???global.info.a_carregar???
Cristina Palmeirão is an assistant professor at the faculty of education and psycholagy of the catholic university of Portugal. FCT fellow ( SFRH/ BD/ 23818/20005), Phd in Educational Sciences, from the Faculty of Education and Psycholagy of the university of Porto. Between 2008 and 2012 she was a postdoctoral fellow in Educational Sciences,financed by FCT (SFRH /BPD/46240/2008). She is a member of the research Center for Human Development with several Publications.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cristina Maria Gomes da Costa Palmeirão

Nomes de citação

  • Cristina Palmeirão

Identificadores de autor

Ciência ID
A214-FC9E-CA94
ORCID iD
0000-0002-1949-8641
Researcher Id
AAY-5549-2021
Scopus Author Id
57200014814

Endereços de correio eletrónico

  • cpalmeirao@ucp.pt (Profissional)
  • cpalmeirao@ucp.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (3519) 226196279 Ext.: 279 (Profissional)
  • 226196200 (Profissional)

Moradas

  • Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia (Porto e Lisboa). Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://www.ucp.pt/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Mediação de Conflitos (Outros)
Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos, Portugal
2012
Concluído
Ciências da Educação (Pós-doutoramento)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2008
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"A interacção geracional como estratégia educativa: um contributo para o desenvolvimento de atitides, valores e competências entre gerações." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
2000
Concluído
Administração e Planificação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"Uma Pedagogia para a Terceira Idade: Contributos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1993
Concluído
Ciências Históricas - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"Os Forais de Miranda do Douro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 (dezasseis) valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/04 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2001/10/01 - 2007/03/31 Assistente (Docente Universitário) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
1999/09/01 - 2001/10/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/12/12 - Atual Representante Comissão da Qualidade (Despacho FEP/N/CQ/01/2018) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018/12/12 - Atual Representante para a Qualidade da Faculdade de Educação e Psicologia (Despacho FEP/N/RQ/01/2018 Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016/09/05 - Atual Coordenação Cientícia Formação Avançada em Ciências da Educação Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/01/01 - Atual Vogal, Vice Presidente/Vogal do Conselho Pedagógico Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/01/01 - Atual Representante da Faculdade de Educação e Psicologia - Assessoria Biblioteca Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011/09/01 - Atual Serviço Apoio à Melhoria da Educação - Coordenadora Científica Escolas/Agrupamentos Escolas TEIP -Zona Norte Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Serviço de Apoio à melhoria da Educação da Faculdade Educação e Psicologia da Universidade Católica Portugues , Portugal
2011/01/01 - Atual Assessora Editorial/Coordenadora Operacional da Revista Portuguesa Investigação Educacional Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009/01/01 - Atual Consultora Serviço de Apoio à melhoria da Educação (SAME) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
1986/09/01 - 2007/03/31 Serviços Administrativos - Chefe Secretaria Pedagógica Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
1980/09/01 - 1986/08/31 Serviços Administrativos - Chefe Secretaria Pedagógica Universidade Livre do Porto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - Atual EDUgest:Gestão Escolar e Melhoria das Escolas
CEDH, Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
Investigador
Centro de Estudos Desenvolvimento Humano - Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2020 - 2022/07/30 Projeto CriArte Porto
2020
Investigador
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cristina Palmeirão; Alexandra Caneiro; José MatiaAes. Autor correspondente: Cristina Palmeirão. "STUDENTS' MEMORIES, HISTORIES AND LIVES: STUDENTS’ VOICE THROUGH THE PEDAGOGICAL TRIANGULATIONS SCHOOL TRAJECTORIES - COVID19 INICIATIVE". Trabalho apresentado em ICERI2021 - 14th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2021.
    Publicado
  2. Cristina Palmeirão; Alexandra Carneiro. "MULTIDISCIPLINARY SUPPORT TEAMS FOR INCLUSIVE EDUCATION DURING EMERGENCY ONLINE TEACHING - EXPERIENCES AND PRACTICES ON THE PEDAGOGICAL TRIANGULATIONS FORUM". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0461
  3. Cabral, Ilídia; Alves, José Matias; Soares, Diana; Palmeirão, Cristina. "BUREAUCRATIC OR INSTRUCTIONAL LEADERS? AN OVERVIEW OF PORTUGUESE SCHOOL LEADERS’ PERCEPTIONS ON AN AUTONOMY AND CURRICULUM FLEXIBILITY PROGRAM". Trabalho apresentado em BUREAUCRATIC OR INSTRUCTIONAL LEADERS? AN OVERVIEW OF PORTUGUESE SCHOOL LEADERS¿ PERCEPTIONS ON AN AUTONOMY AND CURRICULUM FLEXIBILITY PROGRAM, 2019.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2019.1723
  4. Cabral, Ilídia; Matias Alves, José; Soares, Diana; Palmeirão, Cristina. "THE PARENTS’ ROLE IN THE GENERAL COUNCIL OF PORTUGUESE SCHOOLS – EFFECTIVE PARTICIPATION OR MERE ORCHESTRATION OF REALITY?". Palma Maiiorca, 2019.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2019.2426
Artigo em revista
  1. Cristina Palmeirão. "Os pais no Conselho Geral das escolas: Entre a retórica da ação estratégica e a subordinação múltipla". Revista Portuguesa de Educação 34 2 (2021): 64-85. file:///C:/Users/NOX/Desktop/18618-Texto%20do%20Trabalho-105506-1-10-20211230.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Francisco Freire Soares (0000-0002-6148-9829); Cristina Palmeirão; Margarida Oliveira(0000-0001-9927-8210); António Oliveira (0000-0001-9960-2201). Autor correspondente: Cristina Palmeirão. "O poder do método de ensino combinado: um método experimental". Revista Portuguesa Investigação Educacional 1 21 (2021): 1-19. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Cristina Palmeirão. "Innovative pedagogical practices in Portuguese schools: first steps of a research project.". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 20 (2020): 11-20. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/issue/view/600.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Cristina Palmeirão; Alexandra P. Carneiro. "Pedagogical Triangulations". 9th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (2020): http://dx.doi.org/10.1145/3439231.3440606.
    10.1145/3439231.3440606
  5. Mireia Tintoré; Rosário Serrão Cunha; Ilídia Cabral; Alves, José Matias; Cristina Palmeirão; Ana Paula Silva; Rui Pina; et al. "Dando voz a los directores escolares: 19 historia de vida de directores portugueses". Guía de Centros Educativos. Artículos de Dinámica Organizativa (2019): www.qa.ebiblox.com/Reader/Reader/Home.
    Publicado
  6. Claúdia Azevedo; Cristina Palmeirão; Constança Paúl. "Typical Oversights when Managing an Intergenerational Program: A Reflection from Portugal". Journal Of Intergerational Relationships 1 (2018): 205-210.
    Publicado • 10.1080/15350770.2018.1404863
  7. Cristina Palmeirão. "Mediação Pedagógica: o sucesso como paradigma". Revista Postuguesa de Investigação Educacional 16 (2016): 115-128.
    Publicado
  8. Cristina Palmeirão. "Mostra o que fazes bem - observação partilhada de aulas". Cadernos Desafios Trans_Formação 8 (2014): 9-20. http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/SAME/Cadernos_Desafios_8_dez14.pdf.
    Publicado
  9. Cristina Palmeirão; José Pedro Amorim. "Programa universitário (50+) ou do questionamento de crenças tomadas pela medusa". Revista Diálogo Educacional 13 N (2013): 349-367. http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd1=7638&dd99=view.
    Publicado
  10. J. Machado; Cristina Palmeirão; José Joaquim Alves; I. Vieira; L. Trigo; Ilídia Cabral; Joaquim Machado; José Matias Alves; Ilidia Vieira. "A assessoria externa nos Territórios Educativos". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 13 (2013): 155-174. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/46bb2961-0123-4351-bb82-9110cfc14dc5.
    Publicado • 10.34632/investigacaoeducacional.2014.3404
  11. Cristina Palmeirão; Isabel Menezes. "No mundo de hoje". Cadernos de Pedagogia Social 4 (2012): 119-152. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/117abdb2-61e0-4238-80ce-892440977869.
    10.34632/cpedagogiasocial.2012.1952
  12. Maria João Carvalho; Cristina Palmeirão. "Nós entre nós". Cadernos de Pedagogia Social 4 (2012): 165-184. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/925b54dc-b7e2-4828-9acb-33010a05acd2.
    Publicado • 10.34632/cpedagogiasocial.2012.1954
  13. Cláudia Azevedo; Cristina Palmeirão; Claúdia Azevedo. "Diferentes experiências, uma nova convivência". Cadernos de Pedagogia Social 4 (2012): 153-163. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/48fa91a1-19e4-44eb-9993-fa32d1e54a1d.
    Publicado • 10.34632/cpedagogiasocial.2012.1953
  14. Cristina Palmeirão; António Oliveira; Alcídio Sérgio Lopes. "Para além dos resultados Académicos. Revista Portuguesa de Investigação Educacional.". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 11 (2012): 153-168. http://www.fep.porto.ucp.pt/revistainvestigacaoeducacional/.
    Publicado
  15. Cristina Palmeirão; Isabel Menezes. "No mundo de hoje: atitudes perante as pessoas idosas". Cadernos de Pedagogia Social 4 (2012): 119-152.
    Publicado
  16. Cristina Palmeirão; Alexandra Carneiro. "A Consultoria UCP: Olhar a diferença". Revista Portuguesa de Investigação Educacional l 11 (2012): 141-152. http://www.fep.porto.ucp.pt/revistainvestigacaoeducacional/.
    Publicado
  17. Cláudia Azevedo; Cristina Palmeirão. "The contribution of an Intergenerational Program to build bridges between school and community and to promote old people’s well-being and mutual learning". Intergenerational solidarity and older adults’ education in community 1 (2012): 254-265. http://eloa2012.pedagogika-andragogika.com/programme.html.
    Publicado
  18. Cristina Palmeirão; Isabel Menezes. "O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas.". Revista 1 (2009): 103-123. http://www.fep.porto.ucp.pt/revistainvestigacaoeducacional/.
    Publicado
  19. Palmeirão, Cristina. "Do valor da dignidade: conquista e autonomia. O papel da Educação Intergeracional como factor de mudança". Revista 1 (2009): 99-106. N/D.
    Publicado
  20. Cristina Palmeirão; Isabel Menezes. "A interacção geracional como estratégia educativa: um contributo para o desenvolvimento de atitudes, saberes e competências entre gerações". Revista 1 (2009): 22-35. http://www.fep.porto.ucp.pt/revistainvestigacaoeducacional/.
    Publicado
  21. Palmeirão, Cristina. "Aproximar gerações. O caminho da educação". Revista 41 (2008): 23-25. N/D.
    Publicado
  22. Cristina Palmeirão; Palmeirão, Cristina. "O esforço do nosso tempo...". Cadernos de Pedagogia Social 1 (2007): 125-134. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/1d1818da-27d6-40c3-a4fb-f6531ffd10b8.
    Publicado • 10.34632/cpedagogiasocial.2007.1919
Artigo em revista (magazine)
  1. Cristina Palmeirão. "TEIP3 - Equipas Multidisciplinares: desafios e tendências", Cadernos Desafios, 2015
  2. Cristina Palmeirão. "Desenvolvimento Profissional e Organizacional: dinâmicas de implicação, de conhecimento e melhoria", Desafios, 2014, http://issuu.com/catolicaportoeducacao/docs/cadernos_desafios_n__2_vers__o_fina.
  3. Cristina Palmeirão. "O tempo não muda. As rotinas sim.", Desafios , 2014, http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/SAME/docs/_Cadernos_Desafios_6_Maio2014_.pdf.
  4. Cristina Palmeirão; Manuela Miranda. "Partilhamos, aprendemos, crescemos", Desafios , 2014, http://issuu.com/catolicaportoeducacao/docs/cadernos_desafios_n__2_vers__o_fina.
Capítulo de livro
  1. Palmeirão, Cristina. "Digitais por obrigação". In Ensinar e aprender em tempo de covid-19: entre o caos e a redenção, 55-60. Porto, Portugal: Católica Editora, 2020.
    Publicado
  2. Cristina Palmeirão. "Quando a escola não era o que é agora. Educar entre tensões e paradoxos". In Alves, J. M. & Cabral, I. (2020). COVID 19 Ensinar e Aprender no tempo do (pós) confinamento. O que aprendemos entre março e junho de 2020?. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia. 978-989-54364-7-7, 41-45. Porto, Portugal: Católica Editora, 2020.
  3. Alcina Ramos; Cristina Sousa; Eugénia Silva; Cristina Palmeirão. "Conceber colaborativamente uma estratégia de ensino". In Construir a autonomia e flexibilização ciurricular., 88-11. Porto, Portugal: Católica Editora, 2017.
    Publicado
  4. Cristina Palmeirão. "Sucesso Escolar: Horizontres de Possibilidades". In Promoção do Sucesso Educativo. Estratégias de Inclusão, Inovação e Melhoria, 1-1. Porto, Portugal: Católica Editora, 2016.
    Publicado
  5. Cristina Palmeirão; Graça Pires. "Tutoria escolar: um caso em estudo". In Promoção do Sucesso Educativo. Estratégias de Inclusão, Inovação e Melhoria, 86-101. Porto, Portugal: Católica Editora, 2016.
    Publicado
  6. Cristina Palmeirão. "Ação docente e desenvolvimento profissional - Assessoria Pedagógica - um projeto formativo para a melhoria". In Professores, Escolas e Municipio - Formar, Conhecer e Desenvolver, 33-41. Porto, Portugal: Católica Editora, 2015.
    Publicado
  7. Cristina Palmeirão. "Município e administração local da educação - a ação de consultoria em projetos locais - Projetos Educativos Municipais". In Professores, Escolas e Município - Formar, Conhecer e Desenvolver, 170-178. Porto, Portugal: Católica Editora, 2015.
    Publicado
  8. Cristina Palmeirão. "A diferença somos nós. Relação Escola-Família-Comunidade". In Ser Autor, Ser Diferente, Ser TEIP, 81-94. Porto, Portugal: Católica Editora, 2015.
    Publicado
  9. Fernando Sousa; Cristina Palmeirão. "Políticas de Inclusão e Sucesso na Escolas - As práticas de esnino e as suas implicações na (in)disciplina na sala de aula". In Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional, 613-623. Porto, Portugal: Católica Editora, 2015.
    Publicado
  10. Graça Pires; Cristina Palmeirão. "Políticas de Inclusão e Sucesso na Escola - A Assessoria Pedagógica Interna". In Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional, 556-566. Porto, Portugal: Católica Editora, 2015.
    Publicado
Edição de livro
  1. Cristina Palmeirão; Alves, José Matias. ESCOLAS SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES: DESAFIANDO OS PARADIGMAS MAIS TRADICIONAIS. Porto, Portugal: Católica Editora. 2021.
    Publicado
  2. Cristina Palmeirão; José Matias Alves. Escolas sobre os ombros de gigantes. Universidade Cat{\'o. 2021.
    10.34632/9789899058064
  3. Cristina Palmeirão; José Matias Alves. Mudança em movimento. Universidade Cat{\'o. 2021.
    10.34632/9789899058095
  4. Cristina Palmeirão; Cristina Palmeirão; José Joaquim Alves. Da igualdade de oportunidades à equidade educativa. Porto: Católica Editora. Porto, Portugal: Católica Editora. 2019.
    10.34632/9789898835789
  5. Cristina Palmeirão. Escola e Mudança - Construindo Autonomias, Flexibilidade e Novas Gramáticas de Escolarização - Os desafios essenciais. Porto, Portugal: Católica Editora. 2018.
    Publicado
  6. Joaquim Machado; Cristina Palmeirão; Ilídia Cabral; Isabel Baptista; Joaquim Azevedo; José Joaquim Alves; maria roldao. Educação, territórios e desenvolvimento humano. Universidade Cat{\'o. 2017.
Entrada de dicionário
  1. Cristina Palmeirão. "Empreendedorismo Intergeracional". In Empreendipédia. Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Gradiva, 2019.
    Publicado
Livro
  1. Cristina Palmeirão; José Joaquim Alves. Escola e mudança. Universidade Cat{\'o. 2018.
    10.34632/9789898835543
  2. Cristina Palmeirão; José Matias Alves. Construir a autonomia e a flexibilização curricular. Porto, Portugal: Católica Editora. 2017.
    Publicado
  3. Joaquim Machado; Cristina Palmeirão; Ilídia Cabral; Isabel Baptista; Joaquim Azevedo; José (org) Matias Alves; maria roldao. Educação, territórios e desenvolvimento humano. Livro de resumos: II Seminário Internacional. 2017.
  4. Cristina Palmeirão; José Matias Alves. Promoção do Sucesso Educativo. Estratégias de Inclusão, Inovação e Melhoria. Porto, Portugal: Católica Editora. 2016.
    Publicado
  5. Cristina Palmeirão; José Joaquim Alves. Promoção do sucesso educativo. Universidade Cat{\'o. 2016.
    10.34632/9789898835130
  6. Ilídia Cabral; José Joaquim Alves; Joaquim Azevedo; Cristina Palmeirão; J. Machado; maria roldao. Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Atas do 1º Seminário Internacional. Universidade Cat{\'o. 2015.
  7. Ilídia Cabral; José Joaquim Alves; Joaquim Azevedo; J. Machado; Cristina Palmeirão; maria roldao. Livro de Resumos - Educação, Território e Desenvolvimento Humano. 2015.
  8. Cristina Palmeirão; José Joaquim Alves; José Matias Alves. Ser autor, ser diferente, ser TEIP. Porto, Portugal: Universidade Cat{\'o. 2015.
    Publicado • 10.34632/9789898366993
  9. Joaquim Machado; Cristina Palmeirão; Ilídia Cabral; Isabel Baptista; Joaquim Azevedo; José (coord) Matias Alves; maria roldao. Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. 2015.
Prefácio / Posfácio
  1. Cristina Palmeirão; Alves, José Matias. "Escolas sobre os ombros de gigantes: desafiando os paradigmas mais tradicionais". Prefácio para Escolas sobre os ombros de gigantes: desafiando os paradigmas mais tradicionais, 04-09. Porto, Portugal: Católica Editora. 2021.
    Publicado
Relatório
  1. I. Vieira; José Joaquim Alves; J. Machado; Cristina Palmeirão; Luísa Orvalho; I. Salvado; V. Almeida. 2013. Relatório Final de Avaliação do Programa “Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Educativos Municipais e de Projeto Educativo Metropolitano”. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/501f4a75-97ff-4585-b8af-8aed528c64ca.
Resumo em conferência
  1. Margarida Oliveira(0000-0001-9927-8210); Cristina Palmeirão. "Um Estudo de Caso: a Tutoria Autorregulatória no Sucesso Educativo". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional sobre Metodologia: Desafios Metodológicos Atuais (Qualis2021), Santiago de Compostela, 2021.
    Publicado
  2. Cristina Palmeirão. "Triangulações Pedagógicas: Aspetos Metodológicos e o Contexto da Pesquisa". Trabalho apresentado em Triangulações Pedagógicas: Aspetos Metodológicos e o Contexto da Pesquisa, 2021.
    Publicado
  3. Cristina Palmeirão. "Tutoria Escolar Como Estratégia e Promoção de Sucesso Educativo: um Estudo Implementado em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária da CIM Tâmega e Sousa". Trabalho apresentado em Tutoria Escolar Como Estratégia e Promoção de Sucesso Educativo: um Estudo Implementado em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária da CIM Tâmega e Sousa, 2021.
    Publicado
  4. Fernando Sousa; Cristina Palmeirão. Autor correspondente: Cristina Palmeirão. "Indisciplina e Práticas Educativas: Estudo de Caso no Agrupamento de Escolas Alfa". Trabalho apresentado em Indisciplina e Práticas Educativas: Estudo de Caso no Agrupamento de Escolas Alfa, 2021.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/11/08 STUDENTS' MEMORIES, HISTORIES AND LIVES: STUDENTS’ VOICE THROUGH THE PEDAGOGICAL TRIANGULATIONS SCHOOL TRAJECTORIES - COVID19 INITIATIVE ICERI2021 - 14th annual International Conference of Education, Research and Innovation
(Espanha)
2021/07/08 MULTIDISCIPLINARY SUPPORT TEAMS FOR INCLUSIVE EDUCATION DURING EMERGENCY ONLINE TEACHING - EXPERIENCES AND PRACTICES ON THE PEDAGOGICAL TRIANGULATIONS FORUM EDULEARN21
2021/07/08 SPECIFIC TUTORING: STRATEGY FOR PROMOTING EDUCATIONAL SUCCESS IN THREE MIDDLE-SCHOOLS EDULEARN21
International Academy of Technology, Education and Development (IATED Academy) (Valencia, Espanha)
2021/07 A tutoria especifica: uma estratégia de promoção do sucesso escolar em três escolas agrupadas do ensino básico do grande porto IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano,
2021/07 Desenvolvimento profissional docente no ensino especializado da música IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano,
2021/07 O município e a escola em contexto de pandemia: Práticas de autonomia e de centralização IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano,
2021/07 A minha escola é inovadora? Experiências de inovação na perspetiva dos professores IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
2021/07 Lideranc¸as e aprendizagens: projeto de investigac¸a~o em zonas de influe^ncia pedago´gica IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
2021/07 Dos Trilhos da Inclusa~o Voando sobre Horizontes de Transformac¸a~o: reflexo~es a partir de um estudo de caso IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
2021/05/15 The Power of combined teaching method: an experimental study VIII Seminário Investigação - Painél - Práticas Pedagógicas Inovadoras
CEDH-FEP-UCP (Porto, Portugal)
2021/04/20 Webinar - A valorização e a avaliação das competências dos alunos e alunas ao serviço da melhoria educativa Projeto A par e Passo
Projeto a Par e Passo - Rede Inducar (Portugal)
2020/12/30 Pedagogical Triangulations - from the online forum to the e-magazine: a praxiological experience about school and its actors during COVID19 confinement DSAI2020
2020/09/10 Planos de tutoria Específica e sucesso escolar: Estudo de caso em 3 escolas públicas agrupadas do ensino básico do Grande Porto XV Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação
Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação
2020/01/15 Escolas, projetos e aprendizagens X Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar - Painel - Diversificar para melhor integrar
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2018 PIICIE: A base para a participação interinstitucional e inovação educativa XII Jornadas Pedagógicas - Santa Maria da Feira
Câmra Municipal de Santa Maria da Feira (Santa Maria da Feira , Portugal)
2017 Identidade(s) e Alteridade: aprender a viver juntos Disciplina IN
Externato Vila Meã (Vila Meã, Portugal)
2017 Regulação da ação educativa: compreender para agir I Colóquio sobre "O Estado da Arte" da Gestão de Conflitos em Portugal
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2017 Inovação Pedagógica e dinâmicas coerentes de mudança Escola e Futuro
Microrredes Agrupamentos de Escolas - Sudeste de Baião, Tarouca, Mesão Frio e Santa Marinha de Zezere (Resende, Portugal)
2017 A gestão positiva do conflito: questões, princípios e práticas
Agrupamento de Escolas Irmãos Passos (Matosinhos, Portugal)
2017 Desafios para a educação: dentro, entre e além escolas Agrupamento de Escolas Albergaria a Velha em Jornada
Agrupamento de Escolas Albergaria a Velha (Albergaria a Velha, Portugal)
2016 (in)Disciplian e ação docente Repensar a escola - para um ambiente focado nas aprendizagens
Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio (Póvoa de Lanhoso, Portugal)
2016 Estratégias de prevenção e gestão de conflitos - cidadania e autoridade na escola atual VI Colóquio (In)disciplina e Gestão de Conflitos: como prevenir, como gerir.
Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão (Carregal do Sal, Portugal)
2016 Mediação Educativa - um protocolo para a gestão de conflitos Ciclo de Conferências
Agrupamento de Escolas Beira Douro (Portugal)
2016 Escola, Família e Comunidade
Agrupamento de Escolas Albergaria-a-Velha (Albergaria-a-Velha, Portugal)
2016 (in)Disciplina e Formação Docente 6.º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar
SAME-FEP-UCP (Porto, Portugal)
2015 Assessorias internas e diferenciação pedagógica: Um olhar sobre valores e práticas a partir da consultoria externa 5ºCiclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar
CEDH - FEP -UCP (Porto, Portugal)
2015 A ação de consultoria em projetos locais V Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Organização, supervisão e Gestão Escolar
CEDH-SAME-FEP-UCP (Porto, Portugal)
2015 Gestão de conflitos e de indiscipina na escola e na sala de aula "I Jornadas da Infância e da Juventude - Os Programas Integrados de Educação e Formação na Inclusão Sócio-educativa das Crianças e dos Jovens",
Agrupamento de Escolas Macedo de Cavaleiros (Macedo de Cavaleiros, Portugal)
2015 A motivação e a aprendizagem 1ªas Jornadas Psicopedagógicas
AGPSOUSA (Penafiel, Portugal)
2015 Diferenciação Pedagógica II Jornadas Pedagógicas
AE Valongo (Valongo, Portugal)
2015 Disciplina e Gestão de Conflitos na Organização Escolar Jornadas Pedagógicas 2015. Dispositivos e Medidas de Promoção do Sucesso Escolar
Câmara Municipal de Óbidos (Óbidos, Portugal)
2015 Apoiar a construção de projetos em educação II Jornadas da Educação: Gestão , currículo, desenvolvimento profissional e expetativas dos alunos
CFAE Sousa Nascente e Câmara Municipal Lousada (Lousada, Portugal)
2015 A diferenciação Pedagógica
Agrupamento de Escolas de Perafita (Matosinhos, Portugal)
2015 Gestão de Conflitos e Inovação Pedagógica Jornadas Pedagógicas
Centro de Formação (Freixo de Espada à Cinta, Portugal)
2015 Observação em parceria: um exemplo prático Jornadas Pedagógicas
Agrupamento de Escolas de Arouca (Arouca, Portugal)
2014 Seminários Temáticos Investigação em Educação - Seminário 4 - Escolas TEIP. Onde mora o sucesso ?
(Portugal)
2014 Tempo(s) de reforma: ciclo de vida (in)desejada! «Tempo(s) de reforma: mitos, problemas e oportunidades».
Escola Superior Educação - Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2014 Nós Humanos: Valores Comuns na Escola para todos I Jornadas Pedagógicas
Agrupamento de Escolas de Infias-Vizela (Vizela, Portugal)
2014 Desafios Educativos: falar e pensar as atitudes das crianças sobre a velhice I Seminário do Mestrado Em Gerontologia Social. Realidade(s) e Respostas
Instituto Politécnico Castelo Branco - Escola Superior de Educação (Castelo Branco , Portugal)
2014 Lousada: Jornadas da Educação para debater “A motivação e a (in)disciplina na escola” I Jornadas "Motivação e (in)Disciplina" - Lousada
Câmara Municipal de Lousada (Lousada, Portugal)
2014 O Projeto Educativo Municipal Valongo Está aberto oficialmente o ano letivo, Valongo
Câmara Municipal de Valongo (Valongo, Portugal)
2014 O Contrato de Autonomia Jornadas de Reflexão - O Contrato de Autonomia"
Agrupamento de Escolas de Vouzela (Vouzela, Portugal)
2013 A Educação Intergeracional para o cuidado à pessoa idosa IV Jornadas de Gerontologia Social
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Sociais - Centro Regional de Braga (Braga, Portugal)
2013 Nós Humanos: envelhecimento da nossa sociedade II Jornadas Ibéricas Educação Social
Escola Superior de Educação - Departamento Ciências Sociais (Bragança, Portugal)
2013 La asesoria externa en los territorios educativos I International Congress of Educational Sciences and Development
(Santander, Espanha)
2013 Sustainable Communities: Potentials for intergenerational Education on Educational setting I International Congress of Educational Sciences and Development
(Santander, Espanha)
2013 Lo que me hace aprender. El alumnado y las prácticas docentes I International Congress of Educational Sciences and Development
(Santander, Espanha)
2012 As escolas TEIP
DGE (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/02/14 - Atual A Supervisão na melhoria da qualidade de ensino
Orientador de Madalena Oliveira
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2018/10/17 - Atual O (in)Sucesso do ensino do Português no II Ciclo do ensino secundário e no ensino superior
Orientador de Francisco da paixão Gaspar Gomes
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2018/10/05 - Atual Avaliação do Desempenho Docente: (Re)Descobrir Percursos e (Des)Motivações
Orientador de Maria Teresa de Sousa Reis
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2017 - Atual O Projeto Educativo "Escola Ciência Viva" e o seu contributo para as aprendizagens no 1º ciclo do ensino básico.
Orientador
2017 - Atual Influência das tutorias no sucesso dos alunos
Orientador
2016 - Atual NOS TRILHOS DA INCLUSÃO
Coorientador
2016 - Atual “Influência de planos de tutoria no sucesso dos alunos no âmbito do Plano Nacional de promoção do Sucesso Escolar
Orientador
2015 - Atual TUTORIAS – UM MODELO SOCIOPEDAGÓGICO FLÉXIVEL IMPLEMENTADO EM TEIP’S DA NUT III – TÂMEGA
Orientador
2015 - Atual A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A (IN)DISCIPLINA
Orientador
2013 - Atual A construção de uma Identidade profissional: a reflexão do pedagogo social no campo da educação/formação de Adultos
Orientador
2017/09/01 - 2021/07/13 A TUTORIA ESPECÍFICA: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR EM TRÊS ESCOLAS AGRUPADAS DO ENSINO BÁSICO DO GRANDE PORTO
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017 - 2017 Comunidade educativa e participação. do normativo à práxis. Estudo de caso
Coorientador
2016 - 2016 Avaliação da Eficácia da Escola: Resultados e Práticas Educativas
Orientador
2016 - 2016 GESTÃO DE CONFLITOS EM CONTEXTO ESCOLAR: DIFERENTES PERSPETIVAS – DOCENTES E ALUNOS
Orientador
2015 - 2015 Perceção dos professores sobre a (in)disciplina
Orientador
2015 - 2015 Trabalhos para casa no 1º ciclo
Orientador
2015 - 2015 Projeto Educativo de Escola_Agrupamento: realidade ou mito? Um estudo de caso
Orientador
2014 - 2014 Desenvolvimento Profissional: análise reflexiva à intencionalidade da formação curricular
Orientador
2014 - 2014 A CRIAÇÃO DE MEGA-AGRUPAMENTOS NO CONCELHO DO PORTO
Orientador
2014 - 2014 O Campo de ação do diretor escolar. Possibilidades, limites, desafios e paradoxos
Orientador
2014 - 2014 Supervisão pedagógica. Uma experiência revisitada
Orientador
2014 - 2014 As Tutorias na escola para todos
Orientador
2014 - 2014 A perceção da indisciplina na aula de história
Orientador
2014 - 2014 Nos meandros do (in)sucesso escolar: perceções de alunos, pais e professores
Orientador
2014 - 2014 Práticas de diferenciação pedagógica (parcerias pedagógicas - assessorias) - porque não funcionam?
Orientador
2013 - 2013 A escola "Rocha" ao espelho. Relação com a comunidade
Orientador
2013 - 2013 Mudar trajetórias de vida: escola de segunda oportunidade. O caso da escola de matosinhos
Orientador
2013 - 2013 Ensino Profissional - última escola?
Orientador
2013 - 2013 Coordenação pedagógica: reflexões de uma viagem pelo lugar.
Orientador
2013 - 2013 A supervisão, a aprendizagem diferenciada e a motivação
2013 - 2013 O pensamento e a ética na relação/avaliação pedagógica
Orientador
2013 - 2013 A Gestão de um currículo fléxivel num curso profissional - um caso real
Orientador
2013 - 2013 Ser Educador Social nas Equipas do rendimento de Inserção Social
Orientador
2013 - 2013 O Envelhecimento e o Acolhimento Humano num Hospital Público: estudo de caso
Orientador
Gerontologia Social Aplicada (Mestrado)
Faculdade de Ciências Sociais Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 A relação entre filhos adultos e pais idosos institucionalizados
Orientador
Gerontologia Social Aplicada (Mestrado)
Faculdade de Ciências Sociais Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 Interação geracional como estratégia educativa no ensino experimental da reprodução das plantas no 2º CEB
Orientador
2012 - 2012 Nós (de) professores:autoridade e dilemas éticos do diretor de turma
Orientador
2012 - 2012 Ensino Profissional: Construir um projeto de vida. Retratos de uma missão possível na escola profissional
Orientador
2012 - 2012 Incidente crítico: desgate das relações profissionais
Orientador
2012 - 2012 Ética profissional na educação/formação: a experiência de uma formadora segundo o olhar da Pedagogia Social
Orientador
2012 - 2012 Perceções sobre o modelo simplificado da avaliação de desempenho docente: uma análise na blogosfera portuguesa
Orientador
2012 - 2012 Comunidade empreendedora: um estudo de caso
Orientador
2012 - 2012 Mediação: dialética reflexiva entre a prática e a teoria en contexto educativo
Orientador
2012 - 2012 Comunidades Sustentáveis: potencialidades da Educação Intergeracional
Orientador
Gerontologia e Geriatria (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2011 - 2011 Gerar sucesso escolar a partir da educação intergeracional
Orientador
2010 - 2010 Qualidade de vida dos cuidadores informais de idosos dependentes. Sibrecarga física, emocional e social das famílias cuidadoras
Orientador
2010 - 2010 Voluntariado no domínio da Gerontologia: estudo de caso da Liga dos Amigos do Hospital de Santo António
Orientador
2010 - 2010 Internet uma mais-valia para a inclusão escolar.
Orientador
2009 - 2009 «Nós» entre nós: um imperativo da Pedagogia e da Educação Social para a formação de competências e valores sociopedagógicos dos cuidadores sociais
Orientador
2009 - 2009 O impacto dos recursos didácticos digitais na produção de conhecimento em Educação/Formação de Jovens.
Orientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/11/24 - Atual Seminário Escolas TEIP. Aprendizagens (in)Visíveis: Avaliação em contextos de inovação pedagógica (2021/11/24 - 2021/11/24)
Seminário (Outra)
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/12/31 - Atual XI Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar - Mudança em Movimento: escolas em tempo de incerteza (2020/12/31)
Seminário
2022/01/19 - 2022/05/04 "Aprender não significa apenas saber gramática, matemática, um pouco de geografia e história. As escolas devem cuidar de nossa dupla aspiração: realizar-nos como indivíduos, em nossas atitudes, habilidades e construir vínculos dentro de uma comunidade. Os professores devem, antes de tudo, estar conscientes de que as crianças devem ser acompanhadas nesta dupla aspiração” (Morin, 2021). Perante esta circunstância, só em diálogo e em comunhão é possível co-configurar melhor educação e melhor futuro. Nesta perspetiva, fica patente a necessidade de uma n (2022/01/19 - 2022/05/04)
Seminário (Outra)
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/11/17 - 2020/11/17 Seminários Escolas TEIP (2020/11/17 - 2020/11/17)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/11/17 - 2020/11/17 Seminários Escolas TEIP - Escolas sobre os ombros de gigantes: desafiando os paradigmas mais tradicionais (2020/11/17 - 2020/11/17)
Seminário (Outra)
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/05/19 - 2020/06/04 Fórum de Discussão - Triangulações Pedagógicas - Covid19 - Trajetos Escolares Vividos (2020/05/19 - 2020/06/04)
Outro (Outra)
SAME-FEP-UCP, Portugal
2016 - 2016 Novas Estratégias de promoção do sucesso educativo. Inclusão, Inovação e Melhoria
Seminário (Outra)
SAME-CEDH, Portugal
2016 - 2016 Novas estratégias de promoção do sucesso educativo. Inclusão, inovação e melhoria
Seminário (Outra)
SAME-CEDH, Portugal
2015 - 2015 Uma rede de redes | Mais des_envolvimento, mais aprendizagem
Outro (Outra)
2015 - 2015 Ser Autor, Ser Diferente, Ser TEIP
Seminário (Outra)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Jornadas de Reflexão "Construir Saber"
Outro (Outra)
Externato Vila Meã, Portugal
2014 - 2014 Seminário Internacional de Investigação em Pedagogia Social
Seminário (Outra)
Faculdade de Educação e Psicologia, Católica Porto, Portugal
2014 - 2014 Uma rede de redes | Mais des_envolvimento, mais aprendizagem
Outro (Outra)
2013 - 2013 Crescer a partir do 50!
Seminário (Outra)
2012 - 2012 Envelhecimento Ativo, Solidão e Redes Sociais – os novos desafios
Seminário (Outra)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/02/27 - Atual Moderação do Painel Descobrindo os palcos e os bastidores da ação profissional e das estruturas escolares. VIII Ciclo de Seminários de Investigação em Educação
Seminário
Painel: Descobrindo os palcos e os bastidores da ação profissionbal e das estruturas escolares
Centro de Estudos Desenvolvimento Humano - Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2020/02/15 - Atual VII Ciclo de Seminários de Investigação em Educação 2019-2020
Seminário
Seminário 1 - Projetos de Investigação no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação - Painel 1 - Revelando dinâmicas de ação pedagógica e organizacional
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/01/15 - Atual X Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar - 1º Seminário - proporcionando um currículo diversificado
Mesa-redonda
Diversificar para melhor integrar - moderação
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019/07/19 - Atual Neste Seminário Internacional, alguns dos resultados e produtos deste Projeto serão apresentados e debatidos com os participantes. O Seminário contará ainda com a presença de investigadores internacionais e de renome na área da liderança escolar: Philip Hallinger da Universidade de Mahidol, Joaquín Gairín Sallán da Universitat Autónoma de Barcelona e Mireia Tintoré Espuny da Universitat Internacional de Catalunya
Seminário
Centro de Estudos Desenvolvimento Humano - Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019/07/03 - Atual Relator - Intervenção na promoção do sucesso através da construção de projetos de vida
Encontro
Encontro Metropolitano |Os desafios das Equipas Multidisciplinares
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/05/15 - 2021/05/15 Moderador Painel - Práticas Pedagógicas Inclusivas VIII Seminário Investigação
CEDH-FEP-UCP, Portugal
2020/11/17 - 2020/11/17 Seminário Escolas TEIP: Escolas sobre os ombros de gigantes: desafiando os paradigmas mais tradicionais
Seminário
Painel - Os TEIP enquanto Territórios Educativos de Inovação Pedagógica
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/05/29 - 2020/05/29 Moderadora - Seminário de Acompanhamento TEIP - maio 2020
Seminário
Ser TEIP em tempo de Pandemia
DGE - Direção Geral da Educação, Portugal
2019/07/18 - 2019/07/19 Coordenação de Mesa "Democracia & Promoção do Sucesso Educativo" III Seminário Internacional "Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano"
Seminário
Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
2018 - 2018 8.º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar
Seminário
Enfatizando a Inovação e a excelência
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 - 2018 Enfatizando a Inovação e a Excelência
Seminário
8.º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar
FEP-UCP, Portugal
2018 - 2018 Abrindo a sala de aula aos pares
Seminário
A F ormAÇÃo e A SUPer ViSÃo – ComPreender e TrAnSF ormAr C onTexT o S ProFiSSionAiS
CEDH-FEP, Portugal
2018 - 2018 Investigando a escola e a cultura profissional docente
Seminário
Cultura Escolar e Conhecimento Profissional dos Professores - o Discurso e as Práticas
FEP-UCP, Portugal
2018 - 2018 Educação Intergeracional: o compromisso sociopedagógico necessário para o nosso século
Outro
Porto4Ageing - SACHI2
Universidade do Porto, Portugal
2018 - 2018 Qualidade do(s) ambiente(s) de sala de aula - re(ver) paradigmas para melhorar as aprendizagens
Conferência
Construção de Estratégiaas Inovadoras para a melhoria dos Processos e dos Resultados Educativo
Centro de Formação Leitimar, Portugal
2018 - 2018 O Currículo, a escola e o professor
Seminário
V Encontro de Escolas Micro Rede - TEIP
Agrupamento de Escolas Dr. José Leite Vasconcelos, Portugal
2017 - 2017 Criando clima positivo
Seminário
7 º CICLO DE SEMINÀRIOS DE APROFUNDAMENTO EM ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
CEDH-FEP-UCP, Portugal
2017 - 2017 I Colóquio sobre O Estado da Arte da Gestão de Conflitos em Portugal
Congresso
I Colóquio sobre "O Estado da Arte" da Gestão de Conflitos em Portugal
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 - 2017 7 º Ciclo de Seminários de APROFUNDAMENTO EM ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Seminário
7 º Ciclo de Seminários de APROFUNDAMENTO EM ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
CEDH-FEP-UCP, Portugal
2017 - 2017 IV Ciclo de Seminários temáticos 2016-2017. Investigação em Educação. CONHECER PARA MELHORAR
Seminário
IV Ciclo de Seminários temáticos 2016-2017. Investigação em Educação. CONHECER PARA MELHORAR
CEDH-FEP-UCP, Portugal
2017 - 2017 IV Ciclo de Seminários Temáticos 2016.2017. Investigação em Educação. Conhecer para Melhorar.
Seminário
Conhecer para Melhorar
FEP-UCP, Portugal
2017 - 2017 Autonomia-Flexibilidade curricular
Seminário
IV Jornadas de Partilha e Reflexão (in)Sucesso-Inclusão e Inovação
Agrupamento de Escolas de Pinheiro, Portugal
2017 - 2017 Há uma brecha no dique: Horionte 2020
Seminário
Há uma brecha no dique: Horionte 2020
Agrupamento de Escolas Soares Basto, Portugal
2017 - 2017 III Encontro Pedagógico
Encontro
Supervisão e(m) Colaboração
Escola Secundária Inês de Castro, Portugal
2017 - 2017 Colaboração entre pares e melhoria das práticas pedagógicas
Seminário
Mais Educação Mais Futuro. Territorializar para Incluir e Aprender
Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
2017 - 2017 II Seminário Internacionaç - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Participação, envolvimento e aprendizagens
Seminário
Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017 - 2017 II Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Seminário
Mesa Redonda - Aprendizagens e Desenvolvimento
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017 - 2017 II Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Hulano - Participação, Envolvimento e Aprendizagens
Seminário
Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016 - 2016 Ética Docente e Liderança
Seminário
(in)Sucesso, inclusão e Inovação
Agrupamento de Escolas de Pinheiro, Portugal
2016 - 2016 Mais Educação, Mais Aprendizagem. Como mudar a gramática escolar e fazer aprender mais alunos?
Seminário
Mais Educação, Mais Futuro - Renovação da Educação: A Escola no Território
Câmara Municipal de Matosinhos / SAME-FEP-UCP, Portugal
2016 - 2016 Boas Práticas Educativas
Encontro
II Encontro - Boas Práticas Educativas
CFAEBN, Portugal
2016 - 2016 Redes Educativas
Seminário
6.º CICLO DE SEMINÀRIOS DE APROFUNDAMENTO EM ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
CEDH, Portugal
2016 - 2016 Promoção do sucesso educativo e escolar - a caminho da escola aprendente
Encontro
3.º ENCONTRO - PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO E ESCOLAR - A CAMINHO DA ESCOLA APRENDENTE
Agrupamento Escolas de Mogadouro, Portugal
2015 - 2015 I Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Congresso
Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Centro de Estudos Desenvolvimento Humano - Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2015 - 2015 V Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Gestão Escolar
Seminário
Melhorar as Escolas, Qualificar o Ensino, Dignificar Os Professores
CEDH-FEP, Portugal
2015 - 2015 II Ciclo de Seminários Temáticos Investigação em Educação
Seminário
A Investigação em Educação
CEDH - FEP, Portugal
2015 - 2015 Projeto Tertulias Educacionais
Outro
Tertúlias Educacionais
CEDH-FEP, Portugal
2015 - 2015 Seminário da Primavera Ethos, Liderança e identidade na Escola Católica
Seminário
12º Seminário Permanente - Identidade, liberdade e qualidade
CEDH-FEP-SAME, Portugal
2015 - 2015 Promoção do Sucesso educativo Escolar. A caminho da Escola Aprendente
Encontro
2º Encontro
AEMogadouro, Portugal
2015 - 2015 (in)Sucesso. Inclusão e inovação
Outro
II Jornadas de Partilha e Reflkexão
AEPInheiro, Portugal
2015 - 2015 (Re)Pensar as Práticas Pedagógicas: diversificar, adequar, inovar
Outro
II Jornadas Pedagógicas
AEValongo, Portugal
2015 - 2015 Dinâmicas de Solidariedade e Proximidade
Seminário
Seminário em Pedagogia Social
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Seminário Pedagogia Social
Seminário
Pessoas Idosas um grupo humano especialmente vulnerável
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Ser Diferente. Ser Autor. Ser TEIP
Seminário
Ser Diferente. Ser Autor. Ser TEIP
UCP-FEP-SAME, Portugal
2015 - 2015 Seminário Ser Diferente. Ser Autor. Ser TEIP
Seminário
Ser Diferente. Ser Autor. Ser TEIP
UCP-FEP-SAME, Portugal
2015 - 2015 Ser Diferente. Ser Autor. Ser TEIP
Seminário
Ser Diferente. Ser Autor. Ser TEIP
UCP-FEP-SAME, Portugal
2015 - 2015 Ensinar e Aprender:Escolas aprendentes e professores competentes
Seminário
6.º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar
CEDH, Portugal
2014 - 2014 IV Ciclo de Seminários Temáticos em Pedagogia Social
Seminário
Pedagogia Social
CEDH-FEP, Portugal
2014 - 2014 IV Ciclo de Seminários Temáticos em Pedagogia Social
Seminário
Comunidades Sustentáveis: potencialidades da Educação Intergeracional.
CEDH - FEP, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/01/20 Criação de um Serviço de Apoio ao Domicilio para idosos com demência na cidade de Luanda, Angola
Arguente principal
Cleusa Marisa Camotim Soares Fernandes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2022/01/20 Criação de um programa de formação contínua para Auxiliares de Ação Direta em contexto residencial para pessoas idosas
Arguente principal
Rosa Manuela Pereira Abreu (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2021/12/20 Autonomia e Flexibilidade Curricular - as mudanças curriculares decretadas e os efeitos na ação organizacional escolar. Estudo de caso duplo.
Vogal
Carla Manuela Pimentel Fernandes Baptista (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2021/12/07 Masculinidades e violência sexual em ambientes recreativos noturnos: uma análise comparativa entre a geração Y e Z.
Presidente do júri
Henrique Nuno de Jesus Nunes de Azevedo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2021/07/30 COORDENAÇÃO ESCOLAR E MELHORIA DAS ESCOLAS MISSIONÁRIAS (CATÓLICAS) DE CABINDA/ANGOLA
Vogal
Paulino Mulamba Mulamba (Doutoramento)
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/06/22 A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: O PAPEL DAS LIDERANÇAS DE TOPO
Arguente
Fernanda Maria Almeida Fonseca (Mestrado)
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/11/11 Currículo, aprendizagens e avaliação externa na disciplina de Geografia: (Des)Articulações
Arguente
Berta Salomé de Vilar Cardoso (Mestrado)
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/11/11 O Projeto Educativo "Escola Ciência Viva" o seu contributo para o sucesso escolar - estudo de caso
Orientador
Elsa Coimbra Santana de Oliveira (Mestrado)
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade do Porto, Portugal
2020/07/22 Educar para a cidadania – um olhar novo?
Arguente
Ana Patrícia Nunes Santos Romão (Mestrado)
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/07/17 PARTICIPAÇÃO DE ATORES E DESENVOLVIMENTO SOCIOTERRITORIAL. ESTUDO DE CASO - A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DO ENSINO PRIMÁRIO EM TIMOR-LESTE
Vogal
Filipe José Alves do Couto (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2020/07/13 Conhecimentos e práticas de um grupo de médicos sobre o consumo de álcool na gravidez – estudo qualitativo
Presidente do júri
Filipa Cabral Tavares de Lima (Mestrado)
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/07/13 O que motiva e desmotiva os alunos na aprendizagem? Análise das perceções de alunos do ensino básico e secundário
Presidente do júri
Inês Alexandra da Silva Ribeiro (Mestrado)
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/07/13 Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem: Análise das perceções de alunos do 2.º Ciclo
Presidente do júri
Diana Filipa Silva Santos (Mestrado)
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/07/07 TUTORIA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA E PROMOÇÃO DE SUCESSO EDUCATIVO: UM ESTUDO IMPLEMENTADO EM TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA DA CIM TÂMEGA E SOUSA.
Orientador
Sandra Mónica Dias de Almeida (Doutoramento)
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/07/06 INDISCIPLINA E PRÁTICAS EDUCATIVAS: ESTUDO DE CASO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALFA
Orientador
Fernando Valentim Ferreira de Sousa (Doutoramento)
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/06/16 A AÇÃO ESTRATÉGICA NAS ESCOLAS PORTUGUESAS: O CASO DOS PLANOS DE AÇÃO ESTRATÉGICA
Vogal
Marisa Simões Carvalho (Doutoramento)
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019/12/09 Projecto Educativo Municipal. Lógicas de participação e desenvolvimento locais
Vogal
Celeste Maria Ferreira Riachos Simão (Doutoramento)
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019/11/29 As fronteiras da sala de aula: elementos para uma pedagogia da metamorfose
Vogal
Isabel Cristina Machado Lage Henriques (Doutoramento)
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019/07/23 Envolvimento parental no Acolhimento Residencial de crianças e jovens: Contributo para a Adaptação e validação do Questionário “Parent Engagement Measure” para a população portuguesa
Presidente do júri
Ana Paula Sousa Ferreira (Mestrado)
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade do Porto, Portugal
2019/07/23 A perceção das crianças e jovens em acolhimento residencial acerca da sua relação com a família
Presidente do júri
Ana Cláudia Silva Prata (Mestrado)
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019/07/23 Homens e Mulheres na vivência Psicológica da Gravidez: Um olhar sobre si e o outro
Presidente do júri
Helena Isabel da Quinta Cibrão Sampaio Reis (Mestrado)
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019/07/23 Vinculação Pré-Natal Materna e Vivência Psicológica da Gravidez numa amostra de utentes dos cuidados de Saúde Primários
Presidente do júri
Bianca Alexandra Lopes Borges (Mestrado)
2019/04/11 Qualidade de vida de idosos da microárea Itapéua no minicípio de Raposa, Maranhão - Brasil
Arguente
Allana Meza Veiga Cabral de Sousa Serra Pinto (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2019/04/11 Percepções de felicidade na perspectiva de mulheres idosas da cidade de Brasília
Arguente
Lucíola Juvenal Marques (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2019/04/01 O Impacto de competências linguísticas e variáveis sociodemográficas na precisão e fluência de leitura em alunos do 1º Ciclo do ensino basico
Vogal
Marina Alexandra Gonçalves Machado (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019/03/22 Formação contínua e ethos profissional. O caso dos educadores sociais em Portugal
Vogal
Ana Cláudia Rodrigues Camões (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2018 Envelhecer: uma nova etapa, uma idade de sabedoria Gisela Flávia Pinto de Sousa (Mestrado)
2018 Transnacionalismo e políticas educativas. O impacto do sistema educativo mundial nos sistemas educativos nacionais: o caso angolano (1975-2015) André Bela Ngaba (Doutoramento)
2018 Perspetivas do estudante universitário face à transição para o mercado de emprego no norte de Moçambique João Baptista Amide (Doutoramento)
2018 Ensino e funcionamento escolar - uma análise à perspetiva dos profissionais de ensino Flábia Barcellos de Passos (Mestrado)
2018 Descentralização e autonomia das escolas: o projeto de autonomia e flexibilidade curricular (PAFC) como mecanismo de regulação e apropriação do currículo Maria Margarida Ferreira da Silva (Outro)
2018 O processo de luto no contexto dos cuidados paliativos: fatores de adaptação nos cuidadores informais Anabela Pinho Santos (Mestrado)
2018 Autoavaliação, metacognição e aprendizagem: um estudo com estudantes do 1º ano do ensino superior Ana Júlia Guacha Saltiel (Doutoramento)
2018 Os modos de aprender e ensinar no ensino superior: estudo de caso do curso de direito da Universidade Católica de Moçambique Biança Jaime Gerente (Doutoramento)
2018 A escuta dos alunos numa escola básica: conhecer para melhorar a qualidade da ação educativa Isolina Jorge (Outro)
2018 Como sonharam e como viveram a entrada na carreira: um percurso cognitivo, emocional e relacional dos professores iniciantes Sara Morais Martins da Fonseca (Outro)
2018 O Conceito de Bem-estar Psicológico em Idosos com Envelhecimento Normal Ana Filipa Fazenda Pinto da Costa (Mestrado)
2018 O Conceito de Bem-estar psicológico em idosos com envelhecimento patológico Carolina Guimarães Miranda Perestrello Blom (Mestrado)
2018 O Conceito de bem-estar psicológico em idosos com envelhecimento bem-sucedido Mafalda De Silva Morais (Mestrado)
2017 Os poderes do diretor de turma Sónia Mirela Geraldes Rodrigues de Sousa (Mestrado)
2017 As lideranças intermédias: que contributo para o (in)sucesso da organização escolar Manuel António Magalhães de Sousa Monteiro (Mestrado)
2017 Exposição ao álcool durante a gravidez e suas consequências – perceções e experiências de um grupo de professores do 1º ciclo do ensino básico Vera Mónica Couto Barros (Mestrado)
2017 A perceção dos profissionais de ensino sobre o funcionamento escolar Telma Sofia Dias Costa (Mestrado)
2017 Conflitualidade e violência na escola: um diagnóstico concelhio e a avaliação do impacto de uma proposta de i8ntervenção Mónica Cristina Nogueira Soares (Doutoramento)
2017 Disposições e atitudes dos alunos na frequência do ensino superior: as perceções dos novos alunos da FEG Margarida Adelaide Macedo de Carvalho Alves (Doutoramento)
2017 Conciliação da vida pessoal e profissional em gestores da área comercial – um estudo de caso numa empresa do setor do vinho do Porto Beatriz Schoeppen de Magalhães Álvares Ribeiro (Mestrado)
2017 Práticas de Inclusão de trabalhadores mais velhos, work engagement e intenção de saída: A visão dos trabalhadores Cátia Daniela Silva Moreira (Mestrado)
2017 Perspetivas sobre os ativos mais velhos da Região Norte Ana Luísa Dias Ferreira (Mestrado)
2017 A relação entre a gestão de carreiras e o empenhamento organizacional de trabalhadores mais velhos Diogo Malheiro de Sousa Brandão (Mestrado)
2017 Efeitos Comportamentais de Metaestereótipos e da Segurança Psicológica nos Trabalhadores Mais Velhos Custódia Beatriz Miranda Carvalho (Mestrado)
2017 Solidão num bairro social (entre)laços e ruturas. Estudo de Caso Paulo Alexandre Brito Pais Gaspar (Doutoramento)
2017 (Auto)Avaliação de qualidade de ensino superior na Universidade Católica de Moçambique - um estudo de caso Filipe André Angst (Doutoramento)
2017 Diagnóstico do meio escolar Carla Patrícia de Carvalho Rodrigues (Mestrado)
2017 Competências pedagógicas dos prfessores em instituições do ensino superior na cidade de nampula - um estudo das políticas e perceções das lideranças Sílvia Rosa Pinto Elias Alves do Nascimento (Doutoramento)
2017 Comunidade educativa e participação; do normativo à práxis Luis Manuel Vilares Dias (Mestrado)
2016 Representações (visão) e Participação dos alunos na escola António José Salgado Rosa Negrão (Mestrado)
2016 Educação e consultoria em contexto de cooperação internacional. Estudo de caso Joana Andreia Pereira da Cunha (Mestrado)
2016 Da liderança do diretor aos resultados escolares dos alunos. Raul Manuel da Fonseca Janeiro Tavares de Pina (Doutoramento)
2016 Estatuto do Aluno: Entre um código penal e um código educativo Cláudia Alexandra Brites Gomes (Mestrado)
2016 Envolvimento Parental e a sua relação co o sucesso escolar: estudo efetuado em duas escolas TEIP Sandra Daniela Bragança Soares (Mestrado)
2016 A ESCOLA COMO LUGAR ANTROPOLÓGICO  José Miguel Nascimento Mendes Fraga Amaral (Outro)
2016 A MODERNIZAÇÃO DAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS REALIZADA PELA PARQUE ESCOLAR: INTENÇÕES E RESULTADOS. Um estudo multicaso Manuel Peniche Bertão (Outro)
2016 NOT ANOTHER BRICK IN THE WALL. O CASO FINLANDÊS – ESSE EST PERCIPI Paula Alexandra Pessoa Tavares dos Santos (Outro)
2016 REFLEXIVIDADE E APRENDIZAGEM EM GRUPOS/EQUIPAS FORMAIS ESCOLARES Rui Manuel Paiva Lourenço Gil da Costa (Outro)
2016 Viver a Espera: crenças, preocupações e stress em candidatos à adoção Inês João Couto Fernandes (Mestrado)
2016 Pedagogia Social em Portugal Raquel Rodrigues Monteiro (Doutoramento)
2016 Ambiente familiar e a sua relação com o perfil desenvolvimental de crianças nascidas prematuramente Carolina Parreira Manta (Mestrado)
2016 Ensino regular e educação especial. Colaboração docente e articulação pedagógica Ana Isabel de Moura Leitão (Mestrado)
2016 A biblioteca escolar e as aprendizagens: conceções e práticas Isaura da Soledade Oliveira Figueiredo (Mestrado)
2015 Promoção das relações intergeracionais entre mulheres jovens e idosas residentes no Instituto Monsenho Airosa Isabel da Conceição Barbosa da Silva Costa (Mestrado)
Faculdade de Ciências Sociais Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2015 Práticas Comunitárias de Mediação Social. Estudo de caso - Bairro de Mutauanha Nampula Bonifácio João Afonso da Piedade (Doutoramento)
Centro Regional do Porto, Portugal
2015 Cuidar de quem cuida. Um olhar sobre o serviço de apoio domiciliário junto do cuidador informal do idoso Rita Maria da Costa Sarmento Ramos Pais (Mestrado)
2015 Boas práticas pedagógicas no ensino da matemática numa escola atual e para todos Alexandra Raquel da Rocha Simões Lima (Mestrado)
2015 A arte de cuidar – necessidades dificuldades de cuidadores informais de pessoas idosas em situação de dependência Mária Maria Machado Rainha (Mestrado)
2015 Uma Escola Católica Ricardo Fernandes de Sousa (Mestrado)
2015 Intergeracionalidade e Envelhecimento Ativo. Contextos informais de aprendizagem em Ci~encias envolvendo Crianças e Idosos José Pedro de Carvalho Afonso Marques (Mestrado)
2015 Os valores educativos Macuas na educação escolar: contributo para o currículo local nas escolas primárias completas de Pedreita e Namuatho "A" Arlindo Elias Tomás (Doutoramento)
2015 Adaptação à doença oncológica e qualidade de vida Ana Cristina Barbosa Mendes (Mestrado)
2015 Consumo de álcool e vivência psicológica da gravidez Ana Luísa Carvalho Rocha (Mestrado)
2015 Velocidade de Processamento na esquizofrenia: avaliação comparativa entre um grupo clínico e de controlo saudável Andrea Daniela Cardante de Sá (Mestrado)
2015 Avaliação da Formação Docente para uma realidade escolar inclusiva em Recife/Pernambuco/Brasil Maria Angélica de Albuquerque Maranhão Simões (Mestrado)
2015 Paradigma da Melhoria – dos processos e dos resultados no Colégio Moderno de S. José Maria Luciana dos Santos Cunha Monteiro (Mestrado)
2015 A comunidade e a escola. O papel do Conselho Geral na Organização Escolar Carlos Manuel Pinheiro de Oliveira (Mestrado)
2015 A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A (IN)DISCIPLINA Fernando Valentim Ferreira de Sousa (Outro)
2015 TUTORIAS – UM MODELO SOCIOPEDAGÓGICO FLÉXIVEL IMPLEMENTADO EM TEIP’S DA NUT III – TÂMEGA Sandra Mónica Dias de Almeida (Outro)
2015 ASSESSORIA PEDAGÓGICA INTERNA (API) – GESTÃO E IMPACTOS NAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS (PERCECIONADAS PELOS PROFESSORES) Graça Maria Carvalho Rigueiro Pires (Outro)
2015 TUTORIAS – UM MODELO SOCIOPEDAGÓGICO FLÉXIVEL IMPLEMENTADO EM TEIP’S DA NUT III – TÂMEGA SANDRA MÓNICA DIAS DE ALMEIDA (Outro)
2015 ASSESSORIA PEDAGÓGICA INTERNA (API) – GESTÃO E IMPACTOS NAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS (PERCECIONADAS PELOS PROFESSORES) GRAÇA MARIA CARVALHO RIGUEIRO PIRES (Outro)
2015 A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A (IN)DISCIPLINA (Outro)
2014 Pedagogia e desenvolvimento sociocomunitário. Dinâmicas de atores: constrangimentos e desafios Maria Fernanda da Costa Cachada (Doutoramento)
2014 Gestão Escolar Pedro Marcelino (Doutoramento)
2014 Professora e Gestora Pedagógica Lídia Maria Costa Ferreira Espada Coimbra (Mestrado)
2014 Maria Clara de Almeida Matos dos Santos Maria Clara de Almeida Matos dos Santos (Mestrado)
2014 Maria de Lurdes Pinto Vergueiro Maria de Lurdes Pinto Vergueiro (Mestrado)
2014 Maria José Maciel Pires Araújo Ferreira Maria José Maciel Pires Araújo Ferreira (Mestrado)
2014 Luísa Maria Barbosa Santos Areias Luísa Maria Barbosa Santos Areias (Mestrado)
2014 Intervenção sociocomunitária na promoção da saúde e bem estar: Programa “Um Estudante, uma família” da FCS-UNILÚRIO Amélia Susana Eduardo Mandane Alberto (Doutoramento)
2014 O Conselho de Escola como espaço de participação da comunidade Mahomed Nazir Ibraimo (Doutoramento)
2014 Educação, morte e esperança. Exigências de pedagogia escolar e social Maria de Fátima da Silva Monteiro (Doutoramento)
2014 Adaptação escolar: trajetórias de um grupo de crianças nascidas prematuramente. Filipa Raquel Sousa Macedo (Mestrado)
2014 Perceções acerca do impacto do Desporto Escolar na Delinquência Juvenil Hugo Magalhães de Carvalho (Mestrado)
2014 Coparentalidade em Situação de Divórcio: Regras, rituais e rotinas de crianças em idade pré-escolar e escolar Inês de Carvalho Leitão (Mestrado)
2014 Regras, Rotinas e Rituais em Famílias Reconstituídas Liliana Sofia Maia Teixeira (Mestrado)
2014 Fatores de risco e fatores protetores na delinquência juvenil: o papel do envolvimento escolar. Miguel Pontes Moreno (Mestrado)
2014 Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional Susete Rocha Vieira (Mestrado)
2014 O espelho da velhice através da visão de crianças/jovens - meio urbano versus meio rural Sónia Andreia Ramos Rodrigues (Mestrado)
2014 Seguir a vida …. participando Catarina Rauqel Moreira dos Santos (Mestrado)
2013 Observação de aulas enquanto estratégia de supervisão pedagógica e (Mestrado)
2013 História (de vida) em três momentos em diálogo com as memórias (Mestrado)
2013 Diferentes contextos, um mesmo objectivo: desenvolver as pessoas que moram nos alunos (Mestrado)
2013 Avaliação da Adaptação Escolar de um grupo de crianças nascidas prematuramente. Andreia Isabel Valente da Silva (Mestrado)
2013 A relação entre a experiência de uma IVG e Planeamento Familiar, Relações Íntimas e Mecanismos de Coping: Um ano depois Cristiana da Costa Sequeira (Mestrado)
2013 Necessidades de familiares cuidadores do doente paliativo Daniela Sofia da Costa Seabra (Mestrado)
2013 Competências sociais e emocionais em contexto de acolhimento institucional: Implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção Joana Martins Castro Malheiro (Mestrado)
2013 Empreendedorismo e competências sociais: Avaliação do impacto de um programa de promoção do empreendedorismo em contexto escolar Miriam Emanuel Varandas Marques (Mestrado)
2013 Da "Abertura" das Instituições de Ensino Superior a "Novos Públicos": o Caso Português José Pedro de Melo Rosa Amorim (Doutoramento)
2013 Envelhecimento: perspetivas e representações e solidariedade intergeracional Maria da Luz Cabral (Mestrado)
2013 IMPACTO (PERCEÇÃO) DAS ESCOLAS PROFISSIONAIS NO/PARA DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÓMICO ANA SOFIA DE CARVALHO BARROS OLIVEIRA MARTINS (Outro)
2012 O Professor, a escola e a Sala de Aula - reflexões apoiadas num caso de estudo (Mestrado)
2012 Educação e Formação de adultos - Autoavaliação de um Centro Novas Oportunidades (Mestrado)
2012 Liderança em contexto vulnerável: aprender em escola aprendente (Mestrado)
2012 Liderar a escola para a mudança: impacto das dinâmicas do Projeto Fénix no Agrupamento de Escolas de Vagos (Mestrado)
2012 Um olhar sobre o trabalho do Coordenador Pedagógico Disciplinar (Mestrado)
2012 História (de vida) em três momentos em diálogo com as memórias (Mestrado)
2012 Centro Dia do Centro Cívico e Social de Vila Caiz - Amarante (Mestrado)
2011 O funcionamento familiar num grupo de famílias com crianças prematuras (Mestrado)
2011 Narrativas de Mulheres de Nacionalidade Estrangeira no Sistema Prisional Português (Mestrado)
2011 Experiências de vitimação em trajetórias de reclusas estrangeiras (Mestrado)
2011 Determinantes na retenção do capital humano (Mestrado)
2011 UPA faz a diferença - Avaliação do impacto de acções de sensibilização pró-saúde mental junto de alunos do ensino secundário público (Mestrado)
2011 A experiência de perda e o processo de luto: O papel de uma Unidade de cuidados Paliativos (Mestrado)
2011 Ser mulher motorista de viaturas pesadas de mercadorias num mundo masculino: relações entre trabalho e saúde, numa prespectiva de género (Mestrado)
2011 Relação Família-Escola: Percepções dos Pais relativamente ao seu envolvimento na escola (Mestrado)
2011 Contributo para caracterização das estratégias de disciplina maternas em grupos de risco e não risco (Mestrado)
2011 Fatores de satisfação e de stress no Pai divorciado com filhos em idade pré-escolar (Mestrado)
2011 Trabalho e gozo de licença parental: gestão dos períodos de ausência em contexto real (Mestrado)
2011 Fatores de satisfação e de stress na Paternidade de filhas adolescentes (Mestrado)
2011 Transição do Decreto-lei 319/91 para o 3/2008 no âmbito da Educação especial - Um estudo de caso (Mestrado)
2011 Mudança organizacional: do prescrito ao real (Mestrado)
2010 A importância da Universidade Sénior na qualidade de vida e solidão dos seniores em Gondomar (Mestrado)
2010 Ensino em Feridas: Formação pré-graduada nos cursos de saúde (Mestrado)
2010 Sou criança e sou feliz. A Animação Sociocultural e as Competências Pessoais e Sociais da Criança (Outro)
2010 Pequenas mãos, grandes mudanças! A Animação Sociocultural e a Educação Ambiental na Infância. (Outro)
2010 Ler para Crescer, Educar para Aprender. Um olhar da Animação Sociocultural sobre a Literatura Infantil (Outro)
2010 Previne-te e Cresce! A prevenção rodoviária na infância. Escola Secundária Rocha Peixoto (Outro)
2010 Mexer para aprender. A Animação Sociocultural e a Psicomotricidade infantil (Outro)
2010 Avaliação de Desempenho Docente. (Outro)
2009 O impacto dos recursos didácticos digitais na produção de conhecimento em Educação/Formação de Jovens (Mestrado)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014/07/22 - Atual EDUCA. International Educational Journal
2012/06/06 - Atual Revista Cadernos de Pedagogia Social Universidade Católica Editora
2008/03/06 - 2014/06/06 Revista Portuguesa de Investigação Educacional Universidade Católica Editora, Porto

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/07/22 - 2021/07/24 Cristina Maria Gomes da Costa Palmeirão has participated in the 4th International Seminar "Education, Territories and Human Development" which took place online from July 22nd to July 24th, 2021 as Revisor/a
Avaliador

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2013 - Atual Relatório técnico: Relatório Final de Avaliação do Programa “Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Educativos Municipais e de Projeto Educativo Metropolitano
2009 - Atual 6 Escolas TEIP: Estudo de Caso
2007/09/01 - Atual Consultoria Cientifica e Perita Externa

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/03/16 - Atual Programa Porto de Atividades: Projeto de Apoio ao Estudo Workshops - Bullying: ação e prevenção
2021/01/26 - Atual Programa Porto de Atividades: Projeto de Apoio ao Estudo Workshop: Gestão da (in)Disciplia
2020/02/11 - Atual Inclusão, Sucesso e Qualidade. Desafios para a ação do Conselho Pedagógico Inclusão, Sucesso e Qualidade. Desafios para a ação do Conselho Pedagógico (Outros)
2019/10/19 - 2020/06/15 Avaliação e Desenvolvimento da Escola Curso Acreditado Conselho Científico Pedagógico Formação Contínua - CCPFC (Outros) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019/10/25 - 2020/02/21 Educação e Desenvolvimento Sócio Comunitário Mestrado em Ciências da Educação - Pedagogia Social (Mestrado) Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019/07/15 - 2020/01/08 Monitorização e Avaliação de Projetos Educativos e Formativos Locais Pós - Gradução em Gestão Local da Educação (Outros)
2017 - 2017 Gestão de Conflitos em contexto escolar Extensão e divulgação científica (Curso médio) FEP-SAME, Portugal
2017 - 2017 Conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos de melhoria na escola Extensão e divulgação científica (Curso médio) SAME - FEP, Portugal
2017 - 2017 Clima de escola e clima de sala de aula Extensão e divulgação científica (Curso médio) SAME-FEP-UCP, Portugal
2017 - 2017 Temas e problemas da escola para todos Extensão e divulgação científica (Curso médio) SAME-FEP-UCP, Portugal
2017 - 2017 Colaboração entre Pares e Melhoria das Práticas Pedagógicas Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2017 - 2017 Avaliação e Melhoria da Escola Extensão e divulgação científica (Curso médio) SAME-FEP-UCP, Portugal
2017 - 2017 Ciurculo de Estudos - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: o princípio educativo como base da mudança Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte, Portugal
2017 - 2017 Ciurculo de Estudos - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: o princípio educativo como base da mudança Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação >urélio da Paz dos Reis, Portugal
2017 - 2017 Ciurculo de Estudos - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: o princípio educativo como base da mudança Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis, Portugal
2016 - 2016 Gestão de Conflitos em Contexto Escolar Outra (Curso médio) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016 - 2016 Gestão de Conflitos em Contexto Escolar Outra (Curso médio) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016 - 2016 Circulo de Estudos - Territrórios Educativos de Intervenção Prioritária: o princípio educativo como base da mudança Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação de Associação de Escolas de paços de Ferreira, paredes e Penafiel, Portugal
2015 - 2015 Gestão de Conflitos em Contexto escolar Outra (Curso médio) Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2015 - 2015 Gestão de Conflitos em Contexto Escolar Outra (Curso médio) SAME-FEP-UCP, Portugal
2015 - 2015 Concepção, gestão e avaliação de projetos em educação Outra (Curso médio) SAME-FEP-UCP, Portugal
2015 - 2015 Gestão de Conflitos em Contexto Escolar Outra (Curso médio) SAME - FEP - UCP, Portugal
2015 - 2015 Assessoria Pedagógicas Outra (Curso médio) SAME-FEP-UCP, Portugal
2015 - 2015 Tutoria, tutoria de pares e aprendizagem cooperativa Aperfeiçoamento (Curso médio) SAME-FEP-UCP, Portugal
2015 - 2015 Gestão de Conflitos em Contexto Escolar Outra (Curso médio) SAME-FEP-UCP, Portugal
2015 - 2015 Autoavaliação Outra (Curso médio) SAME-FEP-UCP, Portugal
2014 - 2014 Temas e Problemas da Escola para Todos Outra (Curso médio) Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Temas e Problemas da Escola para Todos Outra (Curso médio) Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade do Porto, Portugal
2014 - 2014 Temas e Problemas da Escola para Todos Outra (Curso médio) Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Concepção, gestão e avaliação de projetos em educação Outra (Curso médio) Faculdade de Educação e Psicologia - Católica Porto, Portugal
2014 - 2014 Assessorias Pedagógicas Outra (Curso médio) SAME-FEP-UCP, Portugal
2014 - 2014 Assessorias Pedagógicas Outra (Curso médio) SAME - FEP - UCP, Portugal
2014 - 2014 Gestão de Conflitos em Contexto Escolar Outra (Curso médio) SAME - FEP - UCP, Portugal
2014 - 2014 Tutoria, tutoria de pares e aprendizagem cooperativa Outra (Curso médio) SAME - FEP - UCP, Portugal
2014 - 2014 Concepção, gestão e avaliação de projetos em educação Extensão e divulgação científica (Curso médio) SAME - FEP-UCP, Portugal
2013 - 2013 Desenvolvimento Profissional e Organizacional em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária Outra (Curso médio) Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 Políticas educativas, gestão escolar e promoção da autoridade docente Outra (Curso médio) Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 Desenvolvimento profissional e organizacional: dinâmicas de implicação, conhecimento e melhoria Outra (Curso médio) Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 Territórios Educativos de Intervenção Prioritária_ Construindo Oportunidades de Aprendizagem Aperfeiçoamento (Curso médio)
2013 - 2013 Desenvolvimento profissional e organizacional: dinâmicas de implicação, conhecimento e melhoria Aperfeiçoamento (Curso médio)
2013 - 2013 Desenvolvimento profissional e organizacional: dinâmicas de implicação, conhecimento e melhoria Extensão e divulgação científica (Curso médio) SAME-FEP-UCP, Portugal
2013 - 2013 Desenvolvimento profissional e organizacional: dinâmicas de implicação, conhecimento e melhoria Aperfeiçoamento (Curso médio)
2012 - 2012 Assessorias Pedagógicas Outra (Curso médio) Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Atual Sociedade Ibero Americana de Pedagogia Social
Atual Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano
Atual Conselho Científico
2012/03 - 2014 Projeto Gruntdvig-Dialogue

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/12/12 - Atual Membro Comissão Qualidade Universidade Católica Portuguesa
Membro
2021/07/22 - 2021/07/24 Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Membro
Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/01 - 2020/05/06 X Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar
Membro
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019/07/18 - 2019/07/19 Comissão Científica III Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Membro
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/01 - 2016/09 Vice Presidente Conselho Pedagógico - Faculdade Educação e Psicologia
Outro
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/07/21 - Atual Provas de Qualificação - Doutoramento em Ciências da Educação Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/07/21 - Atual Provas de Qualificação - Doutoramento em Ciências da Educação Faculdade de Educação e Psicologia / Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Distinções

Outra distinção

2008 SFRH/BPD/46240/2008 - Bolseira FCT, Pós Doutoramento em Ciências da Educação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2005 SFRH/BD/23818/2005 - Bolseira FCT, Doutoramento em Ciências da Educação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
1993 Prémio Engº António de Almeida
Fundação Engº António de Almeida, Portugal