???global.info.a_carregar???
Mónica Baptista is Associate Professor at the Institute of Education, University of Lisbon (IE-ULisboa). She holds a PhD in Education, in Science Education, from the IE-ULisboa, and a Master in Physics for teaching, from the Faculty of Science, University of Lisbon (FC- UL). She is graduated in Physics and Chemistry for teaching. Presently, she is deputy director of the IE-ULisboa, and belongs to the Research and Training Area of Didatic (UIDEF). She coordinates the master program on Science Education and the master program on Physics and Chemistry teaching. She is the coordinator of a national project "Let's GoSTEM", funded by FCT (PTDC/CED-EDG/31480/2017). She is involved in the EU project STEMkey - Teaching standard STEM topics with a key competence approach. She was involved in EU projects, namely IntTT - An INTegral Teacher Training for developing digital and communicative competences and subject content learning at schools, 502769-LLP-1-2009-1-ES-COMENIUS-CMP (2009- 2012), SAILS - Strategies for Assessment of Inquiry Learning in Science, Project Reference EU. FP7 (2012-2015) and IRRESISTIBLE - Including Responsible Research an innovation in cutting Edge Science and Inquiry-based Science education to improve Teacher¿s Ability of Bridging Learning Environments, FP7-Science-in-Society-2013 (2013-2016). She was also involved in national projects, funded by the national agency, such as: technologies and design for the future of teacher training, Between tide marks: Integrating literacy's (iLit) (2012-2015) and Evaluation of the Physics and Natural Sciences Curriculum, third cycle of Basic Education-Evaluation of the Physics and Natural Sciences Curriculum, third cycle of Basic Education (2010-2013). She coordinated the project Promotion of School Success in Science Teaching, funded by the Ministry of Education (ME). She is external consulting of Educational Territories of Priority Intervention school groups (TEIP), in partnership with the ME. She also integrated the More School Success Project team, coordinated by ME (2009-2013).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mónica Baptista

Nomes de citação

  • Baptista, Mónica

Identificadores de autor

Ciência ID
A61D-36C8-8BF1
ORCID iD
0000-0003-1609-5764
Researcher Id
AAI-9781-2020
Scopus Author Id
37461074200

Endereços de correio eletrónico

  • mbaptista@ie.ulisboa.pt (Profissional)

Moradas

  • Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Alameda da Universidade de Lisboa, 1649-013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://www.ie.ulisboa.pt/docente/monica-baptista (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010/04/26
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática das Ciências
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Distinção e Louvor
2008
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica das Ciências
Universidade de Lisboa, Portugal
"Concepção e Implementação de Actividades de Investigação. um Estudo com Professores de Física e Química do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/03/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2010/12/29 - 2021/02/28 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Conselho geral ou orgão correspondente Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2016 Conselho geral ou orgão correspondente Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2022/03 Let's go STEM: Its influence on Physics' learning, interest and motivation
C493807795-00090851
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Lesson study and curriculum development". 2015.
  2. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "Teachers’ involvement and learning in a lesson study". 2014.
    10.13140/2.1.2272.9285
  3. Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da; Velez, Isabel; Belchior, Margarida; Costa, Estela. "O lesson study como estratégia de formação de professores a partir da prática profissional". 2012.
  4. Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da; Costa, Estela; Velez, Isabel; Belchior, Margarida. "Lesson study na formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico". 2012.
  5. Carvalho, Carolina; Freire, Sofia; Baptista, Mónica; Freire, Ana; Azevedo, Mário; Oliveira, Teresa. "Changing Practices, Changing Identities: A Study with Students at Risk of Educational Exclusion". 2008.
Artigo em revista
  1. Vanessa De Andrade; Sofia Freire; Mónica Baptista; Yael Shwartz. "Drawing as a Space for Social-Cognitive Interaction". Education Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/educsci12010045.
    10.3390/educsci12010045
  2. Vanessa Andrade; Yael Shwartz; Sofia Freire; Mónica Baptista. "Students' mechanistic reasoning in practice: Enabling functions of drawing, gestures and talk". Science Education (2022): https://doi.org/10.1002/sce.21685.
    10.1002/sce.21685
  3. Teresa Conceição; Mónica Baptista; João Pedro da Ponte. "Examining Pre-service Science Teachers’ Pedagogical Content Knowledge Through Lesson Study". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2021): https://doi.org/10.29333/ejmste/11442.
    10.29333/ejmste/11442
  4. Teresa Conceição; Mónica Baptista; João Pedro Ponte. "Lesson Study as a Means to Change Secondary Preservice Physics Teachers’ Practice in the Use of Multiple Representations in Teaching". Education Sciences (2021): https://doi.org/10.3390/educsci11120791.
    10.3390/educsci11120791
  5. Marisa Sofia Correia; Mónica Luísa Baptista. "The effects of a STEM approach on Pre-service elementary teachers’ subject matter knowledge about sound". Acta Scientiae 23 6 (2021): 179-208. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6246.
    10.17648/acta.scientiae.6246
  6. Iva Martins; Mónica Baptista; Pedro Reis. "Students’ images of STEM professionals: a study in the Portuguese context". Education 3-13 (2021): https://doi.org/10.1080/03004279.2021.1955945.
    10.1080/03004279.2021.1955945
  7. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; da Ponte, João Pedro. "Changes in Physics and Chemistry teachers’ practices on the use of scientific representations in a Lesson Study". (2021): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23864.
    10.34624/id.v13i1.23864
  8. Mónica Baptista; Estela Costa; Iva Martins. "Responding to Covid-19: the integration of online teaching and learning in STEM education". Journal of Baltic Science Education (2020): https://doi.org/10.33225/jbse/20.19.1043.
    10.33225/jbse/20.19.1043
  9. Teresa Conceição; Mónica Baptista; João Pedro Da Ponte. "Lesson Study in Initial Teacher Education to Stimulate the Pedagogical Content Knowledge on the topic of Speed of Sound". Acta Scientiae (2020): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5315.
    10.17648/acta.scientiae.5315
  10. Monica Baptista; Iva Martins; Teresa Conceição; Carolina Pipitone. "Desarrollo de las estructuras cognitivas del alumnado sobre el aire mediante actividades de investigación". Revista eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias (2020): https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2020.v17.i2.2301.
    10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2020.v17.i2.2301
  11. Mónica Baptista; Sofia Freire; Ana Maria Freire. "Science Teachers’ Beliefs and Practices: Collaboration as a Trigger of Change". Acta Scientiae (2020): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5595.
    10.17648/acta.scientiae.5595
  12. Baptista, Mónica. "Inquiry in the development of students' cognitive structures". Revista Eureka Sobre Ensenanza Y Divulgacion de Las Ciencias (2020): https://publons.com/publon/35112205/.
  13. Baptista, Mónica. "The Impact of Student-Curated Exhibitions about Socio-Scientific Issues on Students' Perceptions Regarding Their Competences and the Science Classes". Sustainability (2020): https://publons.com/publon/35112204/.
    10.3390/SU12072796
  14. Reis, Pedro; Tinoca, Luís; Baptista, Mónica; Linhares, Elisabete. "The Impact of Student-Curated Exhibitions about Socio-Scientific Issues on Students’ Perceptions Regarding Their Competences and the Science Classes". (2020): http://hdl.handle.net/10451/42682.
    10.3390/su12072796
  15. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da. "Lesson study in initial teacher education to stimulate pedagogical content knowledge on the speed of sound". (2020): http://hdl.handle.net/10451/44389.
    https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5315
  16. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da. "The contribution of the lesson study in the initial formation of teachers of physics and chemistry for the use of multiple representations in physics teaching". (2020): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/11145.
    10.34624/id.v10i4.11145
  17. Mónica Baptista; Iva Martins. "STEM Approach as a Means for Students’ Science Learning". Acta Scientiae (2019): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5421.
    10.17648/acta.scientiae.5421
  18. Oliveira, Hélia; Henriques, Ana; Baptista, Mónica. "Techonology in a Learning Scenario on Physics and Mathematics Integration". (2019): https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/15805.
  19. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da. "Lesson study as a trigger for preservice physics and chemistry teachers’ learning about inquiry tasks and classroom communication". (2019): http://hdl.handle.net/10451/40737.
  20. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; Reis, Pedro. "La contaminación de los recursos hídricos como punto de partida para el activismo socio-científico". (2019): http://hdl.handle.net/10451/36226.
    10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2019.v16.i1.1502
  21. Mónica Baptista; Iva Martins; Teresa Conceição; Pedro Reis. "Multiple representations in the development of students’ cognitive structures about the saponification reaction". Chemistry Education Research and Practice (2019): https://doi.org/10.1039/C9RP00018F.
    10.1039/C9RP00018F
  22. Machado, N.; Branco, S.; Baptista, M.. "LEARNING BIOPHYSICS THROUGH THE IMPLEMENTATION OF NUMERICAL MODELS IN SPREADSHEETS". INTED2017: 11TH INTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE (2019): https://publons.com/publon/35112206/.
    10.21125/INTED.2019.2198
  23. de Andrade, Vanessa; Freire, Sofia; Baptista, Monica. "Constructing Scientific Explanations: a System of Analysis for Students' Explanations". Research in Science Education (2019): https://publons.com/publon/30864884/.
    10.1007/S11165-017-9648-9
  24. Conceicao, Teresa; Baptista, Monica; da Ponte, Joao Pedro. "Lesson study as a trigger for preservice physics and chemistry teachers' learning about inquiry tasks and classroom communication". International Journal for Lesson and Learning Studies (2019): https://publons.com/publon/20765148/.
    10.1108/IJLLS-11-2018-0081
  25. Faria, Claudia; Guilherme, Elsa; Pintassilgo, Joaquim; Mogarro, Maria Joao; Pinho, Ana Sofia; Baptista, Monica; Chagas, Isabel; Galvao, Cecilia. "The Portuguese Maritime Voyages of Discovery: the exploration of the history of a city with an App as an educational resource". Digital Education Review (2019): https://publons.com/publon/30864883/.
    10.1344/DER.2019.36.85-99
  26. Conceicao, Teresa; Baptista, Monica; Reis, Pedro. "Hidric resources pollution as a trigger for socio-scientific activim". Revista Eureka Sobre Enseñanza Y Divulgación de Las Ciencias (2019): https://publons.com/publon/19737262/.
    10.25267/REV_EUREKA_ENSEN_DIVULG_CIENC.2019.V16.I1.1502
  27. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; Reis, Pedro. "La contaminación de los recursos hídricos como punto de partida para el activismo socio-científico". (2019): http://hdl.handle.net/10451/36226.
    10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2019.v16.i1.1502
  28. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da. "Lesson study as a trigger for preservice physics and chemistry teachers’ learning about inquiry tasks and classroom communication". (2019): http://hdl.handle.net/10451/40737.
  29. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Designing lesson studies to support teachers’ professional development". (2018): http://hdl.handle.net/10451/36235.
  30. Baptista, Mónica; Reis, Pedro; Andrade, Vanessa. "Let’s save the bees! An environmental activism initiative in elementary school". (2018): http://hdl.handle.net/10451/34103.
    10.13135/2384-8677/2772
  31. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da; Conceição, Teresa; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Baptista, Mónica; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; da Ponte, João Pedro; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. "O contributo do estudo de aula na formação inicial de professores de física e química para o uso de múltiplas representações no ensino da física". (2018): http://hdl.handle.net/10451/36477.
  32. Machado, Nuno; Baptista, Monica. "MODELLING BASED TEACHING WITH SPREADSHEET. A STUDY IN A HEALTH CARE COURSE". INTED2017: 11TH INTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE (2018): https://publons.com/publon/30864885/.
    10.21125/INTED.2018.1712
  33. Azinhaga, Patrícia; Marques, Ana Rita; Reis, Pedro; Tinoca, Luís; Baptista, Mónica. "A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula". (2017): http://hdl.handle.net/10451/32425.
  34. Baptista, M.. "What is a good practice of science teaching? Some paths". Problems of Education in the 21st Century 75 3 (2017): 212-214. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021813250&partnerID=MN8TOARS.
  35. de Andrade, V.; Freire, S.; Baptista, M.. "Constructing Scientific Explanations: a System of Analysis for Students’ Explanations". Research in Science Education (2017): 1-21. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85028570210&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11165-017-9648-9
  36. Baptista, Monica. "WHAT IS A GOOD PRACTICE OF SCIENCE TEACHING? SOME PATHS". PROBLEMS OF EDUCATION IN THE 21ST CENTURY (2017): https://publons.com/publon/30864888/.
  37. Geraldes Lourenco, Lusa Maria; Mendes Baptista, Monica Luisa. "COLLABORATION IN INQUIRY: A PATH FOR THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF PHYSICS AND CHEMISTRY TEACHERS". COMUNICACOES (2017): https://publons.com/publon/30864886/.
    10.15600/2238-121X/COMUNICACOES.V24N1P83-98
  38. Machado, Nuno; Baptista, Monica. "LEARNING BIOPHYSICS BY BUILDING MODELS: IS IT POSSIBLE?". ICERI2014: 7TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION (2017): https://publons.com/publon/30864887/.
    10.21125/ICERI.2017.1627
  39. Henriques, Ana; Baptista, Monica; Oliveira, Helia; Jesuino, Liliana. "PROSPECTIVE TEACHERS' PERSPECTIVES ABOUT AN INTERDISCIPLINARY LEARNING SCENARIO INVOLVING PHYSICS AND STATISTICS". ICERI2014: 7TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION (2017): https://publons.com/publon/30744605/.
  40. Oliveira, Helia; Baptista, Monica; Henriques, Ana. "PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE OF PROSPECTIVE TEACHERS IN A MATHEMATICS-PHYSICS INTERDISCIPLINARY TEACHER EDUCATION PROJECT". ICERI2014: 7TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION (2017): https://publons.com/publon/30744606/.
    10.21125/ICERI.2017.1344
  41. Conceição, Teresa; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; Baptista, Mónica; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; da Ponte, João Pedro; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. "Aprendizagens profissionais de futuros professores de física e química num estudo de aula". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3884.
  42. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática". (2016): http://hdl.handle.net/10451/28722.
  43. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da. "As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula". (2016): http://hdl.handle.net/10451/24731.
  44. Ponte,João Pedro da; Quaresma,Marisa; Mata-Pereira,Joana; Baptista,Mónica. "O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática". (2016): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2016000300868.
  45. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica. "A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais". (2016): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8768.
  46. Matoso, Carla; Baptista, Mónica; Freire, Ana Maria. "O papel da reflexão e da colaboração na construção do conhecimento pedagógico de conteúdo de futuros professores de física e química". (2016): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8731.
  47. Andrade, Vanessa de; Freire, Sofia; Baptista, Mónica. "Formação inicial de professores de física e química: mudanças reportadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem". (2016): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8728.
  48. Da Ponte, J.P.; Quaresma, M.; Mata-Pereira, J.; Baptista, M.. "Lesson study as a professional development process of mathematics teachers | O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática". Bolema - Mathematics Education Bulletin 30 56 (2016): 868-891. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85006341458&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1980-4415v30n56a01
  49. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula". (2015): http://hdl.handle.net/10451/22628.
  50. Quaresma, Marisa; da Ponte, Joao Pedro; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Monica. "Lesson study as a professional development framework to support an exploratory approach". PROCEEDINGS OF THE NINTH CONFERENCE OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (CERME9) (2015): https://publons.com/publon/27448941/.
  51. Almeida, Marta; Costa, Estela; Baptista, Mónica. "O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP". (2014): http://hdl.handle.net/10451/38389.
  52. Faria, C.; Freire, S.; Baptista, M.; Galvão, C.. "The Construction of a Reasoned Explanation of a Health Phenomenon: An analysis of competencies mobilized". International Journal of Science Education 36 9 (2014): 1476-1490. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84900504314&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09500693.2013.783723
  53. da Ponte, Joao Pedro; Quaresma, Marisa; Baptista, Monica; Mata-Pereira, Joana. "TEACHERS' INVOLVEMENT AND LEARNING IN A LESSON STUDY". Proceedings of the Problem@web International Conference: Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving (2014): https://publons.com/publon/18347125/.
  54. Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Baptista, Mónica; Freire, Ana; Galvão, Cecília. "Wiki as a Tool for Engaging Students with a Science Problem Solving Activity". (2013): http://hdl.handle.net/10451/9563.
  55. Ferreira, C.; Baptista, M.; Arroio, A.. "Teachers' pedagogical strategies for integrating multimedia tools in science teaching". Journal of Baltic Science Education 12 4 (2013): 509-524. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84900517772&partnerID=MN8TOARS.
  56. Baptista, Mónica. "In-Service Training of Chemistry Teachers: The Use of Multimedia in Teaching Chemistry". (2013):
    10.12973/eurasia.2013.937a
  57. Ferreira, C.; Baptista, M.; Arroio, A.. "In-service training of chemistry teachers: The use of multimedia in teaching chemistry". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education 9 3 (2013): 301-310. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84890618059&partnerID=MN8TOARS.
    12973/eurasia.2013.937a
  58. Ferreira, Celeste; Baptista, Monica; Arroio, Agnaldo. "TEACHERS' PEDAGOGICAL STRATEGIES FOR INTEGRATING MULTIMEDIA TOOLS IN SCIENCE TEACHING". Journal of Baltic Science Education (2013): https://publons.com/publon/11046505/.
  59. Ferreira, Celeste; Baptista, Monica; Arroio, Agnaldo. "INTEGRATING VISUALIZATIONS IN SCIENCE TEACHING: TEACHERS' DIFFICULTIES AND PEDAGOGICAL APPROACHES". PROBLEMS OF EDUCATION IN THE 21ST CENTURY (2013): https://publons.com/publon/21838922/.
  60. Ferreira, Celeste; Baptista, Monica; Arroio, Agnaldo. "In-Service Training of Chemistry Teachers: The Use of Multimedia in Teaching Chemistry". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2013): https://publons.com/publon/11046506/.
    10.12973/EURASIA.2013.937A
  61. Faria, Cláudia; Freire, Sofia; Galvão, Cecília; Reis, Pedro; Baptista, Mónica. "Students at risk of dropping out: How to promote their engagement with school science?". (2012): http://hdl.handle.net/10451/7101.
  62. Silva, A.; Vilela, M. C.; Baptista, M.; Freire, S.; Freire, A. M.. "SCIENCE TEACHERS 'CHALLENGES CONCERNING WIKIS USE AT MIDDLE SCHOOL". EDULEARN16: 8TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES (2012): https://publons.com/publon/13323604/.
  63. Vilela, C.; Freire, A.; Baptista, M.. "USING WIKIS TO PROMOTE PUPILS' COLLABORATIVE WRITING AND REFLECTION ABOUT THEIR SCHOOL WORK IN SCIENCE CLASSES". 5TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION (ICERI) (2012): https://publons.com/publon/30864890/.
  64. Carvalho, Carolina; Freire, Sofia; Conboy, Joseph; Baptista, Mónica; Freire, Ana; Azevedo, Mário; Oliveira, Teresa; et al. "Student Perceptions of Secondary Science Teachers’ Practices Following Curricular Change". Journal of Turkish Science Education 8 1 (2011): 29-41. http://hdl.handle.net/10451/5302.
  65. Baptista, Mónica; Freire, Sofia; Carvalho, Carolina; Freire, Ana; Azevedo, Mário; Oliveira, Teresa. "Cursos de educação e formação: uma oportunidade para questionar práticas de sala de aula e reconstruir identidades escolares". (2011): http://hdl.handle.net/10451/5322.
  66. Baptista,Mónica; Freire,Sofia; Carvalho,Carolina; Freire,Ana; Azevedo,Mário; Oliveira,Teresa. "CURSOS DE EDUCAÇAO E FORMAÇÃO: UMA OPORTUNIDADE PARA QUESTIONAR PRÁTICAS DE SALA DE AULA E RECONSTRUIR IDENTIDADES ESCOLARES". (2011): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000200151.
  67. Ferreira, Celeste; Arroio, Agnaldo; Baptista, Monica. "IN-SERVICE TRAINING AND PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS: USING MULTIMEDIA ENVIRONMENTS IN SCIENCE EDUCATION". 4TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION (ICERI) (2011): https://publons.com/publon/21838926/.
  68. Freire, A. M.; Silva, A.; Baptista, M.; Vilela, M. C.; Freire, S.; Faria, C.; Galvao, C.. "WIKIS IN TEACHING AND LEARNING PHYSICS AND CHEMISTRY". 4TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION (ICERI) (2011): https://publons.com/publon/13323603/.
  69. Freire, S.; Faria, C.; Baptista, M.; Galvao, C.; Freire, A. M.. "INQUIRY-BASED ACTIVITIES: HOW TO PROMOTE AN EFFECTIVE PROCESS OF CHANGE ON TEACHERS' PRACTICES?". 4TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION (ICERI) (2011): https://publons.com/publon/13323600/.
  70. Ferreira, Celeste; Baptista, Monica; Arroio, Agnaldo. "VISUAL TOOLS IN TEACHING LEARNING SEQUENCES FOR SCIENCE EDUCATION". PROBLEMS OF EDUCATION IN THE 21ST CENTURY (2011): https://publons.com/publon/21838930/.
  71. Bossler,Ana Paula; Baptista,Mónica; Freire,Ana Maria Viegas; Nascimento,Silvania Sousa do. "O ESTUDO DAS VOZES DE ALUNOS QUANDO ESTÃO ENVOLVIDOS EM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA". (2009): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172009000200354.
  72. Oliveira,Teresa; Freire,Ana; Carvalho,Carolina; Azevedo,Mário; Freire,Sofia; Baptista,Mónica; Baptista, Mónica. "Compreendendo a aprendizagem da linguagem científica na formação de professores de ciências". (2009): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000200002.
    10.1590/s0104-40602009000200002
  73. Oliveira, Teresa; Freire, Ana; Carvalho, Carolina; Azevedo, Mario; Freire, Sofia; Baptista, Monica. "Understanding the learning about scientific language in the science teachers formation". Educar Em Revista (2009): https://publons.com/publon/11046503/.
    10.1590/S0104-40602009000200002
  74. Freire, Sofia; Baptista, Monica; Carvalho, Carolina; Freire, Ana; Oliveira, Teresa; Azevedo, Mario. "DISENGAGEMENT WITH SCHOOL: CLASSROOM INVESTIGATIONS AS A POSSIBLE SOLUTION". PROBLEMS OF EDUCATION IN THE 21ST CENTURY (2009): https://publons.com/publon/30864891/.
Capítulo de livro
  1. Carla Morais; Luciano Moreira; Mónica Baptista; Iva Martins. "Digital Tools Entering the Scene in STEM Activities for Physics Teaching". 124-137. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-73988-1_9
  2. Galvão, Cecília; Baptista, Mónica; Reis, Pedro. "Formação inicial de professores de ciências do 3º ciclo e secundário: o exemplo da Universidade de Lisboa". Edições Hipótese, 2018.
  3. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Fitting Lesson Study to the Portuguese Context". Springer, 2018.
  4. Reis, Pedro; Galvão, Cecília; Baptista, Mónica. "Formação contínua de professores e comunidades de prática: perspectivas da Universidade de Lisboa". Edições Hipótese, 2018.
  5. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Fitting Lesson Study to the Portuguese Context". Springer, 2018.
  6. Reis, Pedro; Galvão, Cecília; Baptista, Mónica. "Formação contínua de professores e comunidades de prática: perspectivas da Universidade de Lisboa". Edições Hipótese, 2018.
  7. Galvão, Cecília; Baptista, Mónica; Reis, Pedro. "Formação inicial de professores de ciências do 3º ciclo e secundário: o exemplo da Universidade de Lisboa". Edições Hipótese, 2018.
  8. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Estudos de aula para promover o desenvolvimento profissional do professor". Appris, 2015.
  9. Baptista, Mónica; Costa, Estela; Almeida, Marta. "Contributo do trabalho colaborativo para a construção de saberes profissionais docentes". Pedago, 2014.
Livro
  1. Galvão, Cecília; Ponte, João Pedro da; Jonis, Mírian; Faria, Cláudia; Chagas, Isabel; Kullberg, Carla; Baptista, Mónica; Onofre, Marcos; Martins, Maria João. Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. 2018.
  2. Galvão, Cecília; Ponte, João Pedro da; Jonis, Mírian; Faria, Cláudia; Chagas, Isabel; Kullberg, Carla; Baptista, Mónica; Onofre, Marcos; Martins, Maria João. Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. 2018.
  3. Galvão, Cecília; Freire-Raposo, Ana; Faria, Cláudia; Baptista, Mónica; Reis, Pedro. Avaliação do currículo das ciências físicas e naturais: percursos e interpretações. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. 2017.
Tese / Dissertação
  1. Peres, Noele Baptista. "Contribuição de uma abordagem CTSA para as aprendizagens no tópico aspetos quantitativos das reações químicas : um trabalho com alunos do 11º ano". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/38446.
  2. Menezes, Manuel Pedro Pezerat Correia Azancot de. "STEM na aprendizagem da tabela periódica : um trabalho com alunos do 9º ano". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/35809.
  3. Silva, André Filipe Martins da. "As multirrepresentações no ensino dos movimentos na terra : um trabalho com alunos do 9º ano". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/35127.
  4. Varela, Luís Carlos Janeiro. "Ensino por investigação na aprendizagem dos "materiais" : um trabalho com alunos do 7º ano". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/36335.
  5. Neto, Esperança Maria de Oliveira, 1978-. "Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10451/24619.
  6. Silva, Carla Alexandra Dias Teixeira da, 1979-. "Trabalho laboratorial de cariz investigativo na aprendizagem do tema corrente elétrica e circuitos elétricos". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10451/24620.
  7. Pires, José Miguel Alves Correia, 1972-. "Argumentação científica na aprendizagem dos Materiais : um trabalho com alunos do 7º ano". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10451/28216.
  8. Meneses, Paulo Viriato de Albuquerque e, 1974-. "Resolução de problemas recorrendo a uma história na aprendizagem do som". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10451/24616.
  9. Carvalho, Letícia dos Santos. "Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos". Doutoramento, 2016. http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21264.
  10. Jesuíno, Liliana da Silva, 1975-. "A ferramenta Wiki como veículo potencializador da avaliação formativa". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10451/22478.
  11. Martins, Iva Susana Andrade, 1973-. "Tarefas de investigação sobre "A energia no aquecimento-arrefecimento de sistemas" : um trabalho com alunos do 10º ano". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10451/20442.
  12. Lourenço, Sílvia Irene Gomes Pereira, 1975-. "Tarefas de investigação na aprendizagem do tema energia : do sol para a terra". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10451/23676.
  13. Carvalhosa, Isabel Maria Costa Mimoso Nunes Dias Ataíde, 1963-. "Aprendizagem do tema ácidos e bases através de uma abordagem CTSA". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10451/20640.
  14. Cruz, Maria Arlete da Costa Machado, 1961-. "Questões sociocientíficas controversas para a promoção do ativismo social em física e química : um estudo com alunos do 11º ano". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10451/20643.
  15. Benjamim, Soraia Domingos Veiga da Silva, 1979-. "Tarefas de investigação na aprendizagem do tema materiais". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10451/25051.
  16. Santos, João Tiago Isidoro Varandas dos, 1981-. "Tarefas de investigação com recurso a uma história juvenil para a aprendizagem da temática materiais". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10451/17866.
  17. Tavares, Pedro Tiago Franco Ferreira, 1978-. "Tarefas de investigação na aprendizagem do tema "Energia - do Sol para a Terra"". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10451/17671.
  18. Martins, Ana Margarida Rua Filipe, 1974-. "Tarefas de investigação sobre o tema energia : um estudo com alunos de 10º ano". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10451/15986.
  19. Graça, Cláudia Sofia Nunes dos Santos de Melo, 1983-. "Tarefas de investigação na aprendizagem do tema "A energia no aquecimento e arrefecimento de sistemas"". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10451/17616.
  20. Anágua, Ana Sofia da Cunha Brito Costa Bexiga, 1983-. "Potencialidades do uso de visualizações para a aprendizagem do tema Tabela Periódica". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10451/15994.
  21. Barros, Pedro Rui da Silva, 1974-. "Tarefas de investigação na aprendizagem das reações químicas : um estudo com alunos do 8º ano". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10451/15985.
  22. Celeste Rodrigues Ferreira; Ferreira, Celeste Rodrigues. "O uso de visualizações no ensino de Química e de Física: a formação pedagógica dos professores". Doutoramento, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-23072014-215207/.
  23. Luís, Ana Maria Dias, 1984-. "Tarefas de investigação no ensino da tabela periódica". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9059.
  24. Figueira, Rui Manuel Guerra, 1970-. "Potencialidades educativas dos wikis na lecionação da temática tabela periódica dos elementos : um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9067.
  25. Conceição, Maria Teresa Maldonado Covas de Sousa, 1963-. "Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9983.
  26. Neto, Ana Patrícia Bento, 1986-. "Tarefas que valorizam uma abordagem CTSA no ensino do tema "Energia - do sol para a terra"". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9082.
  27. Santos, Ana Margarida Nunes dos, 1977-. "Conceção e realização de tarefas de investigação sobre os "materiais" : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10451/7469.
  28. Nelhas, Rute Isabel dos Santos, 1974-. "Tarefas de investigação no ensino das "reações químicas" : um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10451/8386.
  29. Veiga, Maria Isabel Faria Mendes Santos, 1962-. "Ensino ¨Das estrelas ao átomo¨ com recurso a atividades de investigação". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10451/8156.
  30. Lourenço, Nuno Rodrigues, 1978-. "O uso de visualizações no tema "Combustíveis, Energia e Ambiente" : um estudo com alunos do 12.º ano de escolaridade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10451/8379.
  31. Pereira, Vanessa Figueiredo. "O contributo de uma abordagem CTSA para o ensino dos temas "o amoníaco como matéria-prima" e o "amoníaco, a saúde e o ambiente"". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10451/7517.
  32. Oliveira, Gonçalo Graciano Cardoso de. "O uso de tarefas de investigação sobre o tema "Energia - do sol para a terra" : um estudo em alunos de 10.º ano de escolaridade". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10451/4066.
  33. Monteiro, Ana Cristina Rijo Simões. "Uso de wikis na unidade "Das fontes de energia ao utilizador" : um estudo com alunos do 10.º ano de escolaridade". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10451/4115.
  34. Évora, Cátia Quitério. "Ensino da "Energia" em contexto CTSA : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10451/4065.
  35. Matias, João Demony D’Eça Lourenço. "A resolução de problemas no ensino da "Energia" : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10451/4067.
  36. Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-. "Concepção e implementação de actividades de investigação:um estudo com professores de física e química do ensino básico". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10451/1854.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2019 Desenvolvimento do conhecimento didático de professores de física no contexto do estudo de aula
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2019 Contributo de uma abordagem CTSA para as aprendizagens no tópico aspetos quantitativos das reações químicas: um trabalho com alunos do 11.º Ano
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 STEM na aprendizagem da tabela periódica: um trabalho com alunos do 9.º ano
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 As multirrepresentações no ensino dos movimentos na terra: um trabalho com alunos do 9.º ano
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Ensino por investigação na aprendizagem dos "Materiais". Um trabalho com alunos do 7.º ano
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 Reflexões sobre a formação dos docentes de engenharia, suas crenças e concepções e as influências que exercem sobre as escolhas teórico-metodológicas que empreendem ao ensinar.
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 Modelação Numérica através de Tarefas de Investigação para a Aprendizagem de Física: Um Estudo no Ensino Superior
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores de Física e Química
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 Argumentação científica na aprendizagem dos "Materiais": um trabalho com alunos do 7.º ano
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 Resolução de problemas recorrendo a uma história na aprendizagem do som
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 Trabalho Laboratorial de Cariz Investigativo na aprendizagem do tema corrente elétrica e circuitos elétricos
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 Tarefas de Investigação e Role Play para a aprendizagem da temática Som.Um trabalho com alunos do 8.º ano
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 A ferramenta Wiki como veículo potencializador da avaliação formativa
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Questões sociocientíficas controversas para a promoção do ativismo social em física e química : um estudo com alunos do 11º ano
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Aprendizagem do tema ácidos e bases através de uma abordagem CTSA
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Tarefas de investigação sobre "A energia no aquecimento-arrefecimento de sistemas" : um trabalho com alunos do 10º ano
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Tarefas de investigação na aprendizagem do tema energia : do sol para a terra
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Tarefas de investigação na aprendizagem do tema materiais
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Construção do conhecimento profissional de futuros professores de física e química.
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 O Contributo das Visualizações para Construção de Explicações Científicas sobre as Reações Químicas.
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Tarefas de investigação sobre o tema energia : um estudo com alunos de 10º ano
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Tarefas de investigação na aprendizagem das reações químicas : um estudo com alunos do 8º ano
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Potencialidades do uso de visualizações para a aprendizagem do tema Tabela Periódica
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Tarefas de investigação na aprendizagem do tema "A energia no aquecimento e arrefecimento de sistemas"
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Tarefas de investigação com recurso a uma história juvenil para a aprendizagem da temática materiais
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Tarefas de investigação na aprendizagem do tema "Energia - do Sol para a Terra"
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Contributo de uma abordagem CTSA para a aprendizagem do tema "Atmosfera da Terra"
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Ensino por Investigação (IBSE) nas Aulas de Estudos com Alunos da Licenciatura em Ciências Naturais
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Desenvolvimento profissional dos professores de Física e Química no contexto de um projeto colaborativo.
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Tarefas de investigação no ensino da tabela periódica
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Tarefas que valorizam uma abordagem CTSA no ensino do tema "Energia - do sol para a terra"
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Potencialidades educativas dos wikis na lecionação da temática tabela periódica dos elementos : um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 - 2012 Tarefas de investigação na aprendizagem de ciências. Um estudo com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 - 2012 O uso de visualizações no ensino de Química e de Física: a formação pedagógica dos professores
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Distinções

Outra distinção

2011 Prémio Instituto de Educação/Caixa Geral de Depósitos – Best PhD thesis in the area of curriculum, didactic and teacher trainning (september de 2011)