???global.info.a_carregar???
Mariana Amaral-da-Cunha. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ciências da saúde; Health sciences; Ciências médicas e da saúde::Ciências da saúde; Medical and Health sciences::Health sciences; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mariana Amaral-da-Cunha

Nomes de citação

  • Amaral-da-Cunha, Mariana

Identificadores de autor

Ciência ID
C611-6E55-D8A9
Researcher Id
Mariana Amaral-da-Cunha

Websites

Formação
Grau Classificação
2010/02/01 - 2017/07/20
Concluído
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Especialização em Desporto, Educação e Cultura
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"A (re)construção da identidade profissional em contexto de estágio no ensino de Educação Física: Uma análise situacional de discursos e narrativas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2011/11/01
Concluído
Master of Research in Educational and Social Research (Master)
University of London Institute of Education, Reino Unido
"INCLUDING DISABLED PUPILS IN REGULAR PHYSICAL EDUCATION CLASSES: STRATEGIES DEPLOYED BY PORTUGUESE TEACHERS " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2001/09/01 - 2006/12/18
Concluído
Licenciatura em Desporto e Educação Física (Licenciatura)
Especialização em Desporto de Reeducação e Reabilitação
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"Educação Inclusiva - uma realidade? A aplicabilidade da Inclusão nas Escolas Regulares: estudo das atitudes, pareceres e dificuldades de eintervenção de docentes de Educação Física" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/10/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
Instituto Universitário da Maia Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto, Portugal
2010/09/01 - 2017/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Desporto - Gabinete de Pedagogia do Desporto, Portugal
2011/10/01 - 2012/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/07/22 - Atual Coordenadora do 2.º Ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2018/10 - Atual Conselheira do Conselho Científico do Instituto Universitário da Maia Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019/01 - 2021/03/08 Conselheira do Conselho Pedagógico do Instituto Universitário da Maia Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10 - Atual Coordenadora Científica e Pedagógica do Centro de Formação Contínua de Professores, Instituto Universitário da Maia - ISMAI. Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2018/10/01 - 2021/07/21 Coodenadora do 2.º Ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, Instituto Universitário da Maia Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
Instituto Universitário da Maia Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto, Portugal
2007/05 - 2011/07 Professora Contratada do Grupo de Educação Física (620) Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/09 - Atual Be Like an Athlete (Projeto Financiado ERASMUS+ programme. Sport Collaborative Partnerships)
EAC-A03-2018
Investigador
Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia
Em curso
2010 - 2014 "O Papel do Estágio Profissional na (re)Construção da Identidade Profissional no Contexto da Educação Física" (Projeto I&D )
PTDC/DES/115922/2009
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011 - 2012 Percursos Inclusivos das crianças e famílias portadoras de Síndrome X-Frágil (Projeto I&D)
PTDC/CPE-CED/115276/2009
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Ribeiro-Silva, Elsa; Amaral-da-Cunha, Mariana; Batista, Paula. "Educating Teachers for Sustainability and Social Justice: A Service-Learning Project in Physical Education Initial Teacher Education". Education Sciences 13 12 (2023): 1173. http://dx.doi.org/10.3390/educsci13121173.
    Publicado • 10.3390/educsci13121173
  2. Batista, Paula; Amaral-da-Cunha, Mariana; Silva, Elsa; O’Hara, Kelly; Graça, Amândio. "O ensino on-line em período de confinamento: Perspetivas de estudantes-estagiários/as de Educação Física". Educação, Sociedade & Culturas 59 (2021): 29-48. http://dx.doi.org/10.24840/esc.vi59.334.
    Publicado • 10.24840/esc.vi59.334
  3. Cunha, Mariana; Batista, Paula; Graça, Amândio. "A construção da identidade profissional do professor cooperante de Educação Física [The construction of the Physical Education cooperating teacher’s professional identity]". Supervised Curricular Internship in Physical Education 7 2 (2020): 41-51. http://dx.doi.org/10.47863/jmbb7646.
    Publicado • 10.47863/jmbb7646
  4. Resende, Rui; Aires, Luísa; Araújo, Rui; Gomes, Patrícia; Sarmento, Fátima; Cunha, Mariana. "Confinamento Covid-19: Um olhar dos estudantes- estagiários de Educação Física [Covid-19 Confinement: A glimpse of Physical Education pre-service teachers]". Supervised Curricular Internship in Physical Education 7 2 (2020): 52-60. http://dx.doi.org/10.47863/vryu8806.
    10.47863/vryu8806
  5. Lia Couto; Amaral-da-Cunha, Mariana; Ana Sousa. "A PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ATIVIDADE FÍSICA". Federação Portuguesa para Pessoas com Deficiência (2020):
    Submetido
  6. Amaral-da-Cunha, Mariana; Graça, Amândio; Batista, Paula; MacPhail, Ann. "Giving birth to a supervisory identity built upon pedagogical perspectives on teaching: The case of a novice physical education cooperating teacher". European Physical Education Review (2019): 1356336X1985718. http://dx.doi.org/10.1177/1356336x19857181.
    10.1177/1356336x19857181
  7. Batista, Paula; Sousa, Tiago; Amaral-da-Cunha, Mariana; Marques, Elisa. "Validation of the Portuguese version of the ‘Teachers Perceptions about the Profession’ Questionnaire". Journal of Educational Research 2 7 (2017): 10-44. https://www.ijrdo.org/index.php/er/article/view/269.
    Publicado
  8. Amaral-da-Cunha, Mariana; Batista, Paula; MacPhail, Ann; Graça, Amândio. "Reconstructing a supervisory identity: The case of an experienced physical education cooperating teacher.". European Physical Education Review 24 2 (2016): 240-254. http://dx.doi.org/10.1177/1356336x16683179.
    10.1177/1356336x16683179
  9. Tiago, Sousa; Amaral-da-Cunha, Mariana; Batista, Paula. "Tradução e adaptação linguística e cultural para a língua portuguesa do “A Questionnaire For Student Teachers”". Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP 13 1 (2015): 20-35.
    Publicado
  10. A. da Cunha, Mariana; Batista, Paula; Graça, Amândio. "Pre-Service Physical Education Teachers’ Discourses on Learning How to Become a Teacher: [Re]Constructing a Professional Identity Based on Visual Evidence". The Open Sports Sciences Journal 7 1 (2014): 141-171. http://dx.doi.org/10.2174/1875399x01407010141.
    10.2174/1875399x01407010141
Capítulo de livro
  1. Ana Carvalho; Daniel Enes; Maria Branco; Teresa Paula Dias Figueiras; Nuno Pimenta; Amaral-da-Cunha, Mariana; Maria Claudia Brandão PInheiro. "Contributos da Educação Física para o clima escolar: As perceções de docentes [Contributions of Physical Education to the school climate: Teachers' perceptions]". In Investigadores na Educação Física em Formação [Physical Education Researches in Training], 20-37. Maia, Porto: Edições ISMAI, 2023.
    Publicado
  2. Bastos, Tânia; Teixeira, Joana; Amaral-da-Cunha, Mariana; Corredeira, Rui. "Physical Education and Sport as a Means to Empower Children With Disability in Educational and Community Settings: The Contribution of Paralympic Education Focusing on Peers’ Interactions.". In Inclusive Physical Activities: International Perspectives. Estados Unidos: A. J. S. Morin, C. Maïano, D. Tracey & R. G. Graven (Eds.), 2017.
    Publicado
  3. Pacheco, Ana; Amaral-da-Cunha, Mariana; Batista, Paula. "A construção da identidade profissional em contexto de estágio profissional. . Reflexões de uma estudante-estagiária de Educação Física.". In O Tempo dos Professores, editado por L. L. Grosso Correia; Ruth Capela; Sara Poças, 319-331. Porto, Portugal: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP., 2017.
    Publicado
  4. Correia, F.; Marques, Pedro; Amaral-da-Cunha, Mariana. "Dilemas de uma estudante-estagiária: A inclusão de um aluno com Síndrome de Asperger nas aulas de educação física". In Desafios renovados para a aprendizagem em educação física, editado por R. Rolim; P. Batista; P. Queirós, 223-244. Porto, Portugal: Editora Fadeup, 2015.
  5. Moreira, J.; Marques, Pedro; Amaral-da-Cunha, Mariana. "A (re)construção da identidade profissional de um estudante estagiário de educação física da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto: A Influência de vivências anteriores e do estágio profissional.". In Desafios renovados para a aprendizagem em educação física, editado por R. Rolim; P. Batista; P. Queirós, 245-268. Porto, Portugal: Editora FADEUP, 2015.
    Publicado
  6. Amaral-da-Cunha, Mariana; Silva, Joana Vilas-Boas; Teixeira, Tânia; Lopes, Sérgio; Maques, Pedro. "Análise do ensino na disciplina de educação física: Desenvolvimento de uma ferramenta de observação e registo no Colégio de Gaia.". In Formação inicial de professores: Reflexão e investigação da prática profissional, editado por P. Queirós; P. Batista, 199-213. Porto, Portugal: Editora FADEUP, 2014.
    Publicado
  7. Amaral-da-Cunha, Mariana; Batista, Paula; Graça, Amândio. "Um olhar sobre o estágio em Educação Física: Representações de estagiários do ensino superior público português". In O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física, editado por P. Batista; A. Graça, 143-180. Porto, Portugal: Editora FADEUP, 2014.
    Publicado
  8. Batista, Paula; Amaral-da-Cunha, Mariana. "Revisão sistemática da literatura em Ciências Sociais". In Investigação Qualitativa em Desporto, editado por I. Mesquita; A. Graça, 67-95. Porto, Portugal: Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto CIFI2D, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto., 2013.
    Publicado
  9. Amaral-da-Cunha, Mariana; Oliveira, Bruno; Marques, Pedro. "Modelos de ensino na disciplina de educação física: Estudo de caso com professores de um colégio privado". In Olhares sobre o estágio profissional em educação física, editado por P. Batista; P. Queirós; R. Rolim, 239-256. Porto, Portugal: Editora FADEUP, 2013.
  10. Santos, Fernando; Batista, Paula; Sousa, Tiago; Gomes, Júlia; Amaral-da-Cunha, Mariana. "Perceções dos estudantes-estagiários acerca do processo formativo vivenciado em estágio e seu contributo para a profissão". In Olhares sobre o estágio profissional em educação física, editado por P. Batista; P. Queirós; P. Rolim, 193-204. Porto, Portugal: Editora FADEUP, 2013.
    Publicado
  11. Amaral-da-Cunha, Mariana. "Percursos inclusivos das crianças e família Portadoras de SXF.". In Síndrome de X Frágil: Pessoas, Contextos & Percursos, editado por Franco, Vítor. Évora, Portugal: Edições Aloendro, 2013.
    Publicado
  12. Amaral-da-Cunha, Mariana. "Percursos inclusivos das crianças e família Portadoras de SXF". In Síndrome de X Frágil: Pessoas, Contextos & Percursos. Évora: Edições Aloendro, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Amaral-da-Cunha, Mariana; Elisa Amélia Alves Fernandes Marques; Júlia Campos; Sara Santos; João Viana. Investigadores na Educação Física em Formação [Physical Education Researchers in Training]. Maia, Porto, Portugal: Edições ISMAI. 2023.
    Publicado • Editor
Tese / Dissertação
  1. Mariana de Sena Amaral da Cunha. "A (re)construção da identidade profissional em contexto de estágio no ensino da educação física: uma análise situacional de discursos e narrativas.". Doutoramento, 2017. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/105829.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/09/09 Pre-service Physical Education teachers’ emerging Professional Identity through a Dialogical Relationship between Discourse and Image on their School Placements. ECER 2021 – The European Conference on Educational Research – Online
University of Geneva and the Valais University of Teacher Education (Geneva, Suiça)
2021/07/02 Painel de Discussão: A investigação na formação professores e no ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário: Desenvolvimento e estratégias de implementação. Porque é importante saber investigar sobre a, e na, formação de professores em Educação Física? (3.ª ed.)
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, CIDESD - Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, Instituto Universitário da Maia, Maia, Portugal. (Maia)
2021/06/06 As conceções dos professores de Educação Física sobre os conteúdos de ensino, os alunos e as suas práticas Porque é importante saber investigar sobre a, e na, formação de professores em Educação Física? (3.ª ed.)
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, CIDESD - Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, Instituto Universitário da Maia, Maia, Portugal. (Maia)
2020/09 O impacto das experiências emocionais na construção da identidade docente de estudantes-estagiários de Educação Física no decurso da sua Prática de Ensino Supervisionada XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020/09 Perspetivas sobre o uso do Portefólio como instrumento de avaliação formativa e sumativa na formação de professores de Educação Física Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020/02 Estratégias pedagógicas implementadas por Professores de Educação Física para incluir alunos com deficiência nas suas aulas: Um Estudo de Caso II Congresso de Atividade Física Adaptada
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Porto)
2019/11/02 Avaliando-nos a Nós mesmos como Professores de Futuros Professores de Educação Física 11.º Congresso Nacional de Educação Física
CNAPEF E SPEF (Figueira da Foz, Portugal)
2019/07/04 The relevance of school community working relationships in Physical Education pre-service-teachers identity development: The case of the Institute University of Maia PETE programme 24th Annual Congress of the ECSS
ECSS (Praga, República Checa)
2019/02/02 From directive to constructive practices in developing a supervisory identity: The cases of an experienced and a novice physical education cooperating teacher CIDESD 2019 International Congress
Instituto Universitário da Maia (Maia, Portugal)
2018/07/25 Implementation of OneNote as a tool to promote partnership in learning and teaching in PETE: learner understanding and motivation of preservice physical education teachers AIESEP World Congress: Creating Thriving and Sustainable Futures
(Edinburgo, Reino Unido)
2017/09/28 A construção de uma identidade profissional como orientador de estágio: O caso de dois professores cooperantes de Educação Física Congresso Internacional “O Tempo dos Professores”
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2015 O contributo da experiência de orientação na identidade profissional de professores cooperantes XI Seminário Internacional. Educação Física, Lazer & Saúde. Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado
Escola Superior de Educação (ESE)/ Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2014/09 Pre-service teachers’ discourses about the mission of Physical Education teachers: A study based in images depicting the practicum training experience European Educational Research Association
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/09 The Practicum in the understanding of Pre-service Physical Education Teachers from Portuguese Public Institutions of Higher Education European Educational Research Association
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013/07 How to overcome challenges in including pupils with disabilities? A case-study with physical education teachers. ISAPA 2013 International Symposium
(Instambul, Turquia)
2012/10 The Portuguese physical education pre-service teachers’ learning process: a study using visual methods VII Congresso Português de Sociologia
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2012 Including Disabled Pupils in Regular Physical Education Classes: Strategies Deployed by Portuguese Teachers European Congress of Adapted Physical Activity
(Kerry, Irlanda)
2012 The Portuguese Physical Education Pre-Service Teachers’ Daily Tasks: A Study using Visual Methods 4th Winter Association for Teacher Education in Europe
(Coimbra, Portugal)
2011 Reflecting upon Being a Physical Education Teacher: The Visual Methods as a Way to Capture meanings and Thoughts European Sociological Association (ESA) Conference. Social Relations in Turbulent Times
(Geneva, Suiça)
2011 The development of professional identity among pre-service teachers. The meaning of the board diary 16th Annual Congress of the ECSS
(Liverpool, Reino Unido)
2011 The potential of visual methods for capturing the daily life practices of pre-service Portuguese PE teachers Second International Visual Methods Conference The Open University
The Open University (Milton Keynes, Reino Unido)
2009 Inclusion in Portuguese Schools: Physical educators’ teaching experiences and students with special needs social-educational placement history Doctoral School Conference
University of London Institute of Education (Londres, Reino Unido)
2008 Educação Inclusiva. Uma realidade? A aplicabilidade da Inclusão nas Escolas Regulares Portuguesas I Congresso de Actividade Física Adaptada do Boavista Futebol Clube
Estádio do Bessa (Porto, Portugal)
2005 Estudo comparativo da percepção da imagem corporal em indivíduos de sexo masculino com deficiência visual, em função da prática de actividade física e da idade IX CBAMA
(Rio Claro, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da EF - ISMAI (8 estudantes)
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020/09/01 - 2021/07/31 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da EF - ISMAI (6 estudantes)
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2020/09/01 - 2021/07/31 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da EF (4 estudantes)
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2021/02/01 - 2021/07/16 Relatório Final de Projeto de Intervenção II - As perceções dos professores cooperantes sobre os sucessos, limitações e possibilidades associados à orientação em contexto de pandemia COVID-19
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2021/02/01 - 2021/06/14 Relatório Final de Projetos de Intervenção II - O desenvolvimento da identidade profissional dos estudantes-estagiários em contexto de pandemia Covid-19
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2021/02/01 - 2021/06/07 Relatório Final de Projetos de Intervenção II - As culturas de Ensino e Aprendizagem presentes nas aulas de Educação Física
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2021/02/01 - 2021/06/07 Relatório Final de Projetos de Intervenção II - As perceções dos estudantes-estagiários sobre os sucessos, limitações e possibilidades associados ao desenvolvimento da sua profissionalidade docente em contexto de pandemia COVID-19
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2019/09/01 - 2020/07/30 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da EF - ISMAI (8 estudantes)
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020/02/01 - 2020/06/22 Relatório Final de Projetos de Intervenção II - As culturas de Ensino e Aprendizagem presentes nas aulas de Educação Física em Portugal: Fitness, Desporto, Dança… Aprendizagem?
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2020/02/02 - 2020/06/05 Relatório Final de Projetos de Intervenção II - O impacto das Emoções na construção da Identidade Profissional do estudante-estagiário de Educação Física em contexto de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2019/02/01 - 2019/06/19 Relatório Final de Projetos de Intervenção II - A Construção da Identidade Profissional dos Estudantes Estagiários de Educação Física na Prática de Ensino Supervisionadas por Recurso às Experiências Emocionais
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2019/02/01 - 2019/06/19 Relatório Final de Projetos de Intervenção II - QUAIS AS ESTRATÉGIAS IMPLEMENTADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA INCLUIR ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NAS SUAS AULAS?
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2019/02/02 - 2019/06/06 Relatório Final de Projetos de Intervenção II - A construção da identidade profissional através da relação dialógica entre discurso e imagem, emergentes dos momentos mais marcantes da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2018 - 2019 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da EF - ISMAI ( 9 estudantes)
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018/02/01 - 2018/06/20 Relatório Final de Projetos de Intervenção II - Estudo exploratório em estudantes-estagiários de Educação Física do ISMAI em situação de prática de ensino supervisionada por recurso a focus groups: A relevância do estabelecimentode interações com a comunidade educativa na construção da identidade do professor.
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2018/02/01 - 2018/06/20 Relatório Final de Projetos de Intervenção II - A construção da Indentidade Profissional do Professor: As emoções dos estudantes-estagiários durante a sua prática de ensino supervisionada em Educação Física.
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2017 - 2018 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da EF - ISMAI ( 7 estudantes)
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2015 - 2016 Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF - FADEUP (5 estudantes)
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 - 2015 Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF - FADEUP (6 estudantes)
Orientador
Mestrado em Ensino de Educção Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2014 Relatório de Estágio Profissional, Mestrado em Ensino de EF - FADEUP (7 estudantes)
Orientador
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2012 - 2013 Relatório de Estágio Profissional, Mestrado em Ensino de EF - FADEUP (13 estudantes)
Orientador
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2011 - 2012 Relatório de Estágio Profissional, Mestrado em Ensino de EF - FADEUP (13 estudantes)
Orientador
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2010 - 2011 Relatório de Estágio Profissional, Mestrado em Ensino de EF - FADEUP (10 estudantes)
Orientador
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/06/02 - 2021/06/22 Seminário - PORQUE É IMPORTANTE SABER INVESTIGAR SOBRE A, E NA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA? (3.ª ed) (2021/06/02 - 2021/06/22)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano, Portugal

Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2020/06/15 - 2020/06/26 Seminário - PORQUE É IMPORTANTE SABER INVESTIGAR SOBRE A, E NA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA? (2.ª ed), organizado pela Coordenação do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e pelo Centro de Investigação CIDESD-ISMAI (2020/06/15 - 2020/06/26)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019/06/12 - 2019/06/19 Seminário - PORQUE É IMPORTANTE SABER INVESTIGAR SOBRE A, E NA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA?, organizado pela Coordenação do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e pelo Centro de Investigação CIDESD-ISMAI (2019/06/12 - 2019/06/19)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/03/16 - 2021/06/25 Encouraging and supporting teacher educators to become formally involved in the professional development of (beginning) teacher educators
Oficina (workshop)
The second International Forum for Teacher Educators’ Professional Development (InFoTED) Academy
University of Limerick, Irlanda

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/12/15 Atitudes e autoeficácia dos professores de Educação Física face à inclusão: Estudo centrado nas Regiões Autónomas de Portugal.
Arguente principal
Sara Raquel Oliveira Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2021/11/25 Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada.
Arguente
Cláudio Rafael Silva Miranda (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2021/06/16 Relatório Final de Projetos de Intervenção II - A Construção da Relação Pedagógica entre Estudantes Estagiários e Alunos na disciplina de Educação Física
Arguente principal
Ana Santos, Patrícia da Fonseca, Tiago Alves (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2021/06/16 Relatório Final de Projetos de Intervenção II - Perceções dos Estudantes Estagiários sobre a Implementação do MED no Ano de Estágio
Arguente principal
Daniel Rocha, Duarte Duarte, Pedro Silva (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2021/06/14 Relatório Final de Projetos de Intervenção II - Impacto da Formação Inicial e Vivências Anteriores no Entendimento da Educação Física
Arguente principal
Daniel Marques, Gerson Lopes, Hugo Ferreira (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2020/06/26 Relatório Final de Projetos de Intervenção II - TREINO DE FORÇA E CONDIÇÃO FÍSICA EM CRIANÇAS E JOVENS
Arguente principal
Carlos Monteiro, Miguel Silva, Rui Silva (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2020/06/22 Relatório Final de Projetos de Intervenção I - As relações de poder na aprendizagem dos alunos em Educação Física
Arguente principal
Fábio Carvalho, Paulo Silva, Rafael Oliveira (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2020/06/22 Relatório Final de Projetos de Intervenção II - Relação entre Atividade Física e Desempenho Escolar Perceções dos Alunos
Arguente principal
Filipe Dias, João Pinheiro (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2020/06/06 Relatório Final de Projetos de Intervenção I - O papel do poder social de um professor estagiário nas aulas de Expressão Físico-Motora
Arguente principal
José Miguel, Rui Moreira (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2019/12/20 Arguente principal: Validação da Versão Portuguesa da Multidimensional Attitudes Toward Inclusive Education Scale em Estudantes -Estagiários de Educação Física
Arguente principal
Ricardo Jorge Rodrigues Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2019/07/11 Arguente principal: Gestão do Desporto Escolar: Estudo de Caso na Escola La Salle Manaus
Arguente
Lúcia de Carvalho Paiva (Mestrado)
2016 Arguente Principal: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS (2 estudantes)
Arguente principal
João Filipe Almeida; Carla Alexandra Nunes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2015 Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS (5 estudantes)
Arguente principal
Alberto Silva; António Silva; Cátia Rodrigues; Jéssica Silva; Mariana Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2015 Presidente: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS - FADEUP (3 estudantes)
Presidente do júri
Inês Moreira; Sofia Fontes; António Machado (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 Arguente Principal: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS - FADEUP (7 estudantes)
Arguente principal
Andreia Sousa; Carlos Silva; Filipe Silva; Joana Oliveira; Paulo Cardoso; Pedro Iglésias; Rúben Vie (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 Arguente Principal: A experiência vivida de um atleta no basquetebol em cadeira de rodas de elite : uma história narrada na primeira pessoa
Arguente principal
oão Pedro Bártolo Oliveira de Barros Correia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 Presidente: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS - FADEUP (6 estudantes)
Presidente do júri
Ema Cardoso; Maria Santos; Carlos Fernandes; Sérgio Oliveira; Eduardo Cardoso (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 Arguente Principal: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS - FADEUP (7 estudantes)
Arguente principal
André Silva; Carla Gonçalves; Cláudia Costa; Dany Gonzaga; Hugo Garcês; Liliana Ramos; Raquel Furta (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 Presidente: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS - FADEUP (6 estudantes)
Presidente do júri
José Ferreira; Solange Pereira; Maria Manuel Rodrigues; Mariana Teixeira; Verónica Silva; Emanuel Gu (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2012 Arguente Principal: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS - FADEUP (2 estudantes)
Arguente principal
Ana Almeida; António Campos (Mestrado)
2012 Presidente: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS - FADEUP (4 estudantes)
Presidente do júri
Vítor Freixo; Cátia Ferreira; Miguel Silva; Bernardo Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2011 Arguente Principal: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS - FADEUP (8 estudantes)
Arguente principal
Carlos Pinto; Diogo Guimarães; Filipe Duarte; Joaquim Ferraz; Denise Almeida; Liliana Barbosa; Mar (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/11/05 - 2026/11/26 Movement Science and Sport Psychology Frontiers in Psychology

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/10/01 - Atual Prática de Ensino Supervisionada 2.º Ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017/10 - Atual Profissionalidade Docente 2.º Ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017/02 - Atual Projetos de Intervenção II 2.º Ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017/02 - Atual Metodologia Avançada do Ensino da Educação Física Educação Física e Desporto (1.º Ciclo) (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017/02 - Atual Atividades Supervisionadas em Ensino da Educação Física Educação Física e Desporto (1.º Ciclo) (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - Atual Avaliação em Educação Física 2.º Ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - Atual Prática Pedagógica I 2.º Ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - Atual Metodologia do Ensino da Educação Física Educação Física e Desporto (1.º Ciclo) (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2022/05 - 2022/05 CONCEÇÕES, PRÁTICAS E IDENTIDADES(S) SOBRE A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Ação de Formação / Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Outros) Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2021/06/02 - 2021/06/21 Seminário “Porque é importante investigar sobre, e na, formação de professores de Educação Física?” (3.ª Ed.) (Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua) Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Outros) Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2017/10 - 2019/01 Correntes Educativas Contemporâneas Educação Física e Desporto (1.º Ciclo) (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010/09/01 - 2017/08/31 Estágio Profissional Ensindo de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (2.º Ciclo) (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2011 - 2012 Desportos de Combate, Judo - Estudos Práticos III, Estudos Práticos IV Educação Física Saúde e Desporto (1.º Ciclo) (Licenciatura) CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL, Portugal
2010 - 2012 Atividades de Oposição e Luta - Educação Física do 1.º Ciclo do Ensino Básico Ciências do Desporto (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Distinções

Outra distinção

2015 ERASMUS+ (Teaching Staff, Nov. 2015)
Programa Erasmus+ / Desporto / Parcerias Colaborativas, Portugal
2015 ERASMUS+ (Teaching Staff, Feb. 2015)
2012 Bolsa Individual de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2011 Fundo de Apoio à Comunidade Científica
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2011 Bolsa I&D Projeto – PTDC/DES/115922/2009
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2008 Bolsa de Curta Duração no Estrangeiro