???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Sérgio Gonçalves Vieira

Nomes de citação

  • Vieira, Luís Sérgio
  • Vieira, Sérgio
  • Vieira, Luís
  • Vieira, L. S.

Identificadores de autor

Ciência ID
B517-8A65-3D0D
ORCID iD
0000-0001-8143-0923
Google Scholar ID
9294813211006788862
Researcher Id
R-5091-2017
Scopus Author Id
57194185731

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007/07/30
Concluído
Psicologia [Psychology] (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação [Educational Psychology]
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"A Realização Pessoal na Relação Pedagógica: estudo do bem-estar subjectivo de professores dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001/01/12
Concluído
Ciências da Educação [Educational Sciences] (Mestrado)
Especialização em Psicologia da Educação [Educational Psychology]
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Interesses, Valores e Personalidade de alunos do Ensino Profissional." (TESE/DISSERTAÇÃO)
1991/12/16
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1986 - 1991
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Atitudes dos alunos do ensino profissional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/07/31 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2001/02/02 - 2007/07/30 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2000/02/01 - 2001/01/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02/04 - Atual Director de Unidade Orgânica Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017/03/01 - Atual Conselheiro do Conselho Geral Universidade do Algarve, Portugal
2020/03/15 - 2022/02/03 Presidente do Conselho Pedagógico Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017/03/01 - 2021/09/22 Diretor do Serviço de Psicologia da Universidade do Algarve Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2015 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/12/01 - 2023/11/30 SAFER - SociAl competences and FundamEntal Rights for preventing bullying
Erasmus+ KA3
Investigador responsável
Erasmus Plus
Em curso
2018/01/15 - 2020/01/14 FRIENDS - Fostering Resilience-Inclusive Education and Non-Discrimination in Schools
Investigador responsável
Universidade do Algarve, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2016/12/31 - 2018/12/31 EUROPE - "Ensuring Unity and Respect as Outcomes for the People of Europe”
Investigador responsável
Universidade do Algarve, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 192 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI0192/2011
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. GONÇALVES, FÁBIO; Vieira, Luís Sérgio. Autor correspondente: GONÇALVES, FÁBIO. "Ansiedade e Satisfação com a vida: Estudo com estudantes portugueses". Trabalho apresentado em V Congresso Ibero-Americano e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde e I Congresso Promoção da Saúde e do Bem-Estar no Ensino Superior, 2019.
  2. Quintas, Helena; Borges, Maria Leonor; Amado, Nélia; Vieira, Luís Sérgio. "Práticas de colaboração entre o Ensino Superior e o Projeto TEIP: reflexões sobre um campo frutífero para a formação dos professores dos vários níveis de ensino". 2014.
  3. Gamboa, Vitor; Vieira, Luís Sérgio. "Exploração vocacional e vivências académicas". 2011.
Artigo em revista
  1. Gonçalves, Fábio; Joana Vieira dos Santos; Vieira, Luís Sérgio. "Optimism in Portuguese Adolescents: The Role of Anxiety and Positive Affect". Universitas Psychologica 19 (2021): 1-14.
    Publicado • https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy19.opar
  2. Alexandra Gomes; Joana Vieira dos Santos; Luís Sérgio Vieira. "Meditation Effects on Anxiety and Resilience of Preadolescents and Adolescents: A Randomized Controlled Study". Children (2021): https://www.mdpi.com/2227-9067/8/8/689.
    10.3390/children8080689
  3. Slot, Raymond; Van Assche, Frans; Vieira, Sérgio; Vieira dos Santos, J.. "Preventing Extremism and Terrorism: Reporting an intervention in secondary schools". EuropeNow (2018):
    Publicado
  4. Rodrigues, Suzi; Gamboa, Vítor; Sérgio Vieira, Luís; Paixão, Olímpio. "Suporte parental e autonomia. Efeitos na exploração e indecisão vocacional [Parental Support and Autonomy: Its effects on exploration and vocational indecision]". OMNIA Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes 7 (2017): 41-57. http://dx.doi.org/10.23882/om07-2017-10-04.
    Publicado • 10.23882/om07-2017-10-04
  5. Vieira, Luís Sérgio. "ANÁLISIS BIBLIOMÉTRICO DE LA INTERACCIÓN PROFESOR-ALUMNO A TRAVÉS DE LAS REDES SOCIALES [Bibliometric analysis of the teacher-student interaction through social networks ]". Píxel-Bit. Revista de Medios y Educación 51 (2017): 53-57.
    10.12795/pixelbit.2017.i51.04
  6. Vieira, Luís Sérgio; Silva, José Eduardo; Vieira, Luís Sérgio; Gomes, Alexandra. "The contribution of professional coach for emotional and psychological adjustment of soccer player". Journal of Physical Education 27 1 (2016): https://www.researchgate.net/publication/305174716_The_contribution_of_professional_coach_for_emotional_and_psychological_adjustment_of_soccer_player.
    DOI: 10.4025/jphyseduc.v27i1.2703
  7. Vieira, Luís Sérgio; Saxe, Alicia; Gonçalves, Sara. "Educação positiva e bem-estar subjetivo: Impacto de diferentes estratégias no 1.º ciclo do ensino básico [Positive Education and Subjective well-being: Impacto of different strategies in the basic education context]". Omnia 7 (2015): 41-57. https://www.grei.pt/OMNIA/OMNIA3.pdf#page=53.
    Publicado
  8. Peres, Helena B.; Vieira, Luís Sérgio. "Velocidade de Leitura e Dislexia: estudo de caso de uma criança [Reading speed and dyslexia: a case study of a child]". Revista AMAzônica 15 1 (2015): 215-243.
    Publicado
  9. García, A.J.; Vieira, L.S.; Rodrigues, N.. "Could Physical Activity Improve Healthy Lifestyles and Psychological Well-Being?". Advances in Social Sciences Research 1 3 (2014): 106-117. http://dx.doi.org/10.14738/assrj.13.176.
    10.14738/assrj.13.176
  10. Rodrigues, N.; Vieira, Luís Sérgio; Garcia, A. J.. "The Relationship of Regular Physical Activity With Healthy Lifestyles and Psychological Well- Being". PARIPEX - Indian Journal of Research 3 4 (2014): 125-130.
    Publicado
  11. García González, Alfonso Javier; Troyano Rodríguez, Yolanda; Sérgio Vieira, Luis. "Competencias del docente universitario como guía en el Espacio Europeo de Educación Superior [University teacher’s competence as a guide in the European higher education ]". Revista Fuentes 15 (2014): 145-160. http://dx.doi.org/10.12795/revistafuentes.2014.i15.07.
    10.12795/revistafuentes.2014.i15.07
  12. Guerreiro, Ana Marlene; Vieira, Luís Sérgio. "O papel dos estilos parentais, do bem-estar subjetivo dos pais e da educação pré-escolar no bem-estar subjetivo da criança [[The role of parenting styles, the subjective well-being of parents and pre-school education in the child's subjective well-being]". Cadernos do Aplicação 26 2 (2013): 19-36. http://dx.doi.org/10.22456/2595-4377.44036.
    10.22456/2595-4377.44036
  13. Imaginario, Susana; Vieira, Luis Sergio; de Jesus, Saul Neves. "SUBJECTIVE WELL-BEING AND SOCIAL INTEGRATION OF COLLEGE STUDENTS". Journal of Spatial and Organizational Dynamics 1 3 (2013): 215-223. https://publons.com/wos-op/publon/60749198/.
    Publicado
  14. Caeiro, Anabela Lança; Vieira, L. S.. "A importância dos afetos e da socialização no desenvolvimento de uma criança institucionalizada: o estudo de caso da Maria Flor [The importance of affect and socialization in the development of an institutionalized child: a case study of Mary Flower].". EDUCAmazônia 11 1 (2013): 104-172. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4710018.
    Publicado
  15. Saxe, Alicia; Vieira, Luís Sérgio. "Topics in well-being: Analysis of a positive psychology exercise with elementary school children". Indian Journal of Positive Psychology 3 4 (2012): 353-355. https://www.researchgate.net/profile/Luis-Vieira-11/publication/283505751.
    Publicado
  16. Imaginário, Susana; Vieira, Luís Sérgio. "Contributos das vivências académicas, da integração social e do suporte social no bem-estar subjectivo de estudantes da Universidade do Algarve [Contributions of academic experiences, social integration and social support in subjective well-being of students at the University of Algarve].". International Journal of Developmental and Educational Psychology 1 3 (2011): 235-344. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349832330024.pdf.
    Publicado
  17. Vieira, Luís Sérgio. "Relação pedagógica e motivação dos alunos [Teaching relationship and student motivation]". Amazônica – Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação 7 2 (2011): 124-127. file:///C:/Users/lsvieira/Downloads/Dialnet-MotivacaoBemestarEProcessosDeEnsinoaprendizagem-3912426.pdf.
    Publicado
  18. Imaginário, S.; Vieira, Luís Sérgio. "Bem-estar subjectivo, integração social e vivências académicas numa amostra de estudantes da Universidade do Algarve. [Subjective well-being, social integration and academic experiences in a sample of students at the University of Algarve]". Amazônica – Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação 7 2 (2011): 40-60. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3912383.
    Publicado
  19. Jesus, Saúl; Vieira, Luís Sérgio; Mascarenhas, Suely. "Apresentação – bem-estar psicossocial de docentes e discentes na escola [Presentation - psychosocial well-being of teachers and students at school]". Amazônica – Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação 7 2 (2011): 5-6.
    Publicado
  20. Vieira, Luís Sérgio; Gamboa, Vítor Manuel Pacheco; Figueira, Dina. "Auto-eficácia na utilização das tecnologias de comunicação e da informação numa amostra de psicólogos portugueses [Self-efficacy in the use of information and communication technologies in a sample of portuguese psychologists]". International Journal of Developmental and Educational Psychology 1 4 (2010): 159-168.
    Publicado
  21. Gamboa, Vítor Manuel Pacheco; Vieira, Luís Sérgio; Taveira, A.. "Vinculação aos amigos e exploração vocacional: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade [Attachment to friends and career exploration: a study with students from 9th school year]". International Journal of Developmental and Educational Psychology 1 2 (2010): 391-398.
    Publicado
  22. Vieira, Luís Sérgio; Jesus, Saúl. "A relação pedagógica e o bem-estar subjectivo nos professores". Revista Educação Skepsis 1 0 (2010): 292-395.
    Publicado
  23. Vieira, Luis Sergio; Neves, Saul Jesus. "The impact of goals in Portuguese teachers subjective well-being". International Journal of Psychology 43 3-4 (2008): 701. https://publons.com/wos-op/publon/47901326/.
    Publicado
  24. Vieira, Luís Sérgio; Mascarenhas, Suely; Jesus, Saúl. "Contributo de variáveis motivacionais e demográficas na explicação do bem-estar subjectivo de professores, estudo exploratório com professores Portugueses e Brasileiros [The contribution of motivational and demographic variables in explaining the subjective well-being of teachers, an exploratory study with Portuguese and Brazilian teachers]". Revista Educamazônica – Educação, Sociedade e Meio Ambiente 1 1 (2008): 54-63. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3999316.
    Publicado
  25. Gomes, A.; Gamboa, V.; Vieira, Luís Sérgio. "Os efeitos das experiências de trabalho nos valores de estudantes do ensino secundário [The effects of work experience on the values of high school students]". Amazônica – Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação 1 1 (2008): 69-82.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, Nuno; Vieira, Luís Sérgio; Jesus, Saul Neves de; Chiodelli, Roberto. "Evidence of the relationship between regular physical activity practice and well-being: A literature review". In The psychology of pandemics: New trends and prospects, 88-103. Sibiu, Roménia: Universitara, 2021.
    Publicado
  2. Rodrigues, Nuno; Vieira, Luís Sérgio; Jesus, Saúl. "Effects of a Physical Activity Initiation Programme in Adults Regarding Their Body Composition and Flow". In Rethinking applied psychology: research paradigms versus practical approaches, 193-201. Bucareste, Roménia: Editura Universitara, 2020.
    Publicado
  3. Vieira, Luís Sérgio; Gamboa, Vitor; Estreia, Micaela; Rodrigue, Suzi; Paixão, Olímpio. "Tu baralhas-me". In Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento, editado por Teixeira, Maria Odília; Janeiro, Isabel Nunes ; SAMPAIO, CÉLIA; Silva, Ana Daniela; Bardagi, Marucia, 140-174. Braga, Portugal: Appris Editora e Livraria Eireli, 2020.
    Publicado
  4. Vieira, Luís Sérgio; Gamboa, Vítor; Estreia, Micaela; Rodrigues, Suzi; Paixão, Olímpio. "Tu Baralhas-me - Intervenção coletiva de carreira na transição para o ensino superior". In Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento: Novos Contributos da Investigação e Prática, 140-174. Portugal: APDC Edições, 2020.
    Publicado
  5. Jesus, Saul; Vieira, Luís Sérgio; Santos, Joana Vieira; Ferreira, Joaquim Armando; Santos, Eduardo. "Psicologia Positiva e Psicologia da Saúde: contributos para o estudo do bem-estar". In Comportamento e Saúde, editado por J. A. C. Teixeira, 31-36. Lisboa, Portugal: Edições ISPA, 2011.
    Publicado
  6. Imaginário, Susana; Vieira, Luís Sérgio. "O papel das Vivências Académicas na Satisfação com a Vida de estudantes dos 1º e 3º anos da Universidade do Algarve". In Carreira, Criatividade e Empreendedorismo, 227-238. Braga: APDC Edições, 2011.
  7. Jesus, Saul Neves de; Almeida, H.; Vieira dos Santos, J.; Gomes, Alexandra; Martins, C.. "Modelo integrativo de teorias cognitivas da motivação. Uma investigação realizada com professores". Portugal: Universidade do Algarve, 2009.
  8. Vieira, Luís Sérgio. "O ajustamento pessoa-ambiente no desenvolvimento de carreira.". In Temas Actuais em Psicologia, editado por Nunes, Cristina; Jesus, Saúl, 27-59. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2009.
    Publicado
Livro
  1. Vieira, Luís Sérgio. Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento: Desenvolvimento e Bem-estar nos Contextos de Trabalho e de Formação. Braga, Portugal: APDC - Associação Portuguesa Desenvolvimento Carreira. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Gamboa, Vitor; Vieira, Luís Sérgio; Martins, C.; Rodrigues, Suzi; Silva, Ana Daniela; Taveira, Maria do Céu. Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento: Desenvolvimento e Bem-estar nos Contextos de Formação e Trabalho. APDC Edições. 2021.
    Publicado
  3. Fabiana Soares Fernandes; Suely A. do Nascimento Mascarenhas; José Luís Pais Ribeiro; Luís Sérgio Vieira; António Roazzi. Indicadores de satisfação com a vida em habitantes do Amazonas. Portugal. 2014.
Poster em conferência
  1. Gomes, Rubina; Gamboa, V.; Vieira, Luís Sérgio. "The effects of work experiences on high school students values". Trabalho apresentado em XXIX International Congress of Psychology, 2008.
Tese / Dissertação
  1. Vieira, Luís Sérgio. "A realização pessoal na relação pedagógica: estudo do bem-estar subjectivo de professores dos 2º e 3º Ciclos do ensino Básico e do Ensino secundário". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/10400.1/643.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017/09 - Atual Positive Education, psychological measures in bilingual schooling environments.
Coorientador de Rui Carlos Mariano Rego
Psicologia
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017/09 - Atual Atividade Física e Bem-Estar em adultos: impactos de uma intervenção online de atividade física nos estados emocionais e o papel mediador do Bem-Estar Psicológico e do Flow.
Coorientador
Psicologia
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014/02/01 - 2016/10/20 “Competências emocionais e comunicacionais em estagiários de cursos de ciências da saúde”
Coorientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012/10/01 - 2016/04/15 "A atribuição de significado na escolha de carreira: os “quês” e os “porquês” de alunos do ensino superior da área de saúde ".
Coorientador de Mónica Dionísio
Psicologia
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012/10/01 - 2015/05/04 "A influência do estilo comunicacional do treinador de futebol sobre a expressão emocional do futebolista” .
Coorientador de José Eduardo Correia Quadros da Silva
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007/09/01 - 2010/01/28 "Atracção interpessoal numa população de estudantes universitários: um estudo do ajustamento das expectativas à realidade"
Coorientador
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2010 - Atual PSIQUE

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2013 - Atual Perito Externo na Avaliação Externa de Escolas da Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC), em representação da Universidade do Algarve
2012 - Atual Perito Externo para os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da Direção-Geral de Educação, acompanha o Agrupamento de Escolas de Almancil, em representação da Universidade do Algarve.