???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cristina Ferreira de Almeida

Identificadores de autor

Ciência ID
BE18-8BDD-FED8
ORCID iD
0000-0003-4181-2868

Telefones

Telefone
  • (351) 239851450 (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2022/12/05
Concluído
Formação Profissional de Capacitação para o Patrocínio Comunitário (Outros)
Centro Português para os Refugiados, Portugal
2022/09/13 - 2022/09/20
Concluído
Saúde Mental na População Refugiada (Outros)
Serviço Jesuíta aos Refugiados, Portugal
2022/05/08
Concluído
Facilitator Certification Program in the LEGO® SERIOUS PLAY® (Outros)
Rasmussen Consulting Europe - Association of Master Trainers in the LEGO SERIOUS PLAY method, Dinamarca
2004/10/08
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia Pedagógica
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Cognição Como Resolução de Problemas: Novos Horizontes para a Investigação e Intervenção em Psicologia e Educação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
MB com Louvor e Distinção
1995/01/08
Concluído
Psicologia Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Jogar e aprender a resolver problemas: Estudo exploratório (Play and learn problem solving: exploratory study...)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1984 - 1989
Concluído
Licenciatura Psicologia Pedagógica (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/10 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1995/10 - 2004/10 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
1990/01 - 1995/10 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024/06 - 2025/06 Mythabolism: a boardgame to demystify metabolism | Mitabolismo: um jogo de tabuleiro para desmistificar o metabolismo
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Neurociências e Biologia Celular, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, Portugal
Universidade de Coimbra Instituto de Investigação Interdisciplinar
Em curso
2019/12/01 - 2022/11/30 TEACHmi – Teacher preparation for migrant school inclusion
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
ERASME
Em curso
2016/09/01 - 2018/08/31 Lend a Hand - Social Inclusion Programming for Migrant and Refugee Children at Primary Schools
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2016/10 - 2018/04 From Peer to Peer: European Schools cooperating to be bullying-free
20161ES01KA201025501
Erasmus + Programme
2013/02 - 2013/10 Ser Cidadã(o) da Europa em Portugal
CD.OP3.3A4/2012-C12
European Commission
2013/02 - 2013/10 Ser Cidadã(o) da Europa em Portugal
CD.OP3.3–A4/2012-C12
European Commission

Outro

Designação Financiadores
2023/09 - Atual Superação.com Jogos
Superação com Jogos
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Lufapo Hub - Associação Inclusão Contacto, Portugal
Não financiado
2017/01/11 - Atual LAbJogos - Lúdico e Aprendizagem com base na Análise e Desenvolvimento de Jogos
1116639
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Em curso
2021/03/01 - 2023/06/30 BEg@mes
Ideias com Mérito
Investigador
Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis, Portugal
DGEstE/ DSR - Rede de Bibliotecas Escolares
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Almeida, A. C.. "CIDADAnedoNia ou o poder dos jogos no envolvimento participativo e inclusão". Trabalho apresentado em 6 Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2024.
    Publicado
  2. Ribeiro, Célia; Couceiro-Figueira, Ana Paula; Santos, Joana; Ferreira de Almeida, Ana C.; Campos, Sofia. "THE CONTRIBUTION OF THE PSYCHOMOTOR DOMAIN TO THE LEARNING OF READING AND WRITING". Trabalho apresentado em EDULEARN19 - 11th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, 2019.
    10.21125/edulearn.2019.2477
  3. Ribeiro, Célia; Campos, Sofia; Coelho, Maria da Luz; Couceiro-Figueira, Ana Paula; Ferreira de Almeida, Ana C.. "THE IMPORTANCE OF EMOTIONAL COMPETENCIES IN THE LEADERSHIP OF THE SCHOOL". 2019.
    10.21125/edulearn.2019.2484
  4. Almeida, A. C.. "BUILDING A BETTER WORLD FOR ALL CHILDREN: TOOLKIT FOR SOCIAL INCLUSION OF MIGRANT OR REFUGEE STUDENTS IN SCHOOLS - OUTPUT OF THE INTERNATIONAL PROJECT "LEND A HAND"". Trabalho apresentado em EDULEARN19 Conference, Palma de Maiorca, 2019.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2019.2597
  5. Almeida, A. C.. "O contributo do domínio psicomotor para a aprendizagem da leitura e da escrita". Trabalho apresentado em Edulearn19, 2019.
  6. Sousinha, André; Ferreira de Almeida, Ana C.. "EFFECTS IN SELF-PERCEPTION AND RELATIONSHIPS AFTER A BRIEF EXPERIENCE OF ROLE-PLAYING GAME WITH 7TH GRADE STUDENTS". Trabalho apresentado em EDULEARN19 - 11th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma de Mallorca, 2019.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2019.2591
  7. Almeida, A. C.. "CAAtivas – um projeto baseado em jogos para investigar, intervir e aprender ao longo da vida.". 2015.
  8. Almeida, A. C.. "Pedagogia 2.0 na Web Social e Um Modelo Pedagógico para Análise do Cinema enquanto Recurso Didático.". 2015.
  9. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Bento, G.. "O perigo da segurança – Estudo acerca das perceções de risco no brincar num grupo de educadoras de infância". Trabalho apresentado em 12º COLÓQUIO INTERNACIONAL PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO, Lisboa, 2012.
    Publicado
  10. Bento, G.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Risky play: Perceptions of a group of early childhood teachers in Portugal". Trabalho apresentado em EECERA 2012, Porto, 2012.
    Publicado
  11. Carvalho, C. M.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "CRECHEndo com qualidade - construção de um instrumento de avaliação das práticas educativas em creche". Trabalho apresentado em 12º COLÓQUIO INTERNACIONAL PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO, Lisboa, 2012.
    Publicado
  12. Rodrigues, N.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Kovacek, A.. "Why is the distance between what we know and what we don’t know always beyond of what we can achieve with our velocity of learning?". Trabalho apresentado em Ist International Conference on Time Perspective, Coimbra, 2012.
    Publicado
  13. Rodrigues, N.; Kovacek, A.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Excursions in learning to teach Math Problem Solving". Trabalho apresentado em ATEE Winter Conference, Professional development of teacher educators: Bringing together policy, practice and research, Coimbra, 2012.
    Publicado
  14. Carvalho, Cindy Mutschen; Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "“Crechendo” com qualidade - Construção de um instrumento de avaliação das práticas educativas em creche". 2012.
  15. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Moreira, J. A. M.. "How reliable and consistent is our learning community of inquiry? Psychometric qualities of the community of inquiry survey instrument applied to a sample of higher education Portuguese students". Trabalho apresentado em EduLearn11 – International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, 2011.
    Publicado
  16. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Moreira, J. A. M.. "A configuração de comunidades de aprendizagem em blended learning no ensino superior". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011, Braga, 2011.
    Publicado
  17. Moreira, J. A. M.; Mendes, A.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Academic Performance in Constructivist Learning Environments Supported by Learning Management Systems". Trabalho apresentado em International Association for Technology, Education and Development, Madrid, 2011.
    Publicado
  18. Moreira, J. A. M.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Education and Learning in Higher Education in Portugal: Evaluation of the Self Concept of Competence in Online Environments.". Trabalho apresentado em International Conference. ICT for inclusive learning- the way forward, Florence, 2011.
    Publicado
  19. Figueira, A. P. C.; Jiménez-González, J.E.; Lopes, I.M.P.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "A SICOLE-R (Jiménez et al., 2007). Software para avaliação da dislexia do desenvolvimento, para crianças. Versão Portuguesa. Apresentação Sumária". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional GalegoPortugués de Psicopedagoxía, Coruña, 2011.
    Publicado
  20. Figueira, A. P. C.; Lopes, I.M.P.; Serra, M.A.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "PROLEC-r - Evaluation of the processes of reading. Proposal for a computerized version". Trabalho apresentado em International Conference "ICT for Language Learning" 4th edition, Florença, 2011.
    Publicado
  21. Figueira, A. P. C.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Grupos de apoio a/entre professores/educadores - Área Formação Profissional (inicial e contínua)". Trabalho apresentado em VII Encontro de Inovação Educacional, Angra do Heroísmo, 2008.
    Publicado
  22. Figueira, A. P. C.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "A avaliação da Inteligência Emocional através da entrevista semi-estruturada de BarOn (BarOn – EQ: Emotional Quotient Interview)". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga, 2006.
    Publicado
  23. Figueira, A. P. C.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "A Inteligência Emocional a partir do inventário de BarOn (Emotional Quotient Inventory -BarOn)". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga, 2006.
    Publicado
  24. Figueira, A. P. C.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Ferreira, L.. "MSCEIT: Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test – ensaio de tradução". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga, 2006.
    Publicado
  25. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Jogar e aprender a resolver problemas. Estudo experimental acerca do treino de resolução de problemas". Trabalho apresentado em Didácticas e Metodologias da Educação, Braga, 1997.
    Publicado
  26. Jesus, S.N.; Almeida, Ana Cristina; Figueira, Ana Paula. "Programa para intervenção em situações de mal-estar docente". Trabalho apresentado em I Congresso Luso-Espanhol de Psicologia da Educação, APPORT e COP, Coimbra, 1997.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Almeida, A. C.. "Psychology Learning & Teaching", Psychology Learning & Teaching, 2013, http://www.wwwords.co.uk/PLAT/content/pdfs/12/issue12_3.asp.
Artigo em revista
  1. Almeida, A. C.. "Complexidades de Agência Antiopressiva nas Práticas de Educação". CEScontexto Debates 35 (2024): 62-74.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Almeida, A. C.. "We are What we Wear: A Mundane Slogan but Humane". Current Trends in Fashion Technology & Textile Engineering (CTFTTE) 5 5 (2019): 137-138.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Ana Cristina Ferreira de Almeida; João Arruda; Rui Mamede; Marta Martins; María Mesa Fernández; Daniela Coxinho; Catarina Ferreira. "CAAtivas: Aprender com jogos em Comunidade". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 05 (2017): 182-182. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2579.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2579
  4. Silva Quintela, Bárbara Rita; Almeida, Ana Cristina; Costa-Lobo, Cristina. "Programa de resolução de problemas no ensino secundário: PRPES". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): 052-056. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.02.2625.
    10.17979/reipe.2017.0.02.2625
  5. Almeida, A. C.. "LEND A HAND – Social inclusion programming for migrant and refugee children at primary schools. Initial results". Counseling 10 3 (2017): 1-9. https://rivistedigitali.erickson.it/counseling/archivio/vol-10-n-3/.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Almeida, A. C.. "Aprendizage en ambientes on-line en la ensenânza de educácion superior en Portugal". Revista Perspectivas Educativas 7 1 (2015): 45-59. http://revistas.ut.edu.co/index.php/perspectivasedu/article/view/667/513.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Almeida, A. C.. "Testar os limites da competência.". . Revista Louis Braille, 15 (2015):
  8. Moreira, J. António; Almeida, A. C.. Autor correspondente: Moreira, J. António. "Aprendizagem em ambientes online no ensino superior em portugal". Perspectivas Educativas 7 1 (2014): 45-59. https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/46348/1/Aprendizage%20en%20ambientes%20on-line.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Moreira, José António Marques; Ferreira, António Gomes; Almeida, Ana Cristina; Jose António Moreira; António Gomes Ferreira; Ana Cristina Almeida. "Comparing communities of inquiry in higher education students: one for all or one for each?". OpenPraxis 5 2 (2013): 165-178. http://www.openpraxis.org/index.php/OpenPraxis/article/view/50/pdf.
    Publicado • 10.5944/openpraxis.5.2.50
  10. Moreira, José António; Ferreira, António Gomes; Almeida, Ana Cristina. "Self-Learning Skills Perceived in Communities of Inquiry of Portuguese Higher Education Students". Psychology 04 05 (2013): 463-471.
    Publicado • 10.4236/psych.2013.45066
  11. Moreira, J. A.; Ferreira, A. G.; Almeida, A. C.. "Understanding Learning Skills in Online Learning Environments by Higher Education Students". Journal of Society and Communication 1 (2013): 235-263.
    Publicado
  12. Almeida, A. C.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Aprender jogando: Jogos de estratégia e heurísticas de resolução de problemas". Práxis Educacional 8 (12) (2012): 141-167.
    Publicado
  13. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Criar laços de conhecimento em comunidades de aprendizagem intergeracionais de Psicólogos". Revista Educação Skepsi 2 - (2011):
    Aceite para publicação
  14. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "A resolução de problemas na encruzilhada da Psicologia: reflexão em torno da unificação". Psychologica 52 (2011): 5-11.
    Publicado
  15. Leitão, J. A. G.; Figueira, A. P. C.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de; José Augusto Gonçalves Leitão; Ana Paula Couceiro Figueira; Ana Cristina Ferreira De Almeida. "Normas de imaginabilidade, familiaridade e idade de aquisição para 252 nomes comuns". Laboratório de Psicologia 8 8 (1) (2010): 101-119. https://doi.org/10.14417%2Flp.651.
    Publicado • 10.14417/lp.651
  16. Ana Cristina Ferreira de Almeida. "Problem-solving in the crossroads of Psychology: reflection around unification". Psychologica 53 (2010): 217-235. https://doi.org/10.14195%2F1647-8606_53_10.
    10.14195/1647-8606_53_10
  17. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Resolução de problemas e sucesso na aprendizagem: um estudo no ensino secundário". Psychologica 50 (2009):
    Aceite para publicação
  18. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Reflectindo acerca dos modelos da cognição: uma primeira aproximação". Psychologica Extra-séri (2004): 493-508.
    Publicado
  19. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Resolução de problemas: Alternativas à avaliação cognitiva de alunos?". Sobredotação 3 (1) (2002): 95-106.
    Publicado
  20. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "O problema dos problemas: os que se identificam, os que se descobrem e os ... irresolúveis. Reflexão em torno da aprendizagem baseada em problemas". Psychologica 30 (2002): 111-127.
    Publicado
  21. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Aprendizagem baseada em problemas: Uma solução para os problemas de aprendizagem? O que dizem os alunos". Revista Portuguesa de Pedagogia 36 (2002): 47-60.
    Publicado
  22. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "O contributo do licenciado em Ciências da Educação no traçado de novos caminhos da comunicação e do conhecimento. Para a diversidade necessária na construção dA Escola". Revista Portuguesa de Pedagogia 35 (3) (2002): 207-239.
    Publicado
  23. Figueira, Ana Paula ; Almeida, Ana Cristina; Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Figueira, A. P. C.. "O psicólogo no processo de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores: Razões justificativas da criação de uma Estrutura de Apoio Psicopedagógico a Professores". Revista Portuguesa de Pedagogia 32 3 (1998): 67-97.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Almeida, A. C.. "A resolução de problemas: Etapas preditoras de um desempenho proficiente". In Psicologia Educacional. Investigação e Intervenção em Portugal. Coisas de Ler, 2020.
    Publicado
  2. Almeida, A. C.; Tomás, J.R.; Clara, M.I.; Simões, S.. "(Re)Integração psicossocial por autoformação em contexto de reclusão". In Educação, Formação e Transformação Digital em Estabelecimentos Prisionais. Universidade Aberta, 2020.
    Publicado • 10.34627/acq9-bk68
  3. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Almeida, A. C.. "Blending Learning e Jogos Digitais". In Blended Learning em Contexto Educativo: Perspetivas teóricas e práticas de investigação, 57-78. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores., 2012.
    Publicado
  4. Moreira, J. A. M.; Ferreira, A. G.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Communities of Inquiry em Blended Learning: O 3.º Elemento do Processo de Ensino-Aprendizagem". In Blended Learning em Contexto Educativo: Perspetivas teóricas e práticas de investigação, 97-132. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2012.
    Publicado
  5. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Almeida, A. C.. "Treino mediatizado de competências de resolução de problemas (em plataformas digitais)". In Educação Online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais, 55-77. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2012.
    Publicado
  6. Almeida, A. C.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Costa, E.. "Jogos na Educação e na Formação: o Projeto GREAT". In Aprender na era digital: jogos e mobile learning, ---. -, Portugal: -, 2012.
    Publicado
  7. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Moreira, J. A. M.. "Self-concept of competence in higher education students learning in virtual environments". In Education in a technological world: communicating current and emerging research and technological efforts, ---. Badajoz, Espanha: Formatex Research Center, 2011.
    Publicado
  8. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Simões, M. C.. "Anos Incríveis - Séries de treino para pais, professores e crianças: programas de prevenção e intervenção precoce". In Comportamento anti-social e família. Uma abordagem científica, 419-474. Coimbra, Portugal: Almedina, 2002.
    Publicado
  9. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Breves reflexões sobre a formação dos formadores de professores". In Ensaios em Homenagem a Joaquim Ferreira Gomes, 143-152. Coimbra, Portugal: Minerva, 1998.
    Publicado
Edição de livro
  1. Almeida, A. C.. Brincar: dos conceitos às práticas. 2019.
    Publicado
  2. Monteiro, A.; Moreira, J. A. M.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de. Educação Online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais (Org.). Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores. 2012.
Livro
  1. Monteiro, A.; Moreira, J. A. M.; Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Moreira, José António Marques; Monteiro, Angélica; Almeida, Ana Cristina; Lencastre, José Alberto. Blended Learning em Contexto Educativo: Perspetivas teóricas e práticas de investigação.. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores. 2012.
    Publicado
  2. Almeida, A. C.. Educação Online. 2012.
  3. Almeida, A. C.. Blended Learning em Contexto Educativo. 2012.
Manual
  1. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. Formação de Psicólogos no Espaço Europeu de Educação Superior – Um estudo baseado em problemas e projectos de resolução. Portugal. 2008.
  2. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. IT’S NOW OR NEVER. Global benefits of unifying procedures to excel under bologna’s view. Portugal. 2008.
  3. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. Psicologia, Estudantes e Aprendizagem @ Educação.UC.pt. Portugal. 2008.
  4. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. Proposta de Guia para efectivar Orientações Tutoriais. Portugal. 2008.
  5. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. CoimbrUni. Portugal. 2006.
Poster em conferência
  1. Almeida, A. C.. "D&D no ensino básico – complemento para uma formação integral". Trabalho apresentado em 7º Congresso (inter)nacional Conversas de Psicologia, com o tema “Olhar o presente, pensar o futuro!”, 2020.
  2. Almeida, A. C.. "RuneScape em tempos de pandemia – envolvimento de estudantes em jogo de interpretação de personagens para escapar ao isolamento e manter-se ativ@ na comunidade". Trabalho apresentado em 7º Congresso (inter)nacional Conversas de Psicologia, com o tema “Olhar o presente, pensar o futuro!”, 2020.
  3. Almeida, A. C.; Couceiro-Figueira, Ana Paula. "O Projeto Teachmi: Ferramentas para Professores". Trabalho apresentado em 8º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAC¸A~O / 1st INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDUCATION, 2020.
  4. Almeida, A. C.. "Aprendizagem ao longo da vida: benefícios da estimulação cognitiva através de jogos e atividades lúdicas". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Bem-Estar, Saúde, Cognição e Desenvolvimento, 2019.
  5. Almeida, A. C.. "TEACHmi: Teacher preparation for migrant school inclusion". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Bem-Estar, Saúde, Cognição e Desenvolvimento, 2019.
  6. Almeida, A. C.. "Environmental learning experiences, motivations and literacy in higher education: a tool for assessment and communication". Trabalho apresentado em 1ª Conferência Campus Sustentável (CCS 2019) “Desenvolvimento Sustentável: Instituições de Ensino Superior como Agentes de Mudança”, 2019.
  7. Almeida, A. C.. "Jogos de tabuleiro na promoção de competências em crianças do 1ºciclo". Trabalho apresentado em 3º Congresso de Educação Emocional: Brincar e Crescer com as Emoções, 2019.
  8. Almeida, A. C.. "Contributo do Programa de Literacia Emocional “Jardim das Emoções” para o Desenvolvimento de Competências Sociais e Emocionais em Crianças de Idade Pré-escolar". Trabalho apresentado em 3º Congresso de Educação Emocional: Brincar e Crescer com as Emoções, 2019.
  9. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Configuring psychology learning communities in blended learning". Trabalho apresentado em EUROPLAT 2012 Conference, 2012.
  10. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Problem Based Psychology Learning: students' outlook about the cognitive, social and motivational influence". Trabalho apresentado em 12th European Congress of Psychology, 2011.
  11. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Estratégias de resolução de problemas por estudantes do 3.º ano de Psicologia – um estudo comparativo". Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2008.
  12. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Issues, goals and methods to succeed in Educational Psychology: Defies from a globalised world". Trabalho apresentado em XIX International Congress of Psychology, 2008.
  13. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "A resolução de problemas na encruzilhada da Psicologia Cognitiva, da Educação e do Aconselhamento". Trabalho apresentado em Congresso "Counseling Psychology at the Crossroads", 2007.
  14. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Figueira, A. P. C.. "Meta-(das)-análises: Memorando para a avaliação psicológica de futuro". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional sobre «Avaliação Psicológica: Formas e Contexto, 2006.
  15. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Figueira, A. P. C.. "A Inteligência Emocional a partir do inventário de BarOn (Emotional Quotient Inventory -BarOn)". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional sobre «Avaliação Psicológica: Formas e Contextos», 2006.
  16. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Figueira, A. P. C.; Ferreira, L.. "MSCEIT: Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test – ensaio de tradução". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional sobre «Avaliação Psicológica: Formas e Contextos», 2006.
  17. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Figueira, A. P. C.. "Não sabe, mas pode ser ensinado: ensino de estratégias de estudo e de aprendizagem - métodos e formas de treino". Trabalho apresentado em I Congreso Hispano-Portugués de Psicoloxía, 2000.
  18. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Figueira, A. P. C.. "Contributo do processo de resolução de problemas na avaliação psicopedagógica dos alunos". Trabalho apresentado em V Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 2000.
  19. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Figueira, A. P. C.. "Análise do contributo de processos de auto-regulação das aprendizagens no rendimento escolar de alunos do ensino secundário". Trabalho apresentado em V Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,, 2000.
  20. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Figueira, A. P. C.. "Métodos de avaliação de estratégias (cognitivas e metacognitivas) de estudo e de aprendizagem". Trabalho apresentado em V Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 2000.
  21. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "La résolution des problèmes sous une perspective cognitive-constructiviste". Trabalho apresentado em Colóquio «Constructivismes: usages et perspectives en éducation», 2000.
  22. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Almeida, L. S.. "Contributo para a construção de um instrumento de avaliação de comportamentos de resolução de problemas". Trabalho apresentado em V Encontro «Avaliação Psicológica: teorização e prática» e VIII Conferência Internacional «Avaliação Psicológica: Formas e Contextos»., 2000.
  23. Almeida, Ana Cristina Ferreira de. "Do conceito de inteligência ao conceito de problem-solving: implicações ao nível da avaliação psicológica". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional «Avaliação Psicológica: Formas e Contextos», 1998.
  24. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Figueira, A. P. C.. "Efeitos do programa da disciplina de Métodos e Técnicas da Educação nas crenças em torno da profissão docente, em alunos do Ramo Educacional da Faculdade de Letras – Estudo exploratório". Trabalho apresentado em I Congresso Luso-Espanhol de Psicologia da Educação, 1997.
Prefácio / Posfácio
  1. Almeida, A. C.. "Prefácio". Prefácio para O Perfil Profissional Docente em Contextos Educativos Diferenciados. Portugal: WhiteBooks. 2015.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Almeida, A. C.; Sousa, Micael. "Introdução sobre game design de jogos de tabuleiro modernos". Trabalho apresentado em 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2020.
  2. Almeida, A. C.; Sousa, Micael. "Colaboração através de jogos de tabuleiro modernos". Trabalho apresentado em 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2020.
  3. Almeida, A. C.. "Quão especial é o brincar das crianças diferentes?!". Trabalho apresentado em Simposios, XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, 2019.
    Publicado
  4. Almeida, A. C.. "Experiência de jogo de interpretação de papeis (DnD) na escola, perceção de si e relação com os outros". Trabalho apresentado em 3º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente - ICCA 2019, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Almeida, Leandro da Silva. "Cognição como resolução de problemas : novos horizontes para a investigação e intervenção em psicologia e educação". Doutoramento, 2004. http://hdl.handle.net/10316/1022.
Tradução
  1. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Alves, A.F.. Os problemas de comportamento na escola secundária: Avaliação de um modelo de formação pragmática por acompanhamento de professores. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2000.

Outros

Outra produção
  1. My Heart is there, My Body is Here (documentário interpretativo). 2021. Almeida, A.C. (Investigadora) (2021) in C. Santos (Coordenadora). URL: https://www.youtube.com/watch?v=QnXzYfnCEYM..
  2. Psychology student’s relationship with game-based learning. Somewhere between feeling committed and being engaged.. 2015. Almeida, A. C..
  3. Aprendizagem baseada em jogos digitais na esfera do real e do virtual.. 2014. Almeida, A. C.. http://web.ipca.pt/videojogos/Papers/videojogos2014_submission_10.pdf.
  4. CAAtivas: Comunidade de Aprendizagens Ativas.. 2014. Almeida, A. C..
  5. Projeto "Ser Cidadã(o) da Europa em Portugal". 2013. Almeida, A. C..
  6. Pensa e decide: os ‘Não’ na vida – ditos e ouvidos – e a sua importância na felicidade e desenvolvimento de cada um e de todos. 2011. Almeida, Ana Cristina Ferreira de.
  7. Estamos a ser (bons) educadores? Onde param as boas maneiras?. 2011. Almeida, Ana Cristina Ferreira de.
  8. Sem problemas não há soluções - trajectórias de sucesso. 2010. Almeida, Ana Cristina Ferreira de.
  9. Projecto FORideia – Centro de Apoio Psicopedagógico a Professores. 1999. Almeida, Ana Cristina Ferreira de; Figueira, A. P. C..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/02/11 Projeto "Superação com Jogos" Coimbra Social Summit 2025
Câmara Municipal de Coimbra & Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola – CASPAE (Coimbra, Portugal)
2024/03/16 Jogos de Tabuleiro - experiências de inclusão Leiria Talks . Convenção de Jogos de Tabuleiro LeiriaCon
LeiriaCon (Vieira de Leiria, Portugal)
2023/03/25 Inter-ver-em-sã-ação: os jogos na emancipação de tod@s LeiriaTalks 2023: Rethinking board games in contemporary societies
LeiriaCON (Portugal)
2022/03/18 O JOGOE A APRENDIZAGEM PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Red-Apple & I-deal.diálogos em rede (online, Portugal)
2021/10/22 Linguagens de mediação intercultural em ambientes educativos III Congresso Internacional RESMI 2021
Universidade de Aveiro - RESMI (Aveiro / online, Portugal)
2020/11/27 A importância das linguagens cinematográficas na inclusão social e escolar de migrantes / refugiados VI Simpósio Internacional “Fusões no Cinema”, Painel de Cinema e Arte I
XXVI FESTIVAL CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS (Coimbra, Portugal)
2019/09/10 Estudos e intervenções em torno da cognição, aprendizagem e desempenho com base em jogos: uma proposta de sistematização GICAD VII Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” | II Colóquio Internacional de Psicologia Escolar
GICAD
2019/07/16 Envolvimento de crianças e jovens refugiados: sucesso da sua inclusão na escola III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação – Inclusão e Diversidade
2019/05/03 Ser criança e jovem nos tempos modernos. Novas Tecnologias no Brincar: Oportunidades e desafios Novas Tecnologias: Oportunidades e desafios
Trilhos do Futuro /ADFP
2019/04/12 A importância do lúdico ao longo da vida (formação de curta duração
Lab TE- FPCEUC
2012 Sem problemas não há soluções - trajectórias de sucesso
(Coimbra, Portugal)
2012 Grupos de apoio a/entre professores / educadores Painel «Formação Profissional inicial e contínua» - Encontro Internacional de Inovação Educacional
(Angra do Heroísmo, Portugal)
2012 Risk and adventure in childhood experiences: How risky play is viewed by a group of early childhood teachers? 1st International Early Childhood Intervention Conference
Associação Nacional de Intervenção Precoce - European Association on Early Childhood Intervention (Braga, Portugal)
2012 “Projeto Descobrindo o Jardim” – An outdoor experience in the early years 1st International Early Childhood Intervention Conference
Associação Nacional de Intervenção Precoce -European Association on Early Childhood Intervention (Braga, Portugal)
2012 Evaluating educational practices in infant daycare -development of an instrument 1st International Early Childhood Intervention Conference
Associação Nacional de Intervenção Precoce - European Association on Early Childhood Intervention (Braga, Portugal)
2010 Aprender Psicologia com base em problemas I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em contextos educativos
(Braga, Portugal)
2009 A intervenção dos jovens na etnografia e no folclore, como processo de protecção. Revisitando'Sedução Folk & Folclore: (…) danças do imaginário urbano juvenil e musicalidades de cultura popular', numa abordagem psicoeducativa XV Jornadas Técnicas de Etno-Folclore
Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego (AFERM) (Coimbra, Portugal)
2009 Problem-solving based on Folk-Lore: psychologists’ on the wire 3rd International Conference On Psychology
(Grécia)
2008 Formação Profissional inicial e contínua Encontro Internacional de Inovação Educacional
(Angra do Heroísmo, Portugal)
2008 O valor preditivo da resolução de problemas na excelência VII Congresso da ANEIS «Excelência: Potencial e desempenho»
(Portugal)
2008 Ser pai ou mãe de uma criança especial VII Congresso da ANEIS «Excelência: Potencial e desempenho»
(Portugal)
2006 A sobredotação como processo de desenvolvimento: estudos longitudinais VI Congresso da A.N.E.I.S. / Simpósio Internacional Sobredotação, perícia e Meta-desEnvolvimento: ApRender a excelência - Painel «Sobredotação ao longo da vida»
(Portugal)
2006 A avaliação da Inteligência Emocional através da entrevista semi-estruturada de BarOn (BarOn – EQ: Emotional Quotient Interview) XI Conferência Internacional sobre «Avaliação Psicológica: Formas e Contextos»
(Braga, Portugal)
2006 A Inteligência Emocional a partir do inventário de BarOn XI Conferência Internacional sobre «Avaliação Psicológica: Formas e Contextos»
(Braga, Portugal)
2005 Resolução de problemas: alternativa para avaliar a(s) inteligência(s)? I Simpósio Internacional de Inteligência Humana: Investigação e Aplicações
(Universidade de Évora, Portugal)
2004 Resultados de um estudo para a construção e validação de uma metodologia de avaliação cognitiva baseada na resolução de problemas X Conferência Internacional sobre «Avaliação Psicológica: Formas e Contextos»
(Braga, Portugal)
2003 Aprender a criatividade IV Congresso Anual da ANEIS «Sobredotação: Contextos de Aprendizagem e Desenvolvimento»
(Lisboa, Portugal)
2002 Aprendizagem baseada em problemas: um lque de (boas) soluções para ensinar e aprender Seminário Nacional «Alunos diferentes ... avaliações iguais?
Assoc. Nacional dos Professores do Ensino Secundário (Sever do Vouga, Portugal)
2002 Ensaios para a validação empírica de um programa de intervenção com crianças sobredotadas , III Congresso Anual da ANEIS «Sobredotação: Aproximação de modelos e práticas»
(Porto, Portugal)
2001 Para a diversidade necessária na construção dA Escola. O contributo do Licenciado em Ciências da Educação no traçado de novos caminhos da comunicação e do conhecimento 2.º Encontro de Investigação e Formação «Criatividade, Afectividade, Modernidade - Construindo hoje a escola do futuro»
( Lisboa, Portugal)
2001 Resolução de problemas: alternativa à avaliação cognitiva de alunos? II Congresso Anual da ANEIS «Sobredotação: Dinâmicas e Projectos Nacionais»
(Covilhã, Portugal)
2000 Processos de resolução de problemas: Uma alternativa de avaliação I Congresso Anual da ANEIS «Sobredotação: pensar desafios, construir respostas»
( Évora, Portugal)
1999 Estruturas de apoio psicopedagógico a Professores I Simpósio Ibérico do Síndroma de Burnout
(Lisboa, Portugal)
1997 Programa de formação para prevenção do mal-estar docente I Congresso Luso-Espanhol de Psicologia da Educação
(Coimbra)
1995 A importância da linguagem oral e escrita na aprendizagem da ciência II Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e de Geologia «Educar para além do amanhã»
(Coimbra, Portugal)
1995 Treino de competências de resolução de problemas através de uma abordagem lúdica III Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação
(Braga, Portugal)
1992 A compreensão da linguagem figurativa II Encontro «Desenvolvimento e Educação - Da Infância à Idade Adulta»
Infantário e Jardim Infantil do S.S.U.C. e pelo Núcleo de Desenvolvimento Psicológico da Criança e do Adolescente da F.P.C.E., U.C (Coimbra, Portugal)
1991 A importância da formação psicopedagógica dos professores na interface escola, saúde e bem-estar Encontro «Os Jovens e a Saúde»
(Coimbra, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Contributo para o desenho de um programa de conscientização, capacitação e apoio para educadores na inclusão escolar de crianças e jovens com perturbação no espectro do autismo
Orientador
2019 - Atual Impacto de um jogo MMORPG em período de pandemia (título prov)
Orientador
2017 - Atual Potencial criativo de crianças e jovens em ensino regular e em ensino integrado de música - estudo exploratório
Orientador
2010 - Atual Formação de conceitos matemáticos e sua relevância na capacidade de processamento da informação e competência de resolução de problemas
Orientador
Programa Inter-universitário em Psicologia - Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2008 - Atual Avaliação cognitiva baseada na resolução de problemas: Validação de uma metodologia
Orientador
Programa Inter-universitário em Psicologia - Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018 - 2019 Contributo da Psicologia Positiva na resposta psicossocial para a capacitação, bem-estar e regulação emocional de um indivíduo em programa de substituição de cloridrato de metadona – Estudo de caso
Orientador
2018 - 2019 BRINQUEDOS ADAPTADOS PARA CRIANÇAS COM BAIXA VISÃO AVALIAÇÃO DE RECURSOS
Orientador
2018 - 2019 Análise sistemática de investigações acerca de aprendizagem baseada em jogos (GBL) e em jogos de interpretação de personagens (RPG)
Orientador
2017 - 2019 Autoperceção de competências académicas e profissionais por estudantes de Psicologia
Orientador
2018 - 2018 Contributo para o mapeamento do percurso de desenvolvimento pessoal - estudo de caso com crianças de 3º e 4º ano de uma Escola TEIP
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Impacto do Projeto «Jardim do Sentir» na Identificação, Compreensão e Regulação de Sentimentos e Emoções por Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 Psicologia Positiva para Auxiliares de Centro de Reabilitação com Paralisia Cerebral
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 Relações entre o Potencial Criativo, a sua Perceção em Clima de Sala de Aula e o Rendimento Escolar: Um estudo exploratório no 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 "Tretas embrulhadas em Corações" ou as dificuldades de saber Amar e ser amad@
Orientador
Temas de Psicologia do Desenvolvimento (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Perceção das relações pais-filhos e a sua relação com o sucesso escolar. Estudo com crianças no 4º ano de escolaridade
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2015 Estudo de caracterização de um grupo de crianças de três anos de idade em Jardim de Infância, em função de variáveis de desenvolvimento do Currículo Pré-escolar HiComp
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2015 Construção de heurísticas para promoção do sucesso na aprendizagem da Matemática – impacto de programa baseado na resolução de problemas
Orientador
Programa Inter-universitário em Psicologia - Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 Crenças parentais no desenvolvimento de uma criança com paralesia cerebral: Estudo de caso
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Estudo do autoconceito em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico com versão adaptada da escala de Piers-Harris
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Estudo sobre a eficácia de um programa de educação emocional no comportamento agressivo de alunos do 2º ciclo do ensino básico
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 A importância de brincar no exterior: análise dos níveis de envolvimento de crianças em idade pré-escolar
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 A importância de brincar no exterior para a resolução de problemas e criatividade: um estudo com crianças em educação pré-escolar
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2013 Avaliação dinâmica do potencial de aprendizagem cognitiva – estudo exploratório numa amostra de crianças com paralisia cerebral
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 Efeito(s) placebo na intervenção psicológica de aconselhamento
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 Cognição espacial em crianças pequenas: comparação de dois métodos de investigação
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 O perigo da segurança: estudo das perceções de risco no brincar no grupo de educadores de infância.
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 "CRECHEndo" com qualidade. Construção de um instrumento de avaliação das práticas educativas em Creche
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 Estratégias de resolução de problemas lógicos de enunciado verbal por alunos de 6º e 8º ano de escolaridade do Ensino Básico
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 Diversidade na Universidade: estilos de pensamento na resolução de problemas
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2012 Resolução de Problemas, Estilos de Pensamento, Desempenho Académico e Vivências no Ensino Superior
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2012 Diversidade no Ensino Superior: estilos de pensamento na resolução de problemas
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2012 As estratégias utilizadas por alunos do Ensino Básico para resolver problemas lógicos de enunciado verbal. Estudo comparativo entre alunos de 6º e 8º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2011 A Grelha de Observação HiComp Preschool Curriculum: Estudo de um grupo de crianças de 3 anos
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2011 Competências académicas, resolução de problemas, estilos de pensamento, abordagem ao estudo e boas práticas no Ensino Superior: ensaio de caracterização de estudantes da FPCE-UC
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2011 UTILIZAÇÃO DE HEURÍSTICAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Coorientador
Psicologia (associação) (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2010 A 'Gestão do Comportamento' como ferramenta de resolução e gestão de conflitos nos Cursos de Educação e Formação: Estudo de Caso
Orientador
Mestrado em Psicologia - Psicologia Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2010 Concepções de pais e de educadoras sobre a importância da matemática em Educação Pré-Escolar
Orientador
Mestrado em Psicologia - Psicologia Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2010 Vivências e Percepções de Estágio em Psicologia
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2010 Avaliação dinâmica do potencial de aprendizagem cognitiva – estudo exploratório numa amostra de crianças com perturbações do espectro do autismo
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2010 Avaliação do potencial de aprendizagem de crianças com Paralisia Cerebral - estudo exploratório com provas de realização da WISC-III. MIP
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2010 Em Busca da Solução: Relação entre a Capacidade de Resolução de Problemas e o Sucesso Escolar em Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2009 Mission Cognition: Estudo do caso de crianças com perturbações no espectro do autismo na resolução do jogo Sombras em interface computacional
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 - 2009 Aprendizagem baseada na resolução de problemas por crianças com paralisia cerebral
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 - 2009 Competências Pró-Sociais e estilos parentais numa amostra de adolescentes a frequentar o 8.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 - 2009 Estudo de caracterização de um grupo de crianças de cinco anos em jardim-de-infância. Contributos para a validação do currículo pré-escolar HiComp
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 - 2009 A importância da música na aprendizagem escolar: um estudo exploratório
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2008 - 2008 A Intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem em contextos extra-escolares - da recuperação à intervenção
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2008 - 2008 Regresso à Escola por conta própria – manifesto valor acrescentado à escolarização dos filhos
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2007 - 2007 Auto-avaliação de escolas. Contributo para a construção de um instrumento de avaliação: A importância da relação com a comunidade na melhoria da Escola
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2007 - 2007 Auto-avaliação de escolas. Contributo para a construção de um instrumento de avaliação: O desenvolvimento profissional e a formação docente
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2007 - 2007 Auto-avaliação de escolas. Contributo para a construção de um instrumento de avaliação: O papel dos apoios educativos na melhoria eficaz dos sistemas de ensino
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2007 - 2007 Auto-avaliação de escolas. Contributo para a construção de um instrumento: avaliação do Ensino-Aprendizagem
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2007 - 2007 Auto-avaliação de escolas. Contributo para a construção de instrumentos de avaliação: O papel dos recursos educativos na melhoria dos sistemas de ensino
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/07/20 - Atual Conferência Nacional de Apresentação dos resultados do Projeto Lend a Hand – Social Inclusion Programming for Migrant and Refugee Children at Primary Schools (2018/07/20)
2025/01/03 - 2025/06/08 O projeto "Ai Se o P o e t a brincar comigo ..." (Ai Se o P = inversão de “Poesia”, tema da Semana Cultural 2025 da Universidade de Coimbra) pretende gerar conexões e movimentos de participação inclusiva, destacando a poesia através de atividades de jogos de tabuleiro (e.g., “Pessoa” – Pythagoras), mas também através de outras dinâmicas lúdicas e jogos sérios (storytelling, Lego®). (2025/03/01 - 2025/03/08)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Lufapo Hub - Associação Inclusão Contacto, Portugal
2021/04/10 - 2021/05/22 Seminários Piloto de apresentação e melhoria da "toolbox" do projeto TEACHmi - Teacher preparation for migrant school inclusion (ERASMUS+ Project Nº: 612216-EPP-1-2019-1-EL-EPPKA3-IPI-SOC-IN) (2021/04/10 - 2021/05/22)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2019/05/30 - 2019/05/31 3º Congresso de Educação Emocional: Brincar e Crescer ... saudavelmente! (2019/05/30 - 2019/05/31)
Congresso
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/09 - Atual Dinamização de workshops: Lego@ Serious Play@
Oficina (workshop)
Lego ao serviço da Família e da Educação: Aproximação à metodologia Lego@ Serious Play@
Lufapo Hub - Associação Inclusão Contacto, Portugal
2022/11/03 - Atual conferência intitulada “Resolução de problemas na encruzilhada do Jogar e do Aprender”, no âmbito do VI CICA - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - À RODA DOS PROBLEMAS.
Conferência
CICA - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - À RODA DOS PROBLEMAS
2022/06 - Atual Jogos para todos os gostos - I Mostra gastronómica | Iguarias da população migrante Música e Jogos didáticos - Encontro população migrante
Outro
2022/04/01 - Atual Uma Carta para a Ucrânia. Sob a proposta do Comité Olímpico de Portugal (Educação Olímpica), em articulação com a Faculdade de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e colaboração da FPCEUC ( por mim representada), lançou a iniciativa solidária, celebrando o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz, para promover a educação para a igualdade, respeito e justiça social. Com o objetivo final de publicação de livro, cuja venda reverta a favor da construção de escolas na Ucrânia. Uma Carta para Ucrânia
2024/12/07 - 2024/12/07 Workshop: "Quando o Jogo é um Assunto Sério: Estratégias de capacitação em contextos educativos"
Oficina (workshop)
Fórum de Psicólogos em Contexto Escolar
Universidade de Coimbra, Portugal
2024/10/11 - 2024/10/12 workshops “Inovar as aprendizagens com brincadeira e jogos sérios, no âmbito do Evento CRIAR E INOVAR NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Encontro
CRIAR E INOVAR NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Universidade dos Açores - NICA: NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE,, Portugal
2023/02/03 - 2023/07/08 5 sessões na FPCE-UC acerca das potencialidades dos jogos (e.g., analógicos) no apoio ao desenvolvimento e aprendizagens (cognitivas, afetivas e sociais), de diferentes grupos-alvo. Com fundamento teórico, explorar jogos de tabuleiro diversos, em função de diferentes áreas de competência, metas de aprendizagem e segmentos da população; o jogo como meio de desenvolver e avaliar competências; analisar jogos específicos em função dos processos psicológicos a desenvolver; criar planos de intervenção para a aprendizagem e inclusão. Avaliação autêntica.
Oficina (workshop)
Ciclo de Formações: Jogar e Aprender
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Lufapo Hub - Associação Inclusão Contacto, Portugal
2023/07/07 - 2023/07/07 Workshop: Jogos de tabuleiro na base de aprendizagens e(m) cooperação (indoor e outdoor)
Oficina (workshop)
Diálogo de Saberes para uma Vida Sustentável,
Universidade de Coimbra, Portugal
2020/11/27 - 2020/11/28 Moderação do PAINEL DE CINEMA E EDUCAÇÃO IV, Teaching Film: diversity in film and filmmaking courses, André Rui Graça, CEIS 20 Da ilusão ao cinema de imersão: a história da realidade virtual e a experiência, Marina Vasques Oliveto, ULHT
Simpósio
VI edição do Simpósio Internacional “Fusões no Cinema”, integrado na XXVI edição do Festival “Caminhos do Cinema Português”.
1999 - 1999 Criação de estruturas de apoio psicopedagógico ao professor
Oficina (workshop)
Tema «Educação para a diversidade», I Encontro de Investigação e Formação: Desenvolvimento e Globalização
1996 - 1996 A arte infantil. Se sabemos e conhecemos, porque não partilhamos?
Oficina (workshop)
Colóquio «Arte Infantil»
Escola Profissional de Montemor-o-Velho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/02/18 Júri de Provas de Doutoramento em Psicologia Nuno Miguel Viegas Rodrigues (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/11/20 - 2020/11/28 VI Simpósio Internacional “Fusões no Cinema”

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/03/01 - 2018/07/20 Participação na revisão do Projeto Educativo de uma Escola Secundária de Coimbra

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2025 - Atual Associação Portuguesa pelo Direito a Brincar-IPA Portugal órgãos sociais
2022/12/17 - Atual APA - American Psychological Association Membro Internacional
2019/08/26 - Atual Associação Inclusão ConTacto Sócia Fundadora / Presidente da Direção
2015/01/01 - Atual ADIPSIEDU - Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação
2014/12/01 - Atual Associação para o Desenvolvimento em Investigação em Psicologia da Educação - ADIPSIEDUC Sócia nº 123
2014/12 - Atual ADIPSIEDUC - Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação
2012/11/01 - Atual Sociedade Portuguesa das Ciências dos VideoJogos
2011/07/24 - Atual International Association for Cognitive Education and Psychology membro regular
2010/03 - Atual Ordem Psicólogos Portugueses
2009/12/31 - 2019/12/31 Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social Investigadora integrada

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/05 - Atual Revisão / Júri de produções escritas por crianças orientadas pelos respetivos doentes, no projeto educativo e solidário "Histórias da Ajudaris" Ajudaris - Associação de Solidariedade Social, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2018/01/01 - 2022 em Regime de voluntariado com a Associação Peaceful Parallel - Área de Migrações, Asilo e Refugiados Alunos de Famílias numerosas de refugiados
Distinções

Outra distinção

2020 Menção Honrosa
Associação Portuguesa Conversas de Psicologia, Portugal