???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Lisboa

Nomes de citação

  • Lisboa, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
C810-07A5-272D
ORCID iD
0000-0001-9568-5724

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2010
Concluído
Doutoramento em Gestão, Especialidade em Marketing (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Dynamic capabilities in international markets: Their antecedents and current and future performance outcomes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com louvor e distinção
2006
Concluído
Gestão e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
"Influência do país de origem na atitude face ao país e na atitude face aos produtos do país" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Parte lectiva: 17 / Tese: Muito Bom
2001
Concluído
Organização e Gestão de Empresas (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01/18 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia, Portugal
2014/01/02 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Leiria Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/11/10 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2002 - 2010 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09/14 - 2018/11/14 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2015 - 2017 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2013 - 2017 Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/02 - 2014/01 Organizational Abuse and Ethical Behavior in the Working Place
Provided by PTCRIS: PTDC/EGE-GES/109925/2009
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2006/10 - 2010/11 COUNTRY OF ORIGIN: IMAGE AND ETHNOCENTRISM INFLUENCES
Provided by PTCRIS: SFRH/BD/28728/2006
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual Projeto estratégico UID/Multi/04044/2019
UID/Multi/04044/2019
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2017 - Atual PAMI - Portuguese Additive Manufacturing Initiative
projeto nº22158 – SAICT- AAC nº 01/SAICT/2016
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2013 - 2013 PEst – OE/EME/UI4044/2013
PEst-OE/EME/UI4044/2013
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011 - 2012 Projeto Estratégico PEst-OE/EGE/UI0315/2011
PEst-OE/EGE/UI0315/2011
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2009 Exploração Organizacional e Comportamento Ético no Local de Trabalho Organizational (PTDC/EGE-GES/109925/2009)
PTDC/EGE-GES/109925/2009
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015 - Atual E21 - Entrepreneurship in the 21st Century
E21
Investigador
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Matthew Robson. "International interorganizational competitive advantage in new product development". Trabalho apresentado em AMA Global Marketing SIG Conference, Santiago, 2023.
    Publicado
  2. Eidyx Martinez; Lisboa, Ana. "Performance of multinational corporations (MNCs): The influence of research and development capability and marketing capability". Trabalho apresentado em Jornadas Luso-espanholas de gestão científica, Aveiro, 2023.
    Publicado
  3. Mostaghel, Rana; Lisboa, Ana. "Marketing strategy in the circular economy: Towards a new theory". Trabalho apresentado em Academy of Innovation, Entrepreneurship, and Knowledge conference, Sevilha, 2022.
    Publicado
  4. Lisboa, Ana; Charalampos Saridkis; Angelidou, Sofia. "Global Marketing and environmental shocks: The role of COVID-related innovation". Trabalho apresentado em AMA Global Marketing SIG Conference, Creta, 2022.
  5. Lisboa, Ana; Nagy, Gabor; Eleni Tsougkou; Cadogan, John W.; Ian R. Hodgkinson; João M. S. Oliveira; Victoria Story; Nathaniel Boso. "Product innovation strategy and competitive advantage: an empirical study of Portuguese exporters". Trabalho apresentado em EMAC 2021 Annual Conference, Madrid, 2021.
    Publicado
  6. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas. "Performance implications of product development in export markets". Trabalho apresentado em AMA Global Marketing SIG Conference, Taormina, 2021.
    Publicado
  7. Antunes, Raquel; Lisboa, Ana; Vitorino, Liliana Coutinho. "Young consumers’ intention to purchase products with ergonomic packages". Trabalho apresentado em Jornadas Luso-espanholas de gestão científica, Braga, 2020.
  8. Simão, Lídia; Lisboa, Ana; Moreira, Jacinta. "Economia circular – Uma nova perspectiva do desenvolvimento sustentável". Trabalho apresentado em Jornadas Luso-espanholas de gestão científica, Braga, 2020.
  9. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas. "Export product development exploitation and exploration and performance: Linear, moderated, complementary and non-linear effects". Trabalho apresentado em AMA Global Marketing SIG Conference, Buenos Aires, 2019.
  10. Dionysis Skarmeas; Paraskevas Argouslidis; Flora Kokkinaki; Alexis Mavrommatis; Lisboa, Ana. "On relationship value in international marketing channels". Trabalho apresentado em Global Marketing Conference, Tóquio, 2018.
  11. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas. "Balancing market and new product development capabilities to export performance: Direct and moderating effects". Trabalho apresentado em AMA Global Marketing SIG Special Conference, Santorini, 2018.
  12. Coelho, Ana Sofia Montenegro Gonçalves; Lisboa, Ana; Pinho, José Carlos. "The impact of resources’ combination on the entrepreneurial orientation of SMEs family business". Trabalho apresentado em Workshop on Family Firm Management Research, 2018.
    Publicado
  13. Simão, Lídia; Ferreira, Alcina; Lisboa, Ana. "Antecedentes da comunicação WOM". Trabalho apresentado em Jornadas Luso Espanholas de Gestão Coentífica, Guarda, 2018.
    Publicado
  14. Lisboa, Ana. "Ambidexterity, Converting market knowledge into export performance outcomes: the role of knowledge integration mechanisms". Trabalho apresentado em AIB Annual Meeting, Dubai, 2017.
    Publicado
  15. Lisboa, Ana; Lages, Carmen. "Translating market knowledge into export profitability: The moderating effect of knowledge integration mechanisms and technological turbulence". Trabalho apresentado em AMA Global Marketing SIG Special Conference, Havana, 2017.
    Publicado
  16. Simão, Lídia; Lisboa, Ana. "Green marketing and green brand – The Toyota case". Trabalho apresentado em RESIM International Conference on Advanced Research in Sustainable and Intelligent Manufacturing, Leiria, 2016.
    Publicado
  17. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas. "Ambidexterity, new product advantage and export performance: Degree of internationalization and turbulence moderating effects". Trabalho apresentado em AIB Annual Meeting, New Orleans, 2016.
    Publicado
  18. Dionysis Skarmeas; Lisboa, Ana; Charalampos Saridakis. "Export performance as a function of market learning capabilities and intrapreneurship: SEM and FsQCA findings". Trabalho apresentado em GIKA Annual Conference, Valência, 2016.
    Publicado
  19. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas. "Exploitation, exploration, and adaptive export performance in the presence of turbulence". Trabalho apresentado em AMA Winter Marketing Educators' Conference, Las Vegas, 2016.
    Publicado
  20. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Charalampos Saridakis. "Entrepreneurial orientation pathways to performance: A fuzzy-set analysis". Trabalho apresentado em GIKA Annual Conference, Valência, 2015.
    Publicado
  21. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas. "Balance of exploration and exploitation: Different routes to new product advantage and dynamic relationship with export performance". Trabalho apresentado em AIB Annual Meeting, Bengaluru, 2015.
    Publicado
  22. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas. "Put it in a new perspective: The influence of intrapreneurial orienta-tion in objective and subjective future performance through product development exploration". Trabalho apresentado em European Marketing Academy Conference, Leuven, 2015.
    Publicado
  23. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas. "Exploitation, exploration, and adaptive export performance in turbulent times: The market and product development domains". Trabalho apresentado em AMA Winter Marketing Educators' Conference, San Antonio, 2015.
    Publicado
  24. Roxo, Mafalda; Silva, Susana Costa e; Lisboa, Ana. "The influence of internal and external variables in the export performance". 2014.
  25. Simão, Lídia; Lisboa, Ana. "Sustentabilidade e gestão das empresas e da marca". Trabalho apresentado em Congresso Internacional em Marcas/Branding – Percursos para o Estudo da Marca/Branding: da Representação à Prática, Leiria, 2014.
    Publicado
  26. Fonseca, Tânia; Ferreira, Vítor; Lisboa, Ana. "O impacto das capacidades dinâmicas na inovação: Uma comparação entre empresas vinícolas da região do Alentejo e da região de Provence". Trabalho apresentado em International Conference of the International Joseph A. Schumpeter Society, Jena, 2014.
    Publicado
  27. Roxo, Mafalda Teles; Costa e Silva, Susana; Lisboa, Ana. "The influence of internal and external variables in the export performance". Trabalho apresentado em Iberian International Business Conference, Zaragoza, 2014.
    Publicado
  28. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Lages, Carmen. "Balancing exploitative and explorative capabilities within and across the product development and market domains". Trabalho apresentado em AIB Annual Meeting, Vancouver, 2014.
    Publicado
  29. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Lages, Carmen. "Entrepreneurial orientation and performance: The intervening role of dynamic capabilities". Trabalho apresentado em European Marketing Academy Conference, Lisboa, 2012.
    Publicado
  30. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Lages, Carmen. "Entrepreneurial orientation and new products’ dynamic capabilities impact on export profitability". Trabalho apresentado em Consortium for International Marketing Research, Taipei, 2012.
    Publicado
  31. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Lages, Luis Filipe; Lages, Carmen. "The balance of product development and market-related dynamic capabilities on product innovation performance". Trabalho apresentado em AIB Annual Meeting, Nagoya, 2011.
    Publicado
  32. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Lages, Carmen. "Dynamic capabilities in international markets: the influence of technological turbulence in achieving market effectiveness performance". Trabalho apresentado em European Marketing Academy Conference, Ljubljana, 2011.
    Publicado
  33. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Lages, Carmen. "Entrepreneurial orientation, dynamic capabilities, and performance outcomes". Trabalho apresentado em Global Marketing Conference, Tóquio, 2010.
    Publicado
  34. Lisboa, Ana; Dionysis Skarmeas; Lages, Carmen. "Innovative capabilities: Their drivers and effects on current and future performance". Trabalho apresentado em Global Marketing Conference, Tóquio, 2010.
    Publicado
  35. Lisboa, Ana; Lages, Carmen; Dionysis Skarmeas; Lages, Luis Filipe. "Dynamic capabilities in international markets impact on export profit and effectiveness performance". Trabalho apresentado em European Marketing Academy Conference, Copenhaga, 2010.
    Publicado
  36. Lisboa, Ana; Lages, Carmen; Dionysis Skarmeas. "Model of dynamic learning capabilities in international markets". Trabalho apresentado em European Marketing Academy Conference, Nantes, 2009.
    Publicado
  37. Lisboa, Ana. "Relative role of relationship intensity and contract on firm performance". Trabalho apresentado em Global Business and Technology Association International Conference, Madrid, 2008.
    Publicado
  38. Lisboa, Ana. "Country-of-origin: Perceptions of Portuguese consumers". Trabalho apresentado em Global Business and Technology Association International Conference, Moscovo, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Mostaghel, Rana; Oghazi, Pejvak; Lisboa, Ana. "The transformative impact of the circular economy on marketing theory". Technological Forecasting and Social Change 195 (2023): 122780. http://dx.doi.org/10.1016/j.techfore.2023.122780.
    Publicado • 10.1016/j.techfore.2023.122780
  2. Silva, Graça Miranda; Dias, Álvaro Lopes; Lisboa, Ana Cadima; Silva, Filipa Pereira. "Drivers and outcomes of sustainable export marketing strategies in international environments". Review of International Business and Strategy 33 4 (2023): 627-648. http://dx.doi.org/10.1108/ribs-05-2022-0056.
    Publicado • 10.1108/ribs-05-2022-0056
  3. Angelidou, Sofia; Lisboa, Ana Catarina Cadima; Saridakis, Charalampos. "Expanding into new product lines in response to COVID-19: The interplay between firm age and performance aspirations". Industrial Marketing Management 104 (2022): 167-181. http://dx.doi.org/10.1016/j.indmarman.2022.04.018.
    Publicado • 10.1016/j.indmarman.2022.04.018
  4. Ana Lisboa; Liliana Vitorino; Raquel Antunes. "Gen Zers’ intention to purchase products with sustainable packaging: an alternative perspective to the attitude-behaviour gap". Journal of Marketing Management (2022): https://doi.org/10.1080/0267257X.2022.2083214.
    10.1080/0267257X.2022.2083214
  5. Ferreira, Vitor; Lisboa, Ana. "Innovation and Entrepreneurship: From Schumpeter to Industry 4.0". Applied Mechanics and Materials 890 (2019): 174-180. http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific.net/amm.890.174.
    10.4028/www.scientific.net/amm.890.174
  6. Simão, Lídia; Lisboa, Ana. "Green Marketing and Green Brand – The Toyota Case". Procedia Manufacturing 12 (2017): 183-194. http://dx.doi.org/10.1016/j.promfg.2017.08.023.
    10.1016/j.promfg.2017.08.023
  7. Dionysis Skarmeas; Ana Lisboa; Charalampos Saridakis. "Export performance as a function of market learning capabilities and intrapreneurship: {SEM} and FsQCA findings". Journal of Business Research 69 11 (2016): 5342-5347. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296316303393.
    http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.04.135
  8. Lisboa, A.; Skarmeas, D.; Saridakis, C.. "Entrepreneurial orientation pathways to performance: A fuzzy-set analysis". Journal of Business Research 69 4 (2016): 1319-1324. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000370101300011&KeyUID=WOS:000370101300011.
    10.1016/j.jbusres.2015.10.099
  9. Lisboa, A.; Skarmeas, D.; Lages, C.. "Export market exploitation and exploration and performance: Linear, moderated, complementary and non-linear effects". International Marketing Review 30 3 (2013): 211-230. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878217887&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/02651331311321972
  10. Lisboa, A.; Skarmeas, D.; Lages, C.. "Entrepreneurial orientation, exploitative and explorative capabilities, and performance outcomes in export markets: A resource-based approach". Industrial Marketing Management 40 8 (2011): 1274-1284. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-82955249256&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.indmarman.2011.10.013
  11. Lisboa, A.; Skarmeas, D.; Lages, C.. "Innovative capabilities: Their drivers and effects on current and future performance". Journal of Business Research 64 11 (2011): 1157-1161. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80053314287&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jbusres.2011.06.015
  12. Lisboa, Ana. "Efeito do género nas perspectivas éticas: Um estudo empírico numa amostra de estudantes de Gestão". Revista Portuguesa de Marketing 17 (2005): 11-20.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Coelho, Ana Sofia; Lisboa, Ana; Pinho, José Carlos M. R.. "Entrepreneurial Orientation and Dynamic Capabilities". In Research Anthology on Strategies for Maintaining Successful Family Firms, 738-771. IGI Global, 2022.
    10.4018/978-1-6684-3550-2.ch034
  2. Vitorino, Liliana Coutinho; Lisboa, Ana; Antunes, Raquel J.. "Digital Era". In Digital Marketing Strategies and Models for Competitive Business, 1-29. IGI Global, 2020.
    10.4018/978-1-7998-2963-8.ch001
  3. Coelho, Ana Sofia; Lisboa, Ana; Pinho, José Carlos M. R.. "Entrepreneurial Orientation and Dynamic Capabilities". In Handbook of Research on Entrepreneurship, Innovation, and Internationalization, 69-101. IGI Global, 2019.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-8479-7.ch003
Tese / Dissertação
  1. Lisboa, Ana Catarina Cadima. "Dynamic capabilities in international markets: their antecedents and current and future performance outcomes". Doutoramento, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, 2010. http://hdl.handle.net/10071/3677.
  2. Lisboa, Ana Catarina Cadima. "Influência do País de origem, na atitude face ao País e na atitude face aos produtores do País". Mestrado, Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, 2006. http://hdl.handle.net/10400.14/1475.

Outros

Outra produção
  1. Country of Origin. Ammi/Global Consumer Behavior. 2013. Lisboa, Ana. http://dx.doi.org/10.1002/9781118614877.ch7.
    10.1002/9781118614877.ch7
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020 Product innovativeness and market performance E21 3rd International Symposium
University of Strathclyde (Glasgow, Reino Unido)
2019 Estratégias de marketing internacional Workshop Os desafios internacionais para a industria dos plásticos
NERLEI (Leiria, Portugal)
2018 International entrepreneurship and its performance outcomes E21 1st International Symposium
INSEEC Business School (Paris, França)
2018 Literatura científica: Importância e aplicação – O caso do Marketing Internacional Semana da Leitura
Câmara Municipal de Leiria (Leiria, Portugal)
2017 Os efeitos das barreiras culturais nos produtos: A perspetiva do comportamento do consumidor Conferência de comemoração dos 100 anos da Roca
Roca (Lisboa, Portugal)
2017 International marketing Open Staff Week
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2017 Innovation and entrepreneurship: From Schumpeter to industry 4.0 International Conference on Digital Manufacturing and Polymers
Karnatak University e Instituto Politécnico de Leiria (Marinha Grande, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual A influência do digital storytelling no comportamento do consumidor
Orientador
Comunicação e Media (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - Atual Plano de comunicação da Cadfow para as instituições de ensino superior
Orientador
Comunicação e Media (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - Atual The Influences of Personality Traits on Social Entrepreneurship Intentions - A comparison study between Turkey and Portugal
Orientador
Marketing and Communication (Mestrado)
Oikonomiko Panepistemio Athenon, Grécia
2017 - Atual Orientação empreendedora, redes de negócio e desempenho: o caso específico das PME familiares
Coorientador
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - Atual Projeto de Comunicação: Promoção de um negócio familiar tradicional baseada no digital
Orientador
Comunicação e Media (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - Atual O valor da marca Ler+ Impacto do selo Ler+ na escolha do consumidor
Orientador
Comunicação e Media (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - Atual A importância das relações na aquisição de serviços
Orientador
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2012 - Atual A gestão de relações como vantagem competitiva para as PME
Orientador
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2012 - Atual O impacto das capacidades dinâmicas na inovação: uma comparação entre empresas vinícolas da Região do Alentejo e da Região de Provence
Coorientador
Negócios Internacionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - Atual Organizadora do 2nd E21 international symposium (2019/09)
Simpósio (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Loughborough University, Reino Unido
2019 - Atual Organização de visita de estudo à empresa DRT (2019)
Outro (Coorganizador)
2019 - Atual Organização de aula aberta subordinada ao tema “Relações Públicas: assessoria de imprensa e comunicação em crise” (2019)
Seminário (Coorganizador)
2019 - Atual Organização de aula aberta subordinada ao tema “Novos meios de comunicação e o papel dos digital influencers” (2019)
Seminário (Coorganizador)
2018 - Atual Organização de visita de estudo à empresa Renova (2018)
Outro (Coorganizador)
2017 - Atual Organização de visita de estudo à Roca Lisbon Gallery (2017)
Outro (Coorganizador)
2002 - Atual Conferência Anual de Marketing 2002 (2002)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2017 - 2018 Conferência Anual de Marketing 2018 (2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2016 - 2017 Conferência Anual de Marketing 2017 (2017)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2015 - 2016 Conferência Anual de Marketing 2016 (2016)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2014 - 2015 Conferência Anual de Marketing 2015 (2015)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2013 - 2014 Conferência Anual de Marketing 2014 (2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2012 - 2013 Comissão Central Organizadora do Dia Aberto 2013 (2013)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2012 - 2013 Conferência Anual de Marketing 2013 (2013)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2011 - 2012 Comissão Central Organizadora do Dia Aberto 2012 (2012)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2011 - 2012 Conferência Anual de Marketing 2012 (2012)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2010 - 2011 Comissão Central Organizadora do Dia Aberto 2011 (2011)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2010 - 2011 Conferência Anual de Marketing 2011 (2011)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2009 - 2010 Conferência Anual de Marketing 2010 (2010)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2008 - 2009 Conferência Anual de Marketing 2009 (2009)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2007 - 2008 Conferência Anual de Marketing 2008 (2008)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2006 - 2007 Conferência Anual de Marketing 2007 (2007)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2005 - 2006 Conferência Anual de Marketing 2006 (2006)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2004 - 2005 Conferência Anual de Marketing 2005 (2005)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2003 - 2004 Conferência Anual de Marketing 2004 (2004)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2002 - 2003 Conferência Anual de Marketing 2003 (2003) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019 - Atual Export and Import Management track chair
Conferência
American Marketing Association SIG Conference 2020
Leeds University Business School, Reino Unido
2012 - Atual Innovation and New Product Development session chair
Conferência
European Marketing Academy Conference 2012
ISCTE Business School, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/07/22 A perspectiva das capacidades dinâmicas nas organizações públicas de saúde
Vogal
Rúben Loureiro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020/02 Opportunistic Behavior in Industrial Marketing Relationships (pi examination)
Arguente principal
Raeesah Chohan (Doutoramento)
Lulea Tekniska Universitet, Suécia
2019 Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a Dellent Consulting
Arguente principal
Joana Gonçalves Eusébio (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 An Evaluation of Crowdsourcing as a Tool for Marketing Activities
Arguente
Terence Brown (Doutoramento)
Lulea Tekniska Universitet, Suécia
2019 Open data and innovation adoption: Lessons from Sweden
Arguente
Serdar Temiz (Doutoramento)
Kungliga Tekniska Hogskolan Industriell teknik och management, Suécia
2019 Reducing Salespeople's Burnout: the role of customer orientation, sales control systems and customer learning climate
Arguente principal
Reika Igarashi (Doutoramento)
Leeds University Business School, Reino Unido
2019 Motivating External Participation in Marketing Intelligence Foresight
Arguente
Andrew Flostrand (Doutoramento)
Lulea Tekniska Universitet, Suécia
2019 Deconstructing value
Arguente
Kerry Chipp (Doutoramento)
Kungliga Tekniska Hogskolan Industriell teknik och management, Suécia
2019 Investigating the persuasive impact of online textual content: A narrative theory approach
Arguente
Mário Cassar (Doutoramento)
Lulea Tekniska Universitet, Suécia
2019 Understanding Individual and Collective Consumer Power in the Modern Economy
Arguente principal
Matthew Wilson (Doutoramento)
Kungliga Tekniska Hogskolan Industriell teknik och management, Suécia
2019 Industrial Buying Behavior in Developing Countries - Case studies of Capital Equipment Purchasing in Large Companies
Arguente
Afshin Afsharipour (Doutoramento)
Lulea Tekniska Universitet, Suécia
2018 Ligao : a multidisciplinary accommodation space Supertubos—Peniche, Portugal
Arguente principal
Kyle Diorio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018 Strategic marketing on museum audience attraction – a comparative study between Portugal and the UK
Arguente principal
Tiago Albuquerque (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017 O papel da comunicação de marketing no âmbito das estratégias de marketing pessoal no contexto da mediação imobiliária
Arguente principal
Aline Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - Atual European Marketing Academy Conference Hamburgo
2019 - Atual American Marketing Academy SIG Conference 2019 Taormina
2019 - Atual AIB Annual Meeting 2020 Miami
2018 - Atual Global Marketing Conference Tóquio
2018 - Atual American Marketing Academy SIG Conference 2019 Buenos Aires
2017 - Atual American Marketing Academy SIG Conference 2018 Santorini
2016 - Atual Global Innovation and Knowledge Academy Conference Valência
2016 - Atual AIB Annual Meeting 2017 Dubai
2016 - Atual American Marketing Academy SIG Conference 2017 Havana
2015 - Atual European Marketing Academy Conference Leuven
2015 - Atual Global Innovation and Knowledge Academy Conference Valência
2015 - Atual American Marketing Academy Winter Conference 2016 Las Vegas
2015 - Atual AIB Annual Meeting 2016 New Orleans
2015 - Atual European International Business Academy Rio de Janeiro
2015 - Atual European Marketing Academy Conference 2016 Oslo
2014 - Atual European International Business Academy Uppsala
2014 - Atual AIB Annual Meeting 2015 Bengaluru
2014 - Atual European Marketing Academy Conference 2015 Leuven
2012 - Atual European Marketing Academy Conference Lisboa
2011 - Atual Global Business and Technology Association Istambul
2011 - Atual AIB Annual Meeting Nagoya

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Millenium - Journal of Education Technologies and Health (1647-662X) Instituto Politecnico de Viseu
2019 - Atual Handbook of Entrepreneurship, Innovation and Internationalization IGI Global
2018 - Atual Entrepreneurship Theory and Practice (1540-8520) SAGE Publications
2017 - Atual Technovation (0166-4972) Elsevier
2015 - Atual Journal of International Marketing (1547-7215) SAGE Publications
2014 - Atual BAR - Brazilian Administration Review (1807-7692) SciELO
2014 - Atual International Marketing Review (0265-1335) Emerald (MCB UP )
2012 - Atual Journal of Business Research (0148-2963) Elsevier
2011 - Atual Industrial Marketing Management (0019-8501) Elsevier

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018/05 - 2019/08 Membro da equipa de avaliação externa para a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para os ciclos de estudo de Marketing
Avaliador

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2011 - Atual Programa Iniciativa Formação para Empresários (ACISO e NERLEI) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Mobilidade de ensino ERASMUS+ Universidad Almeria, Espanha (Graduado) Universidad de Almería, Espanha
2018 - Atual Mobilidade de ensino ERASMUS+ Universidad Almeria, Espanha (Graduado) Universidad de Almería, Espanha
2017 - Atual Mobilidade de ensino ERASMUS+ Athens University of Economics & Business, Grécia (Doctor) Oikonomiko Panepistemio Athenon, Grécia

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - Atual American Marketing Association
2014 - Atual Academy of International Business

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016 - Atual Membro do comité científico do evento RESIM International Conference on Advanced Research in Sustainable and Intelligent Manufacturing Instituto Politécnico de Leiria Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - Atual Atribuição de título de especialista para a área de Marketing Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - Atual Atribuição de título de especialista para a área de Assessoria e Comunicação Organizacional Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2020/04/09 - 2020/05/07 Appointment of Senior Lecturer in Industrial Marketing at Luleå University of Technology (Suécia), ref no: 213-2020. Análise da documentação dos candidatos ao cargo de Senior Lecturer enquanto external expert e recomendação de candidato indicado. Lulea Tekniska Universitet, Suécia
2020/03/04 - 2020/04/05 Review of article for the book "Emerging Topics in Management Studies", P. Pereira da Silva, Jorge, S. and Moura e Sá, P. (Eds) Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Appointment of Senior Lecturer in Industrial Marketing at Luleå University of Technology (Suécia), ref no: 3149-2018. Análise da documentação dos candidatos ao cargo de Senior Lecturer enquanto external expert e recomendação de candidato indicado. Lulea Tekniska Universitet, Suécia
Distinções

Prémio

2017 +publicação científica internacional relativa a publicação científica de relevância internacional na área das Ciências Sociais e Humanidades
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 Best paper in track Global & Cross Cultural Marketing
American Marketing Association, Estados Unidos

Título

2017 Outstanding contribution in reviewing recognition
Industrial Marketing Management, Países Baixos