???global.info.a_carregar???
António Ventura is an ethnomusicologist, cultural producer and researcher. He graduated in Artistic Studies from the University of Coimbra in 2014, obtained a Master's degree in Music (specialising in ethnomusicology) in 2016 and a PhD in Music (specialising in ethnomusicology) in 2022 from the University of Aveiro, the latter being financially supported by a 4-year grant from the Foundation for Science and Technology. He was a researcher at the Institute of Ethnomusicology - Centre for the Study of Music and Dance (INET-md) (2016-2022), participating in various projects and academic activities, namely the FCT-funded projects "Our music, our world: musical associations, wind bands and local communities (1880-2018)" (2016-2019) and "EcoMusic - Sustainable practices: a study of post-folklorism in Portugal in the 21st century" (2018-2021). He has been part of interdisciplinary teams and has presented dozens of oral communications and published in specialised national and international journals. He is a researcher at the Centre for Interdisciplinary Studies (CEIS20) at the University of Coimbra, as part of the GREENARTS exploratory project. His areas of scientific interest are Popular Music Studies, Cultural Management and Modes of Production in the Performing Arts. At the same time, he is interested in visual ethnography and documentary film as a tool for communicating scientific research and as a means of preserving cultural practices, protagonists and contexts. He is currently working on the intersection of Arts and Ecology and on the different dynamics of environmental sustainability linked to cultural production.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António Alberto Ruivo Ventura Martins

Nomes de citação

  • Ventura, António

Identificadores de autor

Ciência ID
BD14-095F-6497
ORCID iD
0000-0003-4605-7793

Endereços de correio eletrónico

  • venturamartins@uc.pt (Profissional)
  • antoniomartins_8@hotmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudos de Folclore
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2017/10 - 2022/09/05
Concluído
Doctoral Program in Music (Doutoramento)
Especialização em Ethnomusicology
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
"Os "Mistérios da Páscoa" no centro de uma Constelação: Dinâmicas de Patrimonialização, Revitalização e Afeto em Idanha-a-Nova" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with distinction
2017 - 2018
Concluído
Doctoral Program in Music (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Ethnomusicologia
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2016
Concluído
Master in Music (Mestrado)
Especialização em Ethnomusicology
Universidade de Aveiro, Portugal
"Processos de Tradicionalização em Penha Garcia: Práticas, Protagonistas e Contextos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2014
Concluído
Graduate in Artistic Studies (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12/12 - Atual Investigador (Investigação) University of Coimbra - Centre for Interdisciplinary Studies (CEIS20), Portugal
University of Coimbra - Centre for Interdisciplinary Studies (CEIS20), Portugal
2016/06 - 2022 Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/10 - 2022/09 PHD Candidate Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/09/01 - Atual GREENARTS. Green Production - Performing Arts in Transition,
Investigador Pós-doutorado
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2017/10 - 2022/09 "Easter Misteries" in Idanha-a-Nova: Heritagization and Turistification processes of Musical Practices
SFRH/BD/128570/2017
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/08/15 - 2021/08/14 Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI/ Sustainable practices: a study of the pos-folklorism in Portugal in the 21st century
PTDC/ART-FOL/31782/2017
Investigador
Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/06 - 2019/05 Our music, our world: musical associations, wind bands and local communities (1880-2018)
PTDC/CPC-MMU/5720/2014
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Rodrigues, Vânia; Ventura, António. ""In search of the sustainable theatre: a Portuguese National Theatre’s Journey towards eco-responsibility”". American Journal of Arts Management 13 1 (2025): https://www.artsmanagementjournal.com/editions/volume-13-issue-1-february-2025.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Rodrigues, Vânia; Ventura, António. "Embracing ambivalence: responsibility discourses around ‘greening’ the performing arts". Annals of Leisure Research (2024): 1-16. http://dx.doi.org/10.1080/11745398.2024.2358765.
    10.1080/11745398.2024.2358765
  3. Ventura, António. "The visual discourse as a vehicle to communicate ethnomusicological research: Sharing academic knowledge in Encomendação das Almas". TRANS Transcultural Music Review - Special Issue Audiovisual Ethnomusicology 27 (2023): https://www.sibetrans.com/trans/public/docs/5-the-visual-discourse-as-a-vehicle-to-communicate.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Ventura, António. ""Páscoa em Casa": manifestações religiosas em tempo de pandemia". VEDUTA, 14 14 (2020):
    Publicado
  5. Ventura, António. "Processos de construção da cultura em Penha Garcia: estudo sobre Catarina Sargenta, um ícone da música de matriz rural". Post-ip'15 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança. vol. 3 (2015). 3 (2017): http://revistas.ua.pt/index.php/postip/article/view/4564.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, Vânia; Oliveira, Fernando Matos de; Ventura, António. "Great Expectations: Towards Eco-Responsible Cultural Institutions". In Responsible Consumption and Production in the Cultural & Creative Industries. Actions, policies, and strategies for a sustainable future.. Reino Unido: Routledge, 2025.
    No prelo
  2. Rodrigues, Vânia; Ventura, António. "Our problem, not our fault: semi-peripheral perspectives on "greening" cultural policy and management". In Subaltern Knowledge in Cultural Practices: Questioning ethics of international collaboration.. Belgrade, Sérvia: University of Arts in Belgrade, Clio publishing house, Belgrade, 2024.
    Publicado
  3. Ventura, António. ""Os de lá e os de cá": Dinâmicas de ativistas do século XXI pela revitalização da Encomendação das Almas em Proença-a-Velha". In Hidden archives, hidden practices: debates about music-making, editado por Helena Marinho; Maria do Rosário Pestana; Maria José Artiaga; Rui Penha. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2020.
    Publicado
  4. Ventura, António. "Nocturnal practices in Penha Garcia, Idanha-a-Nova, Portugal: the importance of Catarina Sargenta and Maria Nabais in encomendação das almas". In Music, Individuals and Contexts: Dialectical Interaction, editado por Nadia Amendola; Alessandro Cossentino; Giacomo Sciommeri. Rome, Itália: Universitalia, 2019.
    Publicado
  5. Ventura, António. "Coherence, Reconfigurations and Cultural Practices in an Ancient Celebration: Ethnography of Festa de Santa Bebiana, Paúl, Covilhã, Portugal". In Libro de Actas - VIII Jornadas de Jóvenes Musicólogos. Madrid, Espanha: Ana Llorens, 2015.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Ventura, António; Ana Margarida Cardoso; Chambel, Mónica; Julieta Silva; Amanda Carpenedo. "Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance". Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance 4 4 4 (2019): https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/4879.
    Publicado • https://doi.org/10.34624/postip.v4i4.4879 • Co-editor
Relatório
  1. Rodrigues, Vânia; Oliveira, Fernando Matos de; Ventura, António. 2023. A Parte Pelo Todo. Relatório do Inquérito "Práticas Ecológicas e Sustentáveis nas Artes Performativas em Portugal". https://doi.org/10.48552/hqvr-7r07.
    10.48552/hqvr-7r07
  2. Vânia Rodrigues; Fernando Matos de Oliveira; Ventura, António. 2023. A Part for the Whole. Sustainable and Ecological Practices on the Performing Arts in Portugal. https://doi.org/10.48552/6xty-zz71.
    10.48552/6XTY-ZZ71
Tese / Dissertação
  1. "Os "Mistérios da Páscoa" no centro de uma Constelação: Dinâmicas de Patrimonialização, Revitalização e Afeto em Idanha-a-Nova". Doutoramento, Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, 2022. http://hdl.handle.net/10773/35270.
  2. Martins, António Alberto Ruivo Ventura. "Processos de tradicionalização em Penha Garcia: práticas, protagonistas e contextos". Mestrado, Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17789.

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Ventura, António; António Ventura, João Valentim, Bernardo Limas (Realizador). 2018. Stopping Point.
  2. Ventura, António; António Ventura (Produtor); António Ventura (Realizador). 2017. Por Quem Lá Tendes/ For Whom You Have There.
  3. Ventura, António; João Valentim, António Ventura (Realizador). 2015. The Saints Stay At The Door.
Gravação áudio
  1. Cosmic Mass; Ventura, António; Cosmic Mass (Produtor). 2021. "Cosmic Mass - Alienation (album)". In Alienation, Gig ROCKS!.
  2. Cosmic Mass ; Ventura, António; Cosmic Mass (Produtor). 2019. "Cosmic Mass - Vice Blooms (album)". In Vice Blooms, Edição de Autor.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/07 The forces of the local "Constellation": Heritagization processes, negotiations, and dynamics of local activism 46th International Council for Traditional Music World Conference
FCSH/INET-MD (Lisboa, Portugal)
2021/10/20 Páscoa em Casa: Ativismo e Religiosidade em Tempo de Pandemia SIBE+2021 - Investigação em Música e Dança, Práticas de Responsabilidade Social e Política
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/03/13 Ativismo cultural, resiliência e empoderamento local: Os 'Mistérios da Páscoa' em Idanha-a-Nova, Portugal Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI
Universidade de Aveiro (Portugal)
2020/07/29 Manifestações religiosas em tempo de Covid-19: Dinâmica e adaptação nas populações de Idanha-a-Nova, Portugal 6º Congresso Internacional de Antropologia AIBR
Associação AIBR (Brasil)
2020/07/10 Mistérios da Páscoa em novos contextos: implicações da pandemia nas performances musicais locais EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/10/17 Dinâmicas Bottom-up na performance musical: Encomendacão das Almas em Proença-a-Velha Jornadas SIBE 2019 "Tradiciones Musicales: Experiencia social y creación Musical"
Universidad de Huelva (Huelva, Espanha)
2019/07/19 Mistérios da Páscoa em Idanha-a-Nova: Políticas Culturais, Decisores e Comunidades Locais Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos
Cria-UL (Lisboa, Portugal)
2019/06/30 Os de lá e os de cá - Dinâmicas das Ativistas do Século XXI pela Revitalização da Encomendação das Almas em Proença-a-Velha "Hidden Archives, Hidden Practices - Debates about music making"
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/03/14 "Protagonistas, contextos e performances no Canto a Vozes: Etnografia do Grupo Etnográfico de Moldes de Danças e Cantares Arouquenses" Jornadas de Cultura Popular/GEFAC
GEFAC (Coimbra, Portugal)
2019 "Easter Mysteries" in Idanha-a-Nova: Processes of turistification and Patrimonialization Research Summit
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/11/16 "A Revitalização da Encomendação das Almas: Dinâmicas, turismo cultural e Patrimonialização" ENIM 2018 - VIII Encontro de Investigação em Música (Sociedade Portuguesa de Investigação em Música
Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2018/10/28 "Encomendação das Almas em Idanha-a-Nova: Dinâmicas de Revitalização e Patrimonialização numa performance musical" "Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso"
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018 Visual Discourse as a Means for the Democratization of Musical Practices: Encomendação das Almas in Penha Garcia, Portugal Annual Meeting da Canadian Association for Traditional Music
(Regina, Canadá)
2018 The Visual Discourse in Ethnographic Research: Sharing Academic Knowledge IsasCience 2018
University of Music and Performing Arts Vienna (Reichenau-Rax, Áustria)
2018 Revitalização e turistificação da encomendação das almas em Penha Garcia Colóquio Internacional de Estudos sobre Memórias, Sons e Textos: Festas e Representações, entre a subversão e a Patrimonialização
FCSH (Lisboa, Portugal)
2018 Por Quem Lá Tendes - Film Screening International Council for Traditional Music - 2nd Symposium os the Study Group for Audiovisual Ethnomusicology
FCSH (Lisboa, Portugal)
2017 Nocturnal Practices in Penha Garcia, Idanha-a-Nova, Portugal: the importance of Catarina Sargenta and Maria Nabais in Encomendação das Almas 1st Young Musicologists and Ethnomusicologists International Conference (YMEIC 2017)
Association “Ricerca Continua. Alumni Lettere e Filosofia Tor Vergata”, in collaboration with the Department of History, Humanities and Society – University of Rome “Tor Vergata” (Roma, Itália)
2017 A etnografia visual como ferramenta de investigação e de preservação do património local: a encomendação das almas em Penha Garcia VII Encontro de Investigação em Música (ENIM 2017)
(Portugal)
2016 Tradições musicais em Penha Garcia: Mapeamento dos processos de tradicionalização em Penha Garcia no século XXI VI Encontro de Investigação em Música (ENIM 2016)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Aveiro, Portugal)
2015 Festa de Santa Bebiana, Paúl, Covilhã, Portugal: An example of a distinctive cultural practice in an ancient celebration 1st Conference of Ethnomusicology and Anthropology of Music. Methods, approaches and perspectives for the study of music within culture
egolab-GRAFO (Barcelona, Espanha)
2015 Coherence, Reconfigurations and Cultural Practices in an Ancient Celebration: Ethnography of Festa de Santa Bebiana, Paúl, Covilhã, Portugal VIII Jornadas de Jóvenes Musicólogos. Madrid, Espanha
SIBE - Sociedad de Etnomusicologia (Madrid, Espanha)
2015 A cantadeira e adufeira Catarina Sargenta: Estudo sobre processos de construção da cultura em Penha Garcia (1961-2015) V Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM (Évora, Portugal)
2015 Processos de construção da cultura em Penha Garcia: estudo sobre Catarina Sergente, um ícone da música de matriz rural 3º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança, Post-ip’15
INET-MD (Aveiro, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/06 - 2024/06 International Seminar Modes of Production - Performing Arts and the Ecological Transition (2024/06 - 2024/06)
Seminário (Coorganizador)
University of Coimbra - Centre for Interdisciplinary Studies (CEIS20), Portugal
2021 - 2021 Sibe+ 2021 (2021 - 2021)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2020/12 - 2020/12 Colóquio: Imagem e Som na Investigação Académica: Olhares sobre Músicas e Comunidades (2020/12 - 2020/12)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2019/12/01 - 2019/12/02 Post-ip '19. Post-in-progress: 5º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança (2019/12/01 - 2019/12/02)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2019 - 2019 Hidden Archives Hidden Practices 2019 (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2017 - 2017 Post-ip '17. Post-in-progress: 4º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança – Aveiro (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2016 - 2016 Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM) (2016)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 Performa '15 Encontros de Investigação em Performance (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/04/24 - 2018/05/11 Para estudar o trabalho musical
Seminário
Seminário Especializado
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2017/11/13 - 2017/12/15 As cinebiografias musicais de Carmen Miranda e Amália Rodrigues: um projeto compartilhado
Seminário
Seminário Especializado
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Distinções

Prémio

2017 Best Student Film Award - International Folk Music Film Festival
Music Museum of Nepal, Nepal