Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria de Fátima de Sousa Pereira
Nomes de citação
- Sousa-Pereira, Fátima
- Sousa Pereira, Fátima
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A11D-C969-8086
- ORCID iD
- 0000-0002-7533-6372
Endereços de correio eletrónico
- fatimapereira@ese.ipvc.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 258806200 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2013
Concluído
|
Doctoral Program in Educational Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"TEACHER TRAINING IN BOLOGNA PROCESS: an analysis centered on curriculum changes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with Distinction |
2004
Concluído
|
Degree in Educational Sciences (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/07 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/12 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/08/18 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2013/10 - 2016/08 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2005/12 - 2013/09 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/09 - 2022/08 | INPEC+ (Intervenção na promoção de Estilos de Vida e Cidadania +) - Academias Gulbenkian do Conhecimento / INPEC+ (Intervention
in the Promotion of Lifestyles and Citizenship +) - Gulbenkian Academies of Knowledge
Bolseiro de Técnico de Investigação
|
Em curso
|
2020/03 - 2022/02 | Projeto EDULOG/FPLE/2019: Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita?. / How
are future teachers being prepared to teach reading and writing?
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo
Em curso
|
2019/12 - 2021/07 | Projeto EDULOG/PAPP/2019: "Perfil académico e profissional de professores do ensino superior que asseguram a formação inicial
de professores" / "Academic and professional profile of higher education teachers who provide initial teacher training"
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo
Concluído
|
2010/10 - 2012/12 | A Formação de Professores no Processo de Bolonha: uma análise centrada nas mudanças do currículo. / Teacher Training in the
Bologna Process: an analysis centred on changes in the curriculum.
SFRH/BD/64982/2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/12 - Atual | IPEVC+ - Intervenção na Promoção de Estilos de Vida e Cidadania + / IPEVC+ - Intervention in the Promotion of Lifestyles and
Citizenship +
IPVC/RIUPS
Investigador
|
Em curso
|
2023/09 - 2026/09 | Escolas Transformadoras: aprofundando o papel transformador do ensino superior através da integração da Educação para o Desenvolvimento
e para a Cidadania Global na co-construção de conhecimento e no envolvimento das comunidades educativas / Transformative Schools:
deepening the transformative role
0000
Bolseiro de Investigação
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
|
2022/06 - 2024/06 | Escolas Transformadoras – Contributos para uma Mudança Social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania
Global na Escola (2ª edição) / Schools - Contributions to Social Change through Education for Development and Global Citizenship
at School (Second Edition)
9999
Desenvolvimento técnico
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
|
2020/09 - 2023/07 | Aprendizagem socioemocional em contexto escolar - Contributos da formação inicial de professores / Socio-emotional learning
in the school context - Contributions from initial teacher training
Investigador
|
Concluído
|
2018/09 - 2020/09 | Escolas Transformadoras: Contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania
Global na Escola. / Transformative Schools: Contributions to social change through Education for Development and Global Citizenship
at School.
Camoes_ICL
Desenvolvimento técnico
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
|
Concluído
|
2017/09 - 2018/12 | Família e Escola: co-construção de percursos de relação em torno dos educandos. / Family and school: co-constructing relationship
paths around children.
CLDS 3G
Investigador responsável
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2019 | II Seminário Internacional CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (2019 - 2019)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2019 | 9º Ciclo de Conferências do Mestrado em Supervisão Pedagógica (2018/12 - 2019/02)
Seminário (Coorganizador)
|
|
2018 - 2018 | I Seminário Internacional CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (2018 - 2018)
Conferência
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012 - 2012 | Seminário sobre Avaliar para Inovar em Educação (2012 - 2012)
Seminário
|
|
2011 - 2011 | Encontros de Avaliação e Inovação em Educação: Contributos do “School Improvement” (2011 - 2011)
Seminário
|
|
2010 - 2010 | Seminários Aprofundados em Investigação, Avaliação e Inovação Educacional (2010 - 2010)
Seminário
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - 2019 | I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais | ESE-IPVC |
2018 - 2018 | NESTT International Conference – Making Learning Meaningful. Implications for Teachers Training | Casa do Professor |
Distinções
Outra distinção
2004 | Academic Merit Scholarship - Educational Sciences |