Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Mariana Amaral-da-Cunha
Nomes de citação
- Amaral-da-Cunha, Mariana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C611-6E55-D8A9
- Researcher Id
- Mariana Amaral-da-Cunha
Websites
- orcid.org/0000-0001-6557-3385 (Académico)
- www.researchgate.net/profile/Mariana-Amaral-Da-Cunha (Académico)
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010/02/01 - 2017/07/20
Concluído
|
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Especialização em Desporto, Educação e Cultura
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"A (re)construção da identidade profissional em contexto de estágio no ensino de Educação Física: Uma análise situacional
de discursos e narrativas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção |
2011/11/01
Concluído
|
Master of Research in Educational and Social Research (Master)
University of London Institute of Education, Reino Unido
"INCLUDING DISABLED PUPILS IN REGULAR PHYSICAL EDUCATION CLASSES: STRATEGIES DEPLOYED BY PORTUGUESE TEACHERS " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved |
2001/09/01 - 2006/12/18
Concluído
|
Licenciatura em Desporto e Educação Física (Licenciatura)
Especialização em Desporto de Reeducação e Reabilitação
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"Educação Inclusiva - uma realidade? A aplicabilidade da Inclusão nas Escolas Regulares: estudo das atitudes, pareceres e
dificuldades de eintervenção de docentes de Educação Física" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/10/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal |
Instituto Universitário da Maia Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto, Portugal | ||
2010/09/01 - 2017/08/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Desporto - Gabinete de Pedagogia do Desporto, Portugal | ||
2011/10/01 - 2012/07/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/07/22 - Atual | Coordenadora do 2.º Ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal |
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal | ||
2018/10 - Atual | Conselheira do Conselho Científico do Instituto Universitário da Maia | Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal |
Instituto Universitário da Maia, Portugal | ||
2019/01 - 2021/03/08 | Conselheira do Conselho Pedagógico do Instituto Universitário da Maia | Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal |
Instituto Universitário da Maia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/10 - Atual | Coordenadora Científica e Pedagógica do Centro de Formação Contínua de Professores, Instituto Universitário da Maia - ISMAI. | Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal |
2018/10/01 - 2021/07/21 | Coodenadora do 2.º Ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, Instituto Universitário da Maia | Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal |
Instituto Universitário da Maia Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto, Portugal | ||
2007/05 - 2011/07 | Professora Contratada do Grupo de Educação Física (620) | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/09 - Atual | Be Like an Athlete (Projeto Financiado ERASMUS+ programme. Sport Collaborative Partnerships)
EAC-A03-2018
Investigador
Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
|
Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia
Em curso
|
2010 - 2014 | "O Papel do Estágio Profissional na (re)Construção da Identidade Profissional no Contexto da Educação Física" (Projeto I&D
)
PTDC/DES/115922/2009
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011 - 2012 | Percursos Inclusivos das crianças e famílias portadoras de Síndrome X-Frágil (Projeto I&D)
PTDC/CPE-CED/115276/2009
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/09/09 | Pre-service Physical Education teachers’ emerging Professional Identity through a Dialogical Relationship between Discourse and Image on their School Placements. | ECER 2021 – The European Conference on Educational Research – Online
University of Geneva and the Valais University of Teacher Education (Geneva, Suiça)
|
2021/07/02 | Painel de Discussão: A investigação na formação professores e no ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário: Desenvolvimento e estratégias de implementação. | Porque é importante saber investigar sobre a, e na, formação de professores em Educação Física? (3.ª ed.)
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, CIDESD - Centro de Investigação em Desporto, Saúde
e Desenvolvimento Humano, Instituto Universitário da Maia, Maia, Portugal. (Maia)
|
2021/06/06 | As conceções dos professores de Educação Física sobre os conteúdos de ensino, os alunos e as suas práticas | Porque é importante saber investigar sobre a, e na, formação de professores em Educação Física? (3.ª ed.)
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, CIDESD - Centro de Investigação em Desporto, Saúde
e Desenvolvimento Humano, Instituto Universitário da Maia, Maia, Portugal. (Maia)
|
2020/09 | O impacto das experiências emocionais na construção da identidade docente de estudantes-estagiários de Educação Física no decurso da sua Prática de Ensino Supervisionada | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020/09 | Perspetivas sobre o uso do Portefólio como instrumento de avaliação formativa e sumativa na formação de professores de Educação Física | Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020/02 | Estratégias pedagógicas implementadas por Professores de Educação Física para incluir alunos com deficiência nas suas aulas: Um Estudo de Caso | II Congresso de Atividade Física Adaptada
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Porto)
|
2019/11/02 | Avaliando-nos a Nós mesmos como Professores de Futuros Professores de Educação Física | 11.º Congresso Nacional de Educação Física
CNAPEF E SPEF (Figueira da Foz, Portugal)
|
2019/07/04 | The relevance of school community working relationships in Physical Education pre-service-teachers identity development: The case of the Institute University of Maia PETE programme | 24th Annual Congress of the ECSS
ECSS (Praga, República Checa)
|
2019/02/02 | From directive to constructive practices in developing a supervisory identity: The cases of an experienced and a novice physical education cooperating teacher | CIDESD 2019 International Congress
Instituto Universitário da Maia (Maia, Portugal)
|
2018/07/25 | Implementation of OneNote as a tool to promote partnership in learning and teaching in PETE: learner understanding and motivation of preservice physical education teachers | AIESEP World Congress: Creating Thriving and Sustainable Futures
(Edinburgo, Reino Unido)
|
2017/09/28 | A construção de uma identidade profissional como orientador de estágio: O caso de dois professores cooperantes de Educação Física | Congresso Internacional “O Tempo dos Professores”
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2015 | O contributo da experiência de orientação na identidade profissional de professores cooperantes | XI Seminário Internacional. Educação Física, Lazer & Saúde. Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado
Escola Superior de Educação (ESE)/ Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/09 | Pre-service teachers’ discourses about the mission of Physical Education teachers: A study based in images depicting the practicum training experience | European Educational Research Association
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/09 | The Practicum in the understanding of Pre-service Physical Education Teachers from Portuguese Public Institutions of Higher Education | European Educational Research Association
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/07 | How to overcome challenges in including pupils with disabilities? A case-study with physical education teachers. | ISAPA 2013 International Symposium
(Instambul, Turquia)
|
2012/10 | The Portuguese physical education pre-service teachers’ learning process: a study using visual methods | VII Congresso Português de Sociologia
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2012 | Including Disabled Pupils in Regular Physical Education Classes: Strategies Deployed by Portuguese Teachers | European Congress of Adapted Physical Activity
(Kerry, Irlanda)
|
2012 | The Portuguese Physical Education Pre-Service Teachers’ Daily Tasks: A Study using Visual Methods | 4th Winter Association for Teacher Education in Europe
(Coimbra, Portugal)
|
2011 | Reflecting upon Being a Physical Education Teacher: The Visual Methods as a Way to Capture meanings and Thoughts | European Sociological Association (ESA) Conference. Social Relations in Turbulent Times
(Geneva, Suiça)
|
2011 | The development of professional identity among pre-service teachers. The meaning of the board diary | 16th Annual Congress of the ECSS
(Liverpool, Reino Unido)
|
2011 | The potential of visual methods for capturing the daily life practices of pre-service Portuguese PE teachers | Second International Visual Methods Conference The Open University
The Open University (Milton Keynes, Reino Unido)
|
2009 | Inclusion in Portuguese Schools: Physical educators’ teaching experiences and students with special needs social-educational placement history | Doctoral School Conference
University of London Institute of Education (Londres, Reino Unido)
|
2008 | Educação Inclusiva. Uma realidade? A aplicabilidade da Inclusão nas Escolas Regulares Portuguesas | I Congresso de Actividade Física Adaptada do Boavista Futebol Clube
Estádio do Bessa (Porto, Portugal)
|
2005 | Estudo comparativo da percepção da imagem corporal em indivíduos de sexo masculino com deficiência visual, em função da prática de actividade física e da idade | IX CBAMA
(Rio Claro, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - Atual | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da EF - ISMAI (8 estudantes)
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2020/09/01 - 2021/07/31 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da EF - ISMAI (6 estudantes)
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2020/09/01 - 2021/07/31 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da EF (4 estudantes)
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2021/02/01 - 2021/07/16 | Relatório Final de Projeto de Intervenção II - As perceções dos professores cooperantes sobre os sucessos, limitações e possibilidades
associados à orientação em contexto de pandemia COVID-19
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2021/02/01 - 2021/06/14 | Relatório Final de Projetos de Intervenção II - O desenvolvimento da identidade profissional dos estudantes-estagiários em
contexto de pandemia Covid-19
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2021/02/01 - 2021/06/07 | Relatório Final de Projetos de Intervenção II - As culturas de Ensino e Aprendizagem presentes nas aulas de Educação Física
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2021/02/01 - 2021/06/07 | Relatório Final de Projetos de Intervenção II - As perceções dos estudantes-estagiários sobre os sucessos, limitações e possibilidades
associados ao desenvolvimento da sua profissionalidade docente em contexto de pandemia COVID-19
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/07/30 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da EF - ISMAI (8 estudantes)
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2020/02/01 - 2020/06/22 | Relatório Final de Projetos de Intervenção II - As culturas de Ensino e Aprendizagem presentes nas aulas de Educação Física
em Portugal: Fitness, Desporto, Dança… Aprendizagem?
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2020/02/02 - 2020/06/05 | Relatório Final de Projetos de Intervenção II - O impacto das Emoções na construção da Identidade Profissional do estudante-estagiário
de Educação Física em contexto de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2019/02/01 - 2019/06/19 | Relatório Final de Projetos de Intervenção II - A Construção da Identidade Profissional dos Estudantes Estagiários de Educação
Física na Prática de Ensino Supervisionadas por Recurso às Experiências Emocionais
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2019/02/01 - 2019/06/19 | Relatório Final de Projetos de Intervenção II - QUAIS AS ESTRATÉGIAS IMPLEMENTADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA
INCLUIR ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NAS SUAS AULAS?
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2019/02/02 - 2019/06/06 | Relatório Final de Projetos de Intervenção II - A construção da identidade profissional através da relação dialógica entre
discurso e imagem, emergentes dos momentos mais marcantes da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2018 - 2019 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da EF - ISMAI ( 9 estudantes)
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2018/02/01 - 2018/06/20 | Relatório Final de Projetos de Intervenção II - Estudo exploratório em estudantes-estagiários de Educação Física do ISMAI
em situação de prática de ensino supervisionada por recurso a focus groups: A relevância do estabelecimentode interações com
a comunidade educativa na construção da identidade do professor.
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2018/02/01 - 2018/06/20 | Relatório Final de Projetos de Intervenção II - A construção da Indentidade Profissional do Professor: As emoções dos estudantes-estagiários
durante a sua prática de ensino supervisionada em Educação Física.
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2017 - 2018 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da EF - ISMAI ( 7 estudantes)
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2015 - 2016 | Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF - FADEUP (5 estudantes)
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2014 - 2015 | Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF - FADEUP (6 estudantes)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educção Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2013 - 2014 | Relatório de Estágio Profissional, Mestrado em Ensino de EF - FADEUP (7 estudantes)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2012 - 2013 | Relatório de Estágio Profissional, Mestrado em Ensino de EF - FADEUP (13 estudantes)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2011 - 2012 | Relatório de Estágio Profissional, Mestrado em Ensino de EF - FADEUP (13 estudantes)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2010 - 2011 | Relatório de Estágio Profissional, Mestrado em Ensino de EF - FADEUP (10 estudantes)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/06/02 - 2021/06/22 | Seminário - PORQUE É IMPORTANTE SABER INVESTIGAR SOBRE A, E NA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA? (3.ª ed) (2021/06/02 - 2021/06/22)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano, Portugal Universidade da Maia - ISMAI, Portugal |
2020/06/15 - 2020/06/26 | Seminário - PORQUE É IMPORTANTE SABER INVESTIGAR SOBRE A, E NA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA? (2.ª ed), organizado
pela Coordenação do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e pelo Centro de Investigação CIDESD-ISMAI (2020/06/15 - 2020/06/26)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2019/06/12 - 2019/06/19 | Seminário - PORQUE É IMPORTANTE SABER INVESTIGAR SOBRE A, E NA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA?, organizado pela
Coordenação do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e pelo Centro de Investigação CIDESD-ISMAI (2019/06/12 - 2019/06/19)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Universitário da Maia, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/03/16 - 2021/06/25 | Encouraging and supporting teacher educators to become formally involved in
the professional development of (beginning) teacher educators
Oficina (workshop)
|
The second International Forum for Teacher Educators’ Professional Development (InFoTED) Academy
University of Limerick, Irlanda
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/12/15 | Atitudes e autoeficácia dos professores de Educação Física face à inclusão: Estudo centrado nas Regiões Autónomas de Portugal.
Arguente principal
|
Sara Raquel Oliveira Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2021/11/25 | Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada.
Arguente
|
Cláudio Rafael Silva Miranda (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2021/06/16 | Relatório Final de Projetos de Intervenção II - A Construção da Relação Pedagógica entre Estudantes Estagiários e Alunos na
disciplina de Educação Física
Arguente principal
|
Ana Santos, Patrícia da Fonseca, Tiago Alves (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2021/06/16 | Relatório Final de Projetos de Intervenção II - Perceções dos Estudantes Estagiários sobre a Implementação do MED no Ano de
Estágio
Arguente principal
|
Daniel Rocha, Duarte Duarte, Pedro Silva (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2021/06/14 | Relatório Final de Projetos de Intervenção II - Impacto da Formação Inicial e Vivências Anteriores no Entendimento da Educação
Física
Arguente principal
|
Daniel Marques, Gerson Lopes, Hugo Ferreira (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2020/06/26 | Relatório Final de Projetos de Intervenção II - TREINO DE FORÇA E CONDIÇÃO FÍSICA EM CRIANÇAS E JOVENS
Arguente principal
|
Carlos Monteiro, Miguel Silva, Rui Silva (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2020/06/22 | Relatório Final de Projetos de Intervenção I - As relações de poder na aprendizagem dos alunos em Educação Física
Arguente principal
|
Fábio Carvalho, Paulo Silva, Rafael Oliveira (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2020/06/22 | Relatório Final de Projetos de Intervenção II - Relação entre Atividade Física e Desempenho Escolar Perceções dos Alunos
Arguente principal
|
Filipe Dias, João Pinheiro (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2020/06/06 | Relatório Final de Projetos de Intervenção I - O papel do poder social de um professor estagiário nas aulas de Expressão Físico-Motora
Arguente principal
|
José Miguel, Rui Moreira (Mestrado)
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
|
2019/12/20 | Arguente principal: Validação da Versão Portuguesa da Multidimensional Attitudes Toward Inclusive Education Scale em Estudantes
-Estagiários de Educação Física
Arguente principal
|
Ricardo Jorge Rodrigues Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2019/07/11 | Arguente principal: Gestão do Desporto Escolar: Estudo de Caso na Escola La Salle Manaus
Arguente
|
Lúcia de Carvalho Paiva (Mestrado) |
2016 | Arguente Principal: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS (2 estudantes)
Arguente principal
|
João Filipe Almeida; Carla Alexandra Nunes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2015 | Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS (5 estudantes)
Arguente principal
|
Alberto Silva; António Silva; Cátia Rodrigues; Jéssica Silva; Mariana Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2015 | Presidente: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS - FADEUP (3 estudantes)
Presidente do júri
|
Inês Moreira; Sofia Fontes; António Machado (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2014 | Arguente Principal: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS - FADEUP (7 estudantes)
Arguente principal
|
Andreia Sousa; Carlos Silva; Filipe Silva; Joana Oliveira; Paulo Cardoso; Pedro Iglésias; Rúben Vie (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2014 | Arguente Principal: A experiência vivida de um atleta no basquetebol em cadeira de rodas de elite : uma história narrada na
primeira pessoa
Arguente principal
|
oão Pedro Bártolo Oliveira de Barros Correia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2014 | Presidente: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS - FADEUP (6 estudantes)
Presidente do júri
|
Ema Cardoso; Maria Santos; Carlos Fernandes; Sérgio Oliveira; Eduardo Cardoso (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2013 | Arguente Principal: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS - FADEUP (7 estudantes)
Arguente principal
|
André Silva; Carla Gonçalves; Cláudia Costa; Dany Gonzaga; Hugo Garcês; Liliana Ramos; Raquel Furta (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2013 | Presidente: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS - FADEUP (6 estudantes)
Presidente do júri
|
José Ferreira; Solange Pereira; Maria Manuel Rodrigues; Mariana Teixeira; Verónica Silva; Emanuel Gu (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2012 | Arguente Principal: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS - FADEUP (2 estudantes)
Arguente principal
|
Ana Almeida; António Campos (Mestrado) |
2012 | Presidente: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS - FADEUP (4 estudantes)
Presidente do júri
|
Vítor Freixo; Cátia Ferreira; Miguel Silva; Bernardo Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2011 | Arguente Principal: Relatório de Estágio Profissional - Mestrado em Ensino de EF nos EBS - FADEUP (8 estudantes)
Arguente principal
|
Carlos Pinto; Diogo Guimarães; Filipe Duarte; Joaquim Ferraz; Denise Almeida; Liliana Barbosa; Mar (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/11/05 - 2026/11/26 | Movement Science and Sport Psychology | Frontiers in Psychology |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2017/10/01 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada | 2.º Ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2017/10 - Atual | Profissionalidade Docente | 2.º Ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2017/02 - Atual | Projetos de Intervenção II | 2.º Ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2017/02 - Atual | Metodologia Avançada do Ensino da Educação Física | Educação Física e Desporto (1.º Ciclo) (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2017/02 - Atual | Atividades Supervisionadas em Ensino da Educação Física | Educação Física e Desporto (1.º Ciclo) (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2017 - Atual | Avaliação em Educação Física | 2.º Ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2017 - Atual | Prática Pedagógica I | 2.º Ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2017 - Atual | Metodologia do Ensino da Educação Física | Educação Física e Desporto (1.º Ciclo) (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2022/05 - 2022/05 | CONCEÇÕES, PRÁTICAS E IDENTIDADES(S) SOBRE A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Ação de Formação / Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Outros) | Universidade da Maia - ISMAI, Portugal |
2021/06/02 - 2021/06/21 | Seminário “Porque é importante investigar sobre, e na, formação de professores de Educação Física?” (3.ª Ed.) (Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua) | Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Outros) | Universidade da Maia - ISMAI, Portugal |
2017/10 - 2019/01 | Correntes Educativas Contemporâneas | Educação Física e Desporto (1.º Ciclo) (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2010/09/01 - 2017/08/31 | Estágio Profissional | Ensindo de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (2.º Ciclo) (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal |
2011 - 2012 | Desportos de Combate, Judo - Estudos Práticos III, Estudos Práticos IV | Educação Física Saúde e Desporto (1.º Ciclo) (Licenciatura) | CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL, Portugal |
2010 - 2012 | Atividades de Oposição e Luta - Educação Física do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Ciências do Desporto (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2015 | ERASMUS+ (Teaching Staff, Nov. 2015)
Programa Erasmus+ / Desporto / Parcerias Colaborativas, Portugal
|
2015 | ERASMUS+ (Teaching Staff, Feb. 2015) |
2012 | Bolsa Individual de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2011 | Fundo de Apoio à Comunidade Científica
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2011 | Bolsa I&D Projeto – PTDC/DES/115922/2009
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2008 | Bolsa de Curta Duração no Estrangeiro |