???global.info.a_carregar???
Aida Figueiredo, Professora Auxiliar, Departamento de Educação e Psicologia-Universidade de Aveiro. Formação de educadores de infância, professores do 1º CEB e psicólogos. Bacharelato em Enfermagem (1986), Licenciatura em Psicologia (1992), FPCEUC, Mestrado em Psicologia Área de Especialização Psicologia Clínica do Desenvolvimento (FPCEUC) e Doutoramento em Psicologia (2015), UA, no domínio dos espaços exteriores em contextos de infância - “Interação criança-espaço exterior em jardim de infância”. Desde 2010, o interesse investigativo é os espaços exteriores e natureza como contextos promotores do brincar, aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar das crianças, tendo ao longo do tempo feito diversos cursos/formações em contexto na Dinamarca e Noruega. Desde 2015 visitou diversos contextos de Nature Kindergarten (Dinamarca, Noruega, Eslovénia, Alemanha, Croácia) e participou em grupos de trabalho com investigadores nacionais e internacionais. Tem apresentado comunicações, em Portugal e no estrangeiro, e tem participado em projetos de investigação e intervenção. Integra a Equipa Científica do Projeto Limites Invisíveis, parceria Universidade de Aveiro/ Instituto Politécnico de Coimbra-ESEC/CASPAE (IPSS), desde 2016, considerado uma Academia do Conhecimento pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2019. Participa em redes de investigação nacionais e internacionais: Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (CEAMI), Univates, Brasil; Special Interest Group - Outdoor Play and Learning in Early Childhood Education; International Play Association (IPA), Investigadora integrada no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e registada no CNPq, Brasil (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Pertence à Comissão Científica da Série Educazione e Nature. Aida Figueiredo, Assistant Professor, Department of Education and Psychology, University of Aveiro. Training for early childhood teachers, primary school teachers and psychologists. Bachelor's Degree in Nursing (1986), Degree in Psychology (1992), FPCEUC, Master's Degree in Psychology Specialising in Clinical Developmental Psychology (FPCEUC) and PhD in Psychology (2015), UA, in the field of outdoor spaces in childhood contexts - "Child-outdoor space interaction in kindergarten". Since 2010, the research interest has been outdoor spaces and nature as contexts that promote children's play, learning, development and well-being, and over the years has taken several courses/trainings in Denmark and Norway. Since 2015, has visited several Nature Kindergarten settings (Denmark, Norway, Slovenia, Germany, Croatia) and participated in working groups with national and international researchers. She has presented papers in Portugal and abroad and has participated in research and intervention projects. She has been a member of the Scientific Team of the Invisible Limits Project, since 2016, a partnership between the University of Aveiro/ Polytechnic Institute of Coimbra-ESEC/CASPAE (IPSS), considered a Knowledge Academy by the Calouste Gulbenkian Foundation in 2019. He participates in national and international research networks: Communication, Environmental Education and Interventions Research Group (CEAMI), Univates, Brazil; Special Interest Group - Outdoor Play and Learning in Early Childhood Education; International Play Association (IPA), Researcher at the Centre for Didactic Research and Technology in the Training of Trainers (CIDTFF) and registered with CNPq, Brazil (Ministry of Science, Technology, Innovation and Communications). She is a member of the Scientific Committee of the Educazione e Nature Series.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
AIDA MARIA DE FIGUEIREDO FERREIRA

Nomes de citação

  • Figueiredo, Aida
  • Figueiredo Ferreira, Aida

Identificadores de autor

Ciência ID
A214-FA2D-E243
ORCID iD
0000-0002-9580-6888
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=y2C_AY4AAAAJ

Moradas

  • Universidade de Aveiro - Departamento de Ciências da Educação. Campus Universitário Santiago, 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde
Formação
Grau Classificação
2015/09
Concluído
Aida Figueiredo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"Interação Criança-Espaço Exterior em Jardim de Infância/Child-Outdoor spaces Interaction in Kindergarten" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Louvor e Distinção/ Approved with Distinction
2007/07
Concluído
Mestrado em Psicologia - Área de Especialização Psicologia Clínica do Desenvolvimento/Master's Degree in Psychology - Specialization in Clinical Developmental Psychology (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Auto-Avaliação Processual dos Profissionais de Intervenção Precoce do Distrito de Aveiro/ Procedural Self-Assessment of Early Intervention Professionals in the District of Aveiro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom/
1992
Concluído
Licenciatura em Psicologia/Degree in Psychology (Licenciatura)
Especialização em Ramo de Aconselhamento Psicológico, Defectologia e Reabilitação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Psicologia - Ramo de Aconselhamento Psicológico, Defectologia e Reabilitação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1986
Concluído
Curso de Enfermagem Geral/Nursing Course (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Portugal
"Enfermagem Geral" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2014 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2003/09/01 - 2009/07/15 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995/12/04 - 2002/10/31 Técnico Superior (Técnico Superior) PDIAS - Projecto de Desenvolvimento Integrado e de Acção Social do Concelho de Soure, Portugal
1995/12/01 - 2002/10/31 Técnico Superior (Técnico Superior) PIIP - Projecto Integrado de Intervenção Precoce do Distrito de Coimbra, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02 - Atual Diretora Mestrado em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia/Director of the Master's Degree in Health Psychology and Neuropsychology Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/07 - 2022/10 Coordenadora de Mobilidade Erasmus/Erasmus Coordinator of Department of Education and Psychology Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02/01 - Atual Membro Integrado/Integrated Member Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2007 - 2024/01/31 Membro colaborador/Collaborating member Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2001/01/02 - 2002/10/31 Coordenadora Formação Profissional/Professional Training Coordinator APPACDM de Soure, Portugal
2001/07/02 - 2002/01/31 Coordenadora Centro de Atividades Ocupacionais/Coordinator of the Occupational Activities Center APPACDM de Soure, Portugal
1995/12/01 - 2001/07/31 Coordenadora Pedagógica do plano de Formação Profissional/Pedagogical Coordinator of the Professional plan APPACDM de Soure, Portugal
1995/12/01 - 2001/07/31 Coordenadora Pedagógica/Pedagogical Coordinator APPACDM de Soure, Portugal
1997/09/01 - 1999/07/30 Psicóloga (em regime de voluntariado e tempo parcial)/Psychologist Equipa de Coordenação dos Apoios Educativos de Condeixa/Soure/Penela, Portugal
1996/05/01 - 1996/09/30 Diretora - regime de substituição/APPACDM Director APPACDM de Soure, Portugal
1994/01/03 - 1995/11/30 Psicóloga das valências: Unidade Educativa e Centro de Atividades Ocupacionais/Psychologist for the departments: Educational Unit and Occupational Activities Center CERCIPOM - Pombal, Portugal
1994/09/01 - 1995/07/31 Coordenadora Pedagógica/Pedagogical Coordinator CERCIPOM - Pombal, Portugal
1994/09/01 - 1995/07/31 Psicóloga da Equipa de Educação Especial de Pombal/Psychologist of the Pombal Special Education Team Equipa de Educação Especial de Pombal, Portugal
1987/01/01 - 1993/12/31 Enfermeira Grau I/Nurse Level 1 Hospitais da Universidade de Coimbra, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/01 - 2021/08 Projeto Casa da Mata - Academias Gulbenkian do Conhecimento/Casa da Mata Project - Gulbenkian Academies of Knowledge
231516 - AGC - Metodologias Experimentais
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2006 - 2010 Projecto Avaliação em Educação Pré-Escolar – Sistema de Acompanhamento das Crianças
PTDC/ CED/67633/ 2006
Investigador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016/02/15 - Atual Projeto Limites Invisíveis/Invisible Limits Project
Sem
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Em curso
2018/06/01 - 2019/11/30 Projeto Limites Invisíveis POISE/Invisible Limits. POISE Project
POISE-03-4639-FSE-000224
Investigador
CASPAE, Portugal
Portugal 2020 - Programa POISE - IIES
Concluído
2007 - 2009 Projeto P.A.I. - Aveiro (Programa Alérgico Individualizado)
Sem
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Associação Ambiente e Alergias para a Promoção e Protecção da Saúde, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ramos, Raquel Vanessa Horta; Ferreira, Aida Maria de Figueiredo; Coelho, Ana Maria Sarmento. "Innovate and train for the articulation of educational practices in exterior and interior contexts in pre-school education". 2020.
  2. Isabel Duque; Luana Pinho; Ana Coelho; marlene Migueis; Vera do Vale; Aida Figueiredo. "Do espaço interior para o espaço exterior: algumas implicações de uma oferta educativa alternativa para a infância". Trabalho apresentado em XXIII Colóquio Internacional da AFIRSE. As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores, Lisboa, 2016.
    Publicado
  3. Isabel Duque; Luana Pinho; Emília Bigotte; Figueiredo, Aida; Miguéis, Marlene; Vale, Vera; Coelho,Ana. "A floresta como espaço de aprendizagem: um complemento à oferta educativa para a infância/The forest as a learning space: a complement to the educational offer for children". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Ciências Sociais da Educação - O Governo das Escolas: atores, Políticas e Prática, Braga, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Figueiredo, Aida; Raposo, Rosa Inês; BEM-HAJA, PEDRO; CostaMaria Clara. "Parenting styles and the connection with nature: a look into a nature program". Journal of Childhood, Education & Society (2023): https://j-ces.com/index.php/jces.
    Aceite para publicação
  2. Damasceno, Mônica; Mazzarino, J.; Figueiredo, Aida. "Interferências Da Natureza no Comportamento De Crianças Com TDAH: Estudo De Caso No Nordeste Brasileiro". Ambiente & Sociedade 25 (2022): 1-22.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Siqueira, M.; Mazzarino, J.; Figueiredo, Aida. "Vivências com a Natureza e os Limites Invisíveis: Uma Abordagem Comparativa de Contatos Primordiais no Brasil e em Portugal/Experiences with Nature and Invisible Limits Project: A Comparative Approach to Primordial Contacts in Brazil and Portugal". Revista Educação (UFSM) (2022):
    Aceite para publicação
  4. Damasceno, Mônica Maria Siqueira; Mazzarino, Jane Marcia; Figueiredo, Aida. "How Nature Affects The Behavior of ADHD Children: A Case Study in Northeastern Brazil". Ambiente & Sociedade 25 (2022): http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc20210031r1vu2022l2oa.
    Publicado
  5. Damasceno, Mônica Maria Siqueira; Mazzarino, Jane Marcia; Figueiredo, Aida. "Vivências com a Natureza e os Limites Invisíveis: Contatos Primordiais entre Projetos Educativos no Brasil e em Portugal/Experiences with Nature and Invisible Boundaries: Primordial Contacts between Educational Projects in Brazil and Portugal". Educação 47 (2022): http://dx.doi.org/10.5902/1984644466861.
    Publicado
  6. Ramos, Raquel; Figueiredo, Aida; Coelho, Ana. "Potentialities of nature education in early childhood settings: a systematic literature review". (2021): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/25569.
    10.34624/id.v13i3.25569
  7. Coelho, Ana; Vale, Vera; Bigotte, Emília; Figueiredo-Ferreira, Aida; Duque, Isabel; Pinho, Luana; Bogotte, Emília. "Oferta educativa outdoor como complemento da Educação Pré-Escolar: os benefícios do contacto com a natureza/Outdoor education as a complement to pre-school education: the benefits of contact with nature". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 10 (2015): 111. http://hdl.handle.net/10773/17516.
    10.17979/reipe.2015.0.10.585
  8. Santos, Paula; Portugal, Gabriela; Libório, Ofélia; Figueiredo, Aida; Campos Abrantes Bromberg, Natália; Silva, Carlos Fernandes; Gois, Sonia; et al. "Um sistema de acompanhamento das crianças (SAC) em jardim-de-infância – Uma via para a diferenciação pedagógica e inclusão". Análise Psicológica 29 1 (2011): 135-147. http://hdl.handle.net/10400.12/6442.
    Publicado • 10.14417/ap.44
  9. Figueiredo, Aida. "Espaços do brincar em contextos de infância/Play spaces in early childhood settings". Cadernos de Educação de Infância 90 (2010): 35-37. http://apei.pt/edicoes/cei/index.php?ide=807&sort=2010.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Cacheira, Rita Adelaide Gonçalves; Figueiredo, Aida; Vale, Vera. "DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ- ESCOLAR PARA O 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO/SOCIOEMOTIONAL DEVELOPMENT IN THE TRANSITION FROM PRE-SCHOOL EDUCATION TO THE 1st CYCLE OF BASIC EDUCATION". In PSICOLOGIA E SUAS INTERFACES, 53-70. Iguatu, CE, Brasil: Quipá Editora, 2021.
    Publicado
  2. Ramos, Raquel; Figueiredo, Aida; Coelho, Ana Maria Sarmento. "As forest/nature kindergarten como modelos inspiradores de contextos exteriores de aprendizagem na educação pré-escolar: uma revisão sistemática de literatura/Forest/nature kindergartens as inspiring models for outdoor learning environments in pre-school education: a systematic literature review". In Educação em foco: teoria e prática, editado por Quipá Editora, 160-197. Iguatu, CE, Brasil: Quipá Editora, 2021.
    Publicado
  3. Figueiredo, Aida; Duque, Isabel; Coelho, Ana Maria Sarmento. "Projeto Limites Invisíveis: uma abordagem educativa na natureza/Invisible Limits Project: an educational approach in nature". In Psicologia e suas interfaces, editado por Quipá, Editora, 88-101. Iguatu, CE, Brasil: Quipá Editora, 2021.
    Publicado
  4. Figueiredo, Aida; Ana Coelho; Isabel Duque; Emília Bigotte; marlene Migueis; Vera do Vale. "Projeto Limites Invisíveis: Programas casa da Mata (PCM)/Invisible Limits Project: Casa da Mata Programs (PCM)". In II Fórum CIDTFF: construindo um compromisso com a Ciência Aberta, 61-61. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2018.
    Publicado
  5. Figueiredo, Aida; Isabel Duque; marlene Migueis; Ana Coelho; Vera do Vale; Emília Bigotte. "Projeto Limites Invisíveis: Uma abordagem na Natureza/Invisible Limits Project: A Nature Approach". In I Fórum cidtff Livro de Posters, 13. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2017.
    Publicado
  6. Figueiredo, Aida; Portugal, Gabriela; Sá-Couto, Pedro; Neto, Carlos. "Early Outdoor Learning in Portugal". In International Perspectives on Forest School: Natural Spaces to Play and Learn, 65-78. London: SAGE Publications Ltd, 2013.
    Publicado
  7. Figueiredo, Aida; Professora Doutora Gabriela Portugal; Professor Doutor Carlos Ferreira Neto. "As interações das crianças com o meio envolvente durante o jogo livre/Children's interactions with the environment during free play". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança V, 206-211. Coimbra: Politécnico de Coimbra, ESEC, 2012.
    Publicado
  8. Figueiredo, Aida. "Promoting learning and development – the presence of Vygotsky’s ideas in a Portuguese approach to assessment in early childhood education". In Early Childhood Programs as the Doorway to Social Cohesion: Application of Vygotsky’s Ideas from an East West Perspective. London, Reino Unido: ISSA, 2011.
    Publicado
  9. Figueiredo, Aida; Professora Doutora Gabriela Portugal. "Implicação e Bem-Estar dos Profissionais de Intervenção Precoce do Distrito de Aveiro". In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão, 153-166. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2009.
    Publicado
  10. Figueiredo, Aida. "Projecto do alérgico individualizado (P.A.I.)". In Educação para a Saúde no Século XXI: Teorias, Modelos e Práticas., 661-666. Évora, Portugal: Universidade de Évora, 2008.
    Publicado
  11. Professora Doutora Gabriela Portugal; Professora Doutora Paula Santos; Figueiredo, Aida; Sónia Goís. "Avaliação em Educação Pré-Escolar: sistema de acompanhamento das crianças". In Actas XIII Conferência Internacional – Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga, Portugal: Edições Psiquilibrios, 2008.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Ramos, Raquel; Figueiredo, Aida; COELHO, ANA. "Crescer sem Muros: uma estratégia formativa inovadora para articular práticas na natureza e no jardim-de-infância/Growing up without Walls: an innovative training strategy to combine nature and kindergarten practices". Trabalho apresentado em Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal 2022- construir o future com a ciência, 2022.
  2. Ramos, Raquel; Figueiredo, Aida; Coelho, Ana Maria Sarmento. "Articulação de práticas educativas em contextos exterior e interior na educação pré-escolar: inovar e formar/Articulating educational practices in outdoor and indoor contexts in pre-school education: innovating and training". Trabalho apresentado em Congresso Internacional OFEI Observatório para o futuro da educação de infância, 2021.
  3. Figueiredo, Aida; Mariana Plácido; Andreia Vieira. "Vem cá prá fora!". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional da APEI: Os mundos da infância: uma dinâmica de encontros, 2015.
  4. Figueiredo, Aida; Gilda Mendes. "Suj’arte: Pés e mãos na lama!". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional da APEI: Os mundos da infância: uma dinâmica de encontros, 2015.
  5. Figueiredo, Aida. "Child-outdoor spaces interaction in kindergarten". Trabalho apresentado em Research Day 2015, 2015.
  6. Figueiredo, Aida; Gabriela Portugal. "O jardim de infância e o espaço exterior/The kindergarten and the outdoors". Trabalho apresentado em XII Encontro Nacional da APEI “Intencionalidade educativa e reflexividade, 2011.
  7. Figueiredo, Aida; Gabriela Portugal; Paula Santos. "Emotional well being and involvement experienced by early interventions professionals". Trabalho apresentado em EIAANZ Conference (Early Intervention Association of Aotearoa, 2009.
Resumo em conferência
  1. Figueiredo, Aida. "Play as na expression of relation child-outdoor space". Trabalho apresentado em 27th Annual Conference EECERA 2017 “Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights”, Bolonha, 2017.
    Publicado
  2. Figueiredo, Aida; marlene Migueis; Ana Coelho; Emília Bigotte; Isabel Duque; Vera do Vale. "Invisible Limits Project: Innovative outdoor learning approach in Portugal". Trabalho apresentado em 27th Annual Conference EECERA 2017 “Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights, Bolonha, 2017.
    Publicado
  3. Figueiredo, Aida. "Characteristics of children's movement and kindergartens' outdoor spaces". Trabalho apresentado em 25th Annual Conference EECERA 2015 “Innovation, experimentation and adventure in early childhoods, Barcelona, 2015.
    Publicado
  4. Figueiredo, Aida; Lúcia Santos; Ana Coelho. "The impact of historical-cultural and social factors in early childhood teachers' internal processes during outdoor practices". Trabalho apresentado em 25th Annual Conference EECERA 2015 “Innovation, experimentation and adventure in early childhoods, Barcelona, 2015.
    Publicado
  5. Figueiredo, Aida; Professora Doutora Gabriela Portugal. "Interactions between children and the outdoor spaces in four Portuguese kindergartens during free play". Trabalho apresentado em 22nd Annual Conference EECERA 2012 "Pre-birth to three. Identities, learning, diversities, Porto, 2012.
    Publicado
  6. Figueiredo, Aida; Professora Doutora Gabriela Portugal. "Emotional dimensions of affordances in childhood contexts". Trabalho apresentado em 21st Annual Conference EECERA 2011”Education from birth: research, practices and educational policy, Genéve, 2011.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Figueiredo, Aida. "Exploring practitioners' perceptions of risk when delivering Forest School for 3- to 5-year-old children". 8, (2018): 25-38. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21594937.2019.1580334.
    Publicado • 10.1080/21594937.2019.1580334
  2. Figueiredo, Aida. "places for Symbolic Play in nature Environments". Revisão de The SAGE Handbook of Outdoor Play and Learning (2016): 251-263. https://www.tandfonline.com/toc/rijp20/8/1?nav=tocList.
    Publicado
  3. Figueiredo, Aida. "Storied landscapes: Children's Experiences and the "Sense" of Place". Revisão de The SAGE Handbook of Outdoor Play and Learning (2015): 609-629.
    Publicado
  4. Figueiredo, Aida. "The Magic of Outdoor Play: A Phenomenological Hermeneutic Approach". Revisão de The SAGE Handbook of Outdoor Play and Learning (2015):
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Figueiredo, Aida. "Interação criança-espaço exterior em jardim de infância/Child-outdoor interaction in kindergarten". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14081.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/03/07 Tempo, Criança, Natureza, Adulto.... Uma encruzilhada? ou talvez não.../ Time, Children, Nature, Adults.... A crossroads? or maybe not... 2.º Encontro Regional de Vila Real APEI
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) (Vila Real, Portugal)
2019/06/11 Limites Invisíveis: 3 anos de experiências educativas na Natureza / Invisible Limits: 3 years of educational experiences in nature Formação de Técnicos Municipais responsáveis pela gestão dos espaços verdes de 8 municípios no âmbito do projeto A natureza é a melhor sala de aula
CRE Porto (São João da Madeira, Portugal)
2019/05/25 Brincar na natureza: potencialidades e limites/ Playing in nature: potential and limits II Colóquio Brincar e modos de ser Criança (IAC)
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019/04/22 Uma investigação acerca da relação entre crianças com TDAH e a natureza/ An investigation into the relationship between children with ADHD and nature VI Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade, Movimentos, Mudanças e Permanências
Univates (Brasil)
2019/03/07 Aprendizagens e desenvolvimento segundo diferentes perspetivas / Learning and development from different perspectives Conferência no âmbito das Unidades Curriculares Seminário de Orientação Educacional¿ e ¿Prática Pedagógica Supervisionada
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/01/22 Limites Invisíveis- Programas Educativos na Natureza/ Invisible Limits - Educational Programs in Nature ICCA 2019 3th International Conference on Children and Adolescence
Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Porto, Portugal)
2018/11/24 Espaço exterior/natureza: creche e jardim-de-infância - abordagens e processos/ Outdoor space/nature: care center and kindergarten - approaches and processes Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI)
APEI (Viseu, Portugal)
2018/11/23 Abordagem Educativa na Natureza/ Educational Approach in Nature V Encontro CPCJ Ser mãe/pai no Séc. XXI: desafios da parentalidade
CPCJ (Mealhada, Portugal)
2018/11/20 Limites Invisíveis: narrativa de um projeto na natureza/ Invisible Limits: the narrative of a project in nature . XIII Congresso Nacional de Intervenção Precoce & III Seminário Espaços para a Infância
Hospital pediátrico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/11/16 Programas Educativos na Natureza: crianças dos 3 aos 10 anos/ Educational Programs in Nature: children from 3 to 10 years old Mesa Redonda Instituições, Tempos, Espaços e Interações no Jardim de Infância - IV SLBEI e I CLABIE
universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/11/15 O contato com a natureza e o desenvolvimento biopsicossocial infantil/ Contact with nature and children's biopsychosocial development IV SLBEI e I CLABIE
Universidade de Aveiro
2018/10/16 Education in Nature - New approach in Portugal Annual Toddler Festival
Queen Maud University College (Trndheim, Noruega)
2018/10/11 Projeto Limites Invisíveis: a perceção das crianças./ Invisible Limits Project: children's perceptions. XIV Congresso Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Coimbra: FPCEUC
Universidade de Coimbra
2018/09/12 Limites Invisíveis Abordagem na natureza como contexto de desenvolvimento e de bem-estar/ Invisible Limits Approach to nature as a context for development and well-being 4.º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses
Porto
2018/07/12 Brincar no e com o tempo de ser criança / Playing in and with the time of being a child 4.º Seminário Diversidade, Educação e Cidadania - Direito da Criança ao Lazer, à Cultura e às Artes - O Tempo da Criança
Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2018/05 Tertúlia: À volta das brincadeiras / Tertulia: Around games Dia Mundial do Brincar
IAC (Coimbra, Portugal)
2018/05 O brincar e os espaços natureza / Play and nature spaces O brincar e os espaços natureza
LAAC (Aguada de Cima, Portugal)
2017/11 Projeto de educação ao ar livre: Limites Invisíveis XII Encontro de Educação: Escola sem Muros
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada do Instituto Piaget (Almada, Portugal)
2017/10 Casa da Mata – A Floresta como espaço educativo Gestão florestal sustentável – desafios e oportunidades da floresta portuguesa
BioFórum. (Albergaria-a-Velha, Portugal)
2017/08 Invisible Limits Project: Innovative outdoor learning approach in Portugal 27th Annual Conference EECERA 2017 “Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights
Alma Mater Studiorium Università Di Bologna (Bolonha, Itália)
2017/05 A interação criança-espaço no jardim de infância… onde fica o brincar? Colóquio Brincar e modos de ser criança
Instituto de Apoio à Criança (IAC) (Coimbra, Portugal)
2017/05 Limites Invisíveis: uma abordagem educativa na natureza XXII Congresso de neurociências e educação Especial – Identificar, Atuar e Medir para o sucesso de Tod@s!
Psicossoma (Viseu, Portugal)
2017/03/25 Brincar… uma ponte para a inclusão “50 anos… a brincar e a integrar… a sério!”
Centro Social Paroquial Paulo VI (leiria, Portugal)
2017/03 O Jogo como expressão da interação criança-espaço exterior IV Ciclo de Conferências Jogo e Motricidade na Infância
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017 Play as na expression of relation child-outdoor space. Comunicação integrada no painel “Outdoor Play and Learning SIG: Environments and Movement” 27th Annual Conference EECERA 2017 “Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights”
Alma Mater Studiorium Università Di Bologna (Bolonha, Itália)
2017 O brincar na sociedade atual O brincar na sociedade atual
Casa da Criança Maria Granado, Fundação Bissaya Barreto (Coimbra, Portugal)
2017 A importância dos espaços natureza e o brincar livre no jardim-de-infância A importância dos espaços natureza e o brincar livre no jardim-de-infância
Associação Frei Gil (Bustos, Portugal)
2017 Brincar é a atividade mais séria da criança Brincar é a atividade mais séria da criança
Serviços de Ação Social Universidade de Coimbra (SASUC) (Coimbra, Portugal)
2016/12 A criança e o brincar nos espaços exteriores A criança e o brincar nos espaços exteriores
Hospital pediátrico de Coimbra, Centro de Desenvolvimento (Coimbra, Portugal)
2016/06/01 Interação criança-espaço exterior em jardim de infância Seminário Jogo e Motricidade no Desenvolvimento da Criança
Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Investigação AB – Comportamento Motor Behavior (Lisboa, Portugal)
2016/01/30 A importância da brincadeira nos primeiros anos de vida – brincar na lama ou no tapete? Seminário Educação - Desafios para uma educação de futuro
Município de Tondela (Tondela, Portugal)
2016/01 A dinâmica relacional criança-espaço exterior expressa através do jogo livre XXIII Colóquio Internacional da AFIRSE. As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/11/14 Formação e qualificação de recursos humanos para a 1ª infância: o que existe?/ o que queremos? V Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano
Projeto GerminArte-Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2015/10/23 Utilização e valorização dos espaços exteriores em contexto de jardim de infância Utilização e valorização dos espaços exteriores em contexto de jardim de infância
Centro Social Santa Joana Princesa (Aveiro, Portugal)
2015/10 Characteristics of children’s movement and kindergartens’ outdoor spaces. Comunicação integrada no painel “Curriculum; movement and democracy na 25th Annual Conference EECERA 2015” Innovation, experimentation and adventure in early childhoods
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2015/09 The impact of historical-cultural and social factors in early childhood teachers’ internal processes during outdoor practices. Comunicação integrada no painel “Historical, cultural and political perspectives” 25th Annual Conference EECERA 2015” Innovation, experimentation and adventure in early childhoods
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2015/07 Utilização e valorização dos espaços exteriores XIII Encontro Nacional da APEI: Os mundos da infância: uma dinâmica de encontros
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) (Coimbra, Portugal)
2015/05/23 Impacto dos fatores histórico-culturais e sociais nas práticas de exterior em creche e jardim de infância II Seminário Espaços para a Infância – Creche(ndo) com o exterior
Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) (Coimbra, Portugal)
2015/05/19 Interação criança-espaços exteriores em jardim-de-infância II Ciclo de Conferências Jogo e Motricidade na Infância (JMI)
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2015/05/09 Brincar e aprender fora de portas 1º Encontro Novos Rumos para a Educação de Bebés e Crianças em Creche e jardim-de-infância
Associação Gerações (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2015/05 Promoção e proteção da saúde em contextos de infância 1ª Vila da Saúde
Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha em parceria com o Município de Vila Nova da Barquinha (Vila Nova da barquinha, Portugal)
2015/04/22 Espaço exterior em creche e jardim-de-infância: abordagens e processos Espaço exterior em creche e jardim-de-infância: abordagens e processos
DEP- UA (Aveiro, Portugal)
2015/02/28 Espaço exterior em creche e jardim-de-infância: abordagens e processos Espaço exterior em creche e jardim-de-infância: abordagens e processos
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) (Aveiro, Portugal)
2014/07 O adulto e os espaços exteriores Seminário Espaços para a Infância. Aprendizagens, desafios e potencialidades do exterior
Associação Nacional de Intervenção Precoce (Coimbra, Portugal)
2014/05/31 Interações criança/espaço exterior em contexto de jardim-de-infância Seminário Fora de Portas. Saúde, desenvolvimento e bem-estar das crianças nos espaços exteriores
Centro Social Infantil de Aguada de Baixo (Aguada-de-Baixo, Portugal)
2013/06/19 Children’s interactions with outdoor spaces in 4 Portuguese kindergartens Children’s interactions with outdoor spaces in 4 Portuguese kindergartens
Queen Maud University College (Trondheim, Noruega)
2012/10/20 Crianças e Espaços Exteriores: que interacção? IV Encontro Qualidade em Educação de Infância: a experiência de brincar
Fundação Bissaya Barreto (Coimbra, Portugal)
2012/10 As interações das crianças com o meio envolvente durante o jogo livre VII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Escola Superior de Educação de Coimbra
2012/09 Outdoor play in early childhood contexts 6th International Conference Child in the City
Child in the City (Zagreb, Croácia)
2012/03 Espaços exteriores em creches e jardins de infância. Quais os desafios para crianças e educadores Espaços exteriores em creches e jardins de infância. Quais os desafios para crianças e educadores
Creche/Jardim de Infância – MBB da Associação Nacional de Intervenção Precoce (Coimbra, Portugal)
2012/03 Espaços de jogo e recreio em contextos de infância Espaços de jogo e recreio em contextos de infância
Escola Superior de Educação de Coimbra
2012 Da legislação às práticas Conferência Espaços exteriores em contextos de infância: potencialidades, desafios e estratégias
Departamento do Ambiente - Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2012 Interactions between children and the outdoor spaces in four Portuguese kindergartens during free play. Comunicação integrada no painel "Children's well-being, involvement and participation in outdoor spaces 22nd Annual Conference EECERA 2012" Pre-birth to three. Identities, learning, diversities
Instituto Politécnico do porto (Porto, Portugal)
2011/09/10 O espaço exterior em contextos de infância Congresso Pré-Escolar 2011 – Educar na creche e no jardim de infância
Porto Editora (Lisboa, Portugal)
2011/09 O espaço exterior em contextos de infância Congresso Pré-Escolar 2011 – Educar na creche e no jardim de infância. Das ideias à inovação
Porto Editora (Porto, Portugal)
2011/06 Espaços escolares saudáveis Espaços escolares saudáveis
Agrupamento de Escolas José dos Santos Bessa (Carapinheira, Portugal)
2011/05/11 Espaços exteriores em contextos educativos, que desafios? Espaços exteriores em contextos educativos, que desafios?
Colégio Bissaya Barreto (Coimbra, Portugal)
2011/01/12 Não há mau tempo, há é roupa inapropriada – Forest schools Não há mau tempo, há é roupa inapropriada – Forest schools
Creche/Jardim de Infância – MBB da Associação Nacional de Intervenção Precoce (Coimbra, Portugal)
2011 Emotional dimensions of affordances in childhood contexts. Comunicação integrada no Painel “Children’s places and the outdoor environment 21st Annual Conference EECERA 2011 “Education from birth: research, practices and educational policy
Universidade de Genève (Genéve, Suiça)
2010/12 Espaços educativos e infância: a importância do espaço exterior I Ciclo de Seminários “Infância e Educação”
Departamento de Psicologia e de Ciências da Educação da Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2010 Avaliação de espaços e desenvolvimento curricular em contextos de infância – uma experiência em contextos de infância dinamarqueses” Avaliação de espaços e desenvolvimento curricular em contextos de infância – uma experiência em contextos de infância dinamarqueses”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2010 Evaluating the emotional affordances in childhood contexts 25th ICCP World Play Conference – Children’s play: new goals for the future
Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa (org.). Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2008 Projecto do Alérgico Individualizado (P.A.I.): que realidade no distrito de Aveiro? II Congresso Nacional de Educação para a Saúde
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2008 Projecto do alérgico individualizado no Distrito de Aveiro nos grupos etários – 4 meses/ 10 anos II Jornadas de Ciências Sociais e Humanas em Saúde
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (lisboa, Portugal)
2008 Implicação e Bem-estar dos profissionais de intervenção precoce no distrito de Aveiro I Congresso Internacional em Estudos da Criança, Infâncias possíveis, mundos reais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2021 A importância da promoção de competências socioemocionais na infância: o papel da escola/The importance of promoting socioemotional skills in childhood: the role of the school
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2021 O uso problemático do Facebook e a sua relação com o espectro do autismo e a ansiedade social em estudantes universitários/Problematic use of Facebook and its relationship with autism spectrum disorder and social anxiety in university students
Orientador
Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2019 Vivências com a natureza e o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH/Experiences with nature and the cognitive and socio affective development of children with ADHD
Coorientador
Pós-Graduação Stricto Sensu, Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento (Doutoramento)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
2018 - 2019 Importância do Jardim de Infância e do 1°CEB como potenciadores do desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças/The importance of kindergarten and primary school as an enabler for the development of children's socioemotional skills
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2019 Estratégias de promoção de competências de autorregulação : um estudo de caso no 1º CEB/Strategies for promoting self-regulation skills: a case study in primary school
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2019 Estratégias de ensino-aprendizagem na promoção da autorregulação: um estudo de caso no 1.º CEB/Teaching-learning strategies to promote self-regulation: a case study in the 1st CEB
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
2018 - 2019 Impacto do treino cognitivo computadorizado em doentes com depressão moderada a grave: um estudo piloto/Impact of computerized cognitive training in patients with moderate to severe depression: a pilot study
Coorientador
Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 A importância do docente reflexivo na promoção do Bem-estar Emocional e Implicação das crianças/The importance of the reflective teacher in promoting children's emotional well-being and involvement
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Alcoolismo, estádios motivacionais e qualidade de vida em indivíduos com problemas ligados ao álcool/Alcoholism, motivational stages and quality of life in individuals with alcohol problems
Orientador
Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Estratégias de Ensino-aprendizagem na promoção de Implicação e Bem-estar Emocional em crianças do 1.º CEB/Teaching-learning strategies to promote Implication and Emotional Well-being in primary school children
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Entre o interior e o exterior - As perceções dos pais sobre o espaço do jardim-de-infância/Between inside and outside - Parents' perceptions of the kindergarten space
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Interação criança-espaço no recreio interior: um estudo de caso no 1.º CEB/Child-space interaction in the indoor playground: a case study in the 1st CEB
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Affordances percecionadas no espaço exterior: um estudo de caso no Pré-Escolar/Perceived Affordances in the Outdoor Space: A Case Study in Preschool
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Um estudo de caso com crianças do 1º CEB: interação criança-espaço no recreio escolar exterior/A case study with primary school children: child-space interaction in the outdoor playground
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Interação Adulto-Criança: a influência da disposição das mesas na sala de aula/Adult-Child Interaction: the influence of desk layout in the classroom
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Os espaços do Jardim de Infância: perspectivas das crianças/Kindergarten spaces: children's perspectives
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 A disposição das mesas na sala de aula e as interações entre crianças: um estudo de caso no 1º Ciclo/The arrangement of desks in the classroom and interactions between children: a case study in Primary School
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/11/15 - 2018/11/17 Comissão organizadora e científica do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância (SLBEI) e I Congresso Luso-Afro-Brasileiro Infâncias e Educação (CLABIE), cujo tema foi Educação, Culturas e Cidadanias das Crianças. Universidade de Aveiro./ Organizing and scientific committee of the IV Luso-Brazilian Seminar on Childhood Education (SLBEI) and I Luso-Afro-Brazilian Congress on Childhood and Education (CLABIE), whose theme was Education, Cultures and Citizenship of Children. University of Aveiro. (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/02/16 - 2018/02/16 Comissão organizadora da conferência Limites Invisíveis. 2 anos na (casa da) Mata, no âmbito da comemoração de 2 anos de implementação dos Programas Casa da Mata - oferta educativa do Projeto Limites Invisíveis. / Organizing committee of the conference Invisible Limits. 2 anos na (casa da) Mata, as part of the commemoration of 2 years of implementation of the Casa da Mata Programmes - educational offer of the Invisible Limits Project. (2018/02 - 2018/02)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
projeto Limites Invisíveis, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/07 Estudo do efeito da carga cognitiva e da utilização de pistas diagnósticas na deteção da mentira na população reclusa/ Study of the effect of cognitive load and the use of diagnostic clues on the detection of lies in the prison population
Presidente do júri
Ana Raquel Quitério Lourenço (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 Educação Ambiental na Educação Infantil: as vivências com a natureza no pátio da escola/ Environmental Education in Early Childhood Education: experiences with nature in the schoolyard
Arguente principal
Bruna Medina Finger (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
2017/12/14 Vivências com a natureza e o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH/ Experiences with nature and the cognitive and socio-affective development of children with ADHD
Arguente principal
Mônica Maria Siqueira Damasceno (Outro)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
2017 O que podemos mudar lá fora/ What we can change out there
Arguente principal
Vanessa Sofia Ferreira Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 À redescoberta do espaço exterior / Rediscovering outdoors
Arguente principal
Adriana Mateus Ferreira Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 Alexitimia, regulação emocional e mindfulness: contributos para a compreensão da psicopatologia /Alexithymia, emotional regulation and mindfulness: contributions to understanding psychopathology
Presidente do júri
Rute Luís Lima Pinto (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 O Desenvolvimento social e Emocional: percecionar a criança por inteiro/ Social and Emotional Development: seeing the whole child
Arguente principal
Cátia Marisa Marques Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 Profile of older adults with dementia in Europe: results from the SHARE study
Presidente do júri
Rafael António Gonçalves Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Exterior(izando) Aprendizagens / Outdoor(izing) Learning
Arguente principal
Carla Patrícia Ferreira Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/10/23 - 2019/10/25 VIII Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro/ VIII Psychology Conference of Aveiro University
2018/10/24 - 2018/10/26 VII Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro/ VII Psychology Conference of Aveiro University
2017/10/25 - 2017/10/27 VI Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro/ VI Psychology Conference of Aveiro University
2016/10 - 2016/10 V Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro/ V Psychology Conference of Aveiro University

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015/12 - Atual Revista Indagatio Didactica CIDTFF

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/02/15 Quatro dias de pré-escolar ao ar livre dão às crianças mais autonomia e menos ansiedade/ Four days of outdoor preschool give children more autonomy and less anxiety Jornal O Público
2020/02/01 Crianças que não brincam/ Children who don't play Revista Expresso
2018/02/16 Especialistas realçam vantagens educativas de brincar na Mata do Choupal/ Experts highlight the educational advantages of playing in Mata do Choupal Diário de Notícias
2017/02/13 Aqui, as salas de aula são na mata. Faça chuva ou faça sol / Here, the classrooms are in the woods. Rain or shine Jornal Público
2016/07/08 Brincar é a forma mais natural de aprender (texto de opinião). Revista Educare online, 8 julho. / Play is the most natural way to learn (opinion piece). Educare magazine online, July 8. Revista Educare online
2015/10/30 É preciso perceber a que brincam as crianças e se estão felizes (texto de opinião)./ We need to understand what children are playing at and whether they are happy (opinion piece). Revista Educare online
2015/07/31 As crianças passam pouco tempo nos recreios das creches/ Children spend little time in the playgrounds of nurseries Revista Educare online
2011/09/30 Ensino Pré-escolar: entre cuidar e educar Pre-school education: between caring and educating Revista Educare Online

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2018/03/11 - Atual Primeiro Jornal/ First Journal Projeto Limites Invisíveis
2017/04/08 - Atual Biosfera Projeto Limites Invisíveis
2017/03/02 - 2017/03/02 Portugal em Direto / Portugal Direct Invisible Limits

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual Communication, Environmental Education and Interventions (CEAMI) research group at the University of Vale de Taquari Univates, Brazil, under the coordination of Professor Jane Márcia Mazzarino and Luciana Turatti. Grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (CEAMI) da Universidade do Vale de Taquari ¿ Univates, Brasil, sob a coordenação da Professora Doutora Jane Márcia Mazzarino e Luciana Turatti. Investigador
2019 - Atual CNPq (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Brasil / CNPq (Ministry of Science, Technology, Innovation and Communications), Brazil Investigador
2018 - Atual International Play Association - An international organization that defends Article 31 (the child's right to play), it mobilizes many countries and thousands of experts to study and intervene in play in child develop./International Play Association - Organização internacional que defende o Art.º 31 (direito da criança ao brincar), e que mobiliza muitos países e milhares de especialistas sobre o estudo e intervenção sobre o jogo no desenvolvimento da criança. A relatora é membro fundador da IPA Oficial Portugal. Investigadora
2010 - Atual Outdoor Play and Learning - Group of international researchers that aims to develop and disseminate high-quality research in the field of outdoor spaces and nature. Grupo de investigadores internacionais que visa desenvolver e disseminar investigação de elevada qualidade no âmbito dos espaços exteriores e de natureza. Investigador

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual Scientific Committee of the Educazione e Natura Series Inaugurated with the launch of the book CON PAROLE DI FOGLIE E FIORI. Bambini nella natura (With words of leaves and flowers. Children in nature), edited by L. Mortari and I. Mussini. The editorial board includes renowned international experts. Comissão científica da Série Educazione e Natura ¿ Inaugurada com o lançamento do livro CON PAROLE DI FOGLIE E FIORI. Bambini nella natura (With words of leaves and flowers. Children in nature), editado por L. Mortari and I. Mussini.
Membro