???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Isabel Vasconcelos

Nomes de citação

  • Vasconcelos, Ana Isabel
  • Ana Isabel Vasconcelos
  • Ana Isabel P. Teixeira de Vasconcelos

Identificadores de autor

Ciência ID
C11D-5953-63A9

Endereços de correio eletrónico

  • ana.vasconcelos@uab.pt (Profissional)
  • aivasconcelos@yahoo.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2000/10/17
Concluído
Estudos Portugueses (Doutoramento)
Especialização em Literatura Portuguesa
Universidade Aberta, Portugal
"O Drama Histórico Português do Século XIX ou Ficções da Representação Histórica no Tempo de Almeida Garrett (1836-56) " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
1991/01/05
Concluído
Estudos Literários Comparados (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Pedro, o Cru: o real e o simbólico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1979/07/31
Concluído
Filologia Germânica (Licenciatura)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/10/17 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
1991/01/05 - 2000/10/16 Assistente (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
1989/10/02 - 1991/01/04 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - Atual Coordenadora do Curso de Qualificação para Estudos Superiores Universidade Aberta - Departamento de Humanidades, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2021/07 - Atual Coordenadora na Licenciatura em Estudos Artísticos Universidade Aberta - Departamento de Humanidades, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2016 - Atual Coordenadora Científica da Comunidade de "Língua, Literatura e Cultura Portuguesas" do Repositório Aberto Universidade Aberta, Portugal
2015 - Atual Vice-coordenadora da Pós-graduação em Ciências da Informação Universidade Aberta, Portugal
2014 - Atual Membro do Conselho Editorial Universidade Aberta, Portugal
2019 - 2022/02 Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Humanidades Universidade Aberta - Departamento de Humanidades, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2018/06 - 2021/06 Vice-coordenadora na Licenciatura em Estudos Artísticos Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2021 Membro Efetivo do Conselho Geral Universidade Aberta, Portugal
2019 - 2020 Membro do Conselho Pedagógico Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2020 Coordenadora do Curso de Qualificação para Estudos Superiores Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2019 Vice-coordenadora da Licenciatura em Ciências da Informação e da Documentação Universidade Aberta, Portugal
2009 - 2016 Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Humanidades Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2014 Vice-coordenadora do Doutoramento em Estudos Portugueses Universidade Aberta, Portugal
2011 - 2014 Coordenadora da Pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação Universidade Aberta, Portugal
2003 - 2007 Membro efetivo do Conselho Científico da Universidade Aberta Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2003 - 2005 Membro efetivo do Conselho Pedagógico da Universidade Aberta Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Membro colaborador do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) Universidade de Coimbra Centro de Literatura Portuguesa, Portugal
2017 - Atual Membro Colaborador de Centro de Investigação Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2013 - Atual Membro Colaborador de Centro de Investigação Universidade Aberta - Pólo CLEPUL, Portugal
2001 - Atual Membro Integrado de Centro de Investigação Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da UL, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - 2018/10/01 Teatro proibido e censurado em Portugal no século XIX
FCG/PGLCP-209758
Investigador
Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da UL, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2008 - 2013 VIDA CULTURAL EM CIDADES DE PROVINCIA. Espaço público, sociabilidades e representações (1840-1926)
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008 - 2011 TEATRO PARA RIR: A COMÉDIA MUSICAL EM TEATROS DE LÍNGUA PORTUGUESA (1849-1900)
Outra
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006 - 2010 TETRA (Teatro e Tradução: para uma história da tradução teatral em Portugal 1800-2009)
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019 - Atual Cartografar Voltaire em Portugal e na Literatura Portuguesa (séc. XVIII-XXI)
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Literatura Portuguesa, Portugal
Em curso
2015 - Atual Biografias do Teatro Português
Biografias do Teatro Português
Outra
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Teatro Nacional D Maria II EPE

Teatro Nacional São João
Em curso
2016 - 2020 O antigo Teatro de S. João do Porto (1798-1908): património e cultura teatral no Norte de Portugal
O Velho Teatro de S. João
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vasconcelos, Ana Isabel. "Mercedes Blasco e as memórias biográficas de uma época". Trabalho apresentado em As Biografias no Pensamento Português, Lisboa, 2017.
    Publicado
  2. Vasconcelos, Ana Isabel. "Mar Alto, de António Ferro, no contexto teatral da Lisboa dos anos 20". Trabalho apresentado em 100 ORPHEU, 2016.
    Publicado
  3. Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "Effects of a virtual learning environment on librarian's information literacy and digital literacy competences". Trabalho apresentado em 4th European Conference, ECIL, Praga, 2016.
    Publicado
  4. Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "Recursos digitais no ensino das humanidades na Universidade Aberta : estudo comparativo". 2015.
  5. Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "Aprender em ambientes digitais : a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Aberta". Trabalho apresentado em Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital, Madrid, 2015.
    Publicado
  6. Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "E-Learning e desenvolvimento profissional de bibliotecários : entre o global e o local". Trabalho apresentado em XXI.º Colóquio – Educação, Economia e Território, 2014.
    Publicado
  7. Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "Recursos de informação no ensino: estudo exploratório". Trabalho apresentado em I Encontro Ibérico de Bibliotecas de Universidades de Ensino a Distância, 2013.
    Publicado
  8. Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "A formação profissional e a prática teatral no tempo da 1.ª República: consonâncias e dissensões". Trabalho apresentado em CONGRESSO INTERNACIONAL – I República e Republicanismo, 2012.
    Publicado
  9. Póvoa, Maria Clara de Oliveira; Vasconcelos, Ana Isabel. "O desbaste da colecção : um adjuvante da leitura?". Trabalho apresentado em Discovering Worlds of Literacy. 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, 2010.
    Publicado
  10. Vasconcelos, Ana Isabel. "Recordações de uma noite de teatro: a ‘Mãe Coragem’ no Nacional". Trabalho apresentado em Jornadas sobre Bertold Brecht (1898-1956), 2009.
    Publicado
  11. Vasconcelos, Ana Isabel. "’Desafrancesar’ os palcos portugueses de Oitocentos: uma missão impossível". Trabalho apresentado em Contraluzes de uma Guerra: da Invasão Francesa à Recepção das suas Ideias em Espanha e Portugal, Madrid, 2008.
    Publicado
  12. Vasconcelos, Ana Isabel. "Emília das Neves". Trabalho apresentado em Formas e Espaços de Sociabilidade: contributos para uma história da cultura em Portugal, 2008.
    Publicado
  13. Vasconcelos, Ana Isabel. "A estrutura do texto dramático e a compreensão do olhar do Outro". Trabalho apresentado em Solidariedade Intergeracional, 2008.
    Publicado
  14. Vasconcelos, Ana Isabel. "Frei Luís de Sousa: entre a História e a Literatura". Trabalho apresentado em Diálogos com a Lusofonia, Varsóvia, 2007.
    Publicado
  15. Vasconcelos, Ana Isabel. "O drama histórico português – entre CLIO e TÁLIA". Trabalho apresentado em Literatura e História: para uma prática interdisciplinar, 2005.
    Publicado
  16. Vasconcelos, Ana Isabel. "A recriação da figura do Marquês de Pombal num drama histórico oitocentista". Trabalho apresentado em Literatura e História., 2004.
    Publicado
  17. Vasconcelos, Ana Isabel. "A propósito de Gil Vicente". Trabalho apresentado em O Riso na Cultura Medieval, 2003.
    Publicado
  18. Vasconcelos, Ana Isabel. "O drama histórico: exigências oitocentistas e polémicas actuais?". Trabalho apresentado em Estudos Literários / Estudos Culturais, 2003.
    Publicado
  19. Vasconcelos, Ana Isabel. "Presença do discurso histórico medieval nos dramas românticos portugueses". Trabalho apresentado em Discursos de Legitimação’, 2002.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Vasconcelos, Ana Isabel. ""O Gaiato de Lisboa", segundo João Baptista Ferreira: contextualização de uma prática tradutora". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/7975.
    Publicado
  2. Vasconcelos, Ana Isabel. "A LINDA EMÍLIA: páginas esquecidas do teatro português oitocentista". Historiae 8 2 (2017): 11-30. http://hdl.handle.net/10400.2/7953.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Cruz, Duarte Ivo; Vasconcelos, Ana Isabel. "A Correspondência Diplomática de Garrett". 6 (2013): 277-283.
    Publicado
  4. Vasconcelos, Ana Isabel. "A legislação teatral na Primeira República". Sinais de Cena 14 (2010): 9-13.
    Publicado
  5. Vasconcelos, Ana Isabel. "A censura, segundo Almeida Garrett". 14 (2009): 24-26.
    Publicado
  6. Vasconcelos, Ana Isabel. "O tratamento da História no drama romântico português". (2008): 79-95.
    Publicado
  7. Vasconcelos, Ana Isabel. "A Farsa Lírica no Teatro Romântico ou a forma mínima da desejada nova ópera portuguesa". (2007): 139-150. http://revistas.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/241.
    Publicado
  8. Leal, José da Silva; Vasconcelos, Ana Isabel. "Um par de luvas". (2006): http://hdl.handle.net/10400.2/410.
  9. Vasconcelos, Ana Isabel; Bastos, Glória. "O texto dramático na disciplina de português". (1997): http://hdl.handle.net/10400.2/4310.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Vasconcelos, Ana Isabel. "O drama histórico contemporâneo de Garrett: teorias dramáticas". (1997): http://hdl.handle.net/10400.2/4306.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Vasconcelos, Ana Isabel. "Álvaro Gonçalves, o magriço e os doze de inglaterra: um drama histórico". (1994): http://hdl.handle.net/10400.2/4026.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Santos, Ana Clara; Vasconcelos, Ana Isabel. "O teatro declamado no S. João oitocentista: uma extensão da capital?". In O Velho Teatro de S. João (1798-1908). O Teatro e a Música no Porto do longo século XIX, editado por Cymbron, Luísa; Vasconcelos, Ana Isabel, 173-217. Porto, Portugal: Afrontamento, 2020.
    Publicado
  2. Cymbron, Luísa; Vasconcelos, Ana Isabel. "Introdução". In O velho Teatro de S. João (1798-1908). Teatro e música no Porto do longo século XIX, 15-55. Afrontamento, 2020.
    Publicado
  3. Vasconcelos, Ana Isabel. "Contra o gosto público que sustenta o teatro: Almada e o panorama teatral de uma época". editado por Rita, Annabela, 603-610. Portugal: Edições Esgotadas, 2018.
    Publicado
  4. Vasconcelos, Ana Isabel. ""Fallar verdade a mentir", de Almeida Garrett, «chistosa imitação de muito boa pena». O teatro francês metamorfoseado". In Depois do Labirinto. Teatro e Tradução, 99-115. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016.
    Publicado
  5. Vasconcelos, Ana Isabel. "Zilda, de Alfredo Cortez: poder e sedução". In Théâtre: esthétique et pouvoir, 41-53. Le Manuscrit, 2016.
    Publicado
  6. Vasconcelos, Ana Isabel. "A produção dramática portuguesa no primeiro romantismo: páginas de teorização e de crítica teatrais". In O Teatro em Portugal nos séculos XVIII e XIX, editado por Martin Neumann; Cristoph Müller, 49-64. 2015.
    Publicado
  7. Vasconcelos, Ana Isabel. "Etapas legais da vida de um teatro nacional". In Teatro Nacional D. Maria II. Sete olhares sobre o Teatro da Nação, 65-111. INCM, 2014.
    Publicado • 10.4272/978-84-9745-215-1.ch10
  8. Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "Formar profissionais de informação : desafios e possibilidades do modelo pedagógico de e-learning da Universidade Aberta Portuguesa". FEBAB, 2013.
    Publicado
  9. Vasconcelos, Ana Isabel. "A ilusão no teatro romântico português". 157-185. Le Manuscrit, 2013.
    Publicado
  10. Vasconcelos, Ana Isabel; Bastos, Glória. "O Teatro às portas da República: entre a continuidade e a renovação". 185-204. Esfera do Caos Editores, 2011.
    Publicado
  11. Vasconcelos, Ana Isabel. "A propósito de Patrício". 659-665. Universidade Aberta, 2005.
    Publicado
  12. Vasconcelos, Ana Isabel. "Filipa de Vilhena de Almeida Garrett: uma comédia histórica?". 621-627. 2003.
Edição de livro
  1. O Velho Teatro de S. João (1798-1908). Teatro e música no Porto do longo século XIX. Porto, Portugal: Afrontamento. 2020.
    Publicado • Editor
  2. Corvo, João de Andrade. D. Maria Teles. Portugal: Centro de Estudos de Teatro. 2018.
    Publicado • Editor
  3. Vasconcelos, Ana Isabel. Almeida Garrett. A Correspondência Diplomática (1834-1836). 2014.
    Publicado • Editor
  4. Vasconcelos, Ana Isabel. Memórias Literárias da Vida Provincial: antologia comentada. 2013.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Vasconcelos, Ana Isabel. Emília das Neves. Lisboa, Portugal: INCM. 2017.
    Publicado
  2. Vasconcelos, Ana Isabel; Maurício, Jani. Memórias Literárias da Vida Provincial: antologia comentada (1840-1926). 2013.
    Publicado
  3. Santos, Ana Clara; Vasconcelos, Ana Isabel. Repertório Teatral na Lisboa Oitocentista (1846-1852). INCM. 2013.
    Publicado
  4. Santos, Ana Clara; Vasconcelos, Ana Isabel. Repertório Teatral na Lisboa Oitocentista (1835-1846). INCM. 2007.
    Publicado
  5. Vasconcelos, Ana Isabel. ‘Falar Verdade a Mentir’, de Almeida Garrett. Porto Editora. 2006.
    Publicado
  6. Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. O teatro em Lisboa no tempo da Primeira República. 2004.
    Publicado • 10.14195/978-989-26-0504-3
  7. Vasconcelos, Ana Isabel. O Teatro em Lisboa no Tempo de Almeida Garrett. IPM - Museu Nacional do Teatro. 2003.
    Publicado
  8. Vasconcelos, Ana Isabel. O Drama Histórico Português no Século XIX (1836-56). FCT-FCG. 2003.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Novo, Ana; Vasconcelos, Ana Isabel. "Pós-graduação em ciências da informação". 2018.
Prefácio / Posfácio
  1. Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana Isabel. "Apresentação da biografia de Abílio de Mattos e Silva". Prefácio para Abílio de Mattos e Silva. 2019.
    Publicado
  2. Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana Isabel. "Apresentação da biografia de António Pinheiro". Prefácio para António Pinheiro. 2019.
    Publicado
  3. Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana Isabel. "Apresentação da biografia de Francisco Palha". Prefácio para Francisco Palha. Lisboa, Portugal: INCM. 2018.
    Publicado
  4. Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana Isabel. "Apresentação da biografia de Sousa Bastos". Prefácio para Sousa Bastos. Lisboa, Portugal: INCM. 2018.
    Publicado
  5. Camões, José; Vasconcelos, Ana Isabel. "Nota introdutória". Prefácio para D. Maria Teles, editado por Camões, José; Vasconcelos, Ana Isabel. 2018.
    Publicado
  6. Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana Isabel. "Apresentação da biografia de António Pedro". Prefácio para António Pedro. Lisboa, Portugal: INCM. 2017.
    Publicado
  7. Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana Isabel. "Apresentação da biografia de Alfredo Cortez". Prefácio para Alfredo Cortez. Lisboa, Portugal: INCM. 2017.
    Publicado
  8. Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana Isabel. "Apresentação da Biografia da Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro". 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Vasconcelos, Ana Isabel. "O drama histórico português do século XIX ou ficções da representação histórica no tempo de Almeida Garrett (1836-56)". Doutoramento, 1999. http://hdl.handle.net/10400.2/2513.
  2. Vasconcelos, Ana Isabel. "Pedro o Cru: o real e o simbólico". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 1991.

Outros

Outra produção
  1. Almeida Garrett e o teatro do seu tempo: apresentação. O estudo do elemento histórico na obra-prima de Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, através de uma análise comparativa com uma das fontes desta peça. A enquadrar esta abordagem, dar-se-á atenção específica às práticas teatrais dos anos 30 e 40 da Lisboa Oitocentista, através da exploração de iconografia da época, elucidativa de aspetos da história do teatro de então. Para melhor conhecermos a per. 2019. Vasconcelos, Ana Isabel; AULAbERTA. http://hdl.handle.net/10400.2/8633.
  2. Almeida Garrett e o teatro do seu tempo: o homem e o político. O estudo do elemento histórico na obra-prima de Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, através de uma análise comparativa com uma das fontes desta peça. A enquadrar esta abordagem, dar-se-á atenção específica às práticas teatrais dos anos 30 e 40 da Lisboa Oitocentista, através da exploração de iconografia da época, elucidativa de aspetos da história do teatro de então. Para melhor conhecermos a per. 2019. Vasconcelos, Ana Isabel; AULAbERTA. http://hdl.handle.net/10400.2/8631.
  3. Frei Luís de Sousa: entre a história e a literatura. O estudo do elemento histórico na obra-prima de Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, através de uma análise comparativa com uma das fontes desta peça. A enquadrar esta abordagem, dar-se-á atenção específica às práticas teatrais dos anos 30 e 40 da Lisboa Oitocentista, através da exploração de iconografia da época, elucidativa de aspetos da história do teatro de então. Para melhor conhecermos a per. 2019. Vasconcelos, Ana Isabel; AULAbERTA. http://hdl.handle.net/10400.2/8630.
  4. Garrett e o teatro do seu tempo. Abordagem sobre a vida teatral em Lisboa no período entre a reforma de Garrett (1836) e meados do séc. XIX.. Vídeo integrante do curso livre (MOOC) - "Almeida Garrett e o Teatro do seu Tempo". 2019. Vasconcelos, Ana Isabel; AULAbERTA. http://hdl.handle.net/10400.2/8632.
  5. Teatro proibido e censurado em Portugal no século XIX: base de dados. Base de dados com informação relativa às peças para teatro/textos dramáticos que foram proibidos ou censurados, em Portugal, no séc. XIX. Nesta base de dados encontra-se a transcrição dos manuscritos redigidos pelos censores e que constituíam os “Pareceres” apresentados às instituições censórias, aqui acompanhados das decisões relativas à proibição ou autorização, com eventuais restrições.. 2018. Camões, José; Vasconcelos, Ana Isabel; Filipe, Guilherme; Ferreira, Licínia. http://hdl.handle.net/10400.2/7973.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/10/03 Teatro Português: de Gil Vicente a Almeida Garrett TEATRO, CINEMA E TELEVISÃO — ONDE OS ATORES SE CRUZAM COM OS AUTORES
Academia Real de Lisboa
2019/09/18 Um Auto de Gil Vicente” de Almeida Garret Comunidade de Leitores
Palácio Marquês da Fronteira - Fundação das Casas Fronteira e Alorna
2019/04/25 Celebrando o 25 de abril: "A noite", de José Saramago Seminário dedicado à celebração do 25 de abril
University of Georgetown (Washington DC)
2019/03/22 O Teatro Luís de Camões: um teatro de bairro? Memórias de um Teatro de Bairro, Teatro LUCCA
Teatro LUCCA
2018/10/19 As práticas censórias segundo Almeida Garrett Teatro Proibido e Censurado em Portugal no Século XIX
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras
2017/12/05 Teatro no feminino: Emília das Neves, uma diva oitocentista Ciclo de Conferências "Arte no Feminino
Academira das Ciências de Lisboa
2017/09/30 O Teatro Declamado no S. João Oitocentista: uma extensão da capital? O Velho Teatro de S. João do Porto (1798-1908)
Teatro Nacional de S. João
2017/06/22 Os Palcos em Lisboa no Tempo da Grande Guerra: reflexos e dissonâncias Ninguém sabe que coisa quer. A Grande Guerra e a Crise dos Cânones Culturais
Fundação Calouste Gulbenkian
2017/04/20 O Conde do Farrobo, tradutor do repertório francês: o exemplo de Dumas O seu a seu dono: no teatro com o Conde do Farrobo
Museu Nacional do Teatro e da Dança

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014 - 2015 A Luz que ilumina ‘O Lodo’ – representações existencialistas
Orientador
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2013 Zilda: a arte dramática de Alfredo Cortez
Orientador
Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2006 - 2007 A mensagem da História: uma abordagem na Literatura Infantil
Orientador
Universidade Aberta, Portugal
2006 - 2007 O motivo histórico em ‘Frei Luís de Sousa’ de Almeida Garrett – para uma abordagem em contexto escolar
Orientador
Universidade Aberta, Portugal
2005 - 2006 A personagem D. Pedro na narrativa portuguesa do dealbar do século XXI.
Orientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017/09/10 - Atual O Velho Teatro de São João do Porto (1798-1908): histórias, culturas e políticas do espetáculo operático e teatral ao longo do séc. XIX (2017/11/30 - 2017/11/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Teatro Nacional São João, Portugal
2019/02/02 - 2019/09/25 SHARED MEMORIES: CREATION, RESEARCH AND POLITICS IN THE EUROPEAN CONTEMPORARY STAGE (2019/09/23 - 2019/09/25)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da UL, Portugal

Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
2019/03/29 - 2019/06/29 Jornadas "Artes em Diálogo" (2019/06/29 - 2019/06/29)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Aberta - Departamento de Humanidades, Portugal
2019/02/04 - 2019/05/18 Encontro Científico da Licenciatura em Ciências da Informação e da Documentação (2015/05/18)
Encontro
Universidade Aberta - Departamento de Humanidades, Portugal
2018/07/04 - 2018/10/19 Teatro Proibido e Censurado no Século XIX (2018/10/19 - 2018/10/19)
Encontro (Coorganizador)
Faculdade de Letras da UL - Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2017/02/02 - 2017/06/22 Colóquio de Homenagem a Alfredo Cortez (2017/06/22 - 2017/06/22)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Museu Nacional do Teatro e da Dança, Portugal
2017/01/04 - 2017/04/20 Colóquio intitulado “O seu a seu dono: no teatro com o Conde do Farrobo”, realizado no Teatro Thalia, Lisboa, 20 abril de 2017, promovido pelo Centro de Estudos de Teatro, da FL/UL. Intervenções de especialistas em história do teatro oitocentista, com especial incidência na figura do Conde do Farrobo, a quem pertencera aquele espaço agora renovado e erradamente apelidado "Teatro Thalia". Foi discutida a atribuição desta designação ao espaço e concluiu-se que se deve a um erro de interpretação histórica que urge corrigir. Daí o título do Colóquio. (2017/04/20 - 2017/04/20)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2015/01/12 - 2015/09/18 Membro da Comissão Organizadora do Colóquio intitulado “Percursos de Genética Teatral: Esboço(s), (Re)escrita(s) e Transmodalização(ões) dramática(s) / Parcours de Génétique Théâtrale: Brouillon(s), (Ré)écriture(s) et Transmodalisation(s) dramatique(s)”, promovido pelo Centro de Estudos de Teatro e pela APEF, e realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 17-18 Setembro 2015. (2015/09/17 - 2015/09/18)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

APEF, Portugal
2013/01/13 - 2013/10/19 1º Encontro Ibérico de Bibliotecas das Universidades de Ensino a Distância, 19 de outubro 2013, Universidade Aberta, Lisboa (2013/10/19 - 2013/10/19)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta, Portugal
2012/01/05 - 2012/03/15 Co-organizadora do Workshop “Modelo Pedagógico: cinco anos depois”, promovido pelo Departamento de Humanidades da Universidade Aberta, 15 março 2012. (2012/03/15 - 2012/03/15)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Aberta, Portugal
2010/06/04 - 2010/11/25 Co-organizadora do Workshop “Cidades de província: temas e problemas”, no âmbito do projeto “Vida cultural em cidades de província: espaço público, sociabilidades e representações (1840-1926)”, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 25 de Novembro de 2010. (2010/11/25 - 2010/11/25)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
2009/01/05 - 2009/12/11 Co-organizadora do Colóquio Internacional “Percursos de Genética Teatral: do laboratório de escrita à cena”, promovido pelo Centro de Estudos de Teatro (CET), Universidade de Lisboa, realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Dezembro (9-11) de 2009. (2009/12/09 - 2009/12/11)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2005/09/09 - 2006/05/26 Membro da Comissão Organizadora do Colóquio Internacional “Formas e Espaços de Sociabilidade: contributos para uma história da cultura em Portugal”, promovido pela Universidade Aberta e realizado no Instituto Camões, 24-26 maio 2006. (2006/05/24 - 2006/05/26)
Encontro (Coorganizador)
Instituto Camões, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/11/22 - 2019/11/22 Traduções do teatro de Voltaire em Portugal. Apresentação de comunicação no 1.º Workshop do projeto "Cartografar Voltaire em Portugal e na Literatura Portuguesa".
Encontro
Cartografar Voltaire - 1.º Workshop
Universidade de Coimbra Centro de Literatura Portuguesa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 É entrar, senhores, é entrar! Teatro de feira em Lisboa: 1850-1919
Arguente principal
Paula Cristina Gomes Magalhães (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2017 O Gosto do Público que sustenta o Teatro. Subsídios para o estudo do pensamento teatral popular oitocentista em Portugal
Arguente principal
José Guilherme Mora Filipe (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2016 O Insustentável Desejo da Memória. Incursões da Fotografia de Teatro em Portugal
Arguente
Filipe André Cordeiro de Figueiredo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2015 O contador de histórias: das representações literárias ao contexto educativo atual
Presidente do júri
Ana Margarida Vieira Luciano (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015 Os Gestos e os Paladares da Mesa Camiliana
Presidente do júri
Elzira Sá Queiroga (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 O Bairro Teatral: Recreio da Vida Portuense
Arguente principal
Daniel Rodrigues Micaelo Rosa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2014 Du Roman au Théâtre: Adaptations Théâtrales dans la Dramaturgie Franco-Portuguaise au XIXe Siècle
Vogal
Lígia Domingos Cipriano do Espírito Santo Agostinho (Doutoramento)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2014 Marcas do neo-realismo em Bastardos do Sol
Presidente do júri
Filipe Domingues Gonçalves Carvalho (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Teatro D. Fernando. Um Teatro de Curto Prazo
Arguente principal
Bruno Henriques (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2013 Feminino em Saramago (seu estatuto social e privado na sobras Memorial do Convento, Evangelho segundo Jesus Cristo, Caim).
Presidente do júri
Maria Manuela Fernandes Silva Freitas (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 Também se escreve com palavrinhas: o idioleto de Mia Couto nas suas obras de receção infanto-juvenil
Vogal
Ana Luísa Rajão (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 António Pinheiro: Subsídios para a História do Teatro Português.
Arguente principal
Luís Filipe Martins da Silva Gameiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2012 Braz Burity: Omnes Pro Veritate
Arguente principal
Elisabeth Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2011 Júlio César Machado. Cronista de Teatro: os folhetins d’A Revolução de Setembro e do Diário de Notícias
Arguente principal
Licínia Rodrigues Ferreira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2010 Representação do Passado e Representação da História. Drama Histórico. Contexto e Tempo de Mediação
Arguente principal
Elsa Henriques Rita dos Santos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010 A Música Teatral na Lisboa de Oitocentos: uma abordagem através da obra de Joaquim Casimiro Júnior (1808-1862
Arguente principal
Isabel Maria Dias Novais Gonçalves (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010 O papel das palavras estáveis na construção da língua escrita.
Arguente principal
Patrícia de Fátima Waltiach (Mestrado)
Universidade de Lisboa Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Portugal
2010 Mecanismos de Coesão e Coerência Textual em Redacções do Vestibular: até que ponto elementos dissociáveis na avaliação dos professores?
Arguente principal
Gilvan da Costa Santana (Mestrado)
Universidade de Lisboa Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Portugal
2010 O Prefácio de Autor
Presidente do júri
Herlander Mário Pratas da Cruz (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2009 Rafael Bordalo Pinheiro. Imagens e Memórias de Teatro
Arguente
Maria Virgílio Cambraia Lopes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2009 Dois Heróis, Duas Vidas: o caminho estreito da aprendizagem da vida”
Vogal
Ana Margarida Castelo Gaspar (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2008 O Olhar de Carlos Selvagem sobre Portugal d’Aquém e d’Além-Mar. Historiografia. Dramaturgia. Narrativa
Arguente
Helena Isabel dos Anjos Reis Jorge (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2008 Os dias alegres do Ginásio
Arguente principal
Paula Cristina Gomes Magalhães (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2008 Eça de Queirós e as Páginas Desconhecidas do ‘Distrito de Évora’
Presidente do júri
Ana Paula Fernandes Rodrigues (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2008 ‘Presença’ ou a Contra-Revolução do Modernismo Português – a crítica de um mito ou mito da crítica?
Vogal
Ana Cristina Ferreira Assunção Marrucho (Mestrado)
2008 A Tradução do Teatro na Década de Sessenta (séc. XX) em Portugal
Arguente principal
Maria Fernanda de Sousa Borges (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2008 A Tradução em Portugal na Segunda Metade do Século XIX (1850-1900)
Arguente principal
Carla Fão Carvalho (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2007 A Distância Convergente: Eça de Queiroz e Guilherme de Azevedo – Correspondentes da ‘Gazeta de Notícias’ do Rio de Janeiro
Presidente do júri
Isabel Cristina do Vale Lages Trabucho (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2007 O Memorialismo de Bulhão Pato
Arguente principal
Isabel Maria Gama Caetano (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2006 A Obra de Alves Redol para Crianças
Vogal
Anabela de Oliveira Figueiredo (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2005 Óscar Wilde - o conceito de “dandy” nas obras de Óscar Wilde: ‘The Picture of Dorian Gray’, ‘An Ideal Husband’ e ‘The Importance of Being Earnest’
Presidente do júri
Maria Teresa Godinho e Pereira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2004 O Mito e o Símbolo em ‘Rio Seco’ de Manuel Rui
Arguente
Nanília da Silva Pereira Dias (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2004 João Anastácio Rosa: ‘Um actor do seu tempo’
Arguente principal
Luís Filipe Carraça da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2003 Múltiplas Vozes: sobre a construção do individual e do social no teatro para crianças
Vogal
Glória Maria Lourenço Bastos (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/05 - 2019/06 European Association for the Study od Theatre and Performance (EASTAP) Lisboa - Faculdade de Letras e Teatro Nacional D. Maria II

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2013/03 - 2013/03 E-Journal of Portuguese History (1645-6432)
2010 - 2010 As Faces de Eva. Estudos sobre a mulher (0874-6885)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2014 - 2014 Membre du Comité Scientifique de “Entr’Acte: Études de Théâtre et Performance”. Éditions Le Manuscrit. Paris (2014)
Avaliador
2013 - 2013 Membro da equipa de avaliadores da A3ES para avaliação da proposta do curso de 1.º ciclo e do curso de mestrado em Estudos de Teatro, apresentados pela Universidade de Évora (2013).
Avaliador
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016 - 2018 Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (APCT) Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação
2005 - 2015 Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (APCT) Presidente do Conselho Fiscal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016/11 - 2016/11 Membro do júri do prémio da Fundação António Quadros, entregue à atriz Carmen Dolores (novembro 2016). Fundação António Quadros, Portugal