Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Clara Craveiro
Nomes de citação
- Craveiro, Clara
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A319-6617-04D1
- ORCID iD
- 0000-0001-5367-5720
- Researcher Id
- A319-6617-04D1
Endereços de correio eletrónico
- c.craveiro@esepf.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (351) 225573420 (Profissional)
Moradas
- Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Centro de Investigação Paula Frassinetti. R. Gil Vicente, 138-142, 4000-255, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.esepf.pt/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007
Concluído
|
Estudos da Criança: Metodologia e Supervisão em Educação de Infância (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Formação em contexto - um estudo de Caso no âmbito da Pedagogia da Infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1998
Concluído
|
Mestrado em Educação – Área de Especialização em Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar e identidade profissional de educadores de infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1993
Concluído
|
Licenciatura em Ciências da Educação (Ramo Educação da criança) (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
17 |
1990
Concluído
|
Curso de Educadores de Infância (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/09 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/09 - 2007/09 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1996/09 - 1999/09 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1993/09 - 1996/09 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - 2023 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/09 - Atual | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - 1993/09 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - 2019 | To-Inn From Tradition to Innovation in Teacher Training Institutions
573685-EPP-1-2016-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/01 - Atual | A formação prática dos educadores de infância e dos professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico
ESELX/IPL-CIED/2016/A10
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2012 - Atual | Competências Transversais dos Professores de Educação Básica (Educação de Infância, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico)
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Concluído
|
2018 - 2021 | Tchovar - Empurrar pela educação de infância nos bairros de Maputo Moçambique
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Outra
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Concluído
|
2015 - 2020 | Projeto Othukumana / Juntos - Reforço das Capacidades da Rede de Educação Pré-escolar da Rede Diocesana Católica na Província
do Niassa (Moçambique)
ESEPF – FEC
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Em curso
|
2018 - 2019 | Quality Education for all Project - World Bank Group
P150828
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), Portugal
|
Concluído
|
2007 - 2010 | Estudo sobre a qualidade da prática pedagógica em instituições cooperantes de estágio
ESEPF
Investigador responsável
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Resumo em conferência |
|
Artística / Interpretação
Programa de rádio / tv |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2018 | Participação e iniciativa da criança em educação de infância (jardim de infância e creche) – estudo de dois contextos (Participation
and initiative of the Child in childhood education (kindergarten and Nursery) – Study of two contexts)
Orientador
|
Curso de Educadores de Infância (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | Estudo sobre a qualidade da prática pedagógica em sala de creche numa perspetiva de auto-supervisão (Study on the quality
of pedagogical practice in nursery school in a perspective of self supervision)
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | Professor, como é que eu aprendo? Caracterizar a participação da criança no processo de aprender a aprender (Professor, how
do I learn? To characterize the participation of the child in the process of learning to learn)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | Como me vês e como me respondes? A diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem
(How do you see me and how you answer me? The pedagogical differentiation and the participation of the child in the teaching-learning
process)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | Matemática: Génios de chupeta. Análise das capacidades matemáticas em bebés e crianças em Contexto de creche (Math: Pacifier
Geniuses. Analysis of mathematical capacities in infants and children in daycare contexto)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | Interação de crianças específicas com necessidades diferenciadas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico (Interaction
of specific children with differentiated needs in pre-school education and 1st cycle of basic education)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | Participação das crianças na organização do espaço sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (The participation
of children in the organisation of space room in pre-school education and 1st cycle of basic education)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio (Ways to make pedagogy: transmission
and participation in two stages of internship)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | Espaço para a iniciativa da criança: perspetivas e realidade em estudo (Space for the child's initiative: Perspectives and
Reality in study)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | Criatividade em creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação (Creativity in Daycare: A supervision
look supported by an evaluation instrument)
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | Relação entre o empenhamento do educador de infância e a iniciativa da criança em contexto de creche (Relationship between
the commitment of the childhood educator and the child's initiative in the context of daycare)
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | Estudo sobre avaliação em educação pré-escolar a partir da perceção de educadores de infância e estudantes de mestrados profissionalizantes
(Study on pre-school education evaluation from the percepcion of childhood educators and students of vocational Masters)
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | Uma viagem pela Pedagogia da Consideração na promoção de competências facilitadoras na transição da Educação Pré-escolar para
o 1º Ciclo do Ensino Básico (A journey through the pedagogy of consideration in promoting facilitating competences in the
transition from pre-school education to the 1st cycle of basic education)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | Interações entre crianças de 3 anos (3-year-olds interactions)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | A problemática da relação escola – família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar
(The problem of the school-family relationship for the development of child learning in the context of pre-school education)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | A importância da creche para o desenvolvimento da criança de jardim-de-infância (The importance of daycare for child-kindergarten
development)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | O desenho como expressão de sentimentos das crianças (The drawing as an expression of children's feelings),
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | Fotografia pedagógica na ação pedagógica e no desenvolvimento profissional do educador de infância (Pedagogical Photography
in pedagogical action and in the professional development of the childhood educator)
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Aprendizagem ativa – a criança como aprendiz ativo na descoberta do mundo (Active Learning – the child as an active apprentice
in the discovery of the world)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | O brincar num grupo de crianças de 3 anos (The play in a group of children of 3 years)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | A multiculturalidade numa sala de Jardim de Infância (Multiculturality in a kindergarten class)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Estudo sobre equipas educativas – investigar para melhorar (Study on educational teams – investigating to improve)
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Alterações da qualidade em creche através do contributo da perspetiva dos pais (Quality changes in daycare through the contribution
of the perspective of the parents
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | O contributo do jogo cooperativo no processo de aprendizagem (The contribution of the cooperative game in the learning process)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | Célia Maria Almeida Matos Serra
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A colaboração dos pais na metodologia de trabalho de projeto (The collaboration of parents in the project working methodology)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | Família parceria no processo de aprendizagem (Family partnership in the learning process)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A expressão plástica nas mãos das crianças (The plastic expression in the hands of children)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A arte na infância como forma de expressão e promoção de aprendizagens (Art in childhood as a form of expression and promotion
of learning)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | Múltiplas linguagens na infância (Multiple childhood languages)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | Olhares que se cruzam na descoberta: a investigação como um processo de aprendizagem (Looks that intersect in discovery: Research
as a learning process)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A importância de uma escuta ativa (The importance of an active listener)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A pedagogia de projeto em educação pré-escolar (The Project pedagogy in preschool education)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos (The importance of the dramatic expression with
a group of three-year-old children)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A brincar e a aprender (Playing and learning)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A hora do conto – a importância de contar histórias em contexto pré-escolar (The time of the tale – the importance of storytelling
in preschool contexto)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | A planificação como estratégia de envolvimento parental
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Promover a interação entre crianças da mesma idade (Promoting interaction between children of the same age)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Auxiliares de ação educativa nas IPSS - competências e desempenho (Educational action aids in IPSS-competences and performance)
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Competências transversais de educadores de infância e professores do 1º e 2º ciclos de ensino básico (Transversal competences
of childhood educators and teachers of the 1st and 2nd basic Education cycles)
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | Estudo sobre avaliação em contexto de jardim de infância – Um contributo para a supervisão pedagógica
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | O supervisor na educação pré-escolar – um olhar multidimensional numa instituição de educação e ensino particular e cooperativo
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | Todos os educadores/professores podem ser supervisores?
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | A interacção na supervisão da prática pedagógica
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2008 - 2008 | A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das
crianças: a função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo (Pedagogical supervision in a articulation
between the preparation of the educator, the formation of the pupil and the quality of the education of children: the ...)
Orientador
|
Pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2004 - 2004 | Grupos heterogéneos: benefícios da formação de um grupo de Jardim de Infância com idades diversas (Heterogeneous groups: Benefits
of forming a kindergarten group with diverse ages)
Orientador
|
Complemento de Formação Científica e Pedagógica p/ Educadores de Infância (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2003 - 2003 | O jogo simbólico nos 3 anos (The symbolic game in children of 3 years)
Orientador
|
Complemento de Formação Científica e Pedagógica p/ Educadores de Infância (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2002 - 2002 | Pré-escolar/1ºCiclo – Caminhos contínuos: continuidade na descontinuidade (Pre-school/1st cycle – Continuous paths: continuity
in discontinuity)
Orientador
|
Complemento de Formação Científica e Pedagógica p/ Educadores de Infância (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2002 - 2002 | Orientações curriculares para a educação pré-escolar e operacionalização no Jardim de Infância – Estudo de Caso (Curricular
guidelines for preschool education and kindergarten operationalisation – case study)
Orientador
|
Complemento de Formação Científica e Pedagógica p/ Educadores de Infância (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - 2017 | Seminário "Igualdade e diferença numa escola para todos" (Seminar "Equality and difference in a school for all")
Seminário (Outra)
|
|
2016 - 2016 | Ciclo de Seminários "Vamos conversar sobre creche" - Dimensões da pedagogia em creche: Na confluência da teoria e da prática
(Seminar Cycle "Let's talk About daycare"-dimensions of Pedagogy in daycare: At the confluence of theory and practice)
Seminário (Outra)
|
|
2016 - 2016 | Ciclo de Seminários “Vamos conversar sobre Creche” - Documentar o cotidiano: criar espaços criativos para investigar os bebês
na vida coletiva (Seminar Cycle "Let's talk About daycare"-Documenting the everyday: creating creative spaces to investigate
the babies in the collective life)
Seminário (Outra)
|
|
2016 - 2016 | Ciclo de Seminários “Vamos conversar sobre Creche” - Contribuições das neurociências para a compreensão do desenvolvimento
nos primeiros anos de vida (Seminar Cycle "Let's talk about daycare"-contributions from Neurosciences to understanding development
in the early years of life)
Seminário (Outra)
|
|
2016 - 2016 | Ciclo de Seminários “Vamos conversar sobre Creche” - Pedagogia dos detalhes: o pensamento de Emmi Pikler (Seminar Cycle "Let's
talk About daycare"-Pedagogy of details: The thought of Emmi Pikler)
Seminário (Outra)
|
|
2014 - 2014 | Seminário Internacional de Supervisão Pedagógica (SISP) - (International Seminar on Pedagogical Supervision (SISP)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2017 | III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil - Políticas, direitos e Pedagogias das Infâncias
Seminário
|
III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil - Políticas, direitos e Pedagogias das Infâncias
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade do Minho (UM), Brasil
|
2016 - 2016 | A construção participada das OCEPE: contributos dos grupos de formação – a experiência do grupo do Porto - Escola Superior
de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)
Encontro
|
ENCONTROS REGIONAIS – Apresentação das Orientações curriculares para a educação pré-escolar
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), Portugal
|
2016 - 2016 | II Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil - Investigação, formação docente e culturas da infância
Seminário
|
II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | III Encontro Nacional de Educação Básica - Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB
Encontro
|
III Encontro Nacional de Educação Básica - Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB
Departamento de Educação / Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 - 2011 | Sabemos e fazemos – a utilização das escalas de envolvimento da criança e de empenhamento do adulto em creche
Encontro
|
Encontro Ser Bebé VII - O direito à educação desde o nascimento
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
|
2009 - 2009 | Formação Contextualizada – um apoio à transformação da Pedagogia em creche
Simpósio
|
IX Simpósio Internacional GEDEI - Pedagogias da Infância: A Procura da Participação
Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância, Portugal
|
2009 - 2009 | Formação Contextualizada – um apoio à transformação da Pedagogia em creche
Congresso
|
Encontro Ser Bebé V
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), Portugal
|
2009 - 2009 | Apresentação do Modelo de Iniciação à Prática Profissional I e II
Encontro
|
Encontro de partilha - Olhares sobre os novos desafios da prática profissional
ESE Jean Piaget - Arcozelo, Portugal
|
2007 - 2007 | 2º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância – CIANEI
Congresso
|
2º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), Portugal
|
2005 - 2005 | 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI)
Congresso
|
1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância – CIANEI,
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), Portugal
|
2001 - 2001 | Uma visão sobre Práticas de Supervisão
Simpósio
|
II Simpósio Internacional: Formação Prática de Professores de Crianças.
Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI), Portugal
|
1996 - 1996 | O projecto em Jardim de Infância: da construção das ideias à construção do futuro
Encontro
|
Encontro - 1896-1996: Cem Anos de Pedagogia
Instituto de Estudos da Criança e Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 | O papel do educador de infância nas artes visuais (The role of the kindergarten educator in the visual arts) | Filipa Daniela Lopes Loureiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | EcoArte: A utilização das artes visuais para a sustentabilidade do planeta (EcoArt: The use of visual arts for the sustainability of the planet) | Maria Teresa Campos Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | O desenho como recurso educativo para a compreensão da identidade da criança. (The design as an educational resource for understanding the identity of the child) | Joana Cristina Fernandes Regedor de Castro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | A diferenciação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. (The pedagogical differentiation in the teaching-learning process in pre-school education and in the first cycle of basic education) | Cláudia Santos Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | Compreender e desenvolver o Espaço Aberto como meio de formação complementar de futuros atletas de alta competição: o papel da supervisão (Understanding and developing open space as a means of complementary training for future high-competition athletes: the role of supervision) | Ana Rita Ferreira Rios (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Mediação socioeducativa no contexto de uma Escola Básica: contributos para o desenvolvimento de competências (Youth mediation in the context of a basic school: Contributions to the development of skills) | Susana Daniela Antunes Martins (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Um Relato da Transformação da Prática Pedagógica em Creche através da Metodologia de Trabalho de Projeto (An account of the transformation of pedagogical practice into daycare through the methodology of project work) | Marta Isabel dos Santos Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Construção de um plano de formação numa instituição particular de solidariedade social (Building a training plan in a particular institution of social solidarity) | Maria Armanda Pereira Rodrigues (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | Perturbações do espetro do autismo na educação pré-escolar: Estratégias de inclusão (Disorders of autism spectrum in preschool education: inclusion strategies) | Marta Gisela Pinto Novais (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | O efeito dos resultados escolares na avaliação do desempenho docente (The effect of school results on evaluating the teaching performance) | Luís Alexandre Pereira de Carvalho da Costa Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | O ambiente educativo e a relação família-escola em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico (The educational environment and the family-school relationship in contexts of preschool education and first cycle of basic education) | Andreia Cristina Pinto Rodrigues (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | Lideranças intermédias: imagens e clivagens (Intermediate leaders: Images and cleavage) | António Manuel Pinto Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | Escola reflexiva: conceção de um dispositivo de avaliação de desempenho docente numa escola privada (Reflective School: Design of a teaching performance evaluation device in a private school) | Paula Cristina dos Santos Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | Que tendências irão nortear a educação nos próximos anos? Estudo exploratório (What trends will guide education in the coming years? Exploratory study) | Vera Luísa Pinto de Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | Avaliação do desempenho docente na Rede de Educação Privada de Braga: contributo para a melhoria da Qualidade educativa creche e pré-escolar (Evaluation of the teaching performance in the private Education network of Braga: contribution to the improvement of the educational quality nursery and preschool) | Marta Filomena Ribeiro Machado (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | O processo de supervisão na formação inicial em educação de infância: estudos de caso em Portugal e em Espanha (The process of supervision in the initial formation in childhood education: case Studies in Portugal and Spain) | Carla João de Carvalho Rosinha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | . As Convicções Pedagógicas e a Prática Educativa (Pedagogical convictions and educational practice) | Maria Benedita Nugent Ribeiro Sottomayor Barbosa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | . A importância das histórias para o desenvolvimento da linguagem (The importance of the stories for the development of the language) | Eduarda Carvalho Pinto do Couto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | Gestão do conhecimento nas escolas: abordagem preliminar (Knowledge management in schools: preliminary approach) | Susana Margarida Lima dos Santos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Práticas de colaboração e reflexão em contexto de formação inicial de professores – um estudo de caso (Collaboration and reflection practices in the context of initial teacher training – a case study) | Cecília Monteiro (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | A participação das crianças com vista à autorregulação da aprendizagem (The participation of children with a view to the self of learning) | Sandra Marisa Silva Batista (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | A autorregulação da aprendizagem para a construção da autonomia (The self of learning to build autonomy) | Márcia Raquel da Mota Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Envolvimento parental em creche (Parental involvement in Daycare) | Marta Isabel da Silva Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Saúde mental: o modelo clinico-comunitário numa unidade sócio ocupacional (Mental health: The clinical-Community model in an Occupational partner unit) | Maria Margarida da Costa Figueiredo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Trabalho de Projeto: A supervisão pedagógica e a transversalidade do português – contributos da oralidade para a promoção de aprendizagens (Project work: The pedagogical supervision and the transversality of the Portuguese-contributions of orality for the promotion of learning) | Isabel Cristina Conde da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Dos hábitos de leitura dos professores ao sucesso escolar dos alunos – Um estudo de caso no primeiro ciclo do ensino básico (Of teachers ' reading habits to students ' school success – a case study in the first cycle of basic education) | Lucinda Maria da Silva Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Perfil dos diretores do 1º ciclo do ensino básico nas escolas públicas da RAM – supervisão de um concelho (Profile of the principals of the first cycle of basic education in public schools of RAM-supervision of a Council) | Sidónia Maria dos Santos Faria (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Perfil de competências transversais do diretor de curso do ensino profissional (Cross-cutting skills profile of the course Director of vocational education,) | Sílvia da Silva Vieira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Avaliação do desempenho na RAM potencialidades e constrangimentos (Performance assessment in RAM potentials and constraints) | Sandra Cristina da Silva Ferreira Januário (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Conselho da Comunidade educativa: precioso ou prescindível? Potencialidades e Limitações de um órgão de direção das escolas da região autónoma da Madeira (Council of the educational community: precious or expendable? Potential and limitations of a steering body of schools in the autonomous region of Madeira) | Paula Gomes da Lage Olim (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Narrativa autobiográfica: relatos de vida marcados pela fobia escolar de um aluno (Autobiographical narrative: Reports of life scarred by a student's school phobia) | Paula Maria de Sousa Moreira da Costa Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Um mar de histórias num grupo de três anos (A sea of stories in a group of three years) | Joana Arruda Mesquita Paínhas Maciel (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Contar histórias num grupo de 5 anos: que reflexo nas aprendizagens? (Telling stories in a group of 5 years: What Reflection in learning?) | Helena Isabel Dias Coelho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A intervenção pedagógica do docente generalista (The pedagogical intervention of the general teacher) | Márcia Ferreira Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A simbiose da educação – aprender a ensinar, aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico (The symbiosis of education-learning to teach, learning to learn in preschool education and teaching the first cycle of basic education) | Diana Filipa Silva Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Ensinar, educar e aprender com docente de dupla habilitação – educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico (Teaching, educating and learning with double qualification teacher-preschool education and teaching the first cycle of basic education) | Inês Fernandes Guedes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A formação dos educadores de infância: Estratégias e práticas – estudo realizado num agrupamento de escolas na zona norte de Portugal (The formation of kindergarten educators: Strategies and Practices – study conducted in a group of schools in the North area of Portugal) | Fernanda Cristina Oliveira Martins Neves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Aliança Família-Escola-Criança: de um Conceito a um Projeto (Family-School-child Alliance: from a concept to a project) | Catarina Areias Andresen (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Estórias dentro de uma história profissional – A narrativa de um curso de educação para adultos (Stories within a professional story – the narrative of an adult education course) | Sónia Gabriela de Sousa Coelho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Um estudo sobre as práticas de avaliação de aprendizagem do 1º ciclo do ensino básico. A prática avaliativa (A study on the learning evaluation practices of the first cycle of basic education. The Evaluation Practice) | Paulo Sérgio da Silva Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Necessidades e expetativas dos professores face à supervisão / avaliação de desempenho docente no âmbito da educação visual / artes visuais (Needs and expectations of teachers in the face of the supervision/evaluation of teaching performance in the field of visual education/visual arts) | Maria de Fátima Falcão Pestana de Vasconcelos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Avaliação de desempenho docente. Um olhar empenhado em contexto organizacional (Teaching performance evaluation. A committed look at organizational contexto) | Ana Paula Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Promoção do sentido crítico no contexto do 1º ciclo do ensino básico (Promotion of critical direction in the context of the first cycle of basic education) | Graça Maria Brito Moura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Pedagogia Participativas: um Estudo de Caso no Âmbito dos Direitos da Criança (Participatory pedagogy: A case study under the rights of the Child) | Thaísa de Oliveira Lima (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | A metodologia de trabalho de projeto como transformação da ação pedagógica no jardim-de-infância (The methodology of project work as a transformation of pedagogical action in kindergarten) | Mónica Alexandra Geraldes Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | Envolvimento parental em contexto de creche (Parental involvement in nursery contexto) | Susana Isabel Rego de Brito (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | O Diário de Grupo enquanto promotor da participação democrática (The group Journal as a promoter of democratic participation) | Cecília Raquel Pontes Miranda Alves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Trabalho de Projeto: a promoção da participação ativa das crianças (Project work: Promoting active participation of children) | Mélanie Leite Jorge (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | A importância do brincar na aprendizagem (The importance of playing in learning) | Gisela Trancheta Bueno (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Histórias contadas em família: uma parceria com o jardim de infância (Stories told in the family: a partnership with the kindergarten) | Joana Catarina Mesquita Santos Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A importância do jogo simbólico (The importance of the symbolic game) | Maria Inês Raposo Meireles Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Brincar com o adulto: uma mais-valia (Play with the adult: an added value) | Rita Ariana Pessoa Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O impacto da creche no desenvolvimento da criança – um estudo de caso (The impact of daycare on child development-a case study) | Ana Sofia da Cruz Vilaça (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A brincar também se aprende (Playing is also learned) | Cátia Sofia Carvalho Correia (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Educando hoje com valores, para homens e mulheres de amanhã (Educating today with values, for men and women of tomorrow) | Melissa Fontes Dias (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Aprendendo valores e explorando a natureza (Learning values and exploring nature) | Mélanie Sandra Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O espaço e a sua influência numa sala de jardim de infância (The space and its influence in a kindergarten room) | Maria João Ferreira Nogueira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A autonomia moral da criança: criação e negociação de regras (The moral autonomy of the child: creation and negotiation of rules) | Alexandra Moreira Graça da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A importância das relações na aprendizagem das crianças (The importance of relationships in learning children) | Inês Maria Oliveira Almeida (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A importância da parceria escola-família numa instituição em educação pré-escolar (The importance of the school-family partnership in an institution in preschool education) | Sónia Filipa Magalhães Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Formação contínua de professores em Portugal – um olhar crítico sobre a sua avaliação (Continuing training of teachers in Portugal-a critical look at their assessment) | Armandina Esteves Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | RUBRICS – presente e futuro na avaliação das aprendizagens. Uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico (RUBRICS – present and future in the evaluation of learning. A proposal for a tool to create evaluation grids for the first cycle of basic education) | Marlene Barbosa Barral (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Estratégias avaliativas de um contexto educativo – um estudo exploratório sobre a avaliação no 1º ciclo do EB (Assessment strategies of an educational context-an exploratory study on the evaluation in the first cycle of EB) | Isabel Maria Gomes Dias Capelo Antunes de Sá (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Reorganização do ambiente físico de aprendizagem como resposta aos interesses emergentes das crianças (Reorganization of the physical learning environment as a response to the emerging interests of children) | Sylvia Fernandes Soares (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | O Trabalho de Projeto no jardim de infância e as atividades Pedagógicas em creche: Relato de uma experiência de estágio (The project work in kindergarten and pedagogical activities in daycare: reporting an internship experience) | Sílvia Sofia Sousa Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 | Gestão de conflitos interpessoais na infância: um olhar construtivista (Management of interpersonal conflicts in childhood: a constructivist look) | Daniela Sofia Ribeiro Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | A interação adulto-criança: a sua importância na prática educativa (Adult-Child Interaction: its importance in educational practice) | Nícia Soraia Marques Ferreira da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | O referencial Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias e a Supervisão Pedagógica: um estudo sobre a avaliação da qualidade na Educação Pré-escolar (The benchmark developing quality in partnerships and pedagogical supervision: a study on quality evaluation in pre-school education) | Susana Celeste Seabra Monteiro Esteves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 | Impacto percebido da reflexão colaborativa na reconstrução de práticas em contexto de creche (Perceived impact of collaborative reflection on the reconstruction of practices in the context of daycare) | Tânia Maria Meireles Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 | Disortografia: compreender para intervir (Misspelling: understanding to intervene) | Maria de Lurdes Peixoto Afonso (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 | Contributos da supervisão pedagógica na relação interpessoal entre relator/avaliado (Contributions of pedagogical supervision in interpersonal relationship between rapporteur/evaluated) | Anabela do Rosário Lopes Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 | Gabinete de acção tutorial. Refletir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar (Action Cabinet Tutorial. Reflect (in) discipline, absenteeism, abandonment and (in) school success) | Maria de Fátima da Costa Guimarães Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 | O Trabalho Colegial em Contexto de Creche – um olhar supervisivo (The collegiate work in the context of a daycare supervision look) | Sandra Patrícia Pinto de Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 | A Utilização de Ferramentas WEB 2.0 em Contexto Educativo: Um Estudo com Professores do 1º Ciclo (The use of WEB Tools 2.0 in an educational context: a study with teachers of the first cycle) | Maria Joana Teixeira Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 | Contributos da supervisão pedagógica na relação interpessoal entre relator/avaliado (Contributions of pedagogical supervision in interpersonal relationship between rapporteur/evaluated) | Maria Lucinda Gomes Ribeiro Capelo Queirós (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 | A aprendizagem profissional da interação adulto-criança: um Estudo de Caso multicontexto (The professional learning of adult-child interaction: a Multicontext Case study) | Rosa Maria Ramos Novo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2007/09/03 - Atual | Revista Saber e Educar | ESE de Paula Frassinetti |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
1984/09 - Atual | Técnica Pedagógica | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Estágio | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Metodologias Específicas para a Educação de Infância, do 1º, 2º e 3º ano | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Metodologias de Intervenção Educativa | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Organização Curricular | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Teoria e Desenvolvimento Curricular | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Seminário de Estágio | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Seminário Interdisciplinar | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Fundamentos conceptuais das práticas em educação II | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Pedagogia da 1ª infância | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Projecto de investigação/intervenção | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Formação de Formadores | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Concepção de Trabalho de Projecto | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Trabalho de Projecto | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Teoria e Gestão Curricular | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Estágio I em Educação Pré-escolar | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Pedagogia da Infância | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Estágio em Educação Pré-escolar | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Iniciação à Prática Profissional I | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Iniciação à Prática Profissional IV | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Pedagogia da Infância - Educação Pré-Escolar e Creche | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Teoria e Desenvolvimento Curricular | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar II | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1984/09 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada em creche | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2017 - 2017 | Reflexão sobre percurso(s) de aulas observadas e melhoria desse processo - Reflection on course (s) of observed classes and improvement of this process | Aperfeiçoamento (Curso médio) | ESE de Paula Frassinetti / Centro de Formação Júlio Resende, Portugal |
2016 - 2016 | Da supervisão e formação à mudança das práticas - Supervision and training to change practices | Aperfeiçoamento (Curso médio) | ESE de Paula Frassinetti, Portugal |
2015 - 2015 | Analisar e debater as Orientações Pedagógicas/Curriculares para a Educação de Infância - Analyze and discuss pedagogical/curricular orientations for childhood education | Outra (Curso médio) | Direção Geral de Educação (DGE) - Ministério da Educação (ME), Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
1998 - Atual | Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) | |
2006 - 2011 | Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2008/09 - 2017 | Membro efectivo do Conselho Técnico-Científico
Membro
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |