???global.info.a_carregar???
Filomena Serra, she graduated in History (FLUL) and obtained her Ph.D. at FCSH/NOVA, in Contemporary Art History. In the past, she has many other artistic studies, such as SNBA and AR.CO courses. At FCSH, she is currently a guest lecturer in the Ph.D. and Post-Graduation Courses. As an Art History Institute research member, she published several books and articles about Portuguese Modernism, devoting her attention to the study of Orpheu and Almada Negreiros, as well as the Ballets Russes’s reception in Lisbon, publishing, for example, «Almada Negreiros, a dança e os Ballets Russes» (Literatura e Sociedade Review, São Paulo, Nº. 17, 2013) and in the Orpheu 1915 commemorating volume (ed. by Steffen Dix, Tinta-da-China, Lisboa, 2015). She is interested in the authoritarian régimes, namely the role of propaganda photography. She co-edited a special issue in Comunicação Pública (vol.12, nº 23, 2017) https://journals.openedition.org/cp/1426 She was the co-curator of a contemporary art exhibition in Lisbon «(Co)Habitar», Latin America House and UCCLA and Printed Photography and Visual Propaganda in Portugal (1934-1974) Exhibition». She was is the Principal Investigator of the FCT Project Printed Photography. Image and Propaganda in Portugal (1934-1974), PTDC/CPC-HAT/4533/2014, between 2016-2019. Research interests: Modernism; Photography and Propaganda; Portraiture; Image; Body Rhetorics; New State Regime Webpage: http://fcsh-unl.academia.edu/FilomenaSerra
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filomena Serra
Data de nascimento
1953/10/10
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Filomena Serra

Identificadores de autor

Ciência ID
AD1C-CC5A-25A4
ORCID iD
0000-0002-3011-2383

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2013
Concluído
História da Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"O retrato na Encruzilhada da Pintura em Portugal (1911-1949)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
2010
Concluído
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: História da Arte Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Retrato na pintura Portuguesa na Primeira Metade do Século XX - História das Vicissitudes de um Género Pictural" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997 - 1999
Concluído
História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Angelo de Sousa, da Pintura ao Objecto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
1986 - 1987
Concluído
Biblioteconomia (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
16
1976 - 1982
Concluído
História (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/05 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09 - Atual Assistente (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011/02 - 2011/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010/02 - 2010/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009/02 - 2009/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/05 - Atual Outra Situação (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012/07/10 - Atual Investigadora Integrada Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2013/02 - 2014/07 Outra Situação (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2005/01 - 2008/12 Assessor (Técnica Superior) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2000/01 - 2004/12 Assessor (Técnica Superior) Portugal Telecom, Portugal
1977/01 - 1999/12 Assessor (Técnica Superior) Portugal Telecom, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - 2019/10/31 FCT Project - Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974), referência PTDC/CPC-HAT/4533/2014
referência PTDC/CPC-HAT/4533/2014
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2016 - 2019/10/31 Printed Photography. Image and Propaganda in Portugal (1934-1974)/ Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)
PTDC/CPC-HAT/4533/2014
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, Portugal

Sociedade Nacional de Belas Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Filomena Serra. "Ângelo de Sousa and the happening «To beat or not to beat», a forgotten story and a contra-political discourse regime". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional "Performance arte portuguesa",, Lisboa, 2016.
    Publicado
  2. Filomena Serra. "O meio e a mensagem. Propaganda colonial e representações imaginadas nos retratos dos álbuns sobre a 1ª Exposição Colonial Portuguesa de 1934". Trabalho apresentado em XII CONLAB, CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO, Lisboa, 2015.
    Publicado
  3. Filomena Serra. "O Exílio como "mal de ausência"". Trabalho apresentado em Colóquio Arte & Dor, Lisboa, 2015.
    Publicado
  4. Filomena Serra. "«A Cena do Ódio» de Almada Negreiros: Corpo, Imagem e Texto". Trabalho apresentado em Verba Volant? Oralidade Escrita, Memória, Braga, 2014.
    Publicado
  5. Filomena Serra. "Almada Negreiros: a imagem do corpo e o corpo em imagens". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional Almada Negreiros, Lisboa, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Serra, Filomena. "O retrato em ruínas e o corpo que nos olha". Revista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade 1 Especial (2019): http://dx.doi.org/10.21814/2i.2434.
    10.21814/2i.2434
  2. Filomena Serra. "António Ferro, o retrato e a entrevista". Revelar: Revista de Estudos da Fotografia e Imagem 3 (2019): 7-38. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/09968db6-a647-4493-aab4-f14521aefb14.
  3. Torres, Eduardo Cintra; Serra, Filomena. "From the unchallenged to the panoptic leader: photographic representations of Salazar, from Notícias Ilustrado to Século Ilustrado". Media & Jornalismo 19 35 (2019): 67-84. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_35_5.
    Publicado • 10.14195/2183-5462_35_5
  4. Filomena Serra. "António Ferro, o retrato e a entrevista: montagem e propaganda na encenação da história/António Ferro, the portrait and the interview: montage and propaganda in the staging of the history". Revelar: Revista de Estudos da Fotografia e Imagem (2019): http://ojs.letras.up.pt/index.php/RL/article/view/5321.
  5. Filomena Serra. "Introdução". Revista de Comunicação Pública, Vol.12 nº 23 | 2017 : Fotografia e Propaganda no Estado Novo Português (2017): https://journals.openedition.org/cp/1961.
    10.4000/cp.1961
  6. Filomena Serra. "Usos e funções da fotografia impressa na Exposição Documentária do I Congresso da União Nacional (1934)". Revista Comunicação Pública Vol.12 nº 23 | 2017 : Fotografia e Propaganda no Estado Novo Português (2017): https://journals.openedition.org/cp/1962.
    DOI: 10.4000/cp.1962
  7. Filomena Serra. "Usos e funções da fotografia impressa na Exposição Documentária do I Congresso da União Nacional (1934)/ Uses and functions of printed photography at the Documentary Exhibition of the 1st Congress of the National Union (1934)". Revista Comunicação Pública Vol.12 nº 23 | 2017 : Fotografia e Propaganda no Estado Novo Português (2017): https://journals.openedition.org/cp/1962.
    10.4000/cp.1962
  8. Serra, Filomena; Parreira, João. "Usos e funções da fotografia impressa na Exposição Documentária do I Congresso da União Nacional (1934)". (2017): http://journals.openedition.org/cp/1962.
  9. Serra, Filomena. "Introdução". (2017): http://journals.openedition.org/cp/1961.
  10. Filomena Serra. "VISÕES DO IMPÉRIO A 1ª EXPOSIÇÃO COLONIAL PORTUGUESA DE 1934 E ALGUNS DOS SEUS ÁLBUNS/VISIONS OF THE EMPIRE: THE 1ST PORTUGUESE COLONIAL EXHIBITION OF 1934 AND SOME OF ITS ALBUMS". Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM) - v.5, n.1, jan./2016 - jun./2016 (2016): http://www.unicentro.br/rbhm/ed09/dossie/04.pdf.
    https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.512016
  11. Filomena Serra. "Visões do Império: a 1ª Exposição Colonial Portuguesa e alguns dos seus Álbuns". Revista Brasileira de História da Mídia 5 1 (2016): 45-59. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/6d66dec3-0557-4310-834a-1adb0cf1baf7.
  12. Filomena Serra. "Almada Negreiros, a Dança e os Ballets Russes". Literatura e Sociedade 17 NA (2014): 14-28. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/228d8bd3-e84c-44c1-9a50-538e85e6c63d.
  13. Filomena Serra. "Almada Negreiros: a imagem do corpo e o corpo em imagens". Revista de História da Arte 11 (2013):
    Aceite para publicação
  14. Filomena Serra. ""Almada Negreiros, a dança e os Ballets Russes"". Revista Literatura e Sociedade, Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo, nº 17, 2013, pp. 14-28 (2013): https://www.revistas.usp.br/ls/article/view/82695.
    .11606/issn.2237-1184.v0i17p14-28
  15. Filomena Serra. "O Imaginário Romântico da Pena ( Lisboa: Chaves Ferreira Publicações S.A., 2009, 287 pp) de CARNEIRO, JOSÉ MANUEL MARTINS". Gardens & Landscapes of Portugal (2013):
  16. Filomena Serra. "O Imaginário Romântico da Pena ( Lisboa: Chaves Ferreira Publicações S.A., 2009, 287 pp) de CARNEIRO, JOSÉ MANUEL MARTINS". Gardens & Landscapes of Portugal (2013):
  17. Filomena Serra. "O Imaginário Romântico da Pena ( Lisboa: Chaves Ferreira Publicações S.A., 2009, 287 pp) de CARNEIRO, JOSÉ MANUEL MARTINS, Book review". Gardens & Landscapes of Portugal, nr. 1 (May, 2013). 1 (2012): 50-50. http://www.chaia_gardens_landscapesofportugal.uevora.pt/journal.htm.
    Publicado
  18. Filomena Serra. "As neo-vanguardas: reciclagem e realização do projecto das vanguardas históricas. A situação portuguesa". Artis - revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 4 (2005): 399-425.
    Publicado
  19. Filomena Serra. "Angelo de Sousa, percepção e performatividade". Artis- revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 3 (2004): 295-324.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Filomena Serra. "Retrato(s) do artista quando jovem: fotografia, foto-autobiografia e intermedialidade em Amadeo de Souza Cardoso". Portugal, 2019.
    10.21747/9789898970022/amadeu
  2. Margarida Brito Alves; Giulia Lamoni; Filomena Serra. "O problema da co-habitação". editado por {Brito Alves, 11-18. Portugal: Documenta: Sistema Solar, 2018.
  3. Filomena Serra. ""A construção da imagem do "Chefe" no Notícias Ilustrado"". Portugal, 2017.
  4. Filomena Serra; Eduardo Cintra Torres. "A construção da imagem do «Chefe» no Notícias Ilustrado". editado por Garcia, {Jos{\'e, 201-233. Edi{\cc, 2017.
  5. Filomena Serra. "O Exílio como "mal da ausência"". In Arte e Dor, 211-224. Lisboa, Portugal: Faculdade de Ciências Sciais e Humanas, 2015.
    Publicado
  6. Filomena Serra. ""Il n'y a pas de hors-texte" Guilherme de Santa-Rita, Um artista sem obra?". Portugal, 2015.
  7. Filomena Serra. "O Exílio como "mal da ausência"". 211-224. Portugal: FCSH/NOVA, 2015.
  8. Filomena Serra. "O meio e a mensagem. Propaganda colonial e representações imaginadas nos retratos dos álbuns sobre a 1ª Exposição Colonial Portuguesa de 1934". editado por {Corr{\^e, 8651-8656. Portugal: Associa{\cc, 2015.
  9. Filomena Serra. "Almada Negreiros e a Dança". In A Dança e a Música nas Artes Plásticas do Século XX, 63-73. Lisboa, Portugal: Instituto de História da Arte-Estudos de Arte Contemporânea/C. de Estudos de Comunicação e Linguagem, 2012.
    Publicado
  10. Filomena Serra. "José Pacheco e a maqueta de cenário para o bailado «A princesa dos sapatos de ferro»". In Museu Nacional do Teatro, 62-65. Lisboa, Portugal: Museu Nacional do Teatro, 2012.
    Publicado
  11. Filomena Serra. "Almada Negreiros e o manifesto dos Bailados Russos". In Lisboa e os Ballets Russes, 15-25. São Francisco, Estados Unidos: Imp. Blurb, 2012.
    Publicado
  12. Filomena Serra. "Salazar: um retrato do Chefe e o mito do Homem Novo". In Arte e Utopia, 257-262. Lisboa, Portugal: FCSH - UNL, 2012.
    Publicado
  13. Filomena Serra. "Almada Negreiros e o Manifesto dos Bailados Russos". editado por Jo{\~a, 20-20. Blurb, 2012.
  14. Filomena Serra. "Almada Negreiros: Pierrot e Arlequim ou o ethos melancólico de um retrato". In Arte e Melancolia, 461-473. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2011.
    Publicado
  15. Filomena Serra. "Maqueta de Cenário para o bailado "A Princesa dos saparos de Ferro"". In José Carlos Alvarez (org.), Catálogo Museu Nacional do Teatro, QuidNovi-Instituto dos Museus e da Conservação, 2011., 63-65. Lisboa, Portugal: QUIDNOVI, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Filomena Serra. Global-art-scapes 1 (Cidadania, Paisagem Urbana e Jardim Público). Lisboa, Portugal: Faculdade de CIências Sociais e Humanas- Universidade Nova de Lisboa. 2014.
Edição de número de revista
  1. Filomena Serra. "Do Chefe Incontestado ao Chefe Panóptico: representações fotográficas de Salazar do Notícias ILustrado ao Século Ilustrado/ From the unchallenged to the panoptic leader: photographic representations of Salazar, from Notícias Ilustrado to Século Ilustrado". Media & Jornalismo (2019): https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/6262.
    10.14195/2183-5462_35
  2. Filomena Serra. "Fotografia e Propaganda no EStado Novo Português". Comunicação pública (2017): http://dx.doi.org/10.4000/cp.1426.
    10.4000/cp.1426
Livro
  1. Filomena Serra. Projectos Editoriais e Propaganda. Imagens e Contra-Imagens no Estado Novo. 2020.
  2. Margarida Brito Alves; Giulia Lamoni; Filomena Serra. Co-Habitar. Portugal: Documenta: Sistema Solar. 2018.
  3. Filomena Serra. A experimentação abstracta de Fernando Lanhas - uma vontade de mundo. Portugal. 2007.
  4. Filomena Serra. A Experimentação abstracta de Fernando Lanhas: uma vontade de mundo. Lisboa, Portugal: Editorial Caminho. 2006.
    Publicado
  5. Filomena Serra. René Bertholo: pinturas, objectos e mozikas. Lisboa, Portugal: Editorial Caminho. 2006.
    Publicado
  6. Filomena Serra. René Bertholo, Pintura, Objectos e Mosikas. Portugal. 2006.
Resumo em conferência
  1. Israel Guarda; Filomena Serra. "Para uma história do século ilustrado". 2019.
Tese / Dissertação
  1. Serra, Filomena Maria de Carvalho. "O retrato na encruzilhada da pintura em Portugal (1911-1949)". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10792.
  2. Serra, Filomena Maria de Carvalho. "O retrato na encruzilhada da pintura em Portugal (1911-1949)". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10792.
  3. Serra, Filomena Maria de Carvalho. "O retrato na encruzilhada da pintura em Portugal (1911-1949)". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10792.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Giulia Lamoni; Margarida Brito Alves. Exposição Co(H)abitar. 2016.
  2. Carmen Pichel. Catálogo da exposição «Carmen Pichel: os objectos também falam». 2013.
Programa de rádio / tv
  1. Filomena Serra. 2011. Entrevista de Mafalda Serrano a Filomena Serra sobre a obra o pintor Ângelo de Sousa. RDP África.

Outros

Outra produção
  1. Serra, Filomena. 2019. Antonio Ferro, o retrato e a entrevista: montagem e propaganda na encenação da História. The interviews of Antonio Ferro (1895-1956) to Salazar (1889-1970), gathered in the book Salazar, o Homem e a sua Obra [Salazar, the Man and his Work] (1933), inspired by the journalist Emil Ludwig's interviews to Stalin (1878-1953) and Mussolini (1883-1945), are still today the best written portrait of the Head of Government of the Portuguese Dictatorship.. http://ojs.letras.up.pt/index.php/RL/article/view/5302.
  2. Serra, Filomena. 2017. Introdução. A publicação deste número especial temático composto por onze estudos inéditos - intitulado Fotografia e Propaganda no Estado Novo - é a primeira iniciativa editorial do Projecto Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974) e resulta da chamada de trabalhos ocorrida em Janeiro de 2017, através da revista Comunicação Pública, da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), com. http://journals.openedition.org/cp/1961.
    https://doi.org/10.4000/cp.1961
  3. Alves, Margarida Brito; Cabral, Manuel Villaverde; Campos, Joana Capela de; Castro, Paul Melo e; Gomes, Pedro Marques; Guarda, Israel; Lobo, Paula Ribeiro; et al. 2017. Fotografia e Propaganda no Estado Novo Português. http://journals.openedition.org/cp/1426.
  4. Serra, Filomena; Parreira, João. 2017. Usos e funções da fotografia impressa na Exposição Documentária do I Congresso da União Nacional (1934). Este artigo discute os usos e funções da fotografia impressa de massas no contexto do espaço discursivo público da Exposição Documentária de 1934, inaugurada no Palácio de Exposições do Parque Eduardo VII, durante o I Congresso da União Nacional, na Sociedade de Geografia. Apresentam-se os antecedentes e o contexto histórico do regime autoritário português em que a exposição ocorreu.. http://journals.openedition.org/cp/1962.
  5. Serra, Filomena. 2016. Visões do Império : a 1ª EXposição Colonial de 1934 e alguns dos seus álbuns. A Primeira Exposição Colonial Portuguesa realizada no Porto em 1934 foi a consequência visível do impulso que Salazar quis dar à «política colonial» portuguesa e a uma orientação imperial em que colonizar e civilizar as populações indígenas eram as palavras de ordem. Como corolário da exposição foram produzidos, entre outros, dois importantes álbuns, hoje documentos de inegável interesse histórico. http://hdl.handle.net/10362/17085.
  6. Serra, Filomena. 2014. O Paradoxo da Cidade Moderna: demolição criadora e conservação renovadora nos jardins públicos eborenses. Abordar os jardins na relação que podem estabelecer com a cidadania é, necessariamente, integrá-los no contexto mais amplo da cidade, lugar privilegiado do seu exercício, quer pela raiz morfológica da palavra, quer pela natureza conceptual da ideia. Sobretudo entre as sociedades modernas ocidentais, cujas cidades, levantadas de raiz ou remodeladas, foram planificadas no sentido de fomentar uma mai. http://hdl.handle.net/10174/13808.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017 Ângelo de Sousa: O Fotógrafo acidental: serialismo e experimentação em Portugal, 1968-1980 O Fotógrafo Acidental Serialismo e Experimentação em Portugal, 1968-1980
Culturgest (Lisboa, Portugal)
2016 Salazar, o culto do chefe e o poder da fotografia 5º Ciclo de Conferências LISBOA XXI – Minha Querida Lisboa
DINÂMIA’CET-IUL (Lisboa, Portugal)
2016 Fotografia e Propaganda em Perspectiva Histórica
(Portugal)
2016 Amadeo, retrato(s) do artista quando jovem I Congresso Internacional Amadeo de Souza Cardoso
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016 Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal Workshop de Apresentação Pública do Projecto PTDC/CPC-HAT/4533/2014
PROJECTO Fotografia IMpressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974) PTDC/CPC-HAT/4533/2014 (Lisboa, Portugal)
2016 Ângelo de Sousa and the happening «To beat or not to beat», a forgotten story and a contra-political discourse regime Simpósio PAPE Performance Arte Portuguesa 1º e 2º ciclos
FCSH- Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 O meio e a mensagem. Propaganda colonial e representações imaginadas nos retratos dos álbuns sobre a 1ª Exposição Colonial Portuguesa de 1934 Verba Volant? Oralidade escrita memória
Universidade Católica de Braga (Braga, Portugal)
2015 Salazar e os Media os Media e Salazar Conferência Salazar e os Media os Media e Salazar
Instituto de Ciências Sociais - ULisboa (Lisboa, Portugal)
2015 A Land Art e a questão do Lugar Temáticas Aprofundadas em História da Arte
Curso de Doutoramento em História da Arte (Faculdade de CIências Sociais e Humanas- Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
2015 Paisagem e "Campo expandido" Temáticas Aprofundadas em História da Arte
Curso de Doutoramento em História da Arte (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
2015 Novas reconfigurações da paisagem: Intervir, marcar, transgredir, inventar
(Portugal)
2014 To beat or not to beat, artistas em Londres em finais dos anos 60 45th Annual Meeting of the Association for Spanish and Portuguese Historical Studies
Association for Spanish and Portuguese Historical Studies (Modena, Itália)
2014 Vitoriano Braga, homem de teatro e fotógrafo amador Workshop Fotografia Investigação Arquivo
Museu Nacional do Teatro (Lisboa, Portugal)
2014 A «Cena do Ódio» de Almada Negreiros: corpo, imagem, texto Congresso Internacional «Verba Volant? Oralidade, Escrita e Memória»
Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia - Universidade Católica de Braga (Braga, Portugal)
2014 Os parques de escultura na segunda metade do século XX. As novas relações entre escultura e jardim Ciclo de Conferências «Artes dos Jardins»
Como titular (em colab.) da Unidade Curricular «Artes dos Jardins» da Pós-graduação em Jardins e Paisagem (Lisboa, Portugal)
2014 A contribuição da Land Art; Earth Works e obras site-specific. A paisagem como natureza pensada Ciclo de Conferências «Artes dos Jardins»
Como titular (em colab.) da Unidade Curricular «Artes dos Jardins» da Pós-graduação em Jardins e Paisagem (Lisboa, Portugal)
2014 A obra de Almada Negreiros nos 120 anos sobre o seu nascimento
Curso de Doutoramento no Departamento de HA (Lisboa, Portugal)
2014 A Arte Pública e a cidade Ciclo de Conferências "Artes dos Jardins"
Pós-graduação em Jardim e Paisagem (Lisboa, Portugal)
2014 O Retrato e as Representações do «outro» nos álbuns da I Exposição Colonial Portuguesa de 1934 Temáticas Aprofundadas em História da Arte
Curso de Doutoramento em História da Arte Contemporânea da FCSH-UNL (Lisboa, Portugal)
2014 Experiência da Paisagem e Paisagem como Natureza Pensada Temáticas Aprofundadas em História da Arte
Departamento de História da Arte Curso de Doutoramento em História da Arte da FCSH-UNL (Lisboa , Portugal)
2013 Almada Negreiros: a imagem do corpo e o corpo em imagens Colóquio Internacional Almada Negreiros
Faculdade de Ciências Sociais e Humans e Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2013 Salazar: um retrato do chefe e o mito do Homem Novo Colóquio Internacional Arte e Utopia
FSCH -UNl (Lisboa, Portugal)
2012 Almada Negreiros do desenho ao sinal
(Portugal)
2011 Angelo de Sousa «All Ich Kann (Tudo o que sou capaz)» e o filme de Jorge Silva Melo
(Portugal)
2011 Almada e a dança Colóquio Internacional Arte e Melancolia
FCSH- UNL (Lisboa, Portugal)
2010 Almada Negreiros, Pierrot e Arlequim ou o Ethos Melancólico de um retrato
(Portugal)
2010 "Os Géneros na Pintura"
Curso de Doutoramento em História da Arte (Lisboa, Portugal)
2009 O retrato na arte Mesa-redonda intitulada «Os Caprichos têm data?»
Centro Mário Dionísio - Casa da Achada (Lisboa, Portugal)
2009 Almada Negreiros e os Ballets Russes
Mestrado em História da Arte Contemporânea (Lisboa, Brasil)
2009 "A Pintura de Paisagem no século XIX"
Doutoramento em História da Arte (Lisboa, Portugal)
2005 "René Bertholo e o Grupo KWY"
Mstrado em Arte, Património e Restauro da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2004 Pintura e Objectualidade nos anos 60 em Portugal
Curso de Liccenciatura em Arte, Património e Restauro da FLUL (Lisboa, Portugal)
2000 "A Colagem: do Cubismo ao Surrealismo"
Mestrato de História da Arte Contemporânea (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - Atual A Exposição do 1º Congresso da União Nacional
Orientador
2016 - Atual Fotografia Impressa no Estado Novo
Orientador
2015 - Atual A Nona Colónia Pedagogia ou Propaganda no Jardim Colonial (1906-1945).
Orientador
Curso de Doutoramento em História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 - Atual As Nuvens na pintura e na fotografia em Portugal.
Orientador
Curso de Doutoramento em História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Leal da Câmara (1876-1948), a Caricatura e outras Artes. Retrato de um artista multifacetado
Orientador
História Da Arte (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 As Nuvens na Fotografia de Paisagem: Acessório e Fragmento
Orientador
História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2015 As nuvens na fotografia de paisagem: acessório e fragmento,
Orientador
História da Arte Contemporânea (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 A Nona Colónia Pedagogia ou Propaganda no Jardim Colonial
Orientador
História da Arte Contemporânea (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Colóquio Internacional Projectos Editoriais República e Estado Novo
Conferência (Outra)
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2016 - 2016 Workshop Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)
Oficina (workshop) (Outra)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2016 - 2016 Exposição Co(H)abitar
Exposição (Outra)
Casa da América Latina, Portugal
2016 - 2016 Sessão Práticas e Discursos de Identidade Nacional: o Foto-livro “Portugueses” do Fotógrafo Luiz Carvalho
Outro (Outra)
Projecto FCT PTDC/CPC-HAT/4533/2014, Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)., Portugal
2014 - 2014 Ciclo de Conferências Artes dos Jardins
Conferência (Outra)
não teve, Portugal
2012 - 2012 Seminário «Fernando Pessoa: a pluralidade do mundo enquanto fenómeno estético»
Seminário (Outra)
2012 - 2012 Seminário «La paysage comme histoire: la peinture allemande au XIXème siècle et la construction d'une identité nationale»
Conferência (Outra)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 Ciclo de Encontro com Artistas, "Ana Vieira: «e o que não é visto»", um filme de Jorge Silva Melo, apresentado por Filomena Serra e Giulia Lamoni
Encontro (Outra)
2012 - 2012 "O Poder da Multidão n Pintura Europeia, 1850-1930"
Conferência (Outra)
2011 - 2011 Sessão de Encontro Com Artistas, «Ana Vieira e o que não é visto», apresentação de Filomena Serra e Giulia Lamoni
Encontro (Outra)
2011 - 2011 Ciclo de Encontro com Artistas. Apresentação do filme «Angelo de Sousa tudo o que sou capaz», de Jorge Silva Melo
Encontro (Outra)
2011 - 2011 Seminário no âmbito do Curso de Doutoramento «O Projecto Aby Warburg»
Seminário (Outra)
2010 - 2010 Ciclo de Encontros com Artistas, «António Sena conversa e debate com o artista e projecção do filme documentário de Jorge Silva Melo»,
Conferência (Outra)
2010 - 2010 Seminário «Mostrar por fragmentos. Uma reflexão a respeito das relações entre cepticismo, estética e Shoá»
Seminário (Outra)
2010 - 2010 Ciclo de Encontro com Artistas, ANTÓNIO SENA Conferência do artista e projecção do documentário A Mão Esquiva (2009)
Encontro (Outra)
não tece, Portugal
2009 - 2009 Ciclo de Encontro com Artistas NIKIAS SKAPINAKIS Conferência “Pintura - inactualidade ou perenidade (episódios do trabalho de um pintor)”
Encontro (Outra)
não tem, Portugal
1999 - 1999 Mesa-redonda "Fernando Lemos à Prova", Casa Fernando Pessoa
Encontro (Outra)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2015 Grafismo e Ilustração em Portugal nos anos 40 Ana Maria da Silva Barros Quintas (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
1997 - Atual Glossário de Telecomunicações
1986 - Atual Revista da Biblioteca Nacional
1986 - Atual Relatório de projecto: O impacto científico e cultural de um sistema de informação nacional automatizado de informação bibliográfica
1986 - Atual Report on Participation in the Joint FID/ASLIB Conference at the University of Manchester,
1985 - Atual Relatório técnico: Informatização da Biblioteca nacional, Estudo Preliminar
1985 - Atual Relatório técnico: Relatório da Missão de Estudos à Library of Congress, Wasshington

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013/10 - 2014/01 Temáticas Aprofundadas em História da Arte Curso de Doutoramento em História da Arte (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011/02 - 2012/07 História e Experiência daPpaisagem História da Arte (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/09 - 2019/09 FOTOBOX (nº 133) Exposição FOTOGRAFIA IMPRESSA E PROPAGANDA VISUAL EM PORTUGAL (1934-1974) em Junho de 2019, que esteve na Biblioteca Nacional de Portugal entre 20 de Maio de 2019 e 13 de Setembro de 2019.
2011/10/17 - 2011 A Exposição de Angelo de Sousa nos Artistas Unidos -Teatro da Politécnica A Exposição de Angelo de Sousa - Ainda as Esculturas nos Artistas Unidos

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/01 - Atual Cluster Estudos de Fotografia e Cinema
2014/01 - Atual Association for Spanish and Portuguese Historical Studies
2013/01 - Atual Núcleo de EStudos em Arte Contemporânea
2010/01 - Atual Liga dos Amigos do Jardim Botânico
Atual Instituto de História da Arte (FCSH-UNL)
1990 - 1996 Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
Distinções

Outra distinção

1989 Louvor da Administracção da Portugal Telecom, Portugal/Received a Commendation from Portugal Telecom Enterprise
Administracção da Portugal Telecom, Portugal