???global.info.a_carregar???
Alcina Mendes. Concluiu o(a) Mestrado integrado em Biologia em 1987/06/25 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Doutoramento em Didáctica e Formação em 2013/09/27 pelo(a) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia e Mestrado em Mestrado em Supervisão em 1998/07/14 pelo(a) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia. Publicou 5 artigos em revistas especializadas. Possui 11 capítulo(s) de livros. Atua na(s) área(s) de Ciências Naturais com ênfase em Ciências Biológicas e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 12 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ensino das ciências; Ensino secundário; Formação de professores; Perfil dos professores; Professores de ciências; Didáctica das ciências; Supervisão de professores; educação em ciências de cariz CTS; orientações para o ensino das ciências; didática das ciências; políticas educativas internacionais; Educação em Ciências de cariz CTS; Euro4Science; Kit de Ciências Forenses para a Educação em Ciências; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alcina Mendes

Nomes de citação

  • Mendes, Alcina

Identificadores de autor

Ciência ID
C21B-559F-BCC8
ORCID iD
0000-0001-9871-2601

Domínios de atuação

  • Ciências Naturais - Ciências Biológicas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2008/10/13 - 2013/09/27
Concluído
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Especialização em Supervisão
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"Perfil de Ensino do Professor de Ciências: construção e validação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1995/10/01 - 1998/07/14
Concluído
Mestrado em Supervisão (Mestrado)
Especialização em Educação em Ciências
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"Um modelo de supervisão da prática pedagógica na formação inicial de professores de Biologia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1982/10/13 - 1987/06/25
Concluído
Biologia (Mestrado integrado)
Especialização em Ramo Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
16 valores
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rebelo, Dorinda; Pinto, Maria João; Mendes, Alcina. "O CAULINO E SUA RELEVÂNCIA SOCIAL: UM CONTEXTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS". Trabalho apresentado em XVIII ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências III ISSE - International Seminar of Science Education, Porto, 2019.
    Publicado • 10.24840/978-989-746-201-6
Artigo em revista
  1. Mendes, Alcina; Martins, Isabel P.. "Cinco Orientações para o Ensino das Ciências: a Dimensão CTS no Cruzamento da Didática e de Políticas Educativas Internacionais.". CTS Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad ISSN: 1850-0013 11 33 (2016): 93-112. http://hdl.handle.net/10773/18976.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Souto, Luís; Tavares, Filipa; Moreira, Helena; Fidalgo, Ricardo; Pinho, Rosa; Mendes, Alcina; Pombo, Lúcia. "Forensic Toolbox: proposta de kit forense educativo". Indagatio Didactica 8 1 (2016): 1709-1723. http://hdl.handle.net/10773/18945.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Souto, Luís; Tavares, Filipa; Moreira, Helena; Fidalgo, Ricardo; Pinho, Rosa; Mendes, Alcina; Pombo, Lúcia. "Forensic Toolbox: proposal of a forensic educational kit". (2016): https://doi.org/10.34624/id.v8i1.11897.
    https://doi.org/10.34624/id.v8i1.11897
  4. Mendes, Alcina. "Abordagens de ensino dos professores e qualidade das aprendizagens dos alunos". SIMagazine Revista Didático-Pedagógica 1 1 (2012): 24-41.
    Publicado
  5. Rebelo, Dorinda; Mendes, Alcina. "doença machado-Joseph: um contexto CTS para o ensino e aprendizagem da unidade curricular – Património Genético. Enseñanza de las Ciencias,". Enseñanza de las Ciencias Revista de investigación y experiencias didácticas - Número Extra VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias (2009): 2327-2334.
  6. Mendes, Alcina. "A dimensão CTS na formação de professores de ciências: estratégias de formação e construção de saberes". Enseñanza de las Ciencias, Número Extra VI Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias 2 (2001): 49-50.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Rebelo, Dorinda; Tavares, Deolinda; Bento, Cecília; Mendes, Alcina; Rosa, Inês. "Flexibilidade curricular e contextualização de saberes: um projeto interdisciplinar para o Baixo Vouga Lagunar". In A escola de aprender – Contributos para a sua construção, editado por Paixão,F., Jorge, F. R., & Silveira, P.. Castelo Branco, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2019.
    Publicado
  2. Martins, Isabel P.; Mendes, Alcina; Martins, I.P.; Mendes, A.. "Contextualized Science Teaching and the STS Approach.". In Contextualizing Teaching to Improve Learning – The case of science and geography, editado por Leite, Laurinda; Dourado, Luís; Afonso, Ana S.; Morgado, S., 165-181. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, Inc, 2017.
    Publicado
  3. Pedrosa, Maria Arminda; Mendes, Alcina. "Biologia e química no ensino secundário geral de Timor-Leste – Perspetivas e construções interdisciplinares". In Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico, editado por Veiga, Feliciano H., 639-655. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016.
    Publicado
  4. Mendes, Alcina; Martins, Isabel P.. "Perfil de ensino de professores de ciências: contributos empíricos para a validação de um referencial teórico.". In Experiencias de investigación e innovación en la enseñanza de las ciencias, editado por Membiela, P.; Cerebreiros, M. I., 413-417. Ourense, Espanha: Educación Editora, 2012.
    Publicado
  5. Mendes, Alcina; Martins, Isabel P.. "Perfil de ensino de professores de ciências de nível secundário: Construção de um referencial teórico". In Educação em Ciências para o trabalho, o lazer e a cidadania, Actas XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências, editado por Leite, Laurinda; Afonso, Ana S.; Dourado, Luís; Vilaça, Teresa; Morgado, Sofia; Almeida, S., 185-198. Universidade do Minho, 2011.
    Publicado
  6. Mendes, Alcina. "Novos currículos de ciências no ensino secundário e iniciativas de formação de professores – Oportunidades e Obstáculos à implementação de abordagens CTS". In Atas do V Seminário Ibérico Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências, editado por Vieira, Rui Marques, 59-62. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2008.
    Publicado
  7. Rebelo, Dorinda; Mendes, Alcina. "Como um caso dos media se pode tornar um contexto CTS para o ensino de Biologia". In Atas do Seminário Ibérico Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências, editado por Vieira, Rui Marques, 292-294. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2008.
    Publicado
  8. Mendes, Alcina; Rebelo, Dorinda. "O trabalho experimental no ensino da Biologia e Geologia: uma abordagem comum.". In Contributos para a Qualidade Educativa no Ensino das Ciências - do Pré-Escolar ao Superior, Actas do XII Encontro Nacional de Educação em Ciências, editado por Lopes, José Bernardino; Cravino, J. P., 679-682. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2007.
    Publicado
  9. Rebelo, Dorinda; Mendes, Alcina. "Práticas de ensino em Ciências Naturais/ Biologia e Geologia (3.ºCEB/SEC)". In Relatos de Práticas: a voz dos actores da Educação em Ciência em Portugal, editado por Lopes, José Bernardino; Cravino, J. P., 23-27. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2007.
    Publicado
  10. Mendes, Alcina; Rebelo, Dorinda. "A Biologia e os desafios da actualidade: novo programa de Biologia para 12º ano do ensino secundário". In Atas do III Seminário Ibérico Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências, editado por Martins, Isabel P.; Vieira, Rui Marques; Paixão, Maria Fátima, 389-390. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2004.
    Publicado
  11. Mendes, Alcina. "Construção de um percurso experimental com alunos do ensino secundário: desafios, dificuldades e potencialidades". In Trabalho Prático e experimental na educação em ciências, editado por Sequeira, Manuel, 187-195. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2000.
    Publicado
  12. Mendes, Alcina; Martins, Isabel P.. "Modelo de Supervisão da Prática pedagógica na Formação Inicial de professores de Ciências: uma ponte entre a teoria e a prática". In Particular e o global no virar do milénio: cruzar saberes em Educação, editado por Fernandes, Margarida, 945-957. Lisboa, Portugal: Ed. Colibri / Sociedade Portuguesa de Educação, 2000.
    Publicado
Manual
  1. Mendes, Alcina; Pinheiro, Eduardo; Santos, Conceição. Biologia 12º ano – Guia do Professor. Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2014.
    Publicado
  2. Mendes, Alcina; Santos, Conceição; Pinheiro, Eduardo. Biologia 12º ano - Manual do aluno. Díli: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2013.
    Publicado
  3. Mendes, Alcina; Santos, Conceição; Pinheiro, Eduardo. Biologia 11º ano - Manual do aluno. Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2013.
  4. Mendes, Alcina; Pinheiro, Eduardo; Santos, Conceição. Biologia 11º ano - Guia do Professor. Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2013.
    Publicado
  5. Mendes, Alcina; Santos, Conceição; Lopes, Ana; Conde, Paula; Pinheiro, Eduardo. Biologia 10º ano - Manual do Aluno. Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste.. 2012.
    Publicado
  6. Mendes, Alcina; Santos, Conceição; Pinheiro, Eduardo. Biologia 10º ano - Guia do Professor. Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Mendes, Alcina Maria Parracho. "Perfil de ensino do professor de ciências: concetualização e validação". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11486.
  2. Mendes, Alcina. "Um modelo de supervisão da prática pedagógica na formação inicial de professores de Biologia". Mestrado, Universidade de Aveiro, 1998.
  3. Mendes, Alcina Maria Parracho. "Um modelo de supervisão da prática pedagógica na formação inicial de professores de Biologia". Mestrado, 1998. http://hdl.handle.net/10773/33918.

Outros

Norma ou política
  1. Programa: Biologia - 10º, 11º e 12º anos de escolaridade - Timor-Leste. Currículo do Ensino Secundário Geral de Ciências e Tecnologias Ministério da Educação de Timor-Leste.. 2011. Mendes, Alcina. https://www.ua.pt/esgtimor/PageText.aspx?id=16803.
  2. Programa de Biologia, 12º ano de escolaridade - Portugal. Programa para disciplina do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias do ensino secundário diurno (40 páginas) Ministério da Educação - Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular República Portuguesa. 2004. Mendes, Alcina. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Documentos_Disciplinas_novo/Curso_Ciencias_e_Tecnologias/biologia_op_12.pdf.
  3. Programa de Biologia Humana, 11º ano de escolaridade - Portugal. Programa para disciplina do Curso Tecnológico de Desporto do ensino secundário diurno (17 páginas) Ministério da Educação - Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular República Portuguesa. 2003. Mendes, Alcina. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/biologia_humana_11.pdf.
  4. Programa de Biologia e Geologia de 11º ano de escolaridade - componente de Biologia - Portugal. Programa para disciplina do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias do ensino secundário diurno. (97 páginas) Ministério da Educação – Departamento do Ensino Secundário. República Portuguesa. 2003. Mendes, Alcina. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Documentos_Disciplinas_novo/Curso_Ciencias_Tecnologias/Biologia_Geologia/biologia_geologia_11.pdf.
  5. Programa de Biologia Humana de 10º ano de escolaridade - Portugal. Programa para disciplina do Curso Tecnológico de Desporto do ensino secundário diurno (32 páginas) Ministério da Educação - Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular República Portuguesa. 2002. Mendes, Alcina. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/CE_Programa/biologia_humana_10.pdf.
  6. Programa de Biologia e Geologia, 10º ano de escolaridade - componente de Biologia - Portugal. Programa para disciplina do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias do ensino secundário diurno. (97 páginas) Ministério da Educação – Departamento do Ensino Secundário. República Portuguesa. 2001. Mendes, Alcina. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Documentos_Disciplinas_novo/Curso_Ciencias_Tecnologias/Biologia_Geologia/biologia_geologia_10.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/09/17 Supervisão, formação e colaboração para mudar a avaliação pedagógica num agrupamento de escolas II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V International Seminar on Science Education
ESE, Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2022/09/17 As estratégias de formação e de supervisão como fatores de qualidade da formação de professores – o caso de uma Oficina de Formação II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V International Seminar on Science Education
ESE, Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2022/09/15 Resistências dos professores quanto à valorização da avaliação formativa: um estudo exploratório centrado nas perceções dos formandos XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/06/03 Webinar Avaliação Formativa em Modo Digital Ciclo de Partilhas Escolares
Instituto universitário de Lisboa | IPPS-Iscte (Lisboa, Portugal)
2018/06/09 Painel - Cruzando perspectivas sobre Educação para o tempo atual II Seminário Internacional de Educação em Ciências
Instituto politécnico de Castelo Branco / APEduC (Castelo.Branco, Portugal)
2018/06/08 Inovar a Formação de Professores para Promover a Educação Científica II Seminário Internacional de Educação em Ciências
Instituto politécnico de Castelo Branco / APEduC (Castelo Branco, Portugal)
2018/06/08 Flexibilidade Curricular e contextualização de saberes: um projeto interdisciplinar para o Baixo Vouga Lagunar II Seminário Internacional de Educação em Ciências
Instituto politécnico de Castelo Branco / APEduC (Castelo-Branco)
2016/07/06 Cinco orientações para o Ensino das Ciências: a dimensão CTS no cruzamento da didática e de políticas internacionais V Seminário Ibéro-Americano CTS | IX Seminário CTS
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/07/05 Objetivos do Desenvolvimento do Milénio em Biologia e Química do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste V Seminário Ibéro-Americano CTS | IX Seminário CTS
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016/07/04 - 2016/07/06 V Seminário Ibéro-Americano CTS | IX Seminário CTS (2016/07/04 - 2016/07/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/11/24 - 2022/11/24 Moderador de OFICINA TEMÁTICA - “Taller de juegos para enseñar y aprender a pensar como científicos em primária”
Seminário
VIII SEMINARIO IBEROAMERICANO CTS - SIACTS/2022 XII SEMINARIO IBÉRICO CTS/2022
Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Anália Franco, Brasil
2022/11/22 - 2022/11/22 Moderador de Simpósio: La Relevancia de la Educación Científica (segundo) ROSES
Seminário
VIII SEMINARIO IBEROAMERICANO CTS - SIACTS/2022 XII SEMINARIO IBÉRICO CTS/2022
Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Anália Franco, Brasil
2022/09/16 - 2022/09/17 Moderador de Sessão (Comunicações) SP5 | Sala EP
Encontro
II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V International Seminar on Science Education
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2020/11/28 - 2020/11/28 Dinamização de Workshop - "Autonomia e Flexibilidade Curricular nas Ciências Experimentais"
Encontro
X Colóquio Autonomia e Flexibilidade Curricular: da organização à avaliação
Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão, Portugal
2016/07/04 - 2016/07/06 Moderador - Bloco Temático de Comunicações Orais (Tema 3)
Seminário
V Seminário Ibéro-Americano CTS | IX Seminário CTS
Universidade de Aveiro, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/08/28 - Atual Associação Portuguesa de Educação em Ciências - APEduC Direção - Vice Presidente
2015/04/01 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – SPCE Sócio Efetivo n.º 1281
2012/01/01 - Atual Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência - AIA – CTS Sócio Efetivo n.º 11
2000/03/01 - Atual Ordem dos Biólogos Sócio Efetivo n.º 2473

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/11/22 - 2022/11/24 Comissão Científica: VIII Seminário Ibero-americano CTS (VIII SIACTS) - Interações CTS: Impactos sobre o Ambiente, a Saúde e a Educação
Membro
Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Anália Franco, Brasil
2022/09/16 - 2022/11/17 Comissão Científica: II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas/ V International Seminar on Science Education
Membro
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09/05 - 2019/09/07 Comissão Científica: XVIII ENEC | III ISSE Educação em Ciências: cruzar caminhos, unir saberes
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2018/06/08 - 2018/06/09 Comissão Científica - II Seminário Internacional de Educação em Ciências
Membro
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/14 - 2017/09/17 Comissão Científica: XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC.
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017/09/14 - 2017/09/16 Comissão Científica - XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC) I Seminário Internacional de Educação em Ciências (I SIEC)
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016/07/04 - 2016/07/06 Comissão Científica - V Seminário Ibero-Americano CTS | IX Seminário CTS
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal