???global.info.a_carregar???
Nelson Manuel da Silva de Matos. Concluiu o(a) Doutoramento em Phd in Marketing and Strategy em 2022/09/09 pelo(a) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Doutoramento em Phd in Tourism em 2015/02/23 pelo(a) Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Doutoramento em Phd in Marketing and Strategy em 2022/09/09 pelo(a) Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão Engenharia Industrial e Turismo, Doutoramento em Phd in Marketing and Strategy em 2022/09/09 pelo(a) Universidade da Beira Interior Departamento de Gestão e Economia e Licenciatura em Tourism - Marketing branch em 2002 pelo(a) Universidade do Algarve. É Investigador no(a) Cinturs - Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being, Professor Adjunto Convidado no(a) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Member of the Board of directors - Master in Marketing Management no(a) Universidade do Algarve Faculdade de Economia e Citur - Centro de Investigação - Membro colaborador no(a) Universidade do Algarve. Publicou 49 artigos em revistas especializadas. Possui 13 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Organizou 3 evento(s). Orientou 1 tese(s) de doutoramento e coorientou 2. Orientou 7 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 3. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 9 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão e Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Digital marketing; Websites analytics; Lead generation; Communication; Communication mix; Seaport marketing; Seaport events; Seaport content management; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; Turismo; Management; Social networks; NGOs; Immigration; Refugees; Media; Determinants; Hospitality; Reviews; Library; Values; Return; Travel; Erasmus+ programa de intercâmbio; Turismo de experiências; Escala de experiências; Satisfação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Marketing experiencial; Economia das experiências; Experiências turísticas; Hotelaria; Destination image; Image formation; Conceptual model of destination image; Tourism experiences; Destination Image; Experiences; Positioning; Satisfaction; Positioning; Satisfaction; Imagem dos destinos; Experiências; Destinos turísticos; Destino turístico; Imagem do destino; Experiência no destino; Algarve; Consumer behavior; Alojamento local; CRM; Marketing; Serviços.; Relationship marketing; experience marketing; Strategic marketing; Operational marketing; Tourism and Tourism marketing; tourism experience; tourism services; Experiência gastronómica; Gastronomia sustentável; Experiência gastronómica sustentável; Revisão sistemática de literatura; Flow; Memories; Novelty; Interpersonal interaction; Memorable tourism experience; Leisure experience; Sustainability; Short supply chains; Food; Pandemic; COVID-19; Redes sociais; Marketing digital; Search engine optimization; Search engine marketing; Email marketing; Social media marketing; Google ads; Startups opportunities; User-generated content; Sentiment analysis; Electronic commerce; Gestão das experiências memoráveis; Turismo de inverno; Imagem de destino online; SQLR; Conteúdo gerado pelo turismo; Tripadvisor; Business intelligence; Social media; Imagem do destino turístico; Comportamento do consumidor; Processamento de linguagem natural; Análise de sentimento; Turismo no Algarve; Non-life insurance; Customer loyalty; Customer retention; Product cancellation; Insurance intermediary; Comunicação; Emoções; Fidelização; Imaginário; Personalização em massa; Pré-experiência; Digital accessibility; Mobile applications; Destination management organizations; Tourism for all; WCAG 2.1; Paid media; Estratégia; Marketing integrado; Instagram; Formação da imagem; Design; Theoretical framew
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nelson Manuel da Silva de Matos

Nomes de citação

  • Matos, Nelson
  • Nelson deMatos

Identificadores de autor

Ciência ID
C71C-19F4-A193
ORCID iD
0000-0002-6263-5007
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=U1sbjI0AAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
AAP-1198-2020
Scopus Author Id
57195062461

Endereços de correio eletrónico

  • nmmatos@ualg.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 282417641 (Profissional)

Moradas

  • Universidade do Algarve, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo. Campus da Penha , 8005-139 , Faro, Faro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016/09/15 - 2022/09/09
Concluído
Phd in Marketing and Strategy (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade da Beira Interior Departamento de Gestão e Economia, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão Engenharia Industrial e Turismo, Portugal
Muito bom por unanimidade (classificação Máxima)
2019/03/20
Concluído
Marketing & Advertising - CTC (Título de especialista)
Especialização em Marketing & Advertising
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
Approved
2015/02/23
Concluído
Phd in Tourism (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
"The impacts of tourism Experiences in the destination image. A marketing perspective." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very good, with distinction and honors
2004/09/24 - 2007/07/15
Concluído
MBA in Marketing (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Bom
2002
Concluído
Tourism - Marketing branch (Licenciatura)
Universidade do Algarve, Portugal
Aprovado
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Cinturs - Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being, Portugal
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2012 - 2018 Investigador (Investigação) Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09/16 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2010/09/18 - 2015 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/15 - Atual Member of the Board of directors - Master in Marketing Management Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019/09/23 - 2021/09/30 Subdirector - Undergraduate tourism course, Faro - ESGHT Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/11/05 - Atual Citur - Centro de Investigação - Membro colaborador Universidade do Algarve, Portugal
CiTur - Centro de Investigação, Inovação e desenvolvimento em Turismo (Algarve), Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/09/05 - 2023/09/04 Big-Tech Consumerism
IDI&CA 2022
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Em curso
2019/11/26 - 2022/11/26 Plano de marketing para o turismo de Olhão 2020-2025
ESGHT& CMO_PM
Investigador
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Portugal
Em curso
2019/03/01 - 2022/02/28 TurExperience - The impacts of tourism experiences in the destination image: In the search of new opportunities for the destination Algarve
SAICT-ALG/39588/2018
Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/01/01 - 2022/01/31 Monitoring tourism development - County of Olhão
n.d.
Investigador
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
Câmara Municipal de Olhão
Em curso
2018/02/01 - 2022/01/31 finMED Boosting the financing of innovation for green growth sectors through innovative clusters services in the MED area
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
European Regional Development Fund
Em curso
2017/05/01 - 2021/04/05 0139 Venus 5_E - Interreg V A Espanha - Portugal (POCTEP) 2014-2020
0139_Venus_5_E
Investigador
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Portugal
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações CIEO
UID/SOC/04020/2019
Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/02/01 - 2017/07/31 Marketing research study about the Service Quality of EMARP
n.d..
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal

Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
Emarp, EM, SA.
Concluído
2014/09/01 - 2015/01/31 Marketing Research study - Traditional retailing in the county of Loulé
-
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal

Câmara Municipal de Loulé, Portugal
Câmara Municipal de Loulé
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/06/01 - 2020/10/31 O perfil do visitante do festival do Marisco
ESGHT&CMO_FestMarisco2019
Investigador
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fernández-Díaz, Elena; Matos, Nelson; Correia, Marisol B.. "Accessible tourism through digital accessibility: a systematic literature review". 2021.
  2. Ramos, Célia; Sousa, António Manuel Coelho Oliveira e; Gonçalves, Gabriela; Cardoso, Irene; Calisto, Maria de Lurdes; Matos, Nelson. "Turismo e competitividade dos destinos turísticos". 2018.
  3. Mendes, Julio; Guerreiro, Manuela; Matos, Nelson. "Monitoring the Quality of Tourism Experience". 2016.
    10.2991/ATF-16.2016.44
  4. Matos, Nelson; School of Management, Hospitality and Tourism, University of Algarve; Mendes, Júlio da Costa; Faculty of Economics, University of Algarve; Valle, Patricia Oom do; Faculty of Economics, University of Algarve. "The impacts of tourism experiences in the destination image. The case of Algarve.". Trabalho apresentado em Tourism & Management Studies International Conference Algarve 2012, 2012.
    Publicado
  5. Nelson deMatos; Mendes, Julio da Costa; Valle, P.. "A Model Development of Relationships Between Tourism Experiences and Destination Image". Trabalho apresentado em 2nd Advances in Hospitality and Tourism Marketing & Management Conference,, Corfu, 2012.
    Publicado
  6. de Matos, Nelson; Mendes, Júlio; Pinto, Patrícia. "A model development of relationships between tourism experiences". 2012.
Artigo em revista
  1. Nelson Manuel da Silva deMatos; Paulo Alexandre de Oliveira Duarte; Elisabete Sampaio de Sá. "Once-in-a-lifetime leisure experiences (OLLE): The role of Flow, novelty, and interpersonal interaction on tourists’ satisfaction and memories". Journal of Vacation Marketing (2023): https://doi.org/10.1177/13567667231157012.
    10.1177/13567667231157012
  2. Nuno Baptista; Helena Alves; Nelson Matos. "Scoping Challenges and Opportunities Presented by COVID-19 for the Development of Sustainable Short Food Supply Chains". Sustainability (2022): https://doi.org/10.3390/su142114475.
    10.3390/su142114475
  3. Jörg Henseler; Manuela Guerreiro; Nelson de Matos. "The interplay of marketing and design". Review of Managerial Science (2021): https://doi.org/10.1007/s11846-021-00470-z.
    10.1007/s11846-021-00470-z
  4. José Ramón Saura; Ana Reyes-Menéndez; Nelson deMatos; Marisol B. Correia. "Identifying Startups Business Opportunities from UGC on Twitter Chatting: An Exploratory Analysis". Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research 16 6 (2021): 1929-1944. https://doi.org/10.3390/jtaer16060108.
    10.3390/jtaer16060108
  5. Elena Fernández-Díaz; Marisol B. Correia; Nelson de Matos. "Portuguese and Spanish DMOs’ Accessibility Apps and Websites". Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research 16 4 (2021): 874-899. https://doi.org/10.3390/jtaer16040050.
    10.3390/jtaer16040050
  6. DeMatos, Nelson Manuel da Silva; de Sa, Elisabete Sampaio; Duarte, Paulo Alexre de Oliveira. "A review and extension of the flow experience concept. Insights and directions for Tourism research". Tourism Management Perspectives (2021): https://publons.com/publon/21364540/.
    10.1016/J.TMP.2021.100802
  7. Manuel Leiria; Efigénio Rebelo; Nelson deMatos. "Measuring the effectiveness of intermediary loyalty programmes in the motor insurance industry: loyal versus non-loyal customers". European Journal of Management and Business Economics (2021): https://publons.com/publon/50966527/.
    10.1108/EJMBE-05-2020-0103
  8. Mendonca-Pedro, Rui; Mendes, Julio; de Matos, Nelson; Ascencao, Mario Passos; Pinto, Patricia. "HOW TOURISTS PERCEIVE, CREATE AND ENCODE THE MEMORABLE TOURISM EXPERIENCE". Journal of Spatial and Organizational Dynamics (2021): https://publons.com/wos-op/publon/56321998/.
  9. Fernández-Díaz, Elena; Correia, Marisol; de Matos, Nelson. "Portuguese and spanish DMOs’ accessibility Apps and websites". (2021): http://hdl.handle.net/10400.1/15477.
    10.3390/jtaer16040050
  10. Henseler, Jörg; Guerreiro, Manuela; Matos, Nelson. "The interplay of marketing and design". (2021): http://hdl.handle.net/10400.1/15630.
    10.1007/s11846-021-00470-z
  11. Ana Reyes-Menendez; Marisol B. Correia; Nelson Matos; Charlene Adap. "Understanding Online Consumer Behavior and eWOM Strategies for Sustainable Business Management in the Tourism Industry". Sustainability 12 21 (2020): 8972-8972. https://doi.org/10.3390/su12218972.
    10.3390/su12218972
  12. Saura, J. R.; Ana Reyes-Menendez; deMatos, Nelson; Correia, Marisol B.; Palos-Sanchez, Pedro. "Consumer Behavior in the Digital Age". Journal of Spatial and Organizational Dynamics, 8 3 (2020): 190-196. https://www.jsod-cieo.net/journal/index.php/jsod/issue/view/32.
    Acesso aberto • Publicado • Editor
  13. Nelson de Matos; Marisol B. Correia; José Ramón Saura; Ana Reyes-Menendez; Nuno Baptista. "Marketing in the Public Sector—Benefits and Barriers: A Bibliometric Study from 1931 to 2020". Social Sciences 9 10 (2020): 168-168. https://doi.org/10.3390/socsci9100168.
    10.3390/socsci9100168
  14. Manuel Leiria; Nelson Matos; Efigénio Rebelo. "Non-life insurance cancellation: a systematic quantitative literature review". The Geneva Papers on Risk and Insurance - Issues and Practice (2020): https://doi.org/10.1057/s41288-020-00187-2.
    10.1057/s41288-020-00187-2
  15. Fatima Lampreia Carvalho; Manuela Guerreiro; Nelson Matos. "Overtourism". Handbook of Research on Holistic Optimization Techniques in the Hospitality, Tourism, and Travel Industry (2020): https://publons.com/publon/32172902/.
    10.4018/978-1-7998-2224-0.CH002
  16. Baptista, Nuno; Pereira, Joao; Moreira, Antonio Carrizo; De Matos, Nelson. "Exploring the meaning of social innovation: a categorisation scheme based on the level of policy intervention, profit orientation and geographical scale". Innovation: Organization & Management ( IOM) (2019): https://publons.com/publon/32172624/.
    10.1080/14479338.2019.1585188
  17. Sanchez Jimenez, Miguel Angel; de Matos, Nelson; Correia, Marisol B.. "Evolution of the presence and engagement of official social networks in promoting tourism in Spain". Journal of Spatial and Organizational Dynamics (2019): https://publons.com/publon/31493150/.
  18. Baptista, Nuno; Alves, Helena; Matos, Nelson. "Public Sector Organizations and Cocreation With Citizens: A Literature Review on Benefits, Drivers, and Barriers". Journal of Nonprofit and Public Sector Marketing (2019): https://publons.com/publon/28444933/.
    10.1080/10495142.2019.1589623
  19. Lopez Garcia, Juan Jose; Lizcano, David; Ramos, Celia M. Q.; Matos, Nelson; Juan José López García; David Lizcano; Celia MQ Ramos; Nelson Matos. "Digital Marketing Actions That Achieve a Better Attraction and Loyalty of Users: An Analytical Study". Future Internet 11 6 (2019): 130-130. https://publons.com/publon/19898349/.
    10.3390/FI11060130
  20. Sanchez Jimenez, Miguel Angel; Correia, Marisol B.; de Matos, Nelson. "Adaptation of web pages of hotels in mobile devices". (2018): http://hdl.handle.net/10400.1/11964.
    10.17561/ree.v2018n1.2
  21. Sánchez Jiménez, Miguel Ángel; Correia, Marisol B.; Matos, Nelson. "Principales temas utilizados en la comunicación social de las ONG de inmigración en España a través de la red social Facebook". (2018): http://hdl.handle.net/10400.1/12414.
    10.31921/doxacom.n27a10
  22. Sanchez Jimenez, Miguel Angel; Correia, Marisol B.; Matos, Nelson. "Analysis of social networks as an instrument of communication in the tourist destinations of Algarve". (2018): http://hdl.handle.net/10400.1/11496.
    10.7198/geintec.v8i3.1252
  23. Baptista, Nuno; Matos, Nelson. "Analysing destination image from a consumer behavior perspective". Journal of Spatial and Organizational Dynamics (2018): https://publons.com/publon/32172568/.
  24. Ramos, Celia M. Q.; Matos, Nelson; Sousa, Carlos M. R.; Correia, Marisol B.; Cascada, Pedro. "Marketing Intelligence and Automation - An Approach Associated with Tourism in Order to Obtain Economic Benefits for a Region". Lecture Notes in Computer Science (2017): https://publons.com/publon/14937508/.
    10.1007/978-3-319-58706-6_32
  25. Matos, Nelson; University of the Algarve, School of Management, Hospitality and Tourism,; Mendes, Júlio; Research Center for Spatial and Organizational Dynamics, University of the Algarve; Valle, Patrícia; Research Center for Spatial and Organizational Dynamics, University of the Algarve. "Revisiting the destination image construct through a conceptual model". (2017): https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/35.
  26. Flores, L. C. S.; Mendes, Júlio da Costa; deMatos, Nelson. "Destino Turístico Emergente: Descrição Dos Recursos E Reposicionamento Da Praia Brava–Itajaí/Sc/Brasil". TURyDES 9 21 (2016): 1-17.
    Publicado
  27. Matos, Nelson; Mendes, Julio; Pinto, Patricia. "The role of Imagery and experiences in the construction of a tourism destination image.". Journal of Spatial and Organizational Dynamics (2015): https://publons.com/publon/14717128/.
  28. Nelson deMatos; Mendes, J. da Costa; Valle, P.. "Tourists’ Experiences Spatio-temporal effects on the destination image.". Spatial and Organizational Dynamics Discussion Papers 13 (2013): 64-70.
    Acesso aberto • Publicado
  29. Matos, Nelson; Mendes, Júlio; Pinto, Patrícia. "Revisiting the destination image construct through a conceptual model". (2012): http://hdl.handle.net/10400.1/1869.
Capítulo de livro
  1. Rashed Isam Ashqar; Célia Ramos; Carlos Sousa; Nelson Matos. "CRM and Smart Technologies in the Hospitality". 2023.
    10.1007/978-981-19-9099-1_9
  2. Célia M. Q. Ramos; Rashed Isam Ashqar; Nelson Matos; Carlos M. R. Sousa. "Capital Indicators for Hotel Customer Experience to Support Strategic Management". 2023.
    10.4018/978-1-6684-6607-0.ch002
  3. Vânia Mendonça; Ana Isabel Renda; Nelson M. Silva de Matos. "Moving Towards Sustainable Cultural Tourism Experiences". In A Participatory Journey – The Stakeholders Perspective, 188-208. {IGI, 2022.
    10.4018/978-1-7998-9217-5.ch009
  4. Célia M. Q. Ramos; Nelson Matos. "Customer Experience Journey in Social Networks – Analysis of Cohorts’ Behavior". 2020.
    10.1007/978-3-030-30938-1_93
  5. deMatos, Nelson; Sánchez Jiménez, Miguel Ángel; Ramos, Célia M. Q.; Baptista, Nuno; Ferreira, João José de Matos. "Systematic Literature Review on Global Strategy". In Dynamic Strategic Thinking for Improved Competitiveness and Performance, 243-270. IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-4552-2.ch010
  6. Pedro, Rui Mendonça; Mendes, Julio; Matos, Nelson de; Ascenção, Mário Passos. "A Conceptualization of the Senses, Emotions, and Memories in Memorable Tourism Experiences". In Handbook of Research on Resident and Tourist Perspectives on Travel Destinations, 208-231. IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-3156-3.ch010
  7. Matos, Nelson de; Mendes, Julio; Guerreiro, Manuela. "Experience Economy Domains in Tourism". In Handbook of Research on Resident and Tourist Perspectives on Travel Destinations, 192-207. IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-3156-3.ch009
  8. Matos, Nelson; Sánchez Jiménez, Miguel Ángel; Ramos, Celia; Baptista, Nuno; Ferreira, J. J. M.. "Systematic literature review on global strategy: mapping trends and gaps". IGI Global, 2020.
    10.4018/978-1-7998-4552-2.ch010
  9. Nelson deMatos; Correia, Marisol B.. "Direct Marketing - An “Old School” Approach". In Comunicación en Mercados Internacionales, editado por Maldonado, C. J.; Sánchez, P. P. I.; Pedrosa, C. H.. Madrid, Espanha: Pearson, 2019.
    Publicado
  10. Renda, A. Isabel; deMatos, Nelson. "Marketing Turístico". In Manual de Gestão de Marketing - Da teoria à Ação. Faro, Portugal: Sílabas & Desafios, 2017.
    Publicado
  11. Nelson deMatos. "Social Responsability in a Hotel Chain - A partnership "Made in Portugal"". In Comunicación en Mercados Internacionales, 230-232. Madrid, Espanha: Pearson, 2016.
    Publicado
  12. Nelson deMatos; Mendes, Júlio da Costa; Valle, P.. "Sun, beach, food and friendliness: an exploratory study of the Algarve's tourism destination image". In Strategies in Tourism Organizations and Destinations, 115-128. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Marketing, Creativity and Experiential Design. Newcastle, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Sousa, António Manuel Coelho Oliveira e; Gonçalves, Gabriela; Cardoso, Irene; Guerreiro, J. Rodrigo; Fernandes, Joaquim Sant'Ana; Ramos, Célia; Gonçalves, Cristina; et al. Proceedings of the II International Forum on Management. Global Management: From theory to practice(Book of abstracts). Universidade do Algarve. 16 - 17 fevereiro, 2018. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. 2018.
    Publicado • Editor
  3. Nelson deMatos. Turismo e Competitividade dos Destinos Turísticos. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. 2018.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Nelson deMatos; Guerreiro, Manuela; Mendes, Júlio da Costa; Sequeira, Bernardete. "Marketing and Tourism". 6 3 (2018): https://www.jsod-cieo.net/journal/index.php/jsod/issue/view/23.
    Publicado • Editor convidado
Livro
  1. Nelson deMatos. Viver Olhão: Recursos e Caminhos no Turismo.. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. 2019.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Baptista, Nuno; Alves, Helena; de Matos, Nelson. "Public sector organizations and cocreation with citizens: A literature review on benefits, drivers, and barriers". http://hdl.handle.net/10400.1/14391.
    10.1080/10495142.2019.1589623
Tese / Dissertação
  1. Neves, Marianys Girão Fernandez. "Experiências gastronómicas sustentáveis: contexto e evolução: revisão sistemática de literatura". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.1/19565.
  2. Silva, Jorge Martins. "O marketing digital na comunicação com os consumidores e a influência da imagem da marca no meio digital". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.1/19595.
  3. Rodrigues, Frederico Alexandre Mestre. "A gestão das experiências turísticas memoráveis no coração da Lapónia: o caso do Hotel Arctic Bath". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.1/19052.
  4. Lucija Hrkac. "Algarve online destination image: emotion abstraction on tripadvisor". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.1/18993.
  5. Leiria, Manuel Alexandre Pereira Martins. "Customer loyalty in non-life insurance: antecedents, determinants and future directions". Doutoramento, 2022. http://hdl.handle.net/10400.1/18444.
  6. Gomes, Carolina Patrício. "Influence of business intelligence on the engagement of customers through social media management: an analysis of the four-and five-star hotels in the Algarve". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.1/19382.
  7. Morais, Pedro Abel Pestana. "Extração de opiniões e análise de sentimento: a imagem do destino turístico no caso do Algarve". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.1/18243.
  8. Zeverino, Ana Raquel Santos. "A comunicação mass personalization e os seus efeitos no imaginário da experiência e na fidelização dos clientes hoteleiros". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.1/19390.
  9. Pereira, Daniel Soares. "KOBU agência criativa digital, Lda". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.1/19385.
  10. Guimarães, Rebeka Gomes. "A formação da imagem do destino turístico Porto de Galinhas uma análise do papel da rede social Instagram". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.1/18874.
  11. Barbosa, José Pedro Caldeira Trigo. "The development of a marketing plan for the commercialization of a new supplement in the Portuguese market". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.1/19025.
  12. Soyinka, Temidayo Olasubomi. "Integrated marketing communication strategies to overcome barriers: the case of university of Sassari, Italy". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.1/17086.
  13. Stopp, Valerie Sabine Gisela. "Destination image online analyzed through user generated content: a systematic literature review". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.1/17833.
  14. Santos, Patrícia Alexandra do Rosário. "A dinâmica de eventos e experiências em centros comerciais". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.1/18246.
  15. Henry, Paul Declan. "Algarve craft beer tourism". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.1/17450.
  16. Pedro, Rui Manuel Mendonça. "Sentidos, emoções, e memórias em turismo". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10400.1/15241.
  17. Santos, Rafaela da Conceição Fernandes Sequeira dos. "Plano de marketing Albacor Residence: o estudo de caso de uma unidade de alojamento local". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.1/14105.
  18. Magalhães, António José Carvalho. "A experiência do consumidor através dos Touchpoints: o caso do grupo Luna Hotels & Resorts". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.1/15448.
  19. Crab, Maria Antoanett. "Customer experience in a Hungarian fine dining restaurant: a marketing perspektive". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.1/15390.
  20. Aire, Raivis. "The role of a tour guide in tourism experiences the case of a DMC in Bergen, Norway". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.1/15072.
  21. Zimmermann, Kathrin. "A business plan for rehabilitation services at the Algarve: the case of German footballers". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.1/14838.
  22. Gospodinova, Teodora Hristova. "The impact of the communist heritage on the destination image perceived by western tourists. The case study of Poland and Bulgaria". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.1/14886.
  23. Lopes, Catarina Félix. "As experiências de consumo em shopping". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.1/14885.
  24. Cordeiro, Andreia Sofia Sobral. "Comunicação de marketing num Porto Marítimo: o caso do Porto de Sines". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.1/13535.
  25. Machado, Sara Cristiana Ribeiro. "A importância do marketing para os eventos - o caso Baixa Street FEST". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.1/15040.
  26. Biernacik, Anna. "Erasmus students’ holistic learning experiences. The case of high education institutions at the Iberian peninsula". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.1/12241.
  27. Fernandes, Bruna Filipa Vieira. "O marketing de experiências na perspetiva da procura hoteleira: o caso do Grande Hotel". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.1/8062.

Outros

Outra produção
  1. Understanding Tourism Online Consumer Behavior and eWOM Strategies for Sustainable Business Management. 2020. Ana Reyes-Menendez; Marisol B. Correia; Nelson Matos; Charlene Adap. https://doi.org/10.20944/preprints202007.0313.v1.
    10.20944/preprints202007.0313.v1
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/11/05 Mapping the Memorable Tourism Experience through the Senses, Emotions and Memories Tourism Intelligence Forum (t-Forum) 2020 Global Conference
University of Algarve (Faro, Portugal)
2020/11/05 The impact of passengers’ flight experience on satisfaction, future intentions and loyalty. The Case of Full-service airline companies Tourism Intelligence Forum (t-Forum) 2020 Global Conference
University of Algarve (Faro, Portugal)
2020/07/10 Modelo(s) da experiência turística com base nos sentidos, emoções e memórias XI Postgraduate Conference – Management, Hospitality & Tourism
Universidade do Algarve & ISCAL (Faro, Portugal)
2020/07/10 Contributos da experiência turística cultural para o desenvolvimento sustentável dos destinos: revisão crítica de literatura XI Postgraduate Conference – Management, Hospitality & Tourism
University of Algarve (Faro, Portugal)
2020/05/05 Analyzing Hotel Brand Experience through Hedonic values and Behavioral Intentions in Pousadas de Portugal Algarve (Estoi, Sagres, Tavira) Tourism Intelligence Forum (t-Forum) 2020 Global Conference
University of Algarve (Portugal)
2019/03/29 A Dimensão Sensorial das Experiências em contextos Patrimoniais. III Conferência Internacional de Turismo e História, Universidade do Algarve e Universidade de Caxias do Sul
Universidade do Algarve e Universidade de Caxias do Sul (Faro, Portugal)
2019/03/29 Senses, Emotions and Memories in Tourism Experience: A Review III Conferência Internacional de Turismo e História, Universidade do Algarve e Universidade de Caxias do Sul
Universidade do Algarve e Universidade de Caxias do Sul (Faro, Portugal)
2018/10/19 From Digital Marketing To Marketing Automation. Practices and Answers Of The Portuguese Hotel Sector International Conference on Marketing and Design'18
University of Algarve (Faro, Portugal)
2018/10/18 Student´s Erasmus Experience In Iberian Peninsula. A Holist Approach International Conference on Marketing and Design18,
University of Algarve (Faro, Portugal)
2018/02/17 Strategic management - understanding its evolution and future challenges II International Forum on Management
University of Algarve (Faro, Portugal)
2018/02/16 Experience marketing, the validation of an experiential scale II International Forum on Management
University of Algarve (Faro, Portugal)
2018/02/10 Destination Image. Identifying Research Gaps Using Bibliometric Networks XVIII Jornadas Luso-Espanholas De Gestão Científica
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Guarda, Portugal)
2017/11/09 Word-of-Mouth del destino turístico en las redes sociales: el caso del Algarve en el Facebook XIX Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2017/11/09 Coopetition as a strategy for technological innovation: A literature review XIX Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial, Universidade do Algarve
University of Algarve (Faro, Portugal)
2017/11 Anti-consumption and consumerism. The development of an operational scale XIX Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial,
University of Algarve (Faro, Portugal)
2017/07/07 On-line Leads generation and loyalty: What do we still need to know? VIII Postgraduate Conference ESGHT
University of Algarve (Faro, Portugal)
2017/07/07 Adaptación de las páginas web de los hoteles en los dispositivos móviles VIII Postgraduate Conference ESGHT
University of Algarve (Faro, Portugal)
2017/07/07 Análisis de las redes sociales como instrumento de comunicación en los destinos turísticos del Algarve VIII Postgraduate Conference ESGHT
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2017/05/11 Attitudes towards consumption and the search for well-being. A literature review 2nd International Congress On Interdisciplinarity In Social And Human Sciences
University of Algarve (Faro, Portugal)
2016/11/18 Marketing Intelligence - A Conceptual Model For The Development Of A Marketing Intelligence Platform For Tourism Organizations TMS Algarve 2016
University of Algarve (Faro, Portugal)
2016/10/11 Experience Marketing – An Exploratory Empirical Study In The Hospitality Sector International Forum on Management - Global industries: The role of hospitality and tourism
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Estoril, Portugal)
2016/05/05 The construction of a global destination image by a tri-dimensional approach 1st International Congress On Interdisciplinarity In Social And Human Sciences
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2016/03/11 Alte – A arte de contar e promover histórias de aldeia II Conferência Internacional de Turismo & História. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2015/07/10 The experiences role in the destination image VI Postgraduate Conference ESGHT
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2015/07/10 The experiences role in the destination image VI Postgraduate Conference ESGHT
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2013/10/14 Sol, Praia, Comida E Hospitalidade – A Imagem Do Destino Algarve. Um Estudo Exploratório International Conference on Tourism & Management Studies.
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2013/07/12 Tourism experiences as an alternative marketing approach to reduce economic constraints. The case of the Algarve IV Postgraduate Conference ESGHT 2013,
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2012/11/14 Tourists’ Experiences Effects In Algarve’s Destination Image - A Three Step Conceptual Model. XIV Seminario Luso-Español De Economía Empresarial
Universidad Salamanca (Salamanca, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/09/26 - 2022/08/31 THE IMPACT OF PASSENGERS´ FLIGHT EXPERIENCE ON SATISFACTION, FUTURE INTENTIONS AND LOYALTY. THE CASE OF FULL-SERVICE AIRLINE COMPANIES
Orientador
Turismo (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019/09/30 - 2020/12/16 A Experiência do Consumidor através dos Touchpoints. O caso do grupo Luna Hotels & Resorts.
Coorientador
Mestrado em Turismo, ramo de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2017/09/30 - 2020/05/25 Senses, Emotions and Memories in Tourism.
Coorientador
Phd in Tourism (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2018/10/30 - 2020/03/09 Customer experience in a Hungarian fine dining restaurant. A marketing perspective.
Orientador
Mestrado em Gestão de Organizações Turísticas (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2018/09/30 - 2020/01/13 Plano de marketing Faro Albacor Residence: O estudo de caso de uma unidade de alojamento local.
Orientador
Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2018/09/30 - 2019/12/05 The Impact of the Communism Heritage on The Destination Image Perceived by Western Tourists. The Case Study of Poland and Bulgaria.
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2018/09/30 - 2019/11/28 As experiências de consumo em shoppings.
Orientador
Master in Marketing Management (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Comunicação de Marketing num Porto Marítimo: O caso do Porto de Sines
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 A BUSINESS PLAN FOR REHABILITATION SERVICES AT THE ALGARVE. THE CASE OF GERMAN FOOTBALLERS.
Coorientador
Gestão (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 A Importância do Marketing para os Eventos - O Caso Baixa Street FEST
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 THE ROLE OF A TOUR GUIDE IN TOURISM EXPERIENCES.THE CASE OF A DMC IN BERGEN, NORWAY
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2017/09/29 - 2018/09/17 Erasmus students’ holistic learning experiences. The case of high education institutions at the Iberian Peninsula.
Coorientador
Master in Tourism Economics and Regional Development (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Designing and Measuring Hotel Brand Experience in hospitality Industry
Coorientador
Turismo (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/11/04 - 2020/11/07 Tforum2020 – Tourism Intelligence Forum - Membro da Comissão Organizadora - (2020/11/04 - 2020/11/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2013/10/01 - 2018/07/10 Postgraduate Conference - 2013, 2014, 2016, 2017, 2018 - Membro da comissão organizadora (2013/07/10 - 2018/07/10)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2018/02/16 - 2018/02/17 IFM - International Forum on Management 2018 - Membro da Comissão organizadora (2018/02/16 - 2018/02/17)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/04/27 Cátia Alexandra Guerreiro Oliveira
Arguente principal
Cátia Alexandra Guerreiro Oliveira (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2020/02/02 The use of distribution channels by the accommodation sector in the Algarve.
Arguente
Maryna Lisunova (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2020/01/22 Plano de Marketing para a empresa de turismo NATTRIP em Portugal
Arguente
Raphaela Viegas Curty (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2013/10/05 - Atual Postgraduate Conference ESGHT 2013, 2014, 2016, 2017, 2018 Faro
2020/06/04 - 2020/11/07 Tourism Intelligence Forum (t-Forum) 2020 Global Conference Universidade do Algarve
2017/04/08 - 2020/10/01 Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial – CIBECEM 2017, 2018, 2020 Portugal e Espanha
2016/09/04 - 2018/10/24 Tourism & Management Studies International Conference Algarve 2016, 2018 Olhão
2018/06/08 - 2018/10/19 International Conference on Marketing and Design'18 Universidade do Algarve
2018/01/04 - 2018/02/17 IFM - International Forum on Management 2018 Faro
Distinções

Prémio

2018 School Merit
Universidade do Minho, Portugal