???global.info.a_carregar???
Clara Craveiro is a Coordinating Professor at Higher School of Education Paula Frassinetti. She is a PhD in Child Studies - specialization in Methodology and Supervision in Childhood Education, University of Minho. She held a Master's degree in Education-specialization in Curricular Development, by the Institute of Education of the University of Minho. She has a course in Science of Education at the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto. She has a Bachelor's degree in Childhood Education, by the Higher School of Education Paula Frassinetti. She is Director and teacher of the Master's degree in Education Sciences - area of specialization in Pedagogical Supervision. Develops internship supervision activities. She was coordinator of the Department of Training in Basic Education She was Director of the Master's degree in Pre-school Education and she was director of the Master's degree in Pre-school Education and Teaching the first Cycle of Basic Education. She was a teacher at the Basic Education Degree. She is the Coordinator and teacher of the Post-graduate Education of the Child in Daycare. She is an investigator for the Paula Frassinetti Research Center (CIPAF). She is a researcher at the Center for Interdisciplinary Studies in Education and Development at the Portuguese University of Humanities and Technologies (CieED – ULHT). She is an investigator for the Interdisciplinary Center for Educational Studies at the Lisbon Higher School of Education (CIED-ESELx).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Clara Craveiro

Nomes de citação

  • Craveiro, Clara

Identificadores de autor

Ciência ID
A319-6617-04D1
ORCID iD
0000-0001-5367-5720
Researcher Id
A319-6617-04D1

Endereços de correio eletrónico

  • c.craveiro@esepf.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (351) 225573420 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Centro de Investigação Paula Frassinetti. R. Gil Vicente, 138-142, 4000-255, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://www.esepf.pt/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Estudos da Criança: Metodologia e Supervisão em Educação de Infância (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Formação em contexto - um estudo de Caso no âmbito da Pedagogia da Infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998
Concluído
Mestrado em Educação – Área de Especialização em Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar e identidade profissional de educadores de infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1993
Concluído
Licenciatura em Ciências da Educação (Ramo Educação da criança) (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
17
1990
Concluído
Curso de Educadores de Infância (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/09 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1999/09 - 2007/09 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1996/09 - 1999/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1993/09 - 1996/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/09 - Atual Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - 1993/09 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - 2019 To-Inn From Tradition to Innovation in Teacher Training Institutions
573685-EPP-1-2016-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017 - Atual A formação prática dos educadores de infância e dos professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico
IPL – ESEPF
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Em curso
2012 - Atual Competências Transversais dos Professores de Educação Básica (Educação de Infância, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico)
ESEPF
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Em curso
2018 - 2021 Tchovar - Empurrar pela educação de infância nos bairros de Maputo Moçambique
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Outra
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Concluído
2015 - 2020 Projeto Othukumana / Juntos - Reforço das Capacidades da Rede de Educação Pré-escolar da Rede Diocesana Católica na Província do Niassa (Moçambique)
ESEPF – FEC
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Em curso
2018 - 2019 Quality Education for all Project - World Bank Group
P150828
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), Portugal
Concluído
2007 - 2010 Estudo sobre a qualidade da prática pedagógica em instituições cooperantes de estágio
ESEPF
Investigador responsável
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "THE ROLE OF PRACTICUM FOR EARLY CHILDHOOD TEACHER EDUCATION: THE PERSPECTIVES OF STUDENT TEACHERS". 2019.
    10.21125/iceri.2018.1746
  2. "Educação de Infância em Moçambique: As Escolinhas Comunitárias da Província do Niassa.". 2019.
  3. Oliveira, M.; Craveiro, C.; Silva, B.. "Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação (Teacher training: students' perception of their training)". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2017.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.06.2418
  4. Craveiro, C.; Silva, B.. "A consideração pela opinião da criança em contextos e quotidianos de educação de infância (The consideration of the child's view in contexts and everyday childhood education)". Trabalho apresentado em II Seminário Luso-Brasileiro de educação de infância – investigação, formação docente e culturas da infância., Braga, 2016.
    Publicado
  5. Craveiro, C.. "Creche e docência em análise (aceite para publicação)". Trabalho apresentado em Seminário Educação da primeira infância: da criança à infância., Fafe, 2016.
    Publicado
  6. Gouveia, J.; Craveiro, C.; Martins, M.; Silva, B.; Brandão, I.; Santos, A.. "Competências transversais de Educadores/as e Professores/as do 1º ciclo do Ensino Básico: o futuro como razão de ser do presente". Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, Porto, 2014.
    Publicado
  7. Gouveia, J.; Craveiro, C.; Martins, M.; Silva, B.; Brandão, I.; Santos, A.; Santos, C.; Teixeira, C.. "Competências transversais : a construção do perfil profissional dos docentes de educação básica (Transversal competences: The construction of the professional profile of the teachers of basic education)". Trabalho apresentado em III ENEB - Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português, Aveiro, 2014.
    Publicado
  8. "Competências transversais de Educadores/as e Professores/as do 1º ciclo do Ensino Básico: o futuro como razão de ser do presente.". 2014.
  9. Gouveia, J.; Craveiro, C.; Martins, M.; Silva, B.; Brandão, I.; Santos, A.. "Competências transversais: … e daí?". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica, Aveiro, 2013.
    Publicado
  10. Craveiro, C.. "Escutando educadoras de infância de creche". Trabalho apresentado em Seminário “Educação das crianças dos 0 aos 3 anos”, Lisboa: Conselho Nacional de Educação – CNE em 18 de Novembro de 2010., Lisboa, 2010.
    Publicado
  11. "Escutando educadoras de infância de creche.". 2010.
  12. Craveiro, C.; et al. "Projectos numa pedagogia da consideração: "Eu não sei, mas vou à sala pesquisar e já te digo"". Trabalho apresentado em 2º Congresso internacional de aprendizagem na educação de infância (CIANEI) – “Quem aprende mais? Reflexões sobre educação de infância”, Porto, 2007.
    Publicado
  13. Craveiro, C.; Lencastre, A.; Silva, A.; et al. "Uma perspectiva de projecto – O mundo das formigas". Trabalho apresentado em 2º Congresso internacional de aprendizagem na educação de infância (CIANEI) – “Quem aprende mais? Reflexões sobre educação de infância”, Porto, 2007.
    Publicado
  14. Craveiro, C. et al. "Formação contínua no âmbito da Reforma Curricular". Trabalho apresentado em II Colóquio Sobre Questões Curriculares – Reforma curricular: da intenção à realidade, Braga, 1996.
    Publicado
Artigo em revista
  1. "Perfil de competências de um supervisor: um estudo de caso em equipas educativas". Revista Vivências Educacionais (2021): https://drive.google.com/file/d/19BExhOL8112-ZCdb6P6I7eHMrPy8yU0u/view.
  2. Freitas, L.; Craveiro, C.. "Documentação e fotografia pedagógica na ação e no desenvolvimento profissional do educador de infância: uma reflexão na senda da supervisão pedagógica (Documentation and pedagogical photography in the action and professional development of the childhood educator: a reflection on the path of pedagogical supervision).". Revista Da investigação às práticas - Estudos de natureza educacional 8 2 (2018):
    Acesso aberto • Publicado
  3. Oliveira, M.; Craveiro, C.; Silva, B.. "Formação de Professores: perceção de estudantes sobre a sua formação (Teacher training: Students ' perception of their training)". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 6 0 (2017): 164-168. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2547.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.06.2418
  4. Craveiro, C.. "Formação inicial de educadores de infância - realidade e identidade profissional em análise (Initial training of childhood educators-reality and professional identity in analysis)". RELAdEI - Revista Latino americana de Educación Infantil 5 4 (2016): 31-42. http://www.reladei.net.
    Publicado
  5. Silva, B.; Craveiro, C.. "O Portefólio como estratégia de avaliação das aprendizagens na educação de infância: considerações sobre a sua prática (The portfolio as a strategy for evaluating learning in childhood education: considerations on its practice)". Revista Zero-a-seis 16 29 (2014): 33-53. https://periodicos.ufsc.br/index.php/zerose.
    Publicado • 10.5007/1980-4512.2014n29p33
  6. Craveiro, C.; Pinheiro, A.; Silva, B.; Brandão, I.; Neves, I.; Cunha, I.. "Estudo sobre a qualidade da prática pedagógica em instituições cooperantes de estágio (Study on the quality of pedagogical practice in cooperative internship institutions)". Cadernos de Educação de Infância 89 (2010): 42-47.
    Publicado
  7. Craveiro, C.; Ferreira, I.. "A educação pré-escolar face aos desafios da sociedade do futuro (Preschool education in the face of the challenges of the Society of the future)". Cadernos de Estudo – CIPAF 6 (2007): 15-21. http://hdl.handle.net/20.500.11796/911.
    Publicado
  8. Craveiro, C.. "A observação e o registo educacional - Um tópico para formação reflexiva no âmbito da supervisão (Observation and educational registration - a topic for reflective training in the field of supervision)". Revista Saber e Educar 9 (2004): 47-61. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1020.
    Publicado
  9. Craveiro, C.; Formosinho, J.. "Orientações curriculares para a educação Pré-escolar e identidade profissional de educadores de infância (Curricular guidelines for pre-school education and professional identity of kindergarten educators)". Revista Saber e Educar 7 (2002): 9-28. http://hdl.handle.net/20.500.11796/997.
    Publicado
  10. Craveiro, C.; et al. "O projecto em Jardim de Infância: da construção das ideias à construção do futuro (The project in kindergarten: from the construction of ideas to the construction of the future)". Revista Saber e Educar 2 (1997): 77-82. http://hdl.handle.net/20.500.11796/965.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. "Documentação e fotografia pedagógica na ação e no desenvolvimento profissional do educador de infância: uma reflexão na senda da supervisão pedagógica.", 2018, https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/139.
    10.25757/invep.v8i2.139
  2. "O Portefólio como estratégia de avaliação das aprendizagens na educação de infância: considerações sobre a sua prática.", 2014, https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2014n29p33.
    https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n29p33
Capítulo de livro
  1. "Um olhar sobre espaço e materiais: relato de uma viagem por instituições de educação de infância em Maputo". Atena, 2021.
    10.22533/at.ed.318212503
  2. "Formação inicial de educadores de infância: realidade e identidade profissional em análise.". Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2018.
  3. Craveiro, C.; Gonçalves, D.; Gouveia, J.. "Formação de professores. A Relação Educativa baseada em Valores, Saberes e Práticas de Referência (Teachers ' formation. The educational relationship based on values, knowing and reference practices)". In Memórias e Rumos, 99-102. Porto, Portugal: ESEPF, 2014.
    Publicado
  4. Craveiro, C.; Gonçalves, D.; Gouveia, J.. "Supervisão Pedagógica. Uma área consolidada na ESEPF (Pedagogical supervision. A consolidated area in the ESEPF)". In Memórias e Rumos, 115-119. Porto, Portugal: ESEPF, 2014.
    Publicado
  5. Craveiro, C.. "Desenvolvendo a qualidade em parcerias – um Estudo de Caso (Developing quality in partnerships-a case study)". In Desenvolvendo a qualidade em parcerias – Estudos de Caso, 99-122. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação -DGIDC, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Brincar e tchovar pela infância. Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2021.
Livro
  1. Atas do Congresso Internacional África pela Infância.. Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). 2021.
  2. Educação de Infância em Moçambique: um estudo sobre as Escolinhas Comunitárias do Niassa. Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2021.
  3. Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância. Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). 2021.
  4. Juntos pela Criança - Caderno de Orientação Pedagógica.. Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2019.
  5. Formação de educadores de infância: perceção de estudantes sobre a sua formação.. Brasil. 2019.
    10.22533/at.ed.039190402
  6. Pinheiro, A.; Craveiro, C.; Silva, B.; Santos, A.. Tecnologia dos mais pequeninos (Technology of the little ones). Porto, Portugal: Edição de autor. 2010.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Craveiro, C.. "Podiam chamar-se lenços de amor". Lisboa, Portugal: Ministério da Educação - DGIDC. 2009.
    Publicado
  2. Craveiro, C.. "Projecto Educativo: De Mãos Dadas - Associação de Solidariedade Social". Rio Tinto, Portugal: De Mãos Dadas - Associação de Solidariedade Social. 2008.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. "The pedagogical supervision process in early childhood teacher education: the perspective of institutional supervisors and cooperating teachers". 2020.
    doi: 10.21125/iceri.2019.2100

Artística / Interpretação

Programa de rádio / tv
  1. Craveiro, C.. 2013. MEDOS DA INFÂNCIA. RTP 2 - Sociedade Civil. (Childhood fears. RTP 2-Civil Society).. RTP 2.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Participação e iniciativa da criança em educação de infância (jardim de infância e creche) – estudo de dois contextos (Participation and initiative of the Child in childhood education (kindergarten and Nursery) – Study of two contexts)
Orientador
Curso de Educadores de Infância (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Estudo sobre a qualidade da prática pedagógica em sala de creche numa perspetiva de auto-supervisão (Study on the quality of pedagogical practice in nursery school in a perspective of self supervision)
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Professor, como é que eu aprendo? Caracterizar a participação da criança no processo de aprender a aprender (Professor, how do I learn? To characterize the participation of the child in the process of learning to learn)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Como me vês e como me respondes? A diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem (How do you see me and how you answer me? The pedagogical differentiation and the participation of the child in the teaching-learning process)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Matemática: Génios de chupeta. Análise das capacidades matemáticas em bebés e crianças em Contexto de creche (Math: Pacifier Geniuses. Analysis of mathematical capacities in infants and children in daycare contexto)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Interação de crianças específicas com necessidades diferenciadas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico (Interaction of specific children with differentiated needs in pre-school education and 1st cycle of basic education)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 Participação das crianças na organização do espaço sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (The participation of children in the organisation of space room in pre-school education and 1st cycle of basic education)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio (Ways to make pedagogy: transmission and participation in two stages of internship)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 Espaço para a iniciativa da criança: perspetivas e realidade em estudo (Space for the child's initiative: Perspectives and Reality in study)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 Criatividade em creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação (Creativity in Daycare: A supervision look supported by an evaluation instrument)
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 Relação entre o empenhamento do educador de infância e a iniciativa da criança em contexto de creche (Relationship between the commitment of the childhood educator and the child's initiative in the context of daycare)
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 Estudo sobre avaliação em educação pré-escolar a partir da perceção de educadores de infância e estudantes de mestrados profissionalizantes (Study on pre-school education evaluation from the percepcion of childhood educators and students of vocational Masters)
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Uma viagem pela Pedagogia da Consideração na promoção de competências facilitadoras na transição da Educação Pré-escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico (A journey through the pedagogy of consideration in promoting facilitating competences in the transition from pre-school education to the 1st cycle of basic education)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Interações entre crianças de 3 anos (3-year-olds interactions)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 A problemática da relação escola – família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar (The problem of the school-family relationship for the development of child learning in the context of pre-school education)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 A importância da creche para o desenvolvimento da criança de jardim-de-infância (The importance of daycare for child-kindergarten development)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 O desenho como expressão de sentimentos das crianças (The drawing as an expression of children's feelings),
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Fotografia pedagógica na ação pedagógica e no desenvolvimento profissional do educador de infância (Pedagogical Photography in pedagogical action and in the professional development of the childhood educator)
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Aprendizagem ativa – a criança como aprendiz ativo na descoberta do mundo (Active Learning – the child as an active apprentice in the discovery of the world)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 O brincar num grupo de crianças de 3 anos (The play in a group of children of 3 years)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A multiculturalidade numa sala de Jardim de Infância (Multiculturality in a kindergarten class)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Estudo sobre equipas educativas – investigar para melhorar (Study on educational teams – investigating to improve)
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Alterações da qualidade em creche através do contributo da perspetiva dos pais (Quality changes in daycare through the contribution of the perspective of the parents
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 O contributo do jogo cooperativo no processo de aprendizagem (The contribution of the cooperative game in the learning process)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Célia Maria Almeida Matos Serra
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 A colaboração dos pais na metodologia de trabalho de projeto (The collaboration of parents in the project working methodology)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Família parceria no processo de aprendizagem (Family partnership in the learning process)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 A expressão plástica nas mãos das crianças (The plastic expression in the hands of children)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 A arte na infância como forma de expressão e promoção de aprendizagens (Art in childhood as a form of expression and promotion of learning)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Múltiplas linguagens na infância (Multiple childhood languages)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Olhares que se cruzam na descoberta: a investigação como um processo de aprendizagem (Looks that intersect in discovery: Research as a learning process)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 A importância de uma escuta ativa (The importance of an active listener)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 A pedagogia de projeto em educação pré-escolar (The Project pedagogy in preschool education)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos (The importance of the dramatic expression with a group of three-year-old children)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 A brincar e a aprender (Playing and learning)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 A hora do conto – a importância de contar histórias em contexto pré-escolar (The time of the tale – the importance of storytelling in preschool contexto)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 A planificação como estratégia de envolvimento parental
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Promover a interação entre crianças da mesma idade (Promoting interaction between children of the same age)
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Auxiliares de ação educativa nas IPSS - competências e desempenho (Educational action aids in IPSS-competences and performance)
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Competências transversais de educadores de infância e professores do 1º e 2º ciclos de ensino básico (Transversal competences of childhood educators and teachers of the 1st and 2nd basic Education cycles)
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 Estudo sobre avaliação em contexto de jardim de infância – Um contributo para a supervisão pedagógica
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 O supervisor na educação pré-escolar – um olhar multidimensional numa instituição de educação e ensino particular e cooperativo
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 Todos os educadores/professores podem ser supervisores?
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 A interacção na supervisão da prática pedagógica
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008 - 2008 A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: a função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo (Pedagogical supervision in a articulation between the preparation of the educator, the formation of the pupil and the quality of the education of children: the ...)
Orientador
Pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2004 - 2004 Grupos heterogéneos: benefícios da formação de um grupo de Jardim de Infância com idades diversas (Heterogeneous groups: Benefits of forming a kindergarten group with diverse ages)
Orientador
Complemento de Formação Científica e Pedagógica p/ Educadores de Infância (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003 - 2003 O jogo simbólico nos 3 anos (The symbolic game in children of 3 years)
Orientador
Complemento de Formação Científica e Pedagógica p/ Educadores de Infância (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002 - 2002 Pré-escolar/1ºCiclo – Caminhos contínuos: continuidade na descontinuidade (Pre-school/1st cycle – Continuous paths: continuity in discontinuity)
Orientador
Complemento de Formação Científica e Pedagógica p/ Educadores de Infância (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002 - 2002 Orientações curriculares para a educação pré-escolar e operacionalização no Jardim de Infância – Estudo de Caso (Curricular guidelines for preschool education and kindergarten operationalisation – case study)
Orientador
Complemento de Formação Científica e Pedagógica p/ Educadores de Infância (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Seminário "Igualdade e diferença numa escola para todos" (Seminar "Equality and difference in a school for all")
Seminário (Outra)
2016 - 2016 Ciclo de Seminários "Vamos conversar sobre creche" - Dimensões da pedagogia em creche: Na confluência da teoria e da prática (Seminar Cycle "Let's talk About daycare"-dimensions of Pedagogy in daycare: At the confluence of theory and practice)
Seminário (Outra)
2016 - 2016 Ciclo de Seminários “Vamos conversar sobre Creche” - Documentar o cotidiano: criar espaços criativos para investigar os bebês na vida coletiva (Seminar Cycle "Let's talk About daycare"-Documenting the everyday: creating creative spaces to investigate the babies in the collective life)
Seminário (Outra)
2016 - 2016 Ciclo de Seminários “Vamos conversar sobre Creche” - Contribuições das neurociências para a compreensão do desenvolvimento nos primeiros anos de vida (Seminar Cycle "Let's talk about daycare"-contributions from Neurosciences to understanding development in the early years of life)
Seminário (Outra)
2016 - 2016 Ciclo de Seminários “Vamos conversar sobre Creche” - Pedagogia dos detalhes: o pensamento de Emmi Pikler (Seminar Cycle "Let's talk About daycare"-Pedagogy of details: The thought of Emmi Pikler)
Seminário (Outra)
2014 - 2014 Seminário Internacional de Supervisão Pedagógica (SISP) - (International Seminar on Pedagogical Supervision (SISP)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil - Políticas, direitos e Pedagogias das Infâncias
Seminário
III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil - Políticas, direitos e Pedagogias das Infâncias
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade do Minho (UM), Brasil
2016 - 2016 A construção participada das OCEPE: contributos dos grupos de formação – a experiência do grupo do Porto - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)
Encontro
ENCONTROS REGIONAIS – Apresentação das Orientações curriculares para a educação pré-escolar
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), Portugal
2016 - 2016 II Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil - Investigação, formação docente e culturas da infância
Seminário
II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 III Encontro Nacional de Educação Básica - Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB
Encontro
III Encontro Nacional de Educação Básica - Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB
Departamento de Educação / Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 Sabemos e fazemos – a utilização das escalas de envolvimento da criança e de empenhamento do adulto em creche
Encontro
Encontro Ser Bebé VII - O direito à educação desde o nascimento
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2009 - 2009 Formação Contextualizada – um apoio à transformação da Pedagogia em creche
Simpósio
IX Simpósio Internacional GEDEI - Pedagogias da Infância: A Procura da Participação
Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância, Portugal
2009 - 2009 Formação Contextualizada – um apoio à transformação da Pedagogia em creche
Congresso
Encontro Ser Bebé V
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), Portugal
2009 - 2009 Apresentação do Modelo de Iniciação à Prática Profissional I e II
Encontro
Encontro de partilha - Olhares sobre os novos desafios da prática profissional
ESE Jean Piaget - Arcozelo, Portugal
2007 - 2007 2º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância – CIANEI
Congresso
2º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), Portugal
2005 - 2005 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI)
Congresso
1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância – CIANEI,
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), Portugal
2001 - 2001 Uma visão sobre Práticas de Supervisão
Simpósio
II Simpósio Internacional: Formação Prática de Professores de Crianças.
Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI), Portugal
1996 - 1996 O projecto em Jardim de Infância: da construção das ideias à construção do futuro
Encontro
Encontro - 1896-1996: Cem Anos de Pedagogia
Instituto de Estudos da Criança e Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 O papel do educador de infância nas artes visuais (The role of the kindergarten educator in the visual arts) Filipa Daniela Lopes Loureiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 EcoArte: A utilização das artes visuais para a sustentabilidade do planeta (EcoArt: The use of visual arts for the sustainability of the planet) Maria Teresa Campos Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 O desenho como recurso educativo para a compreensão da identidade da criança. (The design as an educational resource for understanding the identity of the child) Joana Cristina Fernandes Regedor de Castro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 A diferenciação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. (The pedagogical differentiation in the teaching-learning process in pre-school education and in the first cycle of basic education) Cláudia Santos Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 Compreender e desenvolver o Espaço Aberto como meio de formação complementar de futuros atletas de alta competição: o papel da supervisão (Understanding and developing open space as a means of complementary training for future high-competition athletes: the role of supervision) Ana Rita Ferreira Rios (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Mediação socioeducativa no contexto de uma Escola Básica: contributos para o desenvolvimento de competências (Youth mediation in the context of a basic school: Contributions to the development of skills) Susana Daniela Antunes Martins (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Um Relato da Transformação da Prática Pedagógica em Creche através da Metodologia de Trabalho de Projeto (An account of the transformation of pedagogical practice into daycare through the methodology of project work) Marta Isabel dos Santos Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Construção de um plano de formação numa instituição particular de solidariedade social (Building a training plan in a particular institution of social solidarity) Maria Armanda Pereira Rodrigues (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 Perturbações do espetro do autismo na educação pré-escolar: Estratégias de inclusão (Disorders of autism spectrum in preschool education: inclusion strategies) Marta Gisela Pinto Novais (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 O efeito dos resultados escolares na avaliação do desempenho docente (The effect of school results on evaluating the teaching performance) Luís Alexandre Pereira de Carvalho da Costa Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 O ambiente educativo e a relação família-escola em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico (The educational environment and the family-school relationship in contexts of preschool education and first cycle of basic education) Andreia Cristina Pinto Rodrigues (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 Lideranças intermédias: imagens e clivagens (Intermediate leaders: Images and cleavage) António Manuel Pinto Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 Escola reflexiva: conceção de um dispositivo de avaliação de desempenho docente numa escola privada (Reflective School: Design of a teaching performance evaluation device in a private school) Paula Cristina dos Santos Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 Que tendências irão nortear a educação nos próximos anos? Estudo exploratório (What trends will guide education in the coming years? Exploratory study) Vera Luísa Pinto de Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 Avaliação do desempenho docente na Rede de Educação Privada de Braga: contributo para a melhoria da Qualidade educativa creche e pré-escolar (Evaluation of the teaching performance in the private Education network of Braga: contribution to the improvement of the educational quality nursery and preschool) Marta Filomena Ribeiro Machado (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 O processo de supervisão na formação inicial em educação de infância: estudos de caso em Portugal e em Espanha (The process of supervision in the initial formation in childhood education: case Studies in Portugal and Spain) Carla João de Carvalho Rosinha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 . As Convicções Pedagógicas e a Prática Educativa (Pedagogical convictions and educational practice) Maria Benedita Nugent Ribeiro Sottomayor Barbosa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 . A importância das histórias para o desenvolvimento da linguagem (The importance of the stories for the development of the language) Eduarda Carvalho Pinto do Couto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 Gestão do conhecimento nas escolas: abordagem preliminar (Knowledge management in schools: preliminary approach) Susana Margarida Lima dos Santos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Práticas de colaboração e reflexão em contexto de formação inicial de professores – um estudo de caso (Collaboration and reflection practices in the context of initial teacher training – a case study) Cecília Monteiro (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 A participação das crianças com vista à autorregulação da aprendizagem (The participation of children with a view to the self of learning) Sandra Marisa Silva Batista (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 A autorregulação da aprendizagem para a construção da autonomia (The self of learning to build autonomy) Márcia Raquel da Mota Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Envolvimento parental em creche (Parental involvement in Daycare) Marta Isabel da Silva Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Saúde mental: o modelo clinico-comunitário numa unidade sócio ocupacional (Mental health: The clinical-Community model in an Occupational partner unit) Maria Margarida da Costa Figueiredo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Trabalho de Projeto: A supervisão pedagógica e a transversalidade do português – contributos da oralidade para a promoção de aprendizagens (Project work: The pedagogical supervision and the transversality of the Portuguese-contributions of orality for the promotion of learning) Isabel Cristina Conde da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Dos hábitos de leitura dos professores ao sucesso escolar dos alunos – Um estudo de caso no primeiro ciclo do ensino básico (Of teachers ' reading habits to students ' school success – a case study in the first cycle of basic education) Lucinda Maria da Silva Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Perfil dos diretores do 1º ciclo do ensino básico nas escolas públicas da RAM – supervisão de um concelho (Profile of the principals of the first cycle of basic education in public schools of RAM-supervision of a Council) Sidónia Maria dos Santos Faria (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Perfil de competências transversais do diretor de curso do ensino profissional (Cross-cutting skills profile of the course Director of vocational education,) Sílvia da Silva Vieira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Avaliação do desempenho na RAM potencialidades e constrangimentos (Performance assessment in RAM potentials and constraints) Sandra Cristina da Silva Ferreira Januário (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Conselho da Comunidade educativa: precioso ou prescindível? Potencialidades e Limitações de um órgão de direção das escolas da região autónoma da Madeira (Council of the educational community: precious or expendable? Potential and limitations of a steering body of schools in the autonomous region of Madeira) Paula Gomes da Lage Olim (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Narrativa autobiográfica: relatos de vida marcados pela fobia escolar de um aluno (Autobiographical narrative: Reports of life scarred by a student's school phobia) Paula Maria de Sousa Moreira da Costa Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Um mar de histórias num grupo de três anos (A sea of stories in a group of three years) Joana Arruda Mesquita Paínhas Maciel (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Contar histórias num grupo de 5 anos: que reflexo nas aprendizagens? (Telling stories in a group of 5 years: What Reflection in learning?) Helena Isabel Dias Coelho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 A intervenção pedagógica do docente generalista (The pedagogical intervention of the general teacher) Márcia Ferreira Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 A simbiose da educação – aprender a ensinar, aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico (The symbiosis of education-learning to teach, learning to learn in preschool education and teaching the first cycle of basic education) Diana Filipa Silva Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Ensinar, educar e aprender com docente de dupla habilitação – educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico (Teaching, educating and learning with double qualification teacher-preschool education and teaching the first cycle of basic education) Inês Fernandes Guedes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 A formação dos educadores de infância: Estratégias e práticas – estudo realizado num agrupamento de escolas na zona norte de Portugal (The formation of kindergarten educators: Strategies and Practices – study conducted in a group of schools in the North area of Portugal) Fernanda Cristina Oliveira Martins Neves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Aliança Família-Escola-Criança: de um Conceito a um Projeto (Family-School-child Alliance: from a concept to a project) Catarina Areias Andresen (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Estórias dentro de uma história profissional – A narrativa de um curso de educação para adultos (Stories within a professional story – the narrative of an adult education course) Sónia Gabriela de Sousa Coelho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Um estudo sobre as práticas de avaliação de aprendizagem do 1º ciclo do ensino básico. A prática avaliativa (A study on the learning evaluation practices of the first cycle of basic education. The Evaluation Practice) Paulo Sérgio da Silva Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Necessidades e expetativas dos professores face à supervisão / avaliação de desempenho docente no âmbito da educação visual / artes visuais (Needs and expectations of teachers in the face of the supervision/evaluation of teaching performance in the field of visual education/visual arts) Maria de Fátima Falcão Pestana de Vasconcelos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Avaliação de desempenho docente. Um olhar empenhado em contexto organizacional (Teaching performance evaluation. A committed look at organizational contexto) Ana Paula Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Promoção do sentido crítico no contexto do 1º ciclo do ensino básico (Promotion of critical direction in the context of the first cycle of basic education) Graça Maria Brito Moura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Pedagogia Participativas: um Estudo de Caso no Âmbito dos Direitos da Criança (Participatory pedagogy: A case study under the rights of the Child) Thaísa de Oliveira Lima (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 A metodologia de trabalho de projeto como transformação da ação pedagógica no jardim-de-infância (The methodology of project work as a transformation of pedagogical action in kindergarten) Mónica Alexandra Geraldes Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 Envolvimento parental em contexto de creche (Parental involvement in nursery contexto) Susana Isabel Rego de Brito (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 O Diário de Grupo enquanto promotor da participação democrática (The group Journal as a promoter of democratic participation) Cecília Raquel Pontes Miranda Alves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Trabalho de Projeto: a promoção da participação ativa das crianças (Project work: Promoting active participation of children) Mélanie Leite Jorge (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 A importância do brincar na aprendizagem (The importance of playing in learning) Gisela Trancheta Bueno (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Histórias contadas em família: uma parceria com o jardim de infância (Stories told in the family: a partnership with the kindergarten) Joana Catarina Mesquita Santos Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 A importância do jogo simbólico (The importance of the symbolic game) Maria Inês Raposo Meireles Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Brincar com o adulto: uma mais-valia (Play with the adult: an added value) Rita Ariana Pessoa Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 O impacto da creche no desenvolvimento da criança – um estudo de caso (The impact of daycare on child development-a case study) Ana Sofia da Cruz Vilaça (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 A brincar também se aprende (Playing is also learned) Cátia Sofia Carvalho Correia (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Educando hoje com valores, para homens e mulheres de amanhã (Educating today with values, for men and women of tomorrow) Melissa Fontes Dias (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Aprendendo valores e explorando a natureza (Learning values and exploring nature) Mélanie Sandra Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 O espaço e a sua influência numa sala de jardim de infância (The space and its influence in a kindergarten room) Maria João Ferreira Nogueira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 A autonomia moral da criança: criação e negociação de regras (The moral autonomy of the child: creation and negotiation of rules) Alexandra Moreira Graça da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 A importância das relações na aprendizagem das crianças (The importance of relationships in learning children) Inês Maria Oliveira Almeida (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 A importância da parceria escola-família numa instituição em educação pré-escolar (The importance of the school-family partnership in an institution in preschool education) Sónia Filipa Magalhães Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Formação contínua de professores em Portugal – um olhar crítico sobre a sua avaliação (Continuing training of teachers in Portugal-a critical look at their assessment) Armandina Esteves Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 RUBRICS – presente e futuro na avaliação das aprendizagens. Uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico (RUBRICS – present and future in the evaluation of learning. A proposal for a tool to create evaluation grids for the first cycle of basic education) Marlene Barbosa Barral (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Estratégias avaliativas de um contexto educativo – um estudo exploratório sobre a avaliação no 1º ciclo do EB (Assessment strategies of an educational context-an exploratory study on the evaluation in the first cycle of EB) Isabel Maria Gomes Dias Capelo Antunes de Sá (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Reorganização do ambiente físico de aprendizagem como resposta aos interesses emergentes das crianças (Reorganization of the physical learning environment as a response to the emerging interests of children) Sylvia Fernandes Soares (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 O Trabalho de Projeto no jardim de infância e as atividades Pedagógicas em creche: Relato de uma experiência de estágio (The project work in kindergarten and pedagogical activities in daycare: reporting an internship experience) Sílvia Sofia Sousa Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 Gestão de conflitos interpessoais na infância: um olhar construtivista (Management of interpersonal conflicts in childhood: a constructivist look) Daniela Sofia Ribeiro Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 A interação adulto-criança: a sua importância na prática educativa (Adult-Child Interaction: its importance in educational practice) Nícia Soraia Marques Ferreira da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 O referencial Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias e a Supervisão Pedagógica: um estudo sobre a avaliação da qualidade na Educação Pré-escolar (The benchmark developing quality in partnerships and pedagogical supervision: a study on quality evaluation in pre-school education) Susana Celeste Seabra Monteiro Esteves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2011 Impacto percebido da reflexão colaborativa na reconstrução de práticas em contexto de creche (Perceived impact of collaborative reflection on the reconstruction of practices in the context of daycare) Tânia Maria Meireles Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2011 Disortografia: compreender para intervir (Misspelling: understanding to intervene) Maria de Lurdes Peixoto Afonso (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 Contributos da supervisão pedagógica na relação interpessoal entre relator/avaliado (Contributions of pedagogical supervision in interpersonal relationship between rapporteur/evaluated) Anabela do Rosário Lopes Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 Gabinete de acção tutorial. Refletir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar (Action Cabinet Tutorial. Reflect (in) discipline, absenteeism, abandonment and (in) school success) Maria de Fátima da Costa Guimarães Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 O Trabalho Colegial em Contexto de Creche – um olhar supervisivo (The collegiate work in the context of a daycare supervision look) Sandra Patrícia Pinto de Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 A Utilização de Ferramentas WEB 2.0 em Contexto Educativo: Um Estudo com Professores do 1º Ciclo (The use of WEB Tools 2.0 in an educational context: a study with teachers of the first cycle) Maria Joana Teixeira Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 Contributos da supervisão pedagógica na relação interpessoal entre relator/avaliado (Contributions of pedagogical supervision in interpersonal relationship between rapporteur/evaluated) Maria Lucinda Gomes Ribeiro Capelo Queirós (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 A aprendizagem profissional da interação adulto-criança: um Estudo de Caso multicontexto (The professional learning of adult-child interaction: a Multicontext Case study) Rosa Maria Ramos Novo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2007/09/03 - Atual Revista Saber e Educar ESE de Paula Frassinetti

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
1984/09 - Atual Técnica Pedagógica (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Estágio (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Metodologias Específicas para a Educação de Infância, do 1º, 2º e 3º ano (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Metodologias de Intervenção Educativa (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Organização Curricular (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Teoria e Desenvolvimento Curricular (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Seminário de Estágio (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Seminário Interdisciplinar (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Fundamentos conceptuais das práticas em educação II (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Pedagogia da 1ª infância (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Projecto de investigação/intervenção (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Formação de Formadores (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Concepção de Trabalho de Projecto (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Trabalho de Projecto (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Teoria e Gestão Curricular (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Estágio I em Educação Pré-escolar (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Pedagogia da Infância (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Estágio em Educação Pré-escolar (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Iniciação à Prática Profissional I (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Iniciação à Prática Profissional IV (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Pedagogia da Infância - Educação Pré-Escolar e Creche (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Teoria e Desenvolvimento Curricular (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar II (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1984/09 - Atual Prática de Ensino Supervisionada em creche (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Reflexão sobre percurso(s) de aulas observadas e melhoria desse processo - Reflection on course (s) of observed classes and improvement of this process Aperfeiçoamento (Curso médio) ESE de Paula Frassinetti / Centro de Formação Júlio Resende, Portugal
2016 - 2016 Da supervisão e formação à mudança das práticas - Supervision and training to change practices Aperfeiçoamento (Curso médio) ESE de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Analisar e debater as Orientações Pedagógicas/Curriculares para a Educação de Infância - Analyze and discuss pedagogical/curricular orientations for childhood education Outra (Curso médio) Direção Geral de Educação (DGE) - Ministério da Educação (ME), Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1998 - Atual Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI)
2006 - 2011 Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2008/09 - 2017 Membro efectivo do Conselho Técnico-Científico
Membro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal