???global.info.a_carregar???
Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Educação, especialidade em Didática da Matemática em 2014 pelo(a) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Mestrado em Mestrado em Didática da Matemática em 2003 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências e Licenciatura em Licenciatura em Ensino da Matemática em 1995 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências. É Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Didática da matemática; Formação inicial; Trabalho colaborativo; Desenvolvimento curricular; Conhecimento profissional; Práticas dos professores e Formação de professores.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
CATARINA RAQUEL SANTANA COUTINHO ALVES DELGADO

Nomes de citação

  • Delgado, Catarina

Identificadores de autor

Ciência ID
B317-C822-B31A
ORCID iD
0000-0001-8146-1236

Endereços de correio eletrónico

  • catarina.delgado@ese.ips.pt (Profissional)

Websites

  • http://www.si.ips.pt/ese_si/web_page.inicial (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2019/04/01 - 2019/08/31
Concluído
Curso de formação Inglês online EF Level 11 - Upper Intermediate - CEFR Level B2 (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016/03/13
Concluído
Curso de formação Inglês online EF Level 10 – Upper Intermediate – CEFR level B2 (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014
Concluído
Doutoramento em Educação, especialidade em Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"As Práticas do professor e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo no 1º ciclo " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013 - 2013
Concluído
Curso de Iniciação ao SPSS (Outros)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2012
Concluído
Workshop Inferência Estatística em Educação (Outros)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2008
Concluído
Ofic. de formação Novo Programa de Matemática do EB 1.º e 2.º ciclos (Outros)
Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Portugal
2007 - 2007
Concluído
Ação de Formação Dinamização de projectos multimédia (Outros)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2007 - 2007
Concluído
Círc. Estudos Form. p/ o Progr de Form. Cont. em Mat. p/ Profs. 1º e 2º C. (Outros)
Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Portugal
2003
Concluído
Mestrado em Didática da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de futuros professores do 1º Ciclo: três estudos de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998 - 1998
Concluído
Ação Formação As TIC no Ens. da Mat. - Ferr. espec. e proj. com a Internet (Outros)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1997 - 1997
Concluído
Ação Form. As TIC no Ens. da Mat. e Ci. - Um passo em frente c/ a Internet (Outros)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1997 - 1997
Concluído
Curso Funções no Ensino Secundário: Que perspectivas para o futuro? (Outros)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
1995 - 1995
Concluído
Curso Investigações e projectos na sala de aula (Outros)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
1995 - 1995
Concluído
Ação de Formação subordinada ao tema Funções, uma abordagem gráfica (Outros)
Núcleo de Estágio de Matemática da Escola Secundária de Casquilhos, Portugal
1995
Concluído
Licenciatura em Ensino da Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1994 - 1994
Concluído
Curso Funções uma abordagem gráfica (Outros)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009/02 - 2021/10 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09 - 2009/02 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2005/09 - 2006/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Profissional Agrícola D. Dinis, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
(...)
1997/09 - 2005/09 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1996 - 1997 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária dos Casquilhos, Portugal
Escola Secundária dos Casquilhos, Portugal
(...)
1995/09 - 1996/09 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Casquilhos, Portugal
Escola Secundária dos Casquilhos, Portugal
1994/09 - 1995/09 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Casquilhos, Portugal
Escola Secundária dos Casquilhos, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/06/23 - Atual Presidente do Júri de seleção e seriação dos candidatos titulares dos Cursos de Dupla Titulação do Ensino Secundário e de Cursos Artísticos Especializados do Concurso Especial de Acesso e Ingresso aos Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020 - Atual Membro do Conselho Pedagógico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - Atual Membro do Conselho Técnico.-Científico da ESE/IPS de Setúbal Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 - 2021 Responsável pela área científica da Matemática e Educação Matemática do Departamento de Ciências e Tecnologias da ESE/IPS de Setúbal Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020/09/10 - 2020/09/10 Membro do Júri do concurso para atribuição de Bolsa de Iniciação à Investigação (BII) no âmbito do Projeto ¿Competências de Informação para Jovens da Era Digital¿ (CIJED) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2020/09 Presidente de Júri dos concursos de Acesso a M23 da ESE/IPS de Setúbal Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019 - 2019 Membro do Júri para atribuição de uma bolsa de Iniciação à Investigação (BIC5), no âmbito do projeto REASON – Raciocínio matemático e formação de professores (PTDC/CED-EDG/28022/2017). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - 2018 Coordenadora da Pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores da ESE/IPS de Setúbal Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - 2018 Membro do Júri do Concurso de acesso ao Curso de Pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2018 Vice-Presidente do Conselho de Representantes da ESE/IPS de Setúbal Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010 - 2018 Membro do Conselho de Representantes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/01 - 2016/10 Membro do Júri de concursos locais de acesso da ESE/IPS de Setúbal Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2016 Membro do Júri para apreciação de pedidos de equivalências estrangeiras de nível superior às correspondentes habilitações estrangeiras, aos cursos ministrados na ESE/IPS Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2003 - 2005 Membro do Conselho Científico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2000 - 2001 Membro suplente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual REASON - Raciocínio matemático e formação de professores
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019 - Atual PRECASE - Programa de reforço de capacidades do sistema educativo da Guiné-Bissau
Financiado por Camões – Instituto de Cooperação e da Língua
Desenvolvimento técnico
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2018 - Atual RED - Projeto Recursos Educativos Digitais
POCH-04-5267-FSE-000124
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Fundo Social Europeu - Ministério da Educação
Em curso
2021 - 2022/07 Projeto Articular
Santander IPS&Santander-InovPed
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal/Santander
Em curso
2020 - 2022 CIJED - Competências de informação para jovens da era digital
Financiado pelo IPS
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal
Em curso
2016 - 2021 PAT - Projecto aprendizagem para todos
Financiado pelo Banco Mundial
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Banco Mundial
Concluído
2016 - 2017/12 Flexibilidade de cálculo e raciocínio quantitativo
Financiado pelo IPL
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2013 - 2016/12 Pensamento numérico e cálculo flexível: Aspetos críticos
Não financiado
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Escola Superior de Educação de Leiria, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2005 - 2007/01 Desenvolvendo o sentido de número: perspectivas e exigências curriculares
POCI/CED/59680/2004
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mendes, Fátima; Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Ponte, João Pedro da. "Raciocínio matemático e ações do professor durante a discussão coletiva de uma tarefa.". Trabalho apresentado em EIEM 2021 – Encontro de investigação em educação matemática, 2021.
    Aceite para publicação
  2. Delgado, Catarina; Domingos, António. "Capacidades matemáticas transversais e ensino e aprendizagem". Trabalho apresentado em Livro de Atas do EIEM 2021 – Encontro de Investigação em Educação Matemática. Universidade de Évora: SPIEM, 2021.
    Aceite para publicação
  3. Mendes, Fátima; Delgado, Catarina; Brocardo, Joana. "Estudos de aula: uma experiência na formação inicial de professores do 1.º ciclo.". Trabalho apresentado em 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.21), 2021.
    Aceite para publicação
  4. Delgado, Catarina; Torres, João; Rodrigues, Maria do Rosário; Marôpo, Lidia. "A aprendizagem da estatística de estudantes da licenciatura em comunicação social alicerçada num projeto de investigação: potencialidades e desafios". Trabalho apresentado em Atas do Encontro Cultura Digital e Educação na Década de 20 (CDE20), 2021.
    Publicado
  5. Pedro, Isaura; Fialho, Filipe; Delgado, Catarina; Figueiredo, Carla Cibele Fiel de Vasconcelos. "A investigação no currículo da formação de animadores socioculturais". Trabalho apresentado em Seminário Dar Asas ao Saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais, 2021.
    Publicado
  6. Delgado, Catarina; Filipe Fialho. "Recursos multimédia na formação inicial de educadores e professores". Trabalho apresentado em X Encontro de Investigadores da Qualidade, Setúbal, 2019.
    Publicado
  7. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Kraemer, Jean Marie. "Exploring students adaptive use of domain specific knowledge". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11), 2019.
    Publicado
  8. Brocardo, Joana; Kraemer, Jean-Marie; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Tasks to develop flexible multiplicative reasoning". Trabalho apresentado em Tenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME10), Dublin, 2017.
    Publicado
  9. Canavarro, Ana Paula; Delgado, Catarina. "Grupo de discussão 3 – Recursos na formação de professores que ensinam matemática". Trabalho apresentado em EIEM 2016 - Encontro de Investigação em Educação Matemática, Évora, 2016.
    Publicado
  10. Delgado, Catarina. "Práticas de seleção/construção e preparação de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número". Trabalho apresentado em EIEM 2014 - Encontro de Investigação em Educação Matemática, Sesimbra, 2014.
    Publicado
  11. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Práticas de seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido do número: o caso do professor Manuel". 2012.
  12. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina. "Desafios e complexidades na concepção e exploração de tarefas para o desenvolvimento do sentido do número". 2009.
    Publicado
  13. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Investigando o desenvolvimento do sentido do número". Trabalho apresentado em V Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática – V CIBEM, Porto, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Delgado, Catarina. "O Uso de Vídeos na Formação Inicial e o Desenvolvimento do Conhecimento do Conteúdo e do Ensino para Ensinar Estatística.". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2022):
    No prelo
  2. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Ponte, João Pedro da. "Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa.". Revista Educación Matemática (2022):
    No prelo
  3. Delgado, Catarina; Torres, João; Rodrigues, Maria do Rosário; Marôpo, Lidia. "Aprendizagem da estatística de estudantes da comunicação social alicerçada num projeto de investigação". Edutec - Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente (2021): https://periodicos.ufms.br/index.php/EduTec/article/view/13656.
    Publicado
  4. Ferreira, Eduarda; Marôpo, Lidia ; Delgado, Catarina; Rodrigues, Maria do Rosário; Dias, Patrícia; Torres, João. "Digital practices, young people, and gender.". First Monday – Peer-reviewed journal on the Internet 26 12 (2021): https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/view/11787.
    Publicado
  5. Boavida, Ana Maria; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. "Challenging preservice teachers to produce varied mathematical problem solving strategies". Journal of the European Teacher Education Network 13 13 (2018): 45-57. http://jeten-online.org/index.php/jeten/article/view/160.
    Publicado
  6. Delgado, Catarina; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana. "Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número: um estudo no Ensino Básico". Bolema 31 57 (2017): 323-343. http://hdl.handle.net/10400.26/18462.
    Publicado
  7. Ferreira, Sónia; Delgado, Catarina. "Desafios na preparação de Congressos Matemáticos: um estudo sobre as práticas de uma professora estagiária". Medi@ções 5 2 (2017): 19-34. http://hdl.handle.net/10400.26/20107.
    Publicado
  8. Delgado, Catarina; Oliveira,Hélia; Brocardo, Joana. "Práticas do Professor na Discussão de Tarefas que Visam o Desenvolvimento do Sentido de Número: um Estudo no Ensino Básico". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2017): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000100018.
    Publicado
  9. Delgado, Catarina; Irene Segurado; Brocardo, Joana; Manuela Pires. "Como manuais escolares abordam o tema Números Racionais". Educação e Matemática 145 (2017): 75-80.
    Publicado
  10. Brocardo, Joana; Kraemer, Jean-Marie; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Developing flexible-adaptive reasoning and computing: Pedro's understanding of the task "Prawn skewers"". Journal of the European Teacher Education Network 10 (2015): 86-100. http://62.28.241.73/index.php/jeten/article/view/69/pdf.
    Publicado
  11. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: Potencialidades e desafios". Medi@ções 2 3 (2014): 85-110. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/.
    Publicado
  12. Delgado, Catarina. "Os números e as operações no novo programa de matemática do ensino básico". Educação & Matemática 105 (2009): 17-21. http://www.apm.pt/files/_EM105_pp017-021_lq_4ba71a907a35d.pdf.
    Publicado
  13. Delgado, Catarina; Ponte, João Pedro da. "A reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de três futuras professoras de 1.º ciclo do ensino básico". Quadrante 13 1 (2004): 31-61. http://hdl.handle.net/10451/3408.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Delgado, Catarina; Marôpo, Lidia ; Rodrigues, Maria do Rosário; Torres, João; Dias, Patrícia; Ferreira, Eduarda. "Culturas digitais juvenis e os influenciadores era da plataformização da Internet". In Juventude (s): Movimentos Globais e Desafios Futuros. Portugal: Observatório da Juventude dos Açores, 2022.
    Aceite para publicação
  2. Marôpo, Lidia ; Dias, Patrícia; Torres, João; Rodrigues, Maria do Rosário; Delgado, Catarina. "Culturas digitais, crianças e jovens: contributos das ciências da comunicação para a prática e a investigação em educação". In Portas que o digital abriu na Investigação em Educação, editado por A. Nobre; A. Mouraz; M. Duarte, 106-150. Universidade Aberta, 2021.
    Publicado
  3. Boavida, Ana Maria; Sequeira, Ana Cristina; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. "Projetos Educativos na Escola e na Comunidade.". In Em Manual de orientações para o retorno às actividades lectivas., 51-98. Luanda, Angola: Ministério da Educação: República de Angola., 2020.
    Publicado
  4. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Duarte, José; Boavida, Ana Maria; Delgado, Catarina. "Guiões de Utilização de Recursos Didáticos: Matemática". In Práticas de Sala de Aula e Recursos Didácticos - Língua Portuguesa e Matemática, 127-155. Luanda, Angola: Ministério da Educação – República de Angola, 2019.
    Publicado
  5. Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Boavida, Ana Maria; Duarte, José. "Práticas de sala de aula: Matemática". In Práticas de Sala de Aula e Recursos Didácticos - Língua Portuguesa e Matemática, 77-126. Luanda, Angola: Ministério da Educação – República de Angola, 2019.
    Publicado
  6. Brocardo, Joana; Duarte, José; Boavida, Ana Maria; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Diferenciação Pedagógica em Matemática". In Manual de Diferenciação Pedagógica em sala de aula para Professores do Ensino Primário - Volume II, 113-196. República de Angola, Angola: Ministério da Educação, 2018.
    Publicado
  7. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Duarte, José; Boavida, Ana Maria; Delgado, Catarina. "Diferenciação Pedagógica em Matemática". In Diferenciação pedagógica – Volume I, 130-186. Luanda, Angola: Ministério da Educação – República de Angola, 2018.
    Publicado
  8. Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Duarte, José; Boavida, Ana Maria. "Avaliação Pedagógica: as aprendizagens iniciais em Matemática e o EGMA". In Avaliação pedagógica, 95-190. Luanda, Angola: Ministério da Educação – República de Angola, 2018.
    Publicado
  9. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Entrevistas Clínicas para estudar a flexibilidade no cálculo numérico". In Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): Olhares para uma realidade, 85-89. Setúbal, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 2014.
    Publicado
  10. Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido do número". In O sentido do número: Reflexões que entrecruzam teoria e prática, 159-182. Lisboa, Portugal: Escolar Editora, 2008.
    Publicado
  11. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. "A multiplicação no contexto do sentido do número". In Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares: Materiais para o educador e para o professor do 1.º ciclo, 9-18. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2007.
    Publicado
  12. Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Sentido do número: um estudo no 1.º ciclo do ensino básico". In Números e Álgebra na aprendizagem da matemática e na formação de professores, editado por Vale, Isabel; Pimentel, Teresa; Barbosa, Ana; Fonseca, Lina; Santos, Leonor; Canavarro, Ana Paula, 147-156. Viana do Castelo, Portugal: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação., 2006.
    Publicado
  13. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Rocha, Isabel; Serrazina, Lurdes. "Números e Álgebra: desenvolvimento curricular". In Números e Álgebra na aprendizagem da Matemática e na formação de professores, editado por Vale, Isabel; Pimentel, Teresa; Barbosa, Ana; Fonseca, Lina; Santos, Leonor; Canavarro, Ana Paula, 65-92. Viana do Castelo, Portugal: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 2006.
    Publicado
  14. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Rocha, Isabel; Castro, Joana; Serrazina, Lurdes; Rodrigues, Marina. "Desenvolvendo o sentido do número". In Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares: Materiais para o educador e para o professor do 1.º ciclo, 7-27. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2005.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Canavarro, Ana Paula; Delgado, Catarina. 2017. "Recursos na formação de professores que ensinam matemática". Documento de trabalho.
Livro
  1. Pinto, Mariana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. Didática da Educação de Infância: Tarefas Integradoras com os livros e as histórias: Língua Portuguesa e Matemática.. Setúbal, Portugal: Instituto Politécnico de Setúbal. 2021.
    Publicado
  2. Marôpo, Lidia ; Delgado, Catarina; Rodrigues, Maria do Rosário; Torres, João; Dias, Patrícia; Ferreira, Eduarda; Costa, A. M.. Projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED) – Relatório Final. Setúbal, Portugal. 2021.
    Publicado
  3. Boavida, Ana Maria; Delgado, Catarina; Fátima Mendes; Brocardo, Joana; José Duarte. Manual de Matemática para Professores do Ensino Primário. Luanda, Angola: Ministério de Educação da República de Angola. 2016.
    Publicado
  4. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Gonçalves, Fátima. Números e Operações - 3.º ano. Materiais de apoio ao Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação - DGIDC. 2010.
    Publicado
  5. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. Números e operações: 1º ano. Materiais de Apoio ao Programa de Matemática do Ensino Básico. Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. 2010.
    Publicado • WWW:
  6. Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. Geometria: textos de apoio para educadores de infância. Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. 2008.
    Publicado
  7. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina; Torres, João; Vários. Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares: Materiais para o educador e para o professor do 1.º ciclo (vol. II). Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2007.
    Publicado
  8. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina; Torres, João; Vários. Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares: Materiais para o educador e para o professor do 1.º ciclo. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2005.
    Publicado
  9. Delgado, Catarina; Delgado, Catarina. Reflexão sobre a prática do ensino da matemática de futuros professores do 1º ciclo: Três estudos de caso. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2003.
    Publicado
Manual
  1. Boavida, Ana Maria; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Duarte, José. Livro de fichas de trabalho (para o aluno): Matemática. Angola. 2019.
  2. Boavida, Ana Maria; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Duarte, José. Kit Pedagógico para Língua Portuguesa e Matemática, Guiões para o professor - Matemática. Angola: Ministério da Educação: República de Angola. 2019.
    Publicado
  3. Boavida, Ana Maria; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Duarte, José. Como fazer mais fichas e aumentar o Kit Pedagógico. Angola. 2019.
    Publicado
  4. Ana Maria Boavida; Delgado, Catarina; Fátima Mendes; Joana Brocardo; José Duarte. Kit Pedagógico para Língua Portuguesa e Matemática, Fichas de trabalho para o aluno - Matemática. Angola: Ministério da Educação da República de Angola.. 2019.
    Publicado
  5. Equipa do Programa de Formação Continua 2006/2007; Equipa do Programa de Formação Continua 2005/2006 e 2006/2007. A Geometria nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Setúbal, Portugal: Instituto Politécnico de Setúbal. 2007.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Mendes, Fátima; Boavida, Ana Maria; Brocardo, Joana; Delgado, Catarina. "To figure out more than a solution to a geometric problem: what do prospective teachers?". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11), 2019.
  2. Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Fialho, Filipe. "The development of geometrical knowledge starting from arts education". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11), 2019.
  3. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Selecting and adapting mathematical tasks that foster number sense development: the practice of one primary teacher". Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2013.
  4. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Flexible calculation: key ideas from students' solutions". Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2013.
  5. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Teacher' Pratices and Number Sense Development in Elementary School". Trabalho apresentado em 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2011.
Resumo em conferência
  1. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Abordagem exploratória no desenvolvimento do raciocínio e cálculo multiplicativo flexíveis". Trabalho apresentado em IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Lisboa, 2018.
    Publicado
  2. Delgado, Catarina; Ferreira, Sónia. "Investigar sobre a prática na formação inicial do futuro professor: uma reflexão focada nos desafios na preparação e dinamização de congressos matemáticos". Trabalho apresentado em 6th International Congress of Educational Sciences and Development, Setúbal, 2018.
    Publicado
  3. Ferreira, Sónia; Delgado, Catarina. "O recurso a pósteres no âmbito de congressos matemáticos: : que desafios para o professor?". Trabalho apresentado em EIEM 2016 – Encontro de Investigação em Educação Matemática, Évora, 2016.
    Publicado
  4. Delgado, Catarina. "Estudar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: Uma reflexão sobre as opções metodológicas". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (I), Setúbal, 2013.
    Publicado
  5. Delgado, Catarina. "O desenvolvimento do sentido de número e as práticas do professor: Um estudo no 1.º ciclo". Trabalho apresentado em Desafios teóricos e metodológicos - I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Aveiro, 2010.
    Publicado
  6. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana. "Developing Number Sense: The Theacher´s role". Trabalho apresentado em 33rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Thessaloniki, 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Delgado, Catarina Coutinho, 1969-. "As práticas do professor e o desenvolvimento do sentido de número:um estudo no 1.º ciclo". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10451/10559.

Outros

Outra produção
  1. Matemática, níveis I, II e III da componente de formação sócio-cultural dos cursos integrados no sistema de aprendizagem do IEFP. 2000. Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Paiva, Ana; Duarte, José; Veloso, Graciosa; Duarte, Teresa Olga; Figueiredo, Miguel.
  2. Modelação: O papel do computador. 1998. Delgado, Catarina.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/12/02 Bridging theory and naïve prospective teachers practice observation in the context of lesson studies The international annual conference of the World Association of Lesson Studies (WALS)
(Macau)
2021/11/20 Raciocínio matemático e ações do professor durante a discussão coletiva de uma tarefa. EIEM 2021 – Encontro de investigação em educação matemática
ESE de Santarém (Portugal)
2021/10/15 Investigações Estatísticas: dos contextos de prática à formação inicial III Encontro A formação de educador@s e professor@s na Universidade de Évora (FEPUE) – III jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil
Universidade de Évora
2021/07/15 Estudos de aula: uma experiência na formação inicial de professores do 1.º ciclo 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.21)
Universidade de Aveiro (Portugal)
2021/06 I'm not sure how they make money”: the social media business and the digital influencers through children and youth’s perspective 8th International Congress of Audiovisual Researchers
Universidade Lusófona (Portugal)
2021/05/15 Aprendizagem da estatística de estudantes da licenciatura em comunicação social alicerçada num projeto de investigação: potencialidades e desafios Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e com a Universidade Católica Dom Bosco
2021/03/06 Projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED): desenvolvimento da investigação e primeiros resultados Seminário Dar asas ao saber - Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais
Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF/IPS)
2021/03/06 A Investigação no Currículo da Formação de Animadores Socioculturais Seminário dar asas ao saber - Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais
Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CIEF-IPS) (Portugal)
2021/01/11 Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa Seminário REASON – Raciocínio Matemático e Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
2020/11/07 Recursos educativos digitais para o 1.º e o 2.º ciclos do Ensino Básico Simpósio de Comunicações C, no XXIII Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática (Portugal)
2020/07/03 Materiais produzidos no âmbito do projeto Recursos Educativos Digitais (RED) - Matemática. Webinar de divulgação do trabalho realizado e de apresentação dos materiais produzidos no âmbito do projeto Recursos Educativos Digitais (RED).
DGE-Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
2019/11/28 Investigações estatísticas no Jardim de infância e no 1.º Ciclo: articular a prática com a formação inicial Seminário Olhares sobre a investigação em Ciência articulando saberes e áreas científicas
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2019/11/28 O contributo de saberes da área das Ciências para o aperfeiçoamento de tarefas matemáticas (Orientação de relatório de Mestrado) Seminário Olhares sobre a investigação em Ciência articulando saberes e áreas científicas
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2019/10/03 Diferenciação Pedagógica em Língua Portuguesa e Matemática - Da Formação à Sala de Aula 2.º Congresso IPS: 40 anos ao serviço da região e do saber – a construir o futuro
Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) (Setúbal, Portugal)
2019/10/03 Avaliação Pedagógica em Língua Portuguesa e Matemática - Da Formação à Sala de Aula 2.º Congresso IPS: 40 anos ao serviço da região e do saber – a construir o futuro
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2019/06/07 Recursos multimédia na formação inicial de educadores e professores X Encontro de Investigadores da Qualidade
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2019/02/06 The development of geometrical knowledge starting from arts education Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 11)
Universidade de Utrecht (Utrecht, Países Baixos)
2019/02/06 To figure out more than a solution to a geometric problem: What do prospective teachers? Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 11)
Universidade de Utrecht (Utrecht, Países Baixos)
2019 Exploring students adaptive use of domain specific knowledge Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11)
Universidade de Utrecht (Utrecht, Países Baixos)
2018 Investigar sobre a prática na formação inicial do futuro professor: uma reflexão focada nos desafios na preparação e dinamização de congressos matemáticos 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
2018 Abordagem Exploratória no desenvolvimento do raciocínio e cálculo multiplicativo flexíveis IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
(Lisboa, Portugal)
2018 Aprendizagem para todos: a formação contínua de professores do ensino primário em Angola ProfMat 2018
(Almada, Portugal)
2017/11 A construção de pósteres no âmbito da realização de congressos matemáticos: que desafios para o professor? IV Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Desafios da Investigação no Ensino Superior Politécnico
ESE/IPS (Setúbal, Portugal)
2017/11 Preparação e dinamização de congressos matemáticos no 1.º Ciclo: que desafios para o Professor? IV Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento
2017/02 Tasks to develop flexible multiplicative reasoning CERME 10
(Dublin, Irlanda)
2017 Developing geometrical ideas making connections with arts education The European Teacher Education Network 2017
The European Teacher Education Network (Gotemburgo, Suécia)
2017 Fostering the capacity of preservice mathematics teacher to produce varied problem solving strategies The European Teacher Education Network (ETEN 2017)
The European Teacher Education Network (Gotemburgo, Suécia)
2017 Práticas de ensino orientadas para a resolução de problemas CNaPPES 2017 – 4.º Congresso nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
IPS (Setúbal, Portugal)
2016/07 Teachers’ pratices and number sense development in elementary School 13th International Congress on Mathematical Education (ICME-13)
(Hamburgo, Alemanha)
2016/07 Flexibility in mental calculation 13th International Congress on Mathematical Education (ICME-13)
(Hamburgo, Alemanha)
2016 Working Collaborativelly with In-service Teachers: Potentialities and Challenges ETEN 2016 Conference
(Setúbal, Portugal)
2016 Desingning Tasks fo Adaptive/Flexible Multiplicative Reasoning 13th International Congress on Mathematics Education (ICME 13)
(Hamburgo, Alemanha)
2016 O recurso a pósteres no âmbito de congressos matemáticos: que desafios para o professor? EIEM 2016 – Encontro de investigação em educação matemática
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2014 As práticas de seleção/construção e preparação de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2014)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (Sesimbra, Portugal)
2013/07 Selecting and adapting mathematical tasks that foster Number sense development: the practice of one primary teacher 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME)
(kiel, Alemanha)
2013 Pontes entre a escola e a família: O contributo da Matemática Encontro – Em Prol da Aprendizagem: Colaboração Escola-Família
Projeto TEIP (Portimão, Portugal)
2013 Entrevistas clínicas para estudar a flexibilidade no cálculo numérico Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento
(Setúbal, Portugal)
2013 Em prol da aprendizagem - colaboração escola-família
2012 As práticas do professor e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo no 1.º Ciclo Seminário Doutoral
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012 Práticas de seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número: O caso do professor Manuel EIEM 2012_ Encontro de Investigação em educação Matemática: Práticas do Ensino da Matemática
SPIEM (Castelo de Vide, Portugal)
2012 Estudar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: Uma reflexão sobre as opções metodológicas Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento
(Setúbal, Portugal)
2011/07 Teachers’ Pratices and Number Sense Development in Elementary School 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
(Ankara, Turquia)
2011 A selecção/construção e condução de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número dos alunos do 3.º ano de escolaridade ProfMat 2011
Associação de Professores de Matemática (Lisboa, Portugal)
2011 O programa de matemática para os nossos filhos: Que desafios? Que interrogações? Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico - Programa de Matemática do Ensino Básico: Professores e alunos em acção
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2010/07 O desenvolvimento do sentido de número e as práticas do professor: Um estudo no 1.º Ciclo I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010 O desenvolvimento do sentido de número e as práticas do professor: um estudo no 1.º ciclo Desafios teóricos e metodológicos - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em educação
(Aveiro, Portugal)
2009 Desafios e complexidades na concepção e exploração de tarefas para o desenvolvimento do sentido de número XIX Encontro de Investigação em educação Matemática
(Vila Real, Portugal)
2009 Developing Number Sense: The Teacher's Role 33th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME)
(Salónica , Grécia)
2008/05 Marcos de uma trajectória. O caso dos números Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática
Centro Cultural de Belém (Lisboa, Portugal)
2008/05 Aprendizagens matemáticas dos alunos - O horizonte de uma formação Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática
Centro Cultural de Belém (Lisboa, Portugal)
2007/09 A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido de número Seminário final do projeto Desenvolvendo o Sentido do Número: Perspectivas e Exigências Curriculares
ESE de Setúbal (Lisboa, Portugal)
2007 Desenvolvendo estratégias de cálculo multiplicativo Seminário Desenvolvendo o Sentido de Número: Perspectivas e exigências curriculares
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2005/04 Desenvolvendo o sentido do número: um exemplo XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática
Secção de Educação e Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Caminha, Portugal)
2005/02 Competências de cálculo e sentido do número Seminário As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro...
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, em Setúbal (Setúbal, Portugal)
2005 Reflexão sobre as práticas de ensino da matemática de futuros professores do 1º ciclo: Três estudos de caso Seminário de Apoio às Áreas Científicas
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2005 Competências de cálculo e sentido do número: Um projecto de colaboração a distância Encontro Dar e Receber III
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2005 Investigando o desenvolvimento do sentido do número Congresso Ibero-americano de Educação Matemática V CIBEM
(Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2021/09/16 A Matemática e as Expressões no Jardim de Infância
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2021/07/22 A Geometria em Educação de Infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2021/06/24 As ações e desafios do professor no desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos durante as discussões coletivas
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2021 Orientação de Estágio de Patrícia Cruz
Orientador
2020 - 2021 Orientação de Estágio de Carolina Cascalheira
Orientador
2020 - 2021 Orientação de estágio de Ana José Morais
Orientador
2020 - 2021 Orientação de estádio de Joana Costa
Orientador
2020 - 2021 Orientação de estágio de Tatiana Henriques
Orientador
2019 - 2020 Orientação de estágio de Rita Santos
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
2019 - 2020 Orientação de estágio de Ana Catarina Jaime
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
2019 - 2020 Orientadora de estágio de Mafalda Cortinhal
Orientador
Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
2019 - 2020 Orientadora de estágio de Maria Inês Nunes
Orientador
Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
2018 - 2019/12/03 As discussões coletivas no ensino dos números racionais positivos: um estudo sobre as práticas de uma futura professora (Orientação de relatório de Mestrado)
Orientador de Patrícia Andrade
Mestrado em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 - 2019/10/23 A aprendizagem dos números e das operações através do jogo: um estudo no 3.º ano de escolaridade (Orientação de relatório de Mestrado)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 - 2019/07/31 A matemática e o brincar no jardim de infância (Orientação de relatório de Mestrado)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019 - 2019 Orientação de estágio de Patrícia Metelo
Orientador
2019 - 2019 Orientação de estágio de Eunice Modesto
Orientador
2019 - 2019 Orientação de estágio de Ana Rita Vargas
Orientador
2018 - 2018 Orientação de estágio de Ana Teresa Barros
Orientador
2018 - 2018 Orientação de estágio de Ana Luísa Neto
Orientador
2018 - 2018 Orientação de estágio de Maria Helena Dias
Orientador
2017 - 2017 Orientação de estágio de Patrícia Isabel Silva Andrade
Orientador
2017 - 2017 Orientação de estágio de Bianca Rafaela Cabrita Ximenes
Orientador
2017 - 2017 Orientação de estágio de Adriana Rafaela Cavaca Pereira
Orientador
2017 - 2017 Orientação de estágio de Joana Santos Covas
Orientador
2016 - 2016 O contributo da Expressão e Educação Artística na aprendizagem de conceitos geométricos: Um estudo no 2.º ano de escolaridade
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 Construindo uma sequência de tarefas de multiplicação: Um estudo realizado no 1.º ciclo de escolaridade (Orientação de relatório de Mestrado)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 Orientação de estágio de  Ana Raquel Fernandes Ganhão
Orientador
2016 - 2016 Orientação de estágio de  Andreia Isabel Vieira Alpalhão
Orientador
2016 - 2016 Orientação de estágio de  Vanessa Isabel Almeida Aljustrel
Orientador
2016 - 2016 A aprendizagem da Organização e Tratamento de Dados e as Tarefas de Investigação: um estudo no 1º Ciclo (Orientação de relatório de Mestrado)
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 A aprendizagem da multiplicação perspetivada através da resolução de problemas: Um estudo no 2º ano de escolaridade. (Orientação de relatório de Mestrado)
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Diferenciação pedagógica e a aprendizagem da divisão: Um estudo numa turma do 3.º ano de escolaridade (Monografia)
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2015 Práticas do professor que potenciam discussões coletivas produtivas (Orientação de relatório de Mestrado)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2015 A aprendizagem da multiplicação: Um estudo no 2.º ano de escolaridade (Orientação de relatório de Mestrado)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2015 Práticas do professor para e na dinamização de congressos matemáticos (Orientação de relatório de Mestrado)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2015 Orientação de Estágio de Sara Filipa Martins Gomes
Orientador
2015 - 2015 Orientação de Estágio de Sónia Alexandra Marques Ferreira
Orientador
2015 - 2015 Orientação de estágios de Telma Cristina Almeida Pereira
Orientador
2015 - 2015 Orientação de estágio de Susana Alexandra Ferreira Fernandes
Orientador
2015 - 2015 Orientação de estágio de Ana Cristina Santana Marques Simões
Orientador
2015 - 2015 Orientação de estágio de Raquel Vicente Quintinha
Orientador
2015 - 2015 Orientação de estágio de Sara Raquel Pestana Catarino
Orientador
2014 - 2014 Orientação do estágio de Cátia Filipa Pagaime da Silva
Orientador
2014 - 2014 Orientação de Estágio de Susana Isabel Serafim Portásio Castanheira
Orientador
2014 - 2014 Orientação de estágio de Ana Rita Martins Gomes
Orientador
2014 - 2014 Orientação de estágio de Sara Ribeiro Raquel Fernandes
Orientador
2013 - 2013 Orientação de estágio de Ana Filipa Lopes Dias
Orientador
2013 - 2013 Orientação de estágio de Ana Beatriz Aparício Cardoso
Orientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/12/11 - 2020/12/11 Seminário Olhares sobre o ensino e aprendizagem das ciências e da matemática em tempos de pandemia (2020/12/11 - 2020/12/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - 2017 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES 2017) (Elemento da comissão organizadora local) (2017/07/13 - 2017/07/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2017 - 2017 IV Encontro Entre a teoria, os dados e o conhecimento (Elemento da Comissão Científica) (2017/10/23 - 2017/10/23)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino na ESE de Lisboa (Elemento da Comissão Científica) (2016/11/05 - 2016/11/05)
Encontro (Outra)
2016 - 2016 Conferência Internacional The European Teacher Education Network 2016 (ETEN 2016)(Elemento da comissão organizadora local) (2016/04/14 - 2016/04/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
ETEN - IPS, Portugal
2015/11/25 - 2015/11/27 Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) (Elemento da comissão organizadora) (2015/11/25 - 2015/11/27)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2015 Dinamização da Exposição "Sempre houve problemas" (Evento Pedagógico destinado aos estudantes da ESE/IPS) (2015/09/14 - 2015/09/18)
Exposição (Outra)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/04/22 - 2014/04/30 Exposição Matemática e a Natureza (Evento Pedagógico destinado aos estudantes da ESE/IPS) (2014/04/22 - 2014/04/30)
Exposição (Outra)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/03/14 - 2014/03/14 Dinamização, no âmbito do Programa TEIP, da exposição “A Matemática é de todos”, da autoria da Associação de Professores de Matemática (2014/03/14 - 2014/03/14)
Exposição (Coorganizador)
Agrupamento Vertical de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, Portugal
2014 - 2014 Seminário Internacional Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto. (Elemento da comissão organizadora e científica) (2014/10/30 - 2014/10/30)
Seminário (Outra)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 EIEM 2014 - Encontro de Investigação em Educação Matemática (Elemento da comissão organizadora e científica) (2014/11/22 - 2014/11/23)
Encontro (Outra)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009 - 2009 Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos (Elemento da comissão organizadora) (2009/07/02 - 2009/07/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008 - 2008 Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1º e 2º ciclos (Elemento da comissão organizadora) (2008/07/04 - 2008/07/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2007 - 2007 Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º e 2º ciclos (Elemento da comissão organizadora) (2007/07/04 - 2007/07/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2006 - 2006 20º ProfMat – Encontro Nacional de Professores de Matemática (Elemento da comissão organizadora) (2006/11/15 - 2006/11/17)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2005 - 2005 XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (Elemento da comissão organizadora) (2005/11/07 - 2005/11/08)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2005 - 2005 Encontro Dar e Receber III (Elemento da comissão organizadora) (2005/01/13 - 2005/01/13)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/02/05 - 2019/02/10 Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11)
Congresso
2018/09/10 - 2018/09/12 IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Encontro
2018/06/21 - 2018/06/23 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Congresso
2017/04/20 - 2017/04/22 The European Teacher Education Network 2017 (ETEN 2017)
Encontro
2017 - 2017 4º congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Congresso
2017 - 2017 Entre a teoria os dados e o conhecimento
Encontro
2016/04/14 - 2016/04/16 Conferência Internacional The European Teacher Education Network 2016 (ETEN 2016)
Conferência
2016 - 2016 Encontro de Investigação em Educação Matemática
Encontro
2015/06/22 - 2015/06/23 Conferência Internacional Turning data into knowledge: new opportunities for statistics education
Conferência
2014 - 2014 Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto
Seminário
Seminário Internacional Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education PME
Conferência
2012 - 2012 Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Seminário
III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2011/07/10 - 2011/07/15 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME)
Conferência
2009/07/19 - 2009/07/24 33rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
Conferência
2009 - 2009 Práticas de formação, práticas de sala de aula: olhares sobre a aprendizagem da Matemática
Seminário
Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos - Práticas de formação, práticas de sala de aula: olhares sobre a aprendizagem da Matemática
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/05/08 - 2008/05/08 Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática
Conferência
2007/12/17 - 2007/12/18 Conferência The Future of Mathematica Education in Europe
Conferência
2005/07/14 - 2005/07/15 Encontro Internacional Educação Matemática: Caminhos e Encruzilhadas
Encontro
2005 - 2005 Números e álgebra na aprendizagem da matemática e na formação de professores
Encontro
XIV EIEM
2005 - 2005 Dar e receber III
Encontro
2000/02/07 - 2000/02/09 Seminário Internacional Encontros, Percursos e Recursos – As TIC na Escola
Seminário
1999/07/21 - 1999/07/26 CIEAEM 51, Cultural, Diversity in Mathematics (Education)
Encontro
1998/08/02 - 1998/08/07 CIEAEM 50, Les liens entre la pratique de la classe et la recherche en didactique des mathemátiques
Encontro
1998 - 1998 Conhecer e intervir com as TIC na escola
Encontro
1997/07/24 - 1997/07/30 CIEAEM 49, The Interactions in the Mathematics Classroom
Encontro

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/02/21 Promover o raciocínio matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade.
Arguente
Ana Catarina Luiz Pinto Rigor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/11/26 Educação para o Risco no 1º Ciclo – Prevenção de Acidentes por Queimaduras
Presidente do júri
Ana Rita Maia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/23 Educação para o Risco no 1º Ciclo do Ensino Básico – Um Projeto de Intervenção
Presidente do júri
José Loureiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/02/19 Contributos das atividades práticas para o ensino e aprendizagem das ciências no 1º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
Carla Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020 Padrões na creche e no jardim de infância: a emergência do pensamento algébrico e do raciocínio matemático.
Arguente
Joana Reimão (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019/12/20 Histórias com desafios matemáticos - A literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos
Arguente
Beatriz Russo Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019/12/17 Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação: Uma experiência numa turma do 4.º ano de escolaridade
Presidente do júri
Beatriz Gil (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019/12/16 Resolver problemas matemáticos - Um estudo em contextos de educação de infância
Arguente
Rita Grande (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019/12/13 Resolução e Formulação de problemas em articulação com o desenvolvimento da Escrita
Arguente
Inês Soares (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019/12/13 Trabalhar a matemática através de histórias infantis
Presidente do júri
Sílvia Branco (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019/10/09 A resolução de problemas e a literatura infantil
Arguente
Filipa Alvito (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019/07/30 A abordagem STEM em educação de infância: práticas e desafios de uma jovem educadora
Arguente
Marisa Bação (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018/12/20 A metodologia de trabalho de projeto na área do estudo do meio do 1.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
Nadine Clérigo Gomes da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018/12/10 A aprendizagem comparticipada dos números racionais através da percentagem
Arguente principal
Maria Helena Gil Rodrigues Monteiro Guerreiro (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/06/23 O conhecimento para ensinar estatística: uma reflexão sobre a prática de uma professora numa turma de 4.º ano
Arguente
Raquel Vicente Quintinha (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018/01/15 Representações usadas na resolução de problemas: Um estudo no 3.º ano de escolaridade
Arguente
Ana Catarina Martins Baptista (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 Raciocínio estatístico: um estudo na educação pré-escolar
Arguente
Inês Cristina Ribeiros Diogo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 A educação de valores numa escola do 1.º ciclo do ensino básico: uma intervenção a partir da literatura infantil
Presidente do júri
Ana Filipa Jesus Soares Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 O ensino das Ciências no 1.º ciclo do Ensino Básico: os efeitos de um ensino prático das ciências nas conceções dos alunos
Presidente do júri
Ana Rita Martins Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 De que modo o uso do feedback escrito em tarefas matemáticas contribui para ajudar os alunos a superarem as suas dificuldades
Presidente do júri
Ana Cristina Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 O ensino e a aprendizagem da geometria com materiais manipuláveis: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
Arguente
Carmen Sofia Xavier Dias Mineiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 Resolução de problemas de subtração no 2.º ano de escolaridade
Arguente
Sara Menezes Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos
Arguente
Maria João Marques Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 O ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. Um estudo com o 4.º ano de escolaridade
Arguente
Rita Maria Neves da Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 O jogo e a relação com a Matemática: Um estudo no 4º ano de escolaridade
Arguente
Ana Isabel Unguento Sabino (Mestrado)
2015 Ensinar frações no 5º ano de escolaridade: um estudo sobre as práticas de uma professora
Arguente
Joana Inês Carvalho Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 A Música de conjunto no 1,.º ciclo do ensino básico: perceções e aprendizagens musicais e sociais
Presidente do júri
Sérgio Joaquim Cavadas Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 A resolução de problemas de adição e o desenvolvimento do cálculo mental: um estudo com alunos do 2.º ano
Arguente
Joana Filipa Ribeiro Tomás (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 Prática de questões-aula numa perspetiva de avaliação formativa em Matemática
Presidente do júri
Sara Filipa Martins Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 Os guiões de apoio e o feedback no processo de ensino-aprendizagem do texto narrativo
Presidente do júri
Marisa Alexandra Lopes Figueiredo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 O processo de escrita de textos descritivos
Presidente do júri
Ana Rossana Cláudio Alexandre, (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 O contributo das artes integradas no desenvolvimento de competências sociais
Presidente do júri
Cátia Alexandra Orrico Moucho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 Trabalho autónomo e diferenciação: Potencialidades e problemas
Presidente do júri
Margarida Ferreira do Nascimento Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 A orquestração de discussões coletivas na aula de matemático no 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
Sara Guerreiro Gomes Rafael (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018 - 2018 EIEM 2018
2018 - 2018 CERME 11
2016 - 2016 EIEM16 - Encontro de Investigação em Educação Matemática
2015 - 2015 Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III): Investigar as Práticas em Contexto
2015 - 2015 Encontro Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education
2014 - 2014 XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática – SIEM
2012 - 2012 EIEM12 - Encontro de Investigação em Educação Matemática
2009 - 2009 XX Seminário de Investigação em Educação Matemática – SIEM

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - 2020 Revista Quadrante Associação de Professores de Matemática
2020 - 2020 Revista Educación Matemática Consorcio Nacional de Recursos de Información Científica y Tecnológica de México (CONRICYT)
2019 - 2019 Revista Quadrante Associação de Professores de Matemática
2016/01/01 - 2018/12/31 Educação e Matemática Associação de Professores de Matemática
2018 - 2018 Mediações ESE/IPS
2018 - 2018 Revista Quadrante
2017 - 2017 Revista Quadrante
2017 - 2017 International Journal for Research in Mathematics Education (RIPEM)
2016 - 2016 Revista Quadrante
2015 - 2016 Journal of the European Teacher Education Network
2015 - 2015 Revista Quadrante
2013 - 2013 Revista Quadrante

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019 - Atual Membro da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Curso de Licenciatura em Ensino Básico (CAA-LEB) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Membro
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - 2017 Membro da Equipa de Avaliação no âmbito da Avaliação Externa das Escolas (Inspeção-Geral de Educação e Ciência)
Avaliador
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde - Sesimbra, Portugal
2016 - 2016 Membro da Equipa de Avaliação no âmbito da Avaliação Externa das Escolas (Inspeção-Geral de Educação e Ciência)
Avaliador
Agrupamento de Escolas dos Olivais, Portugal
2015 - 2015 Membro da Equipa de Avaliação no âmbito da Avaliação Externa das Escolas (Inspeção-Geral de Educação e Ciência)
Avaliador
Agrupamento de Escolas Nº1 de Loures, Portugal

Inspeção-Geral de Educação e Ciência, Portugal
2009 - 2011 Membro da Unidade para a Avaliação e a Qualidade do Instituto Politécnico de Setúbal (UNIQUA-IPS)
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016/02 - Atual Elementos de Matemática Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/09 - Atual Estágio II Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/09 - Atual Didática da Matemática e do Conhecimento do Mundo Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/09 - Atual Estágio II Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/09 - Atual Estágio III Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/09 - Atual Estágio I Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009/09 - Atual Matemática, Cultura e Realidade Animação e Intervenção Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009/09 - Atual Seminário de Investigação e Projeto Animação e Intervenção Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/09 - Atual Matemática, Cultura e Realidade Licenciatura em Desporto (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/09 - Atual Organização de Dados e Análise Estatística Licenciatura em Desporto (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/09 - Atual Matemática, Cultura e Realidade Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/09 - Atual Conceitos Fundamentais de Matemática Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/09 - Atual Geometria e Medida Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/09 - Atual Estatística e Probabilidades Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/09 - Atual Introdução à Didáctica da Matemática Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/09 - Atual Padrões e Álgebra Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1996/09 - Atual Matemática Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1996/09 - Atual Matemática, Cultura e Sociedade Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1996/09 - Atual Da Produção Científica à Comunicação Científica Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1996/09 - Atual Matemática para a Comunicação Social Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1996/09 - Atual Temas Atuais em Ciência e Tecnologia Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019 - 2020 Promover o raciocínio matemático dos alunos dos anos iniciais Oficina de Formação (Outros)
2018/02/06 - 2018/06/05 A Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: Perspetivas sobre o Ensino e a Aprendizagem Oficina de Formação (Outros) IPS - Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém, Portugal
2018/01/31 - 2018/05/22 Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Perspetivas sobre o Ensino e a Aprendizagem Oficina de Formação (Outros) IPS - Agrupamento de Escolas do Seixal, Portugal
2017/10 - 2018/01 A Matemática no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico: Perspetivas sobre o Ensino e a Aprendizagem Oficina de Formação (Outros) IPS - Rede CFAEs Entre Tejo e Sado, na Escola Básica Luísa Todi, Portugal
2017/09/12 - 2017/09/12 Ensinar matemática no século XXI - Como promover percursos de sucesso? (Agrupamento de Escolas de Almada) Oficina de curta duração (Outros) Ministério da Educação, Portugal
2017/07/03 - 2017/07/13 Números racionais não negativos e operações no 1.º ciclo do ensino básico Oficina de formação (Outros) Agrupamento de Escolas de Loures, Portugal
2009/09 - 2017/07 Matemática, Cultura e Realidade Promoção Artística e Património (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009/09 - 2017/07 Seminário de Investigação e Projeto Promoção Artística e Património (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017/03/20 - 2017/03/20 Ensinar matemática no século XXI - Como promover percursos de sucesso? (Agrupamento de Escolas de Alcochete e Montijo) Oficina de curta duração (Outros) Ministério da Educação, Portugal
2017 - 2017 Ensinar matemática no século XXI - Como promover a compreensão conceptual e a fluência procedimental? (Agrupamento de Escolas do Seixal, na Escola Secundária da Amora) Oficina de curta duração (Outros) Ministério da Educação, Portugal
2014/09 - 2016/07 Estágio no 1º Ciclo II Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 Matemática no 1.º ciclo do ensino básico: perspetivas sobre o ensino e aprendizagem Aperfeiçoamento (Curso médio) ESE-IPS, Portugal
2015/01/27 - 2015/06/27 A aprendizagem da Matemática com os PMEB (2007 e 2013) nos 1.º e 2.º ciclos. (Colégio Atlântico, em Pinhal de Frades, Seixal) Oficina de formação (Outros) Associação de Professores de Matemática, Portugal
2015/03/20 - 2015/03/21 Duas sessões de trabalho sobre Articulação Vertical do Currículo na Disciplina de Matemática, no âmbito do processo de melhoria TEIP. (Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres, Quarteira) Sessão de formação (Outros) Projeto TEIP, Portugal
2014/03/18 - 2014/03/18 Sessão de formação intitulada "Como atender à diversidade de níveis de aprendizagem em Matemática?", realizada no âmbito do projeto TEIP. (Agrupamento de Escolas João da Rosa, Olhão) Sessão de formação (Outros) Projeto TEIP, Portugal
2014/02/14 - 2014/02/14 Sessão de formação sobre a organização de iniciativas para envolvimento dos Encarregados de Educação na escola, realizada no âmbito do projeto TEIP. (Agrupamento Vertical de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, em Portimão) Sessão de formação (Outros) Projeto TEIP, Portugal
2013/03/18 - 2013/03/18 Sessão de formação intitulada “Estratégias pedagógicas de apoio aos estudos e melhorias dos resultados escolares”, realizada no âmbito do projeto TEIP, (Agrupamento de Escolas João da Rosa e do Agrupamento de Escolas Paula Nogueira, em Olhão) Sessão de formação (Outros) Projeto TEIP, Portugal
2003/09 - 2011/09 Matemática, Cultura e Sociedade Licenciatura em Educação de Infância/Educação de Infância Bilingue (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2003/09 - 2011/09 Pensamento Matemático e Educação Infantil Licenciatura em Educação de Infância/Educação de Infância Bilingue (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1997/09 - 2011/09 Oficina de Metodologias e Prática e Reflexão Pedagógica Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1997/09 - 2011/09 Oficina Pedagógica – Aprendizagem da Matemática Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1997/09 - 2011/09 Aprendizagem da Matemática Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1997/09 - 2011/09 Conceitos Fundamentais de Matemática Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1997/09 - 2011/09 Utilização de Materiais no Ensino da Matemática Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1997/09 - 2011/09 Matemática, Cultura e Sociedade Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1997/09 - 2011/09 Prática e Reflexão Pedagógica II Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1997/09 - 2011/09 Matemática do Real Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1997/09 - 2011/09 Forma, Número e Medida Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1997/09 - 2011/09 Matemática e Aprendizagem da Matemática I Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1997/09 - 2011/09 Matemática e Aprendizagem da Matemática II Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1997/09 - 2011/09 Prática e Reflexão Pedagógica (4º ano) - orientou Projetos Pedagógicos de carácter investigativo Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011 - 2011 Divulgação do trabalho realizado no âmbito de um projecto colaborativo de desenvolvimento curricular Aperfeiçoamento (Curso médio)
2011 - 2011 O Novo Programa de Matemática do Ensino Básico Extensão e divulgação científica (Curso médio) Associação de Professores de Matemática, Portugal
2010 - 2010 Novo Programa de Matemática do Ensino Básico para professores do 1.º ciclo Aperfeiçoamento (Curso médio) Oficinas de S. José, Portugal
2009 - 2009 Organização e tratamento de dados nos primeiros anos Especialização (Curso médio) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009 - 2009 Números e Operações Especialização (Curso médio) DGIDC, Portugal
2009 - 2009 Números e Operações Especialização (Curso médio) DGIDC, Portugal
2009 - 2009 Novo Programa de Matemática do Ensino Básico para professores do 1.º ciclo Aperfeiçoamento (Curso médio) Oficinas de S. José, Portugal
2008 - 2008 A Aprendizagem da Matemática no 1º ciclo Outra (Curso médio) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e Centro de Formação do Faial, Pico, Flores e Corvo – Açores, Portugal
2008 - 2008 Operacionalização das OCEPE no âmbito da Matemática e da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita Aperfeiçoamento (Curso médio) Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Portugal
2008 - 2008 Geometria nos primeiros anos Aperfeiçoamento (Curso médio) Associação de Professores de Matemática, Portugal
2008 - 2008 A Geometria nos primeiros anos de escolaridade Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008 - 2008 A Matemática na educação de infância: Que desafios? Aperfeiçoamento (Curso médio) APEI - Associação dos Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2007 - 2007 Matemática e Arte Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2005/09 - 2006/09 Módulos de Matemática - Nível III (com equivalência ao 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade) Agricultura (Outros) Escola Profissional Agrícola D. Dinis, Portugal
2005/02 - 2005/06 Módulo Matemática, Ciências e Realidade: Perspectiva interdisciplinar (Curso de Complemento de Habilitações para Professores do 1.º ciclo na especialização em Língua Portuguesa) Curso Compl. de Habilit. p/ Profs. 1.º ciclo – Espec. em Líng. Portuguesa (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1996/09 - 2004/09 Forma e Número Licenc. em Professores do Ens. Básico da variante de Matemática e Ciências (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1996/09 - 2004/09 Prática e Reflexão Pedagógica III Licenc. em Professores do Ens. Básico da variante de Matemática e Ciências (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1996/09 - 2004/09 Educação Matemática I Licenc. em Professores do Ens. Básico da variante de Matemática e Ciências (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1996/09 - 2004/09 Educação Matemática II Licenc. em Professores do Ens. Básico da variante de Matemática e Ciências (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1996/09 - 2004/09 Probabilidades e Estatística Licenc. em Professores do Ens. Básico da variante de Matemática e Ciências (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1996/09 - 2004/09 Álgebra Licenc. em Professores do Ens. Básico da variante de Matemática e Ciências (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1996/09 - 2004/09 Matemática, Cultura e Sociedade Licenc. em Professores do Ens. Básico da variante de Matemática e Ciências (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2003 - 2003 Novos referenciais modulares da componente de formação sociocultural Aperfeiçoamento (Curso médio) Centro de Formação Profissional do Seixal, Portugal
2000 - 2000 Novos referenciais modulares da componente de formação sociocultural Aperfeiçoamento (Curso médio) Centro de Formação Profissional de Faro, Portugal
1999 - 1999 Desafios em geometria dinâmica na Internet Aperfeiçoamento (Curso médio) Associação de Professores de Matemática, Portugal
1999 - 1999 ... E Arrifes Aqui tão Perto Aperfeiçoamento (Curso médio)
1998 - 1998 Resolução de problemas com ferramentas computacionais Aperfeiçoamento (Curso médio) Associação de Professores de Matemática, Portugal
1994/09 - 1996/09 Matemática Ensino Básico - 3º Ciclo (Ensino básico 3º ciclo) Escola Secundária de Casquilhos, Portugal
1994/09 - 1996/09 Matemática Ensino Secundário (Ensino secundário) Escola Secundária de Casquilhos, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2009/09 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
1994/09 - Atual Associação de Professores de Matemática

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual Membro da equipa do projeto PRECASE - Programa de reforço de capacidades do sistema educativo da Guiné-Bissau, financiado pelo Banco Mundial, administrado pelo Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P e desenvolvido em colaboração com a Fundação Fé e Cooperação e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Membro
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2020 Formadora no projeto PAT - Projecto aprendizagem para todos, do Ministério da Educação da República de Angola, financiado pelo Banco Mundial, e administrado pela Fundação Calouste Gulbenkian (protocolo com a ESE/IPS).
Membro
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - 2017 Membro da equipa da ESE/IPS que colaborou no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE). Neste âmbito fui formadora de três Ações de Curta Duração destinadas a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Membro
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2006/09 - 2009/07 Membro das equipas da ESE/IPS que colaboraram no Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º ciclos do distrito de Setúbal, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Membro
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1999 - 2003 Membro da equipa da ESE/IPS que participou no projeto “Programas para os cursos do Sistema de Aprendizagem do IEFP”, desenvolvido pela Escola Superior de Educação de Setúbal para o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional).
Membro
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal