???global.info.a_carregar???
Adriana Martins is Associate Professor with Habilitation at Universidade Católica Portuguesa in Lisbon. She holds a PhD in Comparative Literature from Universidade Católica Portuguesa, where she also obtained her Habilitation in Culture Studies. She is the head of the Department of Culture Studies at the Faculty of Human Sciences since 2019. Between 2011 and 2019 she was the FCH International Relations Coordinator. She has taught in the Universities of Utrecht (The Netherlands), LUMSA (Italy) and Pázmány Péter Catholic (Hungary) within the framework of the Erasmus Program. She is a Senior Member of CECC, integrating the team of the research line on Culture, Art and Conflict. She has published widely on Culture Studies with a focus on Film Studies and on Comparative Literature.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Adriana Alves de Paula Martins

Nomes de citação

  • Martins, Adriana

Identificadores de autor

Ciência ID
A710-BEF8-4FDE
ORCID iD
0000-0001-5167-3094

Domínios de atuação

  • Humanidades
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Literatura
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Ética

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2019/09/11
Concluído
Estudos de Cultura (Título de Agregado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Approved; unanimously approved
2002/07/18
Concluído
Faculdade de Letras (Doutoramento)
Especialização em Outra:Literatura Comparada
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
"A Construção da Memória da Nação em José Saramago e Gore Vidal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Summa cum Laude
1993
Concluído
Mestrado em Literatura Portuguesa (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"História e Ficção: Um Diálogo/History and Fiction: A Dialogue" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom/Very Good
1989
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2003 - 2009 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Associate Professor with Habilitation Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/07 - Atual Head of the Department of Culture Studies Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/09/20 - 2025/09/19 ARCHAEOLOGY2022: Archaeology of the theological knowledge: theological-political discourses issue in post-secular societies
2022.03175.PTDC
Investigador
Research Centre for Communication and Culture (CECC), Portugal
Em curso
2019 - 2023 COST Action CA18126 - Writing Urban Places. New Narratives of the European City
Investigador
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
2017 - 2020 4Cs - From Conflict to Conviviality through Creativity and Culture
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
European Commission
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2023/01/01 - Atual CAR: Projeto CAR: Cultura-Artes-Religião
89650360
Investigador
Research Centre for Communication and Culture (CECC), Portugal

Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Em curso
2020/09/14 - 2023/08/01 COLIVING2020: "Common home and new ways of living interculturally": Public theology and ecology of culture in pandemic times
PTDC/FER-TEO/1605/2020
Investigador
Research Centre for Communication and Culture (CECC), Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Adriana Alves de Paula Martins. "El cine taurino portugués: afinidades y peculiaridades de un género nacional". Trabalho apresentado em El Cine y los Toros: Géneros y Lenguajes Cinematográficos de la Tauromaquia, Sevilha, 2018.
    Publicado
  2. Adriana Alves de Paula Martins. "Salazarism and the politics of memory in portuguese film". Trabalho apresentado em International Colloquium Memory Matters, Budapeste, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Adriana Martins. "Caring for the common home and calling for a diverse future: Pope Francis and Byung-Chul Han in dialogue". Religions 14 11 (2023): 1-11. http://hdl.handle.net/10400.14/43220.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/rel14111396
  2. Adriana Martins. "When children of war fight for the past: mediations of the portuguese colonial war memories". Gaudium Sciendi 22 (2022): 250-259.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/gaudiumsciendi.2022.12955
  3. Adriana Alves de Paula Martins. "When the archive vomits Salazar". Diffractions 4 (2021): 99-117. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/800df22d-4fb5-4c35-893b-7e860cd34d2f.
    10.34632/diffractions.2021.10301
  4. Martins, Adriana. "Quando o arquivo vomita Salazar". Diacrítica 34 2 (2020): 48-61. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.504.
    10.21814/diacritica.504
  5. Adriana Alves de Paula Martins. "Diamantino Vizeu en "Sangue Toureiro" (1958) y la construcción de género en el Salazarismo". Revista de Estudios Taurinos 41 (2017): 99-117. http://hdl.handle.net/10400.14/33333.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Adriana Martins. "El jornal português y la falacia de la neutralidad portuguesa en el cine portugués". Quiroga 2016 10 (2016): 60-68. http://hdl.handle.net/10400.14/34385.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Martins, Adriana. "El Jornal Português y la falacia de la neutralidad portuguesa en el cine portugués/The Jornal Português and the Fallacy of Portugal's Neutrality in Portuguese Film". Quiroga. Revista de Patrimonio Iberoamericano (2016): http://revistaquiroga.andaluciayamerica.com/index.php/quiroga/article/view/169.
  8. Adriana Alves de Paula Martins. "Fernando Meirelle's The constant gardener at the crossroads of hegemonic and counter-hegemonic globalization". Máthesis 21 (2012): 9-15. http://hdl.handle.net/10400.14/21545.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/mathesis.2012.5233
  9. Adriana Martins. "Writing the nation beyond resistance: Portuguese film and the Colonial War". LISA 10 1 (2012): 271-279. http://hdl.handle.net/10400.14/13591.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/lisa.5028
  10. Adriana Martins. "Haunting imperial representations into dialogue: Os Cus de Judas by António Lobo Antunes and Waiting for the Barbarians by J.M. Coetzee". Portuguese Literary & Cultural Studies 19-20 (2011): 61-70.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Adriana Alves de Paula Martins. "Orhan Pamuk and the construction of Turkey's National memory in Istanbul. Memories of a City". Máthesis 19 (2010): 169-180. http://hdl.handle.net/10400.14/9154.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/mathesis.2010.5189
  12. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "José Saramago’s Historical Fiction". Portuguese Literary & Cultural Studies 6 (2006): 49-72. http://www.portstudies.umassd.edu/plcs/plcs06.htm.
    Publicado
  13. Adriana Alves de Paula Martins. "Pessoa in Saramago". Zagadnienia Rodzajów Literackich 49 1-2 (2006): 95-105.
    Publicado
  14. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "J. M. Coetzee's Foe or Memory and Language at the Crossroads of Colonial and Post-Colonial Discourse". DEDALUS - Revista Portuguesa de Literatura Comparada 10 (2005): 465-472.
    Publicado
  15. Adriana Alves de Paula Martins. "O verso e o reverso da medalha em Lincoln de Gore Vidal". Máthesis 14 (2005): 255-268. http://hdl.handle.net/10400.14/9047.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/mathesis.2005.3948
  16. Adriana Alves de Paula Martins. "A resistência à (des)ordem do mundo ou a dimensão ético-política da escrita de George Orwell". Máthesis 13 (2004): http://hdl.handle.net/10400.14/8984.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/mathesis.2004.3911
  17. Adriana Alves de Paula Martins. "Um escritor encara-se no espelho: Gore Vidal em The golden age". Máthesis 12 (2003): 293-299. http://hdl.handle.net/10400.14/9006.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/mathesis.2003.3903
  18. Adriana Alves de Paula Martins. "Burr e memorial do convento ou a superção do(s) abuso(s) da memória". Máthesis 11 (2002): 241-252. http://hdl.handle.net/10400.14/8880.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/mathesis.2002.3882
  19. Adriana Alves de Paula Martins. "A literatura portuguesa contemporânea enquanto descoberta da memória da nação". Mealibra 8 (2001): 31-39.
    Publicado
  20. Adriana Alves de Paula Martins. "Todos os nomes ou uma viagem pelos labirintos da cidade na busca do nome que cada um tem". Veredas 3 (2000): 341-350. http://hdl.handle.net/10400.14/38743.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "A Crónica de José Saramago ou uma Viagem pela Oficina do Romance". Colóquio-Letras 151/152 (José Saramago: O Ano de 1998) 151-152 (1999): 95-106. http://coloquio.gulbenkian.pt/bib/sirius.exe/issue?n=151.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Adriana Martins. "Arcades". In Vademecum: 77 minor terms for writing urban places, 28-29. TU Delft, 2024.
    Publicado
  2. Adriana Martins. "10". In Exploring film and christianity: movement as immobility, 140-150. Taylor and Francis AS, 2024.
    Publicado • 10.4324/9781003248279-14
  3. Adriana Martins. "Spell Reel (Filipa César, 2017)". In Um olhar português: cinema e natureza no século XXI, 233-240. Documenta, 2024.
    Publicado
  4. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "Utopianism and the Writing of Lisbon in José Saramago's Historical Fiction". In Utopia, Equity and Ideology in Urban Texts. Fair and Unfair Cities, editado por Michael G. Kelly; Mariano Paz, 261-278. Cham, Suiça: Palgrave Macmillan, 2023.
    Publicado
  5. Adriana Martins. "O arquivo e as memórias privadas e públicas do Estado Novo em A Toca do Lobo de Catarina Mourão". In A propósito dos outros filmes: encontros com o arquivo de imagens em movimento, 127-142. Fundação Getúlio Vargas, 2022.
    Publicado
  6. Adriana Martins. "The enigma underlying José Saramago’s The Elephant’s Journey: writing of a dislocation or symbolic death interruption?". In Saramago after the Nobel: contemporary readings of José Saramago’s late works, 211-223. Peter Lang, 2022.
    Publicado
  7. Adriana Martins. "30". In Envelhecimento: dimensões e contextos. Universidade Católica Editora, 2021.
    Publicado
  8. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "Murmuring Colonial Ghosts in Margarida Cardoso’s Filmography". In Women in Iberian Filmic Culture. A Feminist Approach to the Cinemas of Portugal and Spain, editado por E. Cordero-Hoyo & Begoña Soto-Vásquez, 106-117. Bristol, Reino Unido: Intellect Books, 2020.
    Publicado
  9. Adriana Alves de Paula Martins. "Between innocence and guilt on the eve of war in Michael Haneke's The White Ribbon". In Homenagem ao Professor Doutor Manuel Braga da Cruz. Universidade Católica Editora - Porto, 2020.
    Publicado
  10. Martins, Adriana. "The Environment and José Saramago's Literary Program in Journey to Portugal: In Pursuit of Portugal's History and Culture". In Portuguese Literature and the Environment, editado por Victor K. Mendes & Patrícia Vieira, 201-212. Lanham, Estados Unidos: Lexington Books, 2019.
    Publicado
  11. Adriana Martins. "12". In Portuguese literature and the environment, 201-212. Lexington Books, 2019.
    Publicado
  12. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "Gabriela: Mediação Televisiva e Desconstrução da Sociedade Patriarcal". In O futuro ao nosso alcance. Homenagem a Roberto Carneiro, 251-257. Portugal: Universidade Católica Portuguesa, 2017.
    Publicado
  13. Adriana Alves de Paula Martins. "Os pobres em Manoel de Oliveira". In Os pobres no cinema de Manoel de Oliveira: estudos interdisciplinares de cinema, literatura e sociedade, 33-52. Todas as Musas, 2017.
    Publicado
  14. Adriana Alves de Paula Martins. "The archive, gender roles and the deconstruction of Salazarism in Alberto Seixas Santos' Brandos Costumes". In The edge of one of many circles: homenagem a Irene Ramalho Santos, 411-423. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
    Publicado • 10.14195/978-989-26-1308-6_21
  15. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "La representación del campino en el cine portugués del Estado Novo". In Tauromaquia: historia, arte, literatura y medios de comunicación en Europa y América, 521-526. Espanha: Universidad de Sevilla, 2016.
    Publicado
  16. Martins, A.; Lopes, A.; Dias, M.. "Introduction: Towards a poetics of conflict in film". 1-18. 2016.
  17. Adriana Alves de Paula Martins. "Going beyond oblivion in António Lobo Antunes's O Esplendor de Portugal". In A scholar for all seasons: homenagem a João de Almeida Flor, 43-51. Universidade de Lisboa, 2013.
    Publicado
  18. Martins, Adriana. "Going beyond Oblivion in António Lobo Antunes's O Esplendor de Portugal". In Diafanias do mundo : homenagem a Mário Ferreira Lages, 57-64. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Editora, 2012.
    Publicado
  19. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "Introduction: Plots of War". In Plots of war: modern narratives of conflict, 1-7. Alemanha: De Gruyter, 2012.
    Publicado • 10.1515/9783110283037.1
  20. Adriana Alves de Paula Martins. "Going beyond oblivion in António Lobo Antunes's O Esplendor de Portugal". In Diafanias do mundo: homenagem a Mário Ferreira Lages, 57-64. Universidade Católica Editora, 2012.
    Publicado
  21. Adriana Alves de Paula Martins. "A fragilidade ética da reconciliação em Disgrace de Steve Jacobs". In Formas de ver e dizer: ensaios de cultura e conflito, 31-38. Universidade Católica Editora, 2011.
    Publicado
  22. Adriana Martins. "As Intermitências da Morte e a Metamorfose da escrita de José Saramago". In O romance português contemporâneo: história, memória, identidade, 17-27. Arka Editora, 2011.
    Publicado
  23. Adriana Martins. "António Lobo Antunes’s war/love letters: framing the memory of the Portuguese colonial war". In ACT 20: filologia, memória e esquecimento, 61-70. Editora Húmus, 2010.
    Publicado
  24. Adriana Alves de Paula Martins. "Portugal, postcolonial reconfigurations and the colour divide". In Partíamos como se nao fôssemos: homenagem a Horácio Peixoto de Araújo, 41-52. Books de Demand, 2010.
    Publicado
  25. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "Against Prejudice in Lídia Jorge's O Vento Assobiando nas Gruas and Arundhati Roy's The God of Small Things". In Success and Failure: Essays from the 29th APEAA Conference at the University of Aveiro, 17-19th April 2008, 213-221. Portugal: Universidade de Aveiro, 2009.
    Publicado
  26. Adriana Alves de Paula Martins. "As Intermitências da Morte e a Metamorfose da escrita de José Saramago". In "So long lives this, and this gives life to thee": homenagem a Maria Helena de Paiva Correia, 63-70. Universidade de Lisboa, 2009.
    Publicado
  27. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "Pessoa e(m) Saramago". In "And gladly wolde [s]he lerne and gladly teche": homenagem à Júlia Dias Ferreira, 29-38. Portugal: Edições Colibri, 2007.
    Publicado
  28. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "De Blimunda à Mulher do Médico Cego ou a Violência do Olhar". In Da possibilidade do impossível: leituras de Saramago, 159-177. Países Baixos: Universiteit Utrecht, 2007.
    Publicado
  29. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "The Poetics of Correction in Gore Vidal's Burr and Saramago's História do Cerco de Lisboa". In In dialogue with Saramago: essays in comparative literature, 163-175. Reino Unido: University of Manchester, 2006.
    Publicado
  30. Martins, Adriana. "Entre o Poder da Palavra e a Palavra do Poder: A Importância da Imprensa na Ficção Histórica Pós-Moderna". Portugal, 2006.
  31. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "Resistência à Desordem do Mundo ou a Dimensão Ético-Política da Escrita de George Orwell". In George Orwell: perspectivas contemporâneas, 51-59. Portugal: Universidade do Porto, 2005.
    Publicado
  32. Adriana Alves de Paula Martins; Martins, Adriana. "Imagined englishness in a passage to India". In Hélio Osvaldo Alves: o guardador de rebanhos, 191-200. Portugal: Universidade do Minho, 2005.
    Publicado
  33. Adriana Martins. "Imperial scars: colonialism and trauma in Lídia Jorge's The Murmuring Coast and J. M. Coetzee's Waiting for the Barbarians". In Memory, haunting, discourse, 265-273. Karlstad University Press, 2005.
    Publicado
  34. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "A Writer Confronts the Mirror: Gore Vidal's The Golden Age". In Landscapes of Memory, 173-178. Portugal: Universidade Católica Editora, 2004.
    Publicado
  35. Adriana Alves de Paula Martins. "Entre o Poder da Palavra e a Palavra do Poder: A Importância da Imprensa na Ficção Histórica Pós-Moderna". In Novas histórias literárias, 125-134. Minerva, 2004.
    Publicado
  36. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "A Literatura Portuguesa Contemporânea enquanto Descoberta da Nação". In Os descobrimentos portugueses nas rotas da memória, 183-203. Portugal: Universidade Católica Portuguesa, 2002.
    Publicado
  37. Adriana Alves de Paula Martins; Martins, Adriana. "As diferentes configurações da memória da nação na obra ficcional de José Saramago". In Universidade Católica Portuguesa - 20 Anos de Estudos Humanísticos em Viseu, 59-70. Portugal: Universidade Católica Portuguesa, 2002.
    Publicado
Edição de livro
  1. Martins, Adriana. Plots of War. Modern Narratives of Conflict. Alemanha. 2012.
  2. Martins, Adriana. A Cultura Portuguesa no Divã. Portugal. 2011.
  3. Helena Gonçalves da Silva; Adriana Alves de Paula Martins; Filomena Viana Guarda; José Sardica; Martins, Adriana. Conflict, memory transfers and the reshaping of Europe. Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing. 2010.
  4. Martins, Adriana; Maria Filomena Dias Capucho; Adriana Alves de Paula Martins; Christian Degache; Manuel Tost. Diálogos em Intercompreensão. Portugal: Universidade Católica Editora. 2007.
  5. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. Building Bridges. European Awareness and Intercomprehension. Portugal: Universidade Católica Portuguesa. 2005.
Entrada de enciclopédia
  1. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "Boot Scraper". In Vademecum. 77 Minor Terms for Writing Urban Places.. nai010 publishers, 2020. https://writingurbanplaces.eu/wp-content/uploads/200601-VADEMECUM-DEF-VERSION.pdf.
    Publicado
  2. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. "Street Art". In Vademecum. 77 Minor Terms for Writing Urban Places.. nai010 publishers, 2020. https://writingurbanplaces.eu/wp-content/uploads/200601-VADEMECUM-DEF-VERSION.pdf.
    Publicado
Livro
  1. Adriana Alves de Paula Martins; Mark Sabine. In dialogue with Saramago. Splash Editions. 2021.
  2. Martins, A.; Lopes, A.; Dias, M.; Martins, Adriana. Mediations of disruption in post-conflict cinema. Reino Unido. 2016.
    10.1057/978-1-137-57520-3
  3. Tiago Baptista; Adriana Alves de Paula Martins. Atas do II Encontro Anual da AIM. Lisboa, Portugal: Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. 2013.
    Publicado
  4. Franz-Joseph Meißner; Maria Filomena Capucho; Christian Degache; Adriana Martins; Doina Spita; Manuel Tost. Intercomprehension: learning, teaching, research. Gunter Narr Verlag. 2010.
    Publicado
  5. Adriana Martins. A construção da memória da nação em José Saramago e Gore Vidal. Peter Lang. 2006.
    Publicado
  6. Martins, Adriana; Adriana Alves de Paula Martins. História e Ficção: Um Diálogo. Portugal: Fim de Se´culo. 1994.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Adriana Martins. "O arquivo e as memórias privadas e públicas do Estado Novo em A Toca do Lobo". Trabalho apresentado em Encontros Anuais da AIM, Aveiro, 2018.
    Publicado
  2. Adriana Alves de Paula Martins. "Banksy’s ‘Dismaland’ or art as an agent of change". Trabalho apresentado em Conference of the Portuguese Association for Anglo-American Studies, Évora, 2018.
    Publicado
  3. Adriana Alves de Paula Martins. "Archives, portuguese film and the visual re-writing of Salazarism". Trabalho apresentado em International Association for Media and Communication Research, Cartagena, 2017.
    Publicado
  4. Adriana Alves de Paula Martins. "Figurações da pobreza na filmografia de Manoel de Oliveira". Trabalho apresentado em Encontros Anuais da AIM, Minho, 2017.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Adriana Martins. "Owen, Hilary and Clair Williams, eds. transnational Portuguese studies. Liverpool: Liverpool university press, 2020.". 58, 2 (2022): E1-E5.
    Publicado • 10.3368/lbr.58.2.e1
  2. Adriana Martins. "Sabine, Mark. José Saramago: History, Utopia, and the Necessity of Error. Cambridge: Legenda, Salisbury House, 2016. 271 pp.". 56, 2 (2019): E23-E25.
    Publicado • 10.3368/lbr.56.2.E23
  3. Martins, Adriana. "José Saramago: History, Utopia and the Necessity of Error by Mark Sabine (Review)". Revisão de José Saramago: History, Utopia, and the Necessity of Error 56, 2 (2019): E-23-E-25. http://lbr.uwpress.org/content/56/2.toc.
    Publicado
  4. Adriana Martins. "Notas para a respiração de um novo futuro: uma leitura de cinema português: um guia essencial". 2, 1 (2015): 138-143. http://hdl.handle.net/10400.14/47695.
    Publicado • 10.14591/aniki.v2n1.134
  5. Adriana Alves de Paula Martins. "BAYLIN, Bernard. Atlantic History. Concepts and Contours (Cambridge/London, Harvard University Press, 2005) 149 pp.". 15 (2006): 331-332. http://hdl.handle.net/10400.14/35668.
    Publicado • 10.34632/mathesis.2006.9530
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/11/24 Seminar I: Common Home's Epistemology Seminar I: Common Home's Epistemology
2017/11/17 Salazarism and the politics of memory in Portuguese film International Colloquium Memory Matters
(Budapeste, Hungria)
2017/06/29 Translation in the global era or the need to struggle against invisibility Global Translations
(Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/09/14 - 2023/09/14 The importance of being otherwise: The politics and aesthetics of the Serbian cultural underground
Orientador
Faculty of Human Sciences, Portugal
2022 - 2022 The impact of Vogue Germany’s fashion images on female reader’s well-being
Orientador
Faculty of Human Sciences, Portugal
2022 - 2022 Practices of cultural democracy: the Cultura Viva program in Brazil
Orientador
Faculty of Human Sciences, Portugal
2018/03/02 - 2018/03/02 The impact of commercial and artistic photography on the portrayal of reality
Orientador
Faculty of Human Sciences, Portugal
2018/02/27 - 2018/02/27 Agora Concept Store
Orientador
Faculty of Human Sciences, Portugal
2017 - 2017 Silvio Berlusconi e o berlusconismo: uma proposta de leitura
Orientador
Faculty of Human Sciences, Portugal
2013 - 2013 Para um estudo da memória e identidade portuguesas com António Lobo Antunes
Orientador
2012/11/12 - 2012/11/12 África enquanto lugar de memória em Portugal : o espaço e o tempo nas obras de Pedro Valdez Cardoso, Vasco Araújo e Francisco Vidal
Orientador
Faculty of Human Sciences, Portugal
2007/12 - 2007/12 Representações da memória em os Filhos da Meia-Noite de Salman Rushdie e a geração da utopia de Pepetela
Orientador
2007/12 - 2007/12 Da memória ao conhecimento: a ordem natural das crónicas : diálogos in-citantes em António Lobo Antunes
Orientador
2007 - 2007 O olhar na obra de Saramago : do espírito formativo ao Ensaio sobre a Cegueira
Orientador
2006/07 - 2006/07 Contributos para o Estudo da Temática do Duplo em José Saramago
Orientador
2006/03 - 2006/03 A Construção da Figura do Ditador na Literatura Portuguesa: O Caso de Mário Cláudio, José Saramago e Teolinda Gersão
Orientador
2005/11 - 2005/11 Memória e Identidade em António Lobo Antunes
Orientador
2005/11 - 2005/11 A Interrupção Narrativa em Teolinda Gersão – O Caso de Paisagem com Mulher e Mar ao Fundo
Orientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/05/09 - 2024/05/11 'Notícias do meu país': Do passado ao futuro: O 25 de abril hoje e mais além (2024/05/09 - 2024/05/11)
Conferência (Coorganizador)
2023/07/03 - 2023/07/08 XIII Lisbon Summer School for the Study of Culture: Future/Futures (2023/07/03 - 2023/07/08)
Conferência (Coorganizador)
Faculty of Human Sciences, Portugal
2023/06/01 - 2023/06/03 43rd APEAA Meeting – Cultures of the Self. Portuguese Association for Anglo-American Studies (2023/06/01 - 2023/06/03)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Research Centre for Communication and Culture (CECC), Portugal
2021/06/28 - 2021/07/03 XI Lisbon Summer School for the Study of Culture: Convivial Cultures (2021/06/28 - 2021/07/03)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019/07/23 - 2019/07/25 The 2019 MLA International Symposium, "Remembering Voices Lost", was held at the Catholic University of Portugal, in Lisbon, from 23 to 25 July 2019. Sessions at the symposium addressed forgotten communities, censored authors, oppressed peoples, and more. The program had 186 sessions, including three plenaries and a welcome reception. The Lisbon symposium welcomed 727 participants from 45 countries. (2019/07/23 - 2019/07/25)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/01/10 Languages of Imagination: Films and Dreams
Arguente
Linda Koncz (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2023/05 Figuração e Sobrevida de Ricardo Reis em José Saramago e João Botelho
Arguente principal
André Filipe Amorim Campos (Mestrado)
Aberta University, Portugal
2022/12 Music in the International Market: Differences and Distribution. The Case of Italy and China
Presidente do júri
Edoardo Jeremy Crepaldi Milone (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2022/10 Absurdismo Grotesco e Possibilidade de Emancipação na Pós-Modernidade em The Eric Andre Show
Arguente principal
Vinícius Scoralik (Mestrado)
University of Lisbon, Portugal
2021/12 Urban Failures and Other Imaginaries: Walking, Writing and Transgressing the Gendered City
Arguente
Sofia Rodrigues Pinto (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019/11 The role of cultural institutions in fractured landscapes: A case study of the British Council and its creation and communication of soft power narratives
Arguente
Cláudia Lança (Mestrado)
2019/11 From the margins of the peripheries: female voices from Brazil’s and Portugal’s hip hop scenes
Arguente principal
Federica Lupati (Doutoramento)
NOVA University Lisbon, Portugal
2019/01 Cartas ao Editor. Construções Discursivas do Eu e do Outro na Imprensa Regional Algarvia em Língua Inglesa
Arguente principal
Elisabete Pereira (Doutoramento)
University of Algarve, Portugal
2018/04 A MENTE, O OLHO E A VOZ DA LUZ. O Pensamento Fotográfico e o Fotógrafo-Narrador: Experiências Autorais e Estéticas no Universo do Olhar sobre Salvador, na Bahia
Arguente principal
Cláudia Costa (Doutoramento)
University of Algarve, Portugal
2018/03 O Olhar no Cinema de Jean-Luc Godard: Jogo de Dominação e Resistência
Arguente
Sara Varela (Mestrado)
2018/03 A Alegoria Histórica nos Filmes de Viagem de Manoel de Oliveira
Arguente principal
William Pianco dos Santos (Doutoramento)
University of Algarve, Portugal
2016/02 Memorizing Equatorial Crossings: Lusophone Postcolonialities in Miguel Gomes’ Tabu and Zezé Gamboa’s O Grande Kilapy
Arguente
Niklas David Völker (Mestrado)
2015/07 A Representação de África através da Literatura de Viagens Europeia e Norte-Americana de 1958 a 2002
Arguente
António Pinto da Silva Ribeiro (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2015/01 Um Novíssimo Testamento para o Século XXI: A Reescrita dos Evangelhos em Gore Vidal e José Saramago
Arguente principal
António Manuel Tavares de Almeida (Mestrado)
NOVA University Lisbon, Portugal
2013/04 “‘Burro Velho não Aprende Línguas!’ Uma Sentença Questionável. Contribuições para uma Prática Contextualizada
Arguente
Maria Lucília Rocha (Doutoramento)
2011/11 The Hours, A Escrita para a Morte: de Virginia Woolf a Stephen Daldry
Arguente
Vanda Maria Sousa (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010/07 Social Awareness in Selected Films by Mira Nair
Arguente principal
Alexandra Moreira (Mestrado)
University of Aveiro, Portugal
2010/04 As Ideias Pós-modernas em Relatório Minoritário e Pulp Fiction
Arguente
Jorge Manuel Gouveia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009/02 Aprendizagem de Língua Estrangeira: Análise de Linguística de Corpus
Arguente principal
Célia Weber (Mestrado)
University of Aveiro, Portugal
2008/06 As Gerações Depois: A Memória do Holocausto em Der Vorleser de Bernhard Schlink e Lenas Liebe de Judith Kuckart
Arguente
Maria de Lurdes Dias (Mestrado)
2008/03 De Rumor Branco e Outros Rumores: Para uma Fenomenologia Fragmentária de Revolução na Obra de Almeida Faria
Arguente
Klemens Detering (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007/06 Paul Gauguin e Victor Segalen: O Despertar do Desconhecido
Presidente do júri
Mónica Melo (Mestrado)
2007/06 Jorge Semprun: (Re)viver pela Mensagem
Presidente do júri
Raquel Madail (Mestrado)
2006/10 Literatura e História em Memorial do Convento, de José Saramago: Encenações do Poder e da Morte
Arguente principal
António Marques (Mestrado)
Aberta University, Portugal
2006/06 Os Filhos do Retorno
Arguente principal
Manuel Fernandes (Mestrado)
Aberta University, Portugal
2006/01 As Tecnologias do Género em The Caine Mutiny (1954) e A Few Good Men (1992)
Arguente principal
João Chaves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2005/06 Leituras Dialógicas do Grotesco: Textos Contemporâneos do Excesso
Arguente principal
Maria Sofia Pimentel Biscaia (Doutoramento)
University of Aveiro, Portugal
2004/03 Os (Des)encontros Discursivos na Instituição Educacional
Arguente
Justino Almeida (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2004/02 The Men Who Weren’t There: The Outsider in Three Contemporary Texts
Arguente principal
Sofia Soares (Mestrado)
University of Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/11/15 - 2022/11/16 Conferência Artes, Literatura e Cultura. Uma perspetiva religiosa Universidade Católica Portuguesa
2021/06/22 - 2021/06/24 International Virtual Conference War Memories 2020/2021 - Sharing War Memories- From the Military to the Civilian Rennes 2 University (France); Le Mans University (France); and the Royal Military College (Canada)
2021/05/18 - 2021/05/20 VI Congreso Internacional de Ética de la Comunicación Universidad Complutense

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual EON Eon - Association for the Promotion of Culture, Art, Education and Scientific Research
2020 - Atual EON (2734-830X)
2010 - Atual REDINTER-Intercompreensão. Revista da Rede Europeia sobre Intercompreensão Edições Cosmos
2023/08 - 2023/08 Dedalus (0871-9519) Associação Portuguesa de Literatura Comparada
2023/07 - 2023/07 Dedalus (0871-9519) Associação Portuguesa de Literatura Comparada
2023 - 2023 Open Cultural Studies Walter de Gruyter GmbH
2023 - 2023 Journal of Romance Studies (1473-3536) Liverpool University Press
2022 - 2022 Diffractions (2183-2188) Universidade Católica Portuguesa
2022 - 2022 Translation Matters (2184-4585) University of Porto Faculty of Arts and Humanities
2021 - 2021 Cogent Arts and Humanities Cogent OA
2021 - 2021 Media, War & Conflict (1750-6352) SAGE Publications Ltd
2020 - 2020 Media, War & Conflict (1750-6352) SAGE Publications Ltd
2020 - 2020 Revista Crítica de Ciências Sociais (0254-1106) Centro de estudos sociais
2020 - 2020 Estudos Ibero-Americanos (0101-4064) Editora da P U C R S
2019 - 2019 Diffractions (2183-2188) Universidade Católica Portuguesa
2018 - 2018 Translation Matters (2184-4585) University of Porto Faculty of Arts and Humanities
2018 - 2018 Textos e Pretextos (1645-6017)
2015 - 2015 Comunicação & Cultura (1646-4877) Universidade Católica Portuguesa
2014 - 2014 e-cadernos CES (1647-0737) Universidade de Coimbra
2014 - 2014 Comunicação e Cultura
2014 - 2014 Cinema (1647-8991) Universidade Nova de Lisboa
2005 - 2013 Máthesis (0872-0215) Departamento de Letras da Universidade Católica Portuguesa
2010 - 2010 REDINTER-Intercompreensão. Revista da Rede Europeia sobre Intercompreensão (2182-0228)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - 2018 Peer-review of a chapter to the book Tradução e exotismo - a invenção do ‘Outro’ na literatura
2017 - 2017 Peer-review of the manuscript of a book on Manoel de Oliveira

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/06 - 2023/06 43rd APEAA Meeting – Cultures of the Self. Portuguese Association for Anglo-American Studies (Event) Member
2022/02 - 2022/02 IAMCR (Review committee member of the IAMCR Online Conference 2022) Review committee member of the IAMCR Online Conference 2022 (review of abstract proposals)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/06/27 - 2022/07/02 XII Lisbon Summer School for the Study of Culture - yearly event of The Lisbon Consortium. In 2022, the theme was "Masquerades" and the Summer School proposed to discuss processes of masking and unmasking, the collective models of the masquerade as a cultural, literary and artistic genre, as well as a translational mode. Participants were invited to reflect on why and how bodies and language matter when subversive body formations are under threat, and on the very nature of the relation between subversion and the normal.
Membro
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/06/28 - 2021/07/03 XI Lisbon Summer School for the Study of Culture - yearly event of The Lisbon Consortium (in 2021 with the cooperation of the Project 4Cs: From Conflict to Conviviality through Creativity and Culture - The theme was Convivial Cultures. Aims: to reflect on the interrelation between different notions and applications of conviviality, to examine the growing awareness of the need for new cultures , and to discuss the necessity to rethink, reconceptualize, and redefine the relationship between humans and between humans and the world they live in.
Membro
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2020/09/25 - 2020/09/25 Línguas de Camões - O que pode e o que quer o Português Língua Estrangeira num mundo global? - Jornada de discussão sobre a importância e as potencialidades da língua portuguesa num mundo global
Membro
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/02 - 2022/02 Review of book proposal Bloomsbury Academic and Professional, Reino Unido

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/04 - 2022/06 Cogent Arts & Humanities Taylor & Francis Online
2022 - 2022 Diffractions ( 2183-2188) Universidade Católica Portuguesa
2022 - 2022 Translation Matters ( 2184-4585) Faculty of Letters, University of Porto
2020 - 2021 Media, War & Conflict SAGE
2020 - 2020 Revista Crítica de Ciências Sociais (2182-7435) Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
2020 - 2020 Revista de Estudos Ibero-Americanos (0101-4064) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
2019 - 2019 Diffractions ( 2183-2188) Universidade Católica Portuguesa
2018 - 2018 Translation Matters ( 2184-4585) Faculty of Letters, University of Porto
2018 - 2018 Revista Textos e Pretextos (1645-6017) Universidade de Lisboa. Faculdade de Letras. Centro de Estudos Comparatistas
2015 - 2015 Revista de Comunicação e Cultura (1646-4877) Universidade Católica Editora
2014 - 2014 e-cadernos CES (1647-0737) Centro de Estudos Sociais. Universidade de Coimbra
2014 - 2014 Revista de Comunicação e Cultura (1646-4877) Universidade Católica Editora
2014 - 2014 Journal of Philosophy and the Moving Image (1647-8991) Nova Institute of Philosophy (Faculty of Social and Human Sciences, New University of Lisbon