???global.info.a_carregar???
Carlos M.R. Sousa holds a PhD in Economics and Corporate Sciences from the Universidad de Huelva, Spain as well as a Master in Economics and Corporate Sciences from the Universidade do Algarve. He holds a first degree in Computer Science for Management from the Instituto Superior de Línguas e Administração. Also, is an integrated researcher of CiTUR - Centre for Tourism Research, Development and Innovation (citur-tourismresearch.com/). He is a lecturer Adjunct Professor in the Department of ICT at the University of the Algarve, School of Management, Hospitality and Tourism, since 1991. His current areas of research and special interests are related with Systems and Information Technology, Computer Sciences Applied to Tourism, Electronic Distribution in Tourism, Digital Marketing, E-Business and Customer Relationship Management. He has published mainly in the fields of information systems, tourism and marketing.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Manuel Ramos Sousa

Nomes de citação

  • Sousa, Carlos
  • Sousa, C.
  • Sousa, C.M.R.

Identificadores de autor

Ciência ID
A517-F297-AD4F
ORCID iD
0000-0002-7366-1358
AuthenticusID
R-001-Y64
Scopus Author Id
57200399146

Moradas

  • Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo. Campus da Penha; Estrada da Penha, 8005-139, Faro, Faro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Economic and Management Sciences (Doctor)
Universidad de Huelva, Espanha
2001
Concluído
Economic and Management Sciences (DEA)
Universidad de Huelva, Espanha
1997
Concluído
Economic and Management Sciences (Pós-Graduação)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
1990
Concluído
IT Management (Licenciatura)
I.S.L.A. - Instituto Superior de Línguas e Administração, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02/11 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) - Polo do Algarve, Portugal, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01/02 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
1996/05/02 - 2023/01/01 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
1991/11/10 - 1996/05/01 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10/01 - Atual Presidente do Conselho Pedagógico Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2019/10 - 2023/10/01 Director of Degree in Marketing (ESGHT/UAlg) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2015/09 - 2019/10 Deputy Director of Degree in Marketing (ESGHT/UAlg) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2009/09 - 2011/09 Department Director Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
1998/06 - 2001/07 Vice-Presidente da Unidade Orgânica Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
1994/09 - 1997/09 Department Director Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/08 - 2023/06/30 Guest-IC - Guest Intelligence Chain
ALG-01-0247-FEDER-047399
Investigador
Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) - Polo do Algarve, Portugal, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ashqar, RI; Ramos, C; Sousa, C; Matos, N. "CRM and Smart Technologies in the Hospitality". 2023.
    10.1007/978-981-19-9099-1_9
Artigo em revista
  1. Muñoz-Leiva, Francisco; Faísca, Luís Miguel; Ramos, Célia M.Q.; Correia, Marisol B.; Sousa, Carlos M.R.; Bouhachi, Marouan. "The influence of banner position and user experience on recall. The mediating role of visual attention". Spanish Journal of Marketing - ESIC 25 1 (2021): 85-114. http://dx.doi.org/10.1108/sjme-04-2020-0050.
    Publicado • 10.1108/sjme-04-2020-0050
  2. Espigares-Jurado, Francisco; Muñoz-Leiva, Francisco; Correia, Marisol B.; Sousa, Carlos M.R.; Ramos, Célia M.Q.; Faísca, Luís. "Visual attention to the main image of a hotel website based on its position, type of navigation and belonging to Millennial generation: An eye tracking study". Journal of Retailing and Consumer Services 52 (2020): 101906. http://dx.doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.101906.
    Publicado • 10.1016/j.jretconser.2019.101906
  3. Sousa, Carlos. "A experiência turística nas redes sociais: Motivações, implicações e impactes da geração de conteúdos". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal (2018): http://dx.doi.org/10.18089/damej.2018.32.2.
    10.18089/damej.2018.32.2
  4. Antunes, NMB; Ramos, Célia; Sousa, Carlos. "Who are the Tourists Sharing Content on Social Media? Behaviour and Characteristics". Journal of Spatial and Organizational Dynamics 3 6 (2018): 237-257.
    Publicado
  5. Antunes, NMB; Ramos, CMQ; Sousa, CMR. "WHO ARE THE TOURISTS SHARING CONTENT ON SOCIAL MEDIA? BEHAVIOUR AND CHARACTERISTICS". JOURNAL OF SPATIAL AND ORGANIZATIONAL DYNAMICS (2018):
  6. Sousa, Carlos. "ANÁLISE DE CONSUMO NUMA UNIDADE HOTELEIRA NO ALGARVE – PORTUGAL, COM O RECURSO DE FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE". Turismo - Visão e Ação (2017): http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v19n3.p513-539.
    10.14210/rtva.v19n3.p513-539
  7. Alves, Liliana; Antunes, Nuno; Agrici, Olga; Sousa, Carlos M. R.; Ramos, Celia M. Q.. "Click Bait: You Won’t Believe What Happens Next!". Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 5 2 (2016): 196. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i2.p196-213.
    Publicado • 10.21664/2238-8869.2016v5i2.p196-213
  8. Ramos, Célia M. Q.; Correia, Marisol B.. "Hotel websites characterisation framework for consumer’s information needs". Tourism & Management Studies 12 1 (2016): 25-39. http://dx.doi.org/10.18089/tms.2016.12103.
    10.18089/tms.2016.12103
  9. CASCADA, PEDRO; Sousa, Carlos; Ramos, Célia; Correia, Marisol B. "E-Learning no ensino superior aplicado a uma unidade curricular em Turismo". Egitania Sciencia 16 (2015): 57-76. http://egitaniasciencia2.ipg.pt/index.php/egitania_sciencia/article/view/63.
    Publicado
  10. Sousa, Carlos. "E-Learning associado ao Turismo: caso de estudo numa unidade curricular de uma licenciatura do ensino superior em Portugal". Revista de Turismo Contemporâneo 2 1 (2014): https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/5087.
  11. CASCADA, PEDRO; Ramos, Célia; Sousa, Carlos. "Utilização de Medidas de Valor do Cliente na Criação de Listas de Distribuição: Aplicação ao Setor Hoteleiro". DosAlgarves. A Multidisciplinary e-journal 23 (2014): 51-74.
    Publicado
  12. Cascada, Pedro; Sousa, Carlos; Correia, Marisol B.; Ramos, Célia M. Q.. "E-Learning associado ao Turismo: caso de estudo numa unidade curricular de uma licenciatura do ensino superior". Revista de Turismo Contemporâneo ¿ RTC 2 1 (2014): 136-160. http://hdl.handle.net/10400.1/6895.
    Publicado
  13. Sousa, Carlos. "Difusão das tecnologias da informação e comunicação: grupos estratégicos nas empresas portuguesas". Tourism & Management Studies 4 (2008): 125-141. https://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/59/14.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ramos, CMQ; Ashqar, RI; Matos, N; Sousa, CMR. "Capital indicators for hotel customer experience to support strategic management". 2023.
    10.4018/978-1-6684-6607-0.ch002
  2. CASCADA, PEDRO; Correia, Marisol B; Matos, Nelson; Sousa, Carlos; Ramos, Célia. "From Digital Marketing to Marketing Automation: Practices and Answers of the Portuguese Hotel Sector". In Marketing, Creativity and Experiential Design, editado por Matos, Nelson; Guerreiro, Manuela; Pinto, Patrícia; Mendes, Júlio da Costa, 85-103. Cambridge Scholars Publishing, 2021.
    Publicado
  3. Ramos, Célia M. Q.; Matos, Nelson; Sousa, Carlos M. R.; Correia, Marisol B.; Cascada, Pedro. "Marketing Intelligence and Automation – An Approach Associated with Tourism in Order to Obtain Economic Benefits for a Region". In Universal Access in Human–Computer Interaction. Design and Development Approaches and Methods, 402-411. Springer International Publishing, 2017.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-58706-6_32
Edição de livro
  1. O Futuro Hoje: Novas Tecnologias, Social Media e Negócio Digital. ESGHT/UAlg. 2018.
    Publicado • Editor
  2. Desafios, Estratégias e Tendências em Gestão e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Portugal: ESGHT/UAlg. 2016.
    Publicado • Editor
  3. Anais da Conferência TMS 2014. Portugal: ESGHT/UAlg. 2014.
    Publicado • Editor
  4. Perspetivas Contemporâneas em Tecnologias de Informação e Comunicação e em Estratégia. Portugal: ESGHT/UAlg. 2014.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Ramos, C.M.Q.; Sousa, Carlos; Casado-Molina, A.M.. "Special Issue Social media applied to tourism and hospitality". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal 32 (2018): https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/issue/view/23.
    Publicado
Livro
  1. Ramos, CMQ; Sousa, CMR; Matos, NMS; Ashqar, RI. Measuring Consumer Behavior in Hospitality for Enhanced Decision Making. 2023.
    10.4018/978-1-6684-6607-0
Resumo em conferência
  1. Afonso, Carlos M.; Sousa, Carlos; CASCADA, PEDRO; Serra, Manuel. Autor correspondente: Afonso, Carlos M.. "Restaurantes da Rota da Dieta Mediterrânica: Análise de dados de páginas de facebook". Trabalho apresentado em TURHIST - 2019 ¿ Conferência Internacional Turismo e História, Faro, 2019.
    Publicado
  2. Matos, Nelson; Correia, Marisol B.; Ramos, C.M.Q.; Sousa, Carlos; Cascada, Pedro. "Marketing Intelligence - A conceptual model for the development of a marketing intelligence platform for tourism organizations". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2016 ¿ Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, 2016.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Preface. 2023. Ramos, CMQ; Sousa, CMR; Matos, NMS; Ashqar, RI.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016/09 - 2020 The Rathbone Hotel: internship report
Orientador
Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, Ramo: Hotelaria e Função Comercial (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2017/09 - 2018/12 Areias Village: Uma nova imagem digital 2017/09 - 2018/12
Orientador
Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, Ramo: Hotelaria e Função Comercial (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2016 - 2018 Planificação de um Sistema de CRM numa empresa turística
Coorientador
Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, Ramo: Hotelaria e Função Comercial (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2015/09 - 2017/04 A Experiência Turística nas Redes Sociais: Motivações, Implicações e Impactes da Geração de Conteúdos 2015/09 - 2017/04
Coorientador
Mestrado em Marketing Turístico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2014 - 2016 Hotel Vila Galé Lagos
Orientador
Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, Ramo: Hotelaria e Função Comercial (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2013/09 - 2015/06 A CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA: RESERVA ONLINE - AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL 2013/09 - 2015/06
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2011 - 2012 Dengun, Lda
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal