???global.info.a_carregar???
My field of work is mostly interdisciplinary in nature: Science Education with a focus on the integration of Digital Technologies (DT) in science teaching and learning. In the work, I have been developing I have recognized a relationship between DT use and changes in learning environments leading to situations in which pupils naturally solve problems and develop projects working collaboratively. This relationship between DT use and problem-solving caused a shift in my interests toward problem-solving approaches, namely Problem-Based Learning (PBL) and their effects on learning science and pupils' attitudes toward scientific subjects and learning in general. More recently I have been studying how PBL and other active student-centered approaches, in general, apply to i) a continuum of situations from e-learning to in-presence ones concerning different subjects, namely science education, health education (including sexuality education), and teacher formation; ii)non-formal contexts such as science museums and science centers, closing the gap between these institutions and the school; iii) informal contexts and their effects in the attitudes and motivation of youngsters (in the school, at the university) toward learning, iv) the relevance of the nature of science and the history of science in science learning and teaching and the implications in pre-service and in-service teacher education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Chagas

Nomes de citação

  • Chagas, Isabel

Identificadores de autor

Ciência ID
C714-2073-B462
ORCID iD
0000-0002-0546-490X
Formação
Grau Classificação
1989/01/02 - 1993/10/03
Concluído
Curriculum and Teaching - Science Education (Doutoramento)
Especialização em Science Education
Boston University, Estados Unidos
"Teachers as innovators: a case study of implementing the interactive videodisc in a middle school science program" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1971/09/29 - 1979/07/24
Concluído
Biologia, Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1982/10/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Membro Comissão Científica Mestrado em Ensino Biologia e Geologia Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2014 - 2017 membro Conselho de Escola Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011 - 2013 membro Conselho Científico IEUL Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2010 - 2011 Coordenação Doutoramento Didática das Ciências Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2009 - 2011 Coordenação Mestrado Didática das Ciências - TIC Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2007 - 2008 Coordenação Mestrado TIC e Educação Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2004 - 2005 Coordenação Mestrado Didática das Ciências Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
1998 - 1999 Coordenação Mestrado Didática das Ciências Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
1994 - 1995 Coordenação Mestrado Informática e Educação Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2019/12 Makerspace Digital makerLAB (m.LAB)
FCT-OPP418
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
2017 - 2018 E-Gender WebES - For Awareness of Gender Equality (Sensibilização para a Igualdade de Género)
POISE-3-2017-05
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
Concluído
2015 - 2016 Discoveries Roadmap (Roteiro dos Descobrimentos)
PT02_2ºRPS_0017
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
eegrants - Portugal
Concluído
2014 - 2015 Integrated practices of formal and non-formal science education. Mapping, sharing, and analysis in Portuguese higher education (Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências. Mapeamento, partilha e análise no ensino superior português)
FCT - 138/ID/2014
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
2012 - 2014 Between tide marks: Integrating literacys (iLit) (Entre a terra e o mar: um projeto de integração de literacias)
PTDC/CPECED/ 117923/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
2009 - 2012 Evaluation of the Natural Sciences Curriculum (level 7 to 9) (Avaliação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais do 3º ciclo do Ensino Básico)
PTDC/CPECED/102789/2008
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
2008 - 2010 HIPST (History and Philosophy in Science Teaching)
7th framework program, science in society-2007-2.2.1.2 - teaching methods
Investigador
Concluído
2005 - 2009 PBL in Higher Education (A Aprendizagem por Problemas no Ensino Superior)
POCI/CED/59722/2004
Investigador responsável
Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
2005 - 2008 Research and Teaching Practices in Science Education: Interaction dynamics (Investigação e Práticas lectivas em Educação em Ciência: Dinâmicas de Interação)
