???global.info.a_carregar???
Doutoranda em História da Arte, especialidade em Arte, Património e Restauro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e bolseira de doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), acolhida pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ARTIS) e pelo Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, onde investiga o tema "O Mosteiro dos Jerónimos entre o Romantismo e o Estado Novo: o monumento e o lugar sob o espírito dos Descobrimentos Portugueses". Participou no V Congresso de História da Arte: Heranças, Debates e Novas Perspectivas, onde apresentou o tema "De Mosteiro a Monumento Nacional: os bens da Igreja de Santa Maria de Belém no decorrer da Lei da Separação de 1911" (2023) - publicação no prelo -, e no I Colóquio Internacional - Construir por Palavras: figurações do espaço nas artes e literaturas europeias, onde apresentou o tema "Mosteiro dos Jerónimos - construção de uma identidade através do testemunho da literatura de viagens" (2023) - publicação no prelo. É mestre em História da Arte e Património pela FLUL (2019), onde defendeu a dissertação "A Renovação oitocentista da Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa: Programas, protagonistas e materiais", que surgiu no decorrer da investigação para o projeto PHIM ¿ Património e História da Indústria dos Mármores. Integrou a equipa de investigação do ARTIS na parceria com o Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património (CECHAP) no âmbito da 2ª fase do projeto PHIM. Dessa colaboração surgiu um artigo, publicado em co-autoria, na Revista ARTis On Nº5 (2017) intitulado "Património e História da Indústria dos Mármores: O Papel da História da Arte num Projeto Pluridisciplinar" e um capítulo do livro Mármore 2000 anos de História Vol.II ¿ A Evolução Industrial, os seus agentes económicos e a aplicação na época contemporânea, com o tema "A Fachada grandiloquente do paço ducal de Vila Viçosa: cenário de mármore para as comemorações centenárias de 1940", em co-autoria (2019). Em Outubro de 2018 participou no Congresso Dinâmicas do Património Artístico ¿ Circulação, Transformações e Diálogos, apresentando o tema "Numa Terra de Mármores: a renovação oitocentista da Capela do Paço Ducal", com texto publicado no livro de atas. É Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2016).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mariana Correia Penedo dos Santos
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Santos, Mariana Penedo dos

Identificadores de autor

Ciência ID
B712-A7A5-776A
ORCID iD
0009-0009-2978-253X

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte
  • Humanidades - Artes - História da Arte

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021 - 2025
Em curso
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em Arte, Património e Restauro
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2018
Concluído
História da Arte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"A Renovação Oitocentista da Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa: programa, protagonistas e materiais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013 - 2016
Concluído
História da Arte (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09 - 2022/01 Assistente de Galeria e Antiquário TBF Fine Art, Portugal
2020 - 2021/12/31 Assistente de Leiloeira de Arte (não remunerado) Tagus art Auctioneers, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017/09 - 2018/03 Património e História da Indústria dos Mármores
Investigador
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santos, Mariana Penedo dos. "Mosteiro dos Jerónimos - construção de uma identidade através do testemunho da literatura de viagens". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional - Construir por Palavras: figurações do espaço nas artes e literaturas europeias, Lisboa, 2023.
    No prelo
  2. Santos, Mariana Penedo dos. "De Mosteiro a Monumento Nacional: os bens da Igreja de Santa Maria de Belém no decorrer da Lei da Separação de 1911". Trabalho apresentado em V Congresso de História da Arte: Heranças, Debates e Novas Perspectivas, Lisboa, 2023.
    No prelo
  3. Santos, Mariana Penedo dos. "Numa Terra de Mármores: A Renovação Oitocentista da Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa". Trabalho apresentado em Dinâmicas do Património Artístico: circulação, transformações e diálogos, Lisboa, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Moura Soares, Clara; Serrão, Vítor; Filipe, Carlos; Massano Rodrigues, Rute; Monteiro, Patrícia; Penedo dos Santos, Mariana. "Património e História da Indústria dos Mármores: o papel da História da Arte num projeto pluridisciplinar". ARTis ON 5 (2017): http://dx.doi.org/10.37935/aion.v0i5.153.
    10.37935/aion.v0i5.153
Capítulo de livro
  1. Santos, Mariana Penedo dos. "A fachada grandiloquente do paço ducal de Vila Viçosa: cenário de mármore para as comemorações centenárias de 1940". In Mármore 2.000 anos de História. A Evolução Industrial, os seus Agentes Económicos e a Aplicação Contemporânea. Theya Editores, 2019.
    Publicado