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*Background*. Diego Costa Pinto is Associate Professor at NOVA University Lisbon ¿ NOVA Information Management School (NOVA IMS, Portugal). Director and Founder of the NOVA Marketing Analytics Lab. Member of the Information Management Research Center (MagIC NOVA IMS), the Institute¿s Strategic Council, the Scientific Council, and the Pedagogical Council at NOVA IMS. Received awards for research excellence (2021, 2022, 2023), pedagogical excellence (2015, 2017, 2021), and supervision ¿ best PhD dissertation awards (EMAC 2021, SCP 2023, EMAC 2023). Is co-Chair for the AMS World Marketing Congress 2027 in Lisbon. Doctor of Philosophy (Ph.D.) in Management, with major in marketing, from Neoma Business School in France (AACSB, EQUIS, AMBA), with a visiting Ph.D. period at the University of British Columbia (Prof. Darren Dahl) and New York University (Prof. Yaacov Trope). Post-doctoral research at IE Business School (Spain). Bachelor and Master of Science in Management from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS, Brazil). He has taught courses and participated in projects in several business schools in Portugal, France, United States, Brazil, Japan, and China. *Research Focus*. His research appears in high quality ABS list ranked journals, including the Journal of the Academy of Marketing Science (ABS4*), Journal of Service Research (ABS4), Business Ethics Quarterly (ABS4), Annals of Tourism Research (ABS4), Journal of Travel Research (ABS4), Journal of Business Research (ABS3), European Journal of Marketing (ABS3), Psychology & Marketing, and international academic conferences such as the Academy of Marketing Science (AMS) and the European Marketing Academy (EMAC). His research projects include collaboration with top scholars from Pennsylvania State University (USA), CUNY Baruch College (USA), University of Mississippi (USA), IE Business School and ESCP Business School (Spain), NEOMA Business School (France), and Portsmouth University (UK). *Projects and Impact*. He has worked on research projects funded by European Funds and FCT (Foundation of Science and Technology) in partnership with Direção-Geral do Consumidor (DGC ¿ Ministry of Economy in Portugal) and DECO Portugal (Over-indebtedness and Artificial Intelligence) and developed projects and executive courses for Disney Portugal, Grupo Vila Galé, and El Corte Inglés. As a consultant, Diego has worked at Box1824 and Talk Inc on projects for companies such as RedBull, TIM Mobile, Kraft Foods, Grendene, Ipiranga (Ultra Group), Itaú Bank, and Calçados Bibi (Footwear).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Diego Costa Pinto

Nomes de citação

  • Pinto, Diego
  • Costa Pinto, Diego

Identificadores de autor

Ciência ID
CA1A-BEF2-9EF6
ORCID iD
0000-0003-4418-9450
Scopus Author Id
56289150100

Endereços de correio eletrónico

  • dpinto@novaims.unl.pt (Profissional)

Moradas

  • NOVA Information Management School (NOVA IMS), Universidade Nova de Lisboa. Campus de Campolide, 1070-312, Lisbon, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
PhD in Management - Major Marketing (Doctor of Philosophy)
NEOMA Business School - Campus de Reims, França
"“ABSTRACT” AND “CONCRETE” IDENTITIES: CONSTRUAL LEVEL, IDENTITIES, AND CONSUMER BEHAVIOR" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011
Concluído
Administração (Master)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
"VALORES E MOTIVAÇÃO BASEADA NA IDENTIDADE: A INFLUÊNCIA DA IDENTIDADE NO CONSUMO RESPONSÁVEL" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009
Concluído
Administração (Bachelor)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
"CONSUMO RESPONSÁVEL: O CASO DA ÁGUA EM PORTO ALEGRE" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11/08 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Portugal
2017/09/11 - 2023/11/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Portugal
2019/04 - 2019/04 Professor Visitante (Docente Universitário) Yamaguchi Daigaku, Japão
2018 - 2018 Professor Visitante (Docente Universitário) Ministerstvo usticii Rossijskoj Federacii, Rússia
2014/02/01 - 2017/08/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus ESPM Sul, Brasil
2014 - 2014 Professor Visitante (Docente Universitário) Centro Universitário La Salle, Brasil
2014 - 2014 Professor Visitante (Docente Universitário) Centro Universitário Ritter dos Reis - Campus Canoas, Brasil
2013 - 2013 Professor Visitante (Docente Universitário) ESP École Supérieure de Publicité, França
2011 - 2013 Assistente (Docente Universitário) NEOMA Business School - Campus de Reims, França
2010 - 2013 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Groupe ESC Troyes, França
2010 - 2011 Professor Visitante (Docente Universitário) University of International Business and Economics School of International Trade and Economics, China
2010 - 2011 Professor Visitante (Docente Universitário) Novancia Business School Paris, França
2007 - 2009 Assistente (Docente Universitário) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - 2020 Visiting Scholar Baruch College, Estados Unidos
2019/12 - 2019/12 Visiting Scholar Universität Heidelberg Graduiertenakademie, Alemanha
2018/05 - 2019/05 Visiting Scholar IE Business School, Espanha
2019 - 2019 Visiting Scholar INSEAD, França
2013/05 - 2013/05 Visiting Scholar The University of British Columbia Sauder School of Business, Canadá
2012/05 - 2012/05 Visiting Scholar New York University, Estados Unidos
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/01/01 - 2023/06/30 DSAIPA/DS/0113/2019 - Data Science and Over-Indebtedness: Use of Artificial Intelligence Algorithms in Credit Consumption and Indebtedness Conciliation in Portugal
Co-Principal Investigator (CO-PI)
Universidade Nova de Lisboa Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/01/01 - 2022/12/31 Twinergy: Sustainable Energy
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Portugal
European Commission
Em curso
2018 - 2020 PTDC/MHC­PAP/1556/2014 - Fighting over­indebtedness: Self-­regulation and consumer environment
PTDC/MHC­PAP/1556/2014
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018 - 2020 Construction of Alternative Markets: Organic Market.
425535/2018
Investigador
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Information Management Research Center
UID/Multi/04152/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal

Universidade Nova de Lisboa MagIC, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018 - 2019 European Regional Development Fund. Portugal 2020 / LISBOA 2020 (NOVA Update - Lisboa-74-2018-01)
Lisboa-74-2018-01
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Portugal
European Regional Development Fund
Concluído
2016 - 2017 Serviço Social da Indústria (SESI): Consumer Health Literacy.
SESI
Investigador responsável
Concluído
2016 - 2017 "The Pursuit of Authenticity": Authenticity in Brand Social Responsibility Actions.
CAEPM
Investigador responsável
Concluído
2014 - 2017 Servicescapes and Recovery of Service Failures.
479198/2013-6
Investigador
Concluído
2014 - 2017 Marketing Citizenship and Brand Authenticity.
471509/2014-0
Investigador responsável
Concluído
2014 - 2015 Brands and Sustainability: When Sustainability Benefits the Brand?
CAEPM
Investigador responsável
Concluído
2012 - 2015 Consommation Responsable de l'Eau - Economiser nos Richesses. Role: Co-principal investigator.
CRCA
Investigador responsável
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vorobeva, Darina; Costa Pinto, Diego; Antonio, Nuno. "Should Companies Brag about AI and Service Robots? Impression Management Technique Does Not Affect Customers". Trabalho apresentado em Frontiers in Service Conference 2023, Maastricht, 2023.
    No prelo
  2. Herter, Márcia M.; Costa Pinto, Diego; Soares, R. Raquel. Autor correspondente: Herter, Márcia M.. "Can Sustainable Packaging Boost Brand Experience? The Influence of Sustainability on Sensorial Perceptions and Brand Evaluations". Trabalho apresentado em 2023 EMAC Annual Conference ¿ European Marketing Academy, 2023.
    Publicado
  3. Gonçalves, Ana Rita; Costa Pinto, Diego; Shuqair, Saleh; Mattila, Anna. "Artificial Intelligence and Decision Autonomy In Streaming Platforms". Trabalho apresentado em Proceedings of the European Marketing Academy, 2023.
  4. Gonçalves, Ana Rita; Costa Pinto, Diego; Shuqair, Saleh; Imanbay, Anel; Mattila, Anna. "Can Immersive Technologies Damage Luxury Hospitality? How Extended Reality Using Artificial Intelligence Shape Need for Uniqueness". Trabalho apresentado em AIRSI2023 The Metaverse Conference, 2023.
  5. Gonçalves, Ana Rita; Costa Pinto, Diego; Shuqair, Saleh; Imanbay, Anel; Mattila, Anna. "AI (vs. Human) Recommendation on Luxury Services". Trabalho apresentado em AMS World Marketing Congress, 2023.
  6. Vorobeva, Darina; El Fassi, Yasmina; Costa Pinto, Diego; Hildebrand, Diogo; Mattila, Anna S.; Herter, Márcia. "Artificial Intelligence: Service Employees Skills and Fear of Replacement". Trabalho apresentado em 2022 EMAC Annual Conference, Budapest, 2022.
  7. Dalmoro, Marlon; Costa Pinto, Diego; Herter, Márcia. "Airbnb Performativity: Touristic Experience Reverberation on Social System". Trabalho apresentado em IX Encontro de Marketing da Anpad, São Paulo, 2021.
  8. Boto Ferreira, Mário; Costa Pinto, Diego; Herter, M. M.; Soro, Jerônimo; Vanneschi, Leonardo; Castelli, Mauro; Peres, Fernando. "Fighting Over-Indebtedness: An Artificial Intelligence Approach". Trabalho apresentado em 2020 Academy of Marketing Science Annual Conference, Coral Gables, 2020.
  9. Nardi, V.; Ladeira, Wagner Junior; Costa Pinto, Diego; Herter, M. M.. "Made By Mistake? The Co-creation Paradox". Trabalho apresentado em 2020 Academy of Marketing Science Annual Conference, Coral Gables, 2020.
  10. Herter, M. M.; Costa Pinto, Diego; Paola Pontin; Walter Meucci Nique. "The Crowdsourcing Effect: How Crowdsourcing Shapes Customer Engagement". Trabalho apresentado em 2020 Academy of Marketing Science Annual Conference, Coral Gables, 2020.
  11. Soares, R. Raquel; Herter, M. M.; Leal, Maria do Carmo ; Costa Pinto, Diego; Abreu, C.. "Influenciadores e causas sociais: Como o tipo de causa interfere no sucesso da promoção das causas?". Trabalho apresentado em ICMarkTech 2020 International Conference on Marketing and Technologies, Lisboa, 2020.
  12. Martins, F. M. F. V.; Herter, M. M.; Soares, R. Raquel; Costa Pinto, Diego. "Are Ingroup Recommendations Always Better? The Role of Outgroup Credibility on Parental Purchases and Attitudes". Trabalho apresentado em 2020 Association for Consumer Research Conference, Paris, 2020.
  13. Herter, M. M.; Soares, R. Raquel; Costa Pinto, Diego; Abreu, C.; Leal, Maria do Carmo. "Are Influencers Causes Authentic? How Influencer-Cause Fit Shapes Followers Attitudes.". Trabalho apresentado em 11th EMAC Regional Conference, Zagreb, 2020.
  14. Ferreira, M.; Pinto, Diego; Herter, M.; Vanneschi, L.; Castelli, M.. "Can Artificial Intelligence Help My Bank Account? Using AI Algorithms to Predict Over-Indebtedness.". Trabalho apresentado em X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Funchal, 2019.
  15. Herter, M. M.; Mario Boto Ferreira; Reis, J.; Soro, J.; Costa Pinto, Diego. "O que distingue os consumidores sobre-endividados dos não sobre-endividados?". Trabalho apresentado em X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Funchal, 2019.
  16. Costa Pinto, Diego; Herter, M. M.; Vanneschi, Leonardo; Castelli, Mauro; Mario Boto Ferreira. "Pode a Inteligência Artificial ajudar-me nas contas? Uso de algoritmos de IA para predizer o sobre-endividamento.". Trabalho apresentado em X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Funchal, 2019.
  17. Shuqair, S.; Pinto, Diego; Mattilla, A.. "Service Recovery in Collaborative Consumption Settings.". Trabalho apresentado em 48th EMAC - European Marketing Academy Conference, Hamburg, 2019.
  18. Pinto, Diego; Borges, A.; Herter, M.. "Fostering Ethical Consumption: How Construal Level Minimizes Ingroup Bias in Ethical Decisions.". Trabalho apresentado em 48th EMAC - European Marketing Academy Conference, Hamburg, 2019.
  19. Nardi, V.; Ladeira, W.; Pinto, Diego; Herter, M.. "Hurting Visual Attention but Enhancing Buying Intentions: Co-creation as a Paradox for Companies.". Trabalho apresentado em 48th EMAC - European Marketing Academy Conference, Hamburg, 2019.
  20. Castagna, C.; Pinto, Diego; Barcelos, M.. "Beauty is in the eye of the beholder: The role of construal level in reducing the "beauty-is-good" bias contributing to food waste reduction.". Trabalho apresentado em 48th EMAC - European Marketing Academy Conference, Hamburg, 2019.
  21. Pinto, Diego; Dalmoro, M.. "Traditionscapes Framework.". Trabalho apresentado em 2018 AMS World Marketing Congress, Porto, 2018.
  22. Pinto, Diego; Herter, M.; Terres, M.; Nicolao, L.. "The Benefits of Unrelated Brand Corporate Social Responsibility.". Trabalho apresentado em 2018 AMS World Marketing Congress, Porto, 2018.
  23. Castagna, C.; Pinto, Diego; Herter, M.. "Ethical Consumption During Crisis: Consumer Impulsiveness and Purchase Behavior in Emerging Markets.". Trabalho apresentado em 2018 AMS World Marketing Congress, Porto, 2018.
  24. Terres, M.; Nicolao, L.; Herter, M.; Pinto, Diego. "The importance of colors on trust: how colors influence on service mobile applications?". Trabalho apresentado em 2018 SERVSIG, Paris, 2018.
  25. Terres, M.; Herter, M.; Pinto, Diego; Mazzon, J. A.. "How sophisticated servicescape can reduce negative feelings when a failure occur?". Trabalho apresentado em 2018 SERVSIG, Paris, 2018.
  26. Pinto, Diego; Herter, M.; Terres, M.; Nicolao, L.. "The Good Side of Brand Social Responsibility: The Effects of Unrelated Corporate Social Responsibility on Brand Symbolism.". Trabalho apresentado em XLI Enanpad, São Paulo, 2017.
  27. Pinto, Diego; Herter, M.; Nicolao, L.; Terres, M.. "The Authenticity of Corporate Social Responsibility Actions on Brand Symbolism". Trabalho apresentado em Association for Consumer Research, 2017.
  28. Herter, M.; Pinto, Diego; Terres, M.; Nicolao, L.. "The Sophisticated Brand Scent: The Effects of Scent Type on Brand Sophistication". Trabalho apresentado em Association for Consumer Research, 2017.
    10.1109/ccoms.2019.8821740
  29. Santini, F. O.; Ladeira, W.; Sampaio, C. H.; Pinto, Diego. "Experiência de Marca: Uma Pesquisa Meta-Analítica.". Trabalho apresentado em XL Enanpad, Costa do Sauípe, 2016.
  30. Terres, M.; Mazzon, J. A.; Pinto, Diego; Herter, M.. "The Servicescapes Halo Effect: How Service Environments Can Reduce Adverse Consequences of Service Failure.". Trabalho apresentado em XL Enanpad, Costa do Sauípe, 2016.
  31. Pinto, Diego; Herter, M.; Goncalves, D. A.; Sayin, E.. "Finding the Right Corporate Social Responsibility: How Identity Goals Influence Brand CSR Strategies". Trabalho apresentado em Association for Consumer Research, 2016.
  32. Rossi, P. C.; Pinto, Diego; Herter, M.; Gonçalves, D.. "Saving the Planet or Saving the Brand? How Brand Strength Influences Consumers’ Perceptions of Brand Sustainability.". Trabalho apresentado em XXXIX Enanpad, Belo Horizonte, 2015.
  33. Rossi, P. C.; Pinto, Diego; Herter, M.; Gonçalves, D.. "Saving the Planet or Saving the Brand? How Brand Strength Influences Consumers Perceptions of Brand Sustainability.". Trabalho apresentado em 2015 AMS World Marketing Congress, Bari, 2015.
  34. Ladeira, W.J.; Araujo, C.F.; Santini, F. O.; Fleury, F.A.; Pinto, Diego. "Autocontrole hoje, Indulgência amanhã? Revisitando os Estudos de Distância Temporal e Autocontrole Através do Viés de Otimismo e Pessimismo.". Trabalho apresentado em VI Encontro de Marketing da Anpad (EMA), Gramado, 2014.
  35. Gonçalves, D.; Rossi, P.; Herter, M.; Pinto, Diego. "Should Strong Brands Invest in Ecolabels? An Accessibility-Diagnosticity Account of Perceptions of Brand Sustainability". Trabalho apresentado em Association for Consumer Research, 2014.
  36. Rossi, P.; Herter, M.; Pinto, Diego; Borges, A.. "Are Blondes More Hedonic than Brunettes? Stereotype Effects on Willingness to Pay for Hedonic and Utilitarian Products.". Trabalho apresentado em 2013 AMS World Marketing Congress, Monterey, 2013.
  37. Herter, M.; Santos,C. P.; Pinto, Diego. "Man, I Shop Like a Woman! Effects of Gender and Emotions on Consumer Shopping Outcomes and Perceptions of Retail Environments.". Trabalho apresentado em 2013 AMS World Marketing Congress, Monterey, 2013.
  38. Pinto, Diego; Borges, A.. "Are Values Always Abstract? How Construal Level and Identities Influence the Use of Values on Green Consumption". Trabalho apresentado em Association for Consumer Research, 2013.
  39. Pinto, Diego; Herter, M.; Rossi, P.. "Going Green For Self Vs. Others: Gender and Identity Salience Effects on Green Consumption". Trabalho apresentado em Association for Consumer Research, 2013.
  40. Pinto, Diego; Borges, A.; Nique, W.; Herter, M.. "My Values or Our Identity? The Moderating Role of Identities on Values-Behavior Congruence and Green Consumption Decisions.". Trabalho apresentado em 2012 AMS Conference, New Orleans, 2012.
  41. Segabinazzi, R.C.; Nique, W.; Pinto, Diego. "O Estilo de Vida da Tribo do Surf e a Cultura de Consumo que a envolve.". Trabalho apresentado em XXXV Enanpad, Rio de Janeiro, 2011.
  42. Pinto, Diego; Dalmoro, M.; Nique, W.; Borges, A.. "When Local Brands are Better? The Moderator Role of Self-Construal on Identification with Global or Local Brands.". Trabalho apresentado em 2011 AMS Annual Conference, Coral Gables, 2011.
  43. Ladeira, W.; Pinto, Diego; Nique, W.. "Brazilian Runners: how can shopping value and store environment increase satisfaction in a purchase of Sports Shoes?". Trabalho apresentado em 40th EMAC - European Marketing Academy Conference, Ljubljana, 2011.
  44. Dalmoro, M.; Pinto, Diego; Nique, W.; Borges, A.. "Global x Local Brands: How Values and Global Consumer Culture Influence Self-Brand Connection.". Trabalho apresentado em 40th EMAC - European Marketing Academy Conference, Ljubljana, 2011.
  45. Pinto, Diego; Borges, A.; Nique, W.; Herter, M.. "Doing Non-Transcendent Go Green: the Moderating Role of Identity on Value-Behavior Relationship". Trabalho apresentado em Association for Consumer Research, 2011.
  46. Herter, M.; Pinto, Diego; Borges, A.; Nique, W.. "Going Green For Friends, Family Or Community?: How Different Levels of Subject Norms and Identity Influence Green Behavior". Trabalho apresentado em Association for Consumer Research, 2011.
  47. Fleck, J.; Rossi, C.; Segabinazzi, R.; Reale, G.; Pinto, Diego. "Worlds of Warcrafters". Trabalho apresentado em Association for Consumer Research, 2011.
  48. Nique, W.; Añaña, E.; Pinto, Diego. "Utilitarian and hedonic brands: how human values and attitudes influence brand perception?". Trabalho apresentado em 39th EMAC - European Marketing Academy Conference, Copenhagen, 2010.
  49. Fehse, F.B.; Nique, W.; Pinto, Diego. "The impact of environmental noise on consumer behavior in the retail environment.". Trabalho apresentado em 38th EMAC - European Marketing Academy Conference, Nantes, 2009.
  50. Fehse, F.B.; Nique, W.; Pinto, Diego. "L´impact du bruit d´ambiance et de la densité des clients sur le comportement du consommateur dans un restaurant.". Trabalho apresentado em 25th AFM Conference, Londres, 2009.
  51. Pinto, Diego; Nique, W.; Fehse, F.B.. "Consumo Responsável de Água e a Influência dos Valores Pessoais.". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Valores Humanos e Gestão, São Paulo, 2008.
  52. Pinto, Diego; Nique, W.. "Responsible Water Consumption: An Analysis from personal values.". Trabalho apresentado em 37th EMAC - European Marketing Academy Conference, Brighton, 2008.
Artigo em revista
  1. Shuqair, Saleh; Costa Pinto, Diego; Herter, Márcia M.. "Emojis as heuristic cues: The multifaceted role of emojis in online service interactions". Journal of Consumer Behaviour (2024):
  2. Shuqair, Saleh; Filieri, Raffaele; Viglia, Giampaolo; Mattila, Anna S.; Costa Pinto, Diego. "Leveraging online selling through social media influencers". Journal of Business Research 171 (2024): 114391. http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2023.114391.
    10.1016/j.jbusres.2023.114391
  3. Gonçalves, Ana Rita; Pinto, Diego Costa; Shuqair, Saleh; Dalmoro, Marlon; Mattila, Anna S.. "Artificial intelligence vs. autonomous decision-making in streaming platforms: A mixed-method approach". International Journal of Information Management (2024): 102748. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2023.102748.
    10.1016/j.ijinfomgt.2023.102748
  4. Gonçalves, A.R.; Breda Meira, A.; Shuqair, S.; Costa Pinto, D.. "Artificial intelligence (AI) in FinTech decisions: the role of congruity and rejection sensitivity". International Journal of Bank Marketing 41 6 (2023): 1282-1307. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85158826404&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJBM-07-2022-0295
  5. Herter, M.M.; Shuqair, S.; Pinto, D.C.; Mattila, A.S.; Zandonai Pontin, P.. "Does crowdsourcing necessarily lead to brand engagement? The role of crowdsourcing cues and relationship norms on customer-brand relationships". Journal of Product and Brand Management 32 7 (2023): 988-1004. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85148375159&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JPBM-06-2022-4020
  6. Santini, F.D.O.; Lim, W.M.; Ladeira, W.J.; Costa Pinto, D.; Herter, M.M.; Rasul, T.. "A meta-analysis on the psychological and behavioral consequences of nostalgia: The moderating roles of nostalgia activators, culture, and individual characteristics". Psychology and Marketing 40 10 (2023): 1899-1912. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85165397151&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/mar.21872
  7. Vorobeva, D.; Costa Pinto, D.; António, N.; Mattila, A.S.. "The augmentation effect of artificial intelligence: can AI framing shape customer acceptance of AI-based services?". Current Issues in Tourism (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85160222243&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13683500.2023.2214353
  8. Cruz-Jesus, F.; Figueira-Alves, H.; Tam, C.; Pinto, D.C.; Oliveira, T.; Venkatesh, V.. "Pragmatic and idealistic reasons: What drives electric vehicle drivers' satisfaction and continuance intention?". Transportation Research Part A: Policy and Practice 170 (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85149411350&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.tra.2023.103626
  9. Gonçalves, A.R.; Pinto, D.C.; Rita, P.; Pires, T.. "Artificial Intelligence and Its Ethical Implications for Marketing". Emerging Science Journal 7 2 (2023): 313-327. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85149197198&partnerID=MN8TOARS.
    10.28991/ESJ-2023-07-02-01
  10. Shuqair, S.; Viglia, G.; Costa Pinto, D.; Mattila, A.S.. "Reducing Resistance to Sponsorship Disclosure: The Role of Experiential Versus Material Posts". Journal of Travel Research (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85159097865&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/00472875231171668
  11. Ladeira, Wagner Junior; de Oliveira Santini, Fernando; Pinto, Diego Costa. "Clockwise versus counterclockwise turning bias: Moderation effects of foot traffic and cognitive experience on visual attention". Journal of Retailing and Consumer Services 67 (2022): 102965. http://dx.doi.org/10.1016/j.jretconser.2022.102965.
    10.1016/j.jretconser.2022.102965
  12. Wagner, Rafael Luis; Pacheco, Natalia Araujo; Basso, Kenny; Rech, Eduardo; Pinto, Diego Costa. "Consumer reactions to pay-what-you-want and name-your-own-price mechanisms". Journal of Consumer Behaviour (2022): http://dx.doi.org/10.1002/cb.2019.
    10.1002/cb.2019
  13. Maurer Herter, M.; Borges, A.; Costa Pinto, D.; Boto Ferreira, M.; S. Mattila, A.. "Using mindsets to boost health: how construal level and goal pursuit shape health message effectiveness on cessation behaviors". European Journal of Marketing 56 12 (2022): 3197-3226. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85139251932&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/EJM-04-2020-0290
  14. Junior Ladeira, W.; Santiago, J.K.; de Oliveira Santini, F.; Costa Pinto, D.. "Impact of brand familiarity on attitude formation: insights and generalizations from a meta-analysis". Journal of Product and Brand Management 31 8 (2022): 1168-1179. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85130584479&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JPBM-10-2020-3166
  15. Vorobeva, D.; El Fassi, Y.; Costa Pinto, D.; Hildebrand, D.; Herter, M.M.; Mattila, A.S.. "Thinking Skills Don’t Protect Service Workers from Replacement by Artificial Intelligence". Journal of Service Research 25 4 (2022): 601-613. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85134703894&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/10946705221104312
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  30. Ferreira, Mário B.; de Almeida, Filipa; Soro, Jerônimo C.; Herter, Márcia Maurer; Pinto, Diego Costa; Silva, Carla Sofia. "On the Relation Between Over-Indebtedness and Well-Being: An Analysis of the Mechanisms Influencing Health, Sleep, Life Satisfaction, and Emotional Well-Being". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.591875.
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  31. Boto Ferreira, Mário; Costa Pinto, Diego; Maurer Herter, Márcia; Soro, Jerônimo; Vanneschi, Leonardo; Castelli, Mauro; Peres, Fernando. "Using artificial intelligence to overcome over-indebtedness and fight poverty". Journal of Business Research (2020): http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.10.035.
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  49. Márcia Maurer, Herter; Cristiane Pizzutti dos, Santos; Diego Costa, Pinto. "“Man, I shop like a woman!” The effects of gender and emotions on consumer shopping behaviour outcomes". International Journal of Retail & Distribution Management 42 9 (2014): 780-804.
    10.1108/IJRDM-03-2013-0066
  50. Scaraboto, D.; Rossi, C.A.V.; Costa, D.. "How consumers persuade each other: Rhetorical strategies of interpersonal influence in online communities". BAR - Brazilian Administration Review 9 3 (2012): 246-267. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84866453843&partnerID=MN8TOARS.
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  51. Pinto, Diego Costa; Nique, Walter Meucci; Añaña, Edar da Silva; Herter, Márcia Maurer. "Green consumer values: how do personal values influence environmentally responsible water consumption?". International Journal of Consumer Studies 35 2 (2011): 122-131. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000287311000003&KeyUID=WOS:000287311000003.
    10.1111/j.1470-6431.2010.00962.x
Capítulo de livro
  1. Herter, M.M.; Pinto, D.C.; Pontin, P.; Nique, W.. "The Crowdsourcing Effect: How Crowdsourcing Shapes Customer Engagement: An Abstract". 577-578. 2022.
    10.1007/978-3-030-89883-0_157
  2. Ferreira, M.; Pinto, D.C.; Herter, M.M.; Soro, J.; Vanneschi, L.; Castelli, M.; Peres, F.. "Fighting Over-Indebtedness: An Artificial Intelligence Approach: An Abstract". 579-580. 2022.
    10.1007/978-3-030-89883-0_158
  3. Nardi, V.; Ladeira, W.; Pinto, D.C.; Herter, M.M.. "Made by Mistake? The Co-creation Paradox: An Abstract". 575-576. 2022.
    10.1007/978-3-030-89883-0_156
  4. Pinto, D.C.; Herter, M.M.; Nicolao, L.; Terres, M.. "The Benefits of Unrelated Brand Corporate Social Responsibility: An Abstract". 367-368. 2019.
    10.1007/978-3-030-02568-7_97
  5. Dalmoro, M.; Pinto, D.C.; Nique, W.M.. "Traditionscapes in Emerging Markets: An Abstract". 277-278. 2019.
    10.1007/978-3-030-02568-7_69
  6. Castagna, A.C.; Costa, D.; Herter, M.M.. "Responsible Consumption during Crisis: Consumer Impulsiveness and Purchase Behavior in Emerging Markets: An Abstract". 571-572. 2019.
    10.1007/978-3-030-02568-7_154
  7. Pinto, Diego; Dalmoro, M.; Nique, W.. "Traditionscapes Framework.". In Finding New Ways to Engage and Satisfy Global Customers. Springer International Publishing, 2018.
    Publicado
  8. Pinto, Diego; Herter, M.; Terres, M.; Nicolao, L.. "The Benefits of Unrelated Brand Corporate Social Responsibility.". In Finding New Ways to Engage and Satisfy Global Customers. Springer International Publishing, 2018.
    Publicado
  9. Castagna, C.; Pinto, Diego; Herter, M.. "Ethical Consumption During Crisis: Consumer Impulsiveness and Purchase Behavior in Emerging Markets.". In Finding New Ways to Engage and Satisfy Global Customers. Springer International Publishing, 2018.
    Publicado
  10. Rossi, P.; Pinto, D.C.; Herter, M.; Gonçalves, D.. "Saving the Planet or Saving the Brand? How Brand Strength Influences Consumers’ Perceptions of Brand Sustainability". 685-685. 2016.
    10.1007/978-3-319-29877-1_129
  11. Pinto, Diego; Borges, A.; Nique, W.; Herter, M.. "My Values or Our Identity? The Moderating Role of Identities on Values-Behavior Congruence and Green Consumption Decisions". In Marketing Dynamism & Sustainability: Things Change, Things Stay the Same.. Springer International Publishing, 2015.
    Publicado
  12. Rossi, P.; Herter, M.; Pinto, Diego; Borges, A.. "Are Blondes More Hedonic than Brunettes? Stereotype Effects on Willingness to Pay for Hedonic and Utilitarian Products.". In Ideas in Marketing: Finding the New and Polishing the Old.. Springer International Publishing, 2015.
    Publicado
  13. Herter, M.; Santos,C. P.; Pinto, Diego. "Man, I Shop Like a Woman! Effects of Gender and Emotions on Consumer Shopping Outcomes and Perceptions of Retail Environments.". In Ideas in Marketing: Finding the New and Polishing the Old.. Springer International Publishing, 2015.
    Publicado
  14. Pinto, Diego; Dalmoro, M.; Nique, W.; Borges, A.. "When Local Brands are Better? The Moderator Role of Self-Construal on Identification with Global or Local Brands.". In The Sustainable Global Marketplace. Springer International Publishing, 2015.
    Publicado
  15. Costa, D.; Dalmoro, M.; Nique, W.; Borges, A.. "When Local Brands are Better? The Moderator Role of Self-Construal on Identification with Global or Local Brands". 154-154. 2015.
    10.1007/978-3-319-10873-5_79
  16. Rossi, P.; Herter, M.; Costa, D.; Borges, A.. "“Are Blondes More Hedonic than Brunettes?” Stereotype Effects on Willingness to Pay for Hedonic and Utilitarian Products". 299-299. 2015.
    10.1007/978-3-319-10951-0_109
  17. Herter, M.; dos Santos, C.P.; Costa, D.. "“Man, I Shop Like a Woman!” Effects of Gender and Emotions on Consumer Shopping Outcomes and Perceptions of Retail Environments". 34-34. 2015.
    10.1007/978-3-319-10951-0_19
  18. Costa, D.; Borges, A.; Nique, W.; Heiter, M.. "My Values or Our Identity? The Moderating Role of Identities on Values-Behavior Congruence and Green Consumption Decisions". 627-627. 2015.
    10.1007/978-3-319-10912-1_201
Livro
  1. Vanneschi, Leonardo; Costa Pinto, Diego. Understanding Over-Indebtedness in Portugal: Descriptive and Predictive Models. Lisbon, Portugal: Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa. NOVA Information Management School (NOVA IMS). 2021.
    Publicado
  2. Souto, P.C.; Silva, L.V.; Pinto, D.C.; Santos, F.C.. A Population Dynamics Approach to Viral Marketing. 2020.
    10.1007/978-3-030-36687-2_33
  3. Pinto, Diego; Herter, M.; Segabinazzi, R.C.. Marketing. Porto Alegre, Brasil: Natural Editora. 2014.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Rafael Luis Wagner; Costa Pinto, Diego; Natalia Araujo Pacheco. "How to reduce resistance to medical artificial intelligence with Embedded AI". Trabalho apresentado em IADE Research Meetup - Universidade Europeia, Lisboa, 2022.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/09/01 - 2024/12/31 Technology and Autonomy: How Artificial Intelligence influences consumers' autonomy
Orientador de Ana Rita Gonçalves
Doutoramento NOVA IMS - PhD in Information Management (Doutoramento) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Portugal
2020/09/01 - 2023/12/31 Artificial Intelligence and Fear of Replacement
Orientador de Darina Vorobeva
Doutoramento NOVA IMS - PhD in Information Management (Doutoramento) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 Emotional face recognition in consumer behavior "Differences between affective faces and emojis and their influence on decision-making"
Orientador
Marketing Analítico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 PLS-SEM outcomes on employees, internal mobility, empowerment, and leadership in hospitality industry: its implications on customer satisfaction
Orientador
Marketing Analítico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 Taking charge of your own music experience: streaming platforms and humanized technology: An approach for incorporating human emotions into music streaming platforms in order to improve customer engagement and recommendations
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 Let me talk to your human: The impact of uncertainty avoidance on chatbot acceptance
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 Social Media influencers in Travels and Tourism
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 The accuracy of loyalty programs in small office home office and small and medium companies
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 Sustainability Badges and Their Impact on Purchase Intention in the Context of Green Travel Choices
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 Remote work and remodeling house: Impact of hedonic value behaviour in remote and hybrid work format
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 Streaming Engagement: How sense of community generates customer engagement?
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 Investigating the effect of warmth and competence of service providers on consumer´s prosocial behaviour during covid 19
Orientador
Marketing Analítico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 Moving from a Sales Led to a Product Led Business: Evaluation and value delivery in SaaS products self-service
Orientador
Marketing Analítico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 Social Influence and Customer Engagement and, Online WOM: The impact of online brand failures on customer-brand relationships: Trust and WOM
Orientador
Marketing Analítico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 Meal Experience in Fine-Dining: Exploring the role of memory, happiness and mindfulness as mediators
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 The impact of Instagram on happiness - Evaluation of the impact of Instagram on happiness, measured as self-esteem, the closeness of relationships and life satisfaction
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 Sensory marketing - How can sensory marketing influence consumers to make a more sustainable purchasing decision?
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 How do consumers react after service failure provided by AI (vs human) agents
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 How emotional mindsets help cope with resource scarcity: Sustainable Cues
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 Initial trust and willingness to share personal information: The role of perceived reputation and website appeal
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 How social media advertising impacts mental health - A Comparative Study of Organic and Sponsored Content on Instagram
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 - 2023 Consumer Behavior Under Water Scarcity Conditions: How Perceived Mutability Influences Pro-Environmental Behavior
Orientador
Marketing Analítico (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023 - 2023 A Research Project on The Emotions Expressed by Users of Virtual Assistants Through Amazon Online Reviews
Orientador
Marketing Analítico (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023 - 2023 Shopping behaviour in B2C Retail Online Shopping: A study on the mediation effect of E-commerce Trust and Intimacy perception in Webrooming, Showrooming and Avoidance
Orientador
Marketing Analítico (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023 - 2023 Consumer´s Adoption Of Smart Devices To Prevent Household Food Waste
Orientador
Marketing Analítico (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023 - 2023 The impact of digital literacy and privacy concerns on online behavior when AI is involved
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023 - 2023 Consumer Perception of The Use of Artificial Intelligence in Advertising along the customer journey
Orientador
Marketing Analítico (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023 - 2023 Consumers’ perception of self accountability toward the climate crisis: insights to bridge the attitude-behavior gap
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023 - 2023 Women’s mirror anxiety towards virtual meetings: Understandings of the race component and public self-consciousness behaviour
Orientador
Marketing Analítico (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023 - 2023 Digital Fashion in the Metaverse: the impact that digital identity has on consumers´ perception of buying virtual fashion goods
Orientador
Marketing Analítico (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2019/09/01 - 2022/12/31 Scarcity Mindsets: The Role of Immutability on Consumer Psychology
Orientador de Ana Carina Castagna
Doutoramento NOVA IMS - PhD in Information Management (Doutoramento) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Does working from home increases performance? A Study on Job Stress, Personal Outcomes and Job Meaningfulness
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 The transparency paradox: when information transparency backfires
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 You Eat With Your Eyes First: the Impact of visual content on brand commitment - Investigating the role of sensorial experiences on the relationship between perceived quality and consumer brand engagement
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Improvised marketing interventions in social media: effects on brand loyalty and engagement
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 How do Consumers React to co-branding? A study about brand attachment and brand personality
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 “Hey Siri, how much do you know about me?”: Intelligent Virtual Assistants and the dilemma between commodity and privacy
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Can an unattractive packaging lead to healhier eating behavior?
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Au Naturel: The impact of Natural Claims on Consumers’ Judgments and Shopping Behaviour of Personal Care Products
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Political Marketing: Impact of social media on voting behavior
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Social Media Usage and User’s Self-Esteem: The Influence of Instagram’s posts on Millennials
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Voluntary Simplicity and Willingness not to buy
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Thoughtful Packaging: How Inner Motivations Can Influence the Purchase Intention for Green Packaged Cosmetics
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 The Role of Fitness Influencers on the Fitness and Wellness Industry: A Consumer Trust & Brand Equity Perspective
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Sustainable Packaging: The Impact of Fresh Start Mindset on Consumer Inferences
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Do Certifications Matter? The Impact of the Great Place to Work Certified Label on Consumers´ Product Perceptions
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Small vs. large business review: how authenticity influences Instagram purchase intentions
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 I have just applied for the adoption of a Chanel bag! Consumer motivations to buy secondhand luxury goods
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Fado music: an exploratory investigation of the affective responses and intentions
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Humor: A Nudging Tool to Influence Consumer Perceived Risk
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 The impact of Augmented Reality in the online beauty market: How augmented reality impacts consumer’s online purchase intention of beauty products?
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Assessing determinants of Augmented Reality Applications - The IKEA Place example
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Traditional and interactive display methods: do they increase sensorial shopping experience and purchase intention for luxury e-commerce?
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Artificial Intelligence in Marketing: The Psychological Consequences for Employees and Consumers
Orientador
Gestão da Informação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 The new protein needed: The impact of cute packaging design on risk perception of contagious disease
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Influencer Marketing on Instagram: Purchase Intention and Credibility
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 Act now before it’s too late: The Impact of Green Marketing on Consumer’s Mindset to Mitigate Climate Change
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 What impacts the intentions to buy of the Personal Contract Purchase products in the automobile sector?
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022 - 2022 The effect of the pandemic on social media posts “Perfect or vulnerable posts on social media? Which one contributes the most to the well-being of consumers”
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 Recovery strategies in collaborative consumption: how to recover from a service failure
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 The impact of stress mindset on sustainable consumption
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 The role of CRS on the fast fashion business: consumer perception and outcames
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 Impacto da Covid-19 na fidelização de clientes online - estudo no El Corte Inglés Portugal
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 Social media influencers and their role in global crisis situations: Consumers’ reaction to different type of content during lockdown
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 Saving your Health or the Environment? The Effects of Altruism and Safety Concerns on Organic Cosmetics Purchase Intentions
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 Finding Blue Oceans in Tourism: Using Text Mining to Identify Business Opportunities in Tourism
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 ”Planned” or “protected” tourism? towards a planned protection motivation approach
Orientador
Ciência de Dados e Métodos Analíticos Avançados (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 Slow fashion or self-signaling? Sustainability in the fashion industry
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 Scarcity Applications for Consumer Psychology: Increasing Pro-Social and Healthy Behaviour
Orientador
Gestão da Informação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 Text Mining of Airbnb Reviews: A holistic approach on reviewers’ opinions and topics distribution
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 Voluntourism: A new way of travel: What drives people to an authentic and transformational travel experience
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 The influence of social identity on meat consumption reduction
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 Does the emojis effect on consumer behavior is the same in luxury hotels vs standard brands?
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 On-demand ride-hailing services: A study on the main reasons that motivate consumer engagement
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 How who we follow influences our Instagram addiction and self-presentation on the APP
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 Artificial Intelligence and its Ethical Implications for Marketing
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 E-Commerce e Pandemia: Comportamento de compra online antes e durante a Pandemia Covid-19
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 How Influencers’ Facial Expression Affects Customer Behavioral Intentions
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 The effects of green perceived value and altruism on green consumption – A study on generations
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 Digital brand communication: the impact of corporate social responsibility on brand coolness
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 O comportamento de consumo e a ansiedade do cliente do El Corte Inglés Portugal no e ‐ Commerce
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 Elementos do design thinking comoferramenta na gestão de marca duranteo COVID-19
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 Development of a marketing plan to expand business opportunities in the accommodation area: Uniplaces’ sales department
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 - 2021 How data visualization tools can improve decision making processes based on customer satisfaction?
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 How relationship norms affects consumers’ responses in sharing economy
Orientador
Gestão da Informação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 Growth hacking e consumidores oportunistas: O impacto de rewards em programas de marketing referral
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 Marketing de saúde para seniores: uma abordagem de CRM para otimizar estratégias de marketing
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 The influence of framing, ownership and naïve theories - The perceived quality of premium tech products
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 Media mix modeling: a case study on optimizing television and digital media spend for a retailer
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 When interpersonal relationships backfire: understanding the drivers of booking cancellations in hospitality
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 Internet use for searching ethical health information in Portugal: a cross sectional study
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 Gamification performance paradox: Exploring the trade-off between performance and brand attitudes
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 Organic food consumers: health promotion or disease prevention
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 Organic vs premium products: when pride is more important than product quality
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 The importance of an analytical approach to e-commerce: the case of L’Oréal luxe division
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 The role of the psychological factor trust for the rejection of AI services vs. human based services in hospitality
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 The effects of data access vulnerability on the perception of trust: in the hotel industry
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 Make it authentic: how can Instagrammers benefit from authentic communication?
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 How to monitor and generate intelligence for a DMO from online reviews
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 Over-Indebtedness Amid the Pandemic: A Regulatory Focus Approach
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 Altruism and culture as drivers for circular economy engagement
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 How social media influencers impact travel behaviors: the effects of authenticity and social contagion in experiential consumption
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020 - 2020 The influence of mobile advertising on purchase intention
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2017 - 2020 The Role of the psychological factor Trust for the Rejection of AI services vs human based services in Hospitality.
Orientador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 - 2020 Facebook Sponsored Ads and Likelihood to Purchase.
Orientador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 - 2020 Media Mix Modeling - A Case Study on Optimizing Television and Digital Media Spend for a Retailer.
Orientador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 O processo e a potencialização da gestão de informação em programas de fidelização : eficiência das estratégias de marketing direto e otimização do modelo de negócios
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2019 - 2019 Otimização e governance da relação com o cliente nos serviços financeiros
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2019 - 2019 El Corte Inglés: organização do espaço de loja da parafarmácia : utilizando técnicas de data mining
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2019 - 2019 The impact of review valence, rating and type on review helpfulness : a text clustering and text categorization study
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2019 - 2019 Predicting uptake of online customer service through mobile instant messaging applications : the effects of social presence on behaviour intention
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2019 - 2019 The impact of attribution modelling in luxury e-commerce : attribution model simulation
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2019 - 2019 O impacto da falha de serviço no eWOM negativo e equidade da marca
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2019 - 2019 Crowdsourcing in the food industry: the impact of creator’s body type and gender on healthy food consumption
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2019 - 2019 Influencer marketing on Instagram : how influencer type and perceived risk impact choices in the beauty industry
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2019 - 2019 Green energy for sale: willingness to pay in the collaborative green energy context
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2016 - 2019 A Change of Heart: Indirect Reach and Impact of Emotional Priming Effect.
Coorientador
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2016 - 2019 Food Security: The Moderating Effect of Prototype Perception in The Relationship Between Perceived Risk And Food Choices.
Coorientador
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2018 - 2018 The extended model of goal-directed behavior on tourists’ behavioral intentions
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2018 - 2018 What drives mobile in-app purchases? An extended framework of in-app purchase and monetary effort
Orientador
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2018 - 2018 Tendências de consumo de alimentos biológicos : estudo do cliente do El Corte Inglês
Orientador
Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2015 - 2018 Novas Tendências Do Consumo Alimentar Estudo Do Comportamento Do Consumidor Do El Corte Inglés.
Orientador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 - 2018 The Model of Goal-Directed Behavior and Tourists’ Behavioral Intentions.
Orientador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 A Percepção de Marcas Próprias de Varejo Supermercadista. Master in Business Administration in Consumption Sciences.
Orientador
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus ESPM Sul, Brasil
2013 - 2016 Geração Z: Tendências de Consumo de Conteúdo no Facebook.
Orientador
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus ESPM Sul, Brasil
2013 - 2016 Mercado de Cervejas Especiais: Hábitos de Consumo.
Orientador
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus ESPM Sul, Brasil
2013 - 2016 A Percepção dos Homens Gaúchos Residentes em Porto Alegre sobre o Consumo de Roupas em Varejistas de Moda Brasileiras.
Orientador
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus ESPM Sul, Brasil
2013 - 2016 Consumo Consciente: Motivações para Mudança de Hábitos de Consumo em Atuais Consumidores Conscientes.
Orientador
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus ESPM Sul, Brasil
2013 - 2016 Marcas com Propósito Gerando Engajamento e Conexão com as Pessoas: Um Estudo Múltiplo de Caso Sobre as Empresas Smile Flame e Hevp.
Orientador
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus ESPM Sul, Brasil
2013 - 2016 Neuromarketing: A Influência do Aroma no Comportamento Humano.
Orientador
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus ESPM Sul, Brasil
2013 - 2016 O Comportamento de Consumo das Tias de Sobrinhos Consanguíneos e Afetivos.
Orientador
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus ESPM Sul, Brasil
2013 - 2016 O Comportamento dos Frequentadores de Feiras de Produtos Orgânicos em Porto Alegre.
Orientador
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus ESPM Sul, Brasil
2013 - 2016 Os Homens e a Moda Genderless: Estudo sobre a moda sem gênero e a aceitação dos homens a esta nova tendência de consumo.
Orientador
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus ESPM Sul, Brasil
2013 - 2016 Percepção dos Consumidores do Sexo Masculino das Classes A e B sobre as Influências Sensoriais na Compra de Vinhos nos Supermercados.
Orientador
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus ESPM Sul, Brasil
2013 - 2016 Por que Compartilhamos? Uma Análise do Comportamento nas Redes Sociais e a Influência do Olhar do Outro neste Espaço.
Orientador
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus ESPM Sul, Brasil
2010 - 2013 Comment Favoriser la Finance Responsable ? L’influence des valeurs personnelles et de la Regulatory Focus.
Orientador
NEOMA Business School - Campus de Reims, França
2010 - 2013 Le Comportement de Consommation des Hispano-Américans : Le Cas du Mexique.
Orientador
NEOMA Business School - Campus de Reims, França
2010 - 2013 The Moderating Role of Identity on Value-Behavior Congruence in the Case of Responsible Consumer Behavior.
Orientador
NEOMA Business School - Campus de Reims, França
2009 - 2012 Publicis Activ Paris. Master INBA International Business.
Orientador
Groupe ESC Troyes, França
2008 - 2011 Rapport de Stage : Atout France – Les Sports D’hiver En France Pour Les Britanniques Saison 2011/2012.
Orientador
Groupe ESC Troyes, França
2008 - 2011 Reach-Data: International Sales Account Manager & Business Development.
Orientador
Groupe ESC Troyes, França
2008 - 2011 Chambre de Commerce Française en Turquie Intitulé du Stage : Chargée de Mission et Appui aux Entreprises.
Orientador
Groupe ESC Troyes, França
2008 - 2011 Notorious IBE: How to Improve Communication Abroad Through The Use Of Social Networks?
Orientador
Groupe ESC Troyes, França
2008 - 2011 Internship Report: Cronlab.
Orientador
Groupe ESC Troyes, França

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2011 - Atual 2011 Academy of Marketing Science – World Marketing Congress. Organizing Committee, Reims Management School, 2011. (2011)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
NEOMA Business School - Campus de Reims, França
2019/05 - 2019/05 European Marketing Academy Conference – EMAC Session Chair, Hamburg, May 2019. (2019/05 - 2019/05)
Conferência (Coorganizador)
2019/02 - 2019/02 Psychology & Marketing Camp: Università Degli Studi di Firenze. (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/11 - 2018/11 NOVA Marketing Challenge: Pestana Hotel Group (2018/11 - 2018/11) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/06 - 2018/06 Academy of Marketing Science – World Marketing Congress. Session Chair (2018/06 - 2018/06)
Congresso
2018/04 - 2018/04 NOVA Marketing Camp: The Future of Digital Marketing and Challenges for E-Business (2018/04 - 2018/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016/11 - 2016/11 Business and Marketing Conference (2016/11 - 2016/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus ESPM Sul, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/04 PERSONAS - A importância da sua criação na otimização de um website: Caso TAP AIR Portugal.
Arguente
Katherine dos Santos Ornelas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/04 A Marketing plan for Smart Bengali Idiomatic Proverb Service.
Arguente
Amit Roy (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/04 A Influência do Conteúdo de Páginas de Marca no Facebook no Envolvimento do Consumidor – Um caso de estudo no setor alimentar.
Arguente
Cátia Leite Cardoso (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/04 Influencer Marketing on Instagram - How Influencer Type and Perceived Risk Impact Choices in the Beauty Industry. Marta Neto de Almeida (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/04 Three-Stage Ensemble Model: Reinforce Predictive Capacity Without Compromising Interpretability.
Presidente do júri
Martinho De Matos Silvestre (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/04 Click-Through Rate Prediction: A comparative study of Ensemble Techniques in Real-Time Bidding.
Presidente do júri
Maria do Canto e Castro Faria Blanc (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/03 A Change of Heart: Indirect Reach and Impact of Emotional Priming Effect.
Arguente
Francisco Nogueira (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2019/03 Project Success Prediction in The Brazilian Crowdfunding Ecosystem: A Case Study of Benfeitoria.com.
Presidente do júri
Rodrigo Nogueira De Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/02 The Impact of Review Valence, Rating and Type on Review Helpfulness - A Text Clustering and Text Categorization Study. Morino Xavier de Barros Neto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/01 Otimização e Governance da Relação com o Cliente nos Serviços Financeiros. Leonor de Moura Simões Couceiro da Costa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/01 O Processo e a Potencialização da Gestão de Informação em Programas de Fidelização - Eficiência das Estratégias de Marketing Direto e Otimização do Modelo de Negócios. Gonçalo Azevedo Dos Santos Guerner (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 The Impact of Attribution Modelling in Luxury E-Commerce Attribution Model simulation. Filipe Andre Borges Chaves (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 Crowdsourcing in The Food Industry: The Impact of Creator’s Body Type and Gender on Healthy Food Consumption. José Ferreira de Castro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 Predicting Uptake of Online Customer Service Through Mobile Instant Messaging Applications: The Effects of Social Presence on Behaviour Intention. Patrícia de Seabra Lopes Marcão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 O Impacto da Falha de Serviço no eWOM Negativo e Equidade da Marca. Fazila Kamal Abdula (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/12 Como Cativar a Geração Z a Estações de Serviço.
Presidente do júri
Vasco Maria Lopes Madureira Falcão Galvão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/11 Tendências de Consumo de Alimentos Biológicos - Estudo do Cliente do El Corte Inglés. Oxana Marian (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/11 Search Engine Ranking Factors Analysis.
Arguente
Lucio Lanzarini De Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/10 The Role of Information Systems in achieving the Sustainable Development Goals.
Presidente do júri
Luís Afonso da Cunha Monteiro Claro de Castro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/07 Otimização da Gestão do Conhecimento Organizacional: Desenvolvimento de um modelo catalisador de conhecimento na Pharma, S. A.
Presidente do júri
Pedro Alexandre Carreto Lopes da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/07 Assessing job performance in Brazilian digital Government - The role of knowledge management systems use and social capital.
Presidente do júri
Diego Rodrigues Cavalcanti (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/07 Estratégia de Marketing de Conteúdo Digital B2B aplicada numa PME portuguesa.
Arguente
Luciana Blois (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/06 Consumer engagement with self-expressive brands: brand love and WOM outcomes.
Presidente do júri
Pedro Bessa Mendes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/06 What drives consumers to spread online book review.
Presidente do júri
Margarida Salomé Martins Mendes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/04 Business Process Analysis of an Optoelectronic Sector Company - Process Modeling and Analysis in German SME.
Presidente do júri
Constanze Charlotte Engelhardt (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/03 Plataforma Peopleminin® - Recruitment Analytics e Gestão do Conhecimento.
Presidente do júri
Alexandre Gonzalez Fagundes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/02 Looking at The Other Side: How Monetary Social Comparison Influences Self and Predicted Others Prosocial Behavior. Rafael Demczuk (Doutoramento)
Universidade Federal do Paraná, Brasil
2018/02 Marketing de Conteúdo Integrado no Instagram - Um Estudo sobre s Envolvimento da Geração Milénio com a Qualidade e o Valor Percebido da Informação.
Presidente do júri
Diana Filipa André Jacinto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/02 Predicting Start-up Success with Machine Learning.
Presidente do júri
Marta Aguiar Buisel Reynolds (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/01 Criação de Data Warehouse Empresarial – na direção de planeamento e gestão da TAP Portugal.
Presidente do júri
André Henggeler de Moura (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/01 Generation in B2B Organizations - Defining a Strategy for Pegasus Consultancy.
Arguente
Beatriz Reis (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/01 Exploring the Main Structural Factors Driving Large Wildfire Ignition and Spread in Central Portugal (2005-2015).
Presidente do júri
David Sousa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/01 Measurement of The Social Impact of Nonprofit Organizations in Their Specific Community – Design of a Measurement Methodology for Portugal.
Arguente
Ana Catarina Gonçalves de Sousa Andrade (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 El Corte Inglés: Organização do Espaço de Loja da Parafarmácia: Utilizando técnicas de Data Mining. Gonçalo Duarte Coelho de Barros (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 What Drives Mobile In-App Purchases? An Extended Framework of In-App Purchase and Monetary Effort. Vicente Xavier Cavaleiro Costa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 The Model of Goal-Directed Behavior and Tourists’ Behavioral Intentions. Kamran Huseinov (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017/12 A Interpretação de uma Meta e o Comportamento de Autocontrole: reflexões a partir da teoria do nível de interpretação. Miriam Mariani Henz (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2017/12 Why do people share their travel experiences on social media?
Arguente
Benedita Santos Silva de Souza Araújo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017/11 Pressão do Tempo e Dissonância Cognitiva: O Efeito Moderador do Comportamento Altruísta.
Arguente
Jocimara de Lima Mauer (Mestrado)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2017 A Relação Entre a Influência Social e o Apego Entre Consumidores e Marcas.
Arguente
Helison Bertoli Alves Dias (Mestrado)
Universidade Federal do Paraná, Brasil
2017 O Papel do Status da Marca e da Justificativa da Escolha na Relação Entre Posicionamento Green e a Percepção de Orgulho.
Arguente
Cecília Souto Maior de Brito (Mestrado)
Universidade Federal do Paraná, Brasil
2016/05 Orientação Para Meta e Performance do Vendedor: O efeito moderador do ambiente de vendas.
Arguente
Janaína Andrade da Costa (Mestrado)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2016 O Efeito do Self-Construal sobre a Relação entre o Posicionamento Green e a Percepção do Consumidor.
Arguente
Cecília Souto Maior de Brito (Mestrado)
Universidade Federal do Paraná, Brasil
2015 What does it take to greenify you?
Arguente
Teresa Cochrane Bravo Andresen Barbosa (Mestrado)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2013 Adaptation Du Mix Marketing des Marques de Champagne sur le Marché Français et le Chinois.
Arguente
Pauline Guiset (Mestrado)
NEOMA Business School, França
2013 Brand content: effets persuasifs et efficacite publicitaire par rapport a la publicite traditionnelle.
Arguente
Antoine Zizine (Mestrado)
NEOMA Business School, França
2013 Comment Favoriser la Finance Responsable? L’influence des valeurs personnelles et de la Regulatory Focus. Rémi Bonet (Mestrado)
NEOMA Business School, França
2013 Impact des Labels Biologiques sur la Perception de la Naturalité des Produits Cosmétiques par les Consommateurs.
Arguente
Isaure Collonnier (Mestrado)
NEOMA Business School, França
2013 Le Comportement de Consommation des Hispano-Américans : Le Cas du Mexique. Béatrice Guilhot (Mestrado)
NEOMA Business School, França
2013 Le Rôle du Marketing Expérientiel et Sensoriel dans l’instauration de la Confiance.
Arguente
Amy Damien (Mestrado)
NEOMA Business School, França
2013 Les Effets Persuasifs des Messages d’Avertissement Visant à Reduire la Consommation Abusive d’Alcool.
Arguente
Lauretta Decourt (Mestrado)
NEOMA Business School, França
2013 L’impact des Retouches des Images Publicitaires sur l’Intention d’achat et sur l’estime de soi des jeunes garçons.
Arguente
Lou Lefevre (Mestrado)
NEOMA Business School, França
2013 The Moderating Role of Identity on Value-Behavior Congruence in the Case of Responsible Consumer Behavior. Tanja Posch (Mestrado)
NEOMA Business School, França
2012 Les Effets Persuasifs des Différents Messages Anti-tabac.
Arguente
Benjamin Missoffe (Mestrado)
NEOMA Business School, França
2012 L’impact du Message Émotionnel sur les Comportements Alimentaires.
Arguente
Laureline Carpuat (Mestrado)
NEOMA Business School, França

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021/06/01 - 2021/12/31 Study Report on Remote Work and Well-being. 2021-22. Several media inclusions in Portugal, including Forbes, Revista Visão, and other major news outlets. Remote Work in Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual European Marketing Academy (EMAC)
2012 - Atual Academy of Marketing Science (AMS)
2013 - 2017 Association for Consumer Research (ACR)
Distinções

Prémio

2023 Society for Consumer Psychology (SCP) SCHUMANN DISSERTATION AWARD (Supervisor of Carina Castagna)
Society for Consumer Psychology, Estados Unidos
2023 Scientific Merit Award (NOVA Information Management School)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023 European Marketing Academy Conference (EMAC) BEST PAPER AWARD BASED ON A DOCTORAL DISSERTATION (Supervisor of Rafael Wagner))
European Marketing Academy Conference (EMAC), Bélgica
2022 Scientific Merit Award (NOVA Information Management School)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021 Prémio Raimar Richers (melhor artigo do EMA 2021): "Airbnb Performativity: Touristic Experience Reverberation on Social System"
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Brasil
2021 Prémio Melhor Artigo Publicado (paper of the year EMA 2021): "Customer engagement in social media: a framework and meta-analysis" publicado no Journal of the Academy of Marketing Science (JAMS)
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Brasil
2021 Pedagogical Innovation Award (NOVA IMS)
Universidade Nova de Lisboa Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Portugal
2021 European Marketing Academy Conference (EMAC) BEST PAPER AWARD BASED ON A DOCTORAL DISSERTATION (Supervisor of Saleh Shuqair)
European Marketing Academy Conference (EMAC), Bélgica
2017 Honored Professor of the Class: ESPM Business School (Brazil)
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
2015 Professor of the Year: ESPM Business School (Brazil)
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
2013 Administrator of the Future: Revista Administradores
Revista Administradores, Brasil