POCTI/CED/58825/2004
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
2003 - 2006 Learning Science Critically Communicating (Aprender Ciências Criticamente Comunicando)
ACCC
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Departamento de Educação, Portugal
Concluído
1999 - 2002 The Science Observatory - levels 1 to 4 (Observatório de Ciências do 1º ciclo)
Observatório 1º ciclo
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Departamento de Educação, Portugal
Ciência Viva
Concluído
1999 - 2001 Science Network (Rede Ciência)
RedeCienci@
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Departamento de Educação, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
1999 - 2001 European Knowledge Center
EKC
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Departamento de Educação, Portugal
European Schoolnet
Concluído
1997 - 2001 Centro de Competência Nónio da FCUL. Supporting ICT-Based Schools’ Projects
Nonio FCUL
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Departamento de Educação, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
1998 - 2000 Project EUN European Multimedia Schoolnet Workpackage 16
MM1010
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Departamento de Educação, Portugal
European Schoolnet
1996 - 2000 A science learning community: The beach as a research center
CV
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
FCT - Fudação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
1997 - 1999 H&S ODL – Education in European Teacher Training
H&S ODL
Investigador
The Hogeschool van Utrecht, Nederlands, Países Baixos
Concluído
1995 - 1997 Health and Safety Co-ordinator at School - A European Teacher Training Course
HSTT-HSCS
Investigador
The Hogeschool van Utrecht, Nederlands, Países Baixos
Concluído
1994 - 1997 Health and Safety in Teacher Training in Europe (HSTTE)
HSTTE
Investigador
The Hogeschool van Utrecht, Nederlands, Países Baixos
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2013 - 2020 Web Educação Sexual
WebES
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto de Educação
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. "Lesson-study on health education with pre-service biology teachers". Journal of Education for Teaching (2021): DOI: 10.1080/02607476.2021.1988824.
    Publicado
  2. Faria, Cláudia; Guilherme, Elsa; Pintassilgo, Joaquim; Mogarro, Maria João; Pinho, Ana Sofia; Baptista, Mónica; Chagas, Isabel; Galvão, Cecília. "The Portuguese Maritime Voyages of Discovery: the exploration of the history of a city with an App as an educational resource". Digital Education Review 36 (2019): 85-99. http://dx.doi.org/10.1344/der.2019.36.85-99.
    10.1344/der.2019.36.85-99
  3. Kornatzki, Luciana; Seixas da Cunha Chagas, Maria Isabel. "Histórias e narrativas digitais na educação sexual da infância: possibilidades e limitações". Perspectiva 33 3 (2016): 1041-1068. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2015v33n3p1041.
    Publicado • 10.5007/2175-795x.2015v33n3p1041
  4. Maurício, Paulo; Valente, Bianor; Chagas, Isabel. "A Teaching-Learning Sequence of Colour Informed by History and Philosophy of Science". International Journal of Science and Mathematics Education 15 7 (2016): 1177-1194. http://dx.doi.org/10.1007/s10763-016-9736-8.
    10.1007/s10763-016-9736-8
  5. Maurício, Paulo; Valente, Bianor; Chagas, Isabel. "A Didactic Sequence of Elementary Geometric Optics Informed by History and Philosophy of Science". International Journal of Science and Mathematics Education 15 3 (2015): 527-543. http://dx.doi.org/10.1007/s10763-015-9662-1.
    10.1007/s10763-015-9662-1
  6. Chagas, Isabel; Dias, Carla. "Multimedia como recurso didático no ensino da biologia.". Interacções 11 39 (2015): 393-404.
    Publicado
  7. Faria, Cláudia; Chagas, Isabel. "Investigating School-Guided Visits to an Aquarium: What Roles for Science Teachers?". International Journal of Science Education, Part B 3 2 (2013): 159-174. http://dx.doi.org/10.1080/09500693.2012.674652.
    10.1080/09500693.2012.674652
  8. Boaventura, Diana; Faria, Cláudia; Chagas, Isabel; Galvão, Cecília. "Promoting Science Outdoor Activities for Elementary School Children: Contributions from a research laboratory". International Journal of Science Education 35 5 (2013): 796-814. http://dx.doi.org/10.1080/09500693.2011.583292.
    Publicado • 10.1080/09500693.2011.583292
  9. Chagas, Isabel. "Problem-based learning in an online course of health education". European Journal of Open Distance and E-Learning (2012):
    Acesso aberto
  10. Chagas, Isabel. "School-visit to a science centre: the relevance of teachers’ behaviour". Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 11 3 (2012): 582-594.
    Publicado
  11. Chagas, Isabel. "Developing digital resources for science secondary education using newspaper information". International Journal of Computer Applications 1 (2011): 37-43. http://dx.doi.org/10.21608/jes.2017.19805.
    Acesso aberto • 10.21608/jes.2017.19805
  12. Chagas, Isabel; Faria, Cláudia; Boaventura, Diana; Galvão, Cecília. "Do predators always win? Starfish versus limpets. A hands-on activity examining predator-prey interactions". School Science Review 93 342 (2011): 61-66.
    Publicado
  13. Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo; Chagas, Isabel. "D. Carlos de Bragança, a Pioneer of Experimental Marine Oceanography: Filling the Gap Between Formal and Informal Science Education". Science & Education 21 6 (2010): 813-826. http://dx.doi.org/10.1007/s11191-010-9239-x.
    Publicado • 10.1007/s11191-010-9239-x
  14. Chagas, Isabel; Melo, Sónia; Freitas, Dilma. "Educação sexual e formação de professores com o uso das TIC no Brasil e em Portugal: Algumas interfaces". Linhas 11 1 (2010): 3-15.
    Publicado
  15. Chagas, Isabel; Faria, Cláudia. "D. Carlos de Bragança, um rei que se tornou pioneiro da oceanografia em Portugal: Recursos para o ensino das ciências". Revista de Educação XVII 1 (2010): 83-95.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Chagas, Isabel; Aguiar, Filomena; Costa, Paula. "Projeto Nacional Educação pelos Pares da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”: trabalhando a educação sexual nas escolas". In Projeto WebEducaçãoSexual: a educação sexual no espaço escolar. Brasil: Editora UDESC, 2018.
    Publicado
  2. Chagas, Isabel; Faria, Cláudia; Kullberg, Carla; Galvão, Cecília. "A relação teoria e prática: o conhecimento da ciência aliado à competência didática". In Práticas de formação inicial de professores: participantes e dinâmicas, editado por Ponte, João Pedro da; Galvão, Cecília. Portugal: : Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2018.
    Publicado
  3. Chagas, Isabel. "Prefácio". In Projeto WebEducaçãoSexual: a educação sexual no espaço escolar, editado por Freitas, Dilma; Carvalho, Gabriela; Fávero, Marisalva; Costa, Paula, 9-14. Brasil: Editora UDESC, 2018.
    Publicado • 10.7476/9788575415900.0001
  4. Chagas, Isabel. "Contextos educativos formais e não formais em ciência e sexualidade: Possíveis aproximações". In Investigação na formação e práticas docentes ne educação em sexualidade, editado por Vilaça, Teresa; Rossi, Célia; Ribeiro, Cláudia; Ribeiro, Paula, 39-54. Portugal: Universidade do Minho, 2017.
    Publicado
  5. Chagas, Isabel; Ferreira, Gabriella; Leão, Andrezza. "Formação em sexualidade com recurso as tecnologias digitais: realidades do Brasil e de Portugal". In Abordagem panorâmica educacional: da educação infantil ao ensino superior, editado por Andrezza Leão, 339-354. São Paulo, Brasil: Cultura Academica, 2016.
    Publicado
  6. Chagas, Isabel; Freitas, Dilma. "A webconferência e a criação de ambientes on-line não formais na formação de professores e professoras em educação sexual". In Sexualidade, educação e mídias: novos olhares, novas práticas, editado por R. Desidério. Londrina, Brasil: Eduel, 2016.
    Publicado
  7. Chagas, Isabel; Rodrigues, Ana; Galvão, Cecília; Faria, Cláudia. "Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores". In Experiências de inovação didática no ensino superior, editado por Rodrigues, Ana, 129-140. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação e Ciência, 2015.
    Publicado
  8. Chagas, Isabel; Freitas, Dilma. "Educação sexual em Portugal: a formação de professores como caminho. Um relato de experiências". In Formação docente em gênero e sexualidade: entrelaçando teorias, políticas e práticas, editado por A. Rabelo; G. Pereira; M. Reis, 123-142. Rio de Janeiro, Brasil: De Petrus et Alii Editora Ltda., 2013.
    Publicado
  9. Chagas, Isabel; Oliveira, Maria Teresa. "Investigação em educação sexual em Portugal". In Investigação em educação sexual em Portugal, editado por F. Teixeira et al., 138-167. Braga, Portugal: Edições CIEd, 2010.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/11 Lessons learned from a sexuality and health education Community of Practice. What prospects for the future? 5th European Conference on Health Promoting Schools
SHE - Schools for Health in Europe Network Foundation (Moscovo, Rússia)
2019/11 Lesson study and the promotion of health literacy: a new approach to pre-service science teachers’ education 5th European Conference on Health Promoting Schools
SHE - Schools for Health in Europe Network Foundation (Moscovo, Rússia)
2019/04 Teaching the nature of science using problem-based learning in pre-service biology and geology teacher education Winter Conference of Association for Teacher Education in Europe - Science and Mathematics Education in the 21st century
Association for Teacher Education in Europe (Braga, Portugal)
2019/01 Aprender a ensinar ciências com as tecnologias digitais. Cenários no contexto da formação inicial XXVI Colóquio da AFIRSE PORTUGAL. Tempos, Espaços e Artefactos em Educação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/10 Os desafios atuais e as novas exigências na formação inicial de professores Seminário Internacional Alimentação, Saúde e Ambiente. Sustentabilidade e Desafios
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/06 Relevância da formação inicial para a prática da interdisplinaridade International Congress of Cross-Curricular Teaching: Curriculum Flexibility and Innovation
Universidade do Minho, Guimarães (Guimarães, Portugal)
2017/11 Responsabilidade Sócioambiental: Um estudo exploratório com alunos e alunas do 6º ano IV Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual (CISES)
Universidade Estadual Paulista (UNESP) (Rio Claro, Brasil)
2017/11 Facebook and new training environments. Analysis of a public group on Health Education, Sexuality and Sustainability 42nd ATEE Conference: Changing perspectives and approaches in contemporary teaching
ATEE (Dubrovnick, Croácia)
2017/10 Que História da Ciência nos contam os manuais escolares antes e depois das Metas? Um estudo comparativo em manuais de Ciências Naturais do 5º ano 2º Encontro de História da Ciência no Ensino
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017 O papel do voluntariado – Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI) VIII Jornadas Nacionais de Educação pelos Pares
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016/11 Faz o que eu faço e faz o que eu te digo. Um convite para a leitura e para a exploração prática da temática identidade de género e da segurança na Internet. Projeto WebEducaçãoSexual (on-line)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (on-line, Portugal)
2016/10 Educação sexual positiva com criatividade, pensamento crítico, ação e participação Congresso Português de Arte-Terapia
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2016/09 Ciência para todas as crianças Projeto Teachers Try Science
IBM& Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
2016/09 Facebook e novos ambientes de formação. Análise de um grupo público de educação para a saúde, sexualidade e sustentabilidade II Seminário Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Género, Saúde e Sustentabilidade
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016/07 Contextos educativos formais e não formais em ciência e sexualidade: Possíveis aproximações II Seminário Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Género, Saúde e Sustentabilidade
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016/06 Teachers and explainers: in it together? ECSITE Annual Conference, Colours of Cooperation
European Network Science Centers & Museums (Graz, Áustria)
2016/06 Cultura de paz e desenvolvimento sustentável II Seminário Diversidade, Educação e Cidadania
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/05 Tecnologias digitais como mediadoras em questões de ética e sexualidade Projeto WebEducaçãoSexual - 2016 (on-line)
Projeto WebEducaçãoSexual (on-line, Portugal)
2015/11 Projeto Nacional de Educação pelos Pares VIII Jornadas Nacionais de Educação pelos Pares
Fundação Portuguesa a Comunidade Contra a SIDA (LIsboa, Portugal)
2015/11 Museus de Ciência Virtuais. Suas potencialidades no ensino das ciências Seminários do Centro de Educação Continuada em Educação matemática, científica e ambiental
Universidade Estadual Paulista (UNESP) (Rio Claro, Brasil)
2015/11 O e-learning na formação de professores em Educação Sexual em Portugal X Encontro Ibero-Americano de Educação
Universidade Estadual Paulista (UNESP) (Araraquara, Brasil)
2015/11 Recursos Educativos Digitais (RED) em Educação Sexual. Conferência Internacional Online de Educação Sexual
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (on-line, Portugal)
2015/10 Recursos web 2.0 na formação de professores em Educação Sexual XV Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana. Sexualidades: Novos olhares e novas perspectivas (on-line)
Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (on-line, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017/09 - 2019/10 Contributo das saídas de campo na aprendizagem da temática “Magmatismo. Rochas magmáticas”: Um estudo com alunos do 11º Ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/09 - 2019 As potencialidades da metodologia trabalho projeto no processo de ensino aprendizagem da temática “Magmatismo – rochas magmáticas” com alunos do 11º ano
Orientador
Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016/09 - 2018/10 Inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem a leitura nas aulas de ciências do ensino fundamental II. Contributos para a operacionalização em contexto escolar
Orientador
Didática das Ciências (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015/09 - 2017/10 A realização de projetos e a responsabilidade sócioambiental. Um estudo realizado com alunos do ensino fundamental de uma escola brasileira
Orientador
Didática das Ciências (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015/09 - 2017/10 As tecnologias digitais e a educação sexual: Questões de género no 2ºCEB
Orientador
Didática das Ciências (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014/09 - 2016/10 Atividades lúdico-práticas no ensino das Ciências Naturais: Jogos didáticos de tabuleiro em Geociências. Um estudo com alunos do 7º ano
Orientador de Maria Luísa Ménagé Melo Mota Veiga
Didática das Ciências (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2013/09 - 2015/10 A aprendizagem do processador de texto e a inovação curricular. Construção de um e-book por alunos do 9º Ano do Ensino Básico
Orientador
Ensino da Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012/09 - 2015/10 História e Filosofia da Ciência na formação inicial em ciências de educadores e professores do 1º e 2º Ciclo do ensino básico: uma investigação-ação
Orientador
Didática das Ciências (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2012/09 - 2015/10 A utilização de sistemas de aquisição e tratamento de dados (SATD) nas aulas experimentais das Ciências Físico-Química, do ensino secundário
Orientador
Didática das Ciências (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2011/09 - 2015/10 Blended learning na formação contínua em educação sexual: um estudo com educadores de infância e professores do 1º CEB. Universidade de Lisboa.
Orientador
TIC na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2011/09 - 2015/10 Recursos na Web baseados na aprendizagem por problemas e orientados para o desenvolvimento de competências
Orientador
TIC na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2012/09 - 2014/10 Aprendizagem por problemas no contexto do Ensino Profissional Secundário - Um contributo para o ensino das ciências
Orientador
Didática das Ciências (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2012/09 - 2014/10 A utilização de narrativas digitais no ensino de multimedia. Aplicação num curso vocacional do 3º ciclo
Orientador
Ensino da Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2012/09 - 2014/10 Usabilidade web: avaliação de websites validados pelas heurísticas de Nielsen
Orientador
Ensino da Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2012/06 - 2014/10 O que é a saúde? Quais os fatores que a condicionam? Um estudo exploratório com alunos do 6º ano em duas escolas de Maputo
Orientador
Didática das Ciências (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2011/09 - 2014/10 Tecnologias ubíquas nas aulas de ciências naturais: da surpresa à valorização e utilização plena. Um estudo longitudinal
Orientador
Didática das Ciências (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2011/09 - 2013/10 Tarefas de Investigação no Ensino da Química: Um estudo com alunos do 10º ano ensino profissional
Orientador
Didática das Ciências (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2011/09 - 2013/10 Trabalho de projeto em ambientes 3D e as aprendizagens de sistemas multimédia. Uma prática de ensino com alunos do 12.º Ano
Orientador
Ensino da Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2011/09 - 2013/10 Quadros interativos no ensino das ciências: Um caminho a percorrer
Orientador
Didática das Ciências (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2011/09 - 2013/10 Museus de ciência e escolas. Um diálogo possível?
Orientador
Didática das Ciências (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2010/09 - 2013/10 A formação de professores como percurso para o uso das TIC em atividades práticas pelos alunos na sala de aula
Coorientador
TIC na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2010/09 - 2013/10 Plataformas de gestão de aprendizagem e inovação educativa: contextos e práticas de colaboração
Orientador
TIC na Educação (Doutoramento)
2010/09 - 2012/10 Educação Sexual no 1º Ciclo do Ensino Básico. Concepções dos professores
Orientador
Didática das Ciências (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2010/09 - 2012/10 Redes sociais de professores. Um estudo de caso
Orientador
TIC e Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2010/09 - 2012/10 Multimédia como recurso didático no ensino da Biologia: Reflexão sobre a prática na sala de aula
Orientador
Didática das Ciências (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2010/09 - 2012/10 Ensino de base de dados através da aprendizagem baseada em problemas
Orientador
Ensino da Infomática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2010/09 - 2012/10 Impacto da resolução de problemas nas aprendizagens da atividade vulcânica por alunos do 7º ano de escolaridade
Orientador
Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2010/09 - 2012/10 E-learning na formação profissional. Concepção, implementação e avaliação de um curso
Orientador
TIC e Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2009/09 - 2012/10 Utilização do wiki como ferramenta colaborativa de aprendizagem
Orientador
TIC e Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2009/09 - 2012/10 O papel das TIC na compreensão dos conceitos associados ao tema "Comunicações" - um estudo com alunos do ensino secundário
Orientador
Didática das Ciências (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2009/09 - 2011/10 As TIC na escola do hospital. Potencialidades e práticas
Orientador
TIC e Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2009/09 - 2011/10 As Tecnologias de Informação e Comunicação: Novas práticas para antigos saberes da escola
Orientador
TIC e Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2008/09 - 2011/10 Tecnologias solidárias. Do investimento no conhecimento ao desenvolvimento pessoal
Orientador
TIC na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2008/09 - 2010/10 Museus e Centros de Ciência Virtuais. Perspectivas e explorações de alunos e professores
Orientador
Didática das Ciências (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2003/10 - 2007/10 A Internet na construção de conhecimento didáctico
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2003/09 - 2007 Aplicação e avaliação de um curso online de iniciação ao uso das tecnologias de informação e comunicação
Orientador
TIC na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
1998/09 - 2002/10 Formação de professores de Biologia do ensino secundário. Bases para o ensino laboratorial
Orientador
Metodologia da Biologia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02/17 - 2020/05/30 Didática da Biologia e Geologia II Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2020/02/17 - 2020/05/30 Iniciação à Prática Profissional II Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2020/02/17 - 2020/05/30 Iniciação à Prática Profissional IV Ensino da Física e Química (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2020/02/17 - 2020/05/30 Educação para a Saúde e Comportamentos de Risco Educação e Formação (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2020/02/17 - 2020/05/30 Seminário de Orientação II Didática das Ciências (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2020/02/17 - 2020/05/30 Seminário Temático II Didática das Ciências (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/09/18 - 2019/12/14 Didática da Biologia e Geologia I Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/09/18 - 2019/12/14 Iniciação à Prática Profissional I Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/09/18 - 2019/12/14 Educação para a Saúde (Opção FEG) Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/09/16 - 2019/12/14 Seminário de Orientação I Didática das Ciências (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/09/16 - 2019/12/14 Seminário Temático I (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/02/18 - 2019/05/31 Didática da Biologia e Geologia II Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/02/18 - 2019/05/31 Iniciação à Prática Profissional IV Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/02/18 - 2019/05/31 Educação para a Saúde (Opção FEG) Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/02/18 - 2019/05/31 Seminário Temático II Didática das Ciências (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2018/09/17 - 2018/12/14 Didática da Biologia e Geologia I Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2018/09/17 - 2018/12/14 Iniciação à Prática Profissional III Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado)
2018/09/17 - 2018/12/14 Educação para a Saúde (Opção FEG) Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2018/09/17 - 2018/12/14 Metodologias de Investigação em Ciências Sociais Cultura Científica e Divulgação das Ciências (Mestrado)
2018/09/17 - 2018/12/14 Seminário Temático Didática das Ciências (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/09/15 - 2017/12/16 Didática da Biologia e Geologia I (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/09/15 - 2017/12/16 Introdução à Investigação Educacional Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/09/15 - 2017/12/16 Educação para a Saúde Ensino (Opção FEG) (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/09/15 - 2017/12/16 Metodologia de Investigação I Didática das Ciências (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/09/15 - 2017/12/16 Metodologias de Investigação em Ciências Sociais Mestrado Cultura Científica e Divulgação das Ciências (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/09/15 - 2017/12/16 Seminário de Orientação I Didática das Ciências (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/09/15 - 2017/12/16 Seminário Temático I Didática das Ciências (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/02/19 - 2017/12/02 Seminário de Orientação II Didática das Ciências (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/02/13 - 2017/06/03 Didática da Biologia e Geologia II Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/02/13 - 2017/06/03 Educação para a Saúde e Comportamentos de Risco Educação e Formação (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/02/13 - 2017/06/03 Educação Sexual Formação Pessoal e Social (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/02/13 - 2017/06/03 Seminário de Orientação II Didática das Ciências (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/02/13 - 2017/06/03 Seminário Temático II Didática das Ciências (Doutoramento)
2017/02/19 - 2017/06/02 Didática da Biologia e Geologia II (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/02/19 - 2017/06/02 Educação para a Saúde e Comportamentos de Risco Formação e Desenvolvimento Profissional (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/02/19 - 2017/06/02 Seminário Temático Didática das Ciências (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/02/19 - 2017/06/02 Seminário Temático II Didática das Ciências (Intensivo) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/09/16 - 2016/12/17 Didática da Biologia e Geologia I Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/09/16 - 2016/12/17 Educação para a Saúde Ensino (Opção FEG) (Mestrado)
2016/09/16 - 2016/12/17 Metodologia de Investigação I Didática das Ciências (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/09/16 - 2016/12/17 Seminário de Orientação I Didática das Ciências (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/09/16 - 2016/12/17 Seminário Temático II Didática das Ciências (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/02/15 - 2016/05/31 Didática da Física e Química II Ensino da Física e da Química (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/02/15 - 2016/05/31 Educação Sexual Didática das Ciências (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/02/15 - 2016/05/31 Didática da Biologia e Geologia II Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/02/15 - 2016/05/31 Educação para a Saúde Ciências de Educação (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/02/15 - 2016/05/31 Educação para a Saúde e Comportamentos de Risco Educação e Formação (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/02/15 - 2016/05/31 Seminário de Orientação II Didática das Ciências (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/02/15 - 2016/05/31 Seminário Temática II Didática das Ciências (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/09/18 - 2015/12/18 Didática da Biologia e Geologia I Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/09/18 - 2015/12/18 Didática da Física e Química I (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/09/18 - 2015/12/18 Educação para a Saúde Ensino de - todas as áreas (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/09/18 - 2015/12/18 Metodologia de Investigação I Didática das Ciências (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/09/18 - 2015/12/18 Seminário de Orientação Didática das Ciências (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/09/18 - 2015/12/18 Seminário Temático Didática das Ciências (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/02/16 - 2015/06/08 Educação para a Saúde e Comportamentos de Risco Mestrado em Educação e Formação (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/02/16 - 2015/06/08 Iniciação à Prática Profissional II Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/02/16 - 2015/06/08 Seminário de Orientação Mestrado em Educação - Didática das Ciências (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2015/04/23 - 2015/06/04 Módulo de Análise de Conteúdo Doutoramento em Educação (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015/04/23 - 2015/06/04 Conceção de Recursos Educativos Digitais Mestrado em Educação (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal