???global.info.a_carregar???
Doutoranda e Mestre em Ciências da Comunicação, linha de pesquisa Comunicação Organizacional e Digital, graduada em Comunicação Social - Jornalismo, com especialização em Marketing e Comunicação Pública. Foi Gerente Nacional da Assessoria de Imprensa da CAIXA, no Brasil, com equipe formada por 25 profissionais de comunicação. Participou no gerenciamento de uma das maiores ações de mobilização dos últimos anos: a divulgação do pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A ação foi finalista do prêmio Lisbon Advertising Festival 2018, na categoria PR, e vencedora do prêmio ABERJE 2018, categoria relacionamento com a imprensa, etapa nacional e também vencedora na regional Centro-Oeste. O prêmio é o mais importante setorial brasileiro e reconhece as empresas e profissionais que se destacam na comunicação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
TATIANE RODRIGUES CARVALHO DE OLIVEIRA

Nomes de citação

  • OLIVEIRA, TATIANE

Identificadores de autor

Ciência ID
BC1B-C5CD-F6D9
ORCID iD
0000-0002-5184-4874

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2019/10 - 2023/03
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Comunicação Organizacional e Estratégica
Universidade do Minho, Portugal
2017/07 - 2019/05
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Especialização em Comunicação Organizacional
Universidade Católica de Brasília, Brasil
20
2010/08 - 2012/02
Concluído
Pós-graduação em Assessoria em Comunicação Pública (Especialização pós-bacharelato)
Especialização em Assessoria de imprensa
Centro Universitário IESB, Brasil
2006/04 - 2007/07
Concluído
Pós-graduação Lato Sensu em Marketing (Especialização pós-bacharelato)
Especialização em Marketing
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/01 - 2006/12
Concluído
Comunicação Social (Bacharelato)
Especialização em Jornalismo
Universidade Estácio de Sá, Brasil
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/11 - 2019/09 Coordenador Técnico (Assistente Técnico) Caixa Econômica Federal, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10/15 - Atual Bolseiro de Doutoramento Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/10/15 - Atual Projeto Museu Virtual da Lusofonia
UMINHO/BID/2021/97
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Em curso
2020/07/27 - 2020/10/27 Escola de Verão em Comunicação e Cultura para o Desenvolvimento
UMINHO-VC/BI/2020/38
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. OLIVEIRA, TATIANE; Ruão, Teresa. "Do "Efeito de Colagem" à Comunicação Estratégica no Contexto das Novas Tecnologias: Uma Análise do Museu Virtual da Lusofonia no Instagram". Vista 9 (2022): e022006. http://dx.doi.org/10.21814/vista.4024.
    Acesso aberto • 10.21814/vista.4024
  2. Tatiane Rodrugues Carvalho de Oliveira; Victor Laus-Gomes. "SELF-DIGITAL E A (RE)PRODUÇÃO DE IMAGENS ORGANIZACIONAIS NAS MÍDIAS SOCIAIS". Comunicação & Inovação 21 46 (2020): https://doi.org/10.13037/ci.vol21n46.6446.
    10.13037/ci.vol21n46.6446
  3. OLIVEIRA, TATIANE; Gomes, Victor Márcio Laus Reis. "Self-digital e a (re)producao de imagens organizacionais nas midias sociais". Comunicação & Inovação 21 46 (2020): https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwiVvLXfwqnzAhW_SPEDHTDNCboQFnoECAYQAQ&url=https%3A%2F%2Fseer.uscs.edu.br%2Findex.php%2Frevista_comunicacao_inovacao%2Farticle%2Fdownload%2F6446%2F3077%2F21599&usg=AOvVaw1CDX3keX3vGUB.
    Publicado
  4. OLIVEIRA, TATIANE; Gomes, Victor Márcio Laus Reis. "Self-digital: Uma reflexão teórica sobre a construção da identidade das organizações nas mídias sociais". Revista Geminis 10 1 (2019): https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiVvLXfwqnzAhW_SPEDHTDNCboQFnoECBkQAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.revistageminis.ufscar.br%2Findex.php%2Fgeminis%2Farticle%2Fdownload%2F392%2F330%2F&usg=AOvVaw2cadvjCA216pks.
    Publicado
  5. OLIVEIRA, TATIANE; Gomes, Victor Márcio Laus Reis. "Complexo antropossocial na era digital: de uma comunidade ribeirinha na Amazo^nia ao feno^meno tecnolo´gico de novas redes". 23 105 (2019): https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwj7sIiRxKnzAhUJxoUKHf-mD1UQFnoECB4QAQ&url=https%3A%2F%2Fdialnet.unirioja.es%2Fejemplar%2F549534&usg=AOvVaw2W1qi0RA9A-Iu5pXflA2ex.
    Publicado
  6. Oliveira, Tatiane Rodrigues Carvalho de; Dias, Robson; Gomes, Victor Márcio Laus Reis. "Facebook Live como estratégia de comunicação digital da Caixa Econômica Federal". Revista UNINTER de Comunicação 6 10 (2018): http://dx.doi.org/10.21882/ruc.v6i10.725.
    Publicado • 10.21882/ruc.v6i10.725
Capítulo de livro
  1. OLIVEIRA, TATIANE; Ruão, Teresa. "A (re)organização da comunicação interna a partir de processos participativos.". In Práticas comunicativas, organizações e educação. Atas das VIII Jornadas Doutorais do CECS, 90-110. Braga, Portugal: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2022.
    Publicado

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. OLIVEIRA, TATIANE. Exposição virtual Os Sons de Braga: Os instrumentos, a arte popular e os ritmos da cidade portuguesa de origem medieval.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/01/26 (Re)Organizando a Comunicação no contexto das tecnologias e organizações virtuais XIII Congresso Sopcom
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2024/01/26 Da Comunicação Estratégica instrumental em direção à abordagem participativa XIII Congresso Sopcom
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023/11/27 Museu Virtual da Lusofonia como plataforma de cooperação da língua portuguesa Congresso Internacional Em Português: Falar, Viver e Pensar no século XXI
Universidade Católica Portuguesa
2023/11/10 A Comunicação das organizações-museus na construção de uma sociedade democrática IX Congresso Internacional sobre Culturas
Associação Internacional de Pesquisadores das Culturas (InterCult) (Minas Gerais, Brasil)
2023/10/26 A Comunicação das organizações-museus em uma sociedade marcada pelas inovações tecnológicas XVIII Congresso Ibero-Americano de Comunicação
IBERCOM 2023 (Santa Cruz de la Sierra, Bolívia)
2021/11/25 Cultura, Comunicação e Participação: que mudanças trouxe a Covid-19 às organizações contemporâneas? VII Congresso Internacional sobre Culturas
Rede Universitária de Estudos das Culturas (Bahia, Brasil)
2021/10/14 (Re)organização da comunicação interna a partir de processos participativos Jornadas Doutorais CECS
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/09/09 (RE)ORGANIZATION BY COMMUNICATION AND TRUST: PROSPECTS IN THE TECHNOLOGY SCENAR-IO 8th European Communication Conference 2021

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/15 - 2023/11/17 Participação como Relatora do VIII Congresso Ibero-Americano de Cultura, dinamizado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Mesa-redonda 4: Cultura digital: O investimento na literacia digital para promover uma cidadania cultural que responda aos desafios da digitalização e da plataformização da cultura.
Congresso
VIII Congresso Ibero-Americano de Cultura
Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI, Portugal
Distinções

Prémio

2018 Prêmio categoria Relacionamento com a imprensa 2018 (Relaçoes Públicas) pela Caixa Econômica Federal
Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, Brasil