Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Cátia Patrícia Nunes Delgado
Nomes de citação
- Delgado, C.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B510-F1BA-3D8C
- ORCID iD
- 0000-0002-8799-0734
Endereços de correio eletrónico
- catianunesdelgado@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telemóvel
-
- 961176005 (Pessoal)
Moradas
- Rua da Liberdade, n.º 15, Portela, 3140-491, Tentúgal, Montemor-o-Velho, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021/09/01 - 2024/09/13
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Ser professor no quadro curricular do futuro: para uma compreensão do ensino na era pós-covid" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção e Louvor (por unanimidade) |
2023/11/30 - 2024/07/26
Concluído
|
Gestão de Bibliotecas Escolares (Pós-Graduação)
ISLA Academy (Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia), Portugal
|
18 valores |
2010/09/01 - 2012/09/27
Concluído
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Textos literários e/ou utilitários: Opções de docentes do ensino básico (http://hdl.handle.net/10316/22586)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 valores |
2002/09/01 - 2006/07/05
Concluído
|
Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
"(Re)construção de competências profissionais na formação inicial de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico – o caso do
2.º ano (Monografia)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores |
Percurso profissional
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09/01 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, Portugal |
2023/09/01 - 2024/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Portugal |
2023/02/07 - 2023/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento de Escolas Figueira Mar, Portugal |
2022 - 2022 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento de Escolas Lima de Faria, Portugal |
2020 - 2021 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento de Escolas de Monchique, Portugal |
2020 - 2020 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, Portugal |
2018 - 2020 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio St. Paul's, Portugal |
2015 - 2018 | Carreiras / Categorias Subsistentes | Porto Editora, Portugal |
2013 - 2015 | Carreiras / Categorias Subsistentes | Explicolândia - Centro de Estudos, Portugal |
2011 - 2013 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio Oriente, Portugal |
2009 - 2010 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento de Escolas D. Miguel Almeida, Portugal |
2008 - 2009 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | EBI de Escalada - Pampilhosa da Serra, Portugal |
2007 - 2008 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal |
EBI de Pereira, Portugal | ||
2006 - 2007 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento de Escolas de Paião, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/02/08 | A escola como lugar de civilização: das tentativas de dissolução à sua consolidação como instituição educativa | XXXI Colóquio AFIRSE Portugal – Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Inves-tigação em Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2024/01/19 | Restituindo a verdade ao magistério: Releituras do pensamento de Gusdorf | V Congresso Internacional de Pedagogia – “Educação e Cultura de Paz: Memória, Verdade e Perdão”
aculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) (Braga, Portugal)
|
2023/11/28 | Decisões docentes em ambiente de normalização acrítica dos recursos digitais | V Jornadas de Educação “Intervenção Educativa e Aprendizagens: Realidade e Desafios”
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2023/11/22 | Da normalização acrítica dos recursos digitais na educação escolar | Colóquio CEIS20 - 25 anos “Histórias, perspetivas e práticas na interdisciplinaridade”
CEIS20 (Coimbra, Portugal)
|
2023/09/01 | O(s) futuro(s) da educação escolar reimaginados pela UNESCO e a OCDE. Da linguagem textual à comunicação dos agentes educativos | XVII Congreso Internacional Galego-Portugués da Psicopedagoxía/IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía
Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
|
2023/07/07 | A normalização da aprendizagem com recurso a ferramentas digitais: principais desafios | IX Encontro de Jovens Investigadores
CEIS20 (Coimbra, Portugal)
|
2023/04/24 | Do papel para o digital. Educação ou imposição? | Sessão de esclarecimento para Encarregados de Educação
Escola Secundária Adolfo Portela (Águeda, Portugal)
|
2023/04/22 | Ser professor no século XXI: um ofício em transformação? | VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2023)
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação (Coimbra, Portugal)
|
2023/02/07 | Em duplicado: Acerca da influência da OCDE na definição das mais recentes políticas curriculares em Portugal. | VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação – Política e Gestão da
Educação: temas críticos no espaço ibero-americano
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/01/25 | A escola na era da "ubiquidade": desafios para a relação professor-alunos | XXX Colóquio AFIRSE Portugal - Espaços educativos: políticas, práticas, atores e aprendizagens
Instituto de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/11/18 | Movimento Global de Reforma Educacional (GERM) | Seminário Temático de Doutoramento na Área de Organização de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores II -¿ Decisões
para a educação pública: os profissionais como aplicadores ou como intelectuais num cenário globalizado
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/11/11 | Análise da narrativa de entidades/instituições/organizações que participam na educação escolar pública | Aula de Mestrado em Ciências da Educação integrada na unidade curricular de Processos de Ensino e Aprendizagem em Contexto
Escolar
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/11/04 | Análise da narrativa de entidades/instituições/organizações que participam na educação escolar pública | Aula de Mestrado em Ciências da Educação integrada na unidade curricular de Processos de Ensino e Aprendizagem em Contexto
Escolar
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/11/02 | Ser professor no quadro curricular do futuro: para uma compreensão do ensino na era pós-covid | . 4.ª Mostra de Doutoramento em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/09/23 | Análise da narrativa de entidades/instituições/organizações que participam na educação escolar pública | Aula de Mestrado em Ciências da Educação integrada na unidade curricular de Processos de Ensino e Aprendizagem em Contexto
Escolar
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/07/18 | O ensino em tempos de utopia-distopia: fortalecimento da dimensão ética da atenção e da relação. É preciso ensinar? | Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática (ENSPM - 2022)
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
|
2022/07/08 | Ser professor no quadro curricular do futuro: para uma compreensão do ensino na era pós-covid | III Congresso do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (CPDCE 2022)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021/09/03 | Pós-COVID-19, a grande oportunidade para transformar a formação de professores? Interrogando políticas globais, regionais e nacionais a partir da 'International Task Force on Teachers for Education 2030' | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade de Braga (Braga, Portugal)
|
2021/03/20 | OECD Learning Compass 2030: What are student agency and co-agency? | Seminário em “Temas curriculares” “Professores para quê no cenário do Student Agency + Co-Agency?”
Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (Brasília, Brasil)
|
2021/02/10 | O que significa ser professor no quadro do «currículo do futuro»? | Aula de Mestrado em Ensino integrada na unidade curricular de Desenvolvimento Curricular e Avaliação¿
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/02/07 - 2023/02/07 | Moderadora de mesa de comunicações simultâneas [A convite].
(2023/02/06 - 2023/02/08)
Congresso
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2022/02/19 - 2022/02/19 | Co-coordenadora e moderadora da III Edição do módulo “De aluno a professor”: Futuros previstos para o ensino na escola pública,
no âmbito da formação inicial de professores da Universidade de Coimbra, numa colaboração entre a Faculdade de Psicologia
e de Ciências da Educação e a Faculdade de Letras, com ancoragem no Programa de Simulação Pedagógica em Educação e Ensino.
Mestrados em Ensino e Formação de Curta Duração do Centro de Formação da APLG – Associação de Professores de Latim e Grego. (2022/02/19 - 2022/02/19)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/20 - 2024/11/20 | Ciclo de conferências promovido por um centro de formação contínua de professores. Discussão sobre as orientações curriculares
para o “uso massivo” da tecnologia na escola, no âmbito do projeto “O currículo escolar na contemporaneidade: identificação
e discussão das suas bases”.
Conferência
|
IV Ciclo de conferências: na encruzilhada da transição digital.
Associação de Professores de Latim de Grego , Portugal
|
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/04 - Atual | Revista Espaço Pedagógico (2238-0302) | Universidade de Passo Fundo |
2024/04 - Atual | Revista Portuguesa de Pedagogia (1647-8614) | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
Distinções
Prémio
2022 | Melhor Comunicação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|