Identification
Personal identification
- Full name
- Ana Sofia Martins Silva Freire dos Santos Raposo
Citation names
- Sofia Freire
Author identifiers
- Ciência ID
- A213-0DE0-4762
- ORCID iD
- 0000-0002-9394-9738
Websites
- http://www.ie.ulisboa.pt/docente/sofia-freire (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences - Education, General
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | |
Spanish; Castilian | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | |
French | Intermediate (B1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2023/01 - 2023/01
Concluded
|
The Sociology of Knowledge Approach to Discourse (Outros)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2014 - 2015
Concluded
|
Data Analysis in Social Sciences (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2012/07 - 2012/07
Concluded
|
Formação Avançada em Metodologias e Técnicas de Investigação em Comunicação (Outros)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
|
2000 - 2006/09/12
Concluded
|
PhD in Education, specialization in Psychology of Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"O processo de inclusão de alunos surdos na escola regular: um estudo de caso" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado com distinção e louvor |
1994 - 1998
Concluded
|
Master in Psychopatology and Clinical Psychology (Mestrado)
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal
"Valores sociais em estudantes universitários da Universidade do Algarve e respectivos pais" (THESIS/DISSERTATION)
|
Very Good |
1997 - 1997
Concluded
|
Junior Researchers Course on statistical analysis (Licence)
European Addiction Training Institute, Netherlands
|
|
1995 - 1996
Concluded
|
Curso de Estatística Básica (Outros)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
|
1988 - 1994
Concluded
|
Degree in Psychology (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Especialização em Psicologia Social" (THESIS/DISSERTATION)
|
14 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2009/06 - 2014/06 | Auxiliary Researcher (Research) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2007/06 - 2009/03 | Postdoc (Research) | Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal | ||
1997 - 1999 | Researcher (Research) | Portuguese Focal Point of the European Monitoring Centre of Drugs and Drug Addiction, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2016/04 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2016 - 2019 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2014 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2009/02 - 2009/07 | Assistant Professor (University Teacher) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2007/09 - 2008/12 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Instituto Superior Dom Afonso III, Portugal |
1999/09 - 2001/07 | Lecturer (University Teacher) | Instituto Superior Dom Afonso III, Portugal |
1999/09 - 2000/07 | Lecturer (University Teacher) | Universidade do Algarve, Portugal |
1998/09 - 1999/01 | Lecturer (University Teacher) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2022/01 - Current | Member of Pedagogical Council | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | ||
2022 - Current | Coordinator of the Comission for Gender Equality, Inclusion and non-Discrimination | Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2022 - Current | Member of the Scientific Comission of Doctoral Programme on Inclusive Education | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | ||
2017/12 - 2021/09 | Member of School Council | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2014/10 - 2014/12 | Pos-doc researcher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal | ||
1993/09 - 1996/06 | Estágio curricular e profissional | Hospital de Santa Maria, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023 - Current | Motivação autodeterminada, satisfação profissional e sentido de agência de professores
2023.04804.BD
Supervisor
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2019 - Current | Emoções e autoeficácia: um estudo com professores
SFRH/BD/145367/2019
Supervisor
|
|
2017/09 - 2023/01 | Contributo das visualizações para construção de explicações científicas sobre as reações químicas: um estudo com alunos do
8.º ano
SFRH/BD/119701/2016
Co-supervisor
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Concluded
|
2019/01 - 2019/02 | Research Stay
111xxx
Research Fellow
Universidad Jaume I De Castellon Biblioteca, Spain
|
Fundación Carolina
Concluded
|
2015/11 - 2016/03 | Inclusão, Participação Social e Desempenho Académico. Um estudo com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
SFRH/BPD/111279/2015
Post-doc Fellow
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Cancelled
|
2007/06 - 2009/03 | PARSEL - Popularity and Relevance of Science Education and Scientific Lieracy
SAS-CT-2006-042922-PARSEL
Post-doc
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
European Commission Sixth Framework Programme
Concluded
|
2001/10 - 2005/12 | O processo de inclusão de alunos Surdos no ensino regular.
SFRH/BD/4850/2001
PhD Student Fellow
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
1996 - 1997 | Valores sociais dos estudantes universitários da Universidade do Algarve e dos respetivos progenitores
PRAXISXXI/BM/6694/95
Master Student Fellow
|
JNIT |
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2024/12/31 | The Journey of Schools as Learning Communities for Inclusion
PTDC/CED-EDG/4650/2021
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2020/09/01 - 2023/08/01 | 4StuDi - School Social Support for Students with Disabilities
2020-1-EL01-KA201-079031
Integration into Research Grant Fellow
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
European Comission |
2020/09 - 2023/08 | ICTeam - Inclusion Team
2020-1-NO01-KA201-076430
Researcher
Fyllingsdalen videregaende skole, Norway
|
European Comission
Concluded
|
2019/01/01 - 2021/12/28 | Let's go STEM: Its influence on Physics' learning, interest and motivation
PTDC/CED-EDG/31480/2017
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal Universidade do Porto, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2015/05/01 - 2019/11/01 | SENSEs - Social Participation of Children with Special Educational Needs in Regular SchoolsInclusion and social participation
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2016/05 - 2019/11 | Social participation of students with SEN in regular schools
PTDC/MHC-CED/4150/2014
Principal investigator
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2017/10 - 2018/10 | Promoção do sucesso escolar no ensino das ciências: um estudo piloto
Researcher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Direção Geral da Educação
Concluded
|
2012/01 - 2015/01 | iLit-Entre a terra e o mar: um projeto de integração de literacias
PTDC/CPE-CED/117923/2010
Researcher
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2009/07/01 - 2014/06/30 | Full researcher - Programa Ciência 2009.
CONT_DOUT/71/UL/188/10016/ 8/2008
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2012/01 - 2014/06 | SAILS-Strategies for Assessment of Inquiry Learning in Science
289085
Researcher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development
Concluded
|
2010/01 - 2013/01 | Avaliação do currículo de ciências do 3º ciclo do ensino básico
PTDC/CPE-CED/102789/2008
Researcher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2006/11 - 2009/06 | Educação em ciências. Dos ideais às práticas inclusivas
02-CIEFCUL
Researcher
Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Concluded
|
2000/09 - 2002/09 | Escola Inclusiva: Do possível ao inadiável.
01-CIEFCUL
Researcher
Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Concluded
|
2000/09 - 2001/09 | Interagir para aprender: Contributos da Psicologia Social Genética para a compreensão do sucesso escolar e da escola inclusiva
00-IIE
Researcher
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
|
Instituto de Inovação Educacional |
1999 - 1999 | Study to obtain comparable national estimates of problem drug use prevalence for all EU Member States.
02-OEDT
Researcher
Observatório Europeu de Drogas e Toxicodependência, Portugal
|
Observatório Europeu de Drogas e Toxicodependência
Concluded
|
1998 - 1999 | Tornar-se professora no Ensino Superior
00-CIEFCUL
Researcher
Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Concluded
|
1998 - 1998 | Feasibility of implementing standards for collecting data on drug-related deaths in the EU Member States
01-OEDT
Researcher
Observatório Europeu de Drogas e Toxicodependência, Portugal
|
Observatório Europeu de Drogas e Toxicodependência |
1997 - 1997 | Methodological Pilot Study of Local Prevalence Estimates.
00-OEDT
Researcher
Observatório Europeu de Drogas e Toxicodependência, Portugal
|
Observatório Europeu de Drogas e Toxicodependência
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Journal article |
|
Newspaper article |
|
Online resource |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2023/10 | La situación actual de los estudiantes con TEA en la Educación Superior portuguesa | VI Congreso internacional universidad y discapacidad
Universidad de Salamanca (Salamanca, Spain)
|
2023/03/03 | Professores como agentes de mudança: como promover a inclusão educativa através de processos de participação social e de formas de apoio social? Uma reflexão em torno dos resultados do projeto 4StuDi. | Evento Multiplicador Apoio Social e Participação: Cenários Educativos para a Inclusão, organizado no âmbito do projeto 4StuDi
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/02 | Inclusão e participação dos alunos nas escolas portuguesas: perceções de professores e de alunos | 1ª Conferência Internacional sobre Formação de Professores
pelo Instituto de Educação da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023/01/21 | Potencialidades da aprendizagem transformativa para a inclusão educativa. | IX Colóquio Responder aos desafios da educação inclusiva
Centro de Formação de Associação de Escolas Coimbra Interior (online, Portugal)
|
2023/01/06 | Index para a Inclusão nas escolas: Oportunidade ou desafio? | Index para a Inclusão: 20 anos depois, o que estamos a fazer?
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/01 | Revisão sistemática da literatura sobre as emoções do professor e autoeficácia docente | XXX Colóquio da AFIRSE Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/01 | El profesorado universitario ante el reto de la inclusión en la Educación Superior | XXX Colóquio da AFIRSE Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/01 | O Professor de Educação Especial como agente de mudança do contexto escolar inclusivo sob a perspectiva da identidade docente | XXX Colóquio da AFIRSE Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/07 | Social support as a means for inclusion: Listening to the voices of students with disabilities and learning difficulties. | ICET2022
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/07 | Challenges of inclusion: Engaging all teachers as change agentes [organizadora do painel temático] | ICET2022
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/04/30 | Recursos digitais no ensino inclusivo das ciências: Desafios e oportunidades para a ação docente. | no III Encontro do Departamento de Física e Astronomia sobre Educação Inclusiva / I Science Connect Multiplier Event
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022 | Professores como agentes de mudança: a perspetiva da aprendizagem transformativa. | Simpósio Comunidades de aprendizagem transformativa para a inclusão educativa em perspetiva - o contributo de revisões sistemáticas
da literatura - ICET2022
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022 | A autoeficácia docente e sua relação com variáveis da atividade docente e contextuais: um estudo exploratório | Comunidades de aprendizagem transformativa para a inclusão educativa em perspetiva - o contributo de revisões sistemáticas
da literatura, apresentado no ICET2022
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/12/03 | Definition of SEN. | Multiplier Event – TIC e Necessidades Educativas Especiais
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021 | Understanding Teachers’ Mindsets regarding Differentiated Instruction: Issues related to Curriculum Planning | ECER 2021
European Educational Research Association (online)
|
2021 | Promovendo a participação e aprendizagem em sala de aula de ciências: Um olhar sobre a ação docente | I Workshop Iberoamericano de Educação Inclusiva
Grupo de Investigação em Ensino e Divulgação da Física do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da
Universidade do Porto (online)
|
2021 | Competences for the 21st century: how do teachers represent it? | ECER2021
European Educational Research Association (online)
|
2021 | Ensinar alunos cegos e com baixa visão no terceiro ciclo: Experiência e formação de professores. | no III Congresso Internacional de Direitos Humanos e Escola Inclusiva
Escola Superior de Educação e Comunidade da Universidade do Algarve (online, Portugal)
|
2021 | Inclusão e educação especial: dilemas e tensões na construção profissional do professor de educação especial | no III Congresso Internacional de Direitos Humanos e Escola Inclusiva
Escola Superior de Educação e Comunidade da Universidade do Algarve (online, Portugal)
|
2021 | Dinâmicas sociais de turma e pertença à escola: Caminhos para a inclusão | Mesa-Redonda Pertencer à escola: participação e inclusão, no âmbito do III Congresso Internacional de Direitos Humanos e Escola
Inclusiva
Escola Superior de Educação e Comunidade da Universidade do Algarve (online, Portugal)
|
2021 | Formação, atitudes e práticas de professores para a educação inclusiva. | no V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro e Universidade Aberta (online, Portugal)
|
2021 | O papel do professor de educação especial: um estudo sobre a identidade docente à luz do paradigma da inclusão | V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro e Universidade Aberta (online, Portugal)
|
2020/08 | Classroom Social Configurations and Students Sense of Belonging: The specific case of students with SEN | ECER - Educational Research (Re)connecting Communities
European Educational Research Association (online)
|
2020/05 | Competency based curriculum | INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education
Instituto Politécnico de Bragança (online)
|
2020/02 | Competências para século XXI e suas representações | IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Conselho de Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação na Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2020 | What being grateful for tells us about student’s well-being and engagement in school | ICERI2020: 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation
(online)
|
2020 | Adaptação cultural do instrumento de avaliação das emoções do professor: teacher emotion questionnaire (TEQ). | 8th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada, Universidade de Vigo, Universidade do Minho & Universidade do Porto (online)
|
2020 | Student's’ Wellbeing and Gratefulness – a Turning Point | Online Contemplative Research Conference (CRC)
Mind & Life Institute (online)
|
2020 | Teacher Anger Scale: tradução e adaptação cultural para a língua portuguesa | 8th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada, Universidade de Vigo, Universidade do Minho & Universidade do Porto (online)
|
2020 | Competências profissionais de professores de educação especial sob a lógica emocional/ afetiva | VI Seminário Nacional de Educação especial/ XII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva
(online)
|
2020 | Como pode o ensino de ciências dar resposta aos desafios da inclusão? | Colóquio de Experiências e Pesquisas em Ensino de Ciências (CEPEC): “Diversidade e Inclusão no Ensino de Ciências da Natureza
Núcleo de Investigação em Educação Química (NIEQ), Universidade Federal do ABC (online)
|
2020 | Estudo sobre mindfulness e compaixão na escola: promoção do envolvimento e do bem-estar em alunos do 2º e 3º ciclos | AFIRSE: Educação e bem-estar
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2020 | Representações sociais sobre competências para século XXI: perspetivas dos agentes educativos e dos media. | AFIRSE: Educação e bem-estar
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/07 | Diferenciação Pedagógica: mudança a nível de crenças dos professores | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/07 | Relação entre pares e envolvimento com a escola: razões para não escolher um colega para brincar. | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação,
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/07 | Rejeição como obstáculo ao envolvimento com a escola: aspetos determinantes para a rejeição | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/07 | Participação social de crianças com NEE na escola regular. | Encontro Ciência_2019
FCT (Lisboa, Portugal)
|
2019/06 | Razones de desagrado en las chicas de cuarto y sexto curso de educación primaria en Portugal | Simpósio Niñas, desagrados, enemistades, poder y grupos al inicio de la escolaridade (coord. F. Garcia bacete), apresentada
no XXVI Congreso Internacional de Psicologia y Educación
(Salamanca, Spain)
|
2019/06 | Caminhos para a inclusão: Ação docente, participação e sucesso | na Mesa- Redonda Trabalho Docente, inclusão e equidade no IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/06 | Diferenciação Pedagógica: crenças e práticas dos professores. | IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/06 | Competências profissionais do professor de educação especial: Entre o perfil e a prática. | IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/04 | Benefits of STEM integration to students' science learning | ATEE Winter Conference “Science and Mathematics Education in the 21st century”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/03/27 | Apresentação dos resultados do projeto SENSES. | Seminário Final do projeto SENSES: Inclusão como participação social: Desafios e possibilidades
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/03/01 | Participação social de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular | Seminários Transdisciplinares 2018/2019
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/02/01 | O projeto de telecolaboração entre IEUL e Universidade Pädagogische Hochschule Karlsruhe: Partilha de Experiência. | Seminário EVALUATE: Virtual Exchange: formar professores tele colaborativos
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Social participation of students with SEN in regular schools – methodological challenges. | Mini-Congress on Social Inclusion of Students with Disabilities in General Education
Universidade de Groningen (Groningen, Netherlands)
|
2019 | Diferenciação pedagógica: Crenças dos professores. | AFIRSE: Tempos, Espaços e Artefactos em Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019 | A constituição do perfil de competências do professor de educação especial em discursos políticos. | AFIRSE: Tempos, Espaços e Artefactos em Educação.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/09 | O apoio institucional aos estudantes com NEE no ensino superior. | Simpósio Internacional “Educação inclusiva – Atitudes que transformam”
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2018/07 | STEM as a means to promote students’ scientific learning and motivation. | IOSTE
Universidade de Malmö (Malmö, Sweden)
|
2018/07 | Aprender: a conceção de estudantes universitários de um curso na área da educação | XIV Colóquio Internacional de Psicologia da Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
|
2018/07 | Vozes dos alunos sobre feedback: um estudo no ensino superior. | XIV Colóquio Internacional de Psicologia da Educação.
ISPA (Lisboa, Portugal)
|
2018/07 | Inclusion in regular schools: patterns of acceptance and rejection of students with special educational needs. | 10th International Conference on Education and New Learning Technologies
IATED (Palma, Spain)
|
2018/04 | Drawing Scientific Ideas: A strategy to construct “good” scientific explanations. | no Annual Meeting of the American Educational Research Association (AERA)
(New York, United States)
|
2018 | STEM na aprendizagem da tabela periódica um estudo com alunos do 9.º ano | VII Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química.
SPQ (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2017/11/22 | Apresentação dos resultados do projeto SENSES – participação social de alunos com NEE nas escolas regulares (PTDC/MHC-CED/4150/2014). | SemEdEs2017 – Seminário de Formação de Professores e educação especial
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/08 | Students constructing scientific explanations: A system analysis. | ESERA Conference 2017,
Dublin City University and the University of Limerick (Dublin, Ireland)
|
2017/08 | Social participation of students with sen in regular schools: the importance of their abilities profile. | ECER Conference 2017
Universidade de Copenhaga (Copenhaga, Denmark)
|
2017/07 | Social participation of students with and without special educational needs in regular schools. | simpósio The social dimension of inclusion: peers’ acceptance and attitudes towards children with disabilities, no âmbito
do International Conference on Research in Education
Centre for Research and Innovation in Education (inED) na escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/07 | A lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência e a formação docente. | V Congresso Internacional – Educação, Inclusão e Inovação, organizado pela Pró-Inclusão
Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, ISEC (Lisboa, Portugal)
|
2017/03 | Factors on teacher-level related to social inclusion: Student-teacher relationship | Mini-Congress on Social Inclusion of Students with Disabilities in General Education
Universidade de Groningen (Groningen, Netherlands)
|
2017 | Students with SEN, self and teacher perceptions of school performance: Relation with classroom ecology | EARLI 2017
University of Tampere (Tampere, Finland)
|
2016/10 | O contexto colaborativo e reflexivo como promotor do desenvolvimento profissional: uma investigação na própria prática | XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação. (Viseu, Portugal)
|
2016/07 | Envolvimento dos alunos na construção de explicações científicas através do uso de visualizações: um estudo com alunos do 8.º ano. | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/07 | Alunos com NEE e perceção de desempenho escolar. | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/06 | Patterns of social participation of students with and without SEN | The 6th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection
International Society on Interpersonal Acceptance and Rejection (ISIPAR) (Madrid, Spain)
|
2016/05 | Investigação na própria prática como promotora do desenvolvimento profissional de uma professora de Físico-Química. | Jornadas Pedagógicas: O supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes.
Instituto de Educação de Ciências da Educação (ISCE) (Odivelas, Portugal)
|
2016 | Relação professor-aluno e participação social. Um estudo comparando alunos com e sem NEE. | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2015/09 | Qualidade das explicações científicas construídas pelos alunos: um estudo com alunos do 8.º ano. | XVI ENEC: Ciência como cultura
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/09 | Formação inicial de professores de F/Q. Mudanças reportadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem. | XVI ENEC: Ciência como cultura
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/09 | Dificuldades dos alunos na temática energia | XVI ENEC: Ciência como cultura
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/09 | Wiki como veículo potencializador da avaliação formativa em tarefas sobre Eletricidade. | XVI ENEC: Ciência como cultura
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/07/03 | Educação como uma questão de direitos humanos. A perspetiva da inclusão. | Clube Soroptimista de Tavira
Clube Soroptimista de Tavira (Portugal)
|
2015/07 | The quality of students-constructed scientific explanations: a study 8th grade students. | 12th Internacional Conference on Hands-on Science 2015
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2014/12 | Aceitação de alunos com NEE pela turma: Um estudo sociométrico com alunos de 7º ano. | no I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva.
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2014/08 | An initial teaching training: contributions to teacher knowledge and skills to implement inquiry activities in Science classroom. | 2014 ATEE Annual Conference - Transitions in Teacher Education and Professional Identities
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014/08 | Teachers’ reflections when their own practice is researching in a collaborative context. | 2014 ATEE Annual Conference - Transitions in Teacher Education and Professional Identities
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014/04 | Teachers’ Researching their Practices: Its Potentialities for Facilitating Conceptions’ Change. | AERA 2014 Annual Meeting: The Power of Education Research for Innovation in Practice and Policy
(Pensylvania, United States)
|
2014/03 | Formação inicial de professores de Física e Química: Mudanças reportadas em relação o processo de ensino-aprendizagem. | XV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Tendências atuais em educação em ciência
Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2014/03 | Sustainability on Earth and Science Learning. Perceptions from 8th grade pupils involved with a Role Playing Activity | 2014 NARST Annual International Conference: Awakening dialogues - Advancing Science Education Research Practices and Policies
(Pennsylvania, United States)
|
2014/02 | O contributo da formação inicial de professores para o seu desenvolvimento profissional: um estudo com professores de Física e Química | XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Educação, Economia e Território
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/02 | Sedimentar caminhos de construção de conhecimento na formação de professores. | XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Educação, Economia e Território.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/09 | A Science Problem Solving Activity: Wiki as a Resource for Engaging Students. | ESERA 2013: Science Education Research for Evidence-based Teaching and Coherent Learning
European Science Education Research Association (ESERA) (Nicosia, Cyprus)
|
2013/09 | Portuguese curricular reform and teachers practices: an evaluation 12 years later | ESERA 2013: Science Education Research for Evidence-based Teaching and Coherent Learning
European Science Education Research Association (ESERA) (Nicosia, Cyprus)
|
2012/07 | Science Teachers´ Challenges concerning Wikis use at Middle School. | 4th annual International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULERN)
International Association of Technology, Education and Development (Barcelona, Spain)
|
2012/06 | O wiki como um recurso para o envolvimento dos alunos numa atividade de resolução de problemas em ciências. | I Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias – 2012
Universidade de Vigo (online)
|
2012/06 | Wikis as a tool to promote scientific inquiry in pupils from middle school | Science and Mathematics Education Conference (SMEC) | ESTABLISH Conference 2012
School of Physics (Dublin, Ireland)
|
2012/02 | Mudança de práticas no ensino das ciências: do currículo prescrito aos constrangimentos na prática. | XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/11 | Wikis in Teaching and Learning Physics and Chemistry. | ICERI - International Conference of Education, Research and Innovation - 2011
International Association for Technology, Education and Development (Madrid, Portugal)
|
2011/11 | Inquiry-based activities: How to promote an effective process of change on teachers’ practices? | ICERI - International Conference of Education, Research and Innovation - 2011
International Association of Technology, Education and Development (Madrid, Spain)
|
2011/09 | Estratégias usadas pelos Alunos na Resolução de um Problema sobre as Picadas de Abelhas e Vespas com Recurso a um Wiki | XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2010/08 | Inquiry activities’ impact on students’ interest and perceptions about school physics. | 2010 GIREP International Conference.
(Reims, France)
|
2010/07 | Making science classes more popular and relevant: how do students’ perceive it? | PARSEL Symposium na Conferência Internacional do ICASE, Inovattion in STE Education
(Tartu, Estonia)
|
2010/07 | Learning Pupil’s through inquiry activities about electricity. | Learning Pupil’s through inquiry activities about electricity.
(Aveiro, Portugal)
|
2010/06 | Inquiry activities’ impact on students’ autonomy in science classes. | 15th European Learning Styles Information Network
(Aveiro, Portugal)
|
2009/11 | Students Perceptions of Teachers’ Practices | International Conference of Education, Research and Innovation
(Madrid, Spain)
|
2009/09 | Avaliação do PARSEL: Atitudes e vivências dos professores | ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências
(Castelo Branco, Portugal)
|
2009/09 | Envolvendo alunos e professores: Oportunidades criadas pelo PARSEL. | ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências.
(Castelo Branco, Portugal)
|
2009/09 | PARSEL: Um contributo para o desenvolvimento profissional dos professores. | ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências
(Castelo Branco, Portugal)
|
2009/09 | Indo para além do PARSEL… | ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências
(Castelo Branco, Portugal)
|
2009/06 | Reconstruir identidades: Potencialidade das atividades de Investigação | Seminário organizado no âmbito do Projeto Educação em Ciências. Dos Ideais às Práticas Educativas
(Lisboa, Portugal)
|
2009/03 | PARSEL modules: Pros and Cons | PARSEL-Final Conference
Freie Universitat Berlin (Berlim, Germany)
|
2009/03 | Conquering students and teachers with PARSEL modules | PARSEL-Final Conference
Freie Universitat Berlin (Berlim, Germany)
|
2009/03 | Connecting teachers. Connecting subjects. | PARSEL-Final Conference
Freie Universitat Berlin (Berlim, Germany)
|
2008/06 | Compreendendo o insucesso educacional: um olhar da teoria sócio-cultural. | I Seminário Hispanico-Português em Investigação Educacional
Departamento de Didáctica de las Matemáticas da Universidad de Sevilla (Sevilha, Spain)
|
2008/05 | Changing practices, changing identities: a study with pupils at risk of educational exclusion. | Conferência Reflecting on Identities: Practice, Research, Innovation
CiCe (Children’s Identity and Citizenship in Europe) (Istambul)
|
2007 | Investigações e práticas inclusivas no ensino das ciências. Um estudo com alunos em risco de abandono escolar. | VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.
(Florianópolis, Brazil)
|
2007 | Learning paths: A challenge for na inclusive education in Portugal | 2nd Socio-Cultural Theory in Educational Research & Practice: Theory, Identity and Learning Conference
(Manchester, United Kingdom)
|
2005/08 | Deaf education: dilemmas with the creation of effective learning environments – the case of a Portuguese primary school | 11ª Conferência da EARLI - European Conference for Research on Learning and Instruction
(Nicosia, Cyprus)
|
2003/09 | Perspectivas de um professor de Físico/Química sobre a inclusão de uma criança surda em aulas do 8º ano | X Encontro Nacional de Educação em Ciências
(Lisboa, Portugal)
|
2003/08 | Poet’s dreams, hard realities and several doubts: illuminating the process of inclusion. | Comunicação oral integrada no simposium “Youngs at risk students: a methodological challenge to investigate how opportunities
to their educational needs can be provided optimally” apresentada na 10ª Conferência da EARLI - European Association of Research
in Learning and Instruction
(Pádua, Italy)
|
2003/08 | Threaten identities: inclusive schooling ideals vs. Practices in a Portuguese educational community | Comunicação em forma de mesa redonda apresentada na 10ª Conferência da EARLI - European Association of Research in Learning
and Instruction
(Pádua, Italy)
|
2002/09 | Inclusive ideals/inclusive practices: How far is a dream from reality? | European Conference on Educational Research, organizada por The European Educational Research Association
(Lisboa, Portugal)
|
2002/06 | Dealing with diversity: analysing the discourses of different sources | simposium “Cultural diversity and social processes in developing countries” do 5º Congresso da ISCRAT
(Amesterdão, Netherlands)
|
2001/09 | A deaf child's day in a regular school | 9ª Conferência da EARLI - European Association of Research in Learning and Instruction
(Fribourg, Switzerland)
|
2001/09 | Escola inclusiva – percursos para a sua concretização | VI Encontro Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2001/04 | Longing for diversity: the role of inclusive school in a changing world. | Congresso “Cultures of learning – risk, uncertainty and education”
(Bristol, United Kingdom)
|
1999/09 | Ideias dos estudantes do 3º e 4º anos das licenciaturas em Ensino das Ciências relativas ao conceito de aprender | 2° Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências
(São Paulo, Brazil)
|
1999/04 | Learning how to teach in Higher Education | 6th Annual International Conference on Teacher Research
(The Manoir de Sables , Canada)
|
1998 | Evaluation of a methadone maintenance program for HIV+ patients. | V Congresso Mundial sobre Innovations in Psychiatry
(Londres, United Kingdom)
|
1994 | On the natural evolution of heroin addicts | Encontro Regional da Federação Mundial das Sociedades Científicas de Psiquiatria Biológica
(Porto, Portugal)
|
1994 | Dados relativos aos jovens que procuraram o apoio do Núcleo de Estudos do Suicídio em 1993 | III Encontro sobre a Adolescência
(Lisboa, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/02 - Current | Uso de tecnologias de apoio para o acesso ao currículo: efeitos do envolvimento do estudante do ensino superior
Supervisor
|
Educação Inclusiva (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/01 - Current | Motivação autodeterminada, satisfação profissional e sentido de agência de professores
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/01 - Current | Fenomenologia da mudança para uma Educação Integral: Uma perspectiva focada nas percepções dos educadores
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/10 - Current | Envolvimento dos alunos com a escola: o papel da sociocracia na satisfação das necessidades psicológicas e motivação para
aprender
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021/10 - Current | O papel do conflito entre pares na construção das relações interpessoais: um estudo de caso no contexto da sala de aula
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020/12 - Current | O papel do professor de Educação Especial na escola: um estudo sobre a identidade docente na construção de uma escola inclusiva.
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/02 - Current | O contributo da formação contínua de professores para a mudança de atitudes e práticas pedagógicas: ensinar alunos cegos e
com baixa visão no terceiro ciclo.
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 - Current | Emoções e Autoeficácia: Um Estudo com Professores
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 - 2023/01/16 | • Contributo das visualizações para construção de explicações científicas sobre as reações químicas: um estudo com alunos
do 8.º ano
Co-supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2022/12/06 | Estudo sobre mindfulness e compaixão na escola: promoção do envolvimento e do bem-estar de alunos do 2º e 3º ciclos
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2022/03/30 | Formação de Professores para a Diferenciação Pedagógica Inclusiva
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | O Papel da Geometria na Motivação e Autoconceito Artístico do Aluno
Co-supervisor
|
Mestrado em Ensino de Artes Visuais (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2021/12/13 | Desenvolvimento Profissional Docente na Perspectiva da Educação Inclusiva
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - 2021/11/22 | Articulações entre formação de professores em educação especial e competências de atuação profissional.
Supervisor of Daiane Pinheiro
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | Contrastes de Desenvolvimento no 9.º ano de escolaridade: estratégias de diferenciação pedagógica no Ensino da Geografia
Co-supervisor
|
Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Aceitação de alunos com NEE pela turma: Um contributo para o debate sobre a inclusão
Supervisor
|
Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | A relação entre as dificuldades de aprendizagem e o autoconceito.
Supervisor
|
Mestrado em Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | As perceções dos professores face à educação sexual com alunos com perturbações do espetro do autismo
Supervisor
|
Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Formação de Assistentes Operacionais com funções de ação educativa, suas atitudes e práticas educativas: um contributo para
a educação inclusiva
Supervisor
|
Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Conceitos, a importância da fotografia e do diário gráfico na ilustração
Co-supervisor
|
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | O Contributo de uma Proposta Didática de Inclusão no 1ºCEB: Um Estudo de Caso
Co-supervisor
|
Mestrado em Educação - Supervisão e Orientação da Prática Profissional (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | Inclusão de alunos com paralisia cerebral: percepções dos professores do 1º Ciclo, sobre a inclusão de alunos com paralisia
cerebral na turma do ensino regular.
Supervisor
|
Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2011 - 2011 | A afectividade e sexualidade dos adolescentes com T21 que frequentam o 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico público da área da
Grande Lisboa e as suas implicações na transição para a vida adulta
Supervisor
|
Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2010 - 2010 | Equipas de Educação Especial e Inclusão: O Contributo de uma Equipa para a Inclusão de alunos com Necessidades Educativas
Especiais
Supervisor
|
Mestrado em Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023/03/03 - 2023/03/03 | Organização do Evento Multiplicador Apoio social e participação: cenários educativos para a inclusão, organizado no âmbito
do projeto 4StuDi (2020-1-EL01-KA201-079031). (2023/03/03 - 2023/03/03)
Other
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2023/01/06 - 2023/01/06 | Membro da Comissão Organizadora do Seminário Evento Index for Inclusion, organizado pelo Instituto de Educação da Universidade
de Lisboa e Associação Pro-Inclusão. (2023/01/06 - 2023/01/06)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2022/07/19 - 2022/07/22 | Membro da Comissão Organizadora do IV Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia
e Educação, (2022/07/19 - 2022/07/22)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidad de Castilla-La Mancha - Campus de Cuenca, Spain |
2022/07/12 - 2022/07/15 | Membro da Comissão Organizadora do 1ª Conferência Internacional em Educação e Formação ICET 2022 (2022/07/12 - 2022/07/12)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2021/07/17 - 2021/07/17 | I Conferência Nacional Educação STEM, organizado no âmbito do Projeto Let’s GoSTEM (2021/07/17 - 2021/07/17)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019/07/15 - 2019/07/17 | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (2019/07/15 - 2019/07/17)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019/03/27 - 2019/03/27 | Organização do Seminário Inclusão como Participação Social: Desafios e Possibilidades, no âmbito Seminário Final do projeto
SENSES (PTDC/MHC-CED/4150/2014). (2019/03/27 - 2019/03/27)
Seminar
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019/02/01 - 2019/02/01 | Organização do Seminário EVALUATE: Virtual Exchange: formar professores tele colaborativos, no âmbito do Projeto EVALUATE:
Evaluating and Upscaling Telecollaborative Teacher Education (Erasmus+ KA3 - EACEA/34/2015) (2019/02/01 - 2019/02/01)
Seminar
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2018/03/12 - 2018/04/30 | Organização do Curso de formação em Educação em Sexualidade para professores de Educação Especial, acreditado pela Conselho
Científico-Pedagógico da Formação Continuada (Registo de acreditação: CCPF/ACC-100122/18) (2018/03/12 - 2018/04/30)
Other
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2017/11/22 - 2017/11/22 | Membro da Comissão Organizadora do evento SemEdEs2017 – Seminário de Formação de Professores e educação especial (2017/11/22 - 2017/11/22)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2017 - 2017 | Membro da Comissão Organizadora do IX Fórum de Jovens Investigadores. (2017 - 2017)
Other (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016/07/13 - 2016/07/13 | Membro da Comissão Organizadora do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia
e Educação (2016/07/11 - 2016/07/13)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2015/09/10 - 2015/09/12 | Membro da Comissão Organizadora do XVI ENEC: Ciência como cultura. (2015/09/10 - 2015/09/12)
Other
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2014/07/10 - 2014/07/12 | Membro da Comissão Organizadora Local do III Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual: Direitos, Políticas, Investigação
e Práticas (2014/07/10 - 2014/07/12)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
1998 - Current | Using cases and classroom assessment to improve learning and teaching, formação pedagógica organizada pelo Centre for Case
Studies in Education (Pace University) e realizada na Universidade de British Columbia, Vancouver (Canadá) (35 horas).
Other
|
Using cases and classroom assessment to improve learning and teaching
Pace University, United States
|
2023/06/05 - 2023/06/06 | Participação no VI Seminário GTAEDES - Diversidade e desenho universal: Equidade e justiça no ensino, organizado pelo Grupo
de Apoio a Estudantes com Deficiência no Ensino Superior, no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa
Seminar
|
Diversidade e desenho universal: Equidade e justiça no ensino
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/05/06 - 2023/05/06 | Participação no webinar “As respostas educativas no Ensino Superior face à inexistência de legislação que regulamente os apoios
a estudantes com cegueira e baixa visão”, no âmbito do Ciclo Formativo “Acesso e Sucesso no Ensino Superior por estudantes
com cegueira e baixa visão”, organizado peala Associação Bengala Mágica e pelo Movimento Academia Acessível com a parceria
da Pró-Inclusão.
Conference
|
As respostas educativas no Ensino Superior face à inexistência de legislação que regulamente os apoios a estudantes com cegueira
e baixa visão
Associação Bengala Mágica, Portugal
|
2023/05/05 - 2023/05/05 | Participação no Encontro Mais Inclusão e moderação da mesa “Design Universal na perspetiva dos estudantes: desafios e dificuldades”,
organizado pelo Gabinete de Apoio psicopedagógico ao estudante na Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da Universidade
de Lisboa
Round table
|
Design Universal na perspetiva dos estudantes: desafios e dificuldades
Gabinete de Apoio psicopedagógico ao estudante na Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
Portugal
|
2023/03/04 - 2023/03/04 | Participação no webinar “A importância das transições para percursos de sucesso”, no âmbito do Ciclo Formativo “Acesso e Sucesso
no Ensino Superior por estudantes com cegueira e baixa visão”, organizado pela Associação Bengala Mágica e pelo Movimento
Academia Acessível com a parceria da Pró-Inclusão.
Conference
|
A importância das transições para percursos de sucesso
Associação Bengala Mágica, Portugal
|
2022/10/21 - 2022/10/22 | Participação no Seminário "Crescer e Ser com Cegueira e Baixa Visão", organizado pela Associação Bengala Mágica e pelo Movimento
Academia Acessível com a parceria da Pró-Inclusão, na Escola Superior de Educação de Lisboa, ESELx, Lisboa
Seminar
|
Crescer e Ser com Cegueira e Baixa Visão
Associação Bengala Mágica, Portugal
|
2022/04/29 - 2022/04/29 | Participação no Encontro Mais Inclusão e moderação da mesa “A diferença e a semelhança dos estudantes com deficiência no ensino-aprendizagem
e na integração académica; o caminho da equidade”, organizado pelo Gabinete de Apoio psicopedagógico ao estudante na Faculdade
de Psicologia e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa
Round table
|
A diferença e a semelhança dos estudantes com deficiência no ensino-aprendizagem e na integração académica; o caminho da equidade
Gabinete de Apoio psicopedagógico ao estudante na Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
Portugal
|
2016 - 2020 | Participação em várias edições do programa Observar e Aprender da ULisboa (Projeto de formação interpares, através da observação
de pares):
1º semestre, 2019/2020
1º semestre, 2018/2019
2º semestre, 2017/2018
2º semestre, 2016/2017
1º semestre, 2016/2017
Other
|
Programa Observar e Aprender
Universidade de Lisboa, Portugal
|
1996 - 1996 | Curso de Formação de Formadores/Consultores em Gestão e Inovação Organizacional, com a duração de 600 horas, organizado pelo
Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos (CIDEC), Lisboa (Portugal).
Other
|
Curso de Formação de Formadores/Consultores em Gestão e Inovação Organizacional
Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024 | Atividades prático-laboratoriais em Física: uma abordagem didática interativa e inclusiva.
(Thesis) Main arguer
|
Natália Alves Machado (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2023 | Motivação para a aprendizagem do português L2 através de ambientes de aprendizagem tecnologicamente enriquecido
(Thesis) Arguer
|
Joana Catarina Jesus Guilherme (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023 | Inovar a educação: um caminho para a educação inclusiva através do apoio social.
(Thesis) Arguer
|
Mariana Torres Jardim (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023 | Práticas de cidadania: programa de competências socioemocionais numa escola TEIP
(Thesis) Arguer
|
Susana Vilarinho Pacheco Ferreira (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 | Feedback docente na autorregulação de aprendizagens: dinâmicas no desempenho acadêmico em estudantes do ensino superior.
(Thesis) Arguer
|
Juana de Carvalho Ramos Silva (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 | Uso problemático de las TIC en la adolescencia
(Thesis) Arguer
|
Adoración Díaz López (PhD)
Consejería de Educación y Universidades de la Región de Murcia, Spain
|
2021 | Bem-Estar dos Educadores de Infância em Creche no Contexto das Instituições Particulares de Solidariedade Social
(Thesis) Arguer
|
Ilda Clara Almeida da Cruz Rodrigues (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 | A perceção dos alunos sobre o feedback dos professores.
(Thesis) Arguer
|
Maria de Fátima Caetano Vieira Lopes (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 | A relação escola-família: um olhar sobre o complexo escolar BG 1038 do Ensino Especial de Benguela-Angola
(Thesis) Arguer
|
Feliciano Kulima (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 | Relações Sociais no Jardim de infância: A relação educador-criança e a qualidade das amizades entre pares.
(Thesis) Arguer
|
Catarina Pires da Costa Marcelino (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 | Necessidades de Formação de Professores na Inclusão de Alunos com Perturbações do Espetro Autista
(Thesis) Arguer
|
Dídia Alexandra Carregosa Lourenço (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020 | Aprendizagem da Língua Inglesa com Tecnologias Móveis: Motivação, Produção Oral e Competência Digital.
(Thesis) Arguer
|
Sílvia Cristina de Sousa Simões Pinto Roda Couvaneiro (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020 | Os trabalhos para casa e a sua contribuição para o desenvolvimento dos processos de autorregulação nos alunos do 1.º CEB.
(Thesis) Arguer
|
Sara Patrícia Resende Fernandes (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | A relação Educador-Criança: Preditores da perceção dos dois elementos da díade
(Thesis) Main arguer
|
Inês Galamba Soares (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 | A elaboração dos Programas Educativos Individuais e suas implicações na Prática Pedagógica em contexto de sala de aula.
(Thesis) Arguer
|
Ana Cristina Rodrigues Fernandes Serra (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Atitudes face à estatística e escolhas de gráficos por professor dos anos inicias do ensino fundamental
(Thesis) Arguer
|
Maira Neidja Pereira Martins (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 | Envolvimento, autoconceito e necessidades de formação: UM estudo com educadores de infância angolanos
(Thesis) Arguer
|
Genoveva Augusta Martins de Menezes dos Santos Borges (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 | Interações sociais de alunos com necessidades educativas especiais: Estudo de caso em turmas do 2º ciclo do ensino básico
num agrupamento de escolas do Algarve
(Thesis) Main arguer
|
José Manuel Avença Fava (Master)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2018 | Adultos com necessidades educativas especiais num centro de atividades ocupacionais: atividade de animação socioeducativa
e sociocultural
(Thesis) Main arguer
|
Ana Rita Alves Jóia (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 | Trissomia 21 na adultícia: O sucesso à luz da Qualidade de Vida
(Thesis) Main arguer
|
Carla Ribeiro Vieira (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 | Bem-estar psicológico dos jovens universitários: contributos da intergeracionalidade
(Thesis) Arguer
|
Mário Carlos Marques Durão (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 | A mentira na adolescência: Reconhecimento e avaliação no contexto português
(Thesis) Arguer
|
Marina Filipa Correia Martins (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 | Estilos educativos parentais, valores e autoconceito de adolescentes: Um estudo transcultural
(Thesis) Arguer
|
Yara Rodrigues de la Iglesia (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 | Atitudes face a si próprio e envolvimento na escola: Estudo com alunos do sistema de aprendizagem em alternância.
(Thesis) Arguer
|
António Augusto Gomes Leite (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 | A alimentação sustentável no pré-escolar
(Thesis) Main arguer
|
Ana Sofia Martins Santos (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 | A participação social e a relação professor-aluno de alunos com e sem necessidades educativas especiais do 1º ciclo do ensino
básico: Um estudo de caso de uma escola do ensino privado.
(Thesis) Main arguer
|
Rodrigo do Vale Lopes (Master)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2017 | Participação social de alunos com necessidades educativas especiais numa escola do Algarve
(Thesis) Main arguer
|
Hélio da Silva Monteiro (Master)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2017 | O impacto da motivação na aprendizagem da língua estrangeira
(Thesis) Main arguer
|
José António Monteiro Teixeira (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 | Biblioteca escolar inclusiva e leitura para todos
(Thesis) Main arguer
|
Rui Miguel Baptista Tavares Carvalho (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva
(Thesis) Main arguer
|
Joaquim António Ribeiro (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | Formação em Supervisão de educadores de educação especial
(Thesis) Main arguer
|
Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira Castro (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 | Inclusão de uma aluna com trissomia 21 no ensino secundário. Estudo de caso. | Cármen Sofia Gomes Rodrigues (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 | A relação entre as artes e as ciências em contexto educativo | Hugo Gonçalo Bravo Marques (Other)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo
(Thesis) Main arguer
|
Maria teresa Maldonado Covas de Sousa Conceição (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 | O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais: O caso de uma escola de Lisboa
(Thesis) Main arguer
|
Ana Alexandrina Ferreira Coelho (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 | O processo de implementação do Currículo Nacional das Ciências Físicas e Naturais numa escola da Amadora: Perspetiva dos diferentes
intervenientes
(Thesis) Main arguer
|
Ana Isabel Ferreirinho (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 | Práticas de diferenciação pedagógica com alunos com Necessidades Educativas Especiais: Práticas e desafios em contexto de
sala de aula do 2º ciclo
(Thesis) Main arguer
|
Agostinha Ramalho Pereira Geraldo (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2012 | As atitudes dos professores de ensino regular do 2º ciclo face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais | Maria de Fátima Baleca Ferreira (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2012 | Stress parental face à transição de ciclo de ensino de alunos com necessidades educativas especiais | Zélia Maria Cruz Baltazar (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2012 | Implicações do empenho dos educadores de infância no envolvimento das crianças: Um estudo ao nível das ciências.
(Thesis) Main arguer
|
Celeste Caetano Ramos Nunes Rosa (Other)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Perspetivas/ preocupações dos pais de crianças com Paralisia Cerebral | Sofia Isabel Rosa de Sousa (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2011 | Atitudes dos docentes face à educação inclusiva enquanto princípio filosófico | Maria de Lurdes Carvalho Martins Belo (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2011 | O contributo da biblioteca escolar para o desenvolvimento e sucesso educativo das crianças com necessidades educativas especiais | Maria Eduarda Ferreira Faustino de Oliveira (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 | Respostas educativas para alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente: um estudo qualitativo com técnicos especializados. | Maria João Gomes dos Anjos Veiga (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2011 | Educação do Doente com Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono | Cristina Maria Sardinha Canhão Martinho (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | A exploração de textos literários pelos professores de ciências do 9º ano de escolaridade | Sandra Isabel Caetano Lobo (Other)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Alunos excelentes em ciências: Uma reflexão acerca da influência de factores de natureza pessoal, familiar e escolar | Fernando José Pires Caldeira (Other)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 | Práticas de inclusão em salas de Jardim de Infância: Um estudo qualitativo com educadores de infância | Ana Paula Vieira de Almeida Santos (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2009 | e desenvolvimento profissional de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em ensino experimental das ciências – um estudo de caso. | Maria Dulce da Costa Lopes Pinto (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 | A pessoa do professor perante a situações de (in)disciplina na sala de aula | Maria Alexandra de Melo Sampaio de Carvalho (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Ad Hoc journal article review
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Cultura y Educación | |
2022 - 2023 | Psychology in the Schools | |
2022 - 2023 | European Journal of Psychology of Education | |
2022 - 2022 | Science Education | |
2021 - 2022 | Current Psychology | |
2020 - 2022 | Sisyphus | |
2017 - 2022 | Educational Research and Reviews | |
2019 - 2019 | International Journal of Science and Technology Education Research | |
2019 - 2019 | Science Education | |
2016 - 2016 | Science Education | |
2015 - 2015 | Cultura y Educación |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2023/09/14 - 2023/09/16 | II CISES – Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual: Género, Diversidade Sexual e Direitos Humanos | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra |
2021/04/16 - 2021/04/17 | III Congresso Internacional de Direitos Humanos e Escola Inclusiva (evento online) | Escola Superior de Educação e Comunidade da Universidade do Algarve |
2019/07/15 - 2019/07/17 | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2016/07/11 - 2016/07/13 | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2015/09/10 - 2015/09/12 | XVI ENEC: Ciência como cultura | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2022 - Current | Seminário Fundamentos da Formação Avançada em Educação Inclusiva | Educação Inclusiva (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2022 - Current | Seminário Temático I | Educação Inclusiva (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2022 - Current | Seminário de Projeto I e II | Educação Inclusiva (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2022 - Current | Seminário de Metodologias de Investigação | Educação Inclusiva (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016 - Current | Psicologia da Aprendizagem | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016 - Current | Necessidades Educativas Especiais | (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016 - Current | Introdução à Educação Especial | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2009 - Current | Processo Educativo: Desenvolvimento e Aprendizagem | (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2023/07/12 - 2023/07/12 | Contextos de inclusão: Oportunidades para a participação social dos alunos. Oficina de formação no âmbito das II Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, na Escola Secundária de Odivelas | (Outros) | Agrupamentos de Escolas Adelaide Cabette, Portugal |
2023/05/24 - 2023/05/24 | Inclusão educativa e mudança: as possibilidades do Índex para a Inclusão. Palestra no âmbito de uma sessão da Oficina de Formação intitulada As lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos (online). | (Outros) | CENFORES, Portugal |
2023/02/23 - 2023/03/01 | Práticas de inclusão. Investigando a própria prática. Ação de Curta Duração (6 horas), no âmbito do Projeto 4StuDi. | (Outros) | Colégio Pedro Arrupe, Portugal |
2023/02/08 - 2023/02/14 | Inclusão, participação e apoio social. Ação de Curta Duração (6 horas), no âmbito do Projeto 4StuDi. | (Outros) | Colégio Pedro Arrupe, Portugal |
2022/12/16 - 2022/12/16 | O papel do psicólogo na inclusão educativa. Aula no âmbito da UC Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas com Crianças e Adolescentes (a convite de Profª. Catarina Vaz Velho) | Psicologia (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/07/19 - 2022/07/19 | Porque hei de ir todos os dias à escola? Oficina de formação no âmbito das Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas Padre António Vieira. | (Outros) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2022/07/19 - 2022/07/19 | Seminário Mentes Sorridentes II. Seminário apresentado no Agrupamento de Escolas Anselmo Andrade, no âmbito de um projeto de Dulce Gonçalves premiado pelo Prémio Donativo Participativo Santander 2019 (online). | (Outros) | Agrupamento de Escolas Anselmo Andrade, Portugal |
2020 - 2022 | Seminário de Investigação I | Educação, especialidade Psicologia da Educação (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2020 - 2022 | Seminário de Projeto I | Educação, especialidade Psicologia da Educação (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2020 - 2022 | Seminário Temático I | Educação, especialidade Psicologia da Educação (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019 - 2021 | Módulo Análise de Conteúdo, no Seminário de Investigação II | Educação (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2017 - 2021 | Metodología de Investigação e Projeto | (Mestrado) | |
2020/12/03 - 2020/12/03 | Inclusão como participação: desafios e possibilidades (a convite de Profª. Ruth Mariani) | Ciências, Tecnologias e Inclusão (Pós-Graduação) | Universidade Federal Fluminense, Brazil |
2018 - 2020 | Seminário Temático I | Formação de Professores e Supervisão (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2018 - 2020 | Seminário de Projeto I e II | Formação de Professores e Supervisão (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016 - 2020 | Seminário Temático II | Formação de Professores e Supervisão (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019/06/26 - 2019/06/27 | A importância de integrar diferentes perspetivas sobre o fenómeno em estudo para uma compreensão mais profunda da realidade: Implicações para a construção de amostras e seleção de participantes. Sessão de workshop no âmbito X Fórum de Jovens Investigadores. | (Outros) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019/03/14 - 2019/03/14 | Socio-disadvantageous students and motivation to learn: Challenges for the school and the society. Aula no âmbito da UC Business Development for Alternative Futures (a convite de Prof. João Freire ) | Marketing Global (Licenciatura) | Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal |
2016 - 2018 | Seminário Temático I | Educação, especialidade Psicologia da Educação (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016 - 2018 | Seminário de Projeto I | Educação, especialidade Psicologia da Educação (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016 - 2018 | Seminário de Investigação I | Educação, especialidade Psicologia da Educação (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2017/06/29 - 2017/06/30 | Social participation: How to integrate different perspectives on the same phenomenon? Sessão de workshop no âmbito do VIII Fórum de Jovens Investigadores. | (Outros) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016/12/15 - 2016/12/15 | A Inclusão que temos e a Inclusão que queremos. Dinamização da ação de formação a pedido do Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano (2h). | (Outros) | Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Portugal |
2016/07/07 - 2016/07/08 | Inclusão, participação social e ensino de ciências: dos ideais às práticas. Comunicação apresentada em sessão plenária sobre o tema Necessidades educativas especiais, estratégias de inclusão e diferenciação pedagógica, no âmbito das Primeiras Jornadas Pedagógicas de Educação do Agrupamento de escolas D. Sancho I. | (Outros) | Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Portugal |
2016/07/05 - 2016/07/06 | Participação social de crianças com NEE em escolas regulares. Seminário apresentado no âmbito das Jornadas Pedagógicas “Sentir e Aprender as diferenças”. | (Outros) | Escola Secundária de Pinhal Novo, Portugal |
2015/12 - 2015/12 | Participação social de crianças com NEE em escolas regulares. Aula no âmbito do Seminário Temático do Mestrado de Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (a convite de Prof. Aurízia Anica ) | Mestrado de Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) | Universidade do Algarve, Portugal |
2013 - 2015 | Metodologia de Projeto | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2014 - 2014 | Inclusão como uma questão de direitos humanos. Formação para encarregados de educação na Escola Secundária Marquesa de Alorna (1h). | (Outros) | Escola Secundária Marquesa de Alorna, Portugal |
2009 - 2014 | Seminário de Investigação II | Didática das Ciências (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2009 - 2014 | Módulos inseridos na cadeira Metodologias de Investigação II: - Representação e Análise de Dados [2009 - 2011] - Professor Investigador da sua Prática (em colaboração com Prof.ª Mónica Baptista) [2011/2012] - Questionário (em colaboração com Prof.ª Mónica Baptista) [2012 - 2014] | Ensino (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2013/12 - 2013/12 | Para uma escola melhor - Relações Interpessoais. Dinamização de uma sessão (3h) no âmbito de uma Formação para Assistentes Operacionais, no âmbito de programa TEIP, na escola EB2,3 Manuel da Maia. | (Outros) | EB 2,3 Manuel da Maia, Portugal |
2013/05/29 - 2013/06/26 | Como se enquadra o currículo das Ciências Físicas e Naturais, português, nas tendências europeias? Sessão de workshop no âmbito da formação para professores de Biologia/Geologia, Física/Química no âmbito do Curso de Formação (25h). Por que se fala tanto de INQUIRY por essa Europa fora? Uma proposta para trabalhar o currículo das ciências na sala de aula. | (Outros) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2013 - 2013 | A comunicação como um espaço de partilha. Comunicação oral apresentada na Mesa redonda, Ambiente escolar: cruzando olhares, organizada pela Escola Secundária António Damásio, juntamente com Mónica Baptista, Estela Costa, Marta Almeida e Clara Cruz | (Outros) | Escola Secundária António Damásio, Portugal |
2012/09 - 2012/09 | Linguagem e Comunicação em aulas de Física com recurso a wikis. Curso de 5 horas realizado no 22º Encontro Ibérico para o Ensino de Física. | (Outros) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2012/03 - 2012/03 | Utilização de recursos multimédia em aulas de Física e de Química. Oficina de formação de 26 horas, organizada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Dinamização de duas sessões: • A importância da linguagem na aprendizagem. A linguagem visual na Química e na Física. (13 de março de 2012) • O papel da visualização na construção dos modelos mentais (perspetiva da psicologia cognitiva). Teoria da Aprendizagem por multimédia. (20 de março de 2012) | (Outros) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2012 - 2012 | Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo da criança. Duas sessões de 3h cada, realizado no âmbito da oficina de formação Escola na horta: desenvolvimento de um currículo nos primeiros anos de escolaridade, coordenada por Prof. Cecília Galvão e Prof. Cláudia Faria. | (Outros) | |
2012 - 2012 | The importance of language for learning. Sessão de 2 horas, realizada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no âmbito da oficina de formação An Integral Teacher Training for developing digital & communicative competences & subject content learning at schools, organizado no contexto do Project IntTT. | (Outros) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2011 - 2012 | Metodologia de Projeto | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2009 - 2010 | Metodologia de Projeto | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2008 - 2009 | Motivação, Aprendizagem e Promoção do Sucesso Educativo | Necessidades Educativas Especiais (Mestrado) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2007 - 2008 | Investigação | Psicologia (Licenciatura) | INUAF, Portugal |
1999 - 2001 | Psicologia Social | (Licenciatura) | INUAF, Portugal |
1999 - 2001 | Psicologia Organizacional | (Licenciatura) | INUAF, Portugal |
1999 - 2000 | Psicologia Social | (Licenciatura) | Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, Portugal |
1999 - 2000 | Psicologia Organizacional | Gestão Hoteleira (Licenciatura) | Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, Portugal |
1998 - 1999 | Psicologia da Educação | (Licenciatura) | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
1997 - 1998 | Pedagogia | (Licenciatura) | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2018 - 2018 | Grupo de trabalho “Comunicação externa”, designado pela Direção do IE e constituído por Joana Viana, Sofia Freire e Sofia
Viseu [coord.] (2018)
Member
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal | |
2018 - 2018 | Task-force em Ensino & Formação no âmbito das comissões de trabalho criadas pelo Presidente do Grupo de Avaliação encarregue do processo de Autoavaliação da ULisboa. (2018) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2022/10 - Current | Educational Psychology (specialty section of Frontiers in Psychology and Frontiers in Education) (FI 4.232) | |
2017 - Current | Research in Science Education (FI 1.329) | |
2016 - 2022 | Journal of Education and Training |
Mentoring / Tutoring
Topic | Student name | |
---|---|---|
2022 - Current | Programa intercalar de doutoramento | Inmaculada Concepción Orozco Almario |
2022/09 - 2024/08 | Accessible higher education: ensuring equal opportunities for students with sensory disabilities in inclusive lear | Eugenia Esperanza Núñez Nogueroles |
2021/06 - 2021/12 | As disciplinas de Prática de Ensino nos cursos de formação em tempos de pandemia: possibilidades e limites | Paulo Ricardo de Souza Freire |
2017/02 - 2017/07 | Estratégias de Permanência de alunos com deficiência no ensino superior: elementos para a efetividade das políticas inclusivas na educação | Denise Macedo Ziliotto |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Participação como avaliadora de um projeto de investigação submetido para consideração para financiamento pela Universidade KU Leuven |
Distinctions
Other distinction
2022 | Menção Honrosa do Prémio Científico da ULisboa/Caixa Geral de Depósitos |
2021 | Menção Honrosa do Prémio Científico da ULisboa/Caixa Geral de Depósitos |