???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
PAULA CRISTINA MARQUES GOMES

Nomes de citação

  • Gomes, Paula

Identificadores de autor

Ciência ID
AC19-B73D-7D35
ORCID iD
0000-0002-8270-6618
Scopus Author Id
57411510900

Endereços de correio eletrónico

  • paula.gomes@campus.ul.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2018 - 2023/02/08
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O conhecimento e a prática letiva de professores de matemática do ensino secundário participantes em estudos de aula" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
2018 - 2019/10/21
Concluído
Doutoramento em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Especialidade de Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
18
2017 - 2018/07
Concluído
Administração Educacional (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
17
2010 - 2010
Concluído
Certificado de Competências Digitais, no âmbito do Sistema de Formação e de Certificação em competências TIC para docentes, com o n.º 19431/2010 (Outros)
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
2001 - 2005/02/14
Concluído
Matemática para o Ensino (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Logaritmos, exponenciais e funções trigonométricas e possíveis abordagens na perspectiva do ensino secundário de alguns países europeus" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2005 - 2005
Concluído
Certificado de registo de formador CCCPFC/RFO-19962/05 (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2002 - 2002/07/02
Concluído
Certificado de Aptidão Profissional, com o n.º EDF 16205/2002 DC (Outros)
Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
1995/09 - 2000/05/19
Concluído
Ensino de Matemática (Licenciatura)
Universidade de Évora Departamento de Matemática, Portugal
16 val
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2006/09/01 - 2009/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Palmela, Portugal
2003/09/01 - 2006/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Emídio Navarro, Portugal
2002/09/01 - 2003 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Amora, Portugal
2001/09/01 - 2002 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica Integrada de Bucelas, Portugal
2000/09/01 - 2001 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Sines, Portugal
1999/09/01 - 2000 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Moura, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Coordenador do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2017 - 2019/12/31 Co-autor e coordenador do Projeto ZECA+ Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2017/09/01 - 2019/08/31 Coordenador de grupo curricular no biénio 2017/2019 Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2015 - 2018 Coordenador de escola dos Projetos PISA2015 e PISA2018 Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2015 - 2016 Coordenador do Secretariado de Exames Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - 2019/08/31 Classificador de Exames Nacionais do Secundário (Bolsa de Professores Classificadores dos Exames Nacionais do Ensino Secundário) Agrupamento de Exames da Margem Sul, Portugal
2009 - 2018 Diretor de Turma Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2007 - 2009 Classificador de Exames Nacionais dos Ensinos Básico e Secundário Agrupamento de Exames de Setúbal, Portugal
2006 - 2007 Diretor de Turma Escola Secundária de Palmela, Portugal
2002 - 2003 Diretor de Turma Escola Secundária de Amora, Portugal
2001 - 2002 Diretor de Turma Escola Básica Integrada de Bucelas, Portugal
2000 - 2001 Coordenador de Projeto "Vamos Fazer Matemática", financiado pelo Projeto Ciência Viva, do Ministério da Ciência e Tecnologia Escola Secundária de Sines, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2023/08/31 O conhecimento e a prática letiva de professores de Matemática que lecionam no ensino secundário participantes em estudos de aula
SFRH/BD/145118/2019
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gomes, Paula; Faria, Filipa; Martins, Micaela. "Planning a lesson in lesson study: the role of the facilitator". Trabalho apresentado em Thirteenth Conference of the European Society for Research in Mathematics Education CERME13, Budapeste, 2023.
    Publicado
  2. Gomes, Paula; Martins, Micaela. "Knowing students' strategies before the lesson and leading whole-class discussions". Trabalho apresentado em PME45, Alicante, 2022.
    Publicado
  3. Gomes, Paula; Martins, Micaela; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Prospective and in-service teachers designing mathematical tasks in lesson study". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Lesson Study No Ensino de Matemática (SILSEM), 2022.
  4. Gomes, Paula; Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. ""Quer explicar o que escreveu?" Discussões coletivas usando múltiplas representações durante e após um estudo de aula". Trabalho apresentado em EIEM 2021 Encontro em Investigação em Educação Matemática- Capacidades Matemátucas Transversais, 2021.
    Publicado
  5. Gomes, Paula. "Participar num estudo de aula: oportunidades para repensar a condução da comunicação em aula". Trabalho apresentado em XI Fórum de Jovens Investigadores, Lisboa, 2021.
  6. Gomes, Paula; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "O desenvolvimento da prática letiva do professor de matemática do ensino secundário através do estudo de aula". Trabalho apresentado em X Forum de Jovens Investigadores, Lisboa, 2019.
Artigo em revista
  1. Gomes, Paula; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. ""O que descobriram?" Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula". PNA. Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática 18 1 (2023): 77-103. http://dx.doi.org/10.30827/pna.v18i1.27033.
    Publicado • 10.30827/pna.v18i1.27033
  2. Gomes, Paula; Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Conhecimento sobre tarefas e sobre os alunos num estudo de aula com professoras de matemática". Educación Matemática 35 1 (2023): 113-141. http://dx.doi.org/10.24844/em3501.05.
    10.24844/em3501.05
  3. Paula Gomes; Marisa Quaresma; João Pedro da Ponte. "Leading whole-class discussions: from participating in a lesson study to teaching practice". International Journal for Lesson & Learning Studies (2023): https://doi.org/10.1108/IJLLS-02-2022-0022.
    10.1108/IJLLS-02-2022-0022
  4. Gomes, Paula; Martins, Micaela; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Task design and enactment: Developing in-service and prospective teachers' didactical knowledge in lesson study". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education 18 7 (2022): em2131.
    Acesso aberto • https://doi.org/10.29333/ejmste/12172
  5. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Gomes, Paula. "Representações e raciocínio na aula de matemática". Educação e Matemática 166 (2022): 39-43.
    Publicado
  6. Gomes, Paula; Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning about Communication in the Classroom". Acta Scientiae 23 5 (2021): 126-152.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17648/acta.scientiae.6666
  7. Gomes, Paula; Luis, Helena; Santos, Lídia; Eleutério, Sónia. "Dificuldades de Comunicação". Educação e Matemática 71 (2003): 25-28.
Capítulo de livro
  1. Martins, Micaela; Gomes, Paula; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Refletir sobre discussões coletivas: contributos de estudos de aula com professores e futuros professores de Matemática". In Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores, editado por Richit, Adriana; Ponte, João Pedro da; Gómez, Encarnación Soto. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2022.
Resumo em conferência
  1. Gomes, Paula; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "O desenvolvimento da prática letiva do professor de matemática do ensino secundário através do estudo de aula". Trabalho apresentado em X Forum de Jovens Investigadores, Lisboa, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gomes, Paula. "Logaritmos, exponenciais e funções trigonométricas e possíveis abordagens na perspectiva do ensino secundário de alguns países europeus". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, 2004.

Outros

Outra produção
  1. «Continuidade e Números Irracionais». Co-tradução da Ontologia «Continuidade e Números Irracionais», de Richard Dedekind, com introdução, revisão científica, notas editoriais e bibliografia por A. J. Franco de Oliveira (Univ. de Évora, CMAF), revista: Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática – n.º 41. 1999. Oliveira, A. J. Franco de.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07 Planning a lesson in lesson study: the role of the facilitator Thirteenth Conference of the European Society for Research in Mathematics Education CERME13
(Budapeste, Hungria)
2023/05 O papel do facilitador na etapa da planificação num estudo de aula International Lesson Study Seminar in Mathematics Education (SILSEM)
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T), da UFFS, Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM), da UNB e Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (PRAPEM), da UNICAMP (online)
2023/04/22 Planear, observar e refletir com foco na aprendizagem dos alunos Encontro APM-IE
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/04/08 Leading whole-class discussions: from participating in a lesson study to teaching practice Emerging Voices in Lesson Studies - WALS webinar
WALS ((online))
2023/02 O papel do professor cooperante: Experiências em estudos de aula com futuros professores Seminário Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/08 Two lesson studies, several opportunities for rethinking the teaching practice YESS12 Summer School
Johannes Kepler Universität Linz (Linz, Áustria)
2022/07 Knowing students' solving strategies before the lesson: how it influences leading the whole-class discussion? MELSE III - Mathematics Education and Lesson Study in Europe
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/07 Adaptações em estudos de aula: oportunidades para potenciar a reflexão sobre a prática [Symposium] 1st International Conference on Education and Taining
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/07 Knowing students' strategies before the lesson and leading whole-class discussions 45th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 45)
Universitat d'Alacant (Alicante, Espanha)
2022/05 Painel "Aprendizagens Essenciais e Capacidades Matemáticas Transversais" Encontro APM-IE
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/05 “Quer explicar o que escreveu?” O conhecimento e a prática letiva de professores de Matemática do ensino secundário participantes em estudos de aula [poster] Encontro Ciência 2022
(Lisboa, Portugal)
2022 Prospective and in-service teachers designing mathematical tasks in lesson study Seminário Internacional de Lesson Study No Ensino de Matemática (SILSEM)
((online), Brasil)
2021/09 Um estudo de aula com professoras do ensino secundário em contexto de pandemia: práticas e desafios VII Ciclo de Conferências da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior
Universidade da Beira Interior
2021 How to orchestrate whole-class discussions? The role of lesson study on the development of prospective and in-service mathematics WALS 2021
2021 A comunicação em sala de aula: experiências num estudo de aula com professoras do ensino secundário em contexto de pandemia ProfMat 2021
(Portugal)
2021 Participar num estudo de aula: Oportunidades para repensar a condução da comunicação em aula XI Fórum Jovens Investigadores
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa ((online), Portugal)
2021 A comunicação em sala de aula, em contexto de pandemia, num estudo de aula com professoras do ensino secundário Seminário de Estudos de Aula
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa ((online), Portugal)
2020/02 Lesson planning, with attention to anticipating students' difficulties, in a lesson study with secondary school mathematics teachers Mathematics Education and Lesson Study in Europe (MELSE)
University of Nottingham (Nottingham, Reino Unido)
2020 The role of task design in an exploratory approach: What teachers learn through lesson study WALS 2020
2019/09 Using Elements of Lesson Study: An Experience in Secondary School Mathematics International annual conference of the World Association of Lesson Studies (WALS 2019)
(Amsterdão, Países Baixos)
2019/07 Tarefas para promover o raciocínio matemático dos alunos: uma experiência num estudo de aula - Oficina de Investigação sobre a Prática ProfMat 2019
Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
2003 Dificuldades de Comunicação ProfMat
Associação de Professores de Matemática (Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2009 - Atual Atividades previstas no Plano Anual de Atividades do grupo curricular, incluindo o concurso Canguru Matemático Sem Fronteiras (2009)
Outro
Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2022/07 - 2022/07 MELSE III - Mathematics Education and Lesson Study in Europe (2022 - 2022)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - 2022 Seminário "Estudos de Aula na formação de professores" (2022)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Palestra "A minha bicicleta calcula áreas!", pelo professor Rogério Martins (Univ. Nova de Lisboa) (2015 - 2015)
Outro (Coorganizador)
Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2012 - 2012 Palestra “O Número de Ouro”, pela professora Isabel Ferreirim (Univ de Lisboa) (2012 - 2012)
Outro (Coorganizador)
Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2012 - 2012 Seminário em Autoavaliação de Escola, como membro do Grupo de Trabalho da Avaliação Interna (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2008 - 2008 Palestra “O jogo do NIM”, pelo professor Pedro Freitas (Univ de Lisboa) (2008 - 2008)
Outro
Escola Secundária de Palmela, Portugal
2002 - 2003 Responsável por intercâmbio com alunos do Programa Escolhas (núcleo da Escola Secundária de Amora) no âmbito de Área de Projeto e Formação Cívica (2002)
Outro (Outra)
2001 - 2002 "Gincana do euro", desenvolvido no âmbito da Área–Escola (2001 - 2001)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Secundária de Amora, Portugal
2000 - 2000 Conferência “Teoria das Catástrofes”, pelo Dr. J. C. Tiago de Oliveira (Univ. de Évora) (1999 - 2000)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/07/02 - Atual XI Fórum dos Jovens Investigadores do IE-ULisboa
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/05 - 2023/05 International Lesson Study Seminar in Mathematics Education (SILSEM) Grupos de Pesquisa Investigação em Ensino de Matemática da Universidade de Brasília (GIEM/UnB) e Prática Pedagógica em Matemática da Universidade Estadual de Campinas (PRAPEM/Unicamp)
Seminário
Universidade de Brasília, Brasil

Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2023/02 - 2023/05 Capacitação de Formadores das Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário (60 horas)
Direção-Geral de Educação, Portugal
2023/04 - 2023/04 VII Encontro de professores APM-IE
Encontro
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Associação de Professores de Matemática, Portugal
2023 - 2023 Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education - CERME13
Congresso
13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13)
Rényi Alfréd Matematikai Kutatóintézet, Hungria

Eotvos Lorand Tudomanyegyetem Természettudományi Kar, Hungria
2023 - 2023 Seminário Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores
Seminário
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/07/18 - 2022/07/23 45th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 45)
Conferência
45th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 45)
Universitat d'Alacant, Espanha
2022/07 - 2022/07 1st International Conference on Education and Training
Conferência
1st International Conference on Education and Training
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/05/16 - 2022/05/16 Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2022/05/14 - 2022/05/14 VI Encontro APM-IE: Raciocínio matemático e representações
Encontro
VI Encontro APM-IE
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/01 - 2022/03 Capacitação de Formadores das Novas Aprendizagens Essenciais do Ensino Básico (50 horas)
Outro
Direção-Geral de Educação, Portugal
2022 - 2022 International annual conference of the World Association of Lesson Studies 2022
Conferência
WALS 2022
2021/11/28 - 2021/11/28 PhD and Early Career Researcher Conference
Conferência
PhD Pre-Conference
2021/09 - 2021/09 VII Ciclo de Conferências da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior
Conferência
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências, Portugal
2021/06/14 - 2021/06/16 European Educational Research Summer School EERSS 2021: "Beyond the Basics in Educational Research Methodology: Research ethics in educational research" European Educational Research Summer School EERSS 2021 University of Jyväskylä, Finlândia (online)
2021/05/29 - 2021/05/29 V Encontro APM-IE: Gestão Curricular em Matemática
Encontro
V Encontro APM-IE
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/03/22 - 2021/03/26 Intensive training school in qualitative research design and research methods in mathematics education
Outro
ERME Spring School
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha

Univerzita Kon¿tantína Filozofa v Nitre Katedra matematiky, Eslováquia
2021/02/02 - 2021/02/05 Virtual Pre-CERME 12
Conferência
Virtual Pre-CERME 12
2021/01/11 - 2021/01/11 Seminário REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores
Seminário
REASON
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 - 2021 Curso de formação “Utilização da plataforma Escola-ON/formação-ON no ensino a distância e/ou presencial" (12 horas), 10 valores
Outro
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
2021 - 2021 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Seminário
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021
Encontro
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2021 The Future of Teacher-Led Collaborative Lesson Research
Outro
University of Nottingham, Reino Unido
2021 - 2021 Early-Career Researchers in STEAM Education Conference
Conferência
Johannes Kepler Universität Linz, Áustria
2021 - 2021 International annual conference of the World Association of Lesson Studies 2021
Conferência
WALS2021
2020/06/18 - 2020/07/24 Ação de Curta Duração Investigações com a tecnologia TI-Nspire CX-II nas aprendizagens da Matemática A, (6 horas)
Outro
Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal
2020/02/29 - 2020/02/29 Ação de Curta Duração “Tarefas Desafiantes e Diferenciação Pedagógica na Aula de Matemática”
Outro
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020 - 2020 International annual conference of the World Association of Lesson Studies 2020
Conferência
WALS2020
2020 - 2020 8.º Congresso olhares sobre a educação
Congresso
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020 - 2020 Políticas de educação em tempos de pandemia
Encontro
5.º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020 - 2020 Webinar Mathematics Lesson Study in Japan: A structured problem-solving lesson in congruent figures, IMPULS, AAMT
2020 - 2020 Webinar Australian Teachers using Japanese Lesson Study a structured problem-solving lesson on multiplication, IMPULS, AAMT
2019/09/03 - 2019/09/06 International annual conference of the World Association of Lesson Studies 2019
Conferência
Wals 2019
2019/09/02 - 2019/09/02 PhD pre-conference at the international annual conference of the World Association of Lesson Studies
Conferência
PhD pre-conference, Wals 2019
2019/05/27 - 2019/06/11 Ação de curta duração “Avaliar no âmbito da Educação Inclusiva e Flexibilidade Curricular – ESJA” (6 horas)
Outro
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
2019/06/06 - 2019/06/06 II Seminário sobre Estudos de Aula
Seminário
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019/06 - 2019/06 X Fórum de Jovens Investigadores
Encontro
X Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019/05/22 - 2019/05/22 Ação de curta duração “(N)O princípio é a avaliação” (3 horas)
Outro
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
2019/05/11 - 2019/05/11 Dinamização do Grupo de Discussão do Ensino Secundário no encontro de professores de Matemática - Aprendizagens essenciais em Matemática: Perspetivas e práticas
Encontro
Aprendizagens essenciais em Matemática: Perspetivas e práticas
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal
2019/05/11 - 2019/05/11 Ação de curta duração "Aprendizagens essenciais em Matemática: perspetiva e práticas” (6 horas)
Encontro
Ação de curta duração "Aprendizagens essenciais em Matemática: perspetiva e práticas”
Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Associação de Professores de Matemática, Portugal
2018/07/19 - 2018/07/19 Ação de curta duração "Ser Escola e Ser Professor num contexto de mudança” (4 horas), com Ariana Cosme
Outro
"Ser Escola e Ser Professor num contexto de mudança”
Agrupamento de Escolas de Azeitão, Portugal

Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, Portugal

Colégio Atlântico, Portugal

Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, Portugal
2018/07/17 - 2018/07/17 Ação de curta duração “Autonomia e Flexibilidade Curricular. Falamos de quê?” (5 horas)
Outro
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
2018/04/08 - 2018/04/08 Ação de Curta Duração "Partilha de experiências no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular" (6 horas)
Outro
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
2018/03/23 - 2018/03/23 Seminário Transdisciplinar da Área de Investigação e Ensino de Políticas de Educação e Formação “A atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire”
Seminário
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/03/22 - 2018/03/22 Mercantilização da qualificação do trabalho docente
Outro
Debate integrado no ciclo de Conversas à Quinta
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/01/19 - 2018/01/19 IV Jornadas de Educação do Seixal
Outro
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
2018/01/06 - 2018/01/06 Encontro “O Desafio da Autonomia e Flexibilidade Curricular nas escolas do concelho de Setúbal”
Encontro
Cosap – Federação Concelhia de Setúbal das Associações de Pais e Encarregados de Educação, Portugal
2018 - 2018 Encontro “Flexibilidade curricular em Matemática: perspetivas, experiências, interrogações”
Encontro
Flexibilidade curricular em Matemática: perspetivas, experiências, interrogações
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 ProfMat 2018 e XXIX SIEM
Encontro
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2017/04/03 - 2017/04/03 Ação de curta duração “Avaliar é preciso” (3 horas)
Outro
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada, Portugal
2017 - 2017 Conferência Internacional “Currículo para o século XXI – Pensar a Matemática”
Conferência
Direção-Geral de Educação, Portugal
2016 - 2016 Jornadas de Educação para a Cidadania (15 horas)
Oficina (workshop)
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
2016 - 2016 “Currículo para o século XXI, competências, conhecimentos e valores numa escolaridade de 12 anos”,
Conferência
Direção-Geral de Educação, Portugal
2016 - 2016 Encontro de Educação “Transformar a Sala de Aula Através da Comunicação”
Encontro
Porto Editora, Portugal
2016 - 2016 Encontros Regionais de Educação – Lisboa
Encontro
Direção-Geral de Educação, Portugal
2015 - 2015 Mega Encontro sobre o “Novo Programa e as Metas Curriculares de Matemática A no Ensino Secundário”, com Filipe Oliveira e António Bívar
Encontro
LeYa, Portugal
2015 - 2015 “Do atual ao Novo Programa de Matemática do Ensino Secundário”
Encontro
Porto Editora, Portugal
2015 - 2015 “Novo Programa e Metas Curriculares: Lógica e Teoria dos Conjuntos - Enquadramento e exemplos de aplicação”
Encontro
Raiz Eitora, Portugal
2014 - 2014 “Metas Curriculares de Matemática A – Ensino Secundário” (25 horas) Curso de Formação
Direção-Geral de Educação, Portugal
2014 - 2014 “Metas Curriculares de Matemática – Ensino Básico: 1º, 2º e 3º Ciclos”(25 horas)
Outro
Curso de Formação
Direção-Geral de Educação, Portugal
2013 - 2013 Oficina de formação “Itens e Critérios: Definição, Construção e Aplicação”(45 horas), com classificação 10 valores
Oficina (workshop)
Oficina de Formação
Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal
2013 - 2013 Acão de Sensibilização “Para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo”
Oficina (workshop)
Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo - Setúbal, Portugal
2013 - 2013 Oficina de Formação “Ensino Aprendizagem com TIC e outras aplicações no Ensino da Matemática” (30 horas)
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
2012 - 2012 Encontro de Formação “Saberes Fundamentais”, Areal Editores
Encontro
2012 - 2012 Ação "Uma reflexão sobre as provas nacionais - Matemática 3.º ciclo"
Encontro
Porto Editora, Portugal
2012 - 2012 Oficina de Formação “Avaliação: funções e práticas”(45 horas)
Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal
2012 - 2012 Curso de Formação “Radical Estatística – uma maneira diferente de ensinar estatística”(25 horas)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2012 Curso de Formação “Matemática em ambiente TI-Nspire - I”(25 horas)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2012 - 2012 Seminário “20 anos de Formação Contínua de Professores. Caminhos para o Futuro”
Seminário
CFAE da Região de Lisboa e Vale do Tejo , Portugal
2011 - 2011 Curso de Formação “Cursos do ProfMat – aprofundamento de saberes – CO3”(15 horas)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2011 - 2011 Oficina de Formação “Fiabilidade na classificação de respostas a itens de construção no contexto da avaliação externa das aprendizagens”(45 horas)
Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal
2011 - 2011 Seminário “Recursos educativos digitais: que futuro?”
Seminário
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, Portugal
2011 - 2011 Sessões “Novos Conteúdos e Novos Recursos para o Novo Programa de 6.º e 8.º anos”, “Novos: Programa 8.º ano | Conteúdos | Recursos” e “Explorações Didáticas na Aula de Matemática”
Encontro
Porto Editora, Portugal
2011 - 2011 Atividade de formação “Dias T3”
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2011 - 2011 Debate “Saber estudar: saberão os alunos aprender?”
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2011 - 2011 Encontro Nacional de Professores de Matemática – ProfMat
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2010 - 2010 Oficina de Formação “Números, Álgebra e OTD no Novo Programa de Matemática”(25 horas)
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
2010 - 2010 Curso de formação “Formação de formadores em competências profissionais e pedagógicas TIC: Quadros Interactivos Multimédia” (25 horas)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2009 - 2009 Círculo de Estudos “Materiais para Matemática e Ciências IV” (25 horas)
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
2009 - 2009 Oficina de Formação “Quadros Interactivos Multimédia E Formação Contínua de Docentes”(30 horas)
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
2009 - 2009 Curso de Formação “Matemática Elementar de um ponto de vista superior: da Modelação Matemática à Simulação Computacional” (40 horas)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2009 - 2009 Encontro de Educação “Diversificação de recursos didácticos”
Encontro
Porto Editora, Portugal
2009 - 2009 Sessão de formação “Organização e tratamento de dados”
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2008 - 2008 Oficina de Formação “Novo Programa de Matemática do Ensino Básico, 3.º Ciclo – Geometria” (25 horas)
Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Portugal
2007/01 - 2007/04 Oficina de Formação "A contextualização da formação no apoio aos projectos TIC das escolas e o seu apoio através de e-learning” (30 horas) Formação de formadores
Centro de Competência CRIE, Portugal
2007 - 2007 Acão de Formação “Avaliação Externa no Ensino Secundário – Matemática A” (25 horas)
Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal
2006/01 - 2006/05 Oficina de Formação "Contribuições para a concretização do programa de MACS " (25 horas)
2006 - 2006 Oficina de Formação "Contribuições para a concretização do programa de MACS " (25 horas)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2006 - 2006 Curso de Formação "Novas práticas no Ensino Básico da Matemática – ensino da Geometria (5.º e 7.º anos de escolaridade " (25 horas)
Centro de Formação Almada–Tejo, Portugal
2006 - 2006 Oficina de Formação " O Desenvolvimento do Programa de Matemática B no Ensino Secundário" (25 horas)
Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Portugal
2006 - 2006 “Modos de utilização do manual escolar nas práticas pedagógicas e a sua articulação com os Programas vigentes”
Encontro
Areal Editores, Portugal
2005 - 2005 Acão de Formação " Probabilidades, Introdução à Inferência Estatística e Modelos” (25 horas)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2004 - 2004 “Encontros Pedagógicos Areal Editores”
Encontro
Areal Editores, Portugal
2002 - 2004 Encontro Nacional de Professores de Matemática – ProfMat
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2003 - 2003 Acão de Formação "No Contexto das Reformas e das Contra-reformas. As Missões (Im)Possíveis do Professor – Compreender para Agir"
Edicoes Asa, Portugal
2003 - 2003 VII Encontro Nacional "Melhorar as Práticas de Educação"
Secretariado Inter-Associações de Professores, Portugal
2003 - 2003 Acão de Sensibilização "Stress na Classe Docente" Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho
Autoridade para as condicoes do trabalho, Portugal
2002 - 2002 Sessão de trabalho “Zoomtool”
Oficina (workshop)
Escola Secundária de Amora, Portugal
2001 - 2001 Curso de formação "Modelação Matemática – Calculadoras Gráficas CBL e CBR – Évora" ( 25 horas)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2001 - 2001 Curso de Iniciação à Vela na classe de Raquero
Clube Náutico de Sines, Portugal
2001 - 2001 “Acão de Formação de Professores de Matemática”
Associação ATRACTOR, Portugal
2001 - 2001 “Acão de Formação Inicial – Educação Sexual em Meio Escolar”
Associação para o Planeamento da Família – Delegação Regional do Alentejo, Portugal
2001 - 2001 "Acão de formação Casio”
Beltrão Coelho, S.A, Portugal
2001 - 2001 V Encontro "Professoríadas"
Centro de Recursos Educativos de Sines, Portugal
2000 - 2000 Acão de formação “Vamos Falar Sobre Droga”
Núcleo Concelhio do Projecto Vida, Moura, Portugal
1999 - 2000 Encontro Regional de Educação Matemática – ÉvoraMat
Encontro
Associação de Professores de Matemática, Núcleo Regional de Évora
Associação de Professores de Matemática, Portugal
1999 - 1999 Acão de formação “A integração das Calculadoras Gráficas no Currículo do Ensino Secundário”
Beltrão Coelho, S.A, Portugal
1999 - 1999 Workshop in Nonstandard Analysis and its Applications (WANS’99)
Oficina (workshop)
Universidade de Lisboa - Complexo Interdisciplinar, Portugal
1999 - 1999 X seminário de Investigação em Educação Matemática
Seminário
Associação de Professores de Matemática, Portugal
1999 - 1999 Encontro Nacional de Professores de Matemática – ProfMat
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/05/17 - 2023/05/19 II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (online)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02 - 2024/05 Aprendizagens Essenciais de Matemática: Promover a aprendizagem dos alunos num estudo de aula (50h) Centro de Formação de Associação de Escolas do Seixal - Academia do Professor, Portugal
2023/10 - 2023/12 Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário (50h) Centro de Formação de Associação de Escolas da Zona Oriental do Concelho de Loures, Portugal
2023/09 - 2023/12 Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário (50h) Centro de Formação Calvet de Magalhães, Portugal
2022/10 - 2023/05 Promover a aprendizagem dos alunos em Matemática num estudo de aula (50 horas) Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) Centro de Formação da Associação de Escolas do Seixal, Portugal

Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2022/09 - 2023/02 Aprendizagens essenciais de matemática, 3º ciclo do ensino básico (50 horas) Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) Centro de Formação de Associação de Escolas da Zona Oriental do Concelho de Loures, Portugal
2022 - 2023/02 Aprendizagens essenciais de matemática para o 3º ciclo do ensino básico (50 horas) Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) Centro de Formação Calvet de Magalhães, Portugal
2021 - 2022 Ferramentas digitais no ensino e @prendizagem da Matemática (30 horas) Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) Centro de Formação da Associação de Escolas do Seixal, Portugal
2021 - 2022 Promover a aprendizagem dos alunos em Matemática num estudo de aula Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) Centro de Formação da Associação de Escolas do Seixal, Portugal
2020 - 2021 (Re)Pensar o ensino e a @prendizagem da Matemática (26 horas) Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) Centro de Formação da Associação de Escolas do Seixal, Portugal
2019 - 2020 Aprendizagens Essenciais, Flexibilidade Curricular e outros desafios no ensino e aprendizagem da Matemática (50 horas) Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) Centro de Formação da Associação de Escolas do Seixal, Portugal
2018 - 2019 Metas e flexibilidade curricular. E agora? Desafios do ensino e aprendizagem em Matemática (25 horas) Oficina de Formação creditada pelo CCPFC (Outros) Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2017 - 2017 Ação de Curta Duração – “Implementação do Projeto ZECA+” Ação de Curta Duração (Outros) Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal

Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
2017 - 2017 Ação de Curta Duração – “Autoavaliação de escola – prática de escola e contextualização teórica” Ação de Curta Duração (Outros) Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal

Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
2015 - 2015 Atividade “Sólidos Geométricos a Brincar”, em parceria com a docente Helena Mafra do e para os alunos do Colégio O Cantinho dos Amigos Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2013 - 2013 “Metas curriculares de Matemática” para autores e coordenadores editoriais da área científica de Matemática do Grupo Leya
2013 - 2013 Construir instrumentos de avaliação com AGD e folha de cálculo (25 horas) Oficina de Formação creditada pelo CCPFC Centro de Formação Agostinho da Silva, Portugal
2013 - 2013 Workshop com a TI – Nspire (Atividade para alunos, integrada nas comemorações do dia do Pi) Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2012 - 2012 Seminário em Autoavaliação de Escola, como membro do Grupo de Trabalho da Avaliação Interna (Outros) Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2011 - 2012 Oficina de Formação - “Matemática e Aplicações em GeoGebra – Ensino e Aprendizagem com TIC” (25 horas) Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) Centro de Formação Agostinho da Silva, Portugal

Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada, Portugal
2011 - 2012 Ensino e aprendizagem com TIC e outras aplicações no ensino da Matemática e das Ciências experimentais – II (25 horas) Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal

Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2011 - 2012 “Programa de Matemática do Ensino Básico” para autores e coordenadores editoriais da área científica de Matemática do Grupo Leya
2010 - 2011 Ensino e aprendizagem com TIC e outras aplicações no ensino da Matemática e das Ciências experimentais I (25 horas) Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal

Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2010 - 2011 Modelação, Geometria e Álgebra: Metodologias e recursos (25 horas) Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada, Portugal
2010 - 2011 Workshop - “A matemática e o computador – Utilização do software de geometria dinâmica Geogebra”, (3 horas) Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal

St. Peter’s School, Portugal

Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, Portugal

Agrupamento Vertical de Escolas do Castelo, Portugal
2009 - 2010 Modelação, Geometria e Álgebra – Metodologias e recursos (25 horas) Oficina de Formação creditada pelo CCPFC Centro de Formação Agostinho da Silva, Portugal

Centro de Formação da Associação de Professores de Sintra, Portugal
2009 - 2009 Software e Matemática em ambiente de sala de aula 2 (25 horas) Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) Centro de Formação de Professores Ordem de Santiago, Portugal
2009 - 2009 Software e Matemática em ambiente de sala de aula (25 horas) Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) Centro de Formação de Professores Ordem de Santiago, Portugal
2009 - 2009 Tratamento de Dados e Geometria no Novo Programa de Matemática do EB (25 horas) Oficina de formação Escola Secundária de Palmela, Portugal
2009 - 2009 Programa de Matemática do Ensino Básico - Alguns aspectos Escola Secundária de Palmela, Portugal
2008 - 2008 Plano de Acão para a Matemática – Que Acções? (25 horas) Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) Centro de Formação da Associação de Professores de Sintra, Portugal
2007 - 2007 A Utilização das TIC nos processos de ensino-aprendizagem – Matemática B (25 horas) Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) Centro de Formação de S. Sebastião, Portugal
2007 - 2007 A Utilização das TIC nos processos de ensino-aprendizagem – Apoio à Matemática no 1.º Ciclo (25 horas) Oficina de Formação creditada pelo CCPFC Centro de Formação de Professores da Arrábida, Portugal
1999 - 2000 Ações de formação “Avaliações no Excel” e “Apresentações em PowerPoint” Escola Secundária de Moura, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual Associação de Professores de Matemática Membro da equipa editorial da revista Educação e Matemática

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - Atual Co-leader in the TW28 – Collaborative Settings in Mathematics Teacher Education - Congress of European Society for Research in Mathematics Education (CERME)
Membro
2001 - Atual Secretariado de Exames (2001, 2013, 2014, 2017 e 2018)
Membro
Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal

Escola Secundária de Amora, Portugal
2023/07 - 2023/07 MELSE III -Third Research Meeting - Mathematics Education and Lesson Study in Europe
Membro
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/05/17 - 2023/05/19 II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, organizado pelos Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM), da Universidade de Brasília (UnB) e Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (PRAPEM), da Universidade de Campinas (UNICAMP) (Comissão Científica)
Membro
2022 - 2022 Seminário Estudos de Aula na Formação Contínua de Professores
Membro
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2018 ProfMat 2018, encontro nacional de professores de Matemática (Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada)
Membro
2010 - 2016 Elemento do Grupo de Trabalho de Avaliação Interna
Membro
Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2010 - 2011 Grupo de trabalho dos Novos Programas de Matemática do Ensino Básico
Coordenador
Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal
2007 - 2010 Supervisor da Classificação de Exames Nacionais do Ensino Secundário - Matemática A, 12º ano.
Coordenador
Agrupamento de Exames da Margem Sul, Portugal
2008 - 2009 Peddy Paper de Matemática
Membro
Escola Secundária de Palmela, Portugal
2002 - 2003 Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos
Membro
Escola Básica Integrada de Bucelas, Portugal
2002 - 2003 Peddy Paper de Matemática
Membro
Escola Básica Integrada de Bucelas, Portugal
1999 - 2003 Semana da Matemática
Membro
Escola Secundária de Moura, Portugal

Escola Secundária de Sines, Portugal

Escola Básica Integrada de Bucelas, Portugal
2000 - 2001 Projeto da Área–Escola, no âmbito do Projeto Educativo – "Internet – autoestrada da informação"
Membro
Escola Secundária de Sines, Portugal
1999 - 2000 Projeto Matematicando, jornal escolar
Membro
Escola Secundária de Moura, Portugal
1999 - 2000 Atividade “ProbleMat” para alunos de alguns Estabelecimentos de Ensino do Alentejo
Membro
Escola Secundária de Moura, Portugal

Escola Secundária Conde de Monsaraz, Portugal
1999 - 2000 “Dia da Matemática” para alunos do Ensino Secundário de alguns Estabelecimentos de Ensino do Alentejo
Membro
Universidade de Évora, Portugal