???global.info.a_carregar???
Dina Caetano Alves. Concluiu o(a) Doutoramento em Linguística em 2012 pelo(a) Universidade de Lisboa, Doutoramento em Doutoramento em Ciências da Linguagem - Psicolinguística em 2012 pelo(a) Universidade de Lisboa, Licenciatura em Licenciatura em Linguística em 1998 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa e Bacharelato em Terapia da Fala em 2002 pelo(a) Escola Superior de Saúde do Alcoitão. É Investigador Auxiliar (carreira) no(a) Universidade de Lisboa, Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Setúbal, Investigador no(a) COST Association e Funções de coordenação do curso de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança - curso em associação com Fac. Ciências Soc. e Humanas (FCSH) da Univ. Nova Lisboa no(a) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde. Publicou 7 artigos em revistas especializadas. Possui 6 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Possui 5 patente(s) registada(s). Organizou 12 evento(s). Participou em 29 evento(s). Coorientou 3 tese(s) de doutoramento. Orientou 2 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 8. Orientou 16 trabalho(s) de conclusão de curso de licenciatura/bacharelato. Participa e/ou participou como Investigador em 12 projeto(s) e Investigador responsável em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde, Humanidades com ênfase em Outras Humanidades e Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais. Nas suas atividades profissionais interagiu com 95 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Desenvolvimento orofacial; Leitura e Escrita; Conhecimento metafonológico; Produção Articulatória; Hábitos Orais; Conhecimento fonológico; Processamento Auditivo; Desenvolvimento Fonológico; Produção Fonológica; Desenvolvimento Auditivo; Consciência Fonológica; Linguística Clínica; Processamento Fonológico; Crosslinguistic child phonology project; Avaliação; Teste; Fonologia; Não-linear; Aquisição; Validação; Assessment; Test; Phonology; Nonlinear; Acquisition; Validation; PEACE; Competências de Escrita; Escrita; Erros de escrita; Semiologia do erro (gramatical, ortográfica e psicomotora); Spelling; Spelling errors; Error semiology (grammatical, orthographic and psychometric); Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; Conhecimento lexical; Crianças bilingues; Português europeu; Português brasileiro; Ensino básico; Nomeação; Confrontação visual; Vocabulário; Lexical knowledge; Bilingual children; European Portuguese; Brazilian Portuguese; Basic Education; Nomination; Visual confrontation; Vocabulary; Língua portuguesa - Fonologia; Consciência linguística - Na criança; Segmentação (Linguística); Escrita - Estudo e ensino; Leitura - Estudo e ensino; Teses de doutoramento - 2013; Consciência fonológica; Segmentação silábica de palavras; Sílaba; Extensão de palavra; Acento de palavra; phonological awareness; syllabic segmentation; syllable; word extension; word stress; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
DINA PAULA JORGE CAETANO ALVES

Nomes de citação

  • Alves, Dina Caetano

Identificadores de autor

Ciência ID
C51E-B63C-0E74
ORCID iD
0000-0002-7672-5898

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde
  • Humanidades - Outras Humanidades
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2019/10/09 - 2019/10/09
Concluído
Em torno da escrita científica: sugestão para redação de artigos e escolha de revistas (Outros)
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019/09/28 - 2019/09/28
Concluído
Processamento Auditivo e (meta)fonológico (Dina Caetano Alves) (Outros)
Oficina Didáctica, Portugal
2017 - 2017
Concluído
Masterclass - Perturbações da Linguagem, 9as Jornadas de Pediatria do HLUZ (Outros)
Hospital da Luz Lisboa, Portugal
2017 - 2017
Concluído
Phonological characteristics of children with speech sound disorders, speakers of European Portuguese and Brazilian Portuguese (David Nascimento, Ana Castro e Dina Caetano Alves) (Outros)
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016
Concluído
Formação instrumento ACLLE - PEL Versus Dislexia (Gracinda Valido) (Outros)
Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
2016 - 2016
Concluído
Estratégias de ativação de estruturas de alto custo na produção e na compreensão da linguagem - possível intervenção na PEL (Letícia Côrrea) (Outros)
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016
Concluído
MABILIN - instrumento de rastreio de dificuldades de linguagem sugestivas de Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem (PEDL) (Letícia Côrrea) (Outros)
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016
Concluído
STEM II - Summer Training in Experimental Methods (Outros)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2014/05/17 - 2014/05/17
Concluído
Aplicação e cotação do Teste Fonético-Fonológico (TFF) do projeto de Avaliação da Linguagem Pré-Escolar(ALPE) (Marisa Lousada) (Outros)
Especialização em Fala e Linguagem na Criança
Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
2014 - 2014
Concluído
Zotero – software de gestão bibliográfica (João Marques) (Outros)
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014
Concluído
Classificação Internacional de Saúde (CIF) aplicada à Terapia da Fala (Ana Margarida Ramalho) (Outros)
Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
2014 - 2014
Concluído
Fonologia e ortografia de vogais e ditongos fonéticos no português brasileiro - dados aquisição (Ana Ruth Miranda) (Outros)
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2014
Concluído
Princípios, Aplicação e Cotação do Teste de Linguagem - Avaliação da Linguagem no Pré-Escolar (TL-ALPE) (Marisa Lousada) (Outros)
Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
2014 - 2014
Concluído
(Re)habilitação do conhecimento (meta)fonológico proposta de uma metodologia de intervenção desenvolvida à luz da prática baseada na evidência (Título de especialista)
Especialização em Terapia e Reabilitação (Terapia da Fala) área 7.72.726
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Aprovado
2013 - 2013
Concluído
Avaliação e intervenção motricidade orofacial - mastigação e critério de alta (Sílvia Hitos) (Outros)
Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
2013 - 2013
Concluído
Dados de escrita inicial: “insights” sobre funcionamento fonológico língua (Ana Ruth Miranda) (Outros)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2013 - 2013
Concluído
Medidas fala como avaliação complementar diagnóstico distúrbio fonológico (Haydée Fiszbein Wertzner) (Outros)
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013
Concluído
Distúrbios fonológicos: diagnóstico e intervenção (Outros)
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013
Concluído
Avaliação MO utilizando o Protocolo MBGR com Cotação Condutas Terapêuticas (Irene Marchesan) (Outros)
Malo Clinic, Portugal
2013 - 2013
Concluído
Leitura e escrita: novos caminhos para a estimulação da cognição e linguagem (Maria Thereza Mazorra) (Outros)
Centro E.PAP, Portugal
2012 - 2012
Concluído
Práticas de avaliação e intervenção em voz (Paula Correia) (Outros)
Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
2006 - 2012
Concluído
Doutoramento em Linguística/Especialização em Psicolinguística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Efeito das propriedades segmentais em tarefas de consciência segmental, de leitura e de escrita" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovação com distinção e louvor
2011 - 2011
Concluído
Processamento Auditivo (Jorge Humberto Martins) (Outros)
Comunic4all, Portugal
2011 - 2011
Concluído
Deficit de Atenção e Hiperactividade: compreender para melhor tratar (Carla Faedda) (Outros)
Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
2011 - 2011
Concluído
Aperfeiçoamento sobre diagnóstico por imagens em Terapia da Fala (Carla Faedda ) (Outros)
Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
2011 - 2011
Concluído
Introdução à Neurociência da Aprendizagem (Carla Faedda) (Outros)
Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
2011 - 2011
Concluído
Avaliação da Motricidade Orofacial com o Motrisis (Sílvia Hitos) (Outros)
Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Perturbação da Identidade do Género - com especial foco na transsexualidade (Íris Monteiro e Pedro Freitas) (Outros)
Instituto Luso Americano de Sexologia Clínica, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Bases de Terapia Oromiofuncional (Aline Braga) (Outros)
Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Capacitação para a utilização de instrumentos terapêuticos - incentivo à produção científica (Dirce Capobianco) (Outros)
Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Tecnologias de Apoio para as Necessidades Educativas Especiais (Patrícia Correia) (Outros)
Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Teorias fonológicas aplicadas à intervenção em terapia da fala (Carmen Matzenauer e Cristiane Lazzarotto-Volcão) (Outros)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2008 - 2008
Concluído
Processamento Auditivo (Cristiane Nunes) (Outros)
Pró-Fono, Portugal
2007 - 2007
Concluído
Perturbações Específicas do Desenvolvimento da Linguagem (Dulce Tavares) (Outros)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2004 - 2006
Concluído
Mestrado em Psicolinguística (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Lisboa, Portugal
-
2005 - 2005
Concluído
Práticas em Motricidade Orofacial (Adriano Rockland) (Outros)
Pró-Fono, Portugal
2003 - 2003
Concluído
Curso de verão de Língua Gestual Portuguesa (Helena Carmo e José Alberto Ferreira) (Curso médio)
Associação Portuguesa de Surdos, Portugal
1999/09 - 2002/07
Concluído
Terapia da Fala (Bacharelato)
Escola Superior de Saúde de Alcoitão, Portugal
"." (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998/09 - 1999/07
Concluído
Pós-graduação em Tradução (Português/Francês) (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Excelente
1994/09 - 1998/07
Concluído
Linguística (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/09 - 2015 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2003/09 - 2013/08 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/09 - 2014/08 Técnico Superior (Técnico Superior) Relicário de Sons, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Coordenação do Curso de Mestrado em Terapia da Fala Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2024/03/03 - 2027/03/02 Membro da Direção (Vice-Presidente Científica) Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal
2021/07/01 - 2023/12/31 Membro da Direção (Relações Públicas) Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal
2021/09/01 - 2022/10/31 Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Prática Avançada em Terapia da Fala na Criança Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2021/01/01 - 2021/06/30 Membro da Comissão de Ética Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal
2017/01/01 - 2019/12/31 Membro da Direção (Secretária) Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal
2019/09/01 - 2019/10/21 Coordenação do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019/02 - 2019/08/31 Coordenação do Departamento de Ciências da Comunicação e Linguagem Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/10 - 2019/04 MC Substitute COST Association, Bélgica
2016/09/01 - 2019/02 Coordenação do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/01/01 - 2017/12/31 Coordenadora do Departamento Científico de Articulação e Fala Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal
2006/05/22 - 2014/08/31 Coordenadora clínica e técnica da equipa Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
2013 - 2014 Coordenação do curso de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança - curso em associação com Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova Lisboa (UNL) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/11 - Atual Membro efetivo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal
2003/09 - 2013/10 Membro colaborador Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - Atual MarCliPL (Marcadores clínicos de perturbação da linguagem na criança): e.ConF.IRA: Consciência Fonológica – instrumento de rastreio e avaliação [em formato eletrónico]
Sem referência
Investigador
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
Em curso
2017 - Atual MarCliPL (Marcadores clínicos de perturbação da linguagem na criança): +Consciência Fonológica [em contexto educacional] e +Consciência Fonológica [em contexto clínico]
Sem referência
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

MR - Terapias, Formação e Consultoria, Lda, Portugal

Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
Em curso
2017 - Atual MarCliPL (Marcadores clínicos de perturbação da linguagem na criança): +Linguagem [em contexto educacional] e +Linguagem [em contexto clínico]
Sem referência
Investigador
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

MR - Terapias, Formação e Consultoria, Lda, Portugal

Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
Em curso
2009 - Atual ISISERT – Intelligent System for Impaired Evaluation Used in Recover Therapy
PTDC/EIA-EIA/115336/2009
Investigador
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Desativado
2019 - 2020 Cozinhar a aprender: recurso educativo digital para a promoção da integração curricular no 1ºCiclo do Ensino Básico
IPL/2019/COZI_AP_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
UID/LIN/00214/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018 - 2019 Laboratório Gramatical Digital: A Força das Sílabas
IPL/2018/RED.PT_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 214 - 2011-2012
PEst-OE/LIN/UI0214/2011
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006 - 2009 TAPA-PE - Teste de Avaliação da Produção Articulatória do Português Europeu
PTDC/LIN/66928/2006
Investigador
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Desativado
2006 - 2009 Compreensão na Leitura. Processamento de palavras, de frases e de textos
PTDC/LIN/67854/2006
Investigador
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018 - Atual PEACE: Prova Escrita de Avaliação e Análise de Competências de Escrita – aferição e normalização do bloco ‘Do Grafismo à Palavra’
Sem referência
Orientador
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
Em curso
2011 - Atual Reatribuição Vocal: instrumentos de avaliação e de intervenção em voz transsexual
Sem referência
Investigador responsável
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
Em curso
2010 - Atual Estudo do impacto dos traços distintivos associados ao inventário fonológico do Português Europeu em tarefas de discriminação e de processamento de pares mínimos
Sem referência
Investigador
Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
Concluído
2015/09 - 2019/04 Enhancing Children’s Oral Language Skills across Europe and beyond – a collaboration focusing on Interventions for Children with Difficulties Learning their Firs Language (IP James Law, University of Newcastle), financiado por COST [COST ACTION IS1406]
Cost Action IS1406
Investigador
COST Association, Bélgica
Cost European Cooperation in Science & Technology
Em curso
2013 - 2014 Ortografia e percepção no Português Europeu
Sem referência.
Investigador responsável
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
Concluído
2012 - 2014 Tipologia de erros na escrita do Português Europeu
Sem referência
Investigador
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Concluído
2009 - 2012 Consciência Fonológica - Instrumento para a intervenção clínica e pedagógica
Sem referência
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal
Concluído
2006 - 2007 Estudos exploratórios na área da voz transsexual (auto e heteropercepção do género vocal, efeito da terapia hormonal na voz do indivíduo transexual e outros estudos afins)
Sem referência
Investigador
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Relicário de Sons - Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carvoeiro, Ana Rita; Alves, Dina Caetano; Rodrigues, Celeste; Capellini, Simone Aparecida. "PEACE – Prova de escrita para avaliação e análise da competência de escrita – validação das imagens e das pistas utilizadas na prova 8". 2023.
  2. Alves, Dina Caetano; Reis, Tânia Barbosa. ""TEE-GA: Tabela de erros de escrita: grelha de análise”: uma ferramenta de análise de erros de escrita - nível (sub)lexical". 2023.
  3. Alves, Dina Caetano; Reis, Tânia Barbosa. ""TEE-GA: Tabela de erros de escrita: grelha de análise”: uma ferramenta de análise de erros de escrita - nível (sub)lexical". 2023.
  4. Carvoeiro, Ana Rita; Alves, Dina Caetano; Rodrigues, Celeste; Capellini, Simone Aparecida. "PEACE – Prova de escrita para avaliação e análise da competência de escrita – validação das imagens e das pistas utilizadas na prova 8". 2023.
  5. Alves, Dina Caetano; Castro, Ana; Cardoso, Daniela; Ribeiro, Laura; Cunha, Margarida; Rocha, Rita. "Awareness of DLD existence, characteristics and causes; data from a public survey conducted in Portugal.". 2022.
  6. Carvoeiro, Ana Rita; Alves, Dina Caetano; Rodrigues, Maria Celeste. "Written test for the assessment and analysis of writing skills - validation of the subtests 1 to 8: graphic shapes, letters, syllables, words and pseudowords". 2022.
  7. Moreira, Kelly; Alves, Dina Caetano; Correia, Paula. "Autoperceção vocal da pessoa transsexual: tradução e validação do instrumento “TWVQ – Trans Woman Voice Questionnaire” para português europeu". 2022.
  8. Alves, Dina Caetano. "MICT-PE: uma proposta do Modelo Implicacional de Complexidade de Traços para o Português Europeu". 2022.
  9. Silva, Mariana; Almeida, Débora; Jorge, Marta; Ferreira, Daniel; Alves, Dina Caetano. "Grelha de análise de fala: ferramenta de análise fonética e fonológica semiautomática [versão 1.0]". 2022.
  10. Alves, Dina Caetano; Castro, Ana; Dôro, Catarina; Espadinha, Daniela. "Electronic instrument for phonological screening and assessment: results of a usability study.". 2022.
  11. Lamela, Clara; Aragão, Inês; Augusto, Rafaela; Alves, Dina Caetano. "Análise Fonológica não linear: Contributos para o Desenvolvimento de uma Ferramenta Automática e Individualizada". 2022.
  12. Alves, Dina Caetano. "MICT-PE: uma proposta do Modelo Implicacional de Complexidade de Traços para o Português Europeu". 2022.
  13. Alves, Dina Caetano; Castro, Ana; Cardoso, Daniela; Ribeiro, Laura; Cunha, Margarida; Rocha, Rita. "Awareness of DLD existence, characteristics and causes; data from a public survey conducted in Portugal.". 2022.
  14. Moreira, Kelly; Alves, Dina Caetano; Correia, Paula. "Autoperceção vocal da pessoa transsexual: tradução e validação do instrumento “TWVQ – Trans Woman Voice Questionnaire” para português europeu". 2022.
  15. Carvoeiro, Ana Rita; Alves, Dina Caetano; Rodrigues, Maria Celeste. "Written test for the assessment and analysis of writing skills - validation of the subtests 1 to 8: graphic shapes, letters, syllables, words and pseudowords". 2022.
  16. Lamela, Clara; Aragão, Inês; Augusto, Rafaela; Alves, Dina Caetano. "Análise Fonológica não linear: Contributos para o Desenvolvimento de uma Ferramenta Automática e Individualizada". 2022.
  17. Carvoeiro, Ana Rita; Alves, Dina Caetano; Rodrigues, Celeste. "Writing test for the assessment and analysis of writing skills – validation of the subtests 1 to 8: graphic shapes, letters, syllables, words and pseudowords". 2022.
  18. Silva, Mariana; Almeida, Débora; Jorge, Marta; Ferreira, Daniel; Alves, Dina Caetano. "Grelha de análise de fala: ferramenta de análise fonética e fonológica semiautomática [versão 1.0]". 2022.
  19. Alves, Dina Caetano; Castro, Ana; Dôro, Catarina; Espadinha, Daniela. "Electronic instrument for phonological screening and assessment: results of a usability study.". 2022.
  20. Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Cardoso, Daniela; Ribeiro, Laura. "Awareness of DLD in Portugal". 2021.
  21. Castro, Ana; Alves, Dina Caetano. "Intervenção indireta do terapeuta da fala: capacitação de educadores de infância para a estimulação de competências linguísticas". 2021.
  22. Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Maia, Fátima; Rocha, Joana; Ximenes, Maria João; Lousada, Marisa; Pereira, Telma. "Crianças com perturbação do desenvolvimento da linguagem em Portugal: teoria e prática". 2021.
  23. Ribeiro, Daniela Alexandra Rosa; Alves, Dina Caetano; Cardoso, Adriana. "Professor e Terapeuta da Fala juntos na intervenção com uma criança com perturbação da linguagem". 2019.
  24. Cardoso, Adriana; Freitas, Liliana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Alves, Dina Caetano; Fernandes, Edite. "Recursos educativos digitais e o ensino/aprendizagem da gramática e o ensino/aprendizagem da gramática". 2019.
  25. Ribeiro, Daniela Alexandra Rosa; Alves, Dina Caetano; Cardoso, Adriana. "Professor e Terapeuta da Fala juntos na intervenção com uma criança com perturbação da linguagem". 2019.
  26. Cardoso, Adriana; Freitas, Liliana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Alves, Dina Caetano; Fernandes, Edite. "Recursos educativos digitais e o ensino/aprendizagem da gramática e o ensino/aprendizagem da gramática". 2019.
  27. Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Correia, Susana; Soares, Célia. "Phonological awareness screening and assessment tool for European Portuguese speaking children". 2018.
  28. Alves, Dina Caetano; Castro, Ana; Coutinho, Clara. "COST IS1406 Practitioner Survey on Intervention with Language Impairment results of Portugal". 2018.
  29. Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Correia, Susana; Soares, Célia Cristina Casaca. "Phonological awareness screening and assessment tool for European Portuguese speaking children". 2018.
  30. Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Pereira, Susana; Gonçalves, Carolina; Silva, Encarnação; Alves, Dina; Paulos, Bruno; et al. "Recursos educativos digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2018.
  31. Coutinho, Ana; Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Pinelas, Ana. "Language and speech disorders in kindergarten children: study of prevalence and associated factor". 2018.
  32. Coutinho, Ana; Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Pinelas, Ana. "Language and speech disorders in kindergarten children study of prevalence and associated factors". 2018.
  33. Alves, Dina Caetano; Castro, Ana; Coutinho, Clara. "COST IS1406 Practitioner Survey on Intervention with Language Impairment results of Portugal". 2018.
  34. Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Correia, Susana; Soares, Célia Cristina Casaca. "Phonological awareness screening and assessment tool for European Portuguese speaking children". 2018.
  35. Coutinho, Ana; Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Pinelas, Ana. "Language and speech disorders in kindergarten children study of prevalence and associated factors". 2018.
  36. Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Pereira, Susana; Gonçalves, Carolina; Silva, Encarnação; Alves, Dina; Paulos, Bruno; et al. "Recursos educativos digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2018.
  37. Coutinho, Ana; Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Pinelas, Ana. "Language and speech disorders in kindergarten children: study of prevalence and associated factor". 2018.
  38. Martins, Ana Catarina; Nascimento, David do; Pinto, Sofia; Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Wertzner, Haydée. "Phonological characteristics of children with speech sound disorders: a comparative study between speakers of European and Brazilian Portuguese". 2016.
  39. Martins, Ana Catarina; Nascimento, David do; Pinto, Sofia; Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Wertzner, Haydée. "Phonological characteristics of children with speech sound disorders: a comparative study between speakers of European and Brazilian Portuguese". 2016.
  40. Alves, Dina ; Freitas, Maria João. "Sobre o papel das propriedades internas dos sons da fala à entrada na escola: leitura, escrita e consciência fonológica". Trabalho apresentado em X Encontro Nacional e VIII Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, 2014.
    Publicado
  41. Alves, Dina ; Castro, Ana ; Correia, S.. "Consciência Fonológica – dados sobre consciência fonémica, intrassilábica e silábica". Trabalho apresentado em XXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Porto, 2009.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Alves, Dina ; Reis, Tânia. "A consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita", O Público, Suplemento ExLibris, espacial ensino , 2014
  2. Alves, Dina ; Reis, Tânia. "Implementação de um programa de consciência fonológica em idade pré-escolar", O Expresso - Separata SemMais , 2014
Artigo em revista
  1. Ana Catarina Martins; David Nascimento; Sofia Pinto; Dina Alves; Haydée Fiszbein Wertzner; Ana Castro. "Phonological characteristics of European and Brazilian Portuguese in children with Speech Sound Disorders". Clinical Linguistics & Phonetics 35 11 (2021): 1076-1090. https://doi.org/10.1080/02699206.2020.1866673.
    10.1080/02699206.2020.1866673
  2. Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Freitas, Liliana; Alves, Dina Caetano. "Digital educational resources and the teaching/learning of grammar". (2020): https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a6.
    https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a6
  3. Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Freitas, Liliana; Alves, Dina Caetano. "Recursos educativos digitais e o ensino/aprendizagem da gramática [Digital Educational Resources and the Teaching/Learning of Grammar]". Revista da Associação Portuguesa de Linguística [Journal of the Portuguese Linguistics Association] 7 (2020): 86-100.
    Publicado
  4. Dina Caetano Alves; Ana Rita Carvoeiro. "Peace: Prova de Escrita para Avaliação e Análise de Competências de Escrita – contributos para o desenvolvimento da primeira versão do instrumento". Letras de Hoje 54 2 (2019): 231-242. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32526.
    Publicado • 10.15448/1984-7726.2019.2.32526
  5. Tomás, Catarina Cardoso; Oliveira, Emanuel; Sousa, D.; Uba-Chupel, M.; Furtado, G.; Rocha, C.; Teixeira, A.; et al. "Phonological awareness programme for preschool children.". Proceedings of the 3rd IPLeiria’s International Health Congress 16 3 (2016): 45-45. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27409075.
    Publicado • 10.1186/s12913-016-1423-5
  6. Nascimento, David; Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Wertzner, Haydée. "Phonological characteristics of children with Speech Sound Disorders – a comparision study between speakers of european and brazilian portuguese.". Proceedings of the 30th World Congress of the IALP (2016): 359-359.
    Publicado
  7. Dina Alves. "Método DOLF – Desenvolvimento Oral, Linguístico e Fonológico". Revista Portuguesa de Terapia da Fala 03 (2015): 58-61. http://dx.doi.org/10.21281/rptf.2015.03.07.
    10.21281/rptf.2015.03.07
  8. Alves, Dina Caetano. "Revisão crítica da obra 'DOLF - Desenvolvimento Oral, Linguístico e Fonológico [Severino & Rombert, 2014]'.". Revista Portuguesa de Terapia da Fala 3 (2015): 58-61.
    Publicado
  9. Dina Alves. "TAV - Verbal Articulation Test". Revista Portuguesa de Terapia da Fala 2 (2014): 35-36. http://dx.doi.org/10.21281/rptf.2014.02.06.
    10.21281/rptf.2014.02.06
  10. Alves, Dina ; Dina Alves. "Efeito de frequência em tarefas de consciência segmental". Revista Portuguesa de Terapia da Fala 0 0 (2013): 29-37. http://dx.doi.org/10.21281/rptf.2013.00.05.
    Publicado • 10.21281/rptf.2013.00.05
  11. Alves, Dina. "Desafios da audição num mundo de ruídos". Revista comunicativa 1 (2011): 12-15.
    Publicado
  12. Afonso, Catarina ; Freitas, Maria João ; Alves, Dina ; Afonso, Catarina; Freitas, Maria João; Alves, Dina. "Complexidade prosódica e segmentação de palavras em crianças dos 4 aos 6 anos de idade". Cadernos de Saúde 2 2 (2009): 31-41. http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/9874/3/CS%202.2%20%283%29.pdf.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Alves, Dina. "A língua maternal ensina-se ou aprende-se?", Revista Equilibrio , 2009
  2. Alves, Dina ; Reis, Tânia. "O que é o Processamento Auditivo Central?", Revista Equilibrio , 2009
  3. Alves, Dina ; Reis, Tânia. "Crianças que falam mal: um problema de articulação ou de linguagem?", Revista Equilibrio , 2009, http://issuu.com/revistaequilibrio/docs/equilibrio-outubro09/1.
  4. Alves, Dina ; Reis, Tânia. "O impacto da audição no desenvolvimento da linguagem", Revista Equilibrio , 2009, http://issuu.com/revistaequilibrio/docs/equilibrio-setembro09/1.
  5. Alves, Dina. "A Influência dos hábitos orais no desenvolvimento da fala", Equilibrius, 2009, http://issuu.com/revistaequilibrio/docs/equilibrio-agosto09/1.
  6. Alves, Dina. "Linguagem e fala - falaremos da mesma coisa?", Revista Equilibrio , 2009, http://issuu.com/revistaequilibrio/docs/equilibrio-julho09/1.
Capítulo de livro
  1. Alves, Dina Caetano. "As dimensões do erro de escrita: o que analisar e como?". Papa-Letras, 2023.
  2. Alves, Dina Caetano. "As dimensões do erro de escrita: o que analisar e como?". Papa-Letras, 2023.
  3. Alves, Dina Caetano; Correia, Paula; Moreira, Kelly. "Trans Woman Voice Questionnaire: authorised European Portuguese translation". 2022.
  4. Alves, Dina Caetano. "Modelos teóricos aplicados à avaliação e intervenção em consciência fonológica". 2022.
    10.5281/zenodo.7197134
  5. Alves, Dina Caetano; Castro, Ana. "National Vignettes (Portugal).". In Managing Children with Developmental Language Disorder: theory and practice across Europe and Beyond.. Londres, Reino Unido: Routledge, 2019.
    Publicado
  6. Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Maia, Fátima ; Pereira, Telma; Ximenes, Maria João; Lousada, Marisa; Rocha, Joana. "Portugal". In Managing Children with Developmental Language Disorder: Theory and Practice Across Europe and Beyond, editado por James Law; Cristina McKean; Carol-Anne Murphy; Elin Thordardottir. Reino Unido: Routledge, 2019.
    Publicado
  7. Alves, Dina Caetano; Reis, Tânia. "Eficácia da abordagem fonológica não-linear na reabilitação da perturbação fonológica: um estudo de caso". CRV, 2018.
    10.24824/978854442648.7
  8. Lousada, Marisa Lobo; Alves, Dina Caetano. "Avaliação linguística em contextos de desenvolvimento típico e atípico: aspetos fonéticos e fonológicos.". In Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português.. Berlim, Alemanha: Language Science Press, 2017.
    Publicado
  9. Lousada, Marisa; Alves, Dina Caetano; Freitas, Maria João. "Avaliação linguística em contextos de desenvolvimento típico e atípico: aspetos fonéticos e fonológicos". 2017.
    https//doi.org/10.5281/zenodo.889445
  10. Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, S.; Célia Soares. "Avaliação da consciência fonológica: resultados de um estudo piloto". In O universal e o particular: uma vida a comparar. Homenagem a Maria Francisca Xavier, 95-102. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2015.
    Publicado
  11. Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Correia, Susana; Soares, Célia Cristina Casaca. "Avaliação da consciência fonológica: resultados de um estudo piloto.". 2015.
  12. Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Correia, Susana; Soares, Célia Cristina Casaca. "Avaliação da consciência fonológica: resultados de um estudo piloto.". 2015.
  13. Ana Castro; Alves, Dina Caetano; Correia, S.; Célia Soares. "Assessment of Phonological Awareness: Results from a Pilot Study | Avaliação da consciência fonológica: resultados de um estudo piloto". In O Universal e o Particular. Uma Vida a Comparar. Homenagem a Maria Francisca Xavier., editado por Alexandra Fiéis; Maria Lobo, 95-102. Lisbon, Portugal, 2015.
    Publicado
  14. Alves, Dina ; Freitas, Maria João ; Lousada, M.. "Avaliação da produção oral (em preparação)". In Aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português, na-na. Lisboa, Portugal: INCM, 2014.
    Publicado
  15. Alves, Dina. "O impacto dos tracos distintivos no processamento de pares mínimos". In Nada na Linguagem Lhe É Estranho, 263-276. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2012.
    Publicado
  16. Alves, Dina ; Faria, Isabel Hub; Freitas, Maria João. "O efeito das propriedades fonológicas do segmentos em tarefas de consciência segmental". In Avaliação da Consciência Linguística Aspectos fonológicos e sintácticos do português, 19-43. Lisboa, Portugal: Ed. Colibri, 2010.
    Publicado
  17. Alves, Dina ; Lacão, Milene. "Questões de validade e de fidelidade associadas à avaliação da consciência intrassilábica". In Avaliação da Consciência Linguística Aspectos fonológicos e sintácticos do português, 95-118. Lisboa, Portugal: Ed. Colibri, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Alves, Dina Caetano; Correia, Paula; Cruz, Sandra; Fonseca, José; Ibrahim, Soraia; Lopes, Inês; Lousada, Marisa; Oliveira, Patrícia; Pinto, Carina. Compêndio de Terapia da Fala: Avaliar e Intervir com Evidência. Portugal: Papa-Letras. 2023.
    Publicado
  2. Freitas, Maria João; Lousada, Marisa Lobo; Alves, Dina Caetano. Linguística Clínica: modelos, avaliação e intervenção. Berlim, Alemanha: Language Science Press. 2022.
    Publicado • Editor
Entrada de enciclopédia
  1. Alves, Dina Caetano. "Oral language". In The SAGE Encyclopedia of Human Communication Sciences and Disorders.. SAGE Publishing., 2019.
    Publicado
Livro
  1. Alves, Dina Caetano. Dicionário terminológico de Terapia da Fala.. Lisboa, Portugal: Papa-Letras.. 2020.
    Publicado
  2. Alves, Dina Caetano. FonoMind – Atividades para estimulação do conhecimento fonológico | nº zZ.. Lisboa, Portugal: Relicário de Sons, Lda. 2017.
    Publicado
Manual
  1. Alves, Dina ; Reis, Tânia. Revisão linguística e técnica, adaptação ao Português Europeu e ao Português do Brasil, coordenação, edição e concepção física do produto: Hitos, S. (2013). Jogo do Mico-MOF – exercícios de motricidade orofacial. Portugal. 2013.
  2. Chamusca, Teresa; Cysne, Karla; Alves, Dina ; Reis, Tânia. Exercícios de Consciência Fonológica – preparação para a leitura e escrita. Portugal. 2012.
  3. Alves, Dina ; et al. Os Sons d’A Relicário - treino do conhecimento fonológico por associação de onomatopeias aos sons da fala. Portugal. 2011.
  4. Alves, Dina. Adesivos Geométricos para representação das unidades fonológicas. Portugal. 2011.
  5. Alves, Dina. Diretrizes para a terapia articulatória, fonológica e grafémica. Portugal. 2011.
  6. Freitas, Maria João ; Alves, Dina ; Costa, Teresa. O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa, Portugal: DGIDC - Ministério da Educação. 2007.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Pereira Coutinho, Ana; Castro, Ana; Pinelas, Ana; Alves, Dina; Coutinho, Ana; Castro, Ana; Alves, Dina Caetano. "Language and speech disorders in kindergarten children: study of prevalence and associated factors". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, 2018.
  2. da Isabel, C.; Alves, Dina Caetano. "Intrasyllabic awareness of the Coda in Syllabic Segmentation Tasks of Pseudowords in (pre) school age children: contribution to the construction of a phonological awareness evaluation battery.". Trabalho apresentado em Colloquium - Reading: Research and Teaching (Faculty of Arts, University of Lisbon), 2010.
  3. Barriguita, Soraia; Alves, Dina. "Consciência intrassilábica dos segmentos [r] e [l] em crianças em idade escolar e pré-escolar". Trabalho apresentado em I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino, 2010.
  4. Da Isabel, Catarina ; Alves, Dina. "Consciência intrassilábica da Coda em tarefas de segmentação silábica de pseudopalavras em crianças em idade (pré-)escolar". Trabalho apresentado em I Colóquio Leitura: INvestigação e Ensino, 2010.
  5. Alves, Dina ; Sousa, Rita. "Consciência da sílaba tónica em crianças em idade pré-escolar e escolar". Trabalho apresentado em I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino, 2010.
  6. Carvalho, Artur; Alves, Dina. "Proposta de programa para estimulação da consciência fonológica em contexto escolar". Trabalho apresentado em I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino, 2010.
  7. Vicente, Francisco; Freitas, Maria João ; Alves, Dina. "Consciência fonológica no ensino básico moçambicano". Trabalho apresentado em I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino, 2010.
  8. Afonso, Catarina ; Freitas, Maria João ; Alves, Dina. "Complexidade fonológica e segmentação silábica de palavras". Trabalho apresentado em I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino, 2010.
  9. Alves, Dina ; Faria, Isabel Hub; Freitas, Maria João. "Phonological features and phonemic awareness". Trabalho apresentado em ALA International Conference, 2010.
  10. Afonso, Catarina ; Freitas, Maria João ; Alves, Dina. "Complexidade silábica e segmentação de palavras em crianças entre os 4 e os 6 anos". Trabalho apresentado em V Congresso Nacional de Terapeutas da Fala, 2009.
  11. Alves, Dina ; Faria, Isabel Hub; Freitas, Maria João. "Segmental properties and phonemic awareness". Trabalho apresentado em IASCL Conferences - International Association for the Study of Child Language, 2008.
  12. Afonso, Catarina ; Freitas, Maria João ; Alves, Dina. "Syllabic complexity in segmentation tasks". Trabalho apresentado em IASCL Conferences - International Association for the Study of Child Language, 2008.
  13. Afonso, Catarina ; Alves, Dina. "Extensão de palavra e consciência silábica". Trabalho apresentado em III Fórum de Partilha Linguística, 2008.
  14. Freitas, Maria João ; Alves, Dina ; Costa, Teresa. "Desenvolver a consciência fonológica". Trabalho apresentado em IV Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade, 2008.
  15. Afonso, Catarina ; Freitas, Maria João ; Alves, Dina. "Acento e consciência silábica". Trabalho apresentado em IV Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade, 2008.
  16. Afonso, Catarina ; Freitas, Maria João ; Alves, Dina. "Prosodic complexity and word segmentation". Trabalho apresentado em BDA Conferences - British Dyslexia Association, 2008.
  17. Freitas, Maria João ; Alves, Dina ; Costa, Teresa. "Conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica". Trabalho apresentado em IV Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade, 2008.
Prefácio / Posfácio
  1. Alves, Dina Caetano. "Prefácio". Prefácio para Ler com poucas letras.. Corval, Portugal: Luminares edições. 2019.
    Publicado
  2. Alves, Dina. "Prefácio". Prefácio para Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica. Lisboa, Portugal: Psicosoma. 2013.
    Publicado
Relatório
  1. Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Cruz-Santos, Anabela. 2021. Perturbação do desenvolvimento da linguagem (PDL): o que deve saber (versão 2) tradução e adaptação para português europeu da versão inglesa. http://hdl.handle.net/10400.26/37735.
  2. Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Cruz-Santos, Anabela. 2021. Perturbação do desenvolvimento da linguagem (PDL): o que deve saber (versão 2) tradução e adaptação para português europeu da versão inglesa. http://hdl.handle.net/10400.26/37735.
  3. Alves, Dina Caetano. 2014. (Re)habilitação do conhecimento (meta)fonológico proposta de um instrumento de intervenção desenvolvido à luz da prática baseada na evidência. http://hdl.handle.net/10400.26/43777.
  4. Alves, Dina Caetano. 2014. (Re)habilitação do conhecimento (meta)fonológico proposta de um instrumento de intervenção desenvolvido à luz da prática baseada na evidência. http://hdl.handle.net/10400.26/43777.
Resumo em conferência
  1. Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, Susana; Soares, Célia. "A phonological awareness screening and assessment tool for European Portuguese speaking children". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, Cascais, 2018.
    Publicado
  2. Alves, Dina; Castro, Ana; Pereira Coutinho, Clara. "COST IS1406 Practitioner survey on intervention with language impairment: results of Portugal". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, Cascais, 2018.
    Publicado
  3. Castro, Ana; Alves, Dina; Dôro, Catarina; Marques, Carolina. "Language samples analysis in Language Impairment: bridging 20th and 21st century competences". Trabalho apresentado em COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, Setúbal, 2017.
    Publicado
  4. Castro, Ana; Saldaña, David; Law, James; Alves, Dina. "Developing a coherent picture of the evidence underpinning practice for children with language impairment: early findings from a pan European COST Action network". Trabalho apresentado em COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, Setúbal, 2017.
    Publicado
  5. Castro, Ana; Alves, Dina; Soares, Célia; Correia, Susana. "A portuguese tool for phonological awareness assessment: correlations, validity and psychometry aspects". Trabalho apresentado em COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, Setúbal, 2017.
    Publicado
  6. Nascimento, David; Martins, Catarina; Pinto, Sofia; Alves, Dina; Castro, Ana ; Wertzner, Haydée; Castro, Ana. "Phonological characteristics of children with Speech Sound Disorders – a comparision study between speakers of european and brazilian portuguese.". Trabalho apresentado em 30th World Congress f the IALP, Dublin, 2016.
    Publicado
  7. Marta Santos; Lousada, Marisa Lobo; Anabela Ramalho. "Aplicação de um programa de intervenção terapêutica a uma crianças com perturbação de linguagem". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Educação Especial: contributos para a intervenção, Coimbra, 2016.
    Publicado
  8. Inês Cadório; Lousada, Marisa Lobo. "Phonological awareness skills in school aged children. [oral communication]". Trabalho apresentado em 3rd IPLeiria’s International Health Congress, Leiria, 2016.
    Publicado • 10.1186/s12913-016-1423-5
  9. Capelas, S.; Hall, Andreia; Dina Caetano Alves; Lousada, Marisa Lobo; Capelas, Sylvie; Hall, A.; Alves, Dina; Lousada, Marisa. "Phonological awareness programme for preschool children [oral communication]". Trabalho apresentado em 3rd IPLeiria’s International Health Congress, Leiria, 2016.
    Publicado • 10.1186/s12913-016-1423-5
  10. Correia, Paula; Alves, Dina Caetano; Pedro Freitas; Iris Monteiro. "Reatribuição vocal: efeito da terapia hormonal na voz transexual. Apresentação do projeto e resultados preliminares.". Trabalho apresentado em Reatribuição vocal: efeito da terapia hormonal na voz transexual. Apresentação do projeto e resultados preliminares., Porto Galinhas, 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Ribeiro, Daniela Alexandra Rosa. "A articulação entre professor e terapeuta da fala na intervenção com criança com perturbação do desenvolvimento de linguagem". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.21/9899.
  2. Ramalho, Ana Margarida Monteiro Cortes. "Aquisição fonológica na criança: tradução e adaptação de um instrumento de avaliação interlinguístico para o português europeu". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10174/23564.
  3. Carvoeiro, Ana Rita Caravana Pereira. "PEACE: prova de escrita para avaliação e análise de competências de escrita - contributos para o desenvolvimento da primeira versão do instrumento". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10362/29985.
  4. Figueira, Fernanda Rosa Grillo. "Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/19905.
  5. Figueira, Fernanda Rosa Grillo. "Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/19905.
  6. Carvoeiro, Ana Rita Caravana Pereira. "PEACE: prova de escrita para avaliação e análise de competências de escrita - contributos para o desenvolvimento da primeira versão do instrumento". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10362/29985.
  7. Figueira, Fernanda Rosa Grillo. "Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/19905.
  8. Carvoeiro, Ana Rita Caravana Pereira. "PEACE: prova de escrita para avaliação e análise de competências de escrita - contributos para o desenvolvimento da primeira versão do instrumento". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10362/29985.
  9. Alves, Dina Caetano 1977-. "Efeito das propriedades segmentais em tarefas de consciência segmental, de leitura e de escrita". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10451/8629.
  10. Alves, Dina Caetano. "Efeito das propriedades segmentais em tarefas de consciência segmental, de leitura e de escrita". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10451/8629.
  11. Alves, Dina Caetano. "Efeito das propriedades segmentais em tarefas de consciência segmental, de leitura e de escrita". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10451/8629.
  12. Vicente, Francisco Leonardo. "Consciência fonológica no ensino básico em Moçambique". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10451/482.
  13. Vicente, Francisco Leonardo. "Consciência fonológica no ensino básico em Moçambique". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10451/482.
Tradução
  1. Alves, Dina. Questionário de avaliação da qualidade de vida em mulheres com incontinência urinária. Hôpitaux de Paris, Portugal: NA. 2009.

Propriedade Intelectual

Patente
  1. Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, Susana; Soares, Célia. 2015. "Teste de Consciência Fonológica". Portugal.
  2. Alves, Dina ; et al. 2014. "Adesivos Geométricos para representação das unidades fonológicas.". Portugal.
  3. Alves, Dina ; et al. 2014. "Adesivos Geométricos para representação das unidades fonológicas.". Portugal.
  4. Chamusca, Teresa; Cysne, Karla; Alves, Dina ; Reis, Tânia. 2014. "Exercícios de Consciência Fonológica – preparação para a leitura e escrita". Portugal.
  5. Alves, Dina ; et al. 2014. "Os Sons d’A Relicário – treino do conhecimento fonológico por associação de onomatopeias aos sons da fala". Portugal.

Outros

Outra produção
  1. 10 elementos-chave sobre a COST Action IS1406. Tradução para português de "Ten Key Features of COST Action IS1406". 2018. Castro, Ana; Alves, Dina Caetano. https://research.ncl.ac.uk/costis1406/.
  2. Seminário na área da Prática Baseada na Evidência (PBE) aplicada ao desempenho fonológico e à alfabetização. 2014. Alves, Dina.
  3. Seminário na área da Consciência Fonológica na sua relação com a linguagem escrita. 2014. Alves, Dina.
  4. Seminário na área da Consciência Fonológica na sua relação com a linguagem escrita. 2014. Alves, Dina.
  5. Seminário na área da Consciência Fonológica na sua relação com a linguagem escrita. 2014. Alves, Dina.
  6. Seminário na área da Consciência Fonológica na sua relação com a linguagem escrita. 2014. Alves, Dina.
  7. Resenha crítica do instrumento TAV –Teste de Articulação Verbal (em prep.). 2014. Alves, Dina.
  8. Integração de um painel de júri para avaliação das provas de atribuição do Título de Especialista na área 7.72.726, em Terapia e Reabilitação (Terapia da Fala), a Maria João Ximenes (Terapeuta da Fala), com apresentação do curriculum vitae e do trabalho intitulado ‘Contributo para a construção e validação de um programa de intervenção para crianças com Perturbação Específica de Linguagem em falant. 2014. Alves, Dina.
  9. (Re)habilitação do conhecimento (meta)fonológico - proposta de uma metodologia de intervenção desenvolvida à luz da prática baseada na evidência. 2014. Alves, Dina.
  10. Seminário na área da Consciência Fonológica na sua relação com a linguagem escrita. 2013. Alves, Dina.
  11. Seminário na área da Consciência Fonológica na sua relação com a linguagem escrita. 2013. Alves, Dina.
  12. Seminário na área da Consciência Fonológica na sua relação com a linguagem escrita. 2013. Alves, Dina.
  13. Seminário na área da Perturbação dos Sons da Fala (avaliação e intervenção à luz das metodologias fonológicas implicacionais). 2013. Alves, Dina.
  14. Seminário na área da Perturbação dos Sons da Fala (avaliação e intervenção à luz das metodologias fonológicas implicacionais). 2013. Alves, Dina.
  15. Seminário na área da Perturbação dos Sons da Fala (avaliação e intervenção à luz das metodologias fonológicas implicacionais). 2013. Alves, Dina.
  16. Efeito das propriedades segmentais em tarefas de consciência segmental, de leitura e de escrita/Effect of segmental properties in segmental awareness tasks, reading and writing. 2012. Alves, Dina.
  17. Os Sons d’A Relicário - treino do conhecimento fonológico por associação de onomatopeias aos sons da fala. Produto. 2011. Alves, Dina ; et al.
  18. Adesivos Geométricos para representação das unidades fonológicas. Produto. 2011. Alves, Dina ; et al.
  19. Diretrizes para a terapia articulatória, fonológica e grafémica. Produto. 2011. Alves, Dina ; et al.
  20. Exercícios de Consciência Fonológica – preparação para a leitura e escrita. Produto. 2011. Chamusca, Teresa; Cysne, Karla; Alves, Dina ; Reis, Tânia.
  21. Os Sons d’A Relicário – treino do conhecimento fonológico por associação de onomatopeias aos sons da fala. Produto. 2011. Alves, Dina ; et al.
  22. Avaliação e validação de projecto internacional, candidato à criação de um Center for Research on Language and Language Disorders, para aprovação de financiamento público solicitado à FAPESP’s Program for Research, Innovation and Dissemination Centers (RIDC) - São Paulo/Brasil. Integração do júri por convite da FAPESP. 2011. Alves, Dina.
  23. Seminário na área da Consciência Fonológica na sua relação com a linguagem escrita. 2010. Alves, Dina.
  24. Teste de Consciência Fonológica. Produto. 2009. Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, Susana; Soares, Célia.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016 Segmental properties of brazilian and portuguese children speakers with Speech Sound Disorders. I Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (Santo Tirso, Portugal)
2016 Phonological awareness programme for preschool children. 3th IPLeiria’s International Health Congress: Health, Demographic, Changes and Well-Being
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2016 Pressupostos ao desempenho semântico e sua relação com o desempenho pragmático. Ciclo de reuniões científicas do Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças
Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças (Lisboa, Portugal)
2016 Ciclo de Conferências: A Perturbação Fonológica: Avaliação e Interpretação Ciclo de Conferências de Fonologia e Terapia da Fala
ESS/IPS, CLUL, FLUL, ESS/UAlg, ESSUA, CINTESIS-UA, UFSC (Lisboa, Aveiro, Setúbal, Leiria, Faro, Portugal)
2014 Efeito das propriedades fonológicas em tarefas de ortografia e percepção de soantes, em crianças falantes de português, no 1º e 2º anos de escolaridade III Colóquio Internacional sobre Leitura: Processos de Leitura e Perturbações
(Lisboa, Portugal)
2014 What about the transsexual voice? ‘Vocal Reassignment’ - the project and some preliminaries results International Sexology Conference
American Academy of Clinical Sexologists & Portuguese Academy of Sexology (Lisboa, Portugal)
2014 Sobre o papel das propriedades internas dos sons da fala à entrada na escola: leitura, escrita e consciência fonológica X Encontro Nacional e VIII Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) (Portugal)
2014 Os primeiros passos na voz transexual: apresentação do projecto Reatribuição Vocal Simpósio de Terapia da Fala da ESSA: Terapia da Fala, a diversidade de uma profissão
Santa Casa da Misercórdia (Lisboa, Portugal)
2014 Avaliação da consciência fonológica – resultados de um projeto em curso III Encontro Terapia da Fala e Educação
(Setúbal, Portugal)
2014 Um ano de terapia hormonal: que efeitos na voz transexual? 2º Encontro de Terapia da Fala do Alentejo: Rumo à Inclusão
(Évora, Portugal)
2014 O efeito da terapia hormonal na voz transsexual IV Conferências de Práticas Clínicas em Terapia da Fala
SpeechCare (Lisboa, Portugal)
2014 Reabilitação das perturbações fonológicas à luz da teoria fonológica implicacional IV Conferências de Práticas Clínicas em Terapia da Fala
SpeechCare (Lisboa, Portugal)
2014 Análise fonológica de dados em contexto clínico IV Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment
( Lisboa, Portugal)
2014 Efeito das propriedades fonológicas nas produções escritas de crianças com e sem dislexia III Colóquio Internacional sobre Leitura: Processos de Leitura e Perturbações
(Lisboa, Portugal)
2013 Avaliação da consciência fonológica – resultados de um projeto em curso II Seminário de Investigação 'Entre a teoria, os dados e o conhecimento: olhares para uma realidade
(Setúbal, Portugal)
2013 Consciência Fonológica – dados de crianças portuguesas de idade pré-escolar e escolar IX ENAL-Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem e III EIAL-Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem
(Universidade Federal de Paraíba, Brasil)
2013 Reatribuição Vocal – efeito da terapia hormonal na voz transexual: apresentação do projecto e resultados preliminares 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 2º Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia
(Porto Galinhas, Brasil)
2013 Avaliação da consciência fonológica – resultados de um estudo piloto VI Congresso Nacional da APTF
(Lisboa, Portugal)
2013 Consciência de palavra: efeitos fonológicos e sintáticos VI Congresso Nacional da APTF
(Lisboa, Portugal)
2013 Conhecimento e processamento (meta)fonológicos e a sua relação com o conhecimento alfabético
Ministério da Educação e da Ciência (Portugal)
2012 Apresentação do projecto: Exercícios de Consciência Fonológica - Preparação para a Leitura e Escrita II Conferências de Práticas Clínicas em Terapia da Fala
SpeechCare (Lisboa, Portugal)
2012 Validity and reliability aspects associated to the phonological awareness of syllabic units II Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment
Instituto para a Investigação Interdisciplinar (Lisboa, Portugal)
2012 Training phonological knowledge associating onomatopoeias to segments – a tool for clinical pratice CUNY Conference on the Segment in Phonology
(New York, Estados Unidos)
2011 Os Sons d’A Relicário. Associação de Onomatopeias aos Sons da Fala – adaptação do material ao Português do Brasil 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 8º Congresso Internacional de Fonoaudiologia
(São Paulo, Brasil)
2011 Os Sons d’A Relicário. Associação de Onomatopeias aos Sons da Fala – metodologia e validade interna VIII ENAL- Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem e II EIAL-Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem
(Juiz de Fora, Brasil)
2011 Instrumentos para a Terapia da Produção Verbal, Oral e Escrita - apresentação de projecto e de materiais (Diretrizes e Sons d'A Relicário) I Conferências de Práticas Clínicas em Terapia da Fala
SpeechCare (Oeiras, Portugal)
2010 Construção de instrumentos para a intervenção intervenção clínica e pedagógica em Consciência Fonológica: apresentação do projecto e de resultados I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino
(Lisboa, Portugal)
2010 Contributos para o controlo de variáveis linguísticas na avaliação da consciência fonológica I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino
(Lisboa, Portugal)
2009 Consciencia Fonológica – instrumentos para a intervençao clínica e pedagógica – apresentação do projecto e dos resultados preliminares V Congresso Nacional de Terapeutas da Fala
APTF-Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (Lisboa, Portugal)
2009 Consciência Fonológica – dados sobre consciência fonémica, intrassilábica e silábica XXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
APL - Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2009 O desenvolvimento da consciência fonológica – o paradigma oralidade e escrita I Encontro Terapia da Fala e Educação
IPS (Alcochete, Portugal)
2009 Consciência Fonológica – instrumentos para a intervenção clínica e pegadógica V Congresso da Associac¸a~o Portuguesa de Terapeutas de Fala
(Lisboa, Portugal, Portugal)
2008 Linguistic properties and phonemic awareness BDA Conferences - British Dyslexia Association
BDA – British Dyslexia Association (Harrogate, Reino Unido)
2008 O reflexo da oralidade na escrita Comemorações do Dia Europeu da Terapia da Fala
( Lisboa, Portugal)
2008 O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica
Ministério da Educação (Lisboa e Santarém, Portugal)
2007 Segmental Processing and Phonological Awareness PaPI - Phonetics and Phonology in Iberia
PaPI - Phonetics and Phonology in Iberia (Braga, Portugal)
2006 Linguística Clínica Mostra de Linguística
ONSET-CEL (actual CLUL) (Lisboa, Portugal)
2005 Consciência Segmental – Haverá uma hierarquia associada à sua emergência e ao seu desenvolvimento IV Congresso Nacional de Terapeutas da Fala
APTF - Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (Almada, Portugal)
2003 Teste de Avaliação da Produção Articulatória de Consoantes do Português Europeu III Congresso Nacional de Terapeutas da Fala
APTF - Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (Maia, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014 - Atual Intervenção nas Perturbações Articulatórias
Coorientador
Doutoramento em Voz, Linguagem e Comunicação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - Atual Contributo para a validação da versão digital de um Teste de Avaliação da Consciência Fonológica [título provisório]
Coorientador
Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - Atual Contributo para o desenvolvimento de uma ferramenta de selecção de estímulos linguísticos psicolinguística e metricamente adequada à intervenção em Terapia da Fala [título provisório]
Coorientador
Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - Atual Contributo para o desenvolvimento de uma ferramenta de selecção de estímulos linguísticos psicolinguística e metricamente adequada à intervenção em Didáctica do Português Europeu [título provisório]
Coorientador
Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011 - Atual Modelo implicacional de complexidade de traços – adaptação e validação para o Português Europeu
Coorientador
Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009 - Atual Complexidade prosódica, silábica e consciência da palavra
Coorientador
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2009 - Atual A influência do conhecimento lexical nas tarefas de discriminação auditiva em crianças com Pertubação Fonológica
Orientador
Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem (Licenciatura/Bacharelato)
Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2008 - Atual Teoria fonológica dos traços aplicada à terapia
Coorientador
Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007 - Atual Contributo para a construção de um teste de avaliação da consciência intrassilábica
Orientador
Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 - Atual Consciência da palavra em crianças entre os 4 e os 6 anos de idade
Orientador
Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Aquisição fonológica na criança: tradução e adaptação de um intrumento de avaliação interlinguístico para o português europeu.
Coorientador
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2014 Erros Linguísticos e Erros Ortográficos nos 1º e 2º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Contributo para uma proposta de classificação de erros na escrita do português europeu
Orientador
Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 Ortografia e percepção das soantes do português europeu
Orientador
Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 Contributos para a adaptação do perfil linguístico LARSP – Language Assessment Remediation and Screening Procedure para o português europeu. Aquisição e desenvolvimento da linguagem na criança: avaliação morfossintática
Orientador
Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 Frequência fundamental do indivíduo transexual após um ano de terapia hormonal Contributo para o projeto ‘Reatribuição Vocal’
Orientador
Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 - 2012 Avaliação de uma programa para estimulação da consciência fonológica em contexto escolar
Coorientador
Mestrado em (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 Avaliação da produção fonético-fonológica em crianças com e sem perturbação articulatória e/ou fonológica. Contributo para a validação de uma prova de avaliação
Orientador
Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010 - 2010 O impacto dos traços distintivos em tarefas de discriminação auditiva em crianças com Perturbação Fonológica
Orientador
Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010 - 2010 Repetição de pseudopalavras em crianças com e sem perturbação fonológica
Orientador
Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010 - 2010 A influência do conhecimento lexical nas tarefas de discriminação auditiva em crianças com Perturbação Fonológica
Orientador
Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010 - 2010 Percepção da sílaba tónica em crianças em idade pré-escolar e escolar – contributo para a construção de uma bateria de avaliação da consciência fonológica
Orientador
Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010 - 2010 Impacto das Classes Verbais na Ordenação de Palavras na Frase em Crianças com Perturbação da Linguagem
Orientador
Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009 - 2009 Consciência fonológica no ensino básico em Moçambique
Coorientador
Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 Consciência intrassilábica da coda em tarefas de segmentação silábica de pseudopalavras, em crianças em idade (pré-)escolar – contributo para a construção de uma bateria de avaliação da consciência fonológica
Orientador
Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem (Licenciatura/Bacharelato)
Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2009 - 2009 Consciência intrassilábica de [r] e [l], em tarefas de segmentação silábica de pseudopalavras, em crianças em idade pré-escolar e escolar
Orientador
Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem (Licenciatura/Bacharelato)
Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2008 - 2008 Complexidade prosódica e segmentação de palavras em crianças entre os 4 e os 6 anos de idade
Coorientador
Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008 - 2008 Consciência intrassilábica da coda em tarefas de segmentação silábica
Orientador
Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem (Licenciatura/Bacharelato)
Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2008 - 2008 Consciência intrassilábica dos segmentos [r] e [l] em crianças em idade escolar e pré-escolar
Orientador
Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem (Licenciatura/Bacharelato)
Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2006 - 2006 A consciência silábica e a capacidade de leitura oral nas crianças do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico regular
Orientador
Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem (Licenciatura/Bacharelato)
Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 COST Action IS1406 - Management Committee Meeting e Core Group Meeting
Encontro (Outra)
COST, Portugal
2018 - 2018 Aula aberta do curso de licenciatura em Terapia da Fala: James Law (Intervention for children with speech and language disorders: the interaction between external evidence and professional judgement) e Elin Thordardottir (Dialogic book reading to stimulate oral language abilities)
Outro (Outra)
2017 - 2017 COST Action IS1406 - Short Term Scientific Mission (Working Group 1 - Systematic Reviews)
Encontro (Outra)
COST, Portugal
2016 - 2016 Ciclo de Conferências: A Perturbação Fonológica: Avaliação e Interpretação
Conferência (Outra)
2014 - 2014 3º colóquio internacional sobre Leitura - Processos de Leitura e Perturbações
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2014 - 2014 IV Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
2011 - 2011 Motrisis - Avaliação da motricidade orofacial com o Motrisis
Conferência (Outra)
2010 - 2010 I Colóquio Internacional sobre Leitura. Leitura: Ensino e Investigação
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2010 - 2010 Entender o que se ouve: implicações na aprendizagem
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2010 - 2010 Capacitação para a utilização de materiais de intervenção Pró-Fono - Apresentação, explicitação e demonstração de instrumentos clínicos
Conferência (Outra)
2009 - 2009 Capacitação para a utilização de instrumentos terapêuticos e o incentivo à produção científica
Conferência (Outra)
Relicário de Sons, Portugal
2004 - 2004 Second Lisbon Meeting on Language Acquisition
Encontro (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Congresso
Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal
2016 - 2016 3th IPLeiria’s International Health Congress: Health, Demographic, Changes and Well-Being
Congresso
3th IPLeiria’s International Health Congress: Health, Demographic, Changes and Well-Being
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2016 30th World Congress of the I.A.L.P.
Congresso
30th World Congress of the I.A.L.P.
International Association of Logopedics and Phoniatrics, Irlanda
2014 - 2014 Voice intervention and technology of XXI century
Seminário
Departamento de Ciências da Comunicação e Linguagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) em parceria com o Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro (UA), Portugal
2014 - 2014 Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Encontro
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2014 - 2014 3º colóquio internacional sobre Leitura - Processos de Leitura e Perturbações
Outro
2014 - 2014 VII Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
Congresso
Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, Portugal
2014 - 2014 XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Encontro
2014 - 2014 International Conference on Language Acquisition for Young Researchers (ICLAYR)
Conferência
2014 - 2014 III Encontro de Terapia da Fala e Educação
Encontro
2013 - 2013 Workshop on language processing and eyetracking
Oficina (workshop)
Laboratório de Psicolinguística do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Parâmetros de análise da voz
Congresso
VI Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, Portugal
2013 - 2013 VI Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapia da Fala
Congresso
2013 - 2013 III Workshop LLDI (Linguistics, Language, Development and Impairment)
Oficina (workshop)
2013 - 2013 Deglutição: funcionamento e alterações
Oficina (workshop)
Serviços Sociais da Administração Pública, Portugal
2013 - 2013 Ligação entre linguagem oral e escrita – o caso da consciência fonológica
Oficina (workshop)
IV Encontro de Neurodesenvolvimento
2013 - 2013 Aquisição, funcionamento e alterações da linguagem - da infância à idade adulta
Oficina (workshop)
Serviços Sociais da Administração Pública, Portugal
2013 - 2013 Consciência fonológica – estratégias de estimulação e de reabilitação
Oficina (workshop)
Clínica da Educação, Portugal
2013 - 2013 Processamento fonológico – seu desenvolvimento e recrutamento na oralidade e/ou na escrita
Oficina (workshop)
Colégio do Oriente, Portugal
2012 - 2012 Estimulação da linguagem
Oficina (workshop)
Fanc, Portugal
2011 - 2011 II Colóquio Internacional sobre Leitura - Leitura, Processamento da Língua Escrita
Outro
Laboratório de Psicolinguística/Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), Portugal
2011 - 2011 Entender o que se ouve: implicações na aprendizagem
Oficina (workshop)
Valência “Solução do Terapeuta -Espaço Profissional”
Relicário de Sons, Portugal
2010 - 2010 I Colóquio Internacional sobre Leitura: Investigação e Ensino
Outro
Laboratório de Psicolinguística/Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), Portugal
2009 - 2009 Aprender a falar... mais depressa ou mais devagar
Oficina (workshop)
Clínica Gerações, Portugal
2008 - 2008 3º Congresso sobre Aquisição da Linguagem
Congresso
2008 - 2008 O reflexo da oralidade na escrita
Oficina (workshop)
Comemorações do Dia Europeu da Terapia da Fala
Escola Superior de Saúde de Setúbal, Portugal
2006 - 2006 6º Encontro Nacional / 4º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Encontro
2004 - 2004 Conferências “A Língua Portuguesa: Presente e Futuro”
Conferência
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2004 - 2004 Second Lisbon Meeting on Language Acquisition
Encontro

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2014 Desenvolvimento fonológico, consciência fonológica e conhecimento ortográfico em Português - Língua não materna nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico em Moçambique’ Francisco Leonardo Vicente (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 Vocabulário e (des)motivação para a leitura Maria Isabel Moreira Rodrigues (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Aquisição de grupos consonânticos e seu impacto nos desempenhos escritos no 1º Ciclo do Ensino Básico Rita Nazaré Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 Impacto de programas de consciência fonológica e escritas inventadas na aprendizagem da leitura e da escrita Lia Pereira Barros e de Soraia Alexandra Gamito Pereira (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 A capacidade de repetição de pseudo-palavras em crianças com idade pré-escolar Filipa Cancela de Abreu (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009 Consciência fonológica no ensino básico em Moçambique Francisco Vicente (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008 Complexidade prosódica e segmentação de palavras em crianças entre os 4 e os 6 anos de idade Complexidade prosódica e segmentação de palavras em crianças (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2015 - Atual COHEHRE annual conference Setúbal, Portugal
2017 - 2017 XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (ENAPL) Évora, Portugal
2016 - 2016 1º Congresso Internacional de Terapia da Fala Santo Tirso, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2013 - Atual Revista Portugesa de Terapia da Fala (RPTF)
2018 - 2018 Folia Phoniatrica et Logopaedica (1421-9972) S. Karger AG

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2009 - Atual A importância da entoação na capacidade de compreensão em crianças em idade pré-escolar Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2009 - Atual Contributo para a construção e validação de um teste da linguagem para adultos afásicos: avaliação da compreensão auditiva de nomes e verbos Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2009 - Atual Contributo para a construção e validação de um teste em doentes afásicos: prova de nomeação por responsive naming Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2008 - Atual A importância da entoação na capacidade de compreensão em crianças em idade pré-escolar Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2008 - Atual Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: compreensão verbal da semântica frásica Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2008 - Atual Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: compreensão verbal da semântica lexical Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2008 - Atual Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: discriminação auditiva Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2008 - Atual Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: flexão nominal de género e número Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2008 - Atual Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: nomeação Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2005 - Atual Grelha de Desenvolvimento da Consciência Fonológica Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2014 - Atual Relatório de Consultoria: ALIE –Avaliação da Linguagem em Idade Escolar
2013 - Atual Narrative Assessment Protocol
2013 - Atual Relatório de Consultoria: Os Sons d’A Relicário – treino do conhecimento fonológico por associação de onomatopeias aos sons da fala (Alves & al., 2011)
2011 - Atual Relatório de Consultoria: Promoção de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica
2010 - Atual Relatório de Consultoria: TALC-E – Teste de Avaliação da Linguagem na Criança em idade escolar
2010 - Atual Projecto: Consciência de palavra em crianças de 4, 5, 7 e 8 anos de idade
2010 - Atual Projecto: Caminhos para o desenvolvimento da escrita: a dimensão ortográfica. Um estudo sobre as concepções e as estratégias implementadas por Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, Professores de Educação Especial e Terapeutas da Fala
2010 - Atual Programa de intervenção clínica em consciência fonológica intitulado Aprender a jogar com os sons - actividades de consciência fonológica
2009 - Atual Contributo para a construção e validação de um teste da linguagem para adultos afásicos: avaliação da compreensão auditiva de nomes e verbos
2009 - Atual Projecto: Contributo para a construção e validação de um teste em doentes afásicos: prova de nomeação por responsive naming
2008 - Atual Projecto: A importância da entoação na capacidade de compreensão em crianças em idade escolar
2008 - Atual Projecto: Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: compreensão verbal da semântica frásica
2008 - Atual Projecto: Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: compreensão verbal da semântica lexical
2008 - Atual Projecto: Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: discriminação auditiva
2008 - Atual Projecto: Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: nomeação
2007 - Atual Relatório de Consultoria: ALPE – Avaliação da Linguagem Pré-Escolar
2007 - Atual Projecto: Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: flexão nominal de género e número
2005 - Atual Projecto: Grelha de Desenvolvimento da Consciência Fonológica

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013/10 - Atual Metodologias de Investigação I Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/10 - Atual Metodologias de Investigação II Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/10 - Atual Intervenção em, Terapia da Fala I Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/10 - Atual Educação para a Prática VI Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/10 - Atual Educação para a Prática VIII Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/10 - Atual Ciências da Fala e da Linguagem III Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/10 - Atual Trabalho de Projeto Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/10 - Atual Tema Aprofundado Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/10 - Atual Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/10 - Atual Perturbações Específicas da Linguagem em Contexto Escolar Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/10 - Atual Instrumento de Análise Gramatical Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/10 - Atual Dissertação de Trabalho de Projeto Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2003/10 - Atual Estágio profissional e curricular Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2003/10 - Atual Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2003/09 - 2013/09 Linguística Clínica Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem (Licenciatura) Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2003/09 - 2013/09 Fonética e Fonologia Clínicas Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem (Licenciatura) Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2003/09 - 2013/09 Desenvolvimento e Perturbações da Leitura e da Escrita Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem (Licenciatura) Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2003/09 - 2013/09 Estágio profissional - 3.º e 4.º ano curricular Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem (Licenciatura) Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2013 - 2013 Conhecimento fonológico implícito e explícito - sua emergência, desenvolvimento e funcionamento, na oralidade e na escrita Outra (Curso médio) Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, Portugal
2003/10 - 2013 Desenvolvimento e Perturbações da Leitura e da Escrita Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2003/10 - 2013 Fonética e Fonologia Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2003/10 - 2013 Fonética e Fonologia Clínicas Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2003/10 - 2013 Linguística Clínica Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2003/10 - 2013 Investigação aplicada em Terapia da Fala II Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 - 2012 Workshops de Verão – cursos desenvolvidos no âmbito da valência “Solução do Terapeuta-Espaço Profissional Outra (Curso médio) Relicário de Sons, Portugal
2010 - 2010 Capacitação para a utilização de materiais de intervenção Pró-Fono no âmbito da valência “Solução do Terapeuta-Espaço Profissional” Outra (Curso médio) Relicário de Sons, em parceria com a Pró-Fono e com a Profala, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Associação Portuguesa de Linguística (APL)
Atual Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF)
Atual Society for the Scientific Studies of Reading (SSSR)
Atual Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2006/01 - 2014/09 Coordenadora e consultora, técnica e editorial, em matéria da concepção e desenvolvimento, e/ou tradução e adaptação, de material de avaliação e de intervenção em Terapia da Fala, digital (software) e não digital
Coordenador
Relicário de Sons, Portugal
2006/01 - 2014/09 Consultora, orientadora e supervisora de conteúdos académicos e clínicos (na área da Reabilitação em geral, da Terapia da Fala e do ensino formal do Português Europeu, língua materna)
Consultor
Relicário de Sons, Portugal
2006/01 - 2014/09 Membro do projecto solidário ‘Delta’ para apoio terapêutico e académico a crianças com dislexia e outras dificuldades congéneres(psicomotricidade,apoio escolar especializado,terapia da fala)em parceria com o B. Inovação Social e a Santa Casa Misericórdia
Membro
Relicário de Sons, Portugal
Distinções

Prémio

2017 Melhor Poster - COHEHRE Conference 2017
2016 Medalha de mérito académico pela obtenção do Título de Especialista
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal