???global.info.a_carregar???
Margarida Maria Pereira Santos Louro Felgueiras Nasceu em 1951 e licenciou-se em História pela FLUP. Ingressou em 1984 na carreira universitária na U.M, foi docente da FLUP e é Prof.ª Associada da FPCE-UP, onde foi coordenadora do Mestrado em Educação e Herança Cultural (2005-2007), é coordenadora do Núcleo Educação, História e Museologia do CIIE. Foi coordenadora da Secção de História da Educação da SPCE (2007-2010) e Coordenadora do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Autora do projecto de criação de um Museu Vivo da Escola Primária (PAXIS XXI) a sua actividade abarca a História da Educação, a intervenção cultural no campo da preservação do património e a formação de professores. Autora e investigadora em projectos de pesquisa de âmbito nacional e internacional, privilegia a história social da educação, a cultura material e o quotidiano escolar. Centra os interesses de pesquisa na filantropia em educação, sobretudo nas escolas doadas ao Estado, nas instituições educativas em regime de internato, ensino agrícola e na museologia escolar. Professora visitante na USP, tem realizado seminários e conferências em várias universidades brasileiras. Entre os seus trabalhos recentes conta: Cultura Escolar, Migrações e Cidadania (ed. et al). Porto: SPCE, 2010; Escolas Conde Ferreira (ed. et. al). Sesimbra: Assembleia Municipal de Sesimbra, 2009; Para uma História Social do Professorado Primário em Portugal no Século XX. Porto: Campo das Letras/FPCEUP, 2008; Catálogo Manuais escolares da Biblioteca Pública Municipal do Porto (coord. et al), Porto: Universidade do Porto/Câmara Municipal do Porto, 2008; “Sharing European Cultural Heritage” e “Schools buildings as a context to understand our common past”, in Ferreira, António Gomes; Felgueiras; Margarida Louro(org.), Buildings telling European Heritage. Pedagogical Perspectives. EUBUILDIT – A proposal for teachers and students, Coimbra, UC/CEIS20, 2008;
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Margarida Maria Louro Felgueiras

Nomes de citação

  • Felgueiras, Margarida Louro

Identificadores de autor

Ciência ID
C117-863F-00E5
ORCID iD
0000-0003-3989-2379

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2002
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação - História da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Para uma História Social do Professorado Primário em Portugal no Século XX. Uma Nova Família: o Instituto do Professorado Primário Oficial Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com recomendação de que se publique
1993
Concluído
Provas de Aptidão Científica e Capacidade Pedagógica (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Pensar a História Repensar o seu ensino" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1979
Concluído
Licenciatura em História (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"x" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1990/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/03/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/11/06 - 2017/11/14 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Federal do Pará, Brasil
2009/07/01 - 2009/09/01 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
2002/07/01 - 2007/03/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2001/10/01 - 2002/07/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1993/06/01 - 2001/10/01 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1990/01/01 - 1993/06/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1987/11/01 - 1990/01/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
1984/01/01 - 1987/11/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/10 - 2014 Vice-Coordenadora da Área Cidadanias, Diversidades e Conhecimento Histórico do CIIE Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
(...)
2004/01 - 2012 Coordenadora do Núcleo de Educação, História e Museologia Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012 - Atual Coordenadora do Grupo de Trabalho História da Educação, Herança Cultural e Museologia Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011/05/01 - 2015/03/01 Avaliação Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
1972/10/20 - 1983/12/01 -Secondary School History Teacher/various schools / Professora de História do Ensino Secundário Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
1991 - 1991 “A UTILIZAÇÃO DOS MUSEUS PELA COMUNIDADE ESCOLAR”
esquecido
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Instituto Nacional de Investigação Científica _INIC
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/10/01 - 2024/09/30 Arca das Avós: História, Memórias e Contextos de Educação | The Grandmas’ Trunk: History, Memories, and Contexts of Education/
167/2020_conc2_01
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Em curso
2018/09/29 - 2022/09/28 Raízes da Educação para o Futuro - REDUF / Educational Roots for the Future
PTDC/CED-EDG/30342/2017
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Em curso
2018/09/28 - 2022/09/27 Raízes da Educação para o Futuro
PTDC/CED-EDG/30342/2017
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013 - 2016 "História da Santa Casa da Misericórdia do Porto"
desconheço
Investigador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos de História Religiosa, Portugal
Santa Casa da Misericórdia do Porto
Concluído
2009 - 2013 “Escolas de Formação de Professores em Portugal: História, Arquivo, Memória”
PTDC/CPE-CED/100797/2008.
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2013 “Escolas de Formação de Professores em Portugal: História, Arquivo, Memória”
PTDC/CPE-CED/100797/2008.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2005 - 2008/12 EUBUILDIT – European Buildings and Information Technologies – Buildings – Testimony of European Cultural Heritage.
226371-CP-1-2005-1-DE-COMENIUS-C 21
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Comissão Europeia Programa Comenius II
Concluído
2002 - 2004 A Infância e sua Educação (1820-1950): materiais, práticas e representações
Desconheço
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de educação, Portugal
Concluído
2002 - 2004 NEOTHEMI.
Comenius III - 90377-CP-1-2001-1-IT-COMENIUS-C3
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Comissão Europeia Programa Comenius II
Concluído
1997 - 2001 “PARA UM MUSEU VIVO DA ESCOLA PRIMÁRIA”
PRAXIS XXI - 2/2.1/CSH/807/95
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1997 - 2000 “INFORMATIZAÇ ÃO NORMALIZADA DOS ARQUIVOS HISTÓRICOS DOS LICEUS”.
desconheço
consultora
Universidade de Lisboa, Portugal
Junta Nacional Investigação Científica e Tecnológica
Concluído
1994 - 1997 “IPPOP -O INSTITUTO DO PROFESSORADO PRIMÁRIO OFICIAL PORTUGUÊS: HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO E DE UM GRUPO SÓCIO-PROFISSIONAL”
esquecido
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Junta Nacional Investigação Científica e Tecnológica
Concluído
1992 - 1995 “MUPERINP - MULHERES PERCURSOS E (RE)INSERÇÃO PROFISSIONAL”
Desconheço
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Comissão Europeia Rede Now e A.L.E.P
Concluído
1991 - 1993 “FORMAÇÃO DE FORMADORES PARA O MOVIMENTO COOPERATIVO”
Desconheço
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Junta Nacional Investigação Científica e Tecnológica
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2011/05/11 - 2013/03/31 “ESPÓLIO BIBLIOGRÁFICO DO PROF. ROGÉRIO FERNANDES”.
SUBSÍDIO Pº 119559
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2004 - 2006 Memórias da Escola: inventariação do espólio das escolas de 1º ciclo do Concelho de Gondomar e proposta de programa para a sala museu da escola da Triana”
não aplicável
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de educação, Portugal
Câmara Municipal de Gondomar
Concluído
2000 - 2000 Exposição - “O BRASILEIRO”,
não se aplica
Investigador responsável
Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Portugal
Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses
Concluído
1999 - 2000 Jogos de recreio
não se aplica
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Margarida Louro Felgueiras; Oksana Tymoshchuk; Susana Saborano; Isabel Breia; Mafalda Resende. "CULTURAL HERITAGE AND EDUCATION: WHAT RELATIONSHIP?". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1809
  2. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Architecture of the first childhood buildings". 2012.
  3. Felgueiras, Margarida Louro. "LAICIDADE E EDUCAÇÃO: os conceitos e os seus limites na escola pública portuguesa, 1910-1930". Trabalho apresentado em IX congresso Iberoamericano de história da educação latino-americana, RIO DE JANEIRO, 2009.
    Publicado
  4. Felgueiras, Margarida Louro. "A herança cultural na interacção escola-família-comunidade". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, BRAGA, 2009.
    Publicado
  5. Felgueiras, Margarida Louro. "III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação". Trabalho apresentado em I Foro Ibérico de Museísmo Pedagóxico, SANTIAGO DE COMPOSTELLA, 2001.
    Publicado
  6. Felgueiras, Margarida Louro. "A instrução primária entre o abandono, a filantropia e a promoção social: a acção dos "brasileiros" no séc. XIX e XX em Portugal". Trabalho apresentado em III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, coimbra, 2000.
    Publicado
  7. Felgueiras, Margarida Louro. "Despertar as memórias, resgatar o passado: os seminários no âmbito do projecto "para um museu vivo da escola primária". Trabalho apresentado em III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, COIMBRA, 2000.
    Publicado
  8. Felgueiras, Margarida Louro. "Nota de abertura". Trabalho apresentado em Seminário Internacional "A Escola Primária: entre a imagem e a memória, PORTO, 2000.
    Publicado
  9. Felgueiras, Margarida Louro. "Primary school: between image and memory = Grundschule: zwischen vorstellun und Erinnerung". Trabalho apresentado em 8. Internationales Symposium für Schulmuseen ud schulgeschichtliche Sammlungen = 8th International Symposium for School Museums and School History Collections, Friedrichshafen, 1999.
    Publicado
  10. Felgueiras, Margarida Louro. "A história e os seus registos: o museu como registo". Trabalho apresentado em Seminário Internacional "A Escola Primária: entre a imagem e a memória, PORTO, 1998.
    Publicado
  11. Felgueiras, Margarida Louro. "O projecto Para Um Museu Vivo da Escola Primária: concepção e inventário". Trabalho apresentado em Seminário Internacional "A Escola Primária: entre a imagem e a memória, PORTO, 1998.
    Publicado
  12. Felgueiras, Margarida Louro. ""Muita sabedoria mas pouca comedoria": a contribuição para a compreensão do estatuto social dos professores primários em Portugal nos anos 30". Trabalho apresentado em 1º Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, PORTO, 1998.
    Publicado
  13. Felgueiras, Margarida Louro. "Tendências actuais na investigação em metodologia de ensino da história em Portugal". Trabalho apresentado em VIII Encontro Nacional de Didáctica e Prática de Ensino, Florianópolis, 1996.
    Publicado
  14. Felgueiras, Margarida Louro. "AS NOÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO: EXEMPLOS DE PROGRESSÃO". Trabalho apresentado em PRIMEIRO ENCONTRO SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA, lisboa, 1992.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Felgueiras, Margarida Louro; Basto, Céu; Rocha, Juliana Martins Da. "CONEXÕES PEDAGÓGICAS TRANSATLÂNTICAS ENTRE PORTUGAL E BRASIL (MEADOS DO SÉCULO XIX ATÉ À DÉCADA DE 1930). [TRANSATLANTIC PEDAGOGICAL CONNECTIONS BETWEEN PORTUGAL AND BRAZIL (MID-19TH CENTURY UNTIL THE 1930S)]". Cadernos de Pesquisa. (BR) 30 4 (2024): 205-238. https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23000.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Santos, José Cícero Pinto dos; Felgueiras, Margarida Louro; Ferreira, Elisabete. "Educação e (auto)formação na revisitação de memórias educacionais: uma jornada autobiográfica das experiências de um estudante brasileiro (1985-1998) . [Education and (self)formation in revisiting educational memories: an autobiographical journey from the experiences of a Brazilian student (1985-1998)]". Debates em educação 16(38):e16 (2024):
    Publicado • 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16055
  3. Silva, Kenia; Magalhães, Maria José; Felgueiras, Margarida Louro. "Rotas cartográficas: diálogos entre Bernstein e os estudos pós-coloniais". Revista Epistemologia e Práxis Educativa 6 2 (2023): 1-19. https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4054.
    Publicado
  4. Felgueiras, Margarida Louro; Magalhães, Maria José; Felgueiras, Margarida Louro; Santana, Carlos Eduardo. "Conhecimento-emancipação numa escola quilombola". Educação, Sociedade & Culturas 65 (2023): http://dx.doi.org/10.24840/esc.vi65.614.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24840/esc.vi65.614
  5. Felgueiras, Margarida Louro. "Reflexos do Império na educação portuguesa (1906 - 1951). Desbravando um campo pouco explorado.[Repercussions of the Empire in the Portuguese education (1906 - 1951): Breaking new ground in a little-explored field].". Pro-Posições 34 e20210063P (2023): https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0063pt.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/1980-6248-2021-0063pt
  6. Felgueiras, Margarida Louro; Rocha, Juliana Martins Da. "Do modelo de formação de educadoras às práticas de educação infantil em Portugal na passagem do século XIX para o XX. Dossiê - Formas de ensinar e aprender: culturas e disciplinas escolares na transição entre os séculos XIX e XX.[FROM THE TEACHER TRAINING MODEL TO EARLY CHILDHOOD EDUCATION PRACTICES IN PORTUGAL AT THE TURN OF THE 19TH TO THE 20TH CENTURY]". Revista de História e Historiografia da Educação 5 11 (2022): 7-35. http://dx.doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89006.
    Acesso aberto • 10.5380/rhhe.v5i11.89006
  7. Basto, Céu; Felgueiras, Margarida Louro. "Os Congressos Penitenciários Internacionais e seu impacto nas políticas portuguesas de proteção à infância e juventude (1872-1926) [[The Internacional Penitentiary Congresses and their impacto on portuguese policies for the protection of children and youth (1872-1926)].]". Revista Brasileira de História da Educação 21 1 (2021): e172. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e172.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Rosa do Céu Pinto Pacheco Basto; Margarida Maria Pereira do Santos Louro de Felgueiras. "Os Congressos Penitenciários Internacionais e seu impacto nas políticas portuguesas de proteção à infância e juventude (1872-1926)". Revista Brasileira de História da Educação (2021): https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e172.
    10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e172
  9. Felgueiras, Margarida Louro; Cruz, Marcia Terezinha. "RAÍZES DA EDUCAÇÃO PARA O FUTURO (REduF): um projeto que se propõe a ir para além dos muros da escola e da universidade.". HISTEDUP, Associação de História da Educação de Portugal. 12 (2020): 23-28. https://histedup.com/pub/boletim-12/.
    Publicado
  10. Louro Felgueiras, Margarida (C117-863F-00E5); Sousa dos Santos, Elias; Ferronato, Cristiano. "Educación musical escolar en Portugal: la disciplina Canto Coral en la Primera República (1910-1926). [School musical education in Portugal: the subjectof Choral Singing in the First Republic (1910-1926)].". Historia de la educación: Revista interuniversitaria 1 39 (2020): 357-372. http://www.eusal.es.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Margarida Louro Felgueira. "Rogério Fernandes: cidadão e historiador da educação (1933-2010)". Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación (2018): https://doi.org/10.17979/srgphe.2010.14.0.4190.
    10.17979/srgphe.2010.14.0.4190
  12. Cerqueira, Vera Coimbra; Felgueiras, Margarida Louro. "Pedagogias da alteridade. Perspectivas sobre a emoção de lidar: Manuela Malpique e Nise da Silveira". Revista de Educação Pública 27 66 (2018): 927. http://dx.doi.org/10.29286/rep.v27i66.7178.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29286/rep.v27i66.7178
  13. Margarida Louro Felgueiras. "AS CONDIÇÕES DE VIDA DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS DA REPÚBLICA AO FIM DA DITADURA". Educação e Filosofia 27 Especial (2013): 75-108. https://doi.org/10.14393%2Frevedfil.issn.0102-6801.v27nespeciala2013-p75a108.
    10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27nEspeciala2013-p75a108
  14. Felgueiras, M.L.. "The history of education in relation to historical and pedagogical knowledge | A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico". Revista Brasileira de Educacao 13 39 (2008): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-65449186248&partnerID=MN8TOARS.
  15. Felgueiras, Margarida Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "CENOGRAFIAS DA ESCOLARIZAÇÃO. OS EDIFÍCIOS ESCOLARES DA DITADURA". ESTUDOS DO SÉCULO XX 6 (2006): 153-162. http://hdl.handle.net/10216/98737.
    Aceite para publicação
  16. Felgueiras, Margarida Louro. "MATERIALIDADE DA CULTURA ESCOLAR: A IMPORTANCIA DA MUSEOLOGIA NA CONSERVACAO-COMUNICACAO DA HERANÇA EDUCATIVA". PRO-POSIÇÕES 16 46 (2005): 87-102.
    Publicado
  17. Felgueiras, Margarida Louro. "THE MUSEUMS AND THE CULTURAL CONSTRUCTION OF CHILDHOOD". STUDIA PAEDAGOCIA 32 (2004): 165-174.
    Aceite para publicação
  18. Felgueiras, Margarida Louro. "EDUCATIONAL HERITAGE". STUDIA PEDAGOGICA 28 (2002): 147-148.
    Aceite para publicação
  19. Felgueiras, Margarida Louro. "A CRIAÇÃO DO MUSEU PRIMÁRIA DO PORTO: UMA EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO DE FONTES PARA A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA EM PORTUGAL". REVISTA DE EDUCAÇÃO 9 2 (2000): 49-57.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Jesus, Lucia de Fatima Oliveira de ; Felgueiras, Margarida Maria Louro. "Entre areté e paideia: a emergência histórica do conceito de educação". In Etnicidades, gênero e educação: olhares plurais.. Vitória da Conquista, Brasil: Editora UESB, 2022.
    Publicado
  2. Felgueiras, Margarida Louro. "EDUCAÇÃO SANITÁRIA. Projetos de medicina e saúde escolar em Portugal no início do século XX". In Educação Sanitária: fontes, ambientes escolares, ações estatais e intelectuais mediadores.. São Paulo, Brasil: Editora Hucitec, 2022.
    Publicado
  3. Basto, Céu; Felgueiras, Margarida Louro. "Assistência e proteção à criança marginalizada: A Roda de Penafiel, Portugal (1783-1864)". In Da casa Escola…à casa da Democracia – Uma escola do legado Conde de Ferreira., editado por Graça, Odete (org.). Sesimbra, Portugal: Assembleia Municipal de Sesimbra, 2021.
    Publicado
  4. Amorim, José Pedro; Felgueiras, Margarida Louro; Felgueiras, Margarida Louro. "Analfabetismo: o processo histórico da construção dos seus significados em Portugal(séculos XIX e inícios do XX).". In Da casa Escola…à casa da Democracia – Uma escola do legado Conde de Ferreira., editado por Graça, Odete (org.), 160-190. Sesimbra, Portugal: Assembleia Municipal de Sesimbra, 2021.
    Publicado
  5. Felgueiras, Margarida Louro. "Dois portugueses no movimento internacional da Escola Nova: Faria de Vasconcelos e António Sérgio". In Movimento internacional da educação nova, 49-69. Belo Horizonte, Brasil: Fino Traço, 2020.
    Publicado
  6. Felgueiras, Margarida Louro. "Imagens de escola em Faria de Vasconcelos". In António S. Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: pioneiro da educação do Futuro., editado por Câmara Municipal de Castelo Branco, 341-358. Castelo Branco, Portugal: Câmara Municipal de Castelo Branco, 2020.
    Publicado
  7. Felgueiras, Margarida Louro; Rocha, Juliana Martins Da; Afonso, José António. "As influências belgas na formação de professores: o papel de João Gomes de Oliveira.". In Influencias belgas en la educación española e iberoamericana, editado por Ediciones Universidad de Salamanca, 731-739. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2019.
    Publicado
  8. Felgueiras, Margarida Louro; Basto, Céu. "A participação portuguesa nos Congressos de Bruxelas de 1892 e de 1900.". In Influencias belgas en la educación española e iberoamericana., editado por Ediciones Universidad de Salamanca, 607-618. Salamanca, Espanha, 2019.
    Publicado
  9. Felgueiras, Margarida Louro. "O movimento associativo normalista no Porto na República". In Prensa Pedagógica: mujeres, niños, sectores populares y otros fines educativos., 249-271. Salamanca, Espanha: Universidade Salamanca, 2018.
    Publicado
  10. Felgueiras, Margarida Louro. "A Infância marginalizada na imprensa local.". In Prensa Pedagógica: mujeres, niños, sectores populares y otros fines educativos., 297-307. Salamanca, Espanha: Universidad de Salamanca, 2018.
    Publicado
  11. Felgueiras, Margarida Louro. "Preservar a herança educativa: desafios, limites e intervenção.". In Investigar, Intervir e Preservar em História da Educação.. Porto, Portugal: FLUP/CitCem, 2017.
    Publicado
  12. Felgueiras, Margarida Louro. "A cultura académica entre a transmissão e a materialidade: o que nos revelam os artefactos acerca das práticas de estudo na formação jurídica na universidade portuguesa entre os séculos XIX e XX?". In Intelectuais da educação e cultura escolar. Maceió, Brasil: EDUFAL, 2017.
    Publicado
  13. Felgueiras, Margarida Louro; Rocha, Juliana Martins Da. "A PEDAGOGIA SUÍÇA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA ESCOLA NORMAL DO PORTO (1885-1920)". In Influencias suizas en la educación española e iberoamericana, 271-278. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2016.
    Publicado • 10.2307/j.ctt1mmftj7.24
  14. Felgueiras, Margarida Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Quando o Ator é Historiador. Abordagem à obra de Rogério Fernandes.". In Educação, História e Políticas. Tributo a Rogério Fernandes., editado por Fernando Cabral Pinto (Coord.). Lisboa, Portugal: Piaget, 2015.
    Publicado
  15. Felgueiras, Margarida Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Dez anos de Mupega!". In 10 anos do Museo Pedagóxico de Galicia, 65-67. Santiago de Compostela, Espanha: Xunta de Galicia, 2014.
    Publicado
  16. Felgueiras, Margarida Louro. "Ideário educativo no jornal A Pátria Nova". In Prensa pedagógica y patrimonio histórico educativo: contribuciones desde la Europa mediterránea e Iberoamérica, 79-92. Salamanca, Espanha: Universidad de Salamanca, 2013.
    Publicado
  17. Santos, Branca; Rocha, Juliana ; Felgueiras, Margarida Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Autor correspondente: Felgueiras, Margarida Louro. "O COMBATE AO ANALFABETISMO NA PRIMEIRA REPÚBLICA PORTUGUESA: AS ESCOLAS MÓVEIS". In Escritos de História da Educação: Brasil e Portugal, editado por César A. Castro, Samuel Velazquez Castellanos, & Margarida L. Felgueiras (Eds.), 233-248. São Luis, Brasil: Café e Lápis, 2012.
    Publicado
  18. Silva, Celeste, ; Felgueiras, Margarida Luro. Autor correspondente: Felgueiras, Margarida Luro. "A HERANÇA CULTURAL NAS BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA.". In Escritos de História da Educação: Brasil e Portugal, editado por In César A. Castro, Samuel Velazquez Castellanos, & Margarida L. Felgueiras (Eds.); São Luís (BR): Café e Lápis, 322-329. São Luis, Brasil: Café e Lápis, 2012.
    Publicado
  19. Felgueiras, Margarida Louro. "Os professores de ensino elementar e a sua formação (Portugal, 1910-1936)". 241-271. Rio de Janeiro, Brasil: Quartet Editora/Faperj/SBHE, 2012.
    Publicado
  20. Felgueiras, Margarida Louro. "A formação de professores do ensino elementar na República (Portugal 1910 a 1926)". In A mística da identidade docente: tradição, missão e profissionalização., 167-194. Belo Horizonte, Brasil: Fino Traço, 2011.
    Publicado
  21. Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro; VV. "CULTURA ESCOLAR: DA MIGRAÇÃO DO CONCEITO A SUA OBJECTIVAÇÃO HISTÓRICA". In Cultura Escolar, Migrações e Cidadania, editado por Felgueiras, Margarida L., & Vieira, Carlos E. (Eds.), 17-32. Porto, Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2010.
    Publicado
  22. Felgueiras, Margarida Louro. "O PROFESSOR PRIMÁRIO E AS SUAS IMAGENS". In EDUCAR: EDUCAÇÃO PARA TODOS-ENSINO NA I REPÚBLICA, 113-121. LISBOA, Portugal: COMISSÃO NACIONAL PARA AS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA, 2010.
    Publicado
  23. Felgueiras, Margarida Louro. "ABRIR UMA ESCOLA, FECHAR UMA PRISÃO: A INICIATIVA LOCAL NA CONSTRUÇÃO DA REDE ESCOLAR PÚBLICA PORTUGUESA, NA PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O XX". In ESCOLAS CONDE FERREIRA. MARCO HISTÓRICO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM PORTUGAL, editado por Odete Graça, & Margarida L. Felgueiras (Eds.), 153-163. SESIMBRA, Portugal: ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SESIMBRA, 2009.
    Publicado
  24. Felgueiras, Margarida Louro; França, N., ; Luz, M. J.; Nogueira, D., Silva, S., Oliveira, O., & Pires, L.. "Memórias da escola: (Re)viver a história e as estórias da escola primária em Portugal.". In INVENTARIANDO A ESCOLA NOS ARQUIVOS ESCOALRES DE GONDOMAR, editado por Câmara Municipal de Gondomar & FPCEUP, 83-93. GODOMAR, Portugal: CÂMARA MUNICIPAL DE GODOMAR, 2009.
    Publicado
  25. Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro. "MUSEUS PEDAGÓGICOS E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO". In INVENTARIANDO A ESCOLA NOS ARQUIVOS ESCOLARES DE GODOMAR, editado por Câmara Municipal de Gondomar & FPCEUP, 243-251. GODOMAR, Portugal: CAMARA MUNICIPAL DE GODOMAR, 2009.
    Publicado
  26. Felgueiras, Margarida Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro. "O associativismo dos professores do ensino primário na formação da identidade docente em Portugal(séculos XIX e XX)". In I Quaderni di Ricerche Pedagogiche, 143-157. FERRARA-ITÁLIA, Itália: RICERCHE PEDAGOGICHE, 2009.
    Publicado
  27. Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "A ORGANIZACAO D OTEMPO DA CRIANÇA EM INTERNATO". In OTEMPO NA ESCOLA, 99-122. PORTO, Portugal: PROFEDIÇÕES, 2008.
    Publicado
  28. Felgueiras, Margarida Louro. "INTRODUCTION ABOUT THE EUROPE THAT SHOULT BE CONSTRUCTED ON A CULTURAL INHERITAGE". In BUILDINGS TELLING EUROPEAN HERITAGE PEDAGOGICAL PERSPRCTIVE, editado por António G. Ferreira, & Margarida L. Felgueiras (Eds.), 5-14. COIMBRA, Portugal: CENTRO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DO SÉCULO XIX, 2008.
    Publicado
  29. Felgueiras, Margarida Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "SCHOOLS BUILDINGS AS A CONTEXTO TO UNDERSTAND OUR COMMON PAST". In BUILDINGS TELLING EUROPEAN HERITAGE, 159-164. COIMBRA, Portugal: CENTRO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DO SECULO XX, 2008.
    Publicado
  30. Felgueiras, Margarida Louro; ANTONIO GOMES FERREIRA. "LIVROS PARA O ENSINO PRIMÁRIO: A RELEVÂNCIA DAS PRIMEIRAS LEITURAS". In Manuais escolares da Biblioteca Pública Municipal do Porto, 25-28. PORTO, Portugal: FPCE-FLP, NÚCLEO DE EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MUSEOLOGIA-CIIE, 2008.
    Publicado
  31. Felgueiras, Margarida Louro. "Sharing European Cultural Heritage". In Buildings telling European Heritage. Pedagogical Perspectives. Coimbra, Portugal: EubuildIT, 2008.
    Publicado
  32. Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro. "A ARQUITETURA DA ESCOLA PRIMÁRIA EM PORTUGAL NOS SÉCULOS XIX E XX". In LA ESCUELA Y SUS ESCENARIOS, 37-65. EL PUERTO DE SANTA MARIA, Espanha: CONCEJALIA DE CULTURA E AYUNTAMIENTO DE EL PUERTO DE SANTA MARÍA, 2007.
    Publicado
  33. Felgueiras, Margarida Louro. "CRESCENDO SEPARADAS. Historicizando o quotidiano do Instituto do Professorado Primário". Belo Horizonte, Brasil: Autentica, 2007.
    Publicado
  34. Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro; ROGERIO FERNANDES. "CRESCENDO SEPARADAS". In PARA A COMPREENSÃO DA INFÂNCIA, 107-131. LISBOA, Portugal: CAMPO DAS LETRAS, 2006.
    Publicado
  35. Felgueiras, Margarida Louro. "A LEITURA COMO REPRESENTAÇÃO DE POSSIBILIDADES". In LA LITERATURA Y LA EDUCACIÓN: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS, 21-44. SEVILHA, Espanha: CAJASOL, 2006.
    Publicado
  36. Felgueiras, Margarida Louro. "UTILIZAÇÃO DO MANUAL EM PORTUGAL". In O ACERVO ESCOLAR: MANUAL DE ORGANIZAÇÃO E CUIDADOS BÁSICOS, 21-26. SÃO PAULO, Brasil: FEUSP-CENTRO DE MEMÓRIA, 2006.
    Publicado
  37. Felgueiras, Margarida Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "A implantação das escolas centrais em Portugal". In Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971), 57-79. Campinas, Brasil: Mercado de Letras, 2006.
    Publicado
  38. Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro. "INVENTARIANDO A ESCOLA DO FUTURO REVISITANDO O PASSADO". In MUSEUS: DOS GABINETES DE CURIOSIDADE AO MUSEU MODERNO, 177-202. BELO HORIZONTE, Brasil: ARGUMENTUM, 2005.
    Publicado
  39. Felgueiras, Margarida Louro. "DA ALDEIA PARA A CIDADE: A TRANSIÇÃO PARA UM INTERNATO FEITA POR FILHAS E FILHOS DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA DÉCADA DE 30". In INFANTIA ET PUERTIA: INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA INFÂNCIA EM PORTUGAL, 169-190. SANTARÉM, Portugal: ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SANTARÉM, 2005.
    Publicado
  40. Felgueiras, Margarida Louro. "A Escola Pública em Portugal ( séc. XVIII –XX) : problemas em debate". In A ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: história e historiografia., 109-141. Campinas, Brasil: SP: Autores Associados, 2005.
    Publicado
  41. Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro. "DOS ARQUIVOS DAS ESCOLAS ÀS MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO". In INVENTARIADO A ESCOLA NOS ARQUIVOS ESCOLARES DE GODOMAR, editado por Câmara Municipal de Gondomar & FPCEUP, 7-16. GODOMAR, Portugal: CAMARA MUNICIPAL DE GODOMAR, 2004.
    Publicado • Editor
  42. Felgueiras, Margarida Louro. "O PROJETO PARA UM MUSEU ESCOLAR VIVO DA ESCOLA PRIMÁRIA - CONCEPÇÃO E INVENTÁRIO". In EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E HISTÓRIA: POSSIBILIDADES, LEITURAS, editado por Maria Cristina Menezes (Ed.), 105-130. Campinas (SP), Brasil: MERCADO DAS LETRAS, 2004.
    Publicado
  43. Felgueiras, Margarida Louro. "Educational Heritage: The School Buildings. A travelling through the times and cultures". In ICT and communicating cultures, 255-260. Roma, Itália: Aracne Editrice/Università degli Studi del Molise, 2004.
    Publicado
  44. Felgueiras, Margarida Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "O internato em algumas obras literárias portuguesas dos anos 40". In A Infância e sua Educação. Materiais, práticas e representações (Portugal e Brasil), 213-226. Belo Horizonte, Brasil: Autêntica, 2004.
    Publicado
  45. Felgueiras, Margarida Louro. "O projecto “Para um museu vivo da Escola Primara” – concepção e inventário". In Educação, Memória, História. Possibilidades, Leituras, 105-130. Campinas, Brasil: Mercado de Letras, 2004.
    Publicado
  46. Felgueiras, Margarida Louro. "O projecto “Para um museu vivo da Escola Primara” – concepção e inventário". In Educação, Memória, História. Possibilidades, Leituras., 105-130. Campinas, Brasil: Mercado de Letras, 2004.
    Publicado
  47. Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro. "O PROJECTO PRA UM MUSEU VIVO DA ESCOLA PRIMÁRIA: CONCEPÇÃO E INVENTÁRIO". In A ESCOLA PRIMÁRIA: ENTRE A IMAGEM E A MEMÓRIA, 9-33. PORTO, Portugal: FUNDACAO DR ANTÓNIO CUPERTINO DE MIRANDA, 2000.
    Publicado
  48. Felgueiras, Margarida Louro. "História Social da Infância em Portugal: um território em construção". 11-28. Rio de Janeiro, Brasil: 7 Letras, 1992.
    Publicado
  49. Felgueiras, Margarida Louro. ""Garrett"". Paris, França: P.U.F, 1992.
    Publicado
Edição de livro
  1. Felgueiras, Margarida Louro; VV-Vários autores/as. 200 anos de Educação em Murça.[200 years of education in Murça ].. Murça, Portugal: CIIE/REduF/FCT/ CMM. 2023.
    No prelo • Editor
  2. Semedo, Alice; Felgueiras, Margarida Louro. Política de informação das coleções do Centro Interdisciplinar, Transfronteiriço e Inter-Regional de Memória da Educação – CITRIME-Murça: Manual de princípios, normas e procedimentos (col. Cadernos Interdisciplinares REduF). [Development Policy for the Collections of the Interdisciplinary, Cross-border and Inter-regional Center for the Memory of Education]. Murça, Portugal: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) CIED – Universidade Do Minho, Projeto REduF, Câmara Municipal de Murça. 2022.
    Publicado • Editor
  3. Semedo, Alice; Felgueiras, Margarida Louro. Development Policy for the Collections of the Interdisciplinary, Cross-border and Inter-regional Center for the Memory of Education | CITRIME-Murça. Manual of principles, standards and procedures.. Murça, Portugal: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) CIED – Universidade Do Minho, Projeto REduF, Câmara Municipal de Murça. 2022.
    Publicado • Editor
  4. Felgueiras, Margarida Louro; CASTRO, César A. ; VELAZQUEZ CASTELLANOS, Samuel Luis ; FELGUEIRAS, Margarida Louro. (org.); VV-Vários autores/as. Escritos de História da Educação: Brasil e Portugal.. São Luis, Brasil: Café e Lápis. 2012.
    Publicado • Editor
  5. Felgueiras, Margarida Louro. Exílios e Viagens: ideários de liberdade e discursos educativos. Portugal-Espanha séc. XVIII-XIX. Porto, Portugal: SPCE/CIIE-FPCE_UP e Sociedad Española de Historia de la Educación. 2011.
    Publicado • Editor
  6. Felgueiras, Margarida Louro. Cultura Escolar, Migrações e Cidadania. Porto, Portugal: Porto: SPCE. 2010.
    Publicado • Editor
  7. Felgueiras, Margarida Louro. INVENTAriaNDO a Escola nos Arquivos Escolares de Gondomar. Gondomar, Portugal: Câmara Municipal de Gondomar. 2009.
    Publicado • Editor
  8. Felgueiras, Margarida Louro. Buildings telling European Heritage. Pedagogical Perspectives. EubuildIT: a proposal for teachers and students. Coimbra, Portugal: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS XX. 2009.
    Publicado • Editor
  9. Felgueiras, Margarida Louro. Escolas Conde Ferreira: marco histórico da Instrução Pública em Portugal. Sesimbra, Portugal: Assembleia Municipal de Sesimbra. 2009.
    Publicado
  10. Felgueiras, Margarida Louro. MANUAIS ESCOLARES DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DO PORTO. PORTO, Portugal: UP. 2008.
  11. Felgueiras, Margarida Louro. Para uma História Social do Professorado Primário em Portugal no Século XX.Uma Nova Família: O Instituto do Professorado Primário Oficial Português. Porto, Portugal: Campo das Letras. 2008.
    Publicado
  12. Felgueiras, Margarida Louro. Catálogo Manuais escolares da Biblioteca Pública Municipal do Porto. Porto, Portugal: Universidade do Porto/Câmara Municipal do Porto. 2008.
    Publicado • Editor
  13. VVV. A História da Educação em Portugal: balanço e perspectivas. Porto, Portugal: Edições Asa. 2007.
    Publicado • Editor
  14. Felgueiras, Margarida Louro. Manuela Malpique. Reinventar a Educação. Reinventar a Utopia Democrática. Porto, Portugal: Edição da Universidade do Porto. 2007.
    Publicado • Editor
  15. Felgueiras, Margarida Louro. Pensar a História, Repensar o seu Ensino. A Disciplina de História no 3º Ciclo do Ensino Básico: Alguns Princípios Orientadores da Metodologia de Ensino. Porto, Portugal: Porto Editora. 1994.
    Publicado • Editor
  16. Felgueiras, Margarida Louro. O Zé Povinho na História. Análise das Constituições Portuguesas de 1822 a 1933. Porto, Portugal: ed. da autora. 1977.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Felgueiras, Margarida Louro. Minha mãe dá licença? Jogos de recreio na escola primária. Portugal: Projeto REDUF. 2022.
    Publicado
  2. Felgueiras, Margarida Louro. Do modelo de internato ao internato modelo. Educação, norma e ensino na Misericórdia do Porto (1900- 2012).. Porto, Portugal: Almedina. 2018.
    Publicado
  3. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Associativismo e educação: diálogos entre Tocqueville, Weber, Dewey e Adolfo Lima. Portugal. 2016.
  4. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Revisitar Rogério Fernandes através de alguns dos seus escritos. Portugal. 2015.
  5. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Felgueiras, Margarida Louro. Para uma fundamentação da cultura material da práticas educativas. Vitória, Portugal: EDUFES/SBHE. 2015.
    Publicado
  6. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. As marcas da formação da professora primária através de um jornal estudantil brasileiro. Portugal. 2013.
  7. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A difícil e frágil emergência de um ensino privado não confessional em Portugal (final do século XIX e primeira metade do século XX). Portugal. 2013.
  8. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Innovative pedagogies. Portugal. 2013.
  9. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Ideário educativo no jornal republicano "A Pátria Nova". Portugal. 2013.
  10. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A herança cultural nas brincadeiras de infância. Portugal. 2012.
  11. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Os professores do ensino elementar e a sua formação (Portugal, 1910-1936). Portugal. 2012.
  12. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Escola Normal do Porto (1882-1986). Portugal. 2012.
  13. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Felgueiras, Margarida Louro. As escolas como narrativas do êxito do emigrante: a acção dos "brasileiros" a favor da instrução pública. Asturias, Portugal: Ayuntamento de Boal. 2012.
  14. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Ensino médico e higienismo na Escola Médico-Cirúrgica do Porto (1836-1910). Portugal. 2012.
  15. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Felgueiras, Margarida Louro; Furtado, Gonçalo. Arquitectura e educação pré-escolar: uma contextualização desta relação em Portugal. São Luis, Portugal: Café e Lápis. 2012.
  16. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Entrevista a Ana Benavente. Portugal. 2011.
  17. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Modos de ensinar na República. Portugal. 2011.
  18. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. O professor primário e as suas imagens. Portugal. 2011.
  19. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A formação de professores do ensino elementar na República: Portugal 1910 a 1926. Portugal. 2011.
  20. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Nota de abertura. Portugal. 2011.
  21. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. O ensino universitário da história da educação nas faculdades de letras de Porto e Coimbra da Monarquia à República. Portugal. 2011.
  22. Felgueiras, Margarida Louro. CULTURA ESCOLAR, MIGRAÇÕES E CIDADANIA. PORTO, Portugal: SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO. 2010.
    Publicado
  23. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Nota de apresentação. Portugal. 2010.
  24. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Cultura escolar: da migração do conceito à sua objectivação histórica. Portugal. 2010.
  25. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A herança cultural na interacção escola-família-comunidade. Portugal. 2009.
  26. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Herança educativa e museus: reflexões em torno das práticas de investigação,preservação e divulgação históricas. Portugal. 2009.
  27. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Sharing european cultural heritage. Portugal. 2009.
  28. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Abrir uma escola fechar uma prisão": a inciativa local na construção da rede escolar pública portuguesa, na passagem do século XIX para o XX. Portugal. 2009.
  29. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A herança cultural na interacção escola-família-comunidade. Portugal. 2009.
  30. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Local, national and transnational identities in EubuildIT: a european educational media project. Portugal. 2009.
  31. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro; ODETE GRAÇA. O significado das Escolas Conde de Ferreira na instrução pública em Portugal. SESIMBRA, Portugal: ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SESIMBRA. 2009.
  32. Felgueiras, Margarida Louro. PARA UMA HISTÓRIA SOCIAL DO PROFESSORADO PRIMÁRIO EM PORTUGAL NO SÉCULO XX. PORTO, Portugal: CAMPO DAS LETRAS. 2008.
    Publicado
  33. Felgueiras, Margarida Louro. INVENTARIADO A ESCOLA NOS ARQUIVOS ESCOLARES DE GODOMAR. GODOMAR, Portugal: CÂMARA MUNICIPAL DE GODOMAR. 2008.
    Publicado
  34. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Inventariando a escola do futuro revisitando o passado. Portugal. 2008.
  35. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Dos arquivos das escolas às memórias da educação. Portugal. 2008.
  36. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. O poder da crença em educação. Portugal. 2008.
  37. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Manuela Malpique: a mulher, a investigadora e a pedagoga (1932-1999). Portugal. 2007.
  38. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Crescendo separadas. Portugal. 2006.
  39. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Felgueiras, Margarida Louro. A literatura como representação de possibilidades. PORTO, Portugal. 2006.
    Publicado
  40. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Instituto do Professorado Primário. Portugal. 2005.
  41. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Da aldeia para a cidade: a transição para um internato feita por filhas e filhos de professores primários na década de 30. Portugal. 2005.
  42. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Escola Pública em Portugal (século XVIII-XX): problemas em debate. Portugal. 2005.
  43. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Maria das Dores Luazes Santos. Portugal. 2005.
  44. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Educational heritage: the school buildings. Portugal. 2005.
  45. Felgueiras, Margarida Louro. ROGÉRIO FERNANDES- QUESTIONAR A SOCIEDADE, INTERROGAR A HISTÓRIA, (RE) PENSAR A EDUCAÇÃO. PORTO, Portugal: AFRONTAMENTO. 2004.
    Publicado
  46. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Felgueiras, Margarida Louro; ROGERIO FERNANDES; Felgueiras, Margarida Louro. Opções pedagógicas e selecção de manuais escolares na região do Porto: sécs. XIX-XX. Campinas, Portugal: Mercado de Letras. 2004.
  47. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Despertar as memórias, resgatar o passado: os seminários no âmbito do projecto "para um museu vivo da escola primária". Portugal. 2004.
  48. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Do inventário à museologia da escola: pluralidade fragmentária e discurso global. Portugal. 2004.
  49. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A instrução primária entre o abandono, a filantropia e a promoção social: a acção dos "brasileiros" no séc. XIX e XX em Portugal. Portugal. 2004.
  50. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. O Projecto "Para um museu vivo da escola primária": concepção e inventário. Portugal. 2004.
  51. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Amália Luazes dos Santos Monteiro Leite. Portugal. 2003.
  52. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A memória dos jogos de recreio: da musealização dos objectos aos gestos. Portugal. 2003.
  53. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. O legado do projecto "para um museu vivo da escola primária" para o futuro Museu da Escola Primária no Porto. Portugal. 2003.
  54. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. História social da infância em Portugal: um território em construção. Portugal. 2002.
  55. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Os brasileiros e a instrução popular. Portugal. 2002.
  56. Felgueiras, Margarida Louro. A ESCOLA PRIMÁRIA- ENTRE IMAGEM E MEMÓRIA. PORTO, Portugal: FUNDAÇÃO DR. ANTONIO CUPERTINO DE MIRANDA. 2000.
    Publicado
  57. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A história e os seus registos: o museu como registo. Portugal. 2000.
  58. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Nota de abertura. Portugal. 2000.
  59. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. O projecto Para Um Museu Vivo da Escola Primária: concepção e inventário. Portugal. 2000.
  60. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Primary school: between image and memory = Grundschule: zwischen vorstellun und Erinnerung. Portugal. 1999.
  61. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Muita sabedoria mas pouca comedoria": a contribuição para a compreensão do estatuto social dos professores primários em Portugal nos anos 30. Portugal. 1998.
  62. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Tendências actuais na investigação em metodologia de ensino da história em Portugal. Portugal. 1996.
  63. Felgueiras, Margarida Louro. PENSAR A HISTÓRIA, REPENSAR A EDUCAÇÃO: A DISCIPLINA DE HISTÓRIA ..... PORTO, Portugal: PORTO. 1994.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Silva, Kenia; Magalhães, Maria José; Felgueiras, Margarida Louro; Santana, Carlos. "Entre a resistência e a existência: a revisão sistemática da literatura sobre a história das mulheres indígenas e as suas vozes". Trabalho apresentado em XIV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação,, 2022.
Prefácio / Posfácio
  1. Felgueiras, Margarida Louro. "DE COMO O HOMENAGEADO HOMENAGEIA". PORTO, Portugal: AFRONTAMENTO. 2004.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Silva, Kenia; Magalhães, Maria José; Felgueiras, Margarida Louro; Santana, Carlos Eduardo de. "Os caminhos teórico-metodológicos entre a existência e a resistência: a história das mulheres indígenas nas cartas dos padres jesuítas". Trabalho apresentado em VII ENJIE – ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO, Porto, 2023.
    Publicado
  2. Silva, Kenia; Magalhães, Maria José; Felgueiras, Margarida Louro; Santana, Carlos. "Colonialidade do gênero: a emergência da história das mulheres indígenas no campo dos estudos de gênero". Trabalho apresentado em 2º Ciclo IberoAmericano de Diálogos Contemporâneos: Género, Sociedade e Diversidade, 2023.
    Publicado
  3. Felgueiras, Margarida Louro; Basto, Céu. "Espaços e Memórias da Educação: Instituições de Internato Femininas na cidade de Penafiel, (1926-1973)". Trabalho apresentado em Espaços e memórias da educação: Instituições de internato femininas na cidade de Penafiel (1926-1973)., Lisboa, 2021.
    Publicado
  4. Resende, Mafalda; Vieira, Suana Saborano ; Felgueiras, Margarida Louro. "A memória como protagonista na visita ao Centro de Memória da Educação de Murça.". Trabalho apresentado em Congresso Ibero-americano de História da Educação., Lisboa, 2021.
    Publicado
  5. Resende, Mafalda; Vieira, Susana Saborano; Breia, Maria Isabel ; Cruz, Marcia Terezinha; Felgueiras, Margarida Louro. "Talks with History”: an intergenerational sharing of memories of the primary school at CITRIME-Murça.". Trabalho apresentado em IJUP, Porto, 2021.
    Submetido
  6. Afonso, José A., ; Felgueiras, Margarida Louro. "Laicity and education: Concepts and their limits in the Portuguese public school, 1910-1930.". Trabalho apresentado em ISCHE 42: Looking from above and below: Rethinking the social in the History of Education, Örebro, 2021.
    Publicado
  7. Basto, Céu; Felgueiras, Margarida Louro. Autor correspondente: Basto, Céu. "Early Childhood Education in Care Institutions in Portugal (19th and early 20th centuries)". Trabalho apresentado em ISCHE 42: Looking from above and below: Rethinking the social in the History of Education, Örebro, 2021.
    Publicado
  8. Cruz, Marcia Terezinha; Felgueiras, Margarida Louro. "A circulação da prática das Sebentas Académicas. Aproximações entre a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e a Faculdade Livre de Sciências Jurídicas e Sociaes do Rio de Janeiro (1900 A 1920)". Trabalho apresentado em XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Cuiabá, Mato Grosso, 2021.
    Publicado
  9. Cerqueira, Vera; FELGUEIRAS, Margarida Louro; Pais, Sofia Castanheira. "O potencial educativo de espaços culturais e a sua fruição pela pessoa idosa.". Trabalho apresentado em V ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Aveiro, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Elias Souza dos Santos. "Educação musical escolar em Sergipe: uma análise das práticas da disciplina  Canto Orfeônico na Escola Normal de Aracaju (1934-1971)". Mestrado, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29112012-104629/.
  2. Vieira, Antónia Celeste de Jesus. "A educação e a dinâmica de auto-organização das empregadas domésticas portuguesas do Sindicato do Serviço Doméstico (1960-1985)". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10316/13868.

Outros

Outra produção
  1. Learning to read the world and life: utopia in the educational proposal of Paulo Freire. 2017. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/110758.
  2. Comenius and the educational utopia: teach everything to everyone everywhere. 2017. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/110759.
  3. A intervenção docente para motivação na aprendizagem na disciplina de história: retratos do ensino em Sergipe/Brasil. 2016. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/90763.
  4. Education for peace in the primary school teachers' education in Portugal between 1890-1936. 2015. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/81827.
  5. A educação e o movimento de defesa dos animais não humanos em Portugal na transição do século XIX para o Século XX. As abordagens filosóficas conservacionista e protecionista atribuem o surgimento de inquietações sociais sobre os maus tratos infligidos aos animais não humanos em diversos países do ocidente, na transição do século XIX para o século XX. Este movimento social desafiou a visão hegemónica antropocêntrica, obteve a criação das primeiras áreas protegidas e organizou-se em associações de cidadãos, inqu. 2014. Amaro, Alexandra; Felgueiras, Margarida Louro; Lencastre, Marina Prieto. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2291.
  6. Conversas sobre educação. 2014. Felgueiras, Margarida Louro. https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/1690.
  7. AS CONDIÇÕES DE VIDA DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS DA REPÚBLICA AO FIM DA DITADURA. Os professores primários portugueses constituíram na década de 1920 um movimento organizado e activo na defesa da educação popular. Eram já um grupo com forte poder reivindicativo, organizado em torno a União do Professorado Primário Oficial Português (UPPOP). Publicava uma revista – O Professor Primário – e realizavam congressos com regularidade. Fundaram um Monte Pio e o Instituto do Professorad. 2013. Louro Felgueiras, Margarida. http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22722.
  8. As elites nos primórdios do ensino da Medicina no Porto. 2013. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/70322.
  9. Aproximações à cultura académica universitária na perspectiva coimbrã e sergipana (de 1950 à actualidade). 2013. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/70316.
  10. A educação e o movimento de defesa dos animais não humanos em Portugal na transição do século XIX para o Século XX = Education and the animal protection movement in Portugal at the turn of the 19th Century. 2013. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/75605.
  11. Perspetiva histórica sobre a educação e o movimento de defesa dos animais não humanos na transição do Século XIX para o Século XX. 2013. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/70302.
  12. A educação e a escolarização da infância em Portugal (1910-1974). 2012. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/70526.
  13. Educational heritage and museums: reflections on practical research, historical preservation and dissemination. The preservation of educational heritage and assets in Portugal emerges, almost simultaneously, between teachers and historians of education. School memories along with searching and recording of the collections of teachers were introduced in Portuguese and in Brazilian historiography in the nineties of the twentieth century. Simultaneously the need for civic intervention in order to safeguard the. 2012. Felgueiras, Margarida Louro; Universidade do Porto. http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/16.
  14. A matriz culturalista do ensino universitário da História da Educação em Portugal: o magistério de Joaquim de Carvalho. 2012. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/63587.
  15. L'educazione privata nel Portugallo: genealogia del rapporto pubblico-privato. 2011. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/92736.
  16. Herança educativa e museus: reflexões em torno das práticas de investigação, preservação e divulgação histórica. 2011. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/97348.
  17. Revisitar Rogério Fernandes através de alguns dos seus escritos. 2011. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/56720.
  18. As condições de vida dos professores primários da república ao fim da ditadura. 2011. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/56718.
  19. A vida como obra: notas sobre Rogério Fernandes. 2011. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/101963.
  20. NOTA DE APRESENTAÇÃO. Introdução, Editorial. 2010. Felgueiras, Margarida Louro.
  21. VIDA E OBRA DE ROGÉRIO FERNANDES. 2010. Felgueiras, Margarida Louro.
  22. Rogério Fernandes: cidadão e historiador da educação (1933-2010). 2010. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/96067.
  23. A educação no sanatório. EDUCAÇÃO SOCIEDADE E CULTURA. 2010. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Felgueiras, Margarida Louro. http://hdl.handle.net/10216/61952.
  24. A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico = The history of education in relation to historical and pedagogical knowledge. 2008. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/90777.
  25. A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico. Na historiografia da história da educação, vários autores têm salientado a posição "entre-dois" que a disciplina ocupa (Nóvoa, 1994, p. 21; Depaepe, 1993, p. 31). Disciplina histórica, elemento estruturante da incipiente ciência da educação, só se desenvolveu historicamente no campo institucional da formação de professores, a que ficou vinculada. A partir dessa situação, propomo-nos analisar a que. 2008. Felgueiras,Margarida Louro. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300006.
  26. História da educação em Portugal: instituições, materiais, práticas e representações: relatório da disciplina do mestrado em Educação e Herança Cultural. 2006. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/24391.
  27. Materialidade da cultura escolar: a importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa. Na abordagem da materialidade da cultura escolar, partimos das noções de passado, memórias, recordação e dos conceitos de cultura material, património e herança educativa, para inscrever as produções escolares como um património material e imaterial, constituindo uma herança a preservar. (...). On the approach to cultural scholar materiality, we begin with past notions, memories, recollections and. 2005. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/13148.
  28. The museums and the cultural construction of childhood. 2004. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/100700.
  29. Educational heritage. 2002. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/96114.
  30. Educational heritage in a virtual museum. 2002. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/101506.
  31. O museu da escola primária no Porto: orientações histórico-culturais. 2000. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/96101.
  32. O ensino da história em Portugal durante a Ditadura: determinantes epistemológicas e condicionamento político do trabalho docente. 2000. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/94515.
  33. A criação do museu da escola primária no Porto: uma experiência de constituição de fontes para a história da educação primária em Portugal. 2000. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/97648.
  34. CARVALHÃO DUARTE. 1998. Felgueiras, Margarida Louro.
  35. A disciplina de história do 3º ciclo do ensino básico: alguns princípios orientadores da metodologia de ensino. 1993. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/20536.
  36. Determinantes epistemológicas no currículo. 1993. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/20561.
  37. O ensino da história: que história ensinar?. 1988. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/56803.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/12/01 - Atual O POTENCIAL EDUCATIVO DE ESPAÇOS CULTURAIS DA CIDADE DO PORTO E A SUA FRUIÇÃO PELA PESSOA IDOSA: EDUCAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E INCLUSÃO
Orientador de Vera Cristina Coimbra Cerqueira
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2019/12 - Atual A Pedagogia Brasílica na obra de José de Anchieta
Coorientador
PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO, ESTUDOS SOCIOHISTÓRICOS E FILOSÓFICOS (Doutoramento)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E, EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO, ESTUDOS SOCIOHISTÓRICOS E FILOSÓFICOS, Brasil
2019/09 - Atual Do “sem ter” à Fundação de Amparo ao Menor – FUNDANOR: educação e formação nas memórias de infância e juventude de adultos outrora institucionalizados (1978-2015)
Orientador de José Cícero Pinto dos Santos
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2017 - 2020/12/11 A violência entre colegas é a pior coisa na escola": A perceção de crianças e adolescentes do 1º e 2º ciclos do ensino básico sobre violência entre pares e de género em contexto escolar
Orientador de Tânia Patrícia Gomes Pinto
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 A proteção e a educação de crianças e jovens em risco no Estabelecimento Humanitário do Barão de Nova Cintra (1901-1973)
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 O lugar da herança cultural no desenvolvimento local: a experiência de pensar com os atores sociais um Centro de Memória da Educação
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Educação da Infancia marginalizada no concelho de Penafiel (1865 - 1974): instituições de acolhimento, assistência e proteção
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Pensar experienciando. Contributos para a conceção de práticas educativas num Centro de Memória
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Crianças e jovens numa casa de acolhimento: uma resposta para um futuro melhor
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Gastronomia: circulação e invenção de gostos e tradições
Orientador
Educação e Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Para uma História monográfica da Escola Normal do Porto (1882-1896): abordagem sociocultural da acção quotidiana e das formas de legitimação
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Movimento das cidades educadoras em Portugal: a herança cultural na problematização dos princípios e nos discursos privilegiados
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Práticas culturais e incapacidade intelectual: a arte como veículo de experiências (e) de aprendizagem.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Da medicina escolar à saúde da escola. A medicina e a saúde escolar em Portugal (finais do século XIX, inicio do século XX)
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2008 A Educação e a Dinâmica de Auto-organização das Empregadas Domésticas Portuguesas do Sindicato do Serviço Doméstico (1960-1986)
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2003 - 2003 A Educação e a Dinâmica de Auto-organização das Empregadas Domésticas Portuguesas
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - 2013 Innovatives Pedagogies with school heritage
Conferência
The Open and Flexible Higher Education Conference 2013
EADTU, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - 2021/07 CIHELA -XIV CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO REVOLUÇÃO, MODERNIDADE E MEMÓRIA CAMINHOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Lisboa - on-line

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2007/09 - Atual História da Educação Contemporânea CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (Mestrado) Universidade do Porto, Portugal
2007/09 - Atual Seminário de Iniciação à Mediação e Formação: projecto II. Com Seminário de Acompanhamento CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (Mestrado) Universidade do Porto, Portugal
2007/09 - Atual História Social da Infância: Risco, Violência e Protecção Social CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (Mestrado) Universidade do Porto, Portugal
2017 - 2017 História , Sociedade e Pensamento Educacional: perspetivas teórico-metodológicas de investigação. Pós Graduação em Educação (Postgraduate Certificate) Universidade Federal do Pará, Brasil
2009 - 2009/09 História conectada da educação: circulação de objetos culturais, modelos pedagógicos e pessoas entre mundos. Programa de Pós-Graduação em Educação (Postgraduate Certificate) Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2019/03/01 - 2019/05/31 El proceso histórico de escolarización de la lengua asturiana: dimensiones políticas y sociales Marcos Rodríguez Álvarez