???global.info.a_carregar???
Associate Professor at Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisbon School of Education, Polytechnic Institute of Lisbon). He earned his PhD in Science Education (Science Methods or Didactics of Science) in 2015, focusing on the utilization of History and Philosophy of Science in the training of pre-service teachers. He holds a BSc and MSc in Physics from Lisbon University. His primary research areas include: History and Philosophy of Science (HPS) in science education, and strategies for its integration into teaching and learning practices; Aspects of Nature of Science and Inquiry-Based Science Learning (IBSL) related to the incorporation of HPS in teaching and learning; and Integration of formal, informal, and non-formal science education environments in education, with a focus on Citizen Science and STEM.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo José Severino Maurício

Nomes de citação

  • Maurício, P.
  • Paulo Maurício

Identificadores de autor

Ciência ID
C215-3441-EE0D
ORCID iD
0000-0003-3321-9108

Endereços de correio eletrónico

  • paulom@eselx.ipl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - História e Filosofia da Ciência e Tecnologia
Formação
Grau Classificação
2016 - 2016
Concluído
Educational Implications of the History and Philosophy of Science and Mathe (Pós-Graduação)
Københavns Universitet, Dinamarca
aprovado
2010 - 2015
Concluído
Science Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"A História e Filosofia das Ciências na Formação Inicial em Ciências de Educadores e Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Uma Investigação-Ação " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e louvor
2014 - 2014
Concluído
Philosophy and its relation to Contemporary Science (Pós-Graduação)
Fundação do Mundo Helénico, Grécia
aprovado
2011 - 2012
Frequentou
Mestrado em História e Filosofia da Ciência (Mestrado)
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2010
Concluído
O novo Sistema Solar (Curso médio)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2010
Concluído
Non Linear and Statistical Physics (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Synchrony in Coupled Oscillators" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
2007 - 2007
Concluído
Gestão de Sistemas Ambientais (Curso médio)
TUV Akademie Rheinland, Portugal
1988 - 1996
Concluído
Física (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2008/01 - 2015/07 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1991/01 - 2006/07 Estagiário (Técnica) Universidade de Lisboa Instituto Superior Tecnico Campus Tecnológico e Nuclear, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024 - 2025 Ensino das Ciências no 1.º Ciclo: O desenvolvimento do conhecimento didático de conteúdo na formação inicial de professores
IPL/IDI&CA2023/PCK/PST_ESELx/BII/3 M
Investigador
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2022 - 2024 ECOSCOMICS: European Co-construction of a Science Webcomics Series
KA220-SCH-D325A38D
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2019/03/01 - 2022/02/28 Let's go STEM: Its influence on Physics' learning, interest and motivation
PTDC/CED-EDG/31480/2017
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2017/12 Astronomia e Espaço na Formação inicial de educadores e professores do 1º e 2º CEB
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2009/01 - 2014 Instrumentos científico e pedagógicos na formação inicial de professores: Um projeto museológico
interno s/r
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
2008 - 2014 O que é a Ciência?
s/r
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Maurício, P.; Paulo Bretones. "Literature review of Master and Doctoral thesis in Astronomy Education in Portugal: overview, progresses and setbacks". Trabalho apresentado em AstroEDU, Munich, 2019.
    Publicado
  2. Maurício, P.; Ricardo Lopes Coelho; monica baptista; Cláudia Faria; Bianor Valente; Isabel Chagas. "Characterization of History of Science in Portuguese Textebooks". Trabalho apresentado em 15th International History, Philosophy and Science Teaching Conference IHPST 2019, Thessaloniki, 2019.
    Publicado
  3. Maurício, Paulo; Sarreira, Pedro; Valente, Bianor. "Elementary Preservice Teachers’ Knowledge of Astronomic Phenomena: What can be done". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma de Mallorca, 2018.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2018.2297
  4. Mauricio, Paulo; Pedro Sarreira; Bianor Valente. "Aprendizagem de astronomia na formação inicial de educadores e professores do 1º e 2º CEB". 2018.
  5. Maurício, P.; Isabel Chagas; Bianor Valente. "História da Ciência na Formação Inicial de Professores de Ciência: Um estudo preliminar". Trabalho apresentado em XXIV Colóquio AFIRSE, Lisboa, 2017.
  6. Mauricio, Paulo. "Using ICT during preservice teachers’ autonomous study". 2017.
    10.1109/SIIE.2017.8259660
  7. Bianor Valente; Pedro Sarreira; Paulo Maurício. "Preservice elementary teachers' understanding about scientific models and modelling". Trabalho apresentado em 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Valência, 2017.
    10.21125/iceri.2017.0951
  8. Valente, B.; Maurício, P.; Faria, C.. "NOS knowledge in action (NOSKA) - development of a research and formative tool based on critical incidents". Trabalho apresentado em ESERA, Helsínquia, 2015.
    Publicado
  9. Maurício, P.. "Teaching Geometric Optics & History of Science: The useful connection". Trabalho apresentado em 12 International History, Philosophy and Science Teaching (IHPST) conference, Pittsburgh, 2013.
    Publicado
  10. Valente, Bianor; Maurício, P.; Teodoro, Ana. "What kind of interactions is accomplished during the construction of a wiki?". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  11. Maurício, P.. "Newton e o Ensino da Ótica Geométrica: Como a História e Filosofia da Ciência Ilumina os Problemas". Trabalho apresentado em 3.º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia, Évora, 2012.
    Publicado
  12. Valente, B.; Maurício, P.; Teodoro, A.. "What Kind of Interaction is Accomplished During the Construction of a Wiki?". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  13. Maurício, P.; Teodoro, A.. "Qualified intervention/qualifying formation: The socio-cultural animator in a science based society". Trabalho apresentado em ICERI2011, Madrid, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Paulo Maurício; Bianor Valente. "Synergy between Lesson Study and Content Representation in a preservice teacher practicum". Teaching and Teacher Education (2024):
    Aceite para publicação
  2. João Paulo Costa; Mónica Baptista; Teresa Conceição; Paulo Maurício. "Construct map development for the propagation of sound in the air". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2023): https://doi.org/10.29333/ejmste/13510.
    10.29333/ejmste/13510
  3. Valente, Bianor; Paulo Maurício. "O Estudo de Aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de Processos Colaborativos". Interações 18 62 (2022): 5-21. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/27294.
    Publicado • https://doi.org/10.25755/int.27294
  4. Bianor Valente; Paulo Maurício; Cláudia Faria. "The Influence of Real-Context Scientific Activities on Preservice Elementary Teachers’ Thinking and Practice of Nature of Science and Scientific Inquiry". Science & Education (2022): https://doi.org/10.1007/s11191-022-00377-5.
    10.1007/s11191-022-00377-5
  5. Laurence Vohlgemuth; Joana Campos; Cristina Cruz; Paulo Maurício; Diana West; Leonardo Charréu. "Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : quelle place aux sciences physiques et naturelles ?". Revue internationale animation, territoires et pratiques socioculturelles (2021): https://doi.org/10.55765/atps.i20.1062.
    10.55765/atps.i20.1062
  6. Raffaele Pisano; Paulo Mauricio; Philippe Vincent. "Introduction to IDTC Special Issue: Joule's Bicentenary History of Science, Foundations and Nature of Science". Foundations of Science (2021): https://doi.org/10.1007/s10699-020-09680-2.
    10.1007/s10699-020-09680-2
  7. Bianor Valente; Paulo Maurício; Cláudia Faria. "Understanding the Process and Conditions That Improve Preservice Teachers’ Conceptions of Nature of Science in Real Contexts". Journal of Science Teacher Education (2018): 1-24. https://doi.org/10.1080/1046560X.2018.1485399.
    10.1080/1046560X.2018.1485399
  8. Maurício, Paulo; Valente, Bianor; Chagas, Isabel. "A Didactic Sequence of Elementary Geometric Optics Informed by History and Philosophy of Science". International Journal of Science and Mathematics Education 15 3 (2017): 527-543. http://dx.doi.org/10.1007/s10763-015-9662-1.
    Publicado • 10.1007/s10763-015-9662-1
  9. Maurício, Paulo; Valente, Bianor; Chagas, Isabel. "A Teaching-Learning Sequence of Colour Informed by History and Philosophy of Science". International Journal of Science and Mathematics Education 15 1 (2017): 1177-1194. http://link.springer.com/article/10.1007/s10763-016-9736-8.
    Publicado • 10.1007/s10763-016-9736-8
  10. Bianor Valente; Paulo Maurício; Teodoro, Ana. "O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo". Investigar em Educação 2 6 (2017): 59-80.
    Publicado
  11. "Nova Teoria da Luz e das Cores: Uma carta de Isaac Newton à Royal Society". Revista de Ciência Elementar (2015): http://rce.casadasciencias.org/.
    10.24927/rce2015.046
  12. Maurício, P.. "A Nova Teoria da Luz e das Cores: Carta de Issac Newton à Royal Society". Revista de Ciência Elementar 3 4 (2015): 15-21. http://rce.casadasciencias.org/index.html.
    Publicado
  13. Ferreira, Nuno; Teodoro, A.; Maurício, P.; Covelo, R.; Ramos, M.M.; Laurence Voulgemuth. "Memória e Identidade de uma Escola: Retalhos da Vida de um Projeto de Investigação e Salvaguarda do Património Histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa". O Ideário Patrimonial 1 2 (2015): 147-170. http://www.cph.ipt.pt/download/OIPDownload/vade_mecum/n2/Vade2.pdf.
    Publicado
  14. Maurício, P.; Valente, B.. "Argumentos para uma humanização do ensino das ciências". Ciência & Educação (Bauru) 19 4 (2013): 1013-1026. http://ref.scielo.org/8zgpcg.
    Publicado • 10.1590/S1516-73132013000400014
  15. Mauricio, Paulo; Teodoro, Ana. "What is science? Pre-service teachers and teachers' ideas.(em Português)". (2011):
  16. Maurício, P.. "Experimental Evidence for Physical Reality of Theta Wave by Change in Radionuclide Decay Rates". Apeiron 17 2 (2010): 81-91. http://redshift.vif.com/journal_archives.htm.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Maurício, P.. "Animator spoleczno-kulturalny w spoleczenstwie opartym na wiedzy: wyksztalcenie interweniujacego a jakosc interwencji", Res Publica Nowa, 2013, http://publica.pl/produkt/res-publica-nowa-nr-211.
Capítulo de livro
  1. Branco, Neusa; Rodrigues, Margarida ; Paulo Maurício; Carvalho, Renata; Colaço, Susana; Cavadas, Bento. "Experiências de prática de ensino remoto de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo". In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em 3 Escolas Superiores de Educação em Portugal, editado por CIED, 147-173. Lisboa, Portugal: CIED, 2023.
    Publicado
  2. Maurício, P.; Ricardo Lopes Coelho; Valente, Bianor; Cláudia C Faria; Mónica Baptista. "História da Ciência nos Manuais de Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico e Física e Química do 3º Ciclo do Ensino Básico". 135-160. Aachen, Alemanha: Shaker Verlag, 2020.
    Publicado
  3. Sarreira, P.; Valente, Bianor; Maurício, P.. "Conhecimento de astronomia à entrada do ensino superior, percursos e interesses pela ciência: Uma procura de influências.". In Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019, 204-209. Santarém, Portugal: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 2019.
    Publicado
  4. Ferreira, Nuno; Maurício, P.; Teodoro, A.; Ramos, M.M.; Covelo, R.; Pessoa, S.. "Objetos com história: a preservação e divulgação do património científico e didático da Escola Superior de Educação de Lisboa". In Actas/Anais do 7.º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática Volume I e II, editado por António Costa Canas; João Caramalho Domingues; Luis Saraiva, 3-14. Lisboa, Portugal: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2018.
    Publicado
Edição de livro
  1. Maurício, P.. History and Philosophy of Science and Science Teaching Proceedings. Lisbon2019. Alemanha: Shaker Verlag. 2020.
    Publicado • 10.2370/9783844074437 • Editor
Edição de número de revista
  1. Maurício, P.; Raffaele Pisano; Philipe Vincent. "James Joule's Bicentenary. Foundations of History, Philosophy and Science Teaching". Foundations of Science (2020):
    Aceite para publicação • Co-editor
Manual
  1. Maurício, P.. Apontamentos de Ótica. Portugal. 2014.
  2. Maurício, P.. Eletrostática, corrente elétrica e magnetismo. Portugal. 2014.
  3. Maurício, P.. Astronomia: Pequeno Guia de Estudo. Portugal. 2013.
  4. Maurício, P.. Apontamentos de Estudo para CPCE. Portugal. 2012.
Poster em conferência
  1. Caldeira, Ana; Maurício, P.; Ferreira, Nuno. "O Mistério do Tubo perdido". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2015.
Recurso online
  1. Maurício, P.. HPS&ST Newsletter. 2021. https://www.hpsst.com/uploads/6/2/9/3/62931075/2021april.pdf.
Relatório
  1. Maurício, P.. 2015. História e Filosofia da Ciência na Formação Inicial em Ciências de Educadores e Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Uma Investigação-Ação. http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/18385/1/ulsd070895_td_Paulo_Mauricio.pdf.
  2. Maurício, P.. 2010. Synchronization of coupled oscillators. http://hdl.handle.net/10451/9107.
Resumo em conferência
  1. "The link between piezoelectricity and radioactivity: opportunities for science education". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, 2021.
    Publicado
  2. Valente, Bianor; Sarreira, Pedro; Maurício, Paulo; Silva, Maria. "COMPETENCES AND USE OF ICT BY FUTURE TEACHERS AND KINDERGARTEN EDUCATORS: USING AN ONLINE SURVEY TO PORTRAY THE CASE OF A PORTUGUESE SCHOOL OF EDUCATION". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma de Maiorca, 2018.
    10.21125/edulearn.2018.1163
Tradução
  1. Maurício, P.. Take a deep breath? Investigating indoor air pollution. Science in School. 2019.
    Publicado
  2. Maurício, P.. Nova Teoria da Luz e das Cores. London, Reino Unido: Royal Society. 2013.

Outros

Outra produção
  1. sítio web da Inter-Divisional Teaching Commission IDTC). IUHPS/DLMPS. 2015. Maurício, P.. http://www.idtc-iuhps.com/.
  2. O ensino por investigação na prática de futuras professores do 1º ciclo do ensino básico após o envolvimento em atividades investigativas em contextos reais de ciência.. 2015. Valente, B.; Maurício, P..
  3. Mudanças nas Conceções de Ciência Durante a Formação Inicial de Professores e Educadores. 2014. Ramos, M.M,; Teodoro, A.; Valente, B.; Melo, N.; Maurício, P..
  4. Formação Inicial de Professores: alguns resultados preliminares de uma estratégia didática baseada na História e Filosofia da Ciência. 2014. Maurício, P..
  5. Teaching Geometric Optics & History of Science. 2013. Maurício, P..
  6. Newton e o ensino da ótica geométrica: Como a história e filosofia da ciência ilumina os problemas. 2012. Maurício, P..
  7. Pre-service Teachers Ideas of Collaborative Work When Using a wiki to Construct a lab Notebook. EDULEARN12 Proceedings. 2012. Valente, B.; Maurício, P.; Teodoro, A.. http://library.iated.org/view/VALENTE2012PRE.
  8. Intervenção Qualificada/Formação Qualificante: O Animador Sociocultural na ESELlx. V Encontro do CIED. 2012. Teodoro, A.; Maurício, P.. http://www.eselx.ipl.pt/cied/download/Atas_V_Encontro_Cied.pdf.
  9. Os Instrumentos Científicos e Didáticos do Acervo da Escola Superior de Educação de Lisboa na Transição entre a Monarquia e a República: Um Projeto de Musealização. Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares. IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação (Atas). 2012. Covelo, R.; Maurício, P.; Pessoa, S..
  10. O Que é a Ciência? Ideias Expressas por Alunos da Formação Inicial e por Professores em Exercício. 2011. Ramos, M. M.; Teodoro, A.; Valente, B.; Melo, N.; Maurício, P..
  11. Qualified Intervention/qualifying Formation: The Socio-cultural animator in a science based society. 2011. Maurício, P.; Teodoro, A..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/18 Integração do Estudo de Aula na formação inicial: algumas considerações 11 Encontro do CIED
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/03/12 O estudo de aula na formação inicial: sinergias para o desenvolvimento do PCK
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2021/10/29 The link between piezoelectricity and radioactivity: opportunities for science education II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
Universidade Católica de São Paulo (Brasil)
2019/09/18 Literature review of Master and Doctoral Thesis in Astronomy Education in Portugal: Overview, Progresses, and Setbacks AstroEdu - Astronomy Education Conference
ESO (Munich, Alemanha)
2017 História e Filosofia da Ciência na formação inicial de professores: um estudo preliminar XXIV Colóquio AFIRSE
Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2016 Enriching thermodynamic teaching and learning with Holton’s tapestry 1st European regional IHPST conference
University of Flensburg (Flensburg, Alemanha)
2015 Os aspetos do conhecimento – um Indicador das aprendizagens desenvolvidas XXII Colóquio da AFIRSE, Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2015 Da cor como conteúdo disciplinar à disciplina como cultura Encontro Nacional de Educação em Ciências
(Lisboa, Portugal)
2014 Formação Inicial de Professores: alguns resultados preliminares de uma estratégia didática baseada na História e Filosofia da Ciência. XI Colóquio AFIRSE. Educação, Economia e Território – O papel da educação no desenvolvimento
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2014 Objetos com história: a preservação e divulgação do património científico e didático da Escola Superior de Educação de Lisboa 7º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática
Sociedade Portuguesa de Matemática (Óbidos, Portugal)
2013 Teaching Geometric Optics & History of Science: The Useful Connection 12 International History, Philosophy and Science Teaching conference
IHPST (Pittsburgh, Estados Unidos)
2012 Os Instrumentos Científicos e Didáticos do Acervo da Escola Superior de Educação de Lisboa na Transição entre a Monarquia e a República: Um Projeto de Musealização IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação
IE (Lisboa, Portugal)
2012 Newton e o ensino da ótica geométrica: Como a história e filosofia da ciência ilumina os problemas 3.º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia
CEHFCi. Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2011 Qualified Intervention/qualifying Formation: The Socio-cultural animator in a science based society 4th International Conference of Education, Research and Innovation
IATED (Madrid, Espanha)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/07/09 - 2019/07/09 8º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais. temática “Metodologias Ativas: Desafios e Interpelações”. (2019/07/09 - 2019/07/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/06/03 - 2019/06/06 Membro da Comissão organizadora da: 3rd IDTC International Summer School for Sciences | History, Philosophy and Foundations of Sciences | Applied Sciences & Technology | Education (2019/06/03 - 2019/06/06)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Université de Lille, França
2019/05/28 - 2019/05/28 O papel da História e Filosofia das Ciências na Educação em Ciências em Portugal. Participação de investigadores Portugueses, Brasil, Austrália e Israel. (2019/05/28 - 2019/06/07)
Seminário (Coorganizador)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2017/10/11 - 2017/10/12 Membro da comissão organizadora do: 2nd International Summer School for Sciences | History and Philosophy of Sciences Technology | Education (2017/10/11 - 2017/10/12)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Université de Lille, França
2015 - 2015 6.º Ciclo de Conferências de Ciências
Seminário (Outra)
2014 - 2014 5.º Ciclo de Conferências de Ciências
Seminário (Outra)
2013 - 2013 4.º Ciclo de Conferências de Ciências
Seminário (Outra)
2012 - 2012 3.º Ciclo de Conferências de Ciências
Conferência (Outra)
2011 - 2011 2.º Ciclo de Conferências de Ciências
Seminário (Outra)
s/f, Portugal
2010 - 2010 1.º Ciclo de Conferências de Ciências
Seminário (Outra)
s/f, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/09/16 - 2019/09/18 Astronomy Education Conference
Conferência
AstroEdu: Astronomy Education Conference
International Astronomical Union, França

European Southern Observatory, Alemanha
2016 - 2016 5 seminário de Matemática e Ciências
Seminário
5 Seminário de Matemática e Ciências Naturais
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Astronomia de dia ou o espaço no espaço do recreio
Oficina (workshop)
Astronomia de dia ou o espaço no espaço do recreio
2016 - 2016 Mostra interativa de atividades práticas e experimentais de ciências da natureza
Oficina (workshop)
5 Seminário de Matemática e Ciências Experimentias
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 1º Encontro Regional Europeu do IHPST
Congresso
1st European Regional IHPST Conference
International History Philosophy and Science Teaching Group, Alemanha
2015 - 2015 Das propriedades elétricas dos materiais à construção de circuitos: uma primeira abordagem
Oficina (workshop)
4º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 A Ciência continua pelos pátios: aproximando professores e cientistas
Simpósio
4º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Encontro Nacional de Educação em Ciências
Encontro
ENEC
2015 - 2015 4 Seminário de Matemática e Ciências Naturais
Seminário
4 Seminário de Educação em Ciências
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências
Congresso
XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 XXII COLÓQUIO AFIRSE
Congresso
XXII Colóquio AFIRSE
AFIRSE, Portugal
2014 - 2014 3º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Oficina (workshop)
3º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 Atividades Práticas de Ciências da Naturez ano 1º Ciclo do Ensino Básico: Eletricidade e emagnetismo, luz e cor, plantas e animais
Oficina (workshop)
Atividades Práticas de Ciências da Naturez ano 1º Ciclo d oEnsino Básico: Eletricidade emagnetismo, luz e cor, plantas e animais
Domínio das Ciências Físicas e da Natureza da ESELx, Portugal
2014 - 2014 XXI Colóquio AFIRSE
Congresso
XXI Colóquio AFIRSE
AFIRSE, Portugal
2014 - 2014 7º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática
Encontro
7º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática
Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal
2013 - 2013 2.º SEMINÁRIO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS
Seminário
2.º SEMINÁRIO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2013 - 2013 De materiais de desperdício à construção de objetos elétricos
Oficina (workshop)
De materiais de desperdício à construção de objetos elétricos
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2013 - 2013 12 International History, Philosophy and Science Teaching (IHPST) conference
Congresso
12 International History, Philosophy and Science Teaching (IHPST) conference
IHPST, Estados Unidos
2012 - 2012 IX CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Congresso
IX CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
IE, Portugal
2012 - 2012 3.º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia
Encontro
3.º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia
Universidade de Évora, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2015 A construção do Sentido de Grupo nos Grupos Heterógenios de Idades Maria Manuel Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 O papel do educador enquanto promotor de comportamentos de autorregulação das crianças Marisa Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 O papel do educador na promoção do envolvimento parental: uma reflexão Cláudia Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 A Afirmação da Autonomia na Criança: o Impacto na Gestão do Grupo Natacha Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/11 - Atual Inter-Divisional Teaching Commission (IDTC)
2012/01 - Atual European Science Education Research Association
2011/01 - Atual International History, Philosophy and Science Teaching Group
2010 - Atual STEP- Science and Technology in the European Periphery