???global.info.a_carregar???
Maria Giulia Pinheiro (São Paulo, 1990) é poeta, dramaturga e performer. Vencedora da edição de 2022 do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina com o texto Isso não é relevante. Em 2020, ficou em 4. Lugar na Copa do Mundo de Poetry Slam, da França, representando Portugal e, em 2016, também em 4. lugar no Slam BNDS Nacional da FLUP - Festa Literária das Periferias, na Cidade de Deus, Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, competiu o Slam Br, campeonato brasileiro de palavra falada e participou de sua produção. Em 2021, lançou o álbum de spokenword “RãCô”, junto com Marcus Groza, premiado pelo Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos. Em 2019 migrou para Portugal, onde criou dois eventos de poesia especificamente voltados ao público português: Todo Mundo Slam, um poetry slam decolonial, que já fez parte de festivais como o Slam Fixe Uai! e Festival 5L, e a Ginginha Poética, roda de poesia com ginjinha, que depois de mais de 50 edições na cidade de Lisboa tomou a estrada e tornou-se tradição em Festivais Literários como o FOLIO e a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Criou e coordena o Núcleo de Dramaturgia Feminista, que desde 2020 passou a ser online e pelo qual já passaram mais de 400 pessoas de 8 países (Angola, Austrália, Brasil, Colômbia, Chile, Holanda, Moçambique e Portugal). No Núcleo de Dramaturgia Feminista, coordenou o edição de duas antologias: "Mentiras e outros pequenos furtos: um inventário da verdade" (Editora Urutau, 2021) e "Epistolária: cartas para a desobediência, a beleza e o fim” (Editora Urutau, 2022), além do podcast "Corte Perfeito Para", atualmente na terceira temporada. Autora dos livros "Da Poeta ao Inevitável", pela Editora Patuá (2013), "Alteridade", pelo Selo do Burro (2016), "Avessamento"(2017) e "30 (poemas de amor) para (os) 30 (anos de alguém que nunca amei tanto assim)"(2020), ambos pela Editora Urutau e “Isso não é relevante” (2022), pela Editora Douda Correria, além de dramaturga dos espetáculos "Mais um Hamlet", "Bruta Flor do Querer" e "A Palavra Mais Bonita", os últimos dois também sob sua direção. Também organiza desde 2014 o sarau ZONA Lê Mulheres e o poetry slam de poetas encarnados "Ciranda: Jogo de Palavra Falada", este vencedor do PROAC - Edital de incentivo à Cultura do Estado de São Paulo - de 2023. Como repórter, trabalhou no Jornal Agora, do Grupo Folha, além de para os portais MSN e iG, ambos pela agência MBPress. Como educadora, trabalhou em colégios particulares de São Paulo e em projetos sociais em Lisboa e Amadora, além de ser uma das formadoras do TEUC - Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra. É pesquisadora de tendência de mercado, autônoma, com experiência nas empresas Favo, Questto|Nóe Float, nas contas Google, Ramarim, Itau cultural, Picadilly, ONU Mulheres Brasil, entre outros. Atualmente, Maria Giulia Pedalino Pinheiro é doutoranda no programa "Discursos: Cultura, História e Sociedade", da Universidade de Coimbra, entre as Faculdades de Letras e Sociologia e vencedora da Bolsa de mérito de 3.º ciclo do ano letivo 2022/2023. Também atualmente trabalha como Gestora de Projetos na Associação Cultural "A Palavra". É graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero e atriz pelo Teatro Escola Célia Helena, especializou-se em Roteiro para TV na Academia Internacional de Cinema e é pós-graduada no curso “Arte na Educação: teoria e prática” – ECA/USP. Mais em: www.mariagiuliapinheiro.com
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Giulia Pedalino Pinheiro

Nomes de citação

  • Pinheiro, Maria Giulia

Identificadores de autor

Ciência ID
9F1D-50D3-37E3
ORCID iD
0009-0002-2090-3242

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Jornalismo
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2028
Em curso
Discursos: Cultura, História e Sociedade (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2016/01/01 - 2018/01/01
Concluído
Pós-graduação lato sensu em “Arte na Educação: teoria e prática” – ECA/USP. (São Paulo/Brasil) (Pós-Graduação)
Especialização em Arte e Educação
Universidade de São Paulo, Brasil
Excelente/Máxima
2014/01/01 - 2014/01/01
Concluído
Núcleo de Pesquisa de Encenação Teatral (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Encenação teatral
Escola Livre de Santo André, Brasil
2013/01/01 - 2013/12/01
Concluído
Roteiro para TV e Cinema (Outros)
Academia Internacional de Cinema, Brasil
2012/01/01 - 2013/12/01
Concluído
Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Dramaturgia
Escola Livre de Santo André, Brasil
2009/06/01 - 2012/08/01
Concluído
Curso de Habilitação Prosissional de Nível Técnico - Ator no ano letivo de 2012 (Curso Técnico Superior Profissional)
Especialização em Artes do Palco
Teatro-Escola Célia Helena, Brasil
A
2008/01/01 - 2011/12/01
Concluído
Comunicação Social - Jornalismo (Bachelor)
Fundação Cásper Líbero, Brasil
"“Liturgia do Prazer”. Documentário audiovisual sobre o cotidiano de praticantes do sadomasoquismo. 60 minutos. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
8,33/10
2008/03/01 - 2010/12/01
Frequentou
Humanidades - Ciências Sociais - Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas (Licenciatura)
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Brasil
2007/12/01
Concluído
Formação no ensino médio (novo ensino secundário) (Ensino secundário)
Colégio Bandeirantes, Brasil
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/07/01 - 2021/06/01 social media habitissimo BR, Espanha

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/03/01 - Atual Associação Cultural A Palavra - Associação Cultural, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Pinheiro, Maria Giulia; Marques, Ana Carolina dos Santos; Peregrino, Miriane. "A poesia imigrante campeã do Festival Portugal Slam entre 2019 e 2022". Revista Terceira Margem 27 51 (2023): 181-204.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Pinheiro, MG; zepa, A. "O que os slammers leem?". Terceira Margem 27 51 (2023): 249-254.
  3. MG Pinheiro; Pinheiro, Maria Giulia. "O QUE É SER MULHER?". Revistas Aspas ppgac usp 8 1 (2018):
    DOI: 10.11606/issn.2238-3999.v8i1p295-299
  4. Pinheiro, M. G. P.; Pinheiro, M. C. P.. "Empatia: Teoria da Mente e uma hipótese sobre o cérebro do ator". CADERNO DE REGISTRO 4 (2013):
    Acesso aberto • Publicado
Livro
  1. Pinheiro, Maria Giulia. "O livro do verso vivo - Antologia Lusófona de Ecopoesia. Brasil: Outra Margem. 2023.
  2. Pinheiro, Maria Giulia. Isso não é Relevante. Portugal. 2022.
    Publicado
  3. Pinheiro, Maria. Folhas, Letras E Outros ofícios 19. Portugal: Grupo Poetico de Aveiro. 2022.
    Publicado
  4. Pinheiro, Maria Giulia. Epistolária: cartas para desobediência, a beleza e o fim. Urutau. 2022.
    Publicado
  5. Pinheiro, Maria Giulia. Mentiras e outros pequenos furtos: um inventário da verdade. Urutau. 2021.
    Publicado
  6. Pinheiro, Maria Giulia. 30 (poemas de amor) para (os) 30 (anos de alguém que nunca amei tanto assim). Urutau. 2020.
  7. Pinheiro, Maria Giulia. Avessamento. 2017.
  8. Pinheiro, Maria Giulia. Alteridade (um conto poético dramático). Selo do Burro. 2016.
  9. Pinheiro, Maria Giulia; Pinheiro, Maria. Da Poeta ao Inevitável: entre mins, El_s, e seis deusas. Brasil: Patuá. 2013.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Molina, Valetina paz bar; Pinheiro, Maria Giulia. "Um prefácio". Prefácio para Caderno de exercícios de memória, 5-8. Brasil: Philos. 2023.
    Publicado
  2. Pinheiro, Maria Giulia. "Uma ode às línguas portuguesas ou as palavras do colonizador podem descolonizar a subjetividade?". Posfácio para Antologia Poética da Imigração Lusófona. 2021.
    Publicado

Artística / Interpretação

Obra teatral
  1. 2021. O Amor é uma Ilha. De Edição.
  2. 2019. A Palavra Mais Bonita.
Programa de rádio / tv
  1. Pinheiro, Maria Giulia. 2022. Corte Perfeito Para.

Outros

Outra produção
  1. Reconstituição Portuguesa - Chancela Companhia das Letras. Participação na antologia “Reconstituição Portuguesa”, organizada por Viton Araújo e Diego Torgo, editada pela Companhia das Letras e premiado com o Grand Prix de Design no Festival Internacional de Criatividade Cannes e com o Leão de Bronze, na categoria Industry Craft.. 2022. Pinheiro, Maria Giulia. https://www.penguinlivros.pt/loja/companhia-das-letras/livro/reconstituicao-portuguesa/.
  2. Tras los claveles - 35 poetas portuguesas. Tras los claveles - 35 poetas portuguesas Antologia de poetas portuguesas nascidas no último terço do séc. XX (1970-1999) Edição bilingue (português/espanhol) 402 páginas Edição de Uberto Stabile, tradução de J. León Acosta e Uberto Stabile. Editado em Espanha, em Abril de 2022. 2022. Pinheiro, Maria Giulia. https://www.garvm-ediciones.com/la-oveja-negra.
  3. A língua quando poema / La lengua cuando poema. Editora: Baderna; Edição bilingue: português/espanhol, com 27 poetas de toda a América Latina.. 2022. Pinheiro, Maria Giulia.
  4. Volta para tua terra: uma antologia antirracista/antifascista de poetas estrangeirxs em Portugal. Editora Urutau. Em sua crítica ao livro no Jornal O Globo no dia 14/09/2021, o escritor angolano José Eduardo Agualusa destacou o poema de Maria Giulia Pinheiro . Este mesmo poema foi usado para uma questão no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023.. 2021. de Melo, Manuella Bezerra; Vaz, Wladimir; Pinheiro, Maria Giulia. https://editoraurutau.com/titulo/volta-para-tua-terra-uma-antologia-antirracista-antifascista-de-poetas-estrangeirxs-em-portugal.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/22 “O corpo e a voz de slammer quando em espetáculos de spoken word com mais de três minutos, acompanhamento musical e objetos cênicos” Segundas Jornadas Poesia e Performance II: Corpo, Manifesto
ILCML - Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/03/01 - Atual Gestora de projetos ligados à palavra falada, música e performance (2024/03/01)

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/05/05 - Atual Jurada na categoria "Poesia" do Prémio Oceanos 2023 Oceanos-Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa (conhecido até 2014 como Prêmio Portugal Telecom de Literatura) é considerado um dos prêmios literários mais importantes entre os países de língua portuguesa, a par do Prêmio Jabuti ou Prêmio Camões, sendo considerado o equivalente lusófono do britânico Man Booker Prize, pelas semelhanças das suas regras e alto valor financeiro.
Distinções

Prémio

2023 Bolsas de mérito de 3.º ciclo do ano letivo 2022/2023
Universidade de Coimbra, Portugal
2022 Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina