???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Sidalina Pinho Almeida

Nomes de citação

  • Almeida, Maria
  • Maria Sidalina Almeida
  • Sidalina Almeida

Identificadores de autor

Ciência ID
9B1D-F9C3-2F83
ORCID iD
0000-0003-4315-5232
Formação
Grau Classificação
2007/01/18
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Título da dissertação de doutoramento 2007 - Almeida, Sidalina - “O Sistema de Aprendizagem e a Transição dos Jovens da Escola ao Mundo do Trabalho. A relação com o saber: formas e temporalidades identitárias”, Porto: Universidade do Porto - Faculdade de " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1989 - 2021 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2002 - 2007 O Sistema de Aprendizagem e a Transição dos Jovens da Escola ao Mundo do Trabalho. A relação com o saber: formas e temporalidades identitárias
Doutoramento
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Outro

Designação Financiadores
2017 - 2021 Projecto de Investigação/Acção “Porto Importa-se”
Porto importa-se
Investigador
Universidade Lusíada de Lisboa Centro de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, Portugal
2013 - 2021 Itinerários de Transição Escola Trabalho de Jovens Formados em Centros de Formação Profissional
Itinerários de Transição
Investigador responsável
Instituto Superior de Serviço Social do Porto Centro de Investigação em Ciências do Serviço Social, Portugal
2015 - 2019 Diagnóstico e Plano Gerontológico de Vila Nova de Gaia
Diagnóstico/Plano gerontológico Gaia
Investigador
Instituto Superior de Serviço Social do Porto Centro de Investigação em Ciências do Serviço Social, Portugal
2011 - 2016 Avaliação crítica das formas de institucionalização dos idosos no grande Porto – análise comparativa
Avaliação institucionalização
Investigador
Instituto Superior de Serviço Social do Porto Centro de Investigação em Ciências do Serviço Social, Portugal
2010 - 2015 Estudo sócio-demográfico da população idosa Poveira
Diagnóstico Gerontológico Póvoa Varzim
Investigador
Instituto Superior de Serviço Social do Porto Centro de Investigação em Ciências do Serviço Social, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Maria Sidalina Almeida. "PROJETO “PORTO.IMPORTA-SE” Da avaliação diagnóstica à intervenção com pessoas idosas em situação de isolamento". Trabalho apresentado em Encontro Ciência e Tecnologia em Portugal, 2019.
    Publicado
  2. Maria Sidalina Almeida. "Da avaliação diagnóstica à intervenção com pessoas idosas em situação de isolamento social". Trabalho apresentado em 5º Congresso Nacional de Serviço Social "Serviço Social e Desenvolvimento Human, 2018.
    Publicado
  3. Maria Sidalina Almeida. "Efetivação do direito à educação: potencialidades e limites dos cursos profissionais do ensino secundário.". Trabalho apresentado em III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2018.
    Publicado
  4. Maria Sidalina Almeida. "L’alternance: une stratégie pédagogique promoteur de la réussite scolaire.". Trabalho apresentado em XXIII Colóquio da AFIRSE, As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores, Lisboa, 2016.
    Publicado
  5. Maria Sidalina Almeida. "«Évaluer la qualité des maisons de retraite»". Trabalho apresentado em 6e Congresso da l’AIFRIS - “Multiplication des précarités: Quelles interventions sociales?”, Porto, 2015.
  6. Maria Sidalina Almeida. "Avaliação dos lares de idosos: um instrumento para repensar as práticas de serviço social". Trabalho apresentado em III Fórum de Serviço Social Inovação e Ciência em Serviço Social. Desafios para o Século XXI, 2014.
    Publicado
  7. Maria Sidalina Almeida. "Le diagnostic gérontologique: un instrument pour construire les savoirs sur le vieillissement à l’échelle locale". Trabalho apresentado em 5º Congresso da Association Internationale pour la Formation, la Recherche et l'Intervention Sociale, Lille, 2013.
    Publicado
  8. Maria Sidalina Almeida. "Nursing home, social work and living until we die". Trabalho apresentado em International Conference on Sociology and Social work The interaction between sociology and social work: Creativity, Cooperation and Knowledge, Aalborg, 2013.
    Publicado
  9. Maria Sidalina Almeida. "O Sistema de Aprendizagem e Trajectórias de Transição de Jovens entre a Escola e o Mundo do Trabalho: relação com o saber, formas e temporalidades identitárias". Trabalho apresentado em XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, Lisboa, 2013.
    Publicado
  10. Maria Sidalina Almeida. "Diagnóstico Gerontológico: um instrumento para influenciar a política social". Trabalho apresentado em VII Congresso Português de Sociologia “Sociedade, Crise e Reconfigurações, 2012.
    Publicado
  11. Maria Sidalina Almeida. "Viver até morrer: que modelos organizativos inventar?". Trabalho apresentado em VII Congresso Português de Sociologia “Sociedade, Crise e Reconfigurações”, Porto, 2012.
    Publicado
  12. Maria Sidalina Almeida. "Narrativas de trasição de jovens de meios populares: das derivas na escola regular à reconstrução da relação com o saber no sistema de aprendizagem". Trabalho apresentado em II Encontro de Sociologia da Educação, FLUP – UP, Porto, 2011.
    Publicado
  13. Maria Sidalina Almeida. "O Sistema de Aprendizagem nas Transições de Jovens entre a Escola e o Mundo do Trabalho". Trabalho apresentado em VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação: desafios e tendências da formação profissional em defesa do público, Belo Horizonte, 2011.
    Publicado
  14. Maria Sidalina Almeida. "Transições de Jovens de Meios Populares entre a Escola e o Mundo do Trabalho: das derivas na escola regular à reconstrução da relação com o saber no sistema de aprendizagem". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar, Belo Horizonte, 2011.
    Publicado
  15. Maria Sidalina Almeida. "O sistema de aprendizagem, a relação com o saber e a reconstrução identitária: espaços de sociabilidade significativa e de reconhecimento social de jovens de meios populares". Trabalho apresentado em Combater a Reprodução Intergeracional da Pobreza e da Exclusão Social: que intervenções?, Porto, 2009.
    Publicado
  16. Maria Sidalina Almeida. "A reinvenção do futuro pelos jovens e a formação no sistema de aprendizagem". Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança, 2009.
    Publicado
  17. Maria Sidalina Almeida. "O Sistema de Aprendizagem como Escola – Oficina e as Transições dos Jovens da Escola ao Mundo do Trabalho". Trabalho apresentado em XVII Colóquio da Association Francophone Internationele de Recherce Scientifique en Education/Association Internationale de Pédagogie Expérimentale de Langue Française, 2009.
  18. Maria Sidalina Almeida. "Le diagnostic socio-institutionnel: l’élection du phénomène organisationnel comme objet d’étude et d’intervention au travail social". Trabalho apresentado em 3ème Congrès de l’AIFRIS (Association Internationale pour la Formation, la Recherche et L’Intervention Sociale) – Intervention Sociale et Developpement, Hammamet, 2009.
    Publicado
  19. Maria Sidalina Almeida. "A Natureza Dupla do Sistema de Aprendizagem na Reconstrução da Relação de Jovens com o saber: as diferentes figuras do aprender". Trabalho apresentado em X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais “Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto", Braga, 2009.
    Publicado
  20. Maria Sidalina Almeida. "Jovens, Percursos e Transições entre a Escola Regular e o Mundo do Trabalho: formas e temporalidades identitárias e mundos vividos da formação". Trabalho apresentado em Encontro promovido pela Associação Portuguesa de Sociologia, “Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea", Lisboa, 2009.
    Publicado
  21. Maria Sidalina Almeida. "O sistema de aprendizagem-formação em alternância na qualificação profissional de jovens: entre a lógica de ofício e a lógica de nível, “a aprendizagem de uma arte” e “a obtenção de títulos académicos"". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional de Formação para o Trabalho - Norte de Portugal/Galiza - Uma Década de Trabalho e Aprendizagem, 2008.
    Publicado
  22. Maria Sidalina Almeida. "Transições entre a Escola Regular e o Mundo do Trabalho: percursos de reconstrução da relação com o saber e reconstrução identitária". Trabalho apresentado em VI Congresso Português de Sociologia “Mundos Sociais: Saberes e Práticas", 2008.
    Publicado
  23. Maria Sidalina Almeida. "As transições entre a escola regular e o mundo do trabalho: “histórias de sucesso” na relação com o saber e reconstrução identitária". Trabalho apresentado em IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação para o sucesso: políticas e actores, Funchal, 2007.
    Publicado
  24. Maria Sidalina Almeida. "A transição da escola ao mundo do trabalho como período de (re)construção de identidades: percursos de jovens sujeitos a um dispositivo de formação em alternância". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Educação e Trabalho: Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais, Aveiro, 2005.
    Publicado
  25. Maria Sidalina Almeida. "Da exclusão à inclusão escolar. A Intervenção Social em contexto educativo.". Trabalho apresentado em Seminário “Infância(s), Novas Intervenções", 2005.
    Publicado
  26. Maria Sidalina Almeida. "Young People’s Social Trajectories Portrait, Considering the Transition Between School and the Labour Word – theoretical and methodological guide for the analysis of young people’s social trajectories in transition from school into the working word". Trabalho apresentado em ESA Research Network “Youth and Generation”, 6th European Conference of Sociology – Aging societies, new sociology, Múrcia, 2003.
    Publicado
  27. Maria Sidalina Almeida. "Retratos de Trajectórias Sociais de Jovens na Transição da Escola para o Mundo do Trabalho". Trabalho apresentado em I Congresso de Serviço Social – Serviço Social e Construção do Conhecimento, 2003.
    Publicado
  28. Maria Sidalina Almeida. "Estratégias de apoio à integração e inclusão escolar". Trabalho apresentado em II Jornadas de Educação da escola que temos à escola que queremos, 2002.
    Publicado
  29. Maria Sidalina Almeida. "From the Universality of the Right to Education to the Selective Models Which Prevent a Real Democratization of the School". Trabalho apresentado em Social Exclusion European Conference, Aarhus, 1996.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Alves, Hélder; Machado, Idalina; Almeida, Sidalina; Guedes, Joana; Zilhão, Adriano; Ribeiro, Óscar. "Perfis sociodemográficos da população sénior de Vila Nova de Gaia: de privilegiados, a remediados e excluídos". Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 35 (2018): 11-43. http://dx.doi.org/10.21747/08723419/soc35a1.
    10.21747/08723419/soc35a1
  2. Herranz Aguayo, I.; Díaz Herráiz, E.; Montenegro Marques, E.; Machado, I.; Almeida, S.. "Erratum to: Child at Risk of Poverty or Social Exclusion: Comparative View Between Spain and Portugal in the European Context (Social Indicators Research, (2016), 129, 3, (961-978), 10.1007/s11205-015-1119-y)". Social Indicators Research 129 3 (2016): 1401-1403. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84992034580&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11205-016-1474-3
  3. Herranz Aguayo, I.; Díaz Herráiz, E.; Montenegro Marques, E.; Machado, I.; Almeida, S.. "Child at Risk of Poverty or Social Exclusion: Comparative View Between Spain and Portugal in the European Context". Social Indicators Research 129 3 (2016): 961-978. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84944698996&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11205-015-1119-y
  4. Maria Sidalina Almeida. "Avaliação de lares de idosos: um recurso para repensar as práticas de serviço social". Revista Investigação em trabalho Social, 3 (2016):
    Publicado
  5. Maria Sidalina Almeida. "Transição escola-trabalho de jovens formados em centros de formação profissional: itinerários de inclusão?,". Journal of Studies on Citizenship and Sustainability 1 (2015): 67-87. http://civemorum.com.pt/artigos/1/JSCS_1_Machado&Almeida_pp.67.87.pdf.
    Publicado
  6. Almeida, M.S.. "The transition from school to the labor world constituted into an object of study: A theoretical-methodological approach | A transiÇão da escola para o mundo do trabalho constituída em objecto de estudo: Uma abordagem teórico-metodológica". Cadernos CEDES 34 94 (2014): 385-400. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84923657443&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0101-32622014000300007
  7. Maria Sidalina Almeida. "Inquéritos longitudinais e entrevistas biográficas no estudo dos percursos estatutários e subjectivos de transição dos jovens". Revista Educação & Trabalho 23 2 (2014):
    Publicado
  8. Maria Sidalina Almeida. "Trabalho social e diagnóstico gerontológico: um instrumento para influenciar a política social e orientar a prática profissional". Revista Investigação em Trabalho Social 2 (2013):
    Publicado
  9. Maria Sidalina Almeida. "O Sistema de Aprendizagem e a Transição dos Jovens da Escola ao Mundo do Trabalho. A Relação com o Saber: formas e temporalidades identitárias". Revista Educação Sociedade e Culturas 31 (2010):
    Publicado
  10. Maria Sidalina Almeida. "Representações e Práticas do Serviço Social em Contexto Educativo e Processos de Mudança". Intervenção social 23/24 (2002):
    Publicado
  11. Maria Sidalina Almeida. "A Transição da Escola para o Mundo do Trabalho em Jovens com Abandono Escolar – primeiros passos na construção de um olhar atento à heterogeneidade das Trajectórias Sociais". Revista O Professor “Abandono Escolar Porquê? 77 (2002):
    Publicado
  12. Maria Sidalina Almeida. "Caminhos para a Construção de uma Intervenção Social Apostada no Conhecimento e Rentabilização da Diferença na Escola". Revista o Professor 75 (2001):
    Publicado
  13. Maria Sidalina Almeida. "Representações e Práticas do Serviço Social em Contexto Educativo – quadro de referência orientadores de uma intervenção potenciadora da mudança da escola". Revista da Associação de Investigação e Debate em Serviço Social 7 (1998):
    Publicado
  14. Maria Sidalina Almeida. "As Representações Sociais com Obstáculos à Democratização Efectiva dos Contextos de Educação Forma". Revista de Investigação e Debate em Serviço Social 3 (1996):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Maria Sidalina Almeida. "Serviço Social na Mediação Escolar e Equidade em Educação". In III Congresso Ibero-ameriacano de Intervenção Social. Direitos sociais e exclusão. Carviçais, Portugal: Lema de Origem, 2019.
    Publicado
  2. Maria Sidalina Almeida. "Nas transições escola-trabalho: a perspectiva do curso de vida e a intervenção do serviço social". In Serviço Social na Escola. Contributos para o campo profissional. Famalicão: Húmus, 2018.
    Publicado
  3. Maria Sidalina Almeida. "Efetivação do Direito à Educação: potencialidades e limites dos cursos profissionais do ensino secundário.". In Congresso Ibero-ameriacano de Intervenção Social. Direitos sociais e exclusão.. Carviçais, Portugal, 2018.
    Publicado
  4. Talaia, Mário; Augusto, Ana. "O Sistema de Aprendizagem: avaliação do potencial formativo da alternância “centro de Formação-empresa” na perspetiva dos ex-formandos". In Congresso Ibero-ameriacano de Intervenção Social: cidadania e direitos humanos. Carviçais: Lema de Origem, 2017.
    Publicado • 10.34037/978-989-54295-1-6_2_5
  5. Maria Sidalina Almeida. "Itinerários de transição escola-trabalho de jovens formados em centros de formação profissional: desenho do projecto de investigação". In Evasão na educação: estudos, politicas e propostas de enfrentamento. Belo Horizonte, Brasil: Ceprotec/Rimepes, 2014.
    Publicado
  6. Maria Sidalina Almeida. "A transição da escola ao mundo do trabalho como período de (re)construção de identidades: percursos de jovens sujeitos a um dispositivo de formação em alternância". In Educação e Trabalho. Representações, Competências e Trajectórias. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2007.
    Publicado
Edição de livro
  1. Maria Sidalina Almeida. III Congresso Ibero-americano de Direitos Humanos e Mediação.. Carviçais, Portugal: Lema de Origem. 2019.
    Publicado
  2. Maria Sidalina Almeida. II Congresso Ibero-americano de Intervenção Social: Direitos sociais e exclusão.. Carviçais, Portugal: Lema de Origem. 2018.
    Publicado
  3. Maria Sidalina Almeida. Actas do Seminário “Combater a Reprodução Intergeracional da Pobreza e da Exclusão Social: que intervenções?”. Senhora da Hora, Portugal: CICSS - ISSSP. 2010.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Maria Sidalina Almeida. "Perceived barriers for using health care services by the older population as seen by the social sector: findings from the Vila Nova de Gaia Gerontological Plan". Trabalho apresentado em 3º Congresso Internacional de Saúde do IPLeiria, subordinado ao tema Saúde, alterações demográficas e bem-estar, 2016.
  2. Maria Sidalina Almeida. "The Learning System and Young People’s Transition from School to the Labour World. The Relation with Knowledge: forms and identity temporalities”, RN30 – Youth and Generation". Trabalho apresentado em 9th Conference of the European Sociological Association “European Society or European Societies?, 2009.
Recurso online
  1. Maria Sidalina Almeida. The State and the Civil Society in Professional Training: a reflection concerning the System of Learning – Training in Alternation in Portugal. 2001.
  2. Maria Sidalina Almeida. The role of the NGO’s regarding the struggle against social exclusion and construction of solidarity – the Portuguese case. 1998. http//cms.euromodule.com.
Tese / Dissertação
  1. Maria Sidalina Almeida. "O Sistema de Aprendizagem e a Transição dos Jovens da Escola ao Mundo do Trabalho. A relação com o saber: formas e temporalidades identitárias". Doutoramento, 2007.
  2. Maria Sidalina Almeida. "Representações e Práticas do Serviço Social em Contexto Educativo e Processos de Mudança: um estudo de caso". Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1995.
  3. Maria Sidalina Almeida. "Psiquiatria Comunitária/Gerontologia". Licenciatura, Instituto Superior de Serviço Social do Porto, 1989.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2020 Uma Experiência de Animação Sociocultural em Serviço de Apoio Domiciliário
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2018 - 2020 A institucionalização de Crianças e jovens e processos de definição identitária: o caso de três acolhimentos residenciais
Orientador
Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2016 - 2018 Mãos que protegem, corações que acolhem. O acolhimento de crianças e jovens em Portugal
Orientador
Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2016 - 2018 Gerontologia Educativa: a educação como mecanismo capaz de conceber empowerment à