???global.info.a_carregar???
Ana Luísa Costa is an Assistant Professor at the Teacher Education School of the Polytechnic Institute of Setúbal (ESE-IPS), and a researcher at the Linguistics Centre of the University of Lisbon (CLUL). Her work is focused on Educational Linguistics, Grammar Pedagogy, Writing, and Literacies. Her Ph.D. dissertation, titled Contrast structures: explicit knowledge of the language and writing development, was defended in 2010 at the University of Lisbon. Ana Luísa has published 17 journal papers, 10 book chapters, 1 book, 15 conference papers, and has participated in 6 financed projects. She teaches Didactics and Linguistics in teacher training programs, and she is the coordinator of the basic education undergraduate program at ESE-IPS.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa

Nomes de citação

  • Costa, Ana Luísa
  • Costa, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
AE1D-FC1A-3F3D
ORCID iD
0000-0002-2529-4135

Endereços de correio eletrónico

  • ana.costa@ese.ips.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 265710800 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS). Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, Estefanilha, 2914-504 , Setúbal, Setúbal, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023/03/20 - 2023/03/24
Concluído
ERASMUS+ (Outros)
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
2022/10/18 - 2022/10/21
Concluído
International Engagment Circus WP3 and EINS Meetings (Outros)
Universitatea Politehnica din Timisoara, Roménia
2019/01/21 - 2019/01/25
Concluído
ERASMUS+ (Outros)
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
2017/03/06 - 2017/03/10
Concluído
ERASMUS+ (Outros)
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
2016/07/04 - 2016/07/05
Concluído
2Young2Fail (Outros)
Erasmus+ KA2, Portugal
2012/09 - 2015/01
Concluído
Bolseira de investigação (pós-doc) Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna (Pós-doutoramento)
Especialização em Bolseira de investigação (pós-doc) Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna (IP: Rita Marquilhas) 7FP/ERC Advanced Grant - GA 295562
Universidade de Lisboa, Portugal
2004 - 2010
Concluído
Linguística, especialidade em Linguística Educacional (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Estruturas Contrastivas: Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada Distinção e Louvor
2002 - 2004
Concluído
Linguística, especialização em Linguística Educacional (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
1995 - 1996
Concluído
LLM - Estudos Portugueses e Espanhóis, Ramo Formação Educacional (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
17
1990 - 1994
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Espanhóis (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01/05 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2000/09/01 - 2007/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/09 - 2015/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal), Portugal
Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal), Portugal
1997/09 - 2000/09 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica 2,3 Hermenegildo Capelo (Palmela), Portugal
Escola Básica 2,3 Hermenegildo Capelo (Palmela), Portugal
1995/09 - 1996/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária D. João de Castro (Lisboa), Portugal
Escola Secundária D. João de Castro (Lisboa), Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/05 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico [Member of the Technical-Scientific Committee] Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017/09 - Atual Cocoordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Básica [Co-coordinator of the Basic Education Degree] Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - 2019 Presidente do Júri do Concurso de Estudante Internacional Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/04 - 2017/07 Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e em Ensino de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico [Coordinator of the Master] Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - Atual Investigadora [Researcher] Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal
2012/09 - 2015/01 Bolseiro (Bolseiro de investigação) [Postdoctoral fellow] Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021 - 2022 Da polifonia à escrita académica
IPS-SABIN2021
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Concluído
2015 - 2016 2Young2Fail
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Erasmus+ KA2
Concluído
2012/01/09 - 2015/01/05 Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal
European Research Council
Concluído
2008 - 2009 Estruturas Contrastivas e Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual El desarrollo de la competencia de escrita y el razonamiento crítico en los grados de maestro (The development of written competence and critical reasoning in teachers’s degrees)
Desenvolvimento técnico
Concluído
2020 - Atual PRECASE - Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau (Guinea-Bissau Education System - Support programme II)
Teacher Education Expert
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua

Fundação Fé e Cooperação (FEC)
Em curso
2020 - Atual Engaged and Entrepreneurial European University as Driver for European Smart and Sustainable Regions (E³UDRES²)
Orientador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2022 - 2023 Projeto ENVOLVER
Desenvolvimento técnico
Em curso
2022 - 2023 Projeto ARTICULAR - Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo
IPS&Santander-InovPed
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Concluído
2016 - 2019 Aprendizagem para Todos (PAT)
Desenvolvimento técnico
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Concluído
2016 - 2018 Projeto Aprendizagem para Todos (PAT)
Desenvolvimento técnico
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Banco Mundial
Concluído
2013 - 2015 Projeto FLY. Forgotten Letters. Years 1900-1974
Desenvolvimento técnico
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Boléo, Ana; Costa, Ana Luísa; Silva, Carolina; Costa, Ana Luísa. "Oficina de português para fins académicos". Trabalho apresentado em CNaPPES 2017 ¿ 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Setúbal, 2018.
    Publicado
  2. Pinto, Jorge; Costa, Ana Luísa; Almeida, Fernando; Saraiva, Maria Leonor da Graça; Rodrigues, Maria Rosário; Costa, Ana Luísa; Saraiva, Leonor; Rodrigues, Maria do Rosário. "Pedagogia e desenvolvimento curricular no ensino superior". Trabalho apresentado em 5.º Congresso Nacional de Praticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.18)., Braga, 2018.
    Publicado
  3. Cunha, Mariana; Mendes, Fátima; Costa, Ana Luísa. "Investigar sobre a prática de usar as histórias infantis como recurso para a aprendizagem da matemática e do português". 2018.
  4. Costa, Ana Luísa; Mendes, Fátima. "Livros com matemática". 2018.
  5. Costa, Ana Luísa; Sequeira, Ana Pires. "Que gramática ensinar? – Contributos para uma reflexão sobre gramática nos primeiros anos de escolaridade". 2018.
  6. Costa, Ana Luísa; Mendes, Fátima. "Leitura e matemática em diálogo". Trabalho apresentado em 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Lisboa, 2017.
    Publicado
  7. Mendes, Fátima; Costa, Ana Luísa. "Investigação na sala do jardim de infância: uma história infantil com matemática". Trabalho apresentado em VIII seminari internacional L¿aula com a àmbit d¿investigació sobre l¿ensenyament i l¿aprenentatge de llengües, Vic, 2017.
    Publicado
  8. Mendes, Fátima; Costa, Ana Luísa. "Livros de histórias - Um recurso para a aprendizagem da Matemática e do Português na Educação de Infância". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2016 (EIEM 2016) ¿ Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática, Évora, 2016.
    Publicado
  9. Costa, Ana Luísa. "Pois é...". Trabalho apresentado em XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Évora, 2015.
    Publicado
  10. Costa, Ana Luísa. "Um "pois" estruturador". 2014.
  11. Costa, Ana Luísa. "Advérbios conectivos para quê?". Trabalho apresentado em Encontro Nacional da APP. Gramática, para que te Quero?! O Ensino da gramática. Sentido(s) e Possibilidades., 2009.
    Publicado
  12. Costa, Ana Luísa. "Desenvolvimento linguístico e literacia de escrita.". Trabalho apresentado em Encontro Internacional de Linguística Aplicada. Aveiro: Departamento de Línguas e Culturas., Aveiro, 2006.
    Publicado
  13. Costa, Ana Luísa; Costa, Ana Luísa. "Aspectos das construções de relativização no português do séc. XV". Trabalho apresentado em XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística., Lisboa, 2004.
    Publicado
  14. Costa, Ana Luísa. "Queres Saber o que é uma Pergunta? Uma Sequência de Aprendizagem sobre Aspectos Sintácticos e Entoacionais de Interrogativas em PE.". Trabalho apresentado em XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa, 2004.
    Publicado
  15. Costa, Ana Luísa; Costa, Ana Luísa. "Aspectos sintácticos-semânticos de estruturas contrastivas". Trabalho apresentado em XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 2004.
    Publicado
  16. Costa, Ana Luísa. "O que é que é «é que»? O Estudo de Pseudo-Clivadas Invertidas de «é que» para o Desenvolvimento do Conhecimento Explícito no Ensino Secundário". Trabalho apresentado em 5.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, 2003.
    Publicado
  17. Costa, Ana Luísa; Moniz, Helena; Nunes, Marta. "Queres saber o que é uma pergunta? Uma sequência de aprendizagem sobre aspectos sintácticos e entoacionais de interrogativas em PE". 2003.
  18. Costa, Ana Luísa. "As T.I.C. em Apoio Educativo: Aprender e Gostar de Escrever". Trabalho apresentado em Seminário Internacional Encontros, Percursos e Recursos - As T.I.C. na Escola, Setúbal, 2000.
    Publicado
  19. Costa, Ana Luísa; Santos, Ana Lúcia. "Grammar in the Portuguese National Curricula: What do We Want to Teach and Why?". Trabalho apresentado em Twenty-second Annual Conference on the Teaching of Foreign Languages and Literatures, Youngstown, Ohio, 1999.
    Publicado
  20. Costa, Ana Luísa. "Santa Maria de Terena nas Cantigas de Afonso X". Trabalho apresentado em Congreso internacional luso-español de lengua y cultura en la frontera., 1996.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Costa, Ana Luísa. "Nas margens da escrita académica". (2022): https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/12792.
  2. Costa, Ana Luísa. "A pontuação como janela para a consciência sintática". Revista da Associação Portuguesa de Linguística (2022): https://ojs.apl.pt/index.php/RAPL/issue/view/9.
    Publicado
  3. Costa, Ana Luísa. "Histórias para a infância: Articulação entre a Língua e a Matemática em contexto de jardim de infância". Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (2022): https://doi.org/10.60546/mo.v10i1.341.
    Publicado
  4. Batalha, Joana; Costa, Ana Luísa; Batalha, Joana; Costa, Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar. "Para um perfil do conhecimento gramatical da geração do milénio". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 7 (2020): 37-54. http://hdl.handle.net/10400.26/40891.
    Publicado • 10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a3
  5. Costa, Ana Luísa. "Grammar Teaching 91-19: An analysis of the Portuguese curricula". L1-Educational Studies in Language and Literature (2020): https://l1research.org/issue/view/51.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Costa, Ana Luísa; Rodrigues, Sónia Valente. "Nota Editorial - Avaliar aprendizagens gramaticais na escola". Revista da Associação Portuguesa de Linguística. Número temático: Avaliar aprendizagens gramaticais na escola 6 1 (2019): 1-2. https://ojs.apl.pt/index.php/RAPL/article/view/59.
    Acesso aberto • Publicado • Editor
  7. Costa, Ana Luísa; Rodrigues, Sónia; Costa, A.; Valente Rodrigues, Sónia; Rodrigues, Sónia Valente. "Grammar teaching in Portugal". Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature 12 2 (2019): 21-40. http://hdl.handle.net/10400.26/30977.
    Publicado • 10.5565/rev/jtl3.809
  8. Costa, Ana Luísa; Rodrigues, Sónia Valente. "Nota editorial [n. 6 (2019): 1º Número temático - RAPL - Avaliar Aprendizagens Gramaticais na Escola]". (2019): https://hdl.handle.net/10216/124305.
  9. Ana Luísa Costa. "A contribution to the implicit/explicit debate on grammar learning: the case of contrast connectors". Crossroads. A Journal of English Studies 24(1) (2019): 45-64. https://doi.org/10.15290/cr.2019.24.1.04.
    10.15290/cr.2019.24.1.04
  10. Costa, Ana Luísa; Sebastião, Isabel; Camps Mundó, Anna; Mundó, Anna Camps. "Una educación lingüística para formar ciudadanos críticos". Didacticae: Revista de Investigación en Didácticas Específicas 3 (2018): 5-15. http://revistes.ub.edu/index.php/didacticae/article/view/21765/23445.
    Publicado • 10.1344/did.2018.3.5-15
  11. Costa, Ana Luísa; Mendes, Fátima. "Para uma bibliografia comentada de livros infantis “com matemática”". Educação e Matemática 147 (2018): 3-8. http://www.apm.pt/files/_003_147_ART_FatimaMendes_5b52042435543.pdf.
    Publicado
  12. Costa, Ana Luísa; Costa, Ana. "Variação linguística e ensino de português, língua não materna: o caso dos pronomes átonos". Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 6 1 (2018): 147-161. http://hdl.handle.net/10400.26/24058.
    Publicado
  13. Costa, Ana Luísa; Sebastião, Isabel. "Uma educação linguística para formar cidadãos críticos: Ana Luísa Costa e Isabel Sebastião entrevistam Anna Camps". Palavras 50-51 (2017): 7-17.
    Publicado
  14. Costa, Ana Luísa; Cerqueira, Sónia; Carreto, Vanessa. "E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 3 (2017): 51-73. http://hdl.handle.net/10400.26/20664.
    Publicado • 10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a24
  15. Costa, Ana Luísa. "Concessivas num corpus da Idade Moderna". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1 (2016): 261-284. http://ojs.letras.up.pt/index.php/APL/issue/archive.
    Publicado • 10.21747/
  16. Costa, Ana Luísa. "No limiar da escrita argumentativa: um estudo exploratório". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 2 (2016): 173-203. http://hdl.handle.net/10451/33118.
    Publicado • 10.21747/2183-9077/rapl2a8
  17. Costa, Ana Luísa. "Concessivas num corpus da idade moderna". (2016): http://hdl.handle.net/10400.26/20661.
  18. Costa, Ana Luísa. "Gramática & escrita: o caso das contrastivas". Palavras 46-47 (2015): 72-89.
    Publicado
  19. Costa, Ana Luísa. "Estas duas regras: construção da referência em cartas". Estudos Linguísticos/Linguistic Studies: Revista do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa 10 (2014): 49-64. http://hdl.handle.net/10400.26/21425.
    Publicado
  20. Vaamonde, Gael; Costa, Ana Luísa; Marquilhas, Rita; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda. "Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana". Janus. Humanidades digitales: desafíos, logros y perspectivas de futuro. 2014 (2014): 473-482. http://hdl.handle.net/10451/33153.
    Publicado
  21. Costa, Ana Luísa. "Para a descrição da plurifuncionalidade de ainda que". Estudos Linguísticos. Revista do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa 2 (2008): 161-177. http://hdl.handle.net/10451/33152.
    Publicado
  22. Costa, Ana Luísa; Santos, Ana Lúcia; Diogo, Carla Ivone. "Inovação lexical nos textos de Mia Couto". Revista Internacional de Língua Portuguesa 12 (1994): 58-63.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Costa, Ana Luísa; Fontich, X.; Casas-Deseures, ; Troncoso, M. "La formación lingüística en los Grados de Maestro: las nociones de 'competencia comunicativa', 'razonamiento crítico' y 'género discursivo'.", Tejuelo. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación, 39, 165-196., 2024
  2. Costa, Ana; Fontich, X.; Troncoso, M. Autor correspondente: Fontich, X.. "El treball per projectes basat en qüestionaris: Portar la recerca a l'aula.", Revista CIDUI 2023. Revista del Congrés Internacional de Docència, 1-6., 2023, https://raco.cat/index.php/RevistaCIDUI/issue/view/31562.
Capítulo de livro
  1. Costa, Ana Luísa. "Práticas de escrita colaborativa online no ensino superior". In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica. 2023.
    Publicado
  2. Costa, Ana Luísa. "Para um balanço dos ILL do WP3 no IPS". In Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas. 2023.
    Publicado
  3. Costa, Ana Luísa. "Práticas de articulação curricular: um trabalho em rede (p. 114)". 2023.
  4. Costa, Ana Luísa; Batalha, Joana; Costa, Ana. "Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da gramática". In A linguística na formação do professor : das teorias às práticas, editado por Leal, António; Oliveira, Fátima; Rodrigues, Sónia Valente ; Silvano, Purificação; Veloso, João; Duarte, Isabel Margarida, 61-80. Porto, Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2019.
    Publicado • 10.21747/978-989-8969-20-0/linga5
  5. Costa, Ana Luísa. "Revisitar as contrastivas em português para repensar o ensino da gramática". In Para Óscar Lopes. Estudos de Linguística, editado por Oliveira, Fátima; Leal, António; Silva, Fátima; Silvano, Purificação, 61-80. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2018.
    Publicado
  6. Costa, Ana Luísa; Costa, Armanda; Gonçalves, Anabela; Costa, Maria Armanda. "Consciência linguística: aspetos sintáticos". In Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, 409-438. Berlim, Alemanha: Language Science Press, 2017.
    Publicado • 10.5281/zenodo.889261
  7. Costa, Ana; Rodrigues, Sónia Valente; Sebastião, Isabel; Costa, Ana Luísa. "Para que serve a didática?: Um estudo no âmbito da didática do português". In O tempo dos professores, 811-827. Porto, Portugal: CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas / FPCE da Univ. do Porto, 2017.
    Publicado
  8. Carvalheiro, Catarina; Costa, Ana Luísa; Marquilhas, Rita; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. "A Idade dos ‘desvios’: diacronia, variação social e linguística de corpus". In Lingüística de corpus y lingüística histórica iberorrománica, 177-198. Berlim, Alemanha: De Gruyter, 2016.
    Publicado
  9. Costa, Ana Luísa. "Gramática – ensino, aprendizagem e avaliação". In Manual de língua portuguesa para professores do ensino primário, 111-141. Luanda, Angola: Ministério da Educação, 2016.
    Publicado
  10. Costa, Ana Luísa. "Um Pois Comentador". In Textos selecionados. XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 199-211. Porto, Portugal: Associação Portuguesa de Linguística, 2014.
    Publicado
  11. Costa, Ana Luísa; Nélia Alexandre; Ana Lúcia Santos; Nuno Verdial Soares; Alexandre, Nélia; Santos, Ana Lúcia; Soares, Nuno. "Efeitos de modelização no input: o caso da aquisição de conectores". In Textos Selecionados do XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 131-142. Lisboa, Portugal: Colibri e Associação Portuguesa de Linguística, 2008.
    Publicado
  12. Costa, Ana Luísa. "Complexidade estrutural de conectores concessivos". In Textos Selecionados do XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 287-302. Lisboa, Portugal: Colibri, Associação Portuguesa de Linguística, 2007.
    Publicado
  13. Duarte, Inês; Costa, Ana Luísa. "O lugar da Língua Materna no Currículo Nacional do Ensino Básico: competências essenciais". In Flexibilidade Curricular. Cidadania e Comunicação, 323-331. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação, 2004.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Costa, Ana Luísa; Rodrigues, Sónia Valente. "Avaliar Aprendizagens Gramaticais na Escola". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 6 (2019): http://ojs.apl.pt/index.php/RAPL/issue/view/6.
    Publicado • Co-editor
Entrada de dicionário
  1. Costa, Ana Luísa; Santos, Ana Lúcia; Duarte, Inês. "Classe de palavras". In Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário. Ministério da Educação, 2002.
    Publicado
  2. Costa, Ana Luísa; Santos, Ana Lúcia; Duarte, Inês. "Sintaxe". In Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário. Ministério da Educação, 2002.
    Publicado
Livro
  1. Costa, João; Costa, Ana Luísa. O que é um advérbio?. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Português, Colibri. 2001.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Costa, Ana Luísa. "Academic writing development through language awareness". Trabalho apresentado em Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing Seminar) - Linguistics for language teaching and learning, 2018.
  2. Costa, Ana; Alexandre, Nélia; Santos, Ana Lúcia; Soares, Nuno. "Input adaptation effects: The case of connectives". Trabalho apresentado em IASCL 2008 - XI Congress of the International Association for the Study of Child Language, 2008.
  3. Costa, Ana Luísa. "O que é que é «é que»?". Trabalho apresentado em Encontro «Linguística e Ensino do Português, Língua Materna e não Materna», 2002.
  4. Costa, Ana Luísa. "Pensar e aperfeiçoar a escrita". Trabalho apresentado em Encontro da Primavera «Linguística e Educação», 1997.
Resumo em conferência
  1. Costa, Ana Luísa. "Introdução. In E. Amor. Didática do Português. Sinais de um Percurso de Vida". 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Costa, Ana Luísa. "Estruturas contrastivas: desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita [Contrast Structures: the development of Linguistic Explicit Knowledge and Writing Skills]". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2010. http://repositorio.ul.pt/handle/10451/52/browse?type=author&order=ASC&rpp=20&value=Costa%2C+Ana+Lu%C3%ADsa+da+Piedade+Melro+Blazer+Gaspar%2C+1972-.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/02/10 Dimensões de Pedagogia no Ensino Superior. Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (3.ª edição).
Univesidade do Minho (Portugal)
2021/02/05 Grammar in the Portuguese curriculum First EduLing virtual meeting, Research on L1 grammar in schooling: mediation at the heart of learning grammar
EduLing SIG (International Association for Research in L1 Education - ARLE)
2020/10/29 Diálogos metalinguísticos para o estudo do conhecimento explícito da língua XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Conferência em modo online
Associação Portuguesa de Linguística, Universidade Aberta de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/09/29 Dimensões de Pedagogia no Ensino Superior Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (1.ª edição)
Instituto Politécnico de Leiria e Universidade do Minho (Portugal)
2020/05/05 Aprendizagem da gramática e consciência da diversidade linguística Dia da Língua Portuguesa. Variação, discurso e aprendizagem.
Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada (Almada, Portugal)
2020/01/27 Avaliação formativa - contributos para a elaboração de dispositivos de construção e análise de instrumentos de avaliação II Jornada sobre instrumentos de avaliação em Português
Centro de Linguística da Universidade do Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/10/09 Qual o lugar da gramática no currículo? Mesa redonda "O ensino da gramática em Portugal: balanço e desafios" XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/07/11 Telemóveis na sala de aula: sim ou não? Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.2019)
Escola Agrária. Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2019/05/14 Alguns dados para o estudo da emergência da escrita compositiva IX Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment.
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/04/12 Como é que a avaliação formativa de competências de língua contribui para a articulação curricular? Mesa redonda Interdisciplinaridade e Avaliação. 13.º ENAPP – Percursos da Interdisciplinaridade em Português: dos projetos às práticas.
Associação de Professores de Português (Leiria, Portugal)
2019/01/23 Grammar according to who will be teaching. An exploratory study of trainee teachers’ beliefs III Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Gramática. CONGRAM
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2019/01/23 Grammar in the intended curriculum III Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Gramática. CONGRAM
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2019/01/17 Formação inicial, investigação e aprendizagens em língua e em matemática IX Seminario Internacional «El Aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de la lengua»
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2019 What do we put? A comma? Conference of the International Association for Research in L1 Education. ARLE 2019.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/11/27 Alrededor de la actividad metalingüística XXII Encuentro Internacional de Investigación Educativa y III Internacional de Comunicación Pública de la Investigación Educativa, Cognición y Aprendizaje
Centro Universitario de Ciencias Sociales y Humanidades. Universidad de Guadalajara (Guadalajara, México)
2018/09/07 Investigação e ensino de discurso académico. Presente e o futuro da investigação sobre discurso académico em Portugal (Round Table) I Encontro Nacional Sobre Discurso Académico
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2018 Gramática e escrita: O caso das contrastivas À Conversa com...
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018 Ler na era digital Ciência à Conversa
Unidade de Apoio à Inovação, I&D e Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Setúbal (UAIIDE-IPS) (Setúbal, Portugal)
2018 Que gramática ensinar?: Contributos para uma reflexão sobre gramática nos primeiros anos de escolaridade III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua
Organiz. conjunta das Escolas Superiores de Educação de Lisboa, do Porto, de Setúbal e da Associação Portuguesa de Linguística (Setúbal, Portugal)
2018 Livros com matemática III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua
Organiz. conjunta das Escolas Superiores de Educação de Lisboa, do Porto, de Setúbal e da Associação Portuguesa de Linguística (Setúbal, Portugal)
2018 Pedagogia e desenvolvimento curricular no Ensino Superior CNaPPES 2018 - 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
(Braga, Portugal)
2018 A contribution to the implicit / explicit debate on grammar learning: The case of contrast connectors Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing Seminar) - Linguistics for language teaching and learning
International Association for Research in L1 Education (ARLE) (Bialystok, Polónia)
2018 Investigar sobre a prática de usar as histórias infantis como recurso para a aprendizagem da matemática Simpósio A investigação sobre a prática na formação inicial de professores: Contributos de estudos focados no ensino da matemática e das ciências. In 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Organiz. Universidad de Granada, Grupo de Investigación CTS-261 e Universidade do Minho (Setúbal, Portugal)
2017 Bridges for reading EUROLIS Seminar 2017 - Fit for Purpose: Skills for Tomorrow's Information Professionals
Eurolis (London, Reino Unido)
2017 Estruturas linguísticas em vias de extinção: Um desafio IV Jornadas Pedagógicas de Português 2017
University of Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca)
2017 Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da Didática do Português Congresso Internacional O Tempo dos Professores
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da língua 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas
FLUP - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 Oficina de Português para fins académicos Congresso Nacional de Praticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.17)
(Setúbal, Portugal)
2017 Que metas para o ensino da gramática? II Encontro Temático APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas no ensino da língua
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2017 Linguistic knowledge through early argumentative writing Symposium: Metalinguistic Education in the 21st Century. In The 11th Conference of the International Association for Research in L1 Education (ARLE2017)
ARLE - Association for Research in L1 Education (Tallinn, Estónia)
2017 Revisitar as contrastivas em português para repensar o ensino da gramática Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 Leitura e matemática em diálogo 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Lisboa, Portugal)
2017 Investigação na sala do jardim-de-infância: Uma história infantil com matemática VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües
Grup de Recerca en Educació, Llenguatge i Literatura (GRELL) (Vic, Espanha)
2016 Livros de histórias – Um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016) – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (Évora, Portugal)
2016 "E essa é a minha opinião" – para o estudo da emergência da escrita argumentativa XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Aveiro, Portugal)
2016 A grammar for writing ARLE SIG Educational Linguistics 2016 Seminar
ARLE EduLing e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2016 Uma cadela amarela e vários amigos dela ETEN Annual Conference 2016
European Teacher Education Network (ETEN) (Setúbal, Portugal)
2016 Learning grammar to argue better II Congreso Internacional sobre Enseñanza de la Gramática
Grup d'Investigació en Ensenyament de Llengües (GIEL) e o Department de Didàctica de la Lengua i la Literatura (Universitat de València) (València, Portugal)
2016 Estudar Letras Ciclo de Palestras "Amanhã como será? Um passo em frente para o futuro"
Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico do Pinhal Novo (Pinhal Novo, Portugal)
2015 Os textos de opinião no limiar da escrita compositiva XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
2015 Para o ensino da variação de padrões de colocação de pronomes átonos III Jornadas Pedagógicas de Português: A Palavra e o Mundo: tecnologia e informação no ensino de português como língua estrangeira e materna
Departamento de Português da Universidade de Dalarna (Falun, Suécia, Suécia)
2015 Pois é… XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Évora, Portugal)
2015 Variação linguística no ensino de PLE: o caso dos clíticos III Jornadas de PLE – Aquisição e Didática
Fac. de Letras da Univ. Lisboa, Fac. de Letras da Univ. do Porto, Fac.de Letras da Univ. de Coimbra, Fac. de Ci. Soc. e Humanas da Univ. Nova de Lisboa e Univ. do Minho (Lisboa, Portugal)
2015 Criar leitores – Uma conversa com pais e com educadores
Creche Golfinho Azul (Setúbal, Portugal)
2014 Concessivas num corpus da Idade Moderna XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Porto, Portugal)
2014 Public versus private through letters International Conference "Reading and Writing from Below: Exploring the Margins of Modernity"
NORDCORP, University of Helsinki (Helsinki, Finlândia)
2014 A idade dos ‘desvios’: Diacronia, variação social e linguística de corpus Internationales Kolloquium zu historischen Corpora der Iberoromanischen Sprachen / III Coloquio Internacional sobre Corpus Diacrónicos en Lenguas Iberorrománicas (CODILI 3)
Comissão organizadora do III Coloquio Internacional sobre Corpus diacrónicos en lenguas iberorrománicas (Zúrich, Suiça)
2014 Não posso escrever a minha opinião? VII Encontro Língua Portuguesa nos 1ºs anos de Escolaridade - Investigação e Boas Práticas
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/03/08 Cortar a Meta do Oral. Painel Programas, oral e Metas Curriculares. 10.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Lisboa, Portugal)
2013 Um Pois comentador XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística - APL (Coimbra, Portugal)
2013 A gramática além das metas XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística - APL (Coimbra, Portugal)
2013 ‘Estas duas regras’: Construção da referência em cartas 3ª Conferência Internacional em Gramática &Texto – GRATO 2013
Grupo Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013 P.S. - Post Scriptum: A Digital Archive of Ordinary Writing (Early Modern Portugal and Spain) Internacional Conference on Historical Linguistics
Department of Philosophy Classics History of Art and Ideas, University of Oslo (Oslo, Noruega)
2013 Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna I Congreso Internacional de la HDH: Humanidades Digitales Hispánicas. Sociedad Internacional
Comissão organizadora do I Congreso Internacional de la HDH: Humanidades Digitales Hispánicas. Sociedad Internacional (A Coruña, Espanha)
2012/01/28 Conhecimento Explícito de Advérbios Conectivos Encontro sobre o Ensino da Gramática
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2011 Estruturas contrastivas: Desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita Quid Novi. Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística
Centro de Linguística da Universidade do Porto - CLUP (Porto, Portugal)
2010 Conectores contrastivos e competência de escrita – Implicações para o ensino 2.º Encontro «A Linguística na Formação dos Professores de Português»
Centro de Linguística da Universidade do Porto - CLUP (Porto, Portugal)
2009 Advérbios conectivos para quê? 8.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português - “Gramática, para que te quero?! - O Ensino da Gramática: Sentido(s) e Possibilidades”
Associação de Professores de Português - APP (Lisboa, Portugal)
2008 Leituras & Companhia Seminário Os Centros de Formação de Professores de Associação de Escolas e as Bibliotecas Escolares: Avaliação e Perspetivas
Centros de Formação de Professores e RBE (Seixal, Portugal)
2007 Efeitos de modelização no input: O caso da aquisição de conectores XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística (XXIII ENAPL 2007)
Associação Portuguesa de Linguística - APL (Évora, Portugal)
2006 Para a descrição da plurifuncionalidade de «ainda que» Encontro Científico Internacional «Connectives and Discourse Markers»
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL (Lisboa, Portugal)
2006 Complexidade estrutural de conectores concessivos XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística - APL (Coimbra, Portugal)
2006 Desenvolvimento linguístico e literacia de escrita Encontro Internacional de Linguística Aplicada «As Línguas no Ensino Superior: Mudanças e Vivências»
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2005 Aspectos sintáctico-semânticos de estruturas contrastivas XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística - APL (Lisboa, Portugal)
2004 Estruturas contrastivas: Desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita Simpósio de Doutorandos do II Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e das Literaturas
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2003/06/21 The Place of Portuguese as First Language in the National Curriculum for Basic Education: Essential Competences Encontro Flexibilité Curriculaire et Apprentissages Essentiels à l’Enseignement de Base
Departamento da Educação Básica, Ministry of Education (Lisboa, Portugal)
2003 Queres saber o que é uma pergunta?: Uma sequência de aprendizagem sobre aspectos sintácticos e entoacionais de interrogativas em PE XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística - APL (Lisboa, Portugal)
2003 Aspectos das construções de relativização no português do séc. XV XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística - APL (Lisboa, Portugal)
2003 O que é que é «é que»?: O estudo de pseudo-clivadas invertidas de «é que» para o desenvolvimento do conhecimento explícito no ensino secundário 5.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português - APP (Aveiro, Portugal)
2000 Ferramentas para a Língua Portuguesa TIC-TAC Línguas (Tecnologias da Informação e Comunicação – Traz Outro Amigo Contigo: Sessão de Apresentação e Divulgação dos Projectos Desenvolvidos na Oficina de Formação Tecnologias e Línguas – Vale a Pena o Desafio?)
Centro de Competência Nónio, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2000 As T.I.C. em apoio educativo: Aprender e gostar de escrever Seminário Internacional Encontros, Percursos e Recursos - As T.I.C. na Escola
Centro de Competência Nónio, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
1994 Santa Maria de Terena nas Cantigas de Afonso X Congreso Internacional Luso-Español de Lengua y Cultura en la Frontera
Universidad de Extremadura (Cáceres, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 A atividade metalinguística no 4º ano de escolaridade: um laboratório gramatical sobre pronomes
Orientador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2023 - 2023 Articulação entre Leitura, Escrita e Conhecimento de Adjetivos: uma proposta para o 4.º ano de escolaridade
Orientador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2023 - 2023 Um Estaleiro de Escrita no 4.º ano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo
Orientador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2022 - 2022 Criar leitores: promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância
Orientador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019 - 2019/12 Aquisição e desenvolvimento do sentido espacial e dos localizadores espaciais: uma perspetiva integradora. Relatório da componente de investigação de Estágio do Mestrado em Educação Pré-escolar
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019 - 2019/12 A resolução e formulação de problemas como promotoras de escrita. Relatório da componente de investigação de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019 - 2019 Falar para Escrever – uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4.º ano de escolaridade. Relatório da componente de investigação de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - 2018/12/07 O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo. Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 - 2018 Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura: Compreensão de dependências referenciais no ensino básico
Coorientador
Linguística, especialidade de Linguística e Ensino da Língua (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Consciência sintática e uso de vírgulas: Um estudo de conceções de alunos do 5º ano
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 - 2018 Gramática e escrita: A expansão de grupos nominais no desenvolvimento da escrita de autorretratos
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - 2018 A Revisão Textual e o Texto de Opinião – Uma intervenção pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
2017 - 2017 O desenvolvimento de competências de compreensão oral: uma intervenção didática de Português em articulação com Estudo do Meio
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 Expressão de tempo e construção de narrativa
Coorientador
Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
FCSH da Univ. Nova de Lisboa e ESS do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 Resolução de problemas e histórias infantis
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 A Família Compreensão como estratégia de metacognição, associada ao ensino explícito da compreensão na leitura no 2.º e 3.º ano do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 A Dimensão Processual da Escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da tarefa de planificação para a escrita de textos coerentes na fase inicial da escrita compositiva
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/02/05 - Atual First EduLing virtual meeting, under the theme "Research on L1 grammar in schooling: mediation at the heart of learning grammar". EduLing SIG (International Association for Research in L1 Education - ARLE). (2021/02/05)
Encontro (Coorganizador)
EduLing SIG (International Association for Research in L1 Education - ARLE) , Alemanha
2020/03/05 - Atual Jornada de Educação. Uma Escola em Mudança. Organização das coordenações de curso da Licenciatura em Educação Básica (Ana Luísa Costa e Maria do Rosário Rodrigues), do Mestrado em Educação Pré-Escolar (Sofia Figueira) e do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Ana Pires Sequeira e Jorge Pinto) (2020/03/05)
Seminário (Coorganizador)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019/06/26 - 2019/06/28 Comissão organizadora da main conference da ARLE 2019 (International Association for Research in L1 Education) (2019/06/26 - 2019/06/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/03/30 - 2019/03/30 Moderação da Mesa-Redonda «Diversidade linguística e bilinguismo», no Roteiro para uma educação antirracista (2019/03/30 - 2019/03/30)
Mesa-redonda (Outra)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019/01/23 - 2019/01/25 Organization of the Symposium The teaching of Grammar: from the curriculum to practices. III Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Gramática. CONGRAM. (2019/01/23 - 2019/01/25)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Universitat Autonòma de Barcelona Departament de Didàctica de la Llengua i de la Literatura i de les Ciencies Socials, Espanha
2018 - 2018 II Semana da Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Outro (Outra)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 - 2018 3.º Encontro Temático da APL/ESE - Formação, Investigação e Ensino da Língua
Encontro (Outra)
Escolas Superiores de Educação de Lisboa, do Porto, de Setúbal e da Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2017 - 2017 2.º Encontro Temático da APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2016 - 2016 ETEN Annual Conference 2016
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
ETEN, Portugal
2016 - 2016 Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar – What's grammar in L1 education today?
Seminário (Outra)
SIG Educational Linguistics. Association for Research in L1 Education (ARLE), Portugal
2016 - 2016 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade: investigação e boas práticas e do 1.º Encontro Temático da APL/ESE Formação para a promoção de competências em Língua Materna
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2016 - 2016 Training Activity e Multiplier Event (do Projeto 2Young2Fail)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Erasmus+ KA2, Portugal
2016 - 2016 Seminário da Associação Portuguesa de Linguística «Avaliar o conhecimento gramatical na escola»
Seminário (Outra)
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2015 - 2015 Encontro "Bruner na Escola"
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Sem financiamento, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/09/11 - 2019/09/11 Encerramento, como relatora, da V Conferência Anual de Educação de Setúbal "Educar na Cidade, a Cidade que Educa"
Conferência
V Conferência Anual de Educação de Setúbal "Educar na Cidade, a Cidade que Educa"
Câmara Municipal de Setúbal, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/05/28 Operadores de sequencialização do discurso. Estudo de caso nos relatórios de fim de curso no Instituto Médio Politécnico Pascoal Luvualu
Arguente
Jesus Gonçalves João Silva (Doutoramento)
2019/11/25 O trabalho oficinal sobre a língua enquanto estratégia no ensino de Português: monitorização de sequências de aprendizagem. Relatório realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Arguente principal
Ana Sofia Cardoso (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/07/07 O domínio da oralidade em Português Língua Materna. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Arguente principal
Mónica Sofia Braz Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/03/27 A articulação entre professor e terapeuta da fala na intervenção com criança com perturbação do desenvolvimento da linguagem - Estudo de caso. Relatório do projeto de intervenção do Mestrado em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Daniela Alexandra Rosa Ribeiro (Mestrado)
2019/01/15 Histórias com desafios matemáticos – A literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos. Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Beatriz Russo Ribeiro (Mestrado)
2018/11/13 Impacto da complexidade silábica no desenvolvimento fonológico e na aprendizagem da ortografia em Português língua segunda no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico moçambicano.
Vogal
Francisco Leonardo Vicente (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018/05/18 Relações entre o conhecimento explícito da língua e a competência de leitura.
Orientador
Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão (Doutoramento)
2017 Mecanismos de conexão frásica: a importância das variáveis sociais
Arguente
Isabel Joana Aguiar Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Escrita de guerra: uma abordagem sociodiscursiva da relação entre inimigo e esforço de guerra nas correspondências e num diário íntimo durante a Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974)
Arguente
Stefania Gatta (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2017 Escrita de guerra: uma abordagem sociodiscursiva da relação entre inimigo e esforço de guerra nas correspondências e num diário íntimo durante a Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974)
Arguente
Stefania Gatta (Outro)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 Leitura, escrita e gramática: síntese e orações subordinadas adjetivas relativas
Arguente principal
Serenela Alexandra Rosa Quintanilho Gomes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 Educação para os valores através da literatura
Presidente do júri
Sara Albino Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 A poesia como indutora da gestão integrada do curriculum
Presidente do júri
Vanessa Sofia Pereira Caeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 Complexidade textual e progressão escolar em dois registos: um estudo de correlação baseado em um corpus quasi-longitudinal
Arguente
Mário Gleisse das Chagas Martins (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2016 Géneros orales y enseñanza de E/LE en el contexto escolar portugués
Vogal
Selene Vázquez Ruiz (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 O conhecimento explícito da língua: a oração relativa na aula de Português e Latim
Arguente principal
Ana Margarida Abreu Almeida (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 Resolução de problemas matemáticos verbais e estratégias de compreensão textual
Presidente do júri
Ana Lúcia dos Santos Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 Noticing and bridging the gap: o uso e o efeito do feedback corretivo na aula de língua estrangeira
Arguente
Ana Rita Rufino Faustino (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 A escrita de textos narrativos: a utilização de sequências de imagens
Presidente do júri
Ana Beatriz Lares Rebocho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 O feedback oral: um estudo sobre a própria prática, em matemática, no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Mónica Rebelo de Andrade Bastos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 Leitura no 1.º Ciclo - o contributo da Biblioteca Escolar
Arguente principal
Carla Alexandra Palma Madeira Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 Desenvolvimento de competências de literacia de leitura e de escrita em creche e pré-escolar
Arguente principal
Ana Rita Gonçalves Casimiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade
Arguente principal
Joana Carina Marques Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 A escrita: a produção textual numa turma de 2.º ano – Estratégias de aperfeiçoamento textual
Arguente principal
Carina Isabel Flor Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 A oficina gramatical: uma forma apelativa de ensinar conteúdos gramaticais nas aulas de Português (língua materna) e de Espanhol (língua estrangeira)
Arguente principal
Maria Alice Lucas Coutinho Protásio (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/10 - Atual XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística, Universidade Aberta de Lisboa
2020/07/02 - Atual VII Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2021/07/09 - 2021/07/10 14.º Encontro Nacional da APP. Português: Avaliação na Aprendizagem. Associação de Professores de Português
2021/07/03 - 2021/07/03 Fórum de Partilha Linguística dos Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
2020/05/22 - 2020/05/23 V Encontro em investigação e práticas em educação (EIPE 2020) Escola Superior de Educação de Coimbra
2019/12/17 - 2019/12/18 I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação
2019/11/27 - 2019/11/29 Congresso internacional “Macau e a Língua Portuguesa: novas pontes a Oriente” Instituto Politécnico de Macau e Instituto Português do Oriente
2019/07/06 - 2019/07/06 XIV Fórum de Partilha Linguística do Núcleo de Investigadores do CLUNL Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
2019/07/05 - 2019/07/06 VI Encontro Ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
2019/06/26 - 2019/06/28 ARLE Conference 2019 (International Association for Research in L1 Education) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
2019/01/17 - 2019/01/18 IX Seminario Internacional El Aula como ámbito de investigación sobre la enseñaza y el aprendizaje de la lengua GREIP, Universidade Autónoma de Barcelona
2018/09/07 - 2018/09/08 I Encontro Nacional Sobre Discurso Académico Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria e CELGA-ILTEC
2017/11/23 - 2017/11/24 XII Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
2017/09/27 - 2017/09/29 XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (APL) Associação Portuguesa de Linguística e Universidade de Évora
2017/09/07 - 2017/09/08 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas Universidade do Porto Faculdade de Letras
2017/07/07 - 2017/07/08 2.º Encontro Temático da APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas. Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação
2016/11/24 - 2016/11/25 Comissão científica XI Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
2016/07/15 - 2016/07/16 What’s grammar in L1 education today. SIG Educational Linguistics. Association for Research in L1 Education (ARLE) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação
2016/07/01 - 2016/07/02 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade: investigação e boas práticas e 1.º Encontro Temático da APL/ESE Formação para a promoção de competências em Língua Materna. Escola Superior de Educação de Lisboa
2015/10/28 - 2015/10/30 XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (APL) Associação Portuguesa de Linguística e Universidade do Minho

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/11/30 - Atual Revista da Associação Portuguesa de Linguística n.º 7 (2183-9077) Associação Portuguesa de Linguística
2020/08 - Atual Current Research on Grammar Teaching. What is the Use of Teaching Grammar? Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature (BJTLLL) (eISSN: 2013-6196) Autónoma University Barcelona
2018 - Atual Revista da Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística
2016/01/01 - Atual Diacrítica. Série Ciências da Linguagem Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho em colaboração com Edições Húmus – V. N. Famalicão
2018 - 2020 L1-Educational Studies in Language and Literature ARLE: the International Association for Research in L1 Education
2019 - 2019 Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature (2013-6196) Universitat Autonoma de Barcelona
2019 - 2019 A Linguística na Formação do Professor. Das teorias às práticas. (ISBN-13: 978-989-896) Faculdade de Letras da Universidade do Porto, E-dita
2018 - 2019 Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
2012 - 2018 Journal of Portuguese Linguistics Ubiquity Press

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/09 - 2020/09 Parecer sobre a Plataforma digital LER para o Plano Nacional de Leitura (PNL 2027 e Projeto LER)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação (LPTIC) Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/02 - Atual Didática da Educação de Infância II Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/02 - Atual Didática do Português e das Expressões Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/02 - Atual Estágio em Educação de Infância II Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/02 - Atual Língua Portuguesa, Artes e Motricidade na Educação de Infância Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/02 - Atual Introdução à Didática do Português Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/02 - Atual Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 - 2018 Avaliação para as aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico Outra (Curso médio) Centro de Formação Ordem de Santiago, Portugal
2018 - 2018 Workshop Compreender e Expressar o Pensamento Matemático Outra (Curso médio) APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2015/02 - 2017/02 Didáticas Específicas do 1.º Ciclo I Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/02 - 2017/02 Didática da Educação de Infância I Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/02 - 2017/02 Estágio I Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/10 - 2016/02 Língua Portuguesa Curso Técnico Superior Profissional em Produção Audiovisual (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/10 - 2016/02 Práticas Textuais Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 Matemática e Português: transversalidades Aperfeiçoamento (Curso médio) Associação de Professores de Português (APP) e Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
2016 - 2016 Para a didática do Português no 1.º ciclo Aperfeiçoamento (Curso médio) Centro de Formação de Escolas dos Concelhos Barreiro e Moita, Portugal
2015/02 - 2015/07 Didática do Português Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2015 Conhecimento explícito da língua: enquadramento e práticas de ensino Aperfeiçoamento (Curso médio) Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual SIG EduLing (Special Interest Group Educational Linguistics) - ARLE (International Association for Research in L1) Education Co-coordinator
2016 - Atual ARLE (International Association for Research in L1 Education) Member
2012 - Atual Associação Portuguesa de Linguística (APL) Associada
Atual Associação de Professores de Português (APP)
Atual Movimento da Escola Moderna (MEM)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/01 - Atual Integra, como membro externo, em representação da ESE-IPS, o Conselho Geral da Escola Secundária du Bocage, de Setúbal
Outro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/03 - 2020/03 Parecer Crítico do Relatório de Progresso do Projeto de Doutoramento em Linguística e Ensino da Língua de Ana Rita Faustino, Noticing and bridging the gap: use and effect of corrective feedback in the foreign language classroom / uso e efeito do feedback corretivo na aula de língua estrangeira, em cumprimento do artigo 19.º das Normas Regulamentares relativas aos Ciclos de Estudo de Doutoramento da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Despacho n.º 24/2015) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal