???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Sabina Madureira Nunes Valente

Nomes de citação

  • Valente, S.
  • Valente, S. N.

Identificadores de autor

Ciência ID
C217-EC15-E83A
ORCID iD
0000-0003-2314-3744
Researcher Id
B-9550-2018
Scopus Author Id
57205244381

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2021 - 2022
Concluído
Managing Emotions (Outros)
Yale University - Yale Center for Emotional Intelligence , Estados Unidos
95,31 %
2015 - 2018
Concluído
Educational Sciences (Doutoramento)
Especialização em Educational psychology
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Very Good by unanimity - highest grade
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
CARE - Research Center on Health and Social Sciences , Portugal
2022/12 - Atual Investigador (Investigação) Universidad de Murcia, Espanha
Psicología Evolutiva y de la Educación - Facultad de Educación , Espanha
2020/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Évora, Portugal
Research Center in Education and Psychology (CIEP) , Portugal
2021/02 - 2024/01 Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
VALORIZA – Research Center for Endogenous Resource Valorization, Portugal
2021 - 2022 Investigador (Investigação) Centro de Investigación en Psicopedagogía e Investigaciones psicopedagógicas , Argentina

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2022 - 2023 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - Atual Accredited trainer in the areas of Educational Psychology (B112); Educational Technology and Communication (B115); and Specific Teaching - Biology and Geology (C05). Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/10 - Atual 2ProSA - Programa de Promoção do Sucesso Académico
CCI 2014PT05SFOP001
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
European Commission
Em curso
2021 - Atual Inteligência emocional e bem-estar dos professores: Estudo transcultural em Portugal e Espanha [Emotional intelligence and teachers' well-being: Cross-cultural study in Portugal and Spain]
CIEP/INT/06
Investigador responsável
Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) , Portugal

Universidad de Málaga, Espanha
Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP)

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2013 - 2015 Projeto + Social.E5G - Programa Escolhas 5ª Geração
Social.E5G
Município de Vila Real, Portugal
Fundo Social Europeu - European Commission
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/09 - Atual Eco-Escolas no Ensino Superior: EcoCampus
.
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE)
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Solino, E.; Miranda, S. C.; Valente, S. N.. "Avaliação preliminar sobre a inteligência emocional de professores de ciências em formação continuada [Preliminary assessment of the emotional intelligence of science teachers in continuous training]". Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2023.
    Publicado
  2. Valente, S.; Klose, P.; Carvalheiro, A.; Estarreja, A; Loureiro, P. M.. "A importância das dinâmicas de desenvolvimento pessoal na escola [The significance of personal development dynamics at school]". Trabalho apresentado em XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía, 2019.
    Publicado
  3. Valente, M. S. N.; Monteiro, A.P.; Lourenço, A.A.. "Competências emocionais para uma gestão eficaz em sala de aula [Emotional skills for effective classroom management]". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Lourenço, A.A., Valente, S., Dominguez-Lara, S., Fulano, C.. "Approaches and conceptions of teaching and learning: Towards the school of excellence". Teoría de la Educación. Revista Interuniversitaria 37 1 (2025):
    Aceite para publicação • 10.14201/teri.31936
  2. Dissanayake, B.; Valente, S.; Kodagoda, T.. "Emotional intelligence and conflict resolution in university students: The moderating effect of the need for power". Electronic Journal of Research in Educational Psychology 22 64 (2024): 649-670. https://ojs.ual.es/ojs/index.php/EJREP/article/view/9910.
    Publicado • 10.25115/ejrep.v22i64.9910
  3. Valente, S.; Lourenço, A. A.; Almeida, L.S.; Sainz-Gómez, M. ; Amaro, P.. "La inteligencia emocional del docente como predictor de la gestión del aula y de la eficacia de la disciplina". Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento 16 3 (2024): 96-106. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/racc/article/view/42311.
    Publicado • 10.32348/1852.4206.v16.n3.42311
  4. Valente, S.; Dominguez-Lara, S.; Lourenço, A.. "Planning time management in school activities and relation to procrastination: a study for educational sustainability". Sustainability 16 16 (2024): 6883. https://www.mdpi.com/2071-1050/16/16/6883.
    Publicado • 10.3390/su16166883
  5. Lourenço, A., Valente, S. N., Domínguez-Lara, S., Fulano, C. S.. "El impacto de la inteligencia emocional en los modelos de enfoques de enseñanza". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado 27 3 (2024): 171-187. https://revistas.um.es/reifop/article/view/614521.
    Publicado • 10.6018/reifop.614521
  6. Dias, E., Costa, W.P., Fernandes, M.S.V., Valente, S.N., Noll, P., Noll, M.. "Teachers’ quality of life perception during the COVID-19 pandemic: a systematic review protocol". Journal of Human Growth and Development 34 2 (2024): 268-277. https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/jhgd/article/view/15837.
    Publicado • 10.36311/jhgd.v34.15837
  7. Németh, Z., Shopulatov, A., Norboyev, K., Ahmedov, F., Valente, S. N. "Physical education teacher in middle schools: requirements and academic profile". International Journal of Instruction 17 3 (2024): 371-382. https://e-iji.net/ats/index.php/pub/article/view/619.
    Publicado • https://doi.org/10.29333/iji.2024.17320a
  8. Dominguez-Lara, Sergio; Carmona-Halty, Marcos; Schulmeyer, Marion K.; Valente, Sabina N.; Lourenço, Abílio A.. "Análisis psicométrico de dos versiones del Big Five Inventory-15 en estudiantes universitarios chilenos: estructura interna, invarianza de medición y asociación con bienestar subjetivo". Ciencias Psicológicas 18 1 (2024): e-3369. https://revistas.ucu.edu.uy/index.php/cienciaspsicologicas/article/view/3369/3274.
    Publicado • 10.22235/cp.v18i1.3369
  9. Dominguez-Lara, S., Valente, S. N. ., Lourenço, A. A., Peceros-Pinto, B., Diaz-Peñaloza, M., & León, S. R.. "Apoyo social percibido y rendimiento académico en estudiantes de secundaria peruanos: influencia del engagement académico y de la autoeficacia académica". Revista Fuentes 26 2 (2024): 198-210. https://revistascientificas.us.es/index.php/fuentes/article/view/23116/22590.
    Publicado • 10.12795/revistafuentes.2024.23116
  10. Valente, S., Lourenço, A., Amaro, P.. "Inteligência emocional como competência essencial na formação de professores". Aprender 46 (2023): 16-31. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/200.
    Publicado • 10.58041/aprender.200
  11. Valente, S. N.; Lourenço, A. A.; Dominguez-Lara, S.; Mohoric, T.; Takšic, V.. "Psychometric properties of the Emotional Skills and Competence Questionnaire for Teachers". International Journal of Instruction 16 4 (2023): 55-70. https://www.e-iji.net/dosyalar/iji_2023_4_4.pdf.
    Publicado • 10.29333/iji.2023.1644a
  12. Cristóvão, A. M.; Valente, S.; Rebelo, H.; Ruivo, A. F.. "Emotional education for sustainable development: a curriculum analysis of teacher training in Portugal and Spain". Frontiers in Education 8 (2023): 1165319. https://www.frontiersin.org/journals/education/articles/10.3389/feduc.2023.1165319/full.
    Publicado • 10.3389/feduc.2023.1165319
  13. Afonso Lourenço, A.; Nunes Valente, S.; Dominguez-Lara, S.; Simão Fulano, C.. "The teachers' personality factors on classroom conflict management". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado 26 2 (2023): 161-177. http://dx.doi.org/10.6018/reifop.552051.
    10.6018/reifop.552051
  14. Caires, S.; Alves, R.; Martins, A; Magalhães, P; Valente, S. "Promoting socio-emotional skills in initial teacher training: An emotional educational programme". International Journal of Emotional Education 15 1 (2023): 21-33. https://www.um.edu.mt/library/oar/bitstream/123456789/109161/3/Promoting_socio-emotional_skills_in_initial_teacher_training__an_emotional_educational_programme%282024%29.pdf.
    Publicado • 10.56300/vcjw9231
  15. Dominguez-Lara, Sergio; Peceros-Pinto, Benigno; Valente, Sabina N.; Lourenço, Abílio A.; Flores-Cataño, Katioska Rocío. "Análisis estructural de una versión breve de la Trait Meta-Mood Scale en adolescentes peruanos.". Revista Fuentes 25 1 (2023): 82-100. http://dx.doi.org/10.12795/revistafuentes.2023.22077.
    Publicado • 10.12795/revistafuentes.2023.22077
  16. Domínguez-Lara, S.; Peceros-Pinto, B.; Centeno-Leyva, S. ; Valente, S. N.; Lourenço, A. A.; Quistgaard-Alvarez, A.; Morales-Velasquez, M. P.. "Análisis psicométrico y datos normativos de la UWES en adolescentes peruanos". Ciencias Psicológicas 16 2 (2022): e-2908. http://www.scielo.edu.uy/pdf/cp/v16n2/1688-4221-cp-16-02-e2908.pdf.
    Publicado • 10.22235/cp.v16i2.2908
  17. Valente, S.; Lourenço, A. A.. "The importance of academic training in emotional intelligence for teachers (Editorial article)". Frontiers in Education 7 (2022): https://www.frontiersin.org/journals/education/articles/10.3389/feduc.2022.992698/full.
    Publicado • 10.3389/feduc.2022.992698
  18. Valente, S., Lourenço, A. A., Dominguez-Lara, S., Derakhshan, A., Németh, Z., & Almeida, L. S.. "Teachers' emotion regulation: Implications for classroom conflict management". Australian Journal of Teacher Education 47 8 (2022): 18-32. https://ro.ecu.edu.au/ajte/vol47/iss8/2.
    Publicado • 10.14221/ajte.2022v47n8.2
  19. Valente, S. N. ; Lourenço, A. A.. "Inteligência emocional e gestão de conflito na interação pedagógica". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 9 (2022): 181-192. https://ruc.udc.es/dspace/bitstream/handle/2183/30878/xvigp-8900.pdf?sequence=1.
    Publicado • 10.17979/reipe.2022.9.0.8900
  20. Valente, S. N.. "Development of emotional intelligence in pre-service teachers’ to increase professional well-being". Psychology and Behavioral Science International Journal 18 3 (2022): 555988. https://juniperpublishers.com/pbsij/pdf/PBSIJ.MS.ID.555988.pdf.
    Publicado • 10.19080/PBSIJ.2022.18.555988
  21. Dominguez-Lara, S.; Campos-Uscanga, Y.; Valente, S. N.. "Análisis psicométrico de versiones cortas del Big Five Inventory en universitarios mexicanos". Avaliação Psicológica 21 2 (2022): 140-149.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2102. 20163.02
  22. Lourenço, A. A; Valente, S.. "La importancia de la gramática de los afectos en el aprendizaje". CES Psicología 14 2 (2021): 209-228. https://revistas.ces.edu.co/index.php/psicologia/article/view/5067/3610.
    Publicado • 10.21615/cesp.5067
  23. Valente, S.; Lourenço, A.A.. "Emotional intelligence makes a difference: The impact of teachers' emotional intelligence abilities on conflict management strategies in the classroom". KNOW AND SHARE PSYCHOLOGY 1 4 (2020): 123-134. https://ojs.ual.es/ojs/index.php/KASP/article/view/4249.
    Publicado • 10.25115/kasp.v1i4.4249
  24. Valente, S.. "Social-emotional skills in social educator activity: Implications for school inclusion". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 15 (2020): 2332-2349. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14441.
    Publicado • 10.21723/riaee.v15iesp3.14441
  25. Valente, S.; Lourenço, A. A.. "Questionário de inteligência emocional do professor: adaptação e validação do “Emotional Skills and Competence Questionnaire”". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 7 1 (2020): 12-24. https://revistas.udc.gal/index.php/reipe/article/view/reipe.2020.7.1.5480.
    Publicado • 10.17979/reipe.2020.7.1.5480
  26. Valente, S.; Almeida, L.S.. "Educação emocional no Ensino Superior: Alguns elementos de reflexão sobre a sua pertinência na capacitação de futuros professores". Revista E-Psi 9 1 (2020): 152-164. https://revistaepsi.com/artigo/2020-ano9-volume1-artigo10/.
    Publicado • 10.5281/zenodo.5714808
  27. Valente, S.; Veiga-Branco, A.; Rebelo, H.; Lourenço, A.A.; Cristóvão, A. M.. "The relationship between emotional intelligence ability and teacher efficacy". Universal Journal of Educational Research 8 3 (2020): 916-923. https://www.hrpub.org/journals/article_info.php?aid=8894.
    Publicado • 10.13189/ujer.2020.080324
  28. Valente, S.; Lourenço, A.A.. "Conflict in the Classroom: How Teachers’ Emotional Intelligence Influences Conflict Management". Frontiers in Education 5 (2020): https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2020.00005/full.
    Publicado • 10.3389/feduc.2020.00005
  29. Valente, S.; Lourenço, A. A; Alves, P.; Domínguez-Lara, S.. "The role of teacher’s emotional intelligence for efficacy and classroom management". CES Psicología 13 2 (2020): 18-31. http://www.scielo.org.co/pdf/cesp/v13n2/2011-3080-cesp-13-02-18.pdf.
    Publicado • 10.21615/ cesp.13.2.2
  30. Valente, S.. "Competências socioemocionais: O emergir da mudança necessária". Diversidades 55 1 (2019): 10-15. https://www.madeira.gov.pt//Portals/15/documentos/1_DRE/PaginaPrincipal/Publicacoes/PublicacoesDRE/Revista_Diversidades/Revista_Diversidades55.pdf.
    Publicado • 10.5281/zenodo.5716317
  31. Valente, S.. "Influência da inteligência emocional na gestão de conflito na relação professor-aluno(s)". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 6 2 (2019): 101-113. https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/5786.
    Publicado • 10.17979/reipe.2019.6.2.5786
  32. Valente, S.. "Competências socioemocionais: O emergir da mudança necessária". Diversidades 55 (2019): 10-15. https://www.madeira.gov.pt/dre/Estrutura/DRE/Publica%c3%a7%c3%b5es/ctl/Read/mid/6358/InformacaoId/53894/UnidadeOrganicaId/32/CatalogoId/0.
    Publicado
  33. Valente, S.; Monteiro, A.P.; Lourenço, A.A.. "The relationship between teachers’ emotional intelligence and classroom discipline management". Psychology in the Schools 56 (2019): 741-750. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/pits.22218.
    Publicado • 10.1002/pits.22218
  34. Valente, S.; Monteiro, A.P.; Lourenço, A.A.. "Inteligência emocional na gestão da disciplina em sala de aula". Revista de Estudios E Investigación en Psicología Y Educación (2017): https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.02.2514.
    Publicado • 10.17979/REIPE.2017.0.02.2514
  35. Valente, S.; Monteiro, A.P.; Lourenço, A.A.. "Adaptação e validação da escala de gestão de conflitos entre professores-alunos". Revista de Estudios E Investigación en Psicología Y Educación (2017): https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.02.2512.
    Publicado • 10.17979/REIPE.2017.0.02.2512
  36. Valente, M.S.N.; Monteiro, A.P.. "Inteligência emocional em contexto escolar". EduPsi 7 (2016): 1-11. http://edupsi.utad.pt/index.php/component/content/article/79-revista2/143.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Lourenço, A. A., Paiva, M., & Valente, S.. "Emotional intelligence: A catalyst for organizational culture and climate in higher education". In Building Organizational Capacity and Strategic Management in Academia, editado por Kayyali, M., 183-212. IGI Global, 2025.
    Publicado • 10.4018/979-8-3693-6967-8.ch007
  2. Valente, S. N.; Lourenço, A. A.; Rebola, F. ; Almeida, L.S.. "Inteligência emocional e educação: uma articulação possível e necessária à formação inicial de professores". In Ensinar e aprender ciências em um presente e futuro de incertezas, 319-346. Editora UEG, 2024.
    Publicado
  3. Valente, S. N. ; Lourenço, A.; Domínguez-Lara, S.. "Emotional skills and interpersonal conflict: Testing the role of teachers' emotional intelligence". In Advances in Psychology Research. Nova Science Publishers, Inc., 2023.
    Publicado
  4. Valente, S. N. ; Lourenço, A. A.; Domínguez-Lara, S.. "Teachers in the 21st century: Emotional intelligence skills make the difference". In Pedagogy - Challenges, Recent Advances, New Perspectives, and Applications. London, Reino Unido: IntechOpen, 2022.
    Publicado • 10.5772/intechopen.103082
  5. Valente, S. N. ; Lourenço, A. A.. "Emotional intelligence and conflict management in the pedagogical relationship". In Inteligencia emocional en entornos educativos : Evidencias científicas. Espanha: Universitat Jaume I. Collecció: Psique, 2022.
    Publicado • 10.6035/Psique.26
  6. Valente, S.; Loureço, A. A.; Domínguez-Lara, S.; Németh, Z.; Almeida, L.S.. "Gestão de conflito na sala de aula: A importância da regulação emocional do professor". In Avances en Ciencias de la Educación. Investigación y Práctica, 41-47. Madrid, Espanha: Editorial Dykinson, 2021.
    Publicado
  7. Valente, S.; Lourenço, A. A.; Németh, Z.. "School Conflicts: Causes and Management Strategies in Classroom Relationships". In Interpersonal Relationships. London, Reino Unido, 2020.
    Publicado • 10.5772/intechopen.95395
Poster em conferência
  1. Valente, S. N. ; Cristóvão, A. M.; Rebelo, H.; Lourenço, A. A.. "Relationship between emotional intelligence, burnout and life satisfaction in teachers". Trabalho apresentado em 2nd International Congress on 21st Century Literacies, 2022.
  2. Valente, S. N. ; Lourenço, A. A.. "Teacher's emotional intelligence and conflict management in the pedagogical relationship". Trabalho apresentado em I Congreso Internacional en Inteligencia Emocional en Entornos Educativos, 2021.
  3. Valente, S.; Lourenço, A. A.; Alves, P.; Lemos, G. C.. "Inteligência emocional dos professores: o papel regulador do género, tempo de serviço e formação académica". Trabalho apresentado em XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía/ II Congresso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogia, 2019.
  4. Valente, S.; Alves, P.; Veiga-Branco, A.. "Teachers emotional health: the importance of emotional intelligence training". Trabalho apresentado em 1nd International Congress of Health and Well-being Intervention, 2019.
  5. Valente, S.; Monteiro, A.P.; Lourenço, A.A.. "Inteligência emocional e eficácia para ensinar". Trabalho apresentado em 4º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2018.
  6. Valente, S.; Monteiro, A.P.; Lourenço, A.A.. "Escala de avaliação sobre gestão do conflito entre professor-aluno(s): Estudo de adaptação e validação". Trabalho apresentado em 6th International Congress of Educational Sciences and Development, 2018.
  7. Valente, S.; Monteiro, A.P.; Lourenço, A.A.. "A influência da inteligência emocional dos professores na eficácia da gestão em sala de aula". Trabalho apresentado em I Colóquio sobre o Estado da Arte da Gestão de Conflitos em Portugal, 2017.
  8. Valente, S.; Monteiro, A.P.; Lourenço, A.A.. "Inteligência emocional e gestão de conflitos em contexto educativo". Trabalho apresentado em I Colóquio sobre o Estado da Arte da Gestão de Conflitos em Portugal, 2017.
Pré-impressão
  1. Sabina Valente; Sergio Dominguez-Lara; Abílio Lourenço. "Plan Time Management in School Activities and Relation to Procrastination: A Study for Educational Sustainability". 2024. https://www.preprints.org/manuscript/202407.0735/v1.
    10.20944/preprints202407.0735.v1
Resumo em conferência
  1. Valente, S., Rebola, F., Amaro, P., Carvalho, L., Marchão, A.. "A importância das instituições de ensino superior no desenvolvimento em territórios de baixa densidade". Trabalho apresentado em XXXI Congreso European Business Ethics Network (EBEN), Cáceres, 2024.
    Publicado • 10.3926/eben24
  2. Alves, R. F., Caires, S., Magalhães, P., Martins, A., & Valente, S.. "Impact assessment of an emotional education program with Portuguese university students". Trabalho apresentado em 8th ENSEC Conference - Social Emotional Learning and Positive Development Conference, Suceava, 2022.
    Publicado
  3. Valente, S. N., Cristóvão, A. M., Rebelo, H., & Lourenço, A.A. "Validação da Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law em professores portugueses". Trabalho apresentado em 2nd International Congress on 21st Century Literacies, Santarém, 2022.
    Publicado
  4. Valente, S. N., Cristóvão, A. M., Rebelo, H., & Lourenço, A. A. "Relação entre inteligência emocional, burnout e satisfação com a vida em professores". Trabalho apresentado em 2nd International Congress on 21st Century Literacies, Santarém, 2022.
    Publicado
  5. Caires, S., Alves, R. F., Martins, A., Magalhães, P., & Valente, S. "Promoting socioemotional skills during Initial teacher training: A pilot emotional educational program at the University of Minho, Portugal". Trabalho apresentado em 8th ENSEC Conference - Social Emotional Learning and Positive Development Conference, Suceava, 2022.
    Publicado
  6. Cristóvão, A. M.; Rebelo, H.; Valente, S.. "Educação emocional na formação de educadores e professores de 1.º ciclo: Uma análise curricular em Portugal". 2021.
  7. Valente, S.. "Educação emocional: Um novo paradigma na formação de professores". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  8. Valente, S., & Lourenço, A.A.. "Inteligência emocional e gestão de conflito na interação professor-aluno.". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  9. Ribeiro, L.C., Veiga-Branco, A., Vilarinho, M., Gomes, E., Gabriel, A., Rocha, E., Valente, S.. "Educação emocional em supervisão educativa clínica: Que pertinência?". Trabalho apresentado em 8th International Congress of Educational Sciences and Development, Pontevedra, 2020.
    Publicado
  10. Valente, S., Lourenço, A.A., Dominguez-Lara, S., Németh, Z. & Almeida, S.L.. "Gestão do conflito em sala de aula: A importância da regulação emocional do professor.". Trabalho apresentado em 8th International Congress of Educational Sciences and Development, Pontevedra, 2020.
    Publicado
  11. Lourenço, A. A.; Valente, S.. "Relação entre inteligência emocional e gestão de conflito: Um estudo com professores portugueses". Trabalho apresentado em 8th International Congress of Educational Sciences and Development, Pontevedra, 2020.
    Publicado
  12. Valente, S.; Lourenço, A.A.; Lemos, G. C.. "A importância da inteligência emocional na eficácia do processo de ensino: um estudo exploratório". Trabalho apresentado em 2nd Porto International Conference on Research in Education, Porto, 2019.
    Publicado
  13. Valente, S.; Lourenço, A.A.. "Emotional intelligence as a predictive variable in classroom management". Trabalho apresentado em 3rd International Congress Student Involvement in School: Perspectives on Psychology and Education, 2019.
  14. Valente, S.; Monteiro, A.P.; Lourenço, A.A.. "Relationship between emotional intelligence and conflict management in the classroom". Trabalho apresentado em 1st International Congress in Emotional Intelligence/ 3rd Seminar of Emotional Intelligence, 2019.
    Publicado
  15. Valente, S.; Lourenço, A.A.; Domínguez-Lara, S.; Alves, P.. "A regulação emocional como mediadora da gestão de conflitos em sala de aula". Trabalho apresentado em XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía/ II Congresso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogia, Corunha, 2019.
    Publicado
  16. Valente, S.; Lourenço, A.A.; Alves, P.; Lemos, G.C.. "Inteligência emocional dos professores: o papel regulador do género, tempo de serviço e formação académica". Trabalho apresentado em XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía/ II Congresso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogia, Corunha, 2019.
  17. Loureiro, P. M.; klose,P; Carvalheiro, A.; Estarreja, A.; Valente, S. (C217-EC15-E83A). "Intervenção em adolescentes e professores para o desenvolvimento pessoal e profissional". Trabalho apresentado em XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía/ II Congresso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogia, Corunha, 2019.
  18. Valente, S., & Alves, P. "Emotional health of teachers: The importance of emotional intelligence training". Trabalho apresentado em International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019), Viseu, 2019.
    Publicado
  19. Valente, S.; Monteiro, A.P.; Lourenço, A.A.. "Gerir o conflito na relação professor-aluno: uma questão de inteligência emocional?". Trabalho apresentado em 4º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses, Braga, 2018.
    Publicado
  20. Valente, S.; Monteiro, A.P.; Lourenço, A.A.. "Relação entre inteligência emocional e eficácia em sala de aula". Trabalho apresentado em 4º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses, Braga, 2018.
    Publicado
  21. Valente, S., & Pires, O.. "Transformações emocionais e digitais potenciadoras dos estilos de aprendizagem". Trabalho apresentado em III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2018.
    Publicado
  22. Valente, S., Monteiro, A.P., & Lourenço, A.A.. "Influência das capacidades emocionais na eficácia para ensinar". Trabalho apresentado em III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação., Braga, 2018.
    Publicado
  23. Valente, S., Monteiro, A.P., & Lourenço, A.A. "Influência da inteligência emocional na gestão do conflito entre professor-aluno". Trabalho apresentado em 6th International Congress of Educational Sciences and Development, Setúbal, 2018.
    Publicado
  24. Valente, S. (C217-EC15-E83A); Monteiro, A.P.; Lourenço, A.A.. "Adaptação e validação da escala de gestão de conflitos entre professores-alunos". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2017.
  25. Valente, S.; Monteiro, A.P.; Lourenço, A.A.. "Inteligência emocional na gestão da disciplina em sala de aula". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2017.
    Publicado
  26. "Competências emocionais na eficácia da gestão em sala de aula". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 2017.
    Publicado • 10.12017/incte.0630.57107
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/06/04 The importance of higher education institutions in development in low-density territories XXXI Congreso Internacional European Business Ethics Network
Universidad de Extremadura (Cáceres, Espanha)
2023/10/04 Avaliação preliminar sobre a inteligência emocional de professores de ciências em formação continuada [Preliminary assessment of the emotional intelligence of science teachers in continuing education] XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências; Universidade Estadual de Goiás (Brasil)
2022/10/05 Inteligência emocional do professor: Do bem- estar profissional ao sucesso do processo de ensino e aprendizagem [Teachers' emotional intelligence: From professional well-being to the success of the teaching and learning process] SIMPEC - Simpósio do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências
Universidade Estadual de Goiás (Goiás, Brasil)
2022/09/08 Educação emocional em futuros educadores de infância e professores do 1º e 2º ciclo [Emotional education in future educators and teachers of 1st and 2nd cycles ] I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga)
2022/09/08 Inteligência emocional e autoeficácia como preditores de burnout em professores [Emotional intelligence and self-efficacy as predictors of teachers' burnout] I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga)
2022/07/07 Validação da Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law em Professores Portugueses [Validation of Wong and Law's Emotional Intelligence Scale in Portuguese Teachers] 2nd International Congress on 21st Century Literacies
School of Education, Polytechnic Institute of Santarém
2022/07/02 Promoting socioemotional skills during initial teacher training: A pilot emotional educational program at the University of Minho 8th ENSEC Conference on Social Emotional Learning and Positive Development Conference
Stefan cel Mare University of Suceava (Roménia)
2022/06/30 Impact assessment of an emotional education program with Portuguese university students 8th ENSEC Conference on Social Emotional Learning and Positive Development Conference
Stefan cel Mare University of Suceava (Roménia)
2021/09/03 Inteligência emocional e gestão de conflito na relação pedagógica [Emotional intelligence and conflict management in the pedagogical relationship] XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga)
2021/09/03 Educação emocional na formação de educadores e professores de 1.º ciclo: Análise curricular em Portugal [Emotional education in educators and teachers (1st cycle) training: Curricular analysis in Portugal] XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2020/10 Gerir o conflito em sala de aula: A importância da regulação emocional do professor [Managing conflict in the classroom: The teacher's emotional regulation significance] 8th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Vigo - Campus de Pontevedra (Espanha)
2020/10 Educação emocional em supervisão educativa clínica: Que pertinência? [Emotional education in clinical supervision: What relevance?] 8th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Vigo - Campus de Pontevedra (Espanha)
2020/10 Relação entre inteligência emocional e gestão de conflito: Um estudo com professores portugueses [Relationship between emotional intelligence and conflict management: A study with Portuguese teachers] 8th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Vigo - Campus de Pontevedra (Pontevedra, Espanha)
2020/02 Investigar em educação: Desafios epistemológicos e metodológicos [Education research: Epistemological and methodological challenges] IV ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
CIEP - Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2019/09 A importância das dinâmicas de desenvolvimento pessoal na escola: Intervenções em adolescentes e professores [The importance of personal development dynamics at school: Interventions in adolescents and teachers] XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
2019/09 A regulação emocional como mediadora da gestão de conflitos em sala de aula [Emotion regulation as a mediator of conflict management in the classroom] XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía
Universidade da Corunha (Espanha)
2019/07 A importância da inteligência emocional na eficácia do processo de ensino: um estudo exploratório [The importance of emotional intelligence in the teaching process efficacy: an exploratory study] 2nd Porto International Conference on Research in Education
Centro de Investigação e Inovação em Educação; Escola Superior de Educação - Politécnico do Porto
2019/07 A inteligência emocional como variável preditiva na gestão da sala de aula [Emotional intelligence as a predictive variable in classroom management] III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Inclusão e Diversidade
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa
2019/05/31 Teachers emotional health: the importance of emotional intelligence training 1nd International Congress of Health and Well-being Intervention
Research in Education and Community Intervention (RECI); Escola Superior de Saúde Jean Piaget
2019/02 Relação entre inteligência emocional e gestão de conflito em sala de aula [Relationship between emotional intelligence and conflict management in the classroom] I Congresso Internacional em Inteligência Emocional - III Seminário Internacional em Inteligência Emocional
Instituto Politécnico de Bragança
2019/02 Inteligência emocional na relação pedagógica [Emotional intelligence in the pedagogical relationship] II Jornadas Internacionais do Pensamento Emocional.
ISCET-Instituto Universitário de Lisboa.
2018/11 Inteligência emocional e gestão construtiva de conflitos [Emotional intelligence and constructive conflict management] Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Instituto de Educação - Universidade do Minho
2018/09 Gerir o conflito na relação professor-aluno: uma questão de inteligência emocional? [Managing conflict in the teacher-student relationship: an emotional intelligence question?] 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Braga)
2018/06 Influência da inteligência emocional na gestão do conflito entre professor-aluno [Influence of emotional intelligence in the teacher-student conflict management] 6th International congress of educational sciences and development.
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
2018/02 Transformações emocionais e digitais potenciadoras dos estilos de aprendizagem [Emotional and digital transformations that enhance learning styles] III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação.
Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho
2018/02 Influência das capacidades emocionais na eficácia para ensinar [Influence of emotional capacities on teaching efficacy] III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação.
Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho
2017/09 Inteligência emocional na gestão de disciplina em sala de aula [Emotional intelligence in classroom discipline management] XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.
Universidade do Minho (Braga)
2017/08 Adaptação e validação da escala de gestão de conflitos entre professores-alunos [Adaptation and validation of the conflict management scale between teachers and students] XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.
Universidade do Minho (Braga)
2017/05 Competências emocionais na eficácia da gestão em sala de aula [Emotional skills in the classroom management efficacy] II Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2017.
Instituto Politécnico de Bragança
2016/04/30 Inteligência emocional em contexto educativo [Emotional intelligence in the educational context] VII Jornadas Pedagógicas ¿ O Professor faz a diferença
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/09 - Atual Influência da regulação emocional na saúde mental e satisfação com a vida em estudantes do ensino superior [Influence of emotional regulation on mental health and life satisfaction in higher education students]
Orientador
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2023/09 - Atual O efeito do Reiki na ansiedade em adolescentes: Estudo piloto randomizado [The effect of Reiki on anxiety in adolescents: A randomized pilot study]
Orientador
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2022/09 - Atual Prevenção do alcoolismo em jovens da Guiné Bissau [Preventing alcoholism among young people in Guinea Bissau]
Coorientador de Venza Mendes
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2021/09 - Atual Promoção da educação emocional em futuros educadores de infância e professores do 1º e 2º ciclos [Promoting emotional education in future kindergarten teachers and 1st and 2nd cycle teachers]
Coorientador de Ângela Isabel Gomes Martins
Estudos da Criança - Especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022/09 - 2024/06/05 Unidades de ensino potencialmente significativas no processo de ensino aprendizagem de física na educação básica: Aspectos cognitivos e emocionais [Potentially significant teaching units in the physics teaching-learning process in basic education: Cognitive and emotional aspects]
Coorientador de Eugênio Gabriel Custódio Solino
Ensino de Ciências (Mestrado)
Universidade Estadual de Goiás, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2024 7º Congreso Mundial de Educación EDUCA 2024 [7th World Education Congress EDUCA 2024] (2024/02/22 - 2024/02/24)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade da Coruña, Espanha
2022 - 2023 Relation-Centered Education Network (RCEN): 2023 Conference (2022/06/15 - 2023/06/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
California State University Sacramento College of Education, Estados Unidos
2022 - 2023 6º Congreso Mundial de Educación EDUCA 2023 [6th World Education Congress EDUCA 2023] (2022/03/02 - 2023/03/04)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade da Coruña - Campus de Elviña, Espanha
2022 - 2023 V Congresso Nacional de Educação para a Saúde [5th National Health Education Congress] (2023/05/31 - 2023/06/02)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Évora, Portugal
2022 - 2022 Saúde psicológica e bem-estar em contextos educativos [Psychological health and well-being in educational settings] integrado no I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [integrated in the 1st International Congress of Research and Intervention in School and Educational Psychology] (2022/09/08)
Simpósio
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2021 Educação emocional: Um novo paradigma na formação de professores, integrado no XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia [Emotional education: A new paradigm in teacher education, integrated into the XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy] (2021/09/03)
Simpósio
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020 - 2021 2nd International Congress of Health and Well-being Intervention (2021/03/28 - 2021/03/29)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Piaget Institute , Portugal
2020 - 2020 A educação emocional como resposta aos desafios profissionais [Emotional education as a response to professional challenges] integrated in the 8th International Congress of Educational Sciences and Development (2020/10/29)
Simpósio
Universidad de Vigo - Campus de Pontevedra, Espanha
2019 - 2019 Teacher Training - integrated in the 2nd Porto International Conference on Research in Education (2019/07/19)
Mesa-redonda
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Inteligência emocional e educação: Uma articulação possível e necessária, integrado no XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía[Emotional intelligence and education: A possible and necessary articulation, integrated into the XV Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy] (2019/10/06)
Simpósio
Universidade da Coruña, Espanha
2018 - 2018 Educação, Escola e Mundo Digital, integrado no III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação [Education, School and Digital World, integrated into the III International Colloquium on Social Sciences in Education] (2018/02/09)
Mesa-redonda (Outra)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2016 Inteligência emocional em contexto educativo - Workshop integrado nas VII Jornadas pedagógicas: O professor faz a diferença no desempenho escolar [Emotional intelligence in an educational context - Workshop integrated into the VII Pedagogical Days: The teacher makes a difference in school performance]. (2016/04/09)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/09/16 - 2022/09/19 Transforming Education, Building our Future
Outro
Transforming Education Summit 2022
United Nations Principles for Responsible Management Education, Estados Unidos
2022/09/08 - 2022/09/10 Panel coordination: Spaces for development and non-formal education; Symposium coordination: Psychological health and well-being in educational contexts; and Planned communications
Congresso
I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), Portugal
2022/07/07 - 2022/07/08 Communication: Validation of Wong and Law's Emotional Intelligence Scale in Portuguese Teachers; and Poster: Relationship between emotional intelligence, burnout and life satisfaction in teachers
Congresso
2nd International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2022)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2022/06/28 - 2022/06/30 Global Community Health
Oficina (workshop)
UNESCO Institut International de Planification de l'Education, França
2022/06/15 - 2022/06/15 Re-thinking education from the classroom up: What teachers think about the future of schooling (Webinar)
Outro
OECD Education and Skills Today
OECD Directorate for Education and Skills, França
2022/04/01 - 2022/04/01 Educação para o Empreendedorismo [Education for Entrepreneurship]
Outro
Cátedra de Estudos Globais - Universidade Aberta , Portugal
2022/03/30 - 2022/03/30 Ask an expert: What role does emotional well-being play in 21st-century childhood? (Webinar)
Outro
OECD Education and Skills Today
OCDE Centre de développement, França
2022/03/24 - 2022/03/24 Futuro de la Educación Emocional [Future of Emotional Education]
Conferência
Ciclo de conferencias de las Formaciones en Educación Emocional y Bienestar
Red Internacional de Educación Emocional y Bienestar (RIEEB), Espanha
2022/02/04 - 2022/02/04 Making qualitative analysis constant, comparative & collaborative with Quirkos founder Daniel Turner (Webinar)
Sage Publications Inc, Estados Unidos
2021/12/11 - 2021/12/11 Poster presentation: Teacher's emotional intelligence and conflict management in the pedagogical relationship
Congresso
I Congreso Internacional en Inteligencia emocional en Entornos educativos
Universitat Jaume I, Espanha
2021/10/26 - 2021/10/26 How can governments and teachers work together to make education more equitable, resilient and student-centred? (Webinar)
Outro
OECD Education and Skills Today
OECD Centre for Educational Research and Innovation, França
2021/10/12 - 2021/10/12 Da educação emocional à competência emocional - na rota da emoções e dos sentimentos [From emotional education to emotional competence - on the route of emotions and feelings]
Outro
Universidade do Minho, Portugal
2021/10/01 - 2021/10/03 Inovar, Potenciar, Transformar, Pensar a Educação no Pós-pandemia [Innovate, Enhance, Transform, Think about Education in the Post-pandemic]
Congresso
EDUsummit 2021
Federação Nacional da Educação , Portugal
2021/09/28 - 2021/09/28 How can teachers get the best out of their students? Insights from TALIS 2018 (Webinar)
Outro
Insights from TALIS 2018
OECD Directorate for Education and Skills, França
2021/09/01 - 2021/09/03 Organização e coordenação do simpósio - Educação emocional: Um novo paradigma na formação de professores; e Comunicações previstas [Organization and coordination of the symposium - Emotional education: A new paradigm in teacher training; and Planned communications]
Congresso
XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
2021/02/02 - 2021/02/02 Supporting change in education - How countries are using indicators to monitor the progress of reforms (Webinar)
Outro
Supporting change in education
OECD Directorate for Education and Skills, França
2020/11/18 - 2020/11/20 La permanencia en el sistema educativo en época de covid-19 [Permanence in the educational system in times of covid-19]
Congresso
CLABES
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2020/10/28 - 2020/10/30 Organização e coordenação do simpósio - A educação emocional como resposta aos desafios profissionais; e Comunicações previstas [Organisation and coordination of the symposium - Emotional education as a response to professional challenges; and Planned communications]
Congresso
8th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Espanha
2020/09/29 - 2020/09/29 Successful schools in testing times: Insights from PISA 2018 (Webinar)
Outro
Insights from PISA 2018
OECD Directorate for Education and Skills, França
2020/03/06 - 2020/03/06 Participation as an assistant at the dissemination seminar of the European project SUnStAR
Seminário
SUnStAR – Supporting Students at Risk of Dropping Out
Comissão Europeia | Programa ERASMUS+, Portugal
2020/02/07 - 2020/02/08 Oradora convidada: Investigar em educação [Invited speaker to the round table: Researching in education]
Encontro
IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centros de Investigação em Ciência e Políticas da Educação. , Portugal
2019/12/05 - 2019/12/06 International Conference: Equity in higher education - Evidence, Policy and Practice
Conferência
2019 EDULOG International Conference
Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal
2019/10/02 - 2019/10/04 SEL Exchange Webinar Series-Social and Emotional Learning: From Theory to Practice to Systemic Change (Dr. Marc Brackett)
Conferência
2019 Social & Emotional Learning Exchange (SEL) Exchange
Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL) , Estados Unidos
2019/09/09 - 2019/09/11 VII Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho [VII International Seminar on Cognition, Learning and Performance]
Seminário
VII Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Universidade do Minho, Portugal
2019/09/07 - 2019/09/07 Desafios da Investigação em Psicologia da Educação: Contributos de Parcerias e Projetos Internacionais Conferência coletiva [Challenges of Research in Educational Psychology: Contributions from Partnerships and International Projects Collective Conference (Collective Conference)]
Conferência
III Conferência Internacional da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2019/09/06 - 2019/09/06 Organização e coordenação do simpósio - Inteligência emocional e educação: Uma articulação possível e necessária; e Comunicações previstas [Symposium organization and coordination - Emotional intelligence and education: A possible and necessary articulation; and planned communications]
Congresso
XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía
Universidade da Coruña, Espanha
2019/07/17 - 2019/07/19 Organização e moderação do painel: Formação de Professores [Panel organization and moderation of the panel: Teacher Training]
Conferência
2nd Porto International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/15 - 2019/07/17 Comunicação integrada no simpósio - Aprendizagem e Avaliação, Emoções e Motivações [Communication integrated into the symposium - Learning and Assessment, Emotions and Motivations]
Congresso
III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Inclusão e Diversidade
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/02/21 - 2019/02/24 Coordenação do painel: Psicologia e Ciências da Educação [Panel coordination: Psychology and Educational Sciences]
Congresso
I Congresso Internacional A Morte: Leituras da Humana Condição
Instituto de estudos avançados em catolicismo & globalização, Portugal
2019/02/01 - 2019/02/02 Inteligência emocional na relação pedagógica [Emotional intelligence in the pedagogical relationship]
Outro
II Jornadas Internacionais do Pensamento Emocional
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Motivação e Inteligência Emocional [Motivation and Emotional Intelligence]
Seminário
Motivação e Inteligência Emocional
Interreg (España-Portugal), Portugal
2019 - 2019 New insights on teaching and learning - What to expect from TALIS
Conferência
New insights on teaching and learning - What to expect from TALIS
Australian Delegation to OECD, França
2018/02/08 - 2018/02/10 Moderação do painel: Educação, Escola e Mundo Digital [Panel moderation: Education, School and Digital World]
Outro
III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Educação para a saúde: Educação emocional [Health education: Emotional education]
Seminário
Educação para a saúde: Educação Emocional
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017 - 2017 Comunicação na sessão: Formação docente e educação para o desenvolvimento [Communication in the session: Teacher training and education for development]
Encontro
II Encontro Nacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 II Seminário Internacional em Inteligência Emocional [II International Seminar on Emotional Intelligence]
Seminário
II Seminário Internacional em Inteligência Emocional
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2014 - 2014 A neurobiologia da felicidade [The neurobiology of happiness]
Seminário
A neurobiologia da felicidade
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013 - 2013 1º Encontro Nacional de Redes de Apoio ao Empreendedorismo [1st National Meeting of Entrepreneurship Support Networks]
Encontro
1º Encontro Nacional de Redes de Apoio ao Empreendedorismo
Rede EmpreeDouro , Portugal
2009 - 2009 Comunicação: Relação pedagógica e relações humanas [Communication: Pedagogical relationship and human relations]
Encontro
Relação pedagógica e relações humanas
Colégio Salesiano de Poiares, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/07/20 As conceções do educador em relação à inteligência emocional em crianças de idade pré-escolar (com problemas comportamentais) [Educator's conceptions regarding emotional intelligence in preschool children (with behavioral problems)]
Arguente
Sandra Patrícia Vieira da Silva (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT), Portugal
2021/04/13 Analyzing the role of emotional intelligence on work engagement among teachers. An application of the Job Demands-Resources theory
Vogal
Sergio Mérida López (Doutoramento)
Universidade de Málaga, Espanha
2020/02/05 Riscos Físicos e Psicológicos nas Mulheres Vítimas de Violência Doméstica: Intervenção preventiva no bairro Capalanca [Physical and Psychological Risks in Women Victims of Domestic Violence: Preventive intervention in the Capalanca neighborhood]
Arguente
Ana Duarte Morais Van-Dúnem (Mestrado)
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - 2024 7º Congreso Mundial de Educación EDUCA 2024 [7th World Education Congress EDUCA 2024] Campus de Elviña, Universidade da Coruña
2022 - 2023 6º Congreso Mundial de Educación EDUCA 2023 [6th World Education Congress EDUCA 2023] Campus de Elviña, Universidade da Coruña
2022 - 2023 V Congresso Nacional de Educação para a Saúde [5th National Health Education Congress] Universidade de Évora
2020 - 2021 2nd International Congress of Health and Well-being Intervention University Campus of Viseu - Piaget Institute, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Scientific Reports (20452322) Nature Publishing Group
2023 - Atual Practical Pedagogy Studies (2837-7044 ) Sanderman Publishing House
2022 - Atual Revista Aprender (2184-5255) ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre
2022 - Atual International Journal of Education and Practice (23103868 ) Conscientia Beam
2020 - Atual Psychology in Schools (00333085, 15206807) Wiley-Liss Inc.
2019 - Atual Frontiers in Psychology (1664-1078) Frontiers Media SA
2019 - 2023 Frontiers in Education (2504-284X) Frontiers Media SA
2020 - 2020 Performance Improvement Quarterly (1937-8327) Wiley (John Wiley & Sons)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Scientific adviser Zoom Talentos (ONGD), Portugal
2024 - 2024 Júri das "Histórias da Ajudaris 24" - Projeto de Afetos [Jury of "Ajudaris 24 Stories" - Affections Project] Ajudaris - Associação de Solidariedade Social , Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/09 - Atual Sistemas Naturais e Sociais [Natural and Social Systems] Educação Pré-escolar e Ensino do 1° Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2024/09 - Atual Biologia Humana [Human Biology] Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2023/09 - Atual Ciências da Terra e da Vida [Earth and Life Sciences] Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2023/09 - Atual Educação Ambiental [Environmental education] Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2023/03 - Atual Ética em Educação [Ethics in Education] Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2022/09 - Atual Relações Humanas e Comunicação [Human Relations and Communication] Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2022/09 - Atual Relações Interpessoais e Mediação de Conflitos [Interpersonal Relations and Conflict Mediation] Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2022/09 - Atual Educação para a saúde [Education for Health] Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2022 - Atual Estilos de vida saudáveis e prevenção das dependências [Healthy lifestyles and addiction prevention] Educação e Protecção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2022 - Atual Educação para a Saúde [Health Education] Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2022 - Atual Educação para a Saúde [Health Education] Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2024/04/12 - 2024/04/12 Gestão de conflitos em contexto escolar: Estratégias e intervenções [Conflict management at school: Strategies and interventions] Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2024/01 - 2024/01 Competências pessoais e métodos de trabalho [Personal Skills and Work Methods] Salesforce - 3ª Edição do Programa UPskill (Outros) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2022/09 - 2023/03 Competências Pessoais e Métodos de Trabalho [Personal Skills and Work Methods] Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2022/10 - 2023/02 Competências Pessoais e Métodos de Trabalho [Personal Skills and Work Methods] Programação Ágil e Segurança de Sistemas de Informação Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2022/09 - 2023/02 Desenvolvimento infanto-juvenil, aprendizagem e sucesso escolar [Child development, learning and school success] Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2022/09 - 2023/02 Artes e dinâmicas de grupo [Arts and group dynamics] Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2022/10 - 2022/10 Seminário interno de pesquisa: Professor convidado [Internal research seminar: Invited teacher] Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (Master Universitario) Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas, Brasil
2022 - 2022/07/31 Biologia Humana e Saúde [Human Biology and Health] Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
2018/10 - 2019 Gestão de Conflitos na Relação Pedagógica [Conflict Management in the Pedagogical Relationship] Formação de Professores de Educação Especial [Special Education Teacher Training] (Outros) Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA), Portugal
2017/09 - 2018 Inteligência Emocional na Relação Pedagógica [Emotional Intelligence in the Pedagogical Relationship] Formação de Professores de Educação Especial [Special Education Teacher Training] (Outros) Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA), Portugal
2016/04 - 2016/04 Educational and School Psychology (Invited teacher: Emotional skills, conflict management, and teacher efficacy) Psychology: 3rd year (Licenciatura) Instituto Piaget, Portugal
2016/04 - 2016/04 Psychology: Profession and Deontology (Invited teacher: Emotional skills and conflict management) Psychology: 1st year (Licenciatura) Instituto Piaget, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC) [Association for the Development of Research in Educational Psychology] Member
2021 - Atual Red Internacional de Educación Emocional y Bienestar (RIEEB) [International Network for Emotional Education and Bienestar] Founding Member
2020/01 - Atual International Society for Emotional Intelligence (ISEI) Member
2020 - Atual Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia, Mayores y Discapacidad (INFAD) [National Association for Evolutionary and Educational Psychology of Childhood, Adolescence, the Elderly, and Disability] Miembro
2019/06 - Atual Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía (ACIP) [International Scientific Association of Psychopedagogy] Miembro
2017/09 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) [Portuguese Society of Educational Sciences] Member
2015/05 - Atual European Network for Social and Emotional Competence (ENSEC) Member
2021 - 2024 Núcleo de Investigação e Intervenção em Educação Emocional (NIIEM) [Emotional Education Research and Intervention Group] Vice president
2018/11 - 2021 Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento (GICAD) [Research Group on Cognition, Learning and Development] Membro
2015/04 - 2020 Associação Internacional para o Desenvolvimento da Educação Emocional (PAIDEIA) [International Association for the Development of Emotional Education] Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Technical Committee of Practical Pedagogy Studies - Official member of the ScholarHUB Global Academic Platform - ScholarHUB, Reino Unido
2022 - Atual Board of Relation-Centered Education Network California State University Sacramento College of Education, Estados Unidos
2021 - Atual Chair Global Health & Education UNESCO Institut International de Planification de l'Education, França

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Frontiers in Public Health (22962565) Frontiers Media S.A.
2024 - Atual The Teacher Educator (0887-8730 ) Taylor and Francis Ltd.
2023 - Atual Social Psychology of Education (13812890 ) Springer Netherlands
2023 - Atual BMJ Open (20446055 ) BMJ Publishing Group
2022 - Atual BMC Medical Education (14726920) BioMed Central Ltd.
2022 - Atual Scientific Reports (20452322 ) Nature Publishing Group
2022 - Atual Formación Universitaria (07185006) Centro de Informacion Tecnologica
2022 - Atual BMC Psychology (2050-7283) BioMed Central Ltd.
2021 - Atual PLoS ONE (19326203) Public Library of Science
2021 - Atual SAGE Open (21582440) SAGE Publications Inc.
2021 - Atual Cogent Education (2331186X) Taylor and Francis Ltd.
2021 - Atual Psychology in the Schools (00333085, 15206807 ) Wiley-Liss Inc.
2020 - Atual Revista Portuguesa de Educação (19326203) Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade Minho
2023 - 2023 International Journal of Instruction (1694609X, 13081470 ) Gate Association for Teaching and Education
2023 - 2023 Frontiers in Education (2504284X) Frontiers Media S.A.
2022 - 2023 Sustainability (20711050 ) MDPI
2020 - 2023 European Journal of Special Needs Education (1469-591X) Informa UK (Taylor & Francis)
2018 - 2023 Millenium - Journal of Education Technologies and Health (1647-662X) Polytechnic Institute of Viseu
2022 - 2022 Healthcare (Switzerland) (22279032) MDPI AG
2022 - 2022 Psych MDPI
2022 - 2022 Ciencias Psicológicas (1688-4221 ) Facultad de Psicología. Universidad Católica del Uruguay
2022 - 2022 Global Social Sciences Review (GSSR) (2616-793X ) Islamabad: Humanity Development Society
2022 - 2022 Discover Psychology (2731-4537 ) Springer
2022 - 2022 BMC Nursing (14726955 ) BioMed Central Ltd.
2022 - 2022 Actualidades Investigativas en Educación (1409-4703) Instituto de Investigación en Educación, Universidad de Costa Rica
2022 - 2022 Applied Sciences (20763417) Multidisciplinary Digital Publishing Institute
2022 - 2022 International Journal of Environmental Research and Public Health (16604601, 16617827) Multidisciplinary Digital Publishing Institute
2022 - 2022 Journal of Psychology: Interdisciplinary and Applied (19401019, 00223980 ) Routledge
2021 - 2021 Education Inquiry (20004508 ) Taylor and Francis Ltd.
2021 - 2021 Frontiers in Computer Science (2624-9898) Frontiers Media SA
2021 - 2021 Journal of Intelligence (2079-3200) MDPI
2020 - 2020 Revista de Investigación Educativa (1989-9106 ) Servicio de Publicaciones de la Universidad e Murcia
2020 - 2020 International Journal of Research in Education and Science (2148-9955) ISTES Organization
2020 - 2020 Journal of language and Education (2411-7390) National Research University, Higher School of Economics (HSE)
2019 - 2020 Universal Journal of Educational Research (2332-3213) Horizon Research Publishing Co., Ltd.
2019 - 2019 South Asian Journal of Management Sciences (2410-8537) Iqra University
2019 - 2019 African Educational Research Journal (2354-2160) Net Journals
2017 - 2017 Teacher Education and Curriculum Studies (2575-498X) Science Publishing Group

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2022 - Atual Programa de Tutoria do Instituto Politécnico de Portalegre [Tutoring Programme of the Polytechnic Institute of Portalegre] Alunos do 1.º ano de Educação Social [1st year Social Education students]
Distinções

Prémio

2019 Premio L. S. Vigotsky de Investigación Psicopedagógica
Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía , Espanha

Outra distinção

2020 Distinction of downloads following publication
John Wiley & Sons Inc, Estados Unidos