuguese Polyphony, with Special Reference to the Motets of Manuel Cardoso (with an Analysis of “Non mortui” and “Sitivit anima mea”)". In Escola de música da Sé de Évora, 143-202. Évora: Casa do Sul Editora, 2004.
    Publicado
  13. Alvarenga, João Pedro d'. "Uma obra perdida de Duarte Lobo recuperada (e algumas notas sobre a melodia do hino Gloria, laus, et honor)". In Estudos de Musicologia, 89-103. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2002.
    Publicado
  14. Alvarenga, João Pedro d'. "Fragmento de um breviário notado bracarense do século XIII". In Estudos de Musicologia, 11-33. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2002.
    Publicado
  15. Alvarenga, João Pedro d'. "Para uma compreensão da polifonia portuguesa pós-tridentina, a propósito dos motetos de Fr. Manuel Cardoso (com uma análise de Non mortui e Sitivit anima mea)". In Estudos de Musicologia, 105-152. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2002.
    Publicado
  16. Alvarenga, João Pedro d'. "Polifonia na liturgia bracarense: o Liber Introitus, primeiro testemunho quinhentista". In Estudos de Musicologia, 35-87. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2002.
    Publicado
  17. Alvarenga, João Pedro d'. "Domenico Scarlatti, 1719-1729: o período português". In Estudos de Musicologia, 153-188. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2002.
    Publicado
  18. Alvarenga, João Pedro d'. "Percursos de um Museu Instrumental". In Fábricas de sons: instrumentos de música europeus dos séculos XVI a XX, editado por Alvarenga, João Pedro d', 11-16. Milano, Lisboa: Electa, Lisboa '94, 1994.
    Publicado
  19. Alvarenga, João Pedro d'. "Catálogo". In João Domingos Bomtempo 1775–1842, editado por Alvarenga, João Pedro d', 59-261. Lisboa: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 1993.
    Publicado
  20. Alvarenga, João Pedro d'. "João Domingos Bomtempo (1775–1842): apontamentos biobibliográficos". In Comemorações Seixas–Bomtempo, 23-31. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura, 1992.
    Publicado
  21. Alvarenga, João Pedro d'. "A Música também é escrita". In Tesouros da Biblioteca Nacional, editado por Mendes, Maria Valentina Sul, 253-284. Lisboa: Inapa, 1992.
    Publicado
Edição de livro
  1. Alvarenga, João Pedro d'. ‘New Music’ 1400-1600: Papers from an International Colloquium on the Theory, Authorship and Transmission of Music in the Age of the Renaissance (Lisbon-Évora, 27-29 May 2003). Lisboa, Évora: Casa do Sul editora, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Centro de História da Arte e Investigação Artística. 2009.
    Publicado
  2. Alvarenga, João Pedro d'. Fábricas de sons: instrumentos de música europeus dos séculos XVI a XX. Milano, Lisboa: Electa, Lisboa '94. 1994.
    Publicado
  3. Alvarenga, João Pedro d'. João Domingos Bomtempo 1775–1842. Lisboa: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. 1993.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Alvarenga, João Pedro d'; Rodríguez-García, Esperanza. "Thematic Dossier: Recent Research on Iberian Polyphony c.1500: Music, Composers, Sources, and Transmission". Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology 6 1 (2019): http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/issue/view/33.
    Publicado
  2. Alvarenga, João Pedro d'; Silva, Manuel Deniz. "Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology, new series 1/1 (2014)". Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology 1 1 (2014): http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/issue/view/4.
    Publicado
  3. Alvarenga, João Pedro d'. "Revista Portuguesa de Musicologia, 6 (1996)". Revista Portuguesa de Musicologia 6 (1998): http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/issue/view/8.
    Publicado
  4. Alvarenga, João Pedro d'. "Revista Portuguesa de Musicologia, 4-5 (1994-95)". Revista Portuguesa de Musicologia 4-5 (1997): http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/issue/view/22.
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Alvarenga, João Pedro d'. "Seixas, (José António) Carlos (de)". In MGG - Die Musik in Geschichte und Gegenwart: Allgemeine Enzyklopädie der Muzik, Zweite neubearbeitete Ausgabe, editado por Ludwig Finscher. Bärenreiter, Metzler, 2006.
    Publicado
  2. Alvarenga, João Pedro d'. "Baptista, Francisco Xavier". In MGG - Die Musik in Geschichte und Gegenwart: Allgemeine Enzyklopädie der Muzik, Zweite neubearbeitete Ausgabe, editado por Ludwig Finscher. Bärenreiter, Metzler, 1999.
    Publicado
  3. Alvarenga, João Pedro d'. "Seixas, Carlos". In Nova Enciclopédia Larousse. Círculo de Leitores, 1998.
    Publicado
  4. Alvarenga, João Pedro d'. "Bomtempo, João Domingos". In Nova Enciclopédia Larousse. Círculo de Leitores, 1997.
    Publicado
Livro
  1. Alvarenga, João Pedro d'; Vaz, João. Fr. Fernando de Almeida (1603/4-1660): Obras completas / Complete Works. Vol. 1: Obras para Quinta-feira Santa / Works for Maundy Thursday. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. 2019.
    Publicado
  2. Alvarenga, João Pedro d'. João Domingos Bomtempo: Quinteto Op. 16. Lisboa, Portugal: Direcção-Geral das Artes. 2007.
    Publicado
  3. Alvarenga, João Pedro d'. Pero de Gamboa (1563?-1638): Motetos. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio, Centro de História da Arte da Universidade de Évora. 2004.
    Publicado
  4. Alvarenga, João Pedro d'. Estudos de Musicologia. Lisboa: Edições Colibri. 2002.
    Publicado
  5. Alvarenga, João Pedro d'. Carlos Seixas: 12 Sonatas, facsimile edition of Ms P-Ln MM 5015. Lisboa: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. 1995.
    Publicado
  6. Alvarenga, João Pedro d'. Carlos Seixas: 12 Sonatas. Lisboa, Portugal: Musicoteca. 1995.
    Publicado
  7. Alvarenga, João Pedro d'. Dom Pedro da Esperança (+1660): four Christmas Responsories. Lochs: Vanderbeek & Imrie. 1989.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Alvarenga, João Pedro d'; Rodríguez-García, Esperanza. "[Introduction to the] Thematic Dossier: Recent Research on Iberian Polyphony c.1500: Music, Composers, Sources, and Transmission". Prefácio para Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology, 1-4. 2019.
    Publicado
  2. Alvarenga, João Pedro d'. "Introdução". Prefácio para Bomtempo: Requiem Opus 23, edição crítica de Christopher Bochmann, n.p. Lisboa, Portugal: Musicoteca. 1996.
Recurso online
  1. Alvarenga, João Pedro d'; Rodríguez-García, Esperanza; Raimundo, Nuno de Mendonça. Archive of Iberian Polyphony. 2019. https://iberianpolyphony.fcsh.unl.pt/.
Resumo em conferência
  1. Alvarenga, João Pedro d'. "More on the Kyries tenebrarum: textual and chant traditions in Portugal, and polyphony around 1500". Trabalho apresentado em International Conference The Anatomy of Polyphonic Music around 1500, Cascais, 2018.
    Publicado
  2. Alvarenga, João Pedro d'. "The Circulation of Iberian Polyphonic Music in the Early Decades of the 16th Century: Two Case Studies". Trabalho apresentado em ENIM 2017 - VII Encontro de Investigação em Música, Braga, 2017.
    Publicado
  3. Alvarenga, João Pedro d'. "The Iberian Motet around 1500". Trabalho apresentado em 45th Medieval and Renaissance Music Conference, Prague, 2017.
    Publicado
  4. Alvarenga, João Pedro d'. "Painel 4 - Tecnologias digitais e investigação musicológica (ii): estudos de caso a partir de materiais em bases de dados". Trabalho apresentado em ENIM 2016 - VI Encontro de Investigação em Música, Aveiro, 2016.
    Publicado
  5. Alvarenga, João Pedro d'. "Uma breve panorâmica da música sacra em Portugal nas décadas de 1720 e 1730". Trabalho apresentado em Colóquio “Novas grandezas que já pareciam impossíveis à imaginação”: A Música e as Artes Visuais na Patriarcal de Lisboa (1716-1834), Lisboa, 2016.
    Publicado
  6. Alvarenga, João Pedro d'. "«Cantar ao órgão» em Portugal na segunda metade do século XVI". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional «O órgão histórico em Portugal», Mafra, 2015.
    Publicado
  7. Alvarenga, João Pedro d'. "“Allo stile dei musici di questa nazione”: Balancing the Old and New in Portuguese Church Music from the 1720s and 30s". Trabalho apresentado em Reworkings: Musical re-elaboration and cultural context. International Symposium of the Schola Cantorum Basiliensis, Basel, 2014.
    Publicado
  8. Alvarenga, João Pedro d'. "The Office of the Dead in Portuguese Medieval Uses: Évora and Santa Cruz in Coimbra". Trabalho apresentado em III Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana, Lisboa, 2014.
    Publicado
  9. Alvarenga, João Pedro d'. "Portuguese polyphonic settings of the mass for the dead from late 16th and early 17th century: convention and innovation in style and structure". Trabalho apresentado em 8th EuroMAC-European Music Analysis Conference, Leuven, 2014.
    Publicado
  10. Alvarenga, João Pedro d'. "Patterns for Sixteenth- to Early-Seventeenth-Century Portuguese Polyphonic Settings of the Requiem Mass". Trabalho apresentado em Medieval and Renaissance Music Conference, Birmingham, 2014.
    Publicado
  11. Alvarenga, João Pedro d'. "On Performance Practices in Mid- to Late-Sixteenth-Century Portuguese Church Music: The Cappella of Évora Cathedral". Trabalho apresentado em Medieval and Renaissance Music Conference, Certaldo, 2013.
    Publicado
  12. Alvarenga, João Pedro d'; Vaz, João. "Fernando de Almeida (d.1660): Tradition and Innovation in Mid-Seventeenth-Century Portuguese Music". Trabalho apresentado em 15th Biennial International Conference on Baroque Music, Southampton, 2012.
    Publicado
  13. Alvarenga, João Pedro d'. "Carlos Seixas’s Harpsichord Concerto in G Minor: An Essay in Style Analysis and Authorship Attribution". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Historical Keyboard Music: Sources, Contexts, and Performance, Edinburgh, 2011.
    Publicado
  14. Alvarenga, João Pedro d'. "The Repertory of the Patriarchal Church of Lisbon in the 1720s and 1730s, and an Early- Eighteenth-Century Reworking of a Late-Sixteenth-Century Piece of Polyphony". Trabalho apresentado em 14th Biennial International Conference on Baroque Music, Belfast, 2010.
    Publicado
  15. Alvarenga, João Pedro d'. "Manuscript Oporto, Biblioteca Pública Municipal, MM 40: Its Origin, Date, Repertories, and Context". Trabalho apresentado em Medieval & Renaissance Music Conference, London, 2010.
    Publicado
  16. Alvarenga, João Pedro d'. "Some Notes on the Reception of Josquin and of Northern Idioms in Portuguese Music and Culture". Trabalho apresentado em Medieval-Renaissance Music Conference, Utrecht, 2009.
    Publicado
  17. Alvarenga, João Pedro d'; Ferreira, Manuel Pedro. "The Liber Introitus of Miguel da Fonseca, and a Possible Improvisatory Model". Trabalho apresentado em Polyphony for the Proper of the Mass in the Middle Ages and Renaissance, Leuven, 2009.
    Publicado
  18. Alvarenga, João Pedro d'. "Some Preliminaries on Editing Seixas’s Keyboard Sonatas". Trabalho apresentado em Thirteenth Biennial International Conference on Baroque Music, Leeds, 2008.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Alvarenga, João Pedro d'. "Polifonia portuguesa sacra tardo-quinhentista: estudo de fontes e edição crítica do Livro de São Vicente, manuscrito P-Lf FSVL 1P/H-6". Doutoramento, Universidade de Évora, 2006. https://www.academia.edu/1397636.

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. 1994. "Fábricas de Sons: instrumentos de música europeus dos séculos XVI a XX (inaugural exhibition of the Music Museum)".
  2. 1993. "João Domingos Bomtempo 1775-1842".

Outros

Outra produção
  1. Alvarenga, João Pedro d'. 2019. Text in CD booklet Fr. Fernando de Almeida (1603/4-1660): Obras para Quinta-Feira Santa / Works for Maundy Thursday, Capella Patriarchal, dir. João Vaz.
  2. Alvarenga, João Pedro d'. 2014. Texts in CD booklet João Vaz: Historic Organ (1765) São Vicente de Fora, Lisbon (CD, IFO Classics, ORG 7252.2).
  3. Alvarenga, João Pedro d'. 2014. Text in CD booklet Carlos Seixas (1704-1742): Harpsichord Concertos and Sonatas / Concerti e sonate per clavicembalo, José Luiz Uriol, Ensemble Arcomelo (CD BDI 285, Milano, La Bottega Discantica).
  4. Alvarenga, João Pedro d'. 2011. ‘Fernando de Almeida e a música em Portugal em meados de Seiscentos’, text in CD booklet Fernando de Almeida: Responsórios de Quinta-feira Santa, Missa ferial (CD Althum A004).
  5. Alvarenga, João Pedro d'. 2008. Text for the programme of the inaugural recital of the new Organ built by Dinarte Machado, Church of St John the Evangelist, Jesuit College, Funchal, Portugal, 23 November 2008 (Funchal, DRAC).
  6. Alvarenga, João Pedro d'. 2008. ‘Portugal & Italia’, text in CD booklet Portugal & Italia: os órgãos das Igrejas da Misericórdia e de Santiago de Tavira (CD, Assoc. Música XXI, Direcção Regional de Cultura do Algarve).
  7. Alvarenga, João Pedro d'. 2007. ‘Música alemã para órgão na idade de ouro’, text in CD booklet Dieterich Buxtehude / Johann Pachelbel (CD, Juventude Musical Portuguesa).
  8. Alvarenga, João Pedro d'. 2007. ‘Pero de Gamboa (1563?-1638): Motetos; Lourenço Ribeiro (fl. 1595): Missa pro Defunctis’, text in CD booklet Pero de Gamboa (1563?-1638): Motetos; Lourenço Ribeiro (fl. 1595): Missa pro Defunctis (CD Portugaler 1017-2, Lisbon, Audiopro).
  9. Alvarenga, João Pedro d'. 2007. ‘Dieterich Buxtehude’ and ‘O Órgão da Sé Catedral de Faro’, texts in CD booklet Dieterich Buxtehude (1637-1707): Órgão da Sé Catedral de Faro (CD, Lisbon, Academia de Música de Santa Cecília).
  10. Alvarenga, João Pedro d'. 2007. ‘Martin Codax: Cantiga 1’; ‘Anónimo: Niña era la Infanta’; ‘D. Pedro de Cristo: Lacrimans sitivit anima mea’; ‘João Lourenço Rebelo: Magnificat a 13 vozes (1639)’; ‘Pedro de Araújo: Batalha de 6.o tom’; ‘João Domingos Bomtempo: Requiem, Op. 23’, in Obras de referência da Cultura Portuguesa: Música, Centro Nacional de Cultura. http://www.e-cultura.pt/.
  11. Alvarenga, João Pedro d'. 2006. ‘Uma brevíssima história do concerto setecentista’; ‘Mozart e o concerto’; ‘As sinfonias de Mozart’; ‘Sobre a música de câmara’; ‘O Requiem, K. 626’, texts in CD booklets Mozart, 1756-2006 (7 CDs, Lisbon, Corda Seca, Público, Nov.-Dec. 2006).
  12. Alvarenga, João Pedro d'. 2003. Text in CD booklet Carlos Seixas: Música sacra (CD Portugaler 2010-2, Lisbon, Audiopro).
  13. Alvarenga, João Pedro d'. 2002. Text in CD booklet Carlos Seixas: Concerto, Sonatas (CD Portugaler 2003-2, Lisbon, Audiopro).
  14. Alvarenga, João Pedro d'. 1997. ‘Música sacra no tempo de D. Maria I: obras de João de Sousa Carvalho e José Joaquim dos Santos’, in XVIII Jornadas de Música Antiga: do Barroco aos pós-Barrocos (Lisbon, Fundação Calouste Gulbenkian), pp. 50-56.
  15. Alvarenga, João Pedro d'. 1997. ‘José Joaquim dos Santos: Stabat Mater e Miserere’, text in CD booklet José Joaquim dos Santos: Stabat Mater, Miserere (CD Mov. 3-11051, Lisbon, Movieplay).
  16. Alvarenga, João Pedro d'. 1996. Text in CD booklet João de Sousa Carvalho, Luciano Xavier dos Santos, José Joaquim dos Santos: Obras sacras (CD Mov. 3-11044, Lisbon, Movieplay).
  17. Alvarenga, João Pedro d'. 1995. Text in CD booklet Carlos Seixas: 12 sonatas (CD Philips 528-572-2, Lisbon, Polygram).
  18. Alvarenga, João Pedro d'. 1995. Texts in CD booklet Portugaliae Monumenta Organica, II: Historic organs in Lisbon (2 CDs Philips 528-582-2, Lisbon, Polygram).
  19. Alvarenga, João Pedro d'. 1995. João Domingos Bomtempo: Matuttino de' Morti, programme for the 1st modern audition, XV Festival dos Capuchos, 21 July 1995.
  20. Alvarenga, João Pedro d'. 1995. Text in CD booklet Carlos Seixas: Harpsichord Concerto, Sinfonia, Harpsichord Sonatas (CD Virgin Veritas 5-45114-2, Lisbon, EMI-Valentim de Carvalho).
  21. Alvarenga, João Pedro d'. 1994. ‘Carlos Seixas: nota biográfica’, text in CD booklet Carlos Seixas: Missa, Dixit Dominus, Tantum ergo, Organ Sonatas (CD Virgin Veritas VC 5-45115-2, Lisbon, EMI-Valentim de Carvalho).
  22. Alvarenga, João Pedro d'. 1994. ‘Instrumentos históricos do Museu da Música em Lisboa’, text in CD booklet Fábricas de Sons (CD Philips 446-294-2, Lisbon, Polygram).
  23. Alvarenga, João Pedro d'. 1994. Text in CD booklet Música orquestral portuguesa dos sécs. XVIII e XIX (CD Koch 3- 1511-2 H1, Koch-Schwann).
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/07 Os livros manuscritos de polifonia de Vila Viçosa I Jornadas Musicológicas do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança
Museu-Biblioteca da Casa de Bragança (Vila Viçosa, Portugal)
2018/06/01 Problems encountered in the identification of Portuguese medieval liturgical fragments: a case study Workshop on Iberian Musical Fragments
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2018/03/03 Anima regis nostri Alphonsi requiescat in pace: Music for the Anniversary of the Kings in Santa Cruz, Coimbra I Encontro NOVA-Complutense sobre a Ibéria medieval
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Instituto Cervantes (Lisboa, Portugal)
2017/01/06 Some Philological Issues Revisited 1st Open Symposium on Late 15th- and Early 16th- Century Iberian Polyphonic Music
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2016/06 The Office of the Dead in Portuguese Medieval Uses: Braga and Coimbra Doctoral Summer Seminar, 2016 edition
Universidade Nova de Lisboa, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2014/04/14 Práticas de execução da música sacra em Portugal na segunda metade do século XVI Curso Internacional de Música Antiga ESMAE/ESML
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (IPP), Escola Superior de Música de Lisboa (IPL) (Mafra, Portugal)
2012/07 Some Identifying Features of Late Fifteenth- and Early Sixteenth-Century Portuguese Polyphony (And Some New Authorship Attributions) 19th Congress of the IMS - International Musicological Society
International Musicological Society (Rome, Itália)
2012/06 A Neglected Anonymous Requiem Mass of the Early Sixteenth Century and its Possible Context International Colloquium ‘Musical Exchanges 1100-1650'
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisbon, Portugal)
2010/10 Manuscript Évora, Biblioteca Pública, Cód. CLI/1-3: Its Origin and Contents, and the Stemmata of Late Sixteenth- and Early Seventeenth-Century Portuguese Sources XVII Convegno della Società Italiana di Musicologia
Società Italiana di Musicologia (Pisa, Itália)
2010/06/09 O códice CLI/1-3 da Biblioteca Pública de Évora e a transmissão de repertório nas fontes portuguesas de finais do século XVI Música em Contexto
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2009/06/22 Aspectos da recepção de Josquin e de idiomas norte-europeus na cultura e na música portuguesas
Universidade de Évora, Departamento de Música (Évora, Portugal)
2008/06 O património histórico-musical português de finais do Antigo Regime: principais fundos e problemas relevantes de preservação, descrição e estudo Colóquio Luso-Brasileiro «As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações»
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2008/02/28 A propósito das sonatas de Carlos Seixas: fontes e crítica textual Música em Contexto
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2005/03 A oratória e a retórica como instrumento e estratégia de análise para o repertório do Barroco final
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (IPP) (Porto, Portugal)
2004/09 As sonatas de Carlos Seixas: interpretação e crítica textual
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (IPP) (Porto, Portugal)
2004/06 Fontes e crítica textual para uma nova edição das sonatas de Carlos Seixas
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual A música vocal em língua vernácula em Portugal c.1580-1700
Coorientador de Nuno de Mendonça Raimundo
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - Atual A música no quotidiano da casa da rainha D. Catarina de Áustria (1507-1578): Discursos, práticas, sociabilidades e questões de género
Orientador de Manuela Morilleau de Oliveira
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2019 Mateus de Aranda’s (c.1495-1548) Teachings on Counterpoint: A Partial Study and Translation of Aranda’s “Tractado de Canto Mensurable y Contrapuncto” (1535)
Coorientador de Maria Bailey
Theory of Early Music (Mestrado)
Koninklijk Conservatorium Den Haag, Países Baixos
2009 - 2011 A génese do tento para instrumentos de tecla no testemunho dos manuscritos P-Cug MM 48 e MM 242 (com uma edição crítica dos ricercari de Jacques Buus e das suas versões recompostas)
Coorientador de Filipe Mesquita de Oliveira
Música e Musicologia (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2011 Teoria e Prática do Baixo Contínuo em Portugal (1735-1820)
Coorientador de Mário Marques Trilha Neto
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2010 Os tentos de meio registo e as batalhas de Pedro de Araújo: questões de autoria e edição crítica
Coorientador de Sérgio Manuel Barros Rodrigues da Silva
Música (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2009 O Hino Veni Creator de Nicolas de Grigny - Uma análise interpretativa da obra com especial ênfase na ornamentação e inegalité
Coorientador de Margarida de Jesus Rodrigues Oliveira
Música (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2009 Modelos interpretativos contemporâneos na música de Carlos Seixas
Coorientador de Manuel Augusto Coelho Gonçalves Tavares
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/06/27 - 2018/06/30 International Conference The Anatomy of Polyphonic Music around 1500 (2018/06/27 - 2018/06/30)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2017/06/28 - 2017/12/17 Ciclo-Homenagem ‘Fernando Lopes-Graça, 1906-1994: Retrospectiva nos 111 anos do Compositor’, including the Symposium ‘Fernando Lopes-Graça em Retrospectiva’ (15-16 December) (2017/06/28 - 2017/12/17)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Fundação Dom Luís I, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2017/01/10 - 2017/01/10 Indexing Polyphony in PEM (2017/01/10 - 2017/01/10)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2017/01/06 - 2017/01/06 1st Open Symposium on Late 15th- and Early 16th-Century Iberian Polyphonic Music (2017/01/06 - 2017/01/06)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2015/12/04 - 2015/12/06 Simpósio Internacional “O órgão histórico em Portugal” (2015/12/04 - 2015/12/06)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2014/05/10 - 2014/05/10 I Seminário Nacional “A música na Província Portuguesa da Ordem Franciscana” (2014/05/10 - 2014/05/10)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2005/06/02 - 2005/06/05 International Colloquium “Medieval Chant” (2005/06/02 - 2005/06/05)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Musicais, Portugal

Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
2003/05/27 - 2003/05/29 International Round-Table “Music in the Age of Renaissance” (2003/05/27 - 2003/05/29)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Musicais, Portugal

Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/11/14 - 2019/11/16 Chair of the session ‘Manuscritos e impressos musicais no século XVII: colecções e percursos analíticos'
Conferência
ENIM 2019 - 9th Conference on Musical Research
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Musicais, Portugal
2017/12/05 - 2017/12/05 Chair of the session ‘Diálogos em torno da diplomacia e da mercancia’
Simpósio
Renascimentos europeus - Diálogos sem fronteiras?
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2017/10/19 - 2017/10/21 Chair of the session ‘Collections of Medieval Iberian Manuscripts II’
Conferência
Interdisciplinary Conference on Iberian Manuscripts
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos Medievais, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2017/07/04 - 2017/07/08 Organiser of the session ‘The Anatomy of Polyphonic Music around 1500: An Iberian Case Study’
Conferência
45th Medieval and Renaissance Music Conference
Charles University Prague Faculty of Arts Institute of Musicology, República Checa
2016/11/03 - 2016/11/05 Organiser and chair of the session ‘Digital Technologies and Musicological Research: Case Studies from Materials in Databases’
Conferência
ENIM 2016 - VI Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2013/11/01 - 2013/11/03 Session chair
Conferência
ENIM 2013 - III Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/12/17 Continuidades musicais: Estudo de relações e continuidades ao nível formal e dos conteúdos melódico-rítmicos, entre o repertório musical das Cantigas de Santa Maria de Alfonso X e os vilancetes do Cancionero musical de Palacio
Vogal
Rui Alexandre Fernandes de Araújo (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/10/07 Livros de cantochão da Sé de Coimbra (1603- 1609): Tradições e reformas do canto gregoriano
Arguente
António Alberto Monteiro Medina de Seiça (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/10/30 A música vocal em língua vernácula em Portugal c.1580-1700
Arguente principal
Nuno de Mendonça Freire Nogueira Raimundo (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/10/30 Tipologias de manuscritos de música religiosa em Portugal e no Brasil, entre os séculos XII e XIX
Arguente principal
Zuelma Paula Miranda Duarte Chaves (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/10/17 Projecto «Acervo Histórico do Mosteiro de Arouca - Recuperação e catalogação»: Relatório e Estudo de Caso
Arguente principal
Cátia Paula Oliveira da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/07/24 O Ofício de Defuntos – repertório musicado monódico, em fontes portuguesas, até c. 1700
Arguente
Zuelma Paula Miranda Duarte Chaves (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/07/17 O Cancioneiro musical de Paris: Uma nova perspectiva sobre o manuscrito F-Peb Masson 56
Arguente
Nuno de Mendonça Freire Nogueira Raimundo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/09/24 Aspectos de interpretação nas Flores de musica de Manuel Rodrigues Coelho: Uma análise dos cinco versos sobre Ave maris stella
Arguente principal
André Fernandes Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2015/12/16 A Música no quotidiano da Casa de D. Catarina de Áustria (1507-1578): Discursos, práticas, sociabilidades e questões de género
Arguente principal
Manuela Morilleau de Oliveira (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/12/22 Filipe Rosa de Carvalho: Actividade do primeiro organista português moderno
Arguente principal
Rafael Francisco Serra Cabeça dos Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2014/10/27 Os manuscritos litúrgico-musicais da Ordem de Cister em Portugal e na Galiza (Espanha)
Arguente
Mara Fortu de Araújo (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/03/20 A Missa de órgão de J. S. Bach: Um catecismo para a Fé Luterana
Arguente principal
Élio de Jesus Carneiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2011/06/17 Teoria e Prática do Baixo Contínuo em Portugal (1735-1820)
Orientador
Mário Marques Trilha Neto (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011/03/02 Os tentos de meio-registo e as batalhas de Pedro de Araújo: questões de autoria e edição crítica
Orientador
Sérgio Manuel Barros Rodrigues da Silva (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011/01/31 O Hino Veni Creator de Nicolas de Grigny - Uma análise interpretativa da obra com especial ênfase na ornamentação e inegalité
Orientador
Margarida de Jesus Rodrigues Oliveira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011/01/24 Instrumentos e instrumentistas de sopro no século XVI português
Arguente principal
Maria Isabel Lopes Monteiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010/12/16 Os órgãos de tubos de António Xavier Machado e Cerveira nos Açores
Vogal
José Nelson Leonardo Cordeniz (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010/10/27 A música na liturgia das horas em Braga, Lamego e Viseu: da Idade Média ao Concílio de Trento. Estudo comparativo dos antifonários de coro
Arguente principal
Diogo Maria Pupo Correia Alte da Veiga (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010/10/25 A Iconografia Musical da Custódia de Belém
Arguente principal
João Pedro Romão Louro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010/09/30 O sistema produtivo da Música Sacra em Portugal no final do Antigo Regime: a Capela Real e a Patriarcal entre 1750 e 1807
Arguente
Cristina Isabel Videira Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2010/06/08 A obra para órgão de Fr. José Marques e Silva (1782-1837) e o fim da tradição organística portuguesa no Antigo Regime
Vogal
João Manuel Neves Vaz (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2010/03/22 O Alleluia na monodia litúrgica em Portugal até 1600: comparações melódicas
Arguente principal
Diogo Maria Pupo Correia Alte da Veiga (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010/01/22 A obra religiosa de Marcos António Portugal: catálogo temático, crítica de fontes e de texto, proposta de cronologia
Arguente principal
António Jorge Alves Marques (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009/09/15 As obras de Manuel de Tavares e o desenvolvimento da policoralidade na polifonia portuguesa do século XVII
Vogal
Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia Castilho (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2009/06/18 Modelos interpretativos contemporâneos na música de Carlos Seixas
Orientador
Manuel Augusto Coelho Gonçalves Tavares (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008/07/21 Circuitos de Produção e Circulação da Música Instrumental em Portugal entre 1750-1820
Arguente
Vanda de Sá Martins da Silva (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2007/12/17 Les pratiques instrumentales de la musique sacrée portugaise dans son contexte ibérique. XVIe-XVIIe siècles. Le ms. 1 du fond Manuel Joaquim (Coimbra)
Arguente principal
Paulo Estudante Dias Moreira (Doutoramento)
Université Paris-Sorbonne, Paris IV, França
2007/11/27 A Música no Convento de Cristo em Tomar (desde finais do séc. XV até finais do séc. XVIII)
Arguente principal
Cristina Maria de Carvalho Cota (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2007/07/20 O Vilancico na Capela Real Portuguesa (1640-1716): o testemunho das fontes textuais
Vogal
Rui Miguel Cabral Lopes (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2006/07/21 A música orquestral em Portugal no século XVIII
Arguente principal
Jorge Manuel da Matta Silva Santos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/09/21 - 2020/09/26 10th European Music Analysis Congress (EuroMAC-10) Russian Society for Theory of Music and Moscow P. I. Tchaikovsky Conservatory
2019/03/21 - 2019/03/23 Música Analítica 2019: Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes
2018/06/07 - 2018/06/09 International Conference Authorship in Historical Keyboard Music Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
2011/05/19 - 2011/05/21 Performa '11 - Encontros de Investigação em Performance Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - 2018 Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology, new series 5/1 (2183-8410)
2017 - 2017 Acta Musicologica (0001-6241) International Musicological Society, Bärenreiter

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Member of the Board of Founders Fundação Dom Luís I, Portugal
2017/07 - Atual Member of the Scientific Board of the "Cátedra Cascais Interartes" Fundação Dom Luís I, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
1992 - 1997 Consultant for the Inventory of Mobile Cultural Heritage – Bibliographic Collections Secretaria de Estado da Cultura, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2009 - 2010 Seminário de História da Música Ocidental (History of Western Music Seminar) Música (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2010 Temas de História Cultural da Música (Cultural History of Music Seminar) Música (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2010 Estudos de Repertório I (Repertorial Studies) Música (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2010 Análise Musical V (Music Analysis) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2009 Análise Musical Avançada II (Advanced Music Analysis) Música (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2009 Análise Musical I (Music Analysis) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2009 Análise Musical II (Music Analysis) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2008 Análise Musical Avançada I (Advanced Music Analysis) Musicologia (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2008 Notações Ocidentais I (Music Palaeography) Musicologia (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2008 Notações Ocidentais II (Music Palaeography) Musicologia (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2008 Estudos de Fontes I (Source Studies) Musicologia (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2008 Estudos de Fontes II (Source Studies) Musicologia (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2008 Problemática da Edição Musical I (Critical Editing of Music) Musicologia (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2008 Problemática da Edição Musical II (Critical Editing of Music) Musicologia (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2008 Análise Musical IV (Music Analysis) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2005 - 2007 História da Música em Portugal I-II (History of Music in Portugal) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2004 - 2007 Análise Musical I-II (Music Analysis) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2004 - 2007 Teoria da Música III-IV (Music Theory) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2005 - 2006 Documentação Histórica (Theoretical and Practical Source Studies) Música Antiga (Licenciatura) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2005 - 2006 História da Música em Portugal (até c.1800) (History of Music in Portugal to c.1800) Música Antiga (Licenciatura) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2004 - 2006 História da Música Ocidental I-II (History of Western Music) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2004 - 2006 Notações Ocidentais I-II (Music Palaeography) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2002 - 2004 Análise Musical I (Music Analysis) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2001 - 2004 Teoria da Música II (Music Theory) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2000 - 2004 História da Música Ocidental I (History of Western Music) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1999 - 2004 Notações Ocidentais I (Music Palaeography) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2001 - 2002 Teoria da Música III (Music Theory) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2000 - 2001 Problemática da Edição Musical (Critical Editing of Music) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2000 - 2001 Teoria da Música I (Music Theory) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1998 - 2000 História da Música em Portugal I (History of Music in Portugal) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1998 - 2000 História da Música Ocidental II (History of Western Music) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1998 - 1999 Teoria da Música II (Music Theory) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1997 - 1998 História da Música I (History of Music) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1997 - 1998 História da Música II (History of Music) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1997 - 1998 História da Música em Portugal (History of Music in Portugal) Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Música Member
1992 - 2011 Associação Portuguesa de Ciências Musicais Founding member

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2018/06 - 2019/06 Scientific Initiation Studentship under the project PTDC/CPCMMU/0314/2014 Adriana Florêncio Dias
2016/09 - 2019/05 Research Fellowship under the project PTDC/CPCMMU/0314/2014 Nuno de Mendonça Raimundo
2016/09 - 2019/01 Postdoctoral Fellowship under the project PTDC/CPCMMU/0314/2014 Esperanza Rodríguez-García
2017/09 - 2018/02 Scientific Initiation Studentship under the project PTDC/CPCMMU/0314/2014 António Paulo Brás dos Santos Baptista
Distinções

Prémio

1993 Prémio de Ensaísmo e Investigação Musical (Essay Writing and Research in Music)
Conselho Português da Música, Portugal