???global.info.a_carregar???
Denise De Sordi is a Historian. Ph.D. (2019) in Social History from the History Program (PPGHI) at the Federal University of Uberlândia (UFU). Author of the doctoral thesis "Reformas nos programas sociais brasileiros: solidariedade, pobreza e controle social (1990-2014)" [Reforms in Brazilian social programs: solidarity, poverty and social control (1990-2014)] in which she discusses the history of the Programa Bolsa Família [Bolsa Família Program], considered one of the most influential conditional cash transfer programs in the world, which was analyzed in their social, cultural, and economic trajectory, provided by different sources, in relationship with social policies, government actions, and other programs. Between 2015-2016 she completed a doctoral internship (PDSE-CAPES) at the Institute of Contemporary History (IHC) of Universidade Nova de Lisboa (UNL), at the Global History of Labour and Social Conflicts Research Group. Between 2019 and 2020, she developed a post-doctoral internship in the Graduate Program in Education (PPGE), where she developed research on the impacts of education as a condition for the permanence of families of workers in Brazilian social programs, since 2021 is a post doctoral researcher at Departamento de Sociologia FFLCH-USP and at Casa de Oswaldo Cruz (COC) - FIOCRUZ. De Sordi holds a Master's degree in Social History (2014) from PPGHI / UFU, with research on urban occupations from which the book Moradia, Trabalho e Luta: experiências, práticas e perspectivas sobre a ocupação de terras urbanas (Uberlândia 2000-2012) [Housing, Work and Struggle: experiences, practices, and perspectives on the urban occupations (Uberlândia 2000-2012)] was published (in open access, by Editora Navegando, 2017). De Sordi has a License in History (Major) and BA in History (2007-2011) from the UFU History Institute. Leader of the Grupo de Pesquisa Experiências e Processos Sociais [Experiences and Social Processes Research Group] (GPEPS / CNPq / UFU). Researcher at the Grupo de Pesquisa Educação, Cognição e Capabilidades [Education, Cognition, and Capabilities Research Group] (GPECCS / UniLaSalle). Associated with the IHC / UNL Grupo de Investigação de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais [Global History of Work and Social Conflict Research Group] (2015-2021) and Grupo de Investigação Economia e Sociedade [Economy and Society Research Group] (2021-). Researcher at the Observatório para as Condições de Vida e Trabalho [Observatory for Living and Working Conditions] (OCVT). Author of a book, national and international chapters, academic articles with peer review and scientific popularizing (e.g., Nexo Jornal, El País - Brasil, Brasil de Fato, Folha de São Paulo, Le Monde Diplomatique Brasil) areas of History and Education with focus on social policies. Supervised undergraduate students in the development of their scientific research skills and also coordinate research. Between 2019 - 2020 was an adjunct professor in the Graduate in History curse at UFU. Areas of Interest: History of social movements; Social movements; Welfare State; Social policies. email: denisends@me.com
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Denise Nunes De Sordi
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Sordi, Denise
  • De Sordi, Denise
  • De Sordi, Denise Nunes
  • De Sordi, D. N.

Identificadores de autor

Ciência ID
B01B-064C-3CCF
ORCID iD
0000-0003-0536-2863
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?user=NQWMliUAAAAJ&hl=pt-BR
Researcher Id
M-6808-2019

Websites

  • http://lattes.cnpq.br/0075371651698491 (Académico)

Domínios de atuação

  • Humanidades - História e Arqueologia - História

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021/08 - 2023/07
Em curso
Sociologia (Postgraduate Certificate)
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
2021/11 - 2023
Em curso
Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (Postgraduate Certificate)
Casa de Oswaldo Cruz (COC) / FIOCRUZ, Brasil
Estudos Pós-Doutorais
2019 - 2020
Concluído
Programa de Pós-Graduação em Educação (Estudos Pós-Doutorais) (Postgraduate Certificate)
Especialização em História Social; Educação
Universidade de Uberaba, Brasil
Post-Doctorate researcher
2015/03/01 - 2019/02/28
Concluído
Programa de Pós-Graduação em História Social (Doutorado) (Postgraduate Certificate)
Especialização em História Social
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
"Reformas nos Programas Sociais brasileiros: Solidariedade, Pobreza e Controle Social (1990-2014) [Reforms in Brazilian social programs: solidarity, poverty and social control (1990-2014)]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Doutora em História Social
2012 - 2014
Concluído
Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado) (Postgraduate Certificate)
Especialização em História Social
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
"MORADIA, TRABALHO E LUTA: experiências, práticas e perspectivas sobre ocupações de terras urbanas (Uberlândia, MG 2000-2012) [Housing, work and struggle: experiences, practices and perspectives on the urban occupations]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Mestrado em História Social
2007 - 2011
Concluído
História (Licenciatura/ Major) (Licence)
Especialização em História Social
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
100
2007 - 2011
Concluído
História (BA in History) (Bachelor)
Especialização em História Social
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
100
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/08 - Atual Pós-doutorado (Investigação) Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
2020/06 - Atual Investigador (Investigação) Observatório para as Condições de Vida e Trabalho (OCTV) - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020/05 - Atual Investigador (Investigação) Universidade LaSalle, Brasil
Universidade La Salle - Grupo de Pesquisa Educação, Cognição e Capabilidades (GPECCS), Brasil
2015/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
Instituto de História Contemporânea - Grupo de Investigação em História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais, Portugal
2015/03/10 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
Grupo de Pesquisa Experiências e Processos Sociais (GPEPS/CNPq/UFU), Brasil
2019/10 - 2020/09 Pós-doutorado (Investigação) Universidade de Uberaba, Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Processos Educacionais e seus Fundamentos (UNIUBE), Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/08 - 2020/12/31 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019 - Atual ENSINO FORMAL E PROGRAMA BOLSA ESCOLA FEDERAL experiências, vivências e interpretações de assistidos na cidade de Uberlândia MG [FORMAL EDUCATION AND PROGRAM BOLSA ESCOLA FEDERAL experiences and interpretations of those assisted in the city of Uberlândia MG ]
CHAMADA MCTIC/CNPQ Nº 28/2018 - UNIVERSAL/ 409878/2018-9
Bolseiro de Investigação
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2013 - 2014 Da forma à ação de Professores para atuar na salas de Recursos Multifuncionais: Uma proposta para as escolas municipais de Abaeté-MG[From the way to the action of Teachers to work in the Multifunctional Resources rooms: A proposal for the municipal schools of Abaeté-MG]
CAPES-FAPEMIG CALL N. 013/2012 RESEARCH PROJECT N. APQ-03409-12
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2009 - 2011 Histórias, memórias e cidadania:estudo sobre os fluxos migratórios de trabalhadores para o Triângulo Mineiro nas últimas décadas [Stories, memories and citizenship: study on migratory flows of workers to the Triângulo Mineiro in the last decades]
Cana/2009
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2017 - Atual História Oral e História Social: pesquisas sobre trabalho e trabalhadores no Triângulo Mineiro (2000-2016) [Oral History and Social History: research on work and workers in the Triângulo Mineiro (2000-2016)]
FAPEMIG: EDITAL 001/2017 - DEMANDA UNIVERSAL PROCESSO: CHE - APQ-02063-17
Investigador
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Em curso
2016 - 2017 ENSINO FORMAL E PROGRAMA BOLSA ESCOLA FEDERAL Dez anos após: experiências, vivências e interpretações de assistidos na cidade de Uberlândia/MG [ FORMAL EDUCATION AND PROGRAM BOLSA ESCOLA FEDERAL Ten years later: experiences, and interpretations of those assisted in the city of Uberlândia]
Call / 2013 - FAPEMIG: APQ-00093-13
Investigador
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Concluído
2009 - 2009 Histórias, memórias e cidadania [Stories, memories and citizenship]
PROEX-UFU / PEIC 2009
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
Universidade Federal de Uberlândia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021 - Atual Reforms in Brazil's social programs and the deactivation of political public spaces: solidarity, poverty and political mobilizations
other
Investigador Pós-doutorado
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
Em curso
2019 - 2020/09 Trabalho e Ensino Formal: o papel da educação na dimensão dos programas de distribuição condicionada de renda [Work and Formal Education: the role of education in the dimension of conditional income distribution programs]
posdoc2019_20
Investigador Pós-doutorado
Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Uberaba, Brasil
Concluído
2020 - 2020 Alfabetize-se: perspectivas sobre identidade sexual e de gênero [Learning to dialogue: perspectives on sexual and gender identity]
Gender/2020
Orientador
Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. De Sordi, Denise. "VALORES E (RE)PRODUÇÃO DO SOCIAL: Experiências de trabalhadores entre políticas sociais e categorizações do vivido em Uberlândia (MG) 1990-2013. [VALUES AND SOCIAL (RE) PRODUCTION: Experiences of workers between social policies and categorizations of the experience in Uberlândia (MG) 1990-2013. ]". Trabalho apresentado em II Seminário América Latina - Cultura, História e Política, Uberlândia, 2018.
    Publicado
  2. De Sordi, Denise. "Conjecturas e desafios de pesquisa: Ocupação de terras em Uberlândia-MG (2011) no movimento de manifestação das necessidades [Research conjectures and challenges: Urban occupation in Uberlândia-MG (2011) in the movement of manifesting needs]". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional Estado e Poder - Sociedade Civil, Uberlândia, 2012.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. De Sordi, Denise. "As perigosas mudanças no Cadastro Único, o Bolsa Família e o Brasil rumo ao Mapa da Fome [ The dangerous changes in the Cadastro Único, Bolsa Família and Brazil towards the Hunger Map]", El País Brasil , 2021, Tribuna, https://brasil.elpais.com/brasil/2021-02-01/as-perigosas-mudancas-no-cadastro-unico-o-bolsa-familia-e-o-brasil-rumo-ao-mapa-da-fome.html.
  2. De Sordi, Denise. "O que podemos aprender com o Bolsa Família? [What can we learn from Bolsa Família Program? ]", Comunica UFU, 2020, Notícias, http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/06/o-que-podemos-aprender-com-o-bolsa-familia.
  3. De Sordi, Denise. "Os valores de solidariedade do Bolsa Família. E seus limites. [The Bolsa Família Program solidarity values. And its limits]", Nexo Jornal, 2020, Académico, https://www.nexojornal.com.br/academico/2020/06/11/Os-valores-de-solidariedade-do-Bolsa-Fam%C3%ADlia.-E-seus-limites.
  4. Sordi, Denise. "Não podemos esquecer que o Bairro Elisson Prieto é a Ocupação do Glória [We cannot forget that the Elisson Prieto neighborhood is the urban occupation of Glória]", Brasil de Fato, 2017, Opinião, https://www.brasildefato.com.br/2017/12/26/artigo-or-nao-podemos-esquecer-que-o-bairro-elisson-prieto-e-a-ocupacao-do-gloria/.
Artigo em revista
  1. De Sordi, Denise. "Work, poverty and formal education: ¿e role of education in shaping Brazilian social programs". Revista de Educac¸a~o, Cie^ncia e Cultura 26 2 (2021): 1-14. https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8310.
    Acesso aberto • Publicado
  2. De Sordi, Denise. "Reformas nos programas sociais brasileiros: solidariedade, pobreza e controle social". Tempos Históricos 25 1 (2021): 70-106. http://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/24124.
    Acesso aberto • Publicado
  3. De Sordi, Denise; Gonçalves Neto, Wenceslau. "A EDUCAÇÃO NOS PROGRAMAS SOCIAIS BRASILEIROS: POBREZA E TRABALHO. [EDUCATION IN BRAZILIAN SOCIAL PROGRAMS: POVERTY AND WORK ]". Educação & Realidade 1 1 (2021): 11.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  4. De Sordi, Denise; Fávero, Douglas; Morais, Sérgio. "A ESCOLA DEVERIA SER AFAGO PRA GENTE: OCUPAR E TORNAR A ESCOLA PÚBLICA [SCHOOL SHOULD BE CARESS TO PEOPLE¿: OCCUPY AND MAKE PUBLIC SCHOOL ]". Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 29 58 (2020): 290-307. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p290-307.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p290-307
  5. Morais, Sérgio Paulo; Fávero, Douglas Gonsalves; De Sordi, Denise Nunes. "Escola Estatal versus Escola Pública: educação, experiências e produção de conhecimento na perspectiva de ocupações de escolas (Uberlândia – MG, 2016) [State School versus Public School: education, experiences and knowledge production from the perspective of school occupations (Uberlândia - MG, 2016) ]". Revista História Hoje 8 16 (2019): 90-112. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v8i16.445.
    Acesso aberto • 10.20949/rhhj.v8i16.445
  6. Morais, Sérgio Paulo; De Sordi, Denise Nunes; Fávero, Douglas Gonsalves. "OCUPAÇÃO E CONTRA OCUPAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS: O CARÁTER POLÍTICO-EDUCATIVO DA MOBILIZAÇÃO COLETIVA [OCCUPATION AND AGAINST PUBLIC SCHOOLS OCCUPATION: THE POLITICAL AND EDUCATIONAL CHARACTER OF COLLECTIVE MOBILIZATION]". Revista Trabalho Necessário 17 33 (2019): 138. http://dx.doi.org/10.22409/tn.17i33.p29372.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22409/tn.17i33.p29372
  7. De Sordi, Denise. "Desafios das ações de inclusão social: formação de professores para atuar nas salas de recursos multifuncionais em Abaeté, Minas Gerais [Challenges of social inclusion actions: training teachers to work in the multifunctional resource rooms in Abaeté, Minas Gerais]". Revista Em Extensão 15 2 (2017): 76-93. http://dx.doi.org/10.14393/ree-v15n22016_rel01.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14393/ree-v15n22016_rel01
  8. De Sordi, Denise; Möller, Pedro. "Luta por democracia no Brasil: Anistia, Justiça de Transição e a garantia dos Direitos Humanos [Fight for democracy in Brazil: Amnesty, Transitional Justice and the guarantee of Human Rights ]". REVISTA ELETRÔNICA DISCENTE HISTÓRIA.COM 3 (2016): 39-53.
    Acesso aberto • Publicado
  9. De Sordi, Denise; Sérgio Paulo Morais. ""Os estudantes ainda estão famintos!": ousadia, ocupação e resistência dos estudantes secundaristas no Brasil. ["Students are still hungry!": Daring, occupation and resistance of high school students in Brazil]". Religación. Revista de Ciencias Sociales y Humanidades I (2016): 25-43.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Denise Nunes De Sordi; Sérgio Paulo Morais. "Experiências de trabalhadores em ocupações urbanas em Uberlândia (MG) [Experiences of workers in urban occupations in Uberlândia (MG)]". Revista de Ciências Humanas 49 2 (2015): 163-163. http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2015v49n2p163.
    10.5007/2178-4582.2015v49n2p163
  11. Morais, Sérgio Paulo; Sordi, Denise Nunes De. "Deveriam os cortadores de cana-de-açúcar se qualificar? Modificações e permanências no trabalho agroindustrial no triângulo mineiro [Should sugar cane workers qualify? Changes and permanence in agro-industrial work at Minas Gerais]". Revista HISTEDBR On-line 13 50 (2013): 172-192. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640299.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20396/rho.v13i50.8640299
Artigo em revista (magazine)
  1. De Sordi, Denise. "Imobilização do CadÚnico visa à desregulamentação dos programas sociais existentes. Entrevista especial com Denise De Sordi", Unisinos IHU, 2021, http://www.ihu.unisinos.br/607758-imobilizacao-do-cadunico-visa-a-desregulamentacao-dos-programas-sociais-existentes-entrevista-especial-com-denise-de-sordi.
Capítulo de livro
  1. De Sordi, Denise; Douglas Gonsalves Fávero. "Apresentação [Presentation]". In Experiências e Processos Sociais: Trabalho e Educação [Social Experiences and Processes: Work and Education ], 4-09. São Paulo, Brasil: Verona, 2021.
    No prelo • Editor
  2. De Sordi, Denise. "A educação como condicionalidade de programas sociais: Do Bolsa Escola Federal ao Bolsa Família [ Education as conditionality of social programs: From Bolsa Escola Federal to Bolsa Família ]". In Experiências e Processos Sociais: Trabalho e Educação [Social Experiences and historical Processes: Work and Education], 303-320. São Paulo, Brasil: Verona, 2021.
    No prelo
  3. De Sordi, Denise; Pamela Peres Cabreira. "Apresentação [Presentation]". In História do Movimento Operário e Conflitos Sociais em Portugal, 11-14. Lisboa, Portugal: Instituto de História Contemporânea, 2020.
    Publicado
  4. De Sordi, Denise. "A condicionalidade da educação no programa Bolsa Família a partir do pensamento de Amartya Sen [The conditionality of education in the Bolsa Família program based on the thought of Amartya Sen ]". In Estudos sobre Amartya Sen, 19-38. Porto Alegre, Brasil: Editora Fi, 2020.
    Publicado
  5. De Sordi, Denise. "Programas Sociais no Brasil e em Portugal: A pobreza entre condicionalidades e obrigações. [Social Programs in Brazil and Portugal: Poverty between conditionalities and obligations.]". In Diálogos entre Brasil e Portugal: ensaios de história contemporânea, 159-182. Rio de Janeiro, Brasil: Desalinho, 2020.
    Publicado
  6. Sordi, Denise; Morais, S. P. ; Fávero, D. G.. "A dimensão educativa do movimento de ocupações - o legado da pedagogia russa presente nas escolas em Uberlândia (MG)". In Trabalho e Educação: Teoria e Resistência, 161-182. Brasil: Navegando Publicações, 2018.
    Publicado
  7. Sordi, Denise; Morais, S. P. ; Fávero, D. G.. ""A gente quer pagar o que é nosso": agência e economia moral na trajetória de trabalhadores em ocupações urbanas.". In E. P. Thompson: história, educação e presença, 205-233. São Paulo, Brasil: Edições Verona, 2018.
    Publicado
  8. De Sordi, Denise; Morais, Sérgio Paulo. "Deveriam os cortadores de cana-de-açúcar se qualificar? Modificações e permanências no trabalho agroindustrial no Triângulo Mineiro". In Educação e trabalho: contextos e processos históricos., 294-329. São Paulo, Brasil: Edições Verona, 2016.
    Publicado
  9. Sordi, Denise. "Conceitos para a Construção de uma Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva [Concepts for the Construction of Special Education from the Perspective of Inclusive Education ]". In Da forma à ação : Curso de Formação de Professores para Atuar em Salas de Recursos Multifuncionais - Guia de Estudos, 14-22. 2014.
    Publicado
  10. Sordi, Denise. "Educação Especial e Direitos Humanos no Brasil [Special Education and Human Rights in Brazil ]". In Da forma à ação : Curso de Formação de Professores para Atuar em Salas de Recursos Multifuncionais - Guia de Estudos, 23-31. 2014.
    Publicado
  11. De Sordi, Denise; Sordi, Denise. "Gestão Democrática do Espaço Escolar [Democratic Management of the School Space ]". In Da forma à ação : Curso de Formação de Professores para Atuar em Salas de Recursos Multifuncionais - Guia de Estudos, 31-40. 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. De Sordi, Denise. Experiências e Processos Sociais: Trabalho e Educação [ Social Experiences and Processes: Work and Education ]. São Paulo, Brasil: Verona. 2021.
    No prelo • Editor
Livro
  1. De Sordi, Denise. Moradia, Trabalho e Luta: experiências, práticas e perspectivas sobre a ocupação de terras urbanas (Uberlândia 2000-2012) [Housing, work and struggle: experiences, practices and perspectives on the urban occupations (Uberlândia 2000 - 2012)]. Brasil: Navegando Publicações. 2017.
    Publicado
Tradução
  1. Sordi, Denise. Ypsilanti - Vampiros rondam o Dia do Trabalho [Ypsilanti Vampire May Day]. Brasil: Tempos Históricos (Revista). 2018.
  2. Sordi, Denise. Entrevistando Alessandro Portelli Globalização: Memórias e Resistências [Interviewing Alessandro Portelli, Globalization: Memories and Resistances]. Brasil: História & Perspectivas. 2012.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020 Solidariedade, pobreza e Controle Social no Programa Bolsa Família. Solidariedade, pobreza e Controle Social no Programa Bolsa Família
Universidade LaSalle (Porto Alegre, Brasil)
2020 Crítica à condicionalidade da Educação no Programa Bolsa Família a partir do Pensamento de Amartya Sen. 2020 IV Seminário Internacional do Centro Brasileiro de Pesquisas sobre a teoria de Justiça de Amartya Sen (PPGED/IMED)
PPGED/IMED (Passo Fundo, Brasil)
2018 Experiência Social: teoria e metodologia de pesquisa em ocupações de escolas em Uberlândia.Experiência Social: teoria e metodologia de pesquisa em ocupações de escolas em Uberlândia. Experiência Social: teoria e metodologia de pesquisa em ocupações de escolas em Uberlândia.Experiência Social: teoria e metodologia de pesquisa em ocupações de escolas em Uberlândia.
Universidade Federal de Uberlândia/ Instituto de História (Uberlândia, Brasil)
2017 'Escola, Movimentos Sociais e Juventude: teoria e metodologia de pesquisa' 'Escola, Movimentos Sociais e Juventude: teoria e metodologia de pesquisa'
Curso de Graduação em História (Uberlândia, Brasil)
2017 Valores e (Re)Produção do Social: experiências de trabalhadores entre políticas e categorizações do vivido em Uberlândia (MG) 1990-2013. II Seminário América Latina - Cultura, História e Política
Pueblo Editora/Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brasil)
2017 Oficina em: A formação política pela sétima arte.Educação e Docência: diversidade, gênero, inclusão e Direitos Humanos. A formação política pela sétima arte.Educação e Docência: diversidade, gênero, inclusão e Direitos Humanos.
Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Educação (Uberlândia, Brasil)
2016 Trabalho e condições de vida: Como as experiências de trabalhadores ajudam a compreender a realidade social?. COMO FAZER CIÊNCIA SOCIAL DO TRABALHO, MOVIMENTO OPERÁRIO E CONFLITOS SOCIAIS? TEORIA E METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
FCSH/IHC/UNL (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/08 - 2021/01 O anarquismo e o anarcossindicalismo nos movimentos operários brasileiros no início do século XX.
Orientador de Arthur Monteiro Galhardi
Curso de Graduação em História (Iniciação científica)
Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil
2020 - 2020 Gênero e sexualidade no contexto da educação básica: perspectivas e possibilidades de abordagem.
Orientador de Carlos Aparecido Soares Filho
Curso de Graduação em Pedagogia (Iniciação científica)
Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil
2020 - 2020 Representações da moda brasileira nos anos de 1930: um olhar a partir da revista O Cruzeiro.
Orientador de Sabrina Coimbra
Curso de Graduação em História (Iniciação científica)
Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil
2020 - 2020 Monitoria (História Antiga -60h). 2020
Orientador de Débora Prada
Curso de Graduação em História (Outra)
Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil
2020 - 2020 Monitoria (História Antiga - 60h). 2020
Orientador de Gustavo Domingues
Curso de Graduação em História (Outra)
Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/05 - 2020/05 Ensino @ Distância: excepção ou regra. (2020/05 - 2020/05)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 IV Congresso de História do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal & III Conferência do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida. (2019/11 - 2019/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de História Contemporânea - Grupo de Investigação em História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais, Portugal
2014 - 2014 2° Simpósio Narrativas da Imaginação. (2014 - 2014)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2014 - 2014 I Simpósio Internacional E. P. Thompson: História & Perspectivas. (2014 - 2014)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020 - 2020 IV Seminário Internacional do Centro Brasileiro de Pesquisas sobre a teoria de Justiça de Amartya Sen (PPGED/IMED)
Seminário
IV Seminário Internacional do Centro Brasileiro de Pesquisas sobre a teoria de Justiça de Amartya Sen
IMED / PPGED, Brasil
2019 - 2019 Coordenação do Simpósio Temático 4: História Oral e processos sociais: ações, interpretações e valores sociais de sujeitos na história.
Congresso
Semana de História UFU
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2019 - 2019 Miguel G. Arroyo "Outros sujeitos, outras pedagogias"
Conferência
Miguel G. Arroyo "Outros sujeitos, outras pedagogias".
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2019 - 2019 Semana de História UFU 2019 ? Um olhar constelar sobre a história: delírios, narrativas e produções de conhecimento.
Congresso
Semana de História UFU 2019 ? Um olhar constelar sobre a história: delírios, narrativas e produções de conhecimento.
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2018/01 - 2018/01 Estado e Revolução no Ocidente.
Seminário
Estado e Revolução no Ocidente.
Instituto de História Contemporânea - Grupo de Investigação em História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais, Portugal
2018 - 2018 Coordenadora do Simpósio Temático: História Oral e movimentos sociais: presenças, ações e visões de movimentos sociais na história.
Congresso
Semana de História UFU
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2018 - 2018 Semana de História UFU. "Não serei historiador de um mundo caduco". Subversão, poder e os papéis da História.
Congresso
Semana de História UFU. "Não serei historiador de um mundo caduco". Subversão, poder e os papéis da História.
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2017 - 2017 Coordenadora da Mesa "História e Movimentos Sociais" no II Seminário América Latina - Cultura, História e Política. 2017.
Seminário
II Seminário América Latina - Cultura, História e Política
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2017 - 2017 II Seminário América Latina - Cultura, História e Política.
Seminário
II Seminário América Latina - Cultura, História e Política.
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2017 - 2017 Rede Pública Pelo Direito de Ensinar e Aprender: experiências coletivas de políticas públicas.
Mesa-redonda
Rede Pública Pelo Direito de Ensinar e Aprender: experiências coletivas de políticas públicas.
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2016 - 2016 A Escola em Tempo Integral.
Seminário
A Escola em Tempo Integral.
Instituto de História Contemporânea - Grupo de Investigação em História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais, Portugal
2016 - 2016 Apontamentos históricos e teóricos sobre a dívida pública na obra: O Capital de Karl Marx.
Seminário
Apontamentos históricos e teóricos sobre a dívida pública na obra: O Capital de Karl Marx.
Instituto de História Contemporânea - Grupo de Investigação em História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais, Portugal
2016 - 2016 Empreendedorismo: informalidade do trabalho sob a lógica da autonomia.
Seminário
Empreendedorismo: informalidade do trabalho sob a lógica da autonomia.
Instituto de História Contemporânea - Grupo de Investigação em História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais, Portugal
2016 - 2016 Ontologia, vida Cotidiana e os processos de conhecimento da realidade.
Seminário
Ontologia, vida Cotidiana e os processos de conhecimento da realidade.
Instituto de História Contemporânea - Grupo de Investigação em História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais, Portugal
2016 - 2016 Seminários de História Global do Trabalho ? «Portugal e a Grécia na Grande Guerra». Procopis Papastratis
Seminário
Seminários de História Global do Trabalho ? «Portugal e a Grécia na Grande Guerra». Procopis Papastratis
Instituto de História Contemporânea - Grupo de Investigação em História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais, Portugal
2015 - 2015 A ditadura militar no Brasil: 50 anos do golpe civil-militar.
Encontro
A ditadura militar no Brasil: 50 anos do golpe civil-militar. 2015
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2015 - 2015 Joseph E. Stiglitz - Desigualdade num Mundo Globalizado.
Conferência
Joseph E. Stiglitz - Desigualdade num Mundo Globalizado.
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2015 - 2015 Movimentos Sociais e Ação Política "A greve geral de novembro de 2012 e os protestos anti-austeridade.
Seminário
Movimentos Sociais e Ação Política "A greve geral de novembro de 2012 e os protestos anti-austeridade.
Instituto de História Contemporânea - Grupo de Investigação em História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais, Portugal
2015 - 2015 Teatro e Política nos 50 anos do golpe militar - lembrar é resistir para a A. L. : Porque no Brasil "resistir" não é lembrar?
Conferência
Teatro e Política nos 50 anos do golpe militar - lembrar é resistir para a A. L. : Porque no Brasil "resistir" não é lembrar?
2014 - 2014 2° Simpósio Narrativas da Imaginação.
Simpósio
2° Simpósio Narrativas da Imaginação.
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2014 - 2014 I Encontro Regional da Pessoa com Deficiência
Encontro
I Encontro Regional da Pessoa com Deficiência
Prefeitura Municipal de Uberlândia - Fundo Municipal de Cultura, Brasil
2014 - 2014 I Simpósio Internacional E. P. Thompson: História & Perspectivas.
Simpósio
I Simpósio Internacional E. P. Thompson: História & Perspectivas.
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2013 - 2013 "Cultura ordinaria" y estructura de sentimiento em las movilizaciones políticas Argentinas. Professor convidado: Pablo A. Pozzi.' "Cultura ordinaria" y estructura de sentimiento em las movilizaciones políticas Argentinas. Professor convidado: Pablo A. Pozzi.'
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2013 - 2013 Caminhos da História Social: Diálogos sobre Culturas, memórias e perspectivas de investigação social: Professores convidados: Pablo Alejandro Pozzi e Mariana Mastrángelo.
Conferência
Caminhos da História Social: Diálogos sobre Culturas, memórias e perspectivas de investigação social: Professores convidados: Pablo Alejandro Pozzi e Mariana Mastrángelo.
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2013 - 2013 Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.
Conferência
Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2012 - 2012 II Simpósio Nacional História do crime, polícia e justiça criminal.
Simpósio
II Simpósio Nacional História do crime, polícia e justiça criminal. 2012.
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2012 - 2012 VII Simpósio Nacional Estado e Poder: sociedade civil.
Simpósio
VII Simpósio Nacional Estado e Poder: sociedade civil. 2012.
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2011 - 2011 I Congresso Internacional de Direito e Marxismo
Congresso
I Congresso Internacional de Direito e Marxismo
Universidade de Caxias do Sul, Brasil
2008 - 2008 ENEH - Encontro Nacional dos Estudantes de História.
Encontro
ENEH - Encontro Nacional dos Estudantes de História.
Universidade Federal de São João del-Rei, Brasil
2007 - 2007 Lo voy a decir ahora: entrevistando el movimento. Diálogos sobre histórias, memórias e fontes orais, com Alessandro Portelli
Conferência
Lo voy a decir ahora: entrevistando el movimento. Diálogos sobre histórias, memórias e fontes orais
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/03/15 Defesa de Dissertação/Produto de Mestrado Profissional da candidata MÔNICA SOARES ROCHA que apresentou o trabalho intitulado: “FORMAÇÃO DO JOVEM DO ENSINO MÉDIO PARA A VIDA E O TRABALHO”.
Vogal
MÔNICA SOARES ROCHA (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Processos Educacionais e seus Fundamentos (UNIUBE), Brasil
2020 P., F.; S., D. F.; F., V. L.; DE SORDI, Denise Nunes. Participação em banca de Marília Câmara de Oliveira. Clima Escolar e Mal-estar docente: conceituação e revisão sistemática parcial. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação)
Vogal
Marília Câmara de Oliveira (Mestrado)
Universidade LaSalle, Brasil
2019 MORAIS, S. P.; FAVERO, D. G.; DE SORDI, Denise Nunes. Participação em banca de Vinicius Luís de Oliveira Silva.A questão habitacional: a luta do MTST e dos trabalhadores sem teto.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia
Vogal
Vinicius Luís de Oliveira Silva (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2019 GIAVARA, E.; DE SORDI, Denise Nunes; GONCALVES, L. R. D. Participação em banca de Jaqueline Aparecida Souza Franco. Debaixo da lona preta: terra, raça e educação¿. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História). Instituto de Ciências Humanas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia
Vogal
Jaqueline Aparecida Souza Franco (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil
2018 MORAIS, S. P.; DE SORDI, Denise Nunes; F. G., D.. Participação em banca de Aryadni de Cássia Roice Ruas de Aguiar.Lei n. 13.415/2017 (Reforma do Ensino Médio), Base Nacional Comum Curricular e o Ensino de História. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia
Vogal
Aryadni de Cássia Roice Ruas de Aguiar (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2017 SORDI, D. N.; MACEDO, L. C. M.; CUNHA, Helvécio. D. O.. Participação em banca de Tiago Amorim Pescara. O direito humano à moradia adequada: diretrizes das nações unidas sobre os casos de despejos forçados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia.
Vogal
Tiago Amorim Pescara (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2017 MORAIS, S. P.; S. V. A., P.; SORDI, D. N.. Participação em banca de Daniel Gervásio Urbinatti. Coerção e sindicalismo rural em Sales Oliveira (SP) na década de 1960. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.
Vogal
Daniel Gervásio Urbinatti (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2017 MORAIS, S. P.; S. V. A., P.; SORDI, D. N.. Participação em banca de Kildare Antônio Quintino da Silva. O desempenho das comunidades terapêuticas no tratamento e reabilitação dos dependentes químicos em Uberlândia (2000-2015). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.
Vogal
Kildare Antônio Quintino da Silva (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2017 MORAIS, S. P.; F. G., D.; SORDI, D. N.. Participação em banca de Bruna Paiva de Oliveira. A construção da moralidade nos discursos do Programa Bolsa Família: Um balanço bibliográfico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.
Vogal
Bruna Paiva de Oliveira (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2017 DE SORDI, Denise Nunes; L. S, Diego Marcos; PAULA, Dilma A. de P. Participação em banca de Luiz Fellippe de Assunção Fagaraz. Por memória, verdade e justiça: O conceito de Estado Ampliado e os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (2012-2014). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.
Vogal
Luiz Fellippe de Assunção Fagaraz (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2017 DE SORDI, Denise Nunes; MORAIS, SÉRGIO PAULO; S. V. A., P.. Participação em banca de Jeane Machado Ribeiro Ganda.Transformações nas sociabilidades urbanas: A chegada do trem de ferro em Terras Catalanas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.
Vogal
Jeane Machado Ribeiro Ganda (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2017 DE SORDI, Denise Nunes; MORAIS, SÉRGIO PAULO; S. V. A., P.. Participação em banca de Paulo Roberto Silva Gomes. Informação e Conhecimento, os desafios da educação no contexto secular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.
Vogal
Paulo Roberto Silva Gomes (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2015 MACEDO, L. C. M.; SILVA, A. G.; SORDI, D. N.. Participação em banca de Pedro do Prado Möller.Os reflexos da Lei de Anistia na luta por democracia no Brasil: A justiça de Transição e a garantia dos Direitos Humanos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia.
Vogal
Pedro do Prado Möller (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2015 MORAIS, Sérgio P.; SORDI, D. N.; MARTINS, C. C. O.. Participação em banca de Ariane Márcia Motoki. Gênero e Trabalho: Enfrentamento e desafios das mulheres motoristas do transporte urbano coletivo da cidade de Uberlândia, no decorrer do ano de 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.
Vogal
Ariane Márcia Motoki (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2015 BARBOSA, T.; SORDI, D. N.; MORAIS, Sérgio P.. Participação em banca de Dércio Ronieri Ferreira de Souza. Migração de Nordestinos: questões críticas para nosso tempo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.
Vogal
Dércio Ronieri Ferreira de Souza (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2015 MORAIS, Sérgio P.; SORDI, D. N.; BARBOSA, T.. Participação em banca de José Valdinei Martins. Drogas e Violência: Conjecturas, ações e Perspectivas na cidade de Uberlândia (1994-2014). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.
Vogal
José Valdinei Martins (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2015 SORDI, D. N.; MORAIS, Sérgio P.; BARBOSA, T.. Participação em banca de Bruno Batista de Lima. O livro didático de Geografia no Brasil: implicações políticas e econômicas". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.
Vogal
Bruno Batista de Lima (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2015 MORAIS, Sérgio P.; SORDI, D. N.; MARTINS, C. C. O.. Participação em banca de Marco Túlio de Sousa Nascimento. A Revolução que não foi: a fala "fabricada" sobre o golpe de 64. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.
Vogal
Marco Túlio de Sousa Nascimento (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2015 MORAIS, Sérgio P.; SORDI, D. N.; MARTINS, C. C. O.. Participação em banca de David Humberto Gonçalves. Relações entre Palestina e Israel: a construção de sentidos no livro paradidático de história, 2000-2010. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.
Vogal
David Humberto Gonçalves (Outro)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - 2021 Revista Diálogos Latinoamericanos (ISSN 2246-8609)
2020 - 2020 Revista Diálogo ( 2238-9024)
2020 - 2020 Revista Educação, Ciência e Cultura (2236-6377)
2020 - 2020 Revista Linhas Críticas (1981-0431)
2017 - 2017 Revista [...] Três Pontos (UFMG) (808-169X)
2016 - 2016 Revista Todavia (2179-1368)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2014 - 2014 Gestão Documental em Arquivo de Interesse público. (Instituição privada; Escritório de advocacia popular)
2013 - 2013 Serviços ao projeto 'Anos de Chumbo: Memórias e Conflitos da Cidade Vermelha Prefeitura Municipal de Uberlândia - Fundo Municipal de Cultura, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/10 - 2020/12 Formação Sócioeconômica do Brasil Curso de Graduação em Serviço Social Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil
2020/10 - 2020/12 Historiografia Brasileira Curso de Graduação em História Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil
2020/08 - 2020/10 Fundamentos de Economia Política Curso de Graduação em Serviço social Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil
2020/08 - 2020/08 História Antiga Curso de Graduação em História Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil
2020/08 - 2020/08 História Medieval II Curso de Graduação em História Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil
2020/03 - 2020/07 História Medieval II Curso de Graduação em História Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil
2020/03 - 2020/03 História Antiga Curso de Graduação em História Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil
2019/08 - 2019/12 Construção do Conhecimento em História Curso de Graduação em Pedagogia Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil
2019/08 - 2019/12 História do Brasil I Curso de Graduação em História Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH), Brasil
2019/04 - 2019/07 1) Coordenadora Curso de História Oral, Módulo II - GPEPS (Extensão) 2) Aula expositiva e debate, História Oral, História Social: Pesquisa sobre trabalho e trabalhadores no Triângulo Mineiro. (12/06/2019) Curso de História Oral, Módulo II Grupo de Pesquisa Experiências e Processos Sociais (GPEPS/CNPq/UFU), Brasil
2018/03 - 2018/06 1) Coordenadora da Comissão Organizadora do Curso de História Oral - GPEPS 2) Aula expositiva e debate: Indícios e escalas: o jogo interpretativo na pesquisa do social (06/04/18) 3) Aula expositiva e debate: O indivíduo é o sujeito, o sujeito é o indivíduo: pesquisa e história social - parte 1 ( 22/06/18) 4) Aula expositiva e debate: O que as entrevistas podem nos dizer? Limites de interpretação em um diálogo fechado (23/03/18) 5) Aula expositiva e debate: Resistência e sobrevivência: a pobreza na ótica de Alessandro Portelli (18/05/18) Curso de História Oral - GPEPS, Módulo I Grupo de Pesquisa Experiências e Processos Sociais (GPEPS/CNPq/UFU), Brasil
2017/08 - 2017/12 Estágio Docência na Graduação II. Disciplina Monografia III (GHI037). Atividades desenvolvidas: Apoio na orientação dos discentes, correção de textos produzidos pelos discentes e reuniões de orientação - sob supervisão do prof. resp. pela disc Curso de Graduação em História Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2017/02 - 2017/07 Estágio Docência na Graduação I Disciplina Estágio Supervisionado III (GHI030) Atividades desenvolvidas: Acompanhamento das aulas da disciplina, discussão de textos e suporte - sob orientação - às atividades discentes. Curso de Graduação em História Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2019/05/31 Entrevista para Revista Nós. FAMÍLIA: UMA RESPONSABILIDADE POLÍTICA [ Family: A social responsability] Revista Nós
2019/03/14 Entrevista para Nexo Jornal: A greve pelo clima. E os temas que mobilizam jovens no mundo. [The climate strike. And the themes that mobilize young people in the world.] Nexo Jornal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021/05 - 2021/05 Viracasacas (podcast), 2021 De Sordi, Denise - ep. 222 - de volta ao mapa da fome.
2021/02 - 2021/02 Em Dupla com Consulta / Convidados / O Programa Bolsa Família e o CadÚnico [The Bolsa Família Program and CadÚnico]. O Programa Bolsa Família e o CadÚnico [The Bolsa Família Program and CadÚnico].
2020/07/18 - 2020/07/18 Ensaio #8 | Solidariedade Institucionalizada? A efetividade de programas sociais no Brasil [Essay # 8 | Institutionalized Solidarity? The effectiveness of social programs in Brazil ] The role of social programs and social solidarity

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - 2020 Avaliadora interna de projeto Edital n°04/2020 PIBIC-CNPq Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2019 - 2019 Avaliadora do I Seminário Interno PPGHI-UFU."Projeto de Nação e Experiências Políticas no Brasil Contemporâneo". Universidade Federal de Uberlândia, Brasil