???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Benoît Gibson

Nomes de citação

  • Gibson, Benoît

Identificadores de autor

Ciência ID
A619-A823-8F4C
Formação
Grau Classificação
2003/03/10
Concluído
Musique et Musicologie du XXème siècle (Doctorat)
Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, França
"Théorie et pratique dans la musique de Iannis Xenakis: à propos du montage" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très honorable avec félicitations
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/11/21 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2003/11/06 - 2014/11/20 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2000/01/21 - 2003/11/05 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/10/12 - Atual Diretor do Departamento de Música Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2016 Coordenação do Pólo de Évora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musica - CESEM (FCSH Universidade Nova) Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2008 - 2014 Diretor da Unidade de Investigação em Música e Musicologia - UnIMeM Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2011 - 2013 Edição crítica dos textos de Iannis Xenakis / Édition critique des écrits de Iannis Xenakis / Critical Edition of Iannis Xenakis’ Writings
PTDC/EAT-MMU/105129/2008
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Gibson, Benoît. "À propos de Bohor (1962) de Iannis Xenakis". (2015): http://www.editions-harmattan.fr/catalogue/couv/aplat/9782343066967.pdf.
  2. Gibson, Benoît; Solomos, Makis. "Research on the First Musique Concrète: The Case of Xenakis’s First Electroacoustic Pieces". (2014): http://www.ems-network.org/spip.php?article410.
  3. Gibson, Benoît. "Self-borrowings in the Instrumental Music of Iannis Xenakis". (2005): http://hdl.handle.net/10174/4535.
  4. Gibson, Benoît. "Theory of Groups: In Search of a Method to Analyse Group Structures in the Music of Xenakis". (2002): http://hdl.handle.net/10174/4570.
  5. Gibson, Benoît. "La théorie et l'œuvre chez Xenakis: éléments pour une réflexion". Circuit. Revue nord-américaine de musique du XXe siècle V 2 (1994): 41-54.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Gibson, Benoît. "On Herma". Vernon Press, 2019.
  2. Gibson, Benoît. "String Trio (2012) de Christopher Bochmann". Edições do Atelier de Composição, 2018.
Livro
  1. Gibson, Benoît. The Instrumental Music of Iannis Xenakis. Theory, Practice, Self-borrowing. Pendragon Press. 2011.
Prefácio / Posfácio
  1. Gibson, Benoît. "Préface". Prefácio para Iannis Xenakis. Kéleütha. Écrits, 7-12. Paris, França: L'Arche. 1994.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Eridanos by Iannis Xenakis: An Analytical Approach. Eridanos (1972) for orchestra was composed after a period of intense theoretical concerns which culminated in the publication of the first English edition of Formalized Music (1971). If at the beginning of 1970s Xenakis' compositional methods were influenced by his new proposals in microsound structure, in Eridanos, the composer sought new theoretical grounds. From the notes to the score we know t. 2011. Gibson, Benoît. http://hdl.handle.net/10174/8830.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/07/08 Pensar a Música com a Matemática Encontro "Un dia com a matemática", DIATMAT
Universidade de Évora (Évora)
2019/05/30 Lectures on the Music of Iannis Xenakis from a compositional and performative perspective Masterclass Erasmus +
Conservatorio di Musica "ER DUNI" (Matera)
2019/05/28 Mists Interpréter/Performer Xenakis 2. Ateliers – journées d’études
Université Paris 8 Organisées par MUSIDANSE, en collaboration avec le Pôle Supérieur 93 (Paris, França)
2018/10/11 Pour les Baleines (sur Xenakis) Premières Rencontres/First Encounters: Arts, ecologies, transitions. Colloque international/International Symposium
Université Paris 8 (Paris, França)
2018/01/15 Autour de Herma Interpréter/Performer Xenakis: Ateliers – journées d’études
Université Paris 8 (Paris, França)
2017/09/12 Interpreting the musical ideas of Iannis Xenakis: from representation to performance Symposium 'Exploring Xenakis: Performance, Practice, Philosophy'
School of Music, University of Leeds (Leeds, Reino Unido)
2017/07/17 A matemática e a música na obra do compositor Iannis Xenakis Workshop 'Matemática e Arte'
Sociedade Portuguesa de Matemática, Delegação Regional do Sul e Ilhas (Évora, Portugal)
2017/02/24 The Application of Musical Ideas in the Instrumental Music of Iannis Xenakis Fokus: Iannis Xenakis
Zürcher Hochschule der Künste (Zurique, Suiça)
2016/11/05 Representation of Musical Ideas in the Instrumental Music of Iannis Xenakis The Architecture of Iannis Xenakis's Music
Fryderyk Chopin University of Music (Varsóvia, Polónia)
2015/09/17 Iannis Xenakis’ Bohor EAW – Electroacousticwinds, I International Conference of Electroacoustic Music of Aveiro
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2015/04/15 Éléments d’analyse musicale dans l’Orestie “L’espace « sensible » dans la production de théâtre musical et d’opéra du Wozzeck de Berg aux années 1960-70. L’exemple de l’Orestie de Xenakis”
Université Paris 8 (Paris, França)
2014/09/18 Philosophy and Technological Ideas in the Instrumental Music of Iannis Xenakis Joint Conference: International Computer Music Conference / Sound and Music Computing Conference (ICMC/SMC)
The National and Kapodistrian University of Athens, the Institute for Research on Music and Acoustics and the Onassis Cultural Centre (Atenas, Grécia)
2013/11/04 Xenakis et la nature Lundi Xenakis
Bibliothèque Universitaire de Lettres à Mont-Saint-Aignan, Université de Rouen (Rouen, França)
2013/10/20 Problems of Notation in Xenakis' Music Symposium: Notation in Contemporary Music: Composition, Performance, Improvisation
Goldsmiths, University of London (Londres, Reino Unido)
2013/06/18 Recherches autour de la première musique concrète. Le cas des premières œuvres électroacoustiques de Xenakis EMS 13 Electroacoustic Music in the Context of Interactive Approaches and Networks
Culturgest (Lisboa, Portugal)
2013/05/28 Xenakis and nature Musique et écologies du son / Music and ecologies of sound, International Symposium
Université Paris 8 (Paris, França)
2012/05/23 Une analyse des processus compositionnels dans Bohor (1962) Xenakis: la musique électroacoustique / Xenakis: the electroacoustic music
Université Paris 8 (Paris, França)
2012/05/04 The Instrumental Music of Iannis Xenakis: Theory, Practice, Self-Borrowing Music Theory Speaker Series
Butler School of Music, University of Texas at Austin (Austin, Estados Unidos)
2012/02/21 À propos de l'analyse de Bohor de Iannis Xenakis
Université Paris 8 (Paris)
2011/11/04 Eridanos by Iannis Xenakis: an analytical approach n Memoriam International Conference
European University Cyprus (Nicosia, Chipre)
2011/10/20 The Instrumental Music of Iannis Xenakis. Theory, Practice, Self-Borrowing CIRMMT (Centre for Interdisciplinary Research in Music Media and Technology) Seminar Series
McGill University (Montreal, Canadá)
2011/04/01 Cendrées by Iannis Xenakis: an analytical approach Iannis Xenakis International Symposium
Southbank Centre (Londres, Reino Unido)
2010/01/29 Drawing Musical Ideas: Xenakis's Arborescences Iannis Xenakis. Past, Present, Future
Brooklyn Experimental Media Center (Nova Iorque, Estados Unidos)
2009/11/07 Elementos formais em Leves Véus Velam de Jorge Peixinho Elementos formais em Leves Véus Velam de Jorge Peixinho
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2008/11/06 Récurrences et créativité dans la musique de I. Xenakis Rencontres internationales « Musique et Architecture »
Couvent de La Tourette (Évreux, França)
2008/05/29 Xenakis: Kéleütha
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música (Lisboa, Portugal)
2007/06/02 Ruídos livres: caminhos para a criatividade 7.º Encontro do Alentejo de Música do Século XX.I “Uma economia política da música: Attali, 30 anos depois”, Colóquio dedicado a Jacques Attali
Auditório Soror Mariana (Évora, Portugal)
2006/06/09 Xenakis's Analytical Tools International Symposium “The Scientific and Creative Legacies of Iannis Xenakis”
University of Guelph, Fields Institute for Research in Mathematical Sciences, Perimeter Institute for Theoretical Physics (Toronto, Canadá)
2006/05/22 As Sinfonias de Shostakovich IV Festival de Música da Escola Superior de Música de Lisboa no São Luiz
Teatro Municipal São Luíz (Lisboa, Portugal)
2005/05/20 Self-Borrowings in the Instrumental Music of Iannis Xenakis International Symposium Iannis Xenakis
National and Kapodistrian University of Athens (Atenas, Grécia)
2005/01/17 A Teoria e a prática na música instrumental de Iannis Xenakis: a propósito da Montagem A Teoria e a prática na música instrumental de Iannis Xenakis: a propósito da Montagem”, Ciclo de Colóquios/Seminários Abertos “Criar Realizar Escutar. Perpectivas da Música Europeia na História e na Actualidade”
CESEM, FCSH, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2004/02/05 Iannis Xenakis Cours de maître
Conservatoire de musique de Montréal (Montreal, Canadá)
1998/03/11 Iannis Xenakis Seminário de Composição
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
1998/01/29 La théorie de cribles Colloque Présences de Iannis Xenakis
Centre de documentation de la musique contemporaine (Paris, França)
Distinções

Outra distinção

1991 “1er prix” d'Analyse Musicale
1990 “1er prix” de Fugue
1989 “1er prix” d'Harmonie
1988 “1er prix” de Contrepoint
1983 “1er prix” de Formation Musicale