???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Lisboa

Nomes de citação

  • Lisboa, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
C810-07A5-272D
ORCID iD
0000-0001-9568-5724

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2024/04/15
Concluído
Marketing e Estratégia (Título de Agregado)
Especialização em Marketing e Estratégia
Universidade do Minho, Portugal
2006 - 2010
Concluído
Gestão (Doutoramento)
Especialização em Marketing
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Dynamic capabilities in international markets: Their antecedents and current and future performance outcomes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com louvor e distinção
2006
Concluído
Gestão e Administração de Empresas (Mestrado)
Especialização em Marketing
Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
"Influência do país de origem na atitude face ao país e na atitude face aos produtos do país" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Parte lectiva: 17 / Tese: Muito Bom
2001
Concluído
Organização e Gestão de Empresas (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01/18 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia, Portugal
2014/01/02 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Leiria Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/11/10 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2002 - 2010 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09/14 - 2018/11/14 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2015 - 2017 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2013 - 2017 Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/01 - 2025/12 Produção Avançada e Sistemas Inteligentes
168249UID
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2019/01 - 2019/12 Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto
154836UID
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2011/02 - 2014/01 Organizational Abuse and Ethical Behavior in the Working Place
Provided by PTCRIS: PTDC/EGE-GES/109925/2009
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2006/10 - 2010/11 COUNTRY OF ORIGIN: IMAGE AND ETHNOCENTRISM INFLUENCES
Provided by PTCRIS: SFRH/BD/28728/2006
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2006/10 - 2010/11 COUNTRY OF ORIGIN: IMAGE AND ETHNOCENTRISM INFLUENCES
19921DFA
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2023 - Atual UIDP/04928/2020
UIDP/04928/2020
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2023 - Atual UIDB/04928/2020
UIDB/04928/2020
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2023 - Atual Programa Operacional Capital Humano
POCH-04-5267-FSE-000814
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia, Portugal
Comissão Europeia - Fundo Social Europeu

Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
2020 - Atual UIDP/04044/2020
UIDP/04044/2020
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2020 - Atual UIDB/04044/2020
UIDB/04044/2020
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2020 - Atual LA/P/0112/2020
LA/P/0112/2020
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2019 - Atual Projeto estratégico UID/Multi/04044/2019
UID/Multi/04044/2019
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2017 - Atual PAMI - Portuguese Additive Manufacturing Initiative
projeto nº22158 – SAICT- AAC nº 01/SAICT/2016
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/01/01 - 2025/12/31 Produção Avançada e Sistemas Inteligentes
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, Portugal

Universidade de Coimbra Instituto de Sistemas e Robótica, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias, Portugal

Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Engenharia Mecânica Materiais e Processos, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2024 - 2024 Estudo Temático de Desenvolvimento da Digitalização das Empresas da Região Centro
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia, Portugal
Programa de Assistência Técnica PAT2030

European Regional Development Fund

Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C)
Concluído
2023 - 2024 HEICE
HEICE
Investigador
2023 - 2023 Link me up - 1000 ideias - sistema de apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo
POCI-03-33B5-FSE-072070
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia, Portugal
Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Comissão Europeia - Fundo Social Europeu
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto
UID/Multi/04044/2019
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013 - 2013 PEst – OE/EME/UI4044/2013
PEst-OE/EME/UI4044/2013
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011 - 2012 Projeto Estratégico PEst-OE/EGE/UI0315/2011
PEst-OE/EGE/UI0315/2011
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2009 Exploração Organizacional e Comportamento Ético no Local de Trabalho Organizational (PTDC/EGE-GES/109925/2009)
PTDC/EGE-GES/109925/2009
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015 - Atual E21 - Entrepreneurship in the 21st Century
E21
Investigador
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Coelho, Ana Sofia Montenegro Gonçalves; Lisboa, Ana; Pires, R.; Bettencourt, B.. Autor correspondente: Coelho, Ana Sofia Montenegro Gonçalves. "Co-creation and active learning within higher education students". Trabalho apresentado em 19th annual International Technology, Education and Development Conference, Sevilha, 2025.
  2. Ana Sofia Coelho; Ana Lisboa; Bernadete Bittencourt; Raquel Pires. "CO-CREATION AND ACTIVE LEARNING WITHIN HIGHER EDUCATION STUDENTS". 2025.
    10.21125/inted.2025.0954
  3. Lisboa, Ana; Ferreira, Bruno; Silva, Ana Rita. Autor correspondente: Lisboa, Ana. "Consumers’ conflict in crisis settings: maintain loyalty or give in to counterfeiting". Trabalho apresentado em XXXIV Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Covilhã, 2025.
  4. Lisboa, Ana; Ferreira, Bruno; Abrantes, José Luís; Silva, Beatriz. Autor correspondente: Lisboa, Ana. "International social media advertising: A three-country study". Trabalho apresentado em European International Business Academy Conference, Eespo, 2024.
    Publicado
  5. Figueiredo, Ana Sofia; Lisboa, Ana; Sousa, Ana Elisa. Autor correspondente: Lisboa, Ana. "Imagem online do destino turístico: Análise do caso da região Oeste". Trabalho apresentado em 31st APDR Congress, Leiria, 2024.
    Publicado
  6. Lisboa, Ana; Skarmeas, D.; Robson, M.. Autor correspondente: Lisboa, Ana. "Dealing with multiple products and export markets: In quest of facilitating factors". Trabalho apresentado em AMA Global Marketing SIG Conference, Verona, 2024.
    Publicado
  7. Vitorino, Liliana Coutinho; Lisboa, Ana; Antunes, Raquel. Autor correspondente: Lisboa, Ana. "Redesign of Package Labels to increase design appeal: A case-study". Trabalho apresentado em Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Ceuta, 2024.
    Publicado
  8. Lisboa, Ana; Santos, Alexandra; Abrantes, José Luís. Autor correspondente: Lisboa, Ana. "Impact of labels on consumer choice of cultural products". Trabalho apresentado em Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Ceuta, 2024.
    Publicado
  9. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Matthew Robson. "International interorganizational competitive advantage in new product development". Trabalho apresentado em AMA Global Marketing SIG Conference, Santiago, 2023.
    Publicado
  10. Eidyx Martinez; Lisboa, Ana. "Performance of multinational corporations (MNCs): The influence of research and development capability and marketing capability". Trabalho apresentado em Jornadas Luso-espanholas de gestão científica, Aveiro, 2023.
    Publicado
  11. Lisboa, Ana; Abrantes, José Luís; Ferreira, B. E. M.; Figueiredo, Natália; Vaz, Paulo. Autor correspondente: Lisboa, Ana. "Country of origin and consumer attitudes". Trabalho apresentado em Australian & New Zealand Marketing Academy Conference, Dunedin, 2023.
    Publicado
  12. Figueiredo, Natália; Fernandes, Cristina; Abrantes, José Luís; Lisboa, Ana; Rubio, Isabel. Autor correspondente: Figueiredo, Natália. "The influence of knowledge transfer in companies’ innovation". Trabalho apresentado em Australian & New Zealand Marketing Academy Conference, Dunedin, 2023.
  13. Lisboa, Ana; Skarmeas, D.; Lages, Carmen. "Market and product development capabilities and export performance: How to use balance to benefit firms". Trabalho apresentado em European International Business Academy, Lisboa, 2023.
  14. Lisboa, Ana; Saridakis, Charalampos; Angelidou, Sofia. Autor correspondente: Lisboa, Ana. "Environmental shocks and international marketing: The role of international strategy decisions on innovative responses". Trabalho apresentado em European International Business Academy, Lisboa, 2023.
  15. Mostaghel, Rana; Lisboa, Ana. "Marketing strategy in the circular economy: Towards a new theory". Trabalho apresentado em Academy of Innovation, Entrepreneurship, and Knowledge conference, Sevilha, 2022.
    Publicado
  16. Lisboa, Ana; Charalampos Saridkis; Angelidou, Sofia. "Global Marketing and environmental shocks: The role of COVID-related innovation". Trabalho apresentado em AMA Global Marketing SIG Conference, Creta, 2022.
  17. Lisboa, Ana; Nagy, Gabor; Eleni Tsougkou; Cadogan, John W.; Ian R. Hodgkinson; João M. S. Oliveira; Victoria Story; Nathaniel Boso. "Product innovation strategy and competitive advantage: an empirical study of Portuguese exporters". Trabalho apresentado em EMAC 2021 Annual Conference, Madrid, 2021.
    Publicado
  18. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas. "Performance implications of product development in export markets". Trabalho apresentado em AMA Global Marketing SIG Conference, Taormina, 2021.
    Publicado
  19. Antunes, Raquel; Lisboa, Ana; Vitorino, Liliana Coutinho. "Young consumers’ intention to purchase products with ergonomic packages". Trabalho apresentado em Jornadas Luso-espanholas de gestão científica, Braga, 2020.
  20. Simão, Lídia; Lisboa, Ana; Moreira, Jacinta. "Economia circular – Uma nova perspectiva do desenvolvimento sustentável". Trabalho apresentado em Jornadas Luso-espanholas de gestão científica, Braga, 2020.
  21. Antunes, Raquel; Vitorino, Liliana; Lisboa, Ana. Autor correspondente: Antunes, Raquel. "Young Consumers` Intention to Purchase Products with Sustainable Packages". Trabalho apresentado em 8th International Conference on Social Responsibility, Ethics and Sustainable Business, Braga, 2019.
    Publicado
  22. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas. "Export product development exploitation and exploration and performance: Linear, moderated, complementary and non-linear effects". Trabalho apresentado em AMA Global Marketing SIG Conference, Buenos Aires, 2019.
  23. Dionysis Skarmeas; Paraskevas Argouslidis; Flora Kokkinaki; Alexis Mavrommatis; Lisboa, Ana. "On relationship value in international marketing channels". Trabalho apresentado em Global Marketing Conference, Tóquio, 2018.
  24. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas. "Balancing market and new product development capabilities to export performance: Direct and moderating effects". Trabalho apresentado em AMA Global Marketing SIG Special Conference, Santorini, 2018.
  25. Coelho, Ana Sofia Montenegro Gonçalves; Lisboa, Ana; Pinho, José Carlos. "The impact of resources’ combination on the entrepreneurial orientation of SMEs family business". Trabalho apresentado em Workshop on Family Firm Management Research, 2018.
    Publicado
  26. Simão, Lídia; Ferreira, Alcina; Lisboa, Ana. "Antecedentes da comunicação WOM". Trabalho apresentado em Jornadas Luso Espanholas de Gestão Coentífica, Guarda, 2018.
    Publicado
  27. Lisboa, Ana. "Ambidexterity, Converting market knowledge into export performance outcomes: the role of knowledge integration mechanisms". Trabalho apresentado em AIB Annual Meeting, Dubai, 2017.
    Publicado
  28. Lisboa, Ana; Lages, Carmen. "Translating market knowledge into export profitability: The moderating effect of knowledge integration mechanisms and technological turbulence". Trabalho apresentado em AMA Global Marketing SIG Special Conference, Havana, 2017.
    Publicado
  29. Simão, Lídia; Lisboa, Ana. "Green marketing and green brand – The Toyota case". Trabalho apresentado em RESIM International Conference on Advanced Research in Sustainable and Intelligent Manufacturing, Leiria, 2016.
    Publicado
  30. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas. "Ambidexterity, new product advantage and export performance: Degree of internationalization and turbulence moderating effects". Trabalho apresentado em AIB Annual Meeting, New Orleans, 2016.
    Publicado
  31. Dionysis Skarmeas; Lisboa, Ana; Charalampos Saridakis. "Export performance as a function of market learning capabilities and intrapreneurship: SEM and FsQCA findings". Trabalho apresentado em GIKA Annual Conference, Valência, 2016.
    Publicado
  32. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas. "Exploitation, exploration, and adaptive export performance in the presence of turbulence". Trabalho apresentado em AMA Winter Marketing Educators' Conference, Las Vegas, 2016.
    Publicado
  33. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Charalampos Saridakis. "Entrepreneurial orientation pathways to performance: A fuzzy-set analysis". Trabalho apresentado em GIKA Annual Conference, Valência, 2015.
    Publicado
  34. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas. "Balance of exploration and exploitation: Different routes to new product advantage and dynamic relationship with export performance". Trabalho apresentado em AIB Annual Meeting, Bengaluru, 2015.
    Publicado
  35. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas. "Put it in a new perspective: The influence of intrapreneurial orienta-tion in objective and subjective future performance through product development exploration". Trabalho apresentado em European Marketing Academy Conference, Leuven, 2015.
    Publicado
  36. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas. "Exploitation, exploration, and adaptive export performance in turbulent times: The market and product development domains". Trabalho apresentado em AMA Winter Marketing Educators' Conference, San Antonio, 2015.
    Publicado
  37. Roxo, Mafalda; Silva, Susana Costa e; Lisboa, Ana; Roxo, Mafalda Teles; Costa e Silva, Susana; Lisboa, Ana. "The influence of internal and external variables in the export performance". Trabalho apresentado em Iberian International Business Conference, Zaragoza, 2014.
    Publicado
  38. Simão, Lídia; Lisboa, Ana. "Sustentabilidade e gestão das empresas e da marca". Trabalho apresentado em Congresso Internacional em Marcas/Branding – Percursos para o Estudo da Marca/Branding: da Representação à Prática, Leiria, 2014.
    Publicado
  39. Fonseca, Tânia; Ferreira, Vítor; Lisboa, Ana. "O impacto das capacidades dinâmicas na inovação: Uma comparação entre empresas vinícolas da região do Alentejo e da região de Provence". Trabalho apresentado em International Conference of the International Joseph A. Schumpeter Society, Jena, 2014.
    Publicado
  40. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Lages, Carmen. "Balancing exploitative and explorative capabilities within and across the product development and market domains". Trabalho apresentado em AIB Annual Meeting, Vancouver, 2014.
    Publicado
  41. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Lages, Carmen. "Entrepreneurial orientation and performance: The intervening role of dynamic capabilities". Trabalho apresentado em European Marketing Academy Conference, Lisboa, 2012.
    Publicado
  42. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Lages, Carmen. "Entrepreneurial orientation and new products’ dynamic capabilities impact on export profitability". Trabalho apresentado em Consortium for International Marketing Research, Taipei, 2012.
    Publicado
  43. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Lages, Luis Filipe; Lages, Carmen. "The balance of product development and market-related dynamic capabilities on product innovation performance". Trabalho apresentado em AIB Annual Meeting, Nagoya, 2011.
    Publicado
  44. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Lages, Carmen. "Dynamic capabilities in international markets: the influence of technological turbulence in achieving market effectiveness performance". Trabalho apresentado em European Marketing Academy Conference, Ljubljana, 2011.
    Publicado
  45. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Lages, Carmen. "Entrepreneurial orientation, dynamic capabilities, and performance outcomes". Trabalho apresentado em Global Marketing Conference, Tóquio, 2010.
    Publicado
  46. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Lages, Carmen. "Innovative capabilities: Their drivers and effects on current and future performance". Trabalho apresentado em Global Marketing Conference, Tóquio, 2010.
    Publicado
  47. Lisboa, Ana; Lages, Carmen; Dionysis Skarmeas; Lages, Luis Filipe. "Dynamic capabilities in international markets impact on export profit and effectiveness performance". Trabalho apresentado em European Marketing Academy Conference, Copenhaga, 2010.
    Publicado
  48. Lisboa, Ana; Lages, Carmen; Dionysis Skarmeas. "Model of dynamic learning capabilities in international markets". Trabalho apresentado em European Marketing Academy Conference, Nantes, 2009.
    Publicado
  49. Lisboa, Ana. "Relative role of relationship intensity and contract on firm performance". Trabalho apresentado em Global Business and Technology Association International Conference, Madrid, 2008.
    Publicado
  50. Lisboa, Ana. "Country-of-origin: Perceptions of Portuguese consumers". Trabalho apresentado em Global Business and Technology Association International Conference, Moscovo, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Mostaghel, Rana; Oghazi, Pejvak; Lisboa, Ana. "The transformative impact of the circular economy on marketing theory". Technological Forecasting and Social Change 195 (2023): 122780. http://dx.doi.org/10.1016/j.techfore.2023.122780.
    Publicado • 10.1016/j.techfore.2023.122780
  2. Silva, Graça Miranda; Dias, Álvaro Lopes; Lisboa, Ana Cadima; Silva, Filipa Pereira. "Drivers and outcomes of sustainable export marketing strategies in international environments". Review of International Business and Strategy 33 4 (2023): 627-648. http://dx.doi.org/10.1108/ribs-05-2022-0056.
    Publicado • 10.1108/ribs-05-2022-0056
  3. Angelidou, Sofia; Lisboa, Ana Catarina Cadima; Saridakis, Charalampos. "Expanding into new product lines in response to COVID-19: The interplay between firm age and performance aspirations". Industrial Marketing Management 104 (2022): 167-181. http://dx.doi.org/10.1016/j.indmarman.2022.04.018.
    Publicado • 10.1016/j.indmarman.2022.04.018
  4. Ana Lisboa; Liliana Vitorino; Raquel Antunes. "Gen Zers’ intention to purchase products with sustainable packaging: an alternative perspective to the attitude-behaviour gap". Journal of Marketing Management (2022): https://doi.org/10.1080/0267257X.2022.2083214.
    10.1080/0267257X.2022.2083214
  5. Ferreira, Vitor; Lisboa, Ana. "Innovation and Entrepreneurship: From Schumpeter to Industry 4.0". Applied Mechanics and Materials 890 (2019): 174-180. http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific.net/amm.890.174.
    10.4028/www.scientific.net/amm.890.174
  6. Simão, Lídia; Lisboa, Ana. "Green Marketing and Green Brand – The Toyota Case". Procedia Manufacturing 12 (2017): 183-194. http://dx.doi.org/10.1016/j.promfg.2017.08.023.
    10.1016/j.promfg.2017.08.023
  7. Dionysis Skarmeas; Ana Lisboa; Charalampos Saridakis. "Export performance as a function of market learning capabilities and intrapreneurship: {SEM} and FsQCA findings". Journal of Business Research 69 11 (2016): 5342-5347. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296316303393.
    http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.04.135
  8. Lisboa, A.; Skarmeas, D.; Saridakis, C.. "Entrepreneurial orientation pathways to performance: A fuzzy-set analysis". Journal of Business Research 69 4 (2016): 1319-1324. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000370101300011&KeyUID=WOS:000370101300011.
    10.1016/j.jbusres.2015.10.099
  9. Lisboa, A.; Skarmeas, D.; Lages, C.. "Export market exploitation and exploration and performance: Linear, moderated, complementary and non-linear effects". International Marketing Review 30 3 (2013): 211-230. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878217887&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/02651331311321972
  10. Lisboa, A.; Skarmeas, D.; Lages, C.. "Entrepreneurial orientation, exploitative and explorative capabilities, and performance outcomes in export markets: A resource-based approach". Industrial Marketing Management 40 8 (2011): 1274-1284. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-82955249256&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.indmarman.2011.10.013
  11. Lisboa, A.; Skarmeas, D.; Lages, C.. "Innovative capabilities: Their drivers and effects on current and future performance". Journal of Business Research 64 11 (2011): 1157-1161. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80053314287&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jbusres.2011.06.015
  12. Lisboa, Ana. "Efeito do género nas perspectivas éticas: Um estudo empírico numa amostra de estudantes de Gestão". Revista Portuguesa de Marketing 17 (2005): 11-20.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Lisboa, Ana. Autor correspondente: Lisboa, Ana. "Value creation wheel and its application: When and how can it be useful for international Marketing?". In The VCW method for innovation, decision making and problem solving, editado por Lages, Luis Filipe; Fonseca, Vânia; Toh, Peter, 68-71. Lisboa, Portugal: Nova SBE, Universidade Nova de Lisboa, 2025.
    No prelo • dx.doi.org/10.34619/zjfy-vbmm
  2. Coelho, Ana Sofia; Lisboa, Ana; Pinho, José Carlos M. R.. "Entrepreneurial Orientation and Dynamic Capabilities". In Research Anthology on Strategies for Maintaining Successful Family Firms, 738-771. IGI Global, 2022.
    10.4018/978-1-6684-3550-2.ch034
  3. Liliana, Vitorino; Lisboa, Ana; Antunes, Raquel. "Digital Era: How Marketing Communication Develops Business Innovation - Case Studies". In Digital marketing strategies and models for competitive business, 1-29. IGI Global, 2020.
    Publicado • DOI: 10.4018/978-1-7998-2963-8.ch001
  4. Coelho, Ana Sofia; Lisboa, Ana; Pinho, José Carlos M. R.. "Entrepreneurial Orientation and Dynamic Capabilities". In Handbook of Research on Entrepreneurship, Innovation, and Internationalization, 69-101. IGI Global, 2019.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-8479-7.ch003
  5. Lisboa, Ana. Autor correspondente: Lisboa, Ana. "Country of origin: Perceptions of Portuguese consumers". In Global Consumer Behavior. John Wiley & Sons, 2013.
    Publicado • https://doi.org/10.1002/9781118614877.ch7
  6. Lisboa, Ana. Autor correspondente: Lisboa, Ana. "Global Consumer Behavior". In Country of origin: Perceptions of Portuguese consumers, editado por Ammi, Chantal. John Wiley & Sons, 2007.
    Publicado • 10.1002/9781118614877
Livro
  1. Lisboa, Ana; Lopes, Ana; Sargento, Ana Lúcia Marto; Crespo, Catia Fernandes; Santos, Eleonora; Martins, Elisabete; Leitao, Correia Carlos Joao; et al. 31st APDR Congress – Regional Innovation Ecosystems and Sustainable Development: Abstracts. Angra do Heroismo, Portugal: APDR. 2024.
    Publicado
  2. Figueiredo, Bruno; Lisboa, Ana. Entrepreneurship during times of crisis: Examining Entrepreneurial Framework Conditions and cultural characteristics during the COVID-19 pandemic. Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria. 2022.
    Publicado
  3. Santos, Alexandra; Lisboa, Ana. O valor da marca Ler+: Impacto do selo Ler+ na escolha do consumidor. Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria. 2016.
    Publicado
  4. Lisboa, Ana. Autor correspondente: Lisboa, Ana. Dynamic capabilities in international markets: their antecedents and current and future performance outcomes. Lisboa, Portugal: ISCTE-IUL. 2010.
    Publicado
  5. Lisboa, Ana. Autor correspondente: Lisboa, Ana. Influência do país de origem na atitude face ao país e na atitude face aos produtos do país. Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria. 2006.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Lisboa, Ana Catarina Cadima. "Dynamic capabilities in international markets: their antecedents and current and future performance outcomes". Doutoramento, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, 2010. http://hdl.handle.net/10071/3677.
  2. Lisboa, Ana Catarina Cadima. "Influência do País de origem, na atitude face ao País e na atitude face aos produtores do País". Mestrado, Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, 2006. http://hdl.handle.net/10400.14/1475.

Outros

Outra produção
  1. Country of Origin. Ammi/Global Consumer Behavior. 2013. Lisboa, Ana. http://dx.doi.org/10.1002/9781118614877.ch7.
    10.1002/9781118614877.ch7
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/02/07 International Marketing and Entrepreneurship Open Staff Week
IPLeiria (Portugal)
2022/11/07 Digital business models Strategy and Management of Digital Business
Mälardalen University (Suécia)
2022/03/10 Digital and Innovative Business Models Ph.D. Re-framing Digitalization
Mälardalen University (Suécia)
2021 Product development in international markets International Manufacturing Forum Series
CDRSP
2020 Product innovativeness and market performance E21 3rd International Symposium
University of Strathclyde (Glasgow, Reino Unido)
2019/03/26 International marketing strategy workshop Os desafios internacionais para a indústria dos plásticos
NERLEI (Portugal)
2019 International marketing strategy Workshop Os desafios internacionais para a industria dos plásticos
NERLEI (Leiria, Portugal)
2018 International entrepreneurship and its performance outcomes E21 1st International Symposium
INSEEC Business School (Paris, França)
2018 Scientific Literature: Importance and application: The case of International Marketing Semana da Leitura
Câmara Municipal de Leiria (Leiria, Portugal)
2017 The effects of cultural barriers in products: The perspective of consumer behavior Conferência de comemoração dos 100 anos da Roca
Roca (Lisboa, Portugal)
2017 International marketing Open Staff Week
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2017 Innovation and entrepreneurship: From Schumpeter to industry 4.0 International Conference on Digital Manufacturing and Polymers
Karnatak University e Instituto Politécnico de Leiria (Marinha Grande, Portugal)
2014/07/08 What is a market research? Which marketing policies shall be used? Academia de Verão
IPLeiria (Portugal)
2014/04/23 Marketing for Engineers Aula aberta a Engenharia Civil
IPLeiria (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 A lealdade e os hábitos do consumidor com a marca: Análise em tempos de crise
Orientador
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2023 - 2023 IDTur: A Imagem online dos destinos turísticos: Região Oeste
Coorientador
Comunicação e Media (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 - 2023 A influência das atividades de marketing digital dos ginásios no comportamento do consumidor
Orientador
Comunicação e Media (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 - 2023 The influence of culture on entrepreneurs motivations
Orientador
Negócios Internacionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2022 - 2022 Entrepreneurship during times of crisis: Examining Entrepreneurial Framework Conditions and cultural characteristics during the COVID-19 pandemic
Orientador
Negócios Internacionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2022 - 2022 O impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca
Orientador
Comunicação e Media (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 International SMA Behavioural Implications: An Analysis of the Mediating and Moderating Effects
Orientador
Negócios Internacionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2021 - 2021 Sustainability communications and the ceramic tile industry
Coorientador
Engenharia da Conceção e Desenvolvimento de Produto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2021 - 2021 Performance of multinational corporations (MNCs): The influence of research and development (R&D) capability and marketing capability (MC)
Orientador
Negócios Internacionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2020 - 2021 Internship supervision - Glovo
Orientador
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Internship supervision - Remax Leiria
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Internship supervision - Leiripantone, Lda
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Internship supervision - Portspar
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Internship supervision - Web Winner Agency - Consultoria em Marketing Digital Unipessoal, Lda
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 - 2019 A influência do digital storytelling no comportamento do consumidor
Orientador
Comunicação e Media (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Plano de comunicação da Cadfow para as instituições de ensino superior
Orientador
Comunicação e Media (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 The Influences of Personality Traits on Social Entrepreneurship Intentions - A comparison study between Turkey and Portugal
Orientador
Marketing and Communication (Mestrado)
Oikonomiko Panepistemio Athenon, Grécia
2017 - 2017 Projeto de Comunicação: Promoção de um negócio familiar tradicional baseada no digital
Orientador
Comunicação e Media (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2017 Internship supervision - AtlântidaBag
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2016 - 2017 Internship supervision - Parque dos Monges
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2016 - 2017 Internship supervision - Spal Porcelanas de Alcobaça
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2015 - 2017 Orientação empreendedora, redes de negócio e desempenho: o caso específico das PME familiares
Coorientador
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2016 - 2016 O valor da marca Ler+ Impacto do selo Ler+ na escolha do consumidor
Orientador
Comunicação e Media (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 Internship supervision - Roca, SA
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2015 - 2016 Internship supervision - Americana, SA
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2015 - 2016 Internship supervision - Americana SA
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2015 - 2016 Internship supervision - Spal Procelanas SA
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2014 - 2014 A importância das relações na aquisição de serviços
Orientador
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2012 - 2012 A gestão de relações como vantagem competitiva para as PME
Orientador
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2012 - 2012 O impacto das capacidades dinâmicas na inovação: uma comparação entre empresas vinícolas da Região do Alentejo e da Região de Provence
Coorientador
Negócios Internacionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2005 - 2006 Internship supervision - Amgen
Orientador
Comércio e Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2005 - 2006 Internship supervision
Orientador
Organização e Gestão de Empresas (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2005 - 2006 Internship supervision
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2005 - 2006 Internship supervision - Urbinet
Orientador
Comércio e Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2005 - 2006 Internship supervision
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2005 - 2006 Internship supervision - Incentea
Orientador
Gestão de Empresas (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2004 - 2005 Internship supervision - LaRedoute
Orientador
Comércio e Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2004 - 2005 Internship supervision
Orientador
Gestão de Empresas (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2004 - 2005 Internship supervision - Cetial
Orientador
Comércio e Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2004 - 2005 Internship supervision
Orientador
Comércio e Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2004 - 2005 Internship supervision - Cortimóveis
Orientador
Gestão de Empresas (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2003 - 2004 Internship supervision - CGD
Orientador
Gestão de Empresas (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2003 - 2004 Internship supervision
Orientador
Gestão de Empresas (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2025 - Atual Scientific committee - Congresso de Ciências da Comunicação de Coimbra 2025 (2025)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2024 - Atual Scientific committee - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2025 Conference (2025 - 2025)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
American Marketing Association, Estados Unidos
2024 - Atual Scientific committee - 32º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (2025 - 2025)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, Portugal
2024 - Atual Program chair - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2025 Conference (2025 - 2025)
Conferência
American Marketing Association, Estados Unidos
2025 - 2025 Marketing IV Session chair - XXXIV Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica (2025 - 2025)
Conferência
Universidade da Beira Interior, Portugal
2024 - 2025 Global Relationship Marketing and Channel Management track chair - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2025 Conference (2025 - 2025)
Conferência
American Marketing Association, Estados Unidos
2024 - 2024 Metodologías y experiencias docentes Session chair - Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica (2024 - 2024)
Conferência
Universidad de Granada, Espanha
2024 - 2024 Advertising and Image Across Markets Session chair - European International Business Academy Conference (2024 - 2024)
Conferência
European International Business Academy, Bélgica
2024 - 2024 The role of artificial intelligence in regional innovation ecosystems and sustainable development practices Session chair - 31st APDR Congress (2024 - 2024)
Conferência
Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, Portugal
2024 - 2024 Global Brand Management Session chair - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2024 Conference (2024 - 2024)
Conferência
American Marketing Association, Estados Unidos
2024 - 2024 Organizing committee - Seminário Transformação digital na relação com os clientes (2024 - 2024)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia, Portugal
2023 - 2024 Scientific committee - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2024 Conference (2024 - 2024)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
American Marketing Association, Estados Unidos
2023 - 2024 Scientific committee - 31º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (2024 - 2024)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, Portugal
2023 - 2024 Export and Import Management track chair - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2024 Conference (2024 - 2024)
Conferência
American Marketing Association, Estados Unidos
2023 - 2024 Program chair - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2024 Conference (2024 - 2024)
Conferência
American Marketing Association, Estados Unidos
2023 - 2024 Organizing committee - 31º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (2024 - 2024)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, Portugal
2023/05/25 - 2023/05/25 Organizing committee - Management Conference "Comunicação Organizacional: Tratar por tu ou por você?" (2023 - 2023)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2023/05/25 - 2023/05/25 Moderation - Management annual conference, ESTG/Politécnico de Leiria - Comunicação Organizacional: Tratar por tu ou por você? (2023 - 2023)
Conferência
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2022 - 2023 Program chair - Sustainable Value Creation Summit (2023)
Congresso
Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics Unidade de Investigação, Portugal
2022 - 2023 International Marketing track chair - European International Business Academy Conference (2023 - 2023)
Conferência
European Institute for Advanced Studies in Management, Bélgica
2022 - 2023 Scientific committee - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2023 Conference (2023 - 2023)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
American Marketing Association, Estados Unidos
2022 - 2023 How to create value in International markets Session chair - Sustainable Value Creation Summit (2023 - 2023)
Conferência
Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics Unidade de Investigação, Portugal
2022 - 2023 Export and Import Management track chair - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2023 Conference (2023 - 2023)
Conferência
American Marketing Association, Estados Unidos
2022 - 2023 Program chair - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2023 Conference (2023 - 2023)
Conferência
American Marketing Association, Estados Unidos
2021 - 2022 Scientific committee - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2022 Conference (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
American Marketing Association, Estados Unidos
2021 - 2022 Export and Import Management track chair - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2022 Conference (2022 - 2022)
Conferência
American Marketing Association, Estados Unidos
2021 - 2022 Program chair - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2022 Conference (2022 - 2022)
Conferência
American Marketing Association, Estados Unidos
2021 - 2021 Program chair - International Manufacturing Forum Series (2021 - 2021)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Leiria Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, Portugal
2021 - 2021 Global Brand Management Session chair - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2021 Conference (2021 - 2021)
Conferência
American Marketing Association, Estados Unidos
2021 - 2021 Session chair - International Manufacturing Forum Series (2021 - 2021)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Leiria Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, Portugal
2020 - 2021 Scientific committee - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2021 Conference (2021 - 2021)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
American Marketing Association, Estados Unidos
2020 - 2021 Export and Import Management track chair - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2021 Conference (2021 - 2021)
Conferência
American Marketing Association, Estados Unidos
2020 - 2021 Program chair - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2021 Conference (2021 - 2021)
Conferência
American Marketing Association, Estados Unidos
2019 - 2020 Export and Import Management track chair - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2020 Conference (2020 - 2020)
Conferência
American Marketing Association, Estados Unidos
2019 - 2020 Scientific committee - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2020 Conference (2020 - 2020)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
American Marketing Association, Estados Unidos
2019 - 2020 Program chair - American Marketing Association Global Marketing Special Interest Group 2020 Conference (2020 - 2020)
Conferência
American Marketing Association, Estados Unidos
2019 - 2019 Organizer - 2nd E21 international symposium (2019/09 - 2019/09)
Simpósio (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Loughborough University, Reino Unido
2019 - 2019 Organization of field trip to DRT firm (2019)
Outro (Coorganizador)
2019 - 2019 Open class - Relações Públicas: Assessoria de imprensa e comunicação em crise (2019)
Seminário (Coorganizador)
2019 - 2019 Open class Novos meios de comunicação e o papel dos digital influencers (2019 - 2019)
Seminário (Coorganizador)
2018/04/11 - 2018/04/11 Moderation - Marketing annual conference, ESTG/Politécnico de Leiria - Marketing digital: Casos e aplicações práticas (2018 - 2018)
Conferência
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2018 - 2018 Marketing annual conference 2018 (2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2018 - 2018 Organization of field trip to Renova firm (2018)
Outro (Coorganizador)
2017/04/19 - 2017/04/19 Moderation - Marketing annual conference, ESTG/Politécnico de Leiria - Marketing turístico (2017)
Conferência
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2017 - 2017 Marketing Annual Conference 2017 (2017)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2017 - 2017 Organization of field trip to Roca Lisbon Gallery firm (2017)
Outro (Coorganizador)
2016 - 2017 Scientific committee - RESIM International Conference on Advanced Research in Sustainable and Intelligent Manufacturing (2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Leiria Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, Portugal
2016/04/13 - 2016/04/13 Moderation - Marketing annual conference, ESTG/Politécnico de Leiria - O marketing em prol das causas sociais: a responsabilidade do marketing na sociedade (2016 - 2016)
Conferência
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2016 - 2016 Marketing Annual Conference 2016 (2016)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2015/04/16 - 2015/04/16 Moderation - Marketing annual conference, ESTG/Politécnico de Leiria - Content marketing (2015 - 2015)
Conferência
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2015 - 2015 Marketing Annual Conference 2015 (2015)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2014 - 2014 Marketing Annual Conference 2014 (2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2013 - 2013 Organizing Central Comission - IPLeiria Open Day 2013 (2013 - 2013)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2013 - 2013 Marketing Annual Conference 2013 (2013)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2012 - 2012 Organizing Central Comission - IPLeiria Open Day 2012 (2012 - 2012)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2012 - 2012 Marketing Annual Conference 2012 (2012)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2012 - 2012 Innovation and New Product Development Session chair - European Marketing Academy Conference (2012 - 2012)
Conferência
European Marketing Academy, Bélgica
2011 - 2011 Organizing Central Comission - IPLeiria Open Day 2011 (2011 - 2011)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2011 - 2011 Marketing Annual Conference 2011 (2011)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2010/03/10 - 2010/03/10 Moderation - Marketing annual conference, ESTG/Politécnico de Leiria - Marketing sustentável (2010 - 2010)
Conferência
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2010 - 2010 Marketing Annual Conference 2010 (2010)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2009 - 2009 Marketing Annual Conference 2009 (2009)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2008 - 2008 Marketing Annual Conference 2008 (2008)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2007 - 2007 Marketing Annual Conference 2007 (2007)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2006/10/19 - 2006/10/19 Moderation of conference "Marketing Internacional e Industrial", NERLEI (2006) NERLEI Associação Empresarial da Região de Leiria, Portugal
2006 - 2006 Marketing Annual Conference 2006 (2006)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2005 - 2005 Marketing Annual Conference 2005 (2005)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2004 - 2005 Program coordinator - 9th Global Business and Technology Association International Conference (2005 - 2005)
Conferência (Coorganizador)
Global Business and Technology Association, Estados Unidos
2004 - 2005 Organizing committee - 9th Global Business and Technology Association International Conference (2005 - 2005)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Global Business and Technology Association, Estados Unidos
2004 - 2004 Marketing Annual Conference 2004 (2004)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2003 - 2003 Marketing Annual Conference 2003 (2003) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2002 - 2002 Marketing Annual Conference 2002 (2002)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019 - 2020 Export and Import Management track chair AMA Global Marketing SIG 2020
Conferência
American Marketing Association SIG Conference 2020
Leeds University Business School, Reino Unido
2012 - 2012 Innovation and New Product Development session chair
Conferência
European Marketing Academy Conference 2012
ISCTE Business School, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/01/31 Ecosystem Orchestration within Digital Servitization: A Path towards Sustainable Industry
Arguente principal
Milad Kolagar (Doutoramento)
Lulea Tekniska Universitet, Suécia
2022 O impacto das atividades de marketing nas redes sociais na intenção de compra e na lealdade à marca, mediado pela qualidade de relacionamento, amor À marca e cocriação da marca
Arguente
Ana Carolina Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 Determinantes da intenção de compra de moda online no contexto de COVID-19
Arguente
Ana Rita Santos Silva Barros (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 Jano rides: E-Scooter Rental Shop
Arguente principal
Tooka Pourgive (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2021 Capacidades e recursos determinantes da performance de exportação em empresas exportadoras da região centro de Portugal
Arguente principal
André Pedro Jesus Vaz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2021 Produtos de luxo: Estudo de comportamento de compra das mulheres da geração Y
Arguente principal
Kássia Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2020/07/22 A perspectiva das capacidades dinâmicas nas organizações públicas de saúde
Vogal
Rúben Loureiro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020/02 Opportunistic Behavior in Industrial Marketing Relationships (pi examination)
Arguente principal
Raeesah Chohan (Doutoramento)
Lulea Tekniska Universitet, Suécia
2020 Mundo desconectado, mas online: Análise de como o Covid-19 afetou o comportamento do consumidor em compras online durante o período de confinamento
Arguente principal
André Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2019 Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a Dellent Consulting
Arguente principal
Joana Gonçalves Eusébio (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 An Evaluation of Crowdsourcing as a Tool for Marketing Activities
Arguente
Terence Brown (Doutoramento)
Lulea Tekniska Universitet, Suécia
2019 Open data and innovation adoption: Lessons from Sweden
Arguente
Serdar Temiz (Doutoramento)
Kungliga Tekniska Hogskolan Industriell teknik och management, Suécia
2019 Reducing Salespeople's Burnout: the role of customer orientation, sales control systems and customer learning climate
Arguente principal
Reika Igarashi (Doutoramento)
Leeds University Business School, Reino Unido
2019 Motivating External Participation in Marketing Intelligence Foresight
Arguente
Andrew Flostrand (Doutoramento)
Lulea Tekniska Universitet, Suécia
2019 Investigating the persuasive impact of online textual content: A narrative theory approach
Arguente
Mário Cassar (Doutoramento)
Lulea Tekniska Universitet, Suécia
2019 Understanding Individual and Collective Consumer Power in the Modern Economy
Arguente principal
Matthew Wilson (Doutoramento)
Kungliga Tekniska Hogskolan Industriell teknik och management, Suécia
2019 Industrial Buying Behavior in Developing Countries - Case studies of Capital Equipment Purchasing in Large Companies
Arguente
Afshin Afsharipour (Doutoramento)
Lulea Tekniska Universitet, Suécia
2019 Deconstructing value:the role of resource access in determining value processes and value outcomes at different stages of the consumption journey
Arguente
Kerry Chip (Doutoramento)
Kungliga Tekniska Högskolan Institutionen för Industriell ekonomi och organisation, Suécia
2018 Ligao : a multidisciplinary accommodation space Supertubos—Peniche, Portugal
Arguente principal
Kyle Diorio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018 Strategic marketing on museum audience attraction – a comparative study between Portugal and the UK
Arguente principal
Tiago Albuquerque (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017 O papel da comunicação de marketing no âmbito das estratégias de marketing pessoal no contexto da mediação imobiliária
Arguente principal
Aline Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - Atual Australian & New Zealand Marketing Academy Conference
2022 - Atual Business Association of Latin American Studies Annual Conference
2022 - Atual Academy of Innovation, Entrepreneurship, and Knowledge Conference
2018 - Atual Global Marketing Conference Tóquio
2016 - Atual American Marketing Academy SIG Conference Havana
2015 - Atual Global Innovation and Knowledge Academy Conference
2014 - Atual European International Business Academy
2011 - Atual Global Business and Technology Association
2011 - Atual AIB Annual Meeting
2009 - Atual European Marketing Academy Conference
2015 - 2016 American Marketing Academy Winter Conference 2016 Las Vegas

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Sustainability
2023 - Atual European Journal of International Management
2022 - Atual Book The impact of HEIs on regional development: Facts and practices of collaborative work with SMEs
2022 - Atual International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research
2021 - Atual Psychology & Marketing
2020 - Atual Millenium - Journal of Education Technologies and Health (1647-662X) Instituto Politecnico de Viseu
2020 - Atual Book Emerging Topics in Management Studies
2019 - Atual Handbook of Entrepreneurship, Innovation and Internationalization IGI Global
2018 - Atual Entrepreneurship Theory and Practice (1540-8520) SAGE Publications
2017 - Atual Technovation (0166-4972) Elsevier
2015 - Atual Journal of International Marketing (1547-7215) SAGE Publications
2014 - Atual BAR - Brazilian Administration Review (1807-7692) SciELO
2014 - Atual International Marketing Review (0265-1335) Emerald (MCB UP )
2012 - Atual Journal of Business Research (0148-2963) Elsevier
2011 - Atual Industrial Marketing Management (0019-8501) Elsevier

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018/05 - Atual Member of external assessment team of the Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) for the study cycles of Marketing
Avaliador

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2011 - Atual Program Iniciative Training for Businessmen (ACISO and NERLEI) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012 - 2012 Consulting of strategic marketing to Hirusta firm (Âmbito do Vale Inovação) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2011 - 2011 Consulting of marketing communication to firm Promóbidos (âmbito do Programa Iniciativa Formação para Empresários) Associação Empresarial da Região do Oeste, Portugal
2011 - 2011 Consulting of strategic diagnosis to firm Madeira & Sousa-Impermeabilizações, Lda (âmbito do Programa Iniciativa Formação para Empresários) NERLEI Associação Empresarial da Região de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Consulting of strategic diagnosis to firm Impulsor-Equipamentos Electromecânicos, Lda (âmbito do Programa Iniciativa Formação para Empresários) NERLEI Associação Empresarial da Região de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Consulting of strategic diagnosis to firm Residencial Santo Amaro (âmbito do Programa Iniciativa Formação para Empresários) ACISO - Associação Empresarial Ourém - Fátima, Portugal
2006 - 2006 Consulting of marketing to firm Cetial (âmbito do programa REDE) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2004 - 2004 Consulting of communication to firm DCJ (âmbito do programa REDE) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - 2023 Teaching Mobility ERASMUS+ Malardalen University (Doktor (PhD)) Mälardalens högskola - Campus Eskilstuna, Suécia
2023 - 2023 Teaching Mobility ERASMUS+ Luleå University of Technology (Doktor (PhD)) Luleå tekniska universitet Avdelningen för industriell ekonomi, Suécia
2022 - 2022 Teaching Mobility ERASMUS+ Technological University Shannon (Doktor (PhD)) Technological University of the Shannon Midlands Midwest, Irlanda
2021 - 2021 Teaching Mobility ERASMUS+ Athens University of Economics & Business, Grécia (Doktor (PhD)) Oikonomiko Panepistemio Athenon, Grécia
2019 - 2019 Teaching Mobility ERASMUS+ Universidad Almeria, Espanha (Graduado) Universidad de Almería, Espanha
2018 - 2018 Teaching Mobility ERASMUS+ Universidad Almeria, Espanha (Graduado) Universidad de Almería, Espanha
2017 - 2017 Teaching Mobility ERASMUS+ Athens University of Economics & Business, Grécia (Doctor) Oikonomiko Panepistemio Athenon, Grécia

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - Atual American Marketing Association
2014 - Atual Academy of International Business

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024 - Atual Guest editor Special Issue High Technology Innovation in Emerging Markets - Industrial Marketing Management Industrial Marketing Management, Países Baixos
2024 - Atual Editorial board - International Marketing Review International Marketing Review, Reino Unido
2024 - Atual Editorial board - Journal of Management & Organization Journal of Management & Organization, Reino Unido
2023 - Atual Guest editor Special Issue High Technology Innovation in Emerging Market for Export Development of Developing Countries - Journal of High Technology Management Research Journal of High Technology Management Research, Reino Unido
2022 - Atual Review editor Advertising and Marketing Communication area - Frontiers in Communication Frontiers in Communication, Suiça

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - Atual Juri in Management project Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2014 - Atual Juri for assessment processes of teaching staff Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2020/04/09 - 2020/05/07 Juri - Appointment of Senior Lecturer in Industrial Marketing at Luleå University of Technology (Suécia) Lulea Tekniska Universitet, Suécia
2020/03/04 - 2020/04/05 Reviewer - book "Emerging Topics in Management Studies", P. Pereira da Silva, Jorge, S. and Moura e Sá, P. (Eds) Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Appointment of Senior Lecturer in Industrial Marketing at Luleå University of Technology (Suécia), ref no: 3149-2018. Análise da documentação dos candidatos ao cargo de Senior Lecturer enquanto external expert e recomendação de candidato indicado. Lulea Tekniska Universitet, Suécia
2017 - 2017 Juri for Specialist title, area of Marketing Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Juri of Specialist title for the Assessoria e Comunicação Organizacional area Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2021 - 2021 PhD mentoring - Doctoral Colloquium AMA Global Marketing Special Interest Group 2021 Conference -
Distinções

Prémio

2017 Award for international scientific publications - Social Sciences
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 Best paper in track Global & Cross Cultural Marketing
American Marketing Association, Estados Unidos

Título

2017 Outstanding contribution in reviewing recognition
Industrial Marketing Management, Países Baixos