???global.info.a_carregar???
César Augusto Araújo Fernandes Meira de Sá is a Coordinating Professor at the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo (ESE-IPVC). He completed his Ph.D. and M.Sc. in Educational Sciences at the University of Lisbon - Faculty of Human Motricity, and his B.Sc. in Institute of Physical Education at the Technical University of Lisbon. He was director of the ESE-IPVC (2015 - 2023), President of the Pedagogical Council (two terms), Coordinator of the Department of Human Motricity, Coordinator of the course of Primary School Teachers and Physical Education variant and Coordinator of the Pedagogical Supervision M.Sc. He is currently a member of the General Council of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. Since 2023 he is a research in the Centre for Research and Innovation in Education (inED) of the ESE-IPP at the School of Education of the Polytechnic. Institute of Porto. He published 16 articles in specialized journals, 13 book chapters, 3 books and has given more than 120 communications. He supervised 1 Pd.D. thesis and more than 30 master´s thesis. His areas of interest are Teacher Education (theories, models and systems; socialization and professional development; teacher educators; supervised teaching practice), Pedagogical Supervision and Physical Education (pedagogy/didactics; motor learning).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
César Augusto Araújo Fernandes Meira de Sá

Nomes de citação

  • Sá, César
  • Sá, C.

Identificadores de autor

Ciência ID
B415-AFEE-F4D8
ORCID iD
0000-0002-6734-5201

Endereços de correio eletrónico

  • cesarsa@ese.ipvc.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Avenida Capitâo Gaspar de Castro, apartado 513, 49001-908, Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Ciências da Educação / Education Sciences (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Sistemas de Formação / Training Systems
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Socialização Profissional em Educação Física Percepções de Formadores e Estudantes do Ensino Superior Politécnico / Professional Socialization in Physical Education. Perceptions of Educators and Students of Polytechnic Higher. Education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1995
Concluído
Ciências da Educação / Education Sciences (Mestrado)
Especialização em Metodologia da Educação Física / Physical Education Methodology
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Representações da Atividade Profissional em Estudantes de Educação Física do Ensino Superior Politécnico / Representations of Professional Activity in Physical Education Students at Polytechnic Higher Education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1982 - 1987
Concluído
Educação Física / Physical Education (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
14
1985
Concluído
Educação Física / Physical Education (Bacharelato)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1995 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2011 - 2015 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
1987 - 1994 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Membro do Conselho Técnico Científico / Member of the Scientific Technical Council Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 - Atual Conselho Geral do IPVC Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - Atual Gestor do Processo do Planeamento e Gestor Estratégico do IPVC Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015/03/05 - 2023/07/28 Director de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2023 Conselho de Gestão do IPVC / IPVC Management Council Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2009 - 2021 Coordenador do Mestrado em Supervisão Pedagógica / Coordinator of the Master's Degree in Pedagogical Supervision Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2010 - 2018 Conselho Técnico-Científico do IPVC / IPVC Technical-Scientific Council Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2007 - 2010 Presidente do Conselho Pedagógico / President of the Pedagogical Council Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2006 - 2010 Coordenador do Curso de Professores do Ensino Básico - variante de Educação Física /Coordinator of the Basic Education Teachers Course - Physical Education variant Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2006 - 2010 Conselho Científico da ESE / ESE Scientific Council Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2007 - 2009 Gestor da Qualidade do Processo de Formação da ESE no Sistema de Gestão e Garantia da Qualidade do IPVC /Quality Manager of the ESE Training Process in the IPVC Quality Management and Assurance Syste Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2006 - 2008 Assembleia de Representantes da ESE / ESE Representatives Assembly Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1995 - 2002 Coordenador do Departamento de Motricidade Humana / Coordinator of the Human Motricity Department Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1995 - 2002 Coordenador do Curso de Professores do Ensino Básico - variante de Educação Física /Coordinator of the Basic Education Teachers Course - Physical Education variant Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1995 - 2002 Conselho Científico da ESE / ESE Scientific Council Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1995 - 2002 Assembleia de Representantes da ESE / ESE Representatives Assembly Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1997 - 2001 Presidente do Conselho Pedagógico / President of the Pedagogical Council Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/10 - Atual Presidente da Comissão de Ética Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2023 - Atual Membro Integrado do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) Integrated member of the Center for Research and Innovation in Education (inED) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2007 - Atual Membro Colaborador do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) / Collaborating Member of the Child Studies Research Center (CIEC) Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2002 - 2006 Socialização Profissional em Educação Física: Perceções de Formadores e Estudantes do Ensino Superior Politécnico /Professional Socialization in Physical Education: Perceptions of Teacher Educators and Students of Polytechnic Higher Education
258.007/01
Bolseiro de Doutoramento
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023 - 2023 Avaliação do impacto da pandemia COVID nas aprendizagens na comunidade Educativa do Alto Minho / Assessment of the impact of the COVID pandemic on learning in the Alto Minho Educational community
NORTE (1) 08-5266-FSE-000079
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
CIM Alto Minho
Concluído
2022 - 2023 Projeto Com.Sigo
POCH-02-53I2-FSE-000043
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Em curso
2022 - 2023 IPVC-LINEA
POCH-02-53I2-FSE-000020
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011 - 2014 PASEG-ARQEE - Projeto de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau ¿ Assistências às Reformas para a Qualidade e Equidade da Educação (ARQEE) /Project to Support the Educational System of Guinea-Bissau Assistance to Reforms for the Quality and Equity of Education (PASEG - ARQEE)
PASEG - ARQEE
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Concluído
2009 - 2012 PASEG II (Projeto de Apoio ao Sector da Educação na Guiné-Bissau) / Support Project for the Education Sector in Guinea-Bissau (PASEG II)
PASEG II
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Simón-Piqueras, J.; Zamorano-García, D.; Gil-Mardrona, P.; Fernández-Bustos, J.; Cano-Noguera; Saraiva, L.; Sá, C.; Soriano-Armero. "Influencia del medio acuático en el desarrollo de la competencia percebida, el autoconcepto físico y habilidades motrices en alumnos de 3 a 5 años de edad / Influence of the aquatic environment on the development of perceived competence, physical self-concept and motor skills in students from 3 to 5 years of age". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional OFEI Observatório para o Futuro da Educação de Infância, 2023.
  2. Simón-Piqueras, J.; Zamorano-García, D.; Gil-Madrona, P.; Fernández-Bustos, J.; Cano-Noguera, F.; Saraiva, L.; Sá, C.; Martínez, S.; Noguera, F.. "Influencia de um programa de natación para bebés en el desarrollo global y hábitos cotidianos / Influence of a baby swimming program on overall development and daily habits". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional OFEI Observatório para o Futuro da Educação de Infância, 2023.
  3. Leitão, Raquel B.; Neves, Luísa; Sá, César; Carvalhido, Ricardo J.. "Educação, Ciência e Património Local: conceptualização de um curso de pós-graduação para professores / Education, Science and Local Heritage: conceptualization of a postgraduate course for teachers". 2020.
  4. Rodrigues, P.; Sá, C.. "Estudo de Caracterização Morfofuncional da Criança Vianense. Possíveis Influências das Condições de Urbanização no Estatuto Morfológico e de Aptidão Física de crianças entre os 10 e os 12 Anos de Idade / Morphofunctional Characterization Study of Vianese Children. Possible Influences of Urbanization Conditions on the Morphological Status and Physical Fitness of Children Between 10 and 12 Years of". Trabalho apresentado em IV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa, 1998.
  5. Sá, César. "Representações da Atividade Profissional em Estudantes de Educação Física / Representations of Professional Activity in Physical Education Students". Trabalho apresentado em IV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa, 1995.
Artigo em revista
  1. Gil-Madrona, Pedro; Losada-Puente, Luisa; Mendiri, Paula; Sá, César; Silva, Inês P.; Saraiva, Linda. "Is it possible to identify physical-motor profiles of preschool children on their association with selected biosocial factors?". Frontiers in Psychology 15 (2024): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2024.1302402.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2024.1302402
  2. Martinek, Thomas J.; Santos, Fernando; Sá, César; Saraiva, Linda. "Teaching Personal and Social Responsibility (TPSR) in Teacher Education: Reflections and Future Direction". Journal of Education and Culture Studies 5 2 (2021): http://dx.doi.org/10.22158/jecs.v5n2p32.
    10.22158/jecs.v5n2p32
  3. Saraiva, Linda Maria Balinha; Pontes, Susana; Santos, Fernando; Sá, César. "El recreo escolar en la Educación Infantil: desafíos y oportunidades de múltiples aprendizajes / School recess in Early Childhood Education: challenges and opportunities for multiple learning". Sportis. Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity 7 1 (2021): 91-110. http://dx.doi.org/10.17979/sportis.2021.7.1.5971.
    10.17979/sportis.2021.7.1.5971
  4. Santos, Fernando; Miguel, Jacinta; Wright, Paul M.; Sá, Cesar; Saraiva, Linda. "Exploring the Impact of a TPSR Program on Transference of Responsibility Goals within a Preschool Setting: An Action Research Study". International Journal of Environmental Research and Public Health 17 24 (2020): 9449. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph17249449.
    10.3390/ijerph17249449
  5. Melo, Marta; Santos, Fernando; Wright, Paul M.; Sá, César; Saraiva, Linda. "Strengthening the Connection between Differentiated Instruction Strategies and Teaching Personal and Social Responsibility: Challenges, Strategies, and Future Pathways". Journal of Physical Education, Recreation & Dance 91 5 (2020): 28-36. http://dx.doi.org/10.1080/07303084.2020.1734506.
    10.1080/07303084.2020.1734506
  6. Saraiva, L.; Cerqueira, V.; Santos, F.; Sá, César. "Physical Education in Primary School: From Perceptions to Pratices.". Journal of Human Sport and Exercice 14 3 (2019): 1334-13337.
    Publicado
  7. Saraiva, L.; Madronna, P.; Santos, F.; Sá, César. "Fine Motor Skills: An Emergent Competence in Preschool Age.". Journal of Human Sport and Exercice 14 3 (2019): 1751-1754.
    Publicado
  8. Fontes, M.; Sá, C.. "A Educação Artística no Ensino Básico em São Vicente - Cabo Verde: olhares e perceções dos diferentes intervenientes em diferentes contextos / Artistic Education in Basic Education in São Vicente - Cape Verde: views and perceptions of different stakeholders in different contexts". Diálogos: Revista de Educação, Arte e Cultura 7 (2017): 9-24.
    Publicado
  9. Castilho, José; Sá, César. "Supervisão pedagógica interpares com vista ao desenvolvimento pessoal e profissional de professores: um estudo exploratório / Peer pedagogical supervision with a view to the personal and professional development of teachers: an exploratory study". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 9 4 (2015): 913-929. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v9i4.7287.
    10.21723/riaee.v9i4.7287
  10. Castilho, José; Sá, César. "A participação dos alunos num processo de supervisão pedagógica interpares. Implicações em contexto de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores / The participation of students in a process of peer pedagogical supervision. Implications in the context of teachers’ personal and professional development". Revista Iberoamericana de Educación 67 2 (2015): 143-160. http://dx.doi.org/10.35362/rie672258.
    10.35362/rie672258
  11. Azevedo, J.; Pereira, B.; Sá, C.. "Perceções docentes acerca da formação inicial na atuação pedagógica: estudo de caso de professores de Educação Física / Teachers’ perceptions regarding teacher training in pedagogical practice: case study of Physical Education Teachers". Iberoamericana de Educação 56 (2011): 201-226.
    Publicado
  12. Souza de Azevedo, Edson; Oliveira Pereira, Beatriz; Augusto Sá, César. "Programas e orientações curriculares nos anos iniciais: estudo de caso dos colégios de aplicação no sul do Brasil / Curricular programs and guidelines in the initial years: case study of application schools in southern Brazil". Revista Iberoamericana de Educación 53 2 (2010): 1-13. http://dx.doi.org/10.35362/rie5321747.
  13. Sá, César; Costa, F.. "A Influência Socializadora da Formação Inicial em Educação Física: Perceções dos Protagonistas e Unidade Conceptual Inter-Pares / The Socializing Influence of Teacher Training in Physical Education: Perceptions of Protagonists and Inter-Peer Conceptual Unity". Sociedade Portuguesa de Educação Física (2009): 95-108.
    Publicado
  14. Sá, César. "Contributos Para uma Melhor Compreensão da Prática Pedagógica na Formação de Professores / Contributions to a Better Understanding of Pedagogical Practice in Teacher Training". (2002): 193-200.
    Publicado
  15. Sá, César. "Os Primeiros Anos de Exercício Profissional e a Socialização dos Professores / The First Years of Professional Practice and the Socialization of Teachers". ESE 4 (2002): 41-48.
    Publicado
  16. Sá, César. "A Formação de Professores e a Prática Pedagógica / Teacher Training and Teaching Practice". ESE 2 (1997): 57-72.
    Publicado
  17. Sá, C.. "A Formação e a Socialização dos Professores / Teacher Training and Socialization". ESE 1 (1996): 165-193.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Saraiva, L.; Santos, F.; Alves, M.; Sá, César. "Condições, oportunidades e práticas educativas (in)formais da atividade físico-motora no contexto pré-escolar / Conditions, opportunities and (in)formal educational practices of physical activity in the preschool context". In Estudos em desenvolvimento Motor da Criança, 123-126. Portugal: Universidade Évora, 2021.
    Publicado
  2. Saraiva, Linda; Santos, Fernando; Ferreira, Ana; Sá, César. "Policies and Practices to Promote Physical Activity: A Pilot Study in Portuguese Childcare Centers.". In Physical Education Initiatives for Early Childhood Learners, 306-321. IGI Global, 2021.
    10.4018/978-1-7998-7585-7.ch017
  3. Saraiva, L.; Santos, F.; Alves, M.; Sá, César. "Condições, oportunidades e práticas educativas (in)formais da atividade físico-motora no contexto pré-escolar. [Conditions, opportunities and (in)formal educational practices of physical activity in the preschool context.]". In Estudos em desenvolvimento Motor da Criança, 123-126. Portugal: Universidade Évora, 2021.
    Publicado
  4. Saraiva, L; Santos, F.; Sá, César. "A Metaformose da Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico: entre o pecebido e o real / The Metaformosis of Physical Education in the Primary School : between the perceived and the real". In Educação física, Saúde e Bem-Estar - Novos Caminhos, 29-40. Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2020.
    Publicado
  5. Leitão, Raquel B.; Neves, L.; Sá, César; Carvalhido, R. J.. "Education, Science and Local Heritage: conceptualization of a postgraduate course for teachers.". In In Raposo, F., Regina, F. & Carvalhinho, M. (Coords.). Reflexões sobre Património, Educação e Cultura - I Encontro em Património, Educação e Cultura, 43-50. Castelo Branco, Portugal: RVJ Editores, 2020.
    Publicado
  6. Sá, César; Marinho, S.; Pereira, B.. "A Educação Física no Ensino Profissional: um estudo exploratório na ginástica em estudantes do 12º ano / Physical Education in Professional Education: an exploratory study on gymnastics in 12th grade students". 129-148. Florianópolis, Brasil, 2017.
    Publicado
  7. Sá, César; Saraiva, L.. "Formação e Formadores de Professores - Que Supervisão Exigem? / Teacher Training and Teacher Educators – What Supervision Do They Require?". In Educação Física, Lazer e Saúde - Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado., 112-119. Instituto Politécnico do Porto, Portugal, 2017.
    Publicado
  8. Saraiva, Linda; Sá, César. "Formação e Formadores de Professores - Que Supervisão Exigem? [Teacher Training and Trainers - What Supervision do they require?]". In Educação Física, Lazer e Saúde ¿ Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado, editado por Pereira, P.; Vale, S.; Cardoso, A.; Beatriz, P, 112-119. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, 2017.
    Publicado
  9. Sá, César. "Socialização Antecipatória em Educação Física: caracterização sociobiográfica e profissional dos professores e estudantes do ensino superior politécnico / Anticipatory Socialization in Physical Education: sociobiographical and professional characterization of teachers and students in polytechnic higher education". In Atividade Física, saúde e Lazer, 179-200. Universiddae do Minho - Braga, 2012.
    Publicado
  10. Azevedo, E.; Pereira, B.; Sá, César. "Perceções Docentes na Atuação Pedagógica / Teaching Perceptions in Pedagogical Performance". In Atividade Física, Saúde e Lazer: O Valor Formativo do Jogo, 203-213. Universidade do Minho - Braga, Portugal, 2012.
    Publicado
  11. Sá, César. "Perceções dos Formadores de Professores de Educação Física sobre a Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, a Formação Inicial de Professores e o Curso Superior em que estão Envolvidos / Perceptions of Physical Education Teacher Educators about Physical Education in Basic and Secondary Education, Teacher Training and the Higher Education Course in which they are Involved". In Desporto e Pedagogia. Formação e Investigação, 51-70. 2012.
    Publicado
  12. Sá, César; Costa, F.. "Crenças e Atitudes Sobre a Atividade Profissional em Estudantes de Educação Física / Beliefs and Attitudes About Professional Activity in Physical Education Students". In Educación Física e Deporte no Seculo XXI, 551-560. Universidade da Coruña, Espanha, 1998.
    Publicado
  13. Sá, César. "A Formação Inicial e a Socialização dos Professores: Representações da Atividade Profissional em Estudantes do Ensino Suprior Politécnico / Teacher Training and Socialization of Teachers: Representations of Professional Activity in Polytechnic Higher Education Students". In Didáticas / Metodologias da Educação, 877-890. Universidade do Minho - Braga, Portugal, 1997.
    Publicado
Edição de livro
  1. Sá, César; Saraiva, L.; Santos, F.; Gonçalves, F.. Livro de resumos do Seminário de Cultura Motora na escola do 1º CEB. [Book of abstracts of the II Seminar on Motor Culture at primary school]. Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2018.
  2. Sá, C. ; Peixoto, A.; Oliveira, J.; Neves, L.; Ramalho, S.. Livro de Resumos do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC – Educação em Ciências em múltiplos contextos.. Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.. 2018.
  3. Sá, C. ; Saraiva, L.; Vale, I.; Barbosa, A.; Peixoto, A.; Barbosa, G.; Fonseca, L.; Pimentel. T.. Atas do Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos. [Book of Abstracts of the Meeting Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old]. Portugal. 2014.
Livro
  1. Sá, César; Saraiva, L.. Avaliação do impacto da pandemia COVID nas aprendizagens na comunidade educativo do Alto Minho / Assessment of the impact of the COVID pandemic on learning in the educational community of Alto Minho. Viana do Castelo, Portugal. 2023.
    Publicado
  2. César Sá; Saraiva, Linda; Marinho, Paulo; Augusto Rocha; Iolanda Fotaínhas; Sá, César; Saraiva, L.. Avaliação do impacto da pandemia COVID-19 nas aprendizagens na comunidade educativa do Alto Minho [Assessment of the impact of the COVID-19 pandemic on learning in the educational community of Alto Minho]. Viana Do castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2023.
    Publicado
  3. Rodrigues, L; Sá, César; Bezerra,P.; Dantas, J.; Saraiva, L.. Estudo Morfofuncional da Criança Vianense / Morphofunctional Study of the Vianense Child. Viana do Castelo. 2006.
    Publicado
  4. Rodrigues, Luis Paulo; Sá, César; Bezerra, Pedro; Saraiva, Linda. Estudo Morfofuncional da Criança Vianense (EMCV) - (Viana do Castelo Growth Study). Viana do Castelo, Portugal: CMVC. 2006.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Costa, J.; Gil-Madrona, Pedro; Camilo Cunha, António.; Sá, César; Saraiva, L.. Autor correspondente: Costa, J.. "A Perceção das Educadoras de Infância sobre o processo de coadjuvação em Educação Física: um projeto-piloto no Município da Zona Norte de Portugal". 2024.
  2. Saraiva, L.; Marinho, P.; Costeira, A.; Silva, A.; Francisco, A.; Sá, B.; Ferreira, I.; Elvas, P.; Sá, C.. "A Educação Física nas vozes de educadores de infância: da formação à ação quotidiana e desenvolvimento profissional / Physical Education in the voices of early childhood educators: from training to daily action and professional development". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, 2023.
  3. Saraiva, L.; Correia, S.; Alves, M.; Gil-Madrona, P.; Sá, C.. "Contributos para a promoção da atividade físico-motora e qualidade dos contextos educativos na educação pré-escolar /Contributions to the promotion of physical activity and the quality of educational contexts in pre-school education". 2023.
  4. Saraiva, L.; Dias, R.; Gil-Madrona, P.; Sá, C.. "As oportunidades e estratégias de aprendizagem na Educação Física na Educação Pré-escolar: planear, intervir e avaliar / Learning opportunities and strategies in Physical Education in Preschool Education: planning, intervening and evaluating". Trabalho apresentado em Congresso Internacional OFEI - Observatório para o Futuro da Educação de Infância, 2023.
  5. Saraiva, L.; Correia, L.; Alves, M.; Sá, C.. "O impacto de um plano de melhoria no incremento e qualidade de atividade físico-motora num contexto pré-escolar / The impact of an improvement plan on the increase and quality of physical activity in a preschool context". Trabalho apresentado em Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança, 2022.
  6. Saraiva, L.; Santos, F.; Ferreira, A.; Sá, C.. "Physical Activity Practices and Policies in Preschool Environment: a Descriptive Study.". 2019.
  7. Saraiva, L.; Gonçalves, F.; Santos, F.; Sá, C.. "A Competência motora no 1º CEB: Implicações práticas para o processo ensino e aprendizagem em Educação Física / Motor competence in primary school: Practical implications for the teaching and learning process in Physical Education". Trabalho apresentado em Seminário A Cultura Motora na Escola do 1º CEB., 2018.
  8. Sá, C.; Saraiva, L.. "O domínio motor básico das crianças após quatro anos de escolaridade inicial / Children's basic motor skills after four years of initial schooling". Trabalho apresentado em Seminário A Cultura Motora na Escola do 1º CEB, 2018.
  9. Queirós, L.; Sá, C.; Saraiva, L.. "O nível de desempenho motor e as oportunidades de atividade físico ¿ motoras: um estudo com crianças do 2º ano de escolaridade do 1º CEB / The level of motor performance and opportunities for physical activity motor: a study with children in the 2nd year of primary school.". Trabalho apresentado em Seminário A Cultura Motora na Escola do 1º CEB, 2018.
  10. Saraiva, L.; Sá, C.. "O nível de desempenho motor das crianças na transição para o 2º Ciclo do Ensino Básico: um estudo exploratório / The level of motor performance of children in the transition to the 2nd Cycle of Basic Education: an exploratory study". Trabalho apresentado em Seminário da Cultura Motora na Escola do 1º CEB - Instituto Politécnico de Viseu, 2017.
  11. Sá, C.; Saraiva, L.. "Avaliação do Desempenho Motor: Um estudo descritivo com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico / Assessment of Motor Performance: A descriptive study with children in the Primary School". Trabalho apresentado em Seminário da Cultura Motora na Escola do 1º CEB - Instituto Politécnico de Viseu., 2017.
  12. Saraiva, L.; Sá, C.. "Literacia Motora e as Oportunidades de Atividade Motora: Um estudo com crianças do 2º ano de escolaridade do 1º CEB / Motor Literacy and Opportunities for Motor Activity: A study with children in the 2nd year of schooling at the primary school". Trabalho apresentado em Seminário A Cultura Motora na Escola do 1º CEB - Instituto Politécnico de Viseu, 2017.
  13. Sá, C.; Saraiva, L.. "A literacia motora das crianças na transição para o 2º CEB: um estudo exploratório / Children's motor literacy in the transition to 2nd CEB: an exploratory study". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde - Instituto Politécnico da Guarda, 2017.
  14. Saraiva, L.; Sá, C.. "Motor Competence in Portuguese children aged 6-10 years: Practical implications for the teaching and learning process in Physical Education.". Trabalho apresentado em FIEP European Congress – Changes in Childhood and Adolescence: Current Challenges fou Physical Education - University of Luxembourg - Luxemburgo,, 2017.
  15. Saraiva, L.; Sá, C.. "As habilidades posturais da criança em idade pré-escolar: uma proposta de intervenção motora em contextos de ensino diferenciado / The postural skills of preschool children: a proposal for motor intervention in differentiated teaching contexts". Trabalho apresentado em Encontro Nacional da Associação Profissional de Educadores de Infância – os Mundos da Infância: uma dinâmica de encontros - Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra,, 2015.
  16. Sá, C.. "Estudo e Caracterização Morfofuncional da Criança Vianense. Possíveis Influências das Condições de Urbanização no Estatuto Morfológico e da Aptidão Física de Crianças entre os 10 e 12 Anos de Idade / Study and Morphofunctional Characterization of Vianese Children. Possible Influences of Urbanization Conditions on the Morphological Status and Physical Fitness of Children between 10 and 12 Years of". 1997.
  17. Rodrigues, Luis P.; Sá, César; Rodrigues, Luis Paulo. "Estudo de caracterização morfofuncional da criança vianense. possíveis influências das condições de urbanização no estatuto morfológico e de aptidão física de crianças entre os 10 e os 12 anos de idade". Trabalho apresentado em V Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa., 1997.
Resumo em conferência
  1. Saraiva, L.; Guimarães, A.; Sá, César. "Aprendizagens Significativas na Educação Pré Escolar: a importância de contextos educativos lúdicos / Meaningful Learning in Preschool Education: the importance of playful educational contexts". Trabalho apresentado em 7º Congresso Internacional da Criança e do adolescente, 2023.
  2. Saraiva, L.; Guimarães, A.; Sá, César. "Aprendizagens Significativas na Educação Pré Escolar: a importância de contextos educativos lúdicos.[Meaningful Learning in Preschool Education: the importance of playful educational contexts.]". Trabalho apresentado em 7º Congresso Internacional da Criança e do adolescente, 2023.
    Publicado
  3. Saraiva, L.; Sá, C.. "A Promoção da Cultura Motora no Contexto Pré- Escolar. Um estudo descritivo / The Promotion of Motor Culture in the Pre-School Context. A descriptive study.". Trabalho apresentado em III International Conference on Childhood and Adolescence, 2019.
  4. Sá, César. "Formação de Professores do 1º CEB para Lecionar Educação Física: Percursos, Modelos e Competências / Teachers Education of Primary School to Teach Physical Education: Paths, Models and Skills". Trabalho apresentado em IV Seminário A Cultura Motora na Escola do 1º CEB, 2019.
  5. Saraiva, L.; Sá, C.. "A Cultura Motora na Educação Pré-Escolar: condições, oportunidades e práticas educativas (informais) / Motor Culture in Pre-School Education: conditions, opportunities and educational practices (informal)". Trabalho apresentado em IV Jornadas em Estudos da Criança, 2019.
  6. Saraiva, L.; Guimarães, A.; Sá, C.. "O Contexto Educativo no Pré-Escolar: realidades e oportunidades lúdico-motoras de aprendizagens / The Educational Context in Pre-School: realities and motor learning opportunities". Trabalho apresentado em IV International Conference on Childhood and Adolescence, 2019.
  7. Sá, César; saraiva, L.. "A Cultura Motora na Educação Pré-Escolar: uma aposta prioritária / Motor Culture in Pre-School Education: a priority investment". Trabalho apresentado em Congresso Internacional da Criança e do Adolescente, 2016.
  8. Sá, César; saraiva, L.. "A Cultura Motora na Escola do !º CEB: uma realidade ou utopia? / Motor Culture at the Primary School: a reality or utopia?". Trabalho apresentado em I Seminário da Cultura Motora na Escola do 1º CEB, 2016.
  9. Viana, A.; Sá, C.; Saraiva, L.. "O Nível de Proficiência nas Habilidades de Perícia, Manipulação, Deslocamentos e Equilíbrio: um estudo com crianças do 3º do CEB / The Proficiency Level in the Skills of Expertise, Manipulation, Displacements and Balance: a study with children of the 3rd year of CEB". Trabalho apresentado em I Seminário da Cultura Motora na Escola do 1º CEB, 2016.
  10. Vilas Boas, S.; Sá, C.; Saraiva, L.. "A Competência Motora das Crianças no Final do 1º CEB / Children's Motor Competence at the End of Primary School.". Trabalho apresentado em I Seminário da Cultura Motora na Escola do 1º CEB, 2016.
  11. Saraiva, L.; Sá, C.. "A Educação Motora no jardim de Infância: Oportunidades para Promover e Potenciar Aprendizagens Motoras / A Motor Education in the Kindergarten: Opportunities to Promote and Enhance Motor Learning". Trabalho apresentado em II Seminário Luso - Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, Formação Docente e Culturas Profissinais., 2016.
  12. Faria, S.; Sá, C.; Lima, R.; Saraiva, L.. "La Educación Física en la Escuela Primaria: condiciones, práticas e implicaciones pedagógicas / Physical Education in Primary School: conditions, practices and pedagogical implications". Trabalho apresentado em V Congresso Mundial del Deporte Escolar, 2015.
  13. Saraiva, L.; Sá, C.. "O Potencial Educativo do Recreio Escolar: desafios e oportunidades / The Educational Potential of Playground: challenges and opportunities". Trabalho apresentado em XI Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer, 2015.
  14. Fernandes, M.; Sá, C.; Saraiva, L.. "Comparação da imagem corporal percecionda com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos / Comparison of perceived and real body image: a study with adolescents of both sexes". Trabalho apresentado em XI Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer, 2015.
  15. Ventura, T.; Saraiva, L.; Sá, C.. "Perceções dos Alunos Face à Dsciplina de Educação Física: estudo exploratório com alunos do 10º e 12º anos / Students' Perceptions Regarding the Physical Education Discipline: exploratory study with 10th and 12th year students". Trabalho apresentado em XI Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer, 2015.
  16. Dias R.; Sá, C.; Saraiva, L.. "O Desenvolvimento de Habilidades Posturais em Contextos de Ensino Diferenciados: um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolar / The Development of Postural Skills in Differentiated Teaching Contexts: a motor intervention study with preschool children". Trabalho apresentado em XI Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer, 2015.
  17. Carvalhido, M.; Sá, C.; Saraiva, L.. "A Dança Educativa no Contexto Pré-Escolar: um estudo de intervenção / Educational Dance in the Pre-School Context: an intervention study". Trabalho apresentado em XI Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer, 2015.
  18. Sá, César; Saraiva, L.. "Formação e Formadores de Professores: dialéticas biunívocas / Teacher Training and Teacher Educators: two-way dialectics". Trabalho apresentado em XI Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer, 2015.
  19. Sá, César; Saraiva, L.. "Formação e Formadores de Professores: dialéticas biunívocas.[Teacher Training and Trainers: two-way dialectics.]". Trabalho apresentado em XI Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer, 2015.
  20. Sá, César; Marinho, S.; Pereira, B.. "O nível de desempenho motor na ginástica dos estudantes do ensino profissional: um estudo exploratório em estudantes do 12º ano / The level of motor performance in gymnastics among vocational education students: an exploratory study in 12th grade students". Trabalho apresentado em X seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer, 2014.
  21. Sá, César; Saraiva, L.. "Criatividade, Ensino e Formação de Professores: um interface desejável / Creativity, Teaching and Teacher Training: a desirable interface". Trabalho apresentado em Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, 2014.
  22. Saraiva, L.; Sá, C.. "As mil e uma maneiras de utilizar o corpo.....e em movimento / The thousand and one ways to use the body.....and in movement". Trabalho apresentado em Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, 2014.
  23. Sá, César; Saraiva, L.. "Criatividade, Ensino e Formação de Professores: um interface desejável. [Creativity, Teaching and Teacher Training: a desirable interface.]". Trabalho apresentado em Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, 2014.
  24. Sá, César; Carreiro da Costa, F.. "Professional Socialization in Physical Education: Teacher Educators and Students Teacher´s Perceptions in Polythecnic Higher Educacion.". Trabalho apresentado em 13th Annual Congress of the European College of Sport Science, 2008.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/18 Tempo, espaço e diversidade de estímulos motores: fatores essenciais para o desempenho motor da criança. XVII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Viana do Castelo, Portugal)
2024/10/18 Mejora de la autoestima y el reconocimiento de las emociones através de un programa de juego, música y movimiento empleando la técnica dalcroce em educación infantil.
Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Educação (Viana do Castelo, Portugal)
2024/10/18 Factores biosociales implicados en el desarrolo físico-motor en educación infantil evaluados através de los juegos.
Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Educação (Viana do Castelo, Portugal)
2024/07/18 Educação Física no 1º CEB: quem a deve lecionar? Porto International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
2024/07/17 Efeitos da pandemia Covid 19 nas relações interpessoais e nas dinâmicas organizacionais nos Agrupamentos de Escolas do Alto Minho.
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
2024/01/26 Aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar: a importancia de contextos educativos lúdicos. 7º Congresso Internacional da Criança e do adolescente
Évora (Évora, Portugal)
2024/01 Impacto da pandemia Covid-19 nos ambientes profissionais e organizacionais das Escolas do Alto-Minho. 8th International Conference on Childhood and Adolescence and 11th Meeting of Social Paediatric Subcommittee of the Portuguese Society of Paediatrics
(Peniche, Portugal)
2023 Realidades da Educação Física e da Atividade Física no 1º CEB.
CNAPEF (Viana do Castelo)
2023 Formação de Professores: Impactos e Desafios Profissionais.
Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde
2023 Apresentação do Estudo de Avaliação do Impacto do COVI nas Aprendizagens no Território do Alto Minho.
CIM Alto Minho
2023 O Desenvolvimento Profissional dos Educadores de Infância no Domínio da Motricidade Infantil / Educação Física. Fórum InED
Instituto Politécnico do Porto
2022 Formação de Professores: Quadros de Referência, Etapas e Impactos Profissionais. Porto International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto
2022 Aspetos Críticos para a Importância e Eficácia da Formação Inicial de Professores: alguns contributos reflexivos. Porto International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto
2022 Intergenerational Learnig Through Tradition Games as an Educational Strategy: an intervention study inprimary school. International Conference on Child Studies
Universidade do Minho
2022 Promotion on Physical Activity in the Preschool Environment: impact of an improvement plan. International Conference on Child Studies
Universidade do Minho
2022 O ensino da responsabilidade pessoal e social na Educação Física e em outras áreas de conteúdo: desafios e estratégias. Porto International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto
2021 Condições, oportunidades e práticas educativas (in)formais da atividade físico-motora no contexto pré-escolar. Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Universidade de Évora
2021 O comportamento lúdico-motor e social das crianças no 1º CEB em contexto não formal. Seminário A Cultura Motora na Escola do 1º CEB - por uma educação motora (de qualidade) para todos no 1º CEB
Instituto Politécnico de Leiria
2021 Desenvolvimento das habilidades manipulativas em crianças do pré-escolar: um estudo exploratório. II Congresso Internacional OFEI Observatório para o Futuro da Educação de Infância
Escola Superior de Educação Paula Frassinetti
2021 A importância e valorização do espaço exterior em contexto pré-escolar: o impacto de uma intervenção pedagógica. International Conference on Childhood and Adolescence
2020 O contexto educativo no pré-escolar: realidades e oportunidades lúdico-motoras de aprendizagens. International Conference on Childhood and Adolescence
(Lisboa)
2019/06/18 Physical education in primary school: from perceptions to practices. XV Seminário Internacional de Educação Física, lazer e Saúde / IV BUDO Congress
Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação (Castelo Branco, Portugal)
2019/06/17 Fine motor skills: an emergent competence in preschool age. XV Seminário Internacional de Educação Física, lazer e Saúde / IV BUDO Congress
Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação (Castelo Branco, Portugal)
2019 A promoção da cultura motora no contexto pré-escolar: um estudo descritivo. International Conference on Childhood and Adolescence
(Porto)
2019 Avaliar em Educação Física: realidades dissonantes.
Escola Superior de Educação de Viana do castelC
2019 El Recreo Escolar en la Educación Infantil: Desafíos y Oportunidades de Múltiples Aprendizajes
Universitat de les Illes Malears, Palma (Baleares)
2019 A promoção de uma efetiva cultura motora na escola do 1º CEB: oportunidades e práticas educativas (in)formais).
Universidade dos Açores, Ponta Delgada
2018/10/18 Mejora de la autoestima y el reconocimiento de las emociones através de un programa de juego, música y movimiento empleando la técnica dalcroce en educación infantil.
Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Educação (Viana do Castelo, Portugal)
2018 Brincar e Aprender no Contexto Pré-Escolar: a organização do espaço, dos brinquedos e dos materiais pedagógicos.
Universidade de Aveiro
2018 A motricidade fina: uma competência emergente na idade pré-escolar.
Universidade do Minho
2018 Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior. Comunicação apresentada no .
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Beja.
2018 A Educação Física no 1º CEB: das perceções à realidade prática.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2017 Retrocessos e Ambiguidades na Atual Formação de Professores de Educação Física: Diagnose Conhecida, Soluções Adiadas.
Instituto Politécnico da Guarda
2017 Natureza, Corpo e Movimento. Seminário Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2016/07/14 A Educação Motora no Jardim de Infância: oportunidades para promover e potenciar as aprendizagens motoras. II Seminário Luso - Brasileiro
Universidade do Minho e Universidade Federal de Alagoas (Braga, Portugal)
2016 Formação Inicial de Professores. Seminário: Formação de Professores: dilemas e desafios.
Conselho Nacional de Educação - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
2016 A cultura motora na educação pré-escolar: uma aposta prioritária. Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente – “Olhares sobre a Infância”,.
Universidade dos Açores, Ponta Delgada
2016 As atitudes dos alunos em relação à disciplina de Educação Física. International Seminar of Physical Education, Recreation and Health.
Universidade de Leipzig – Leipzig.
2016 A Cultura Motora na Escola do 1º CEB: uma realidade ou utopia?” Seminário da Cultur a Motora na Escola do 1º CEB. Universidade de Aveiro
Universidade de Aveiro
2016 La educación física en la escuela primaria: Condiciones, prácticas e implicaciones pedagógicas. V Congreso Mundial del Deporte Escolar.
Universidade de Corunha, Espanha.
2015/11/06 La educcación física en la escuela primaria: condiciones, prácticas e implicaciones pedagógicas. V Congresso Mundial del Deporte Escola
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
2015 Perceção dos alunos face à disciplina de educação física: estudo exploratório com alunos do 10º e 12º ano de escolaridade do ensino regular. Seminário Internacional de Educação Física Lazer e Saúde: Perspetivas de Desenvolvimento num mundo globalizado.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
2015 A dança Educativa no contexto pré-escolar: um estudo de intervenção. Seminário Internacional de Educação Física Lazer e Saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
2015 Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos. Seminário Internacional de Educação Física Lazer e Saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
2015 O potencial educativo do Recreio Escolar: desafios e oportunidades.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
2015 O desenvolvimento das habilidades posturais em contextos de ensino diferenciados: um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolar. Seminário Internacional de Educação Física Lazer e Saúde: Perspetivas de Desenvolvimento num mundo globalizado.
2015 Formação e Formadores de Professores: dialéticas biunívocas. Seminário Internacional de Educação Física Lazer e Saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
2014 As mil e uma maneira de utilizar o corpo...e em Movimento. Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2014 Criatividade, Ensino e Formação de Professores: um interface desejável.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2013 Professores dos Futuros Professores de Educação Física: um contributo reflexivo acerca destes profissionais. Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde – Desafios e Oportunidades num Mundo em Mudança.
Universidade do Minho
2012 Formação Desportiva – perigos, limites, possibilidades e potencialidades. seminário: “Futebol – Perspetivas em Jogo”.
Associação Desportiva “Jogo em Perspetiva” (Viana do Castelo, Portugal)
2011 Perceções Docentes na Atuação Pedagógica. Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde.
Universidade do Minho
2011 Dialéticas, Constrangimentos e Oportunidades da Atual Formação de Professores de Educação Física. Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde.
Universidade do Minho
2011 Formadores de professores…afinal quem são e o que pensam. Seminário Internacional – Especialistas em Formação de Formadores em Educação Física e Desporto: Tendências Atuais.
Instituto Superior da Maia
2010 Perceções dos formadores de professores de Educação Física nos ensinos básico e secundário, a formação inicial de professores e o curso superior em que estão envolvidos. A influência do sector de ensino e da formação científica de base. Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto.
(Tomar)
2010 Supervisão Pedagógica: Modelos e Estratégias a Aplicar com os Formadores de Professores. Projeto "PASEG II" e "Saber Mais"
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2010 Desenvolvimento Humano e as Ciências do Comportamento. Treinadores de Futebol
Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol de Viana do Castelo. (Viana do Castelo, Portugal)
2010 Gestão de Recursos Humanos. Dirigentes Desportivos
Associação de Futebol de Viana do Castelo. (Caminha, Viana do Castelo)
2010 A Supervisão Pedagógica no Contexto da Formação de Professores. Projeto “SABER MAIS”
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2009 Reflexões sobre a Formação de Professores e a Supervisão Pedagógica. Projeto "PASEG II"
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2009 Perceções dos Professores de Educação Física Acerca das Orientações Curriculares: Estudo de Caso dos Colégios de Aplicação no Sul do Brasil. Seminário Internacional / II Ibero - Americano de Educação Física, Lazer e Saúde.
Universidade dos Açores
2009 Contributos Reflexivos sobre a Formação de Professores em Portugal.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2009 Ciências da Educação e do Comportamento Humano Treinadores de Futebol
Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol de Viana do Castelo (Viana do cCstelo)
2008 Fundamentos da Aprendizagem e do Desenvolvimento Motor. Treinadores de Natação
Associação de Natação do Minho (Ponte da Barca)
2008 Pedagogia e Didática Treinadores de Natação
Associação de Natação do Minho (Ponte da Barca)
2008 Ciências da Educação e do Comportamento Humano. Treinadores de Futebol
Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez)
2008 Socialização Profissional na Formação Inicial de Professores de Educação Física. Conceções de Formadores e Estudantes Finalistas e Unidade Concetual Intra e Inter Pares. Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde e no 1º Seminário Ibero – Americano sobre “Crianças e Jovens – Olhares Diferentes, Olhares Convergentes
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.
2008 Caracterização Sócio – Biográfica e Representações Profissionais de Professores do Ensino Superior e Estudantes Finalistas de Educação Física do Ensino Superior Politécnico Português.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Brasil,
2008 Formação de Professores em Portugal.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.
2008 Professional Socialization in Physical Education: Teacher Educators and Students Teacher´s Perceptions in Polythecnic higher Education. Annual Congress of the European College of Sport Science.
(Estoril, Portugal)
2005 Pedagogia e Didática. Treinadores de Natação
Associação de Natação do Minho (Vila Praia de Âncora)
2005 “Desenvolvimento, Aprendizagem e Adaptação Motora. Treinadores de Natação
Associação de Natação do Minho (Vila Praia de Âncora)
2004 Desporto Infanto – Juvenil: Que Realidade? Que Formação Desportiva? Qual o Significado de Treinar Jovens?
(Vila Nova de Cerveira)
2004 O Treino / Treinar Jovens. Instituto do Desporto de Portugal no âmbito do Ano Europeu da Educação pelo Desporto
(Monção)
2004 Relacionamento com os Pais dos Praticantes. Seminário: “Desporto Juvenil"
Instituto do Desporto de Portugal no âmbito do Programa “Jovens no Desporto – Um Pódio Para Todos” (Ponte de Lima)
2004 Formação Desportiva. Fórum: “Desporto Juvenil – O Desporto que Temos – O Desporto que Queremos”
(Viana do Castelo, Portugal)
2003 Comparação Multivariada da Aptidão Física de Crianças (7 – 10 anos) do Sexo Masculino dos Meios Urbanos e Rural em Viana do Castelo.
SPEF (LIsboa)
2003 Fundamentos de Aprendizagem e Desenvolvimento Motor. Treinadores de Natação
Associação de Natação de Viana do Castelo (Póvoa de Lanhoso – Braga.)
2002 Quem Deve (ou pode) Ser Monitor Desportivo? Treinadores de Atletismo
Associação de Atletismo de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2001 As Competições de Jovens e o Significado dos Resultados.
Centro de Estudos e Formação Desportiva e pelo Instituto nacional de Desporto (Ponte de Lima)
2001 Orientações à Intervenção Pedagógica no Treino. Seminário “O Perfil do Treinador”,
Associação de Natação de Viana do Castelo (Esposende)
2001 Fundamentos da Aprendizagem e do Desenvolvimento Motor. Treinadores de Natação
Associação de Natação de Viana do Castelo (Vila Nova de Cerveira)
1999 Composição Corporal e Fatores de Risco na População Infanto – Juvenil do Concelho de Viana do Castelo.
Escola Superior de Desporto de Rio Maior
1999 Saídas Profissionais na Área de Educação Física e Desporto.
Associação de Pais da Escola Secundária de Monserrate de Viana do Castelo
1999 O Desporto Como Fator de Progresso na Sociedade. Congresso de Dirigentes da Zona Norte
Associação de Atletismo de Viana do Castelo (Monção)
1999 Competência Profissional – Aspeto Decisivo à Eficácia e Qualidade do Ensino.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
1998 Didática do Voleibol Treinadores de Voleibol
Associação de Voleibol de Viana do Castelo (Vila Praia de Âncora)
1998 Procedimentos Técnicos sem Bola, Serviço e Passse. Treinadores de Voleibol
Associação de Voleibol de Viana do Castelo (Vila Praia de Âncora)
1998 Ensinar e Aprender Treinadores de Voleibol
Associação de Voleibol de Viana do Castelo (Vila Praia de Âncora)
1997 O Perfil do Monitor. Treinadores de Atletismo
Associação de Atletismo de Viana do Castelo
1997 Organização da Atividade do Monitor Treinadores de Atletismo
Associação de Atletismo de Viana do Castelo
1997 Ensinar e Aprender. Treinadores de Atletismo
Associação de Atletismo de Viana do Castelo
1996 Crenças e Atitudes sobre a Atividade Profissional em Estudantes de Educação Física.
Universidade da Corunha.
1995 Liderança no Desporto.
Associação de Atletismo de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
1995 Formação Inicial e Socialização dos Professores.
Universidade do Minho.
1995 A Prática Pedagógica da Educação Física no 1º Ciclo na ESEVC: Um Modelo, Uma Perspetiva, Uma Reflexão.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
1995 Representações da Atividade Profissional em Estudantes de Educação Física do Ensino Superior Politécnico.
Universidade da Extremadura - Badajoz - Espanha.
1995 Representações da Atividade Profissional em Estudantes de Educação Física.
Universidade de Coimbra.
1994 O Dirigente como Líder e a sua Relação com os Diferentes Intervenientes. Formação de Dirigentes de Futebol
Associação de Futebol de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
1994 Liderança Desportiva: Definição, Características e Teorias Explicativas. Formação de Dirigentes de Futebol
Associação de Futebol de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
1993 O Dirigente e o Atleta - Pedagogia do Relacionamento. Formação Dirigentes Desportivos
Associação de Atletismo de Viana do Castelo, (Viana do Castelo, Portugal)
1993 Fundamentos da Pedagogia. Treinadores de Natação
Associação de Natação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
1992 Expressão Físico - Motora: Análise dos Novos Programas PIPSE
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
1992 Ensinar e Aprender Treinadores de Voleibol
Associação de Voleibol de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
1992 Organização da Atividade do Monitor. Treinadores de Voleibol
Associação de Voleibol de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
1992 Técnica no Voleibol. Treinadores de Voleibol
Associação de Voleibol de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
1992 Análise da Intervenção Pedagógica do Professor.
Escola Secundária de Ponte de Lima (Ponte de Lima)
1991 Ensinar e Aprender no Atletismo. Treinadores de Atletismo
Associação de Atletismo de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
1991 Organização da Atividade do Monitor (Atletismo). Treinadores de Atletismo
Associação de Atletismo de Viana do Castelo
1989 O Atletismo no 1º Ciclo do Ensino Básico. Formação de Professores do 1º CEB
PIPSE (Monção)
1989 Saltos no Atletismo. Formação de Professores do 1º CEB
Associação de Atletismo de Viana do Castelo (Valença)
1989 Técnica de Corrida no Atletismo. Treinadores de Atletismo
Associação de Atletismo de Viana do Castelo (Melgaço)
1988 Desenvolvimento Físico. Formação de Professores do 1º CEB
EScola Superio de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
1988 Psicopedagogia do Desporto. Treinadores de Atletismo
Associação de Atletismo de Viana do Castelo (Viana do Castelo)
1987 Viana, O Desporto que Temos; Viana o Desporto que Queremos. Treinadores e Dirigentes Desportivos
EDV (Viana do Castelo)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2021 Transferibilidade do conhecimento pelas TIC na prática diária em sala de aula – o papel da supervisão pedagógica como estratégica emergente
Orientador
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021 - 2021 Das perceções dos professores sobre Supervisão Pedagógica ao impacto do Trabalho Colaborativo e da Supervisão Pedagógica no desenvolvimento profissional
Orientador
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018 Da coadjuvação ao trabalho colaborativo e do trabalho colaborativo à supervisão pedagógica: impactos no desenvolvimento profissional dos docentes e nas aprendizagens dos alunos
Orientador
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 - 2017 Desenvolvendo perceções e (re)concetualizando práticas sobre/em Educação para a Cidadania : O Contributo da supervisão pedagógica numa perspetiva colaborativa e organizacional
Orientador
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 - 2017 A relação entre as competências motoras dos alunos, as classificações finais na Educação Física e as perceções dos professores. Um estudo exploratório no 12º ano de escolaridade
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 A Expressão e Educação Físico-Motora no 1º CEB : Das perceções à realidade prática
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 O desempenho motor dos alunos e a perceção dos professores de Educação Física. Um estudo exploratório no 11º ano de escolaridade
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Deverá (ou não) a EF contar para a média de entrada no ensino superior? Um estudo exploratório com estudantes do ensino secundário
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 O desempenho nas habilidades motoras fundamentais no final do 1º ciclo do ensino básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 A expressão e educação físico-motora no 1º ciclo do ensino básico : condições, práticas e implicações pedagógicas
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Comparação da imagem corporal percecionada com a real – um estudo com adolescentes de ambos os sexos.
Coorientador
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 O domínio motor dos alunos à entrada do ensino profissional. Estudo exploratório com uma turma do 10º ano. Dissertação de . Universidade do Minho.
Orientador
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Os programas de Educação Física e o desempenho motor na ginástica. Um estudo exploratório com alunos do 12º ano.
Orientador
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 A Perceção dos alunos sobre a Educação Física à entrada do ensino secundário. Um estudo comparativo entre o ensino regular e profissional.
Coorientador
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Perceção dos alunos face à disciplina de Educação Física. Estudo exploratório com alunos do 10º e 12º ano do ensino regular.
Coorientador
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 A Expressão e Educação Físico – Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Condições, Práticas e Implicações Pedagógicas.
Coorientador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 - 2015 O Desempenho nas habilidades motoras fundamentais no final do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Coorientador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 - 2014 Os programas de educação física e o nível de desempenho motor na ginástica : um estudo exploratório com alunos do 11º ano de escolaridade
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 O nível de dempenho motor na ginástica dos estudantes do ensino profissional : um estudo exploratório no 12º ano
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2014 As perceções e práticas dos docentes sobre as metas de aprendizagem numa escola básica integrada. A supervisão como estratégia de inovação pedagógica.
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 - 2013 Competências motoras no Voleibol. Estudo exploratório com crianças do 7º ano de escolaridade.
Orientador
2012 - 2013 Competências motoras na ginástica de solo. Estudo exploratório com crianças do 7º ano de escolaridade. Dissertação de
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2013 Importância de um núcleo de estágio de Educação Física numa Escola. Perceções da comunidade educativa.
Orientador
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2013 Supervisão Pedagógica Interpares e Desenvolvimento Profissional de Professores. A investigação - ação na transformação pessoal e profissional.
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 - 2012 Supervisionar para delinear a mudança – do conhecimento da autoavaliação à intervenção.
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
2010 - 2011 A Educação Artística no Ensino Básico em São Vicente. Olhar e e perceção dos diferentes intervenientes em diferentes contextos. Dissertação em Educação – Educação Artística. Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Orientador
2010 - 2011 A Supervisão Pedagógica no desenvolvimento das perceções e práticas de competências de comunicação não – verbal em estudantes estagiários do 1º CEB.
Orientador
Mestrado de Supervisão Pedagógica (Mestrado)
2006 - 2009 . Perceções dos professores de Educação Física sobre as orientações curriculares: estudo de caso dos Colégios de Aplicação no sul do Brasil.
Coorientador
Doutoramento em Estudos da Criança – Educação Física, Lazer e Recreação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/10/17 - 2024/10/19 XVII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (2024/10/17 - 2024/10/19)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2024/10/17 - 2024/10/19 XVII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (2024/10/17 - 2024/10/19)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2024/10/17 - 2024/10/19 XVII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (2024/10/17 - 2024/10/19)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2023 - 2023 Seminário Internacional Da Inclusão à Autodeterminação. (2023)
Seminário
2023 - 2023 Simpósio sobre Educação Física e Atividade Física para Todos no 1º Ciclo do Ensino Básico. (2023 - 2023)
Simpósio (Coorganizador)
2021 - 2021 Seminário Boas Práticas na Educação Física e no Desporto para crianças e Jovens (2021 - 2021)
Seminário (Coorganizador)
2020 - 2020 17th annual international conference on Hands-on Science, HSCI2020, Viana do Castelo, (2020 - 2020)
Conferência (Coorganizador)
2019 - 2019 Encontro Distrital A Educação Física no 1º Ciclo” e “A avaliação em Educação Física (2º e 3º Ciclos e Secundário) (2019 - 2019)
Encontro (Coorganizador)
2019 - 2019 Encontro Pedagogia e Currículo na Educação Pré-Escolar. (2019 - 2019)
Encontro (Coorganizador)
2019 - 2019 Seminário Boas Práticas na Educação Física e no Desporto para crianças e Jovens: Coadjuvação de Educação Física no 1ºCEB e Náuticas Escolares. (2019 - 2019)
Seminário (Coorganizador)
2019 - 2019 VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old. (2019 - 2019)
Congresso (Coorganizador)
2018 - 2018 Seminário A Cultura Motora na Escola do 1º CEB (2018 - 2018)
Seminário

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/03/11 - Atual Conferência: A Cultura Motora no 1º CEB: excesso de discursos, pobreza de práticas
Conferência
VII Seminário - Cultura Motora na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico
2024/10/17 - 2024/10/19 XVII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Mesa-redonda
Construindo Pontes, Desafiando Horizontes
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 A estratégia de Galllery Walk numa Turma de Matemática do 11º ano – Que Relações com as Práticas de Alunos e Professora.
Presidente do júri
Bebiana Marta da Silva Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021 Formação de técnicos auxiliares de saúde: nas pontes entre a teoria e a prática.
Presidente do júri
Maria da Graça Gomes Gonçalves Pinto Veiga (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021 Supervisão Pedagógica entre pares e trabalho colaborativo: contributos para o desenvolvimento profissional e para a inovação curricular.
Presidente do júri
Ana Maria Afonso Costa Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021 Autossupervisão, desenvolvimento profissional docente e inovação pedagógica: em torno da aprendizagem na natureza do 1º CEB.
Presidente do júri
Maria do Sameiro dos Reis Sotomaior Estrela (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019 Bullying em idade escolar: Diálogos sobre as multiplicidades da vitimação e a prevenção com Crianças.
Arguente principal
Paulo Jorge Freitas da Silva Costa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Ação Transformadora na Supervisão entre Pares: Um Exercício de Supervisão Horizontal.
Presidente do júri
Marcelo Miranda da Torre (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017 Por Entre as Brumas da Memória: A evolução dos direitos sociais e civis das mulheres e crianças desde a implantação da República até aos nossos dias.
Presidente do júri
Inês Portela Pastor (Mestrado)
2017 O Processo de Auto – Supervisão e a Postura de Auto – Reflexão e Auto – Observação – Autoscopia: Um Estudo de Caso.
Presidente do júri
Matilde da Conceição Afonso Neto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 Percepciones de los Formadores Profesores y de los Estudantes de Educación Física de las Universidades Públicas de México.
Arguente principal
Martín Francisco González Villalobos (Doutoramento)
2016 Transporte ativo para a Escola – estudo descrito quanto ao género em crianças do 8º ano.
Arguente
Diana Bastos Leite (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 O Feedback pedagógico nas aulas de Educação Física: perceções dos alunos e professores sobre a sua importância.
Arguente
Carlos Alberto da Silva Ferraz (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Importância do desporto municipal no desenvolvimento do ensino da Educação Física.
Arguente
Nuno Ricardo Teixeira Bessa Babo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Formação, Colaboração e Reflexão Interpares para a Promoção da Educação em Direitos Humanos em Contexto Escolar: um Estudo com Professores do Ensino Básico.
Presidente do júri
Dalimar de Matos Ribeiro da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 O comportamento lúdico – motor e social da criança no recreio escolar: um estudo de intervenção no contexto pré-escolar.
Arguente
Maribel Conceição (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 O nível de proficiência nas habilidades de perícia, manipulação, deslocamentos e equilíbrios: um estudo com crianças do 3º ano de escolaridade.
Arguente
Adriana de Barros Faria Viana (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 As habilidades de manipulação de objetos: um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolar.
Arguente
Alexandra Isabel Pereira da Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 O Recreio Escolar e a Atividade Lúdico Motora. Um estudo de intervenção com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Arguente
Joana Isabel de Moura Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 Potencialidades e fragilidades na aplicação do modelo de Educação Desportiva, no contexto das práticas de ensino supervisionadas.
Arguente
André Manuel Vilaça da Rocha (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Transporte ativo para a Escola e a sua relação com o IMC. Um estudo em adolescentes de uma Escola Secundária de Guimarães.
Arguente
Hélder Cirilo Ribeiro de Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 Processos Atencionais no Campo Esportivo: um Contributo para o Ensino e Aperfeiçoamento do Saque no Voleibol.
Arguente principal
Gilberto Gaertner (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 A Relação do Índice de Massa Corporal e da Prática Desportiva Regular na Aptidão Física dos Alunos.
Arguente
Sónia Maria Pinto Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 As Atividades Rítmicas e Expressivas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Um estudo de intervenção.
Arguente
Joana Pereira do Couto Marques Valente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 A Competência Motora e as Oportunidades de Atividade Física: Um estudo com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Arguente
Liliana Rainha de Barros Queirós (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 O Desenvolvimento da Motricidade Fina: Um estudo de intervenção com crianças em idade pré – escolar.
Arguente
Ana Francisca Azevedo Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 Um Olhar Sobre o Trabalho Colaborativo e a Utilização das Novas Tecnologias na Aula de Língua Estrangeira.
Presidente do júri
Lucie Oliveira Bagulho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 Autoavaliação: Conceções e Práticas de Professores e Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico.
Presidente do júri
Maria de Lurdes Rodrigues Cardoso Belo da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 Autoavaliação: Perceções e Práticas de Professores e Alunos do 1º CEB.
Presidente do júri
Dora Sofia Ferreira Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 A Atividade Motora Livre em Contexto do Ensino Pré-Escolar
Arguente
Nádia Sofia da Torre Brandão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 Uma Intervenção Pedagógica no Espaço de Recreio Escolar: Um Estudo Com Crianças dos Três aos Cinco Anos.
Arguente
Daniela Maria Coelho Nogueira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 O Jogo Dramático no Desenvolvimento da Criança em Idade Pré-Escolar.
Arguente
Márcia de Fátima da Rocha Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 Desenvolvimento Motor da Criança em Idade Pré-Escolar: Estudo Exploratório com Crianças de Quatro e Cinco Anos.
Arguente
Margarida Isabel Montinho Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 Brincar é “uma Coisa Linda”: A Voz das Crianças em Idade Pré-Escolar.
Arguente
Marlene Neto de Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 A brincar “Aprendo Tudo”: Construindo Noções Acerca do Brincar no Ensino Pré-Escolar.
Arguente
Alexandra Sofia Dias Guimarães (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 A Atividade Física e Desportiva no Âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular: Conceções dos Docentes.
Arguente
Gilberto Marques da Rocha (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Os Processos Supervisivos nas Estruturas de Gestão Intermédia: Possibilidades e Limites.
Presidente do júri
Maria Luísa Vieira Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 Trabalho Colaborativo: Uma Dinâmica de Supervisão Horizontal Entre Pares Num Cenário Reflexivo.
Presidente do júri
Maria da Graça Ferreira da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 Supervisão Pedagógica na Animação Socioeducativa no Jardim de Infância: Promoção do “Espaço Relacional”.
Presidente do júri
Maria da Graça Rodrigues da Silva Cavaleiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 O Desenvolvimento dos Professores Universitários de Educação Física e os Ciclos de Vida Profissional: três estudos de caso.
Arguente principal
Simone de Miranda (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Perspetiva do Professor na Deteção, Seleção e Promoção de Talentos Desportivos na Lecionação da Disciplina de Educação Física.
Arguente
Pedro Marques David Monteiro (Mestrado)
2011 A Prática do Desenho no 1º CEB
Arguente
Clara Susana Pereira Cerqueira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 O Lugar da Educação Artística no 2º CEB – Visão de uma Comunidade.
Arguente
Carla Isabel Gonçalves Lopes Moreno (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 Abordagens Interdisciplinares no Ensino da Expressão Plástica no 1º CEB.
Arguente
Susete Liliana Reis Queirós (Mestrado)
2011 A Expressão Musical Propulsora de Aprendizagens.
Arguente
Cláudia Catarina Ferreira Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 A Importância das Emoções Sócio – Afetivas no Pré-Escolar.
Arguente
Juliana Andreia Ferreira Caetano (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 As Metas de Aprendizagem no Âmbito da Expressão Motora: Um Estudo Exploratório com Crianças de Cinco e Seis Anos.
Arguente
Daniela Fernandes Marinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 A Supervisão Reflexiva das AEC: Contributos na Articulação com o Currículo Escolar.
Presidente do júri
Maria Guiomar Gonçalves da Costa Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 Supervisão Pedagógica das Atividades de Enriquecimento Curricular num Agrupamento de Escolas.
Presidente do júri
Rosa Maria Mota Amaro da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 Um Olhar Sobre o Trabalho Colaborativo de um Grupo de Professores de Matemática do 5º Ano.
Presidente do júri
Cristina Maria Queirós da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 Práticas Reflexivas e Supervisão de Pares: O Recurso a um Diário Colaborativo.
Presidente do júri
Maria Jesus Rocha Costa de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2010 A Educação Física nas Escolas do Ensino Profissional na Região Autónoma dos Açores. Das Conceções às Práticas.
Arguente
Hélder Miguel Brites de Oliveira Camarinha (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2008 As Modalidades de Atendimento aos Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Aulas de Educação Física: Que Atitude dos Professores? Qual a Satisfação dos Alunos?
Arguente
Vânia Sofia de Sousa Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/10/17 - 2024/10/19 Membro Comissão Científica do XVII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Coordenador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2024/07/17 - 2024/07/19 Porto International Conference on Research in Education - Porto ICRE´24
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2024/05/27 - 2024/05/29 Comissão Científica do IV Congresso Internacional de Liderança e Melhoria da Educação
Distinções

Prémio

2018 Troféu Luís Vaz de Camões - prémio de homenagem, honra e valor pelo relevante trabalho desenvolvido no âmbito sociocultural / Luís Vaz de Camões Trophy - award of homage, honor and value for relevant work developed in the sociocultural field
2008 Prémio de Mérito - Instituto Politécnico de Viana do Castelo / Merit Award - Polytechnic Institute of Viana do Castelo
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008 Mérito - serviços prestados em prol do desenvolvimento da Educação Física em Portugal / Merit - services provided towards the development of Physical Education in Portugal

Título

2022 Associado de Mérito pelos serviços prestados à área profissional da Educação Física e do Desporto / Member of Merit for services provided to the professional field of Physical Education and Sport