???global.info.a_carregar???
Licenciado em Estudos Teatrais – Interpretação (ESMAE, 2001). Doutorado em Materialidades da Literatura (Universidade de Coimbra, 2023) com a Tese “A voz que reescreve: farsas, comédias e moralidades de Gil Vicente lidas com o ouvido em mediação videográfica. Preliminares para um arquivo digital performativo do teatro vicentino”. Bolseiro da FCT entre 2018 e 2022. Docente do ensino superior desde 2003 (ESAP e ESMAE-IPP, ESE-IPB, entre outros). É atualmente o diretor do Departamento de Teatro e Cinema da Escola Superior Artística do Porto. Interessa-se por improvisação teatral, cenas de humor, escrita e performance, filmes-de-teatro, arquivos digitais e intersecções do teatro com outras artes. Estreou-se como ator na Expo 98 com o Teatro de Marionetas do Porto. Apresenta regularmente sessões de poesia em diálogo com música ou encenações de poemas. Autor dos textos dramáticos “Casa de tantos quadros” e “Os últimos dias do quotidiano de Helène K.”, responsável pela dramaturgia e encenação de “Leixai-me ouvir e folgar – música e drama em Gil Vicente”. Dirige e representa a peça em improvisação “As Obras Completas de Gil Vicente em 45 minutos”, assim como performances em que contracena com vídeo ou gravações áudio. Na Casa da Música encenou “O Grande Enormo – Zaragata em Si Bemol” (Morgan/Pochin) e “Orkestrioska”, ambos dirigidos a um público infanto-juvenil. Recentemente, destaca-se o seu projeto a solo, Teatro do Filósofo com o Parvo atado ao Pé, partindo de textos de Gil Vicente.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nuno Miguel Santos Meireles
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Nuno Meireles

Identificadores de autor

Ciência ID
B516-6E2B-4392
ORCID iD
0000-0001-5470-5741

Endereços de correio eletrónico

  • nunomeireles.dml.fluc@gmail.com (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Russo Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2018/03 - 2023/01/25
Concluído
Materialidades da Literatura (Doutoramento)
Especialização em Grupo de Investigação "Vox Media - a voz na literatura"
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"A voz que reescreve: farsas, comédias e moralidades de Gil Vicente lidas com o ouvido em mediação videográfica. Preliminares para um arquivo digital performativo do teatro vicentino" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
2018 - 2019
Concluído
Materialidades da Literatura (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
18
2018 - 2018
Concluído
Processing (Outros)
Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Literatura Portuguesa, Portugal
2010 - 2011
Concluído
Estudos da Criança (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Especialidade: Educação Dramática
Universidade do Minho, Portugal
16
2005 - 2006/07/30
Concluído
Performance Artística - Dança (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2003 - 2003
Concluído
Seminário de Formação para Jovens Encenadores (Outros)
Especialização em Encenação
Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
2000 - 2001
Concluído
Estudos Teatrais - Formação do Actor (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
16
1994/09 - 1997/07
Concluído
Estudos Teatrais (Bacharelato)
Especialização em Interpretação/Formação de actores
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
1997 - 1997
Concluído
Dartington College Of Arts (Bachelor)
Falmouth University, Reino Unido
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2022/05 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/10/03 - 2023/03/01 Assistente (Docente Universitário) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2022/09/01 - 2023/02 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2018 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2015/11 - 2018 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2015/10 - 2018 Assistente Convidado (Docente Universitário) Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, Portugal
2016 - 2017 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015 - 2016 Assistente Convidado (Docente Universitário) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2015 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2016 Assistente Convidado (Docente Universitário) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2015 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2013 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2003 - 2013 Assistente Convidado (Docente Universitário) Escola Superior Artística do Porto, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001 - 2002 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária da Maia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03/31 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Escola Superior Artística do Porto, Portugal
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018 - 2022 A voz que reescreve: farsas, comédias e moralidades de Gil Vicente lidas com o ouvido em mediação videográfica. Preliminares para um arquivo digital performativo do teatro vicentino.
PD/BD/142766/2018
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. "Uma floresta de vozes". Revista Colóquio/Letras 209 (2022): 25-33. https://coloquio.gulbenkian.pt/cat/sirius.exe/do?bibrecord&id=PT.FCG.RCL.10746&org=I&orgp=209.
    Publicado
  2. Nuno Meireles. "Gil Vicente: um zoom, aqui e agora". Matlit Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura 7 1 (2019): 288-291. https://doi.org/10.14195/2182-8830_7-1_22.
    10.14195/2182-8830_7-1_22
Capítulo de livro
  1. Nuno Meireles. "António José Saraiva e Gil Vicente: teses, antíteses e sínteses". In António José Saraiva Centenário, editado por Rodrigues, Ernesto; Rego Ramalho, Tiago, 25-39. Lisboa, Portugal: Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2018.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Reina, Patrícia Esteves; Estefani, Thales; Valentim, Pedro Sá. Catálogo – Caminhos da Literatura no MATLIT LAB. Centro Literatura Portuguesa - Faculdade de Letras Universidade de Coimbra, 2019.
Documento de trabalho
  1. 2020. "MATLIT_Agenda 12". Documento de trabalho. https://matlitlab.uc.pt/wp-content/uploads/2021/06/12_MATLITAGENDA_DEZEMBRO2020.pdf.
  2. 2020. "MATLIT_Agenda 11". Documento de trabalho. https://matlitlab.uc.pt/wp-content/uploads/2021/06/11_revisto_MATLITAGENDA_NOVEMBRO2020.pdf.
  3. 2020. "MATLIT_Agenda 10". Documento de trabalho. https://matlitlab.uc.pt/wp-content/uploads/2021/06/10_MATLITAGENDA_OUTUBRO2020.pdf.
  4. 2020. "MATLIT_Agenda 9". Documento de trabalho. https://matlitlab.uc.pt/wp-content/uploads/2021/06/09_MATLITAGENDA_SETEMBRO2020.pdf.
  5. 2020. "MATLIT_Agenda 8". Documento de trabalho. https://matlitlab.uc.pt/wp-content/uploads/2021/06/08_MATLITAGENDA_AGOSTO2020.pdf.
  6. 2020. "MATLIT_Agenda 7". Documento de trabalho. https://matlitlab.uc.pt/wp-content/uploads/2021/06/07_MATLITAGENDA_JULHO2020.pdf.
  7. 2020. "MATLIT_Agenda 6". Documento de trabalho. https://matlitlab.uc.pt/wp-content/uploads/2021/06/06_MATLITAGENDA_JUNHO2020.pdf.
  8. 2020. "MATLIT_Agenda 5". Documento de trabalho. https://matlitlab.uc.pt/wp-content/uploads/2021/06/05_MATLITAGENDA_MAIO2020.pdf.
  9. 2020. "MATLIT_Agenda 4". Documento de trabalho. https://matlitlab.uc.pt/wp-content/uploads/2021/06/04_MATLITAGENDA_ABR2020.pdf.
  10. 2020. "MATLIT_Agenda 3". Documento de trabalho. https://matlitlab.uc.pt/wp-content/uploads/2021/06/03_MATLITAGENDA_MAR2020.pdf.
  11. 2020. "MATLIT_Agenda 2". Documento de trabalho. https://matlitlab.uc.pt/wp-content/uploads/2021/06/02_MATLITAGENDA_FEV2020.pdf.
  12. 2020. "MATLIT_Agenda 1". Documento de trabalho. https://matlitlab.uc.pt/wp-content/uploads/2021/06/01_MATLITAGENDA_JAN2020.pdf.
Recurso online
  1. Floresta de Teatro. 2022. https://www.tnsj.pt/pt/espetaculos/6190/floresta-de-enganos#credits.
  2. Podcast Vox Lit 5 Rubrica A Voz à Procura das Palavras. 2022. https://www.youtube.com/watch?v=95nBsftJV5M.
  3. Podcast Vox Lit 4 Rubrica A Voz à Procura das Palavras. 2022. https://www.youtube.com/watch?v=sssi-YgKzFg&t=95s.
  4. Podcast Vox Lit 3 Rubrica As Vozes de Gil Vicente. 2021. https://www.youtube.com/watch?v=epAsXzK4duA&t=1448s.
  5. Gil Vicente em 3 Minutos: Rubena. 2021. https://youtu.be/gFqqrqD-awA.
  6. Podcast Vox Lit 2 Rubrica As Vozes de Gil Vicente. 2021. https://www.youtube.com/watch?v=Repr_diH-Ss.
  7. Gil Vicente em 3 Minutos: Visitação. 2021. https://youtu.be/z-Yh2LPXVw0.
  8. Podcast Vox Lit 1 Rubrica As Vozes de Gil Vicente. 2021. https://www.youtube.com/watch?v=wV76nQurgx4.
  9. Gil Vicente em 3 Minutos: Alma. 2021. https://youtu.be/3ZL8FPcf9Y4.
  10. Gil Vicente em 3 Minutos: Inferno. 2021. https://youtu.be/-jueHWSRWKU.
  11. Gil Vicente em 3 Minutos: Duardos. 2021. https://youtu.be/9X3y3bl2vyc.
  12. Poesia em Voz Alta. 2009. https://www.youtube.com/user/PoesiaEmVozAlta/about.
Resumo em conferência
  1. "Gil Vicente e o teatro moderno". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2021, 2021.
    Publicado

Artística / Interpretação

Interpretação artística
  1. 2022. Diário de bordo de uma aventura musical: recriação do roteiro da expansão marítima portuguesa.. Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto, Portugal.
  2. 2022. Leitura de "O PORTUGUÊS À DESCOBERTA DO BRASILEIRO" de Fernando Venâncio. Cooperativa UNICEPE, Porto, Portugal.
  3. 2019. Doutor Fausto faz Literatura Algoritmicamente: Performance com Vídeo, Voz gravada e uma Pessoa Vestida de Bata Branca. Festival Literário FOLIO 2019, Óbidos, Portugal.
  4. 2019. Pessoa comenta “Fragmentos em Prática”. Faculdade de Letras, Coimbra, Portugal.
  5. 2019. Doutor Fausto faz Literatura Algoritmicamente: Performance com Vídeo, Voz gravada e uma Pessoa Vestida de Bata Branca. Faculdade de Letras, Coimbra, Portugal.
  6. 2019. “A Querela dos Grilos” de Tiago Schwabl/Fátima Fonte. Auditório Vita, Braga, Portugal.
  7. 2018. Pessoa lê o Algoritmo: Performance de leitura por Pessoa ele-mesmo de 130 fragmentos do Arquivo LdoD selecionados maquinicamente. Faculdade de Letras, Coimbra, Portugal.
  8. 2016. “Orkestrioska”. Casa da Música, Porto, Portugal.
  9. 2011. Uma Carta a Cassandra. Gato Vadio Livraria, Porto, Portugal.
  10. 1999. Madrugadas. Praça do Comércio, Lisboa, Portugal.
  11. Pereira, Silvina Martins. 1999. Garrett - uma cadeira para S.Bento. Salão Nobre da Assembleia da República.
  12. 1998. Peregrinação. Expo 98, Lisboa, Portugal.
Obra teatral
  1. 2023. Escuchad, señores, las palabras mías.
  2. 2021. Palestra-performance "O treino do ator e a prática do investigador".
  3. 2017. Que má retentiva hey – prólogos vicentinos.
  4. 2017. Pessoa lê Variações.
  5. 2017. Visit the ship of hell.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/11/24 Vozes de mortos, vivos, alegorias e risos. Ou de como falam os géneros vicentinos. Colóquio Internacional Gil Vicente na mudança dos tempos
Centro de Estudos de Teatro/FLUL Museu Nacional do Teatro e da Dança (Lisboa , Portugal)
2022/03/29 Gil Vicente, nosso contemporâneo? Aula aberta
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/09/12 Gil Vicente, nosso contemporâneo? VII Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2021/03/05 The voice that rewrites: farces, comedies and moralities of Gil Vicente read with the ear in videographic mediation. Preliminaries for a performative digital archive of the Vicentian theatre. 3 Minute-Thesis Competion
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/11/08 Transmedia Pastoril da Serra da Estrela (comunicação-performance) Encontro Internacional Montanha Mágica* Arte e Paisagem
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2018/07/11 "E porque sey que já agora nessa tenra ydade de Vossa Alteza gosta muito destas obras, e as lê online: digitalização e fragmentação do livro `Copilaçam de todalas obras de Gil Vicente´ em arquivo digital e edição electrónica” Colóquio ReCodex: Formas e Transformações do Livro
Centro de Literatura Portuguesa (Coimbra, Portugal)
2017/12/11 “António José Saraiva e Gil Vicente: teses, antíteses e sínteses” Congresso Internacional António José Saraiva Centenário
Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023/07/19 Um Subtexto Existencialista. À procura de um diálogo entre Michael Chekhov e Jean-Paul Sartre em cena.
Orientador de Gonçalo Duarte Lopes
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022 - 2023/07/13 O corpo dentro do corpo está
Coorientador
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/01/19 - 2022/03/25 "Os dias são à noite" 60 anos de vida literária de Yvette Centeno (2022/01/19 - 2022/03/25)
Exposição (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/03/06 - 2019/03/08 CAMINHOS DA LITERATURA NO MATLIT LAB - UM LABORATÓRIO DE HUMANIDADES/exposição de materialidades do som, da voz, da performance, da imagem, do livro, da escrita. (2019/03/06 - 2019/03/08)
Exposição (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/19 Um Subtexto Existencialista. À procura de um diálogo entre Michael Chekhov e Jean-Paul Sartre em cena.
Orientador
Gonçalo Duarte Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/07/13 O corpo dentro do corpo está
Orientador
Fábio André Galvão Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2019/12/20 "A Máquina da Imaginação" DA EXPRESSÃO DRAMÁTICA AO TEATRO
Arguente
Sónia Alexandra Souto Barbosa (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/11/03 - Atual Interpretação I Teatro (Licenciatura) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2022/09/01 - Atual Leitura e Performance Escrita Criativa (Mestrado integrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2022/05 - Atual História do Teatro I e III Artes Teatro (Licenciatura) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2016 - 2017 Interpretação e Projecto IV - 3º ano Curso de Teatro, 1º semestre (Co-orienta peças de Gil Vicente acomodadas à linguagem multicâmara) Teatro (Licenciatura) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2012 - 2013 Oficina I – 1º ano Curso de Teatro Licenciatura em Teatro Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/06/18 - 2023/05/10 Representante eleito dos estudantes de 3º ciclo na Assembleia da Faculdade
Membro
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2021 Revisão e inserção de metadados da Revista MATLIT: Materialidades da Literatura (como membro da comissão executiva da Revista)
Membro
Universidade de Coimbra Centro de Literatura Portuguesa, Portugal
2017 - 2018 Secretário do Conselho Geral da Escola Superior Artística do Porto
Membro
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2017 - 2018 Vice-presidente do Conselho Geral da Escola Superior Artística do Porto
Presidente / Vice-presidente
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2015 - 2016 Membro eleito do Conselho Geral da Escola Superior Artística do Porto
Membro
Escola Superior Artística do Porto, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - 2018 Membro do júri do Prémio Literário Almeida Garrett Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, Portugal
2017 - 2017 Membro do Júri do casting Era Uma Vez... Teatro. Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, Portugal
2016 - 2016 Membro do Júri do Festival de Cinema 7/1 Associação Teatro na Educação, Portugal
Distinções

Prémio

2001 Mérito pela classificação obtida na Licenciatura
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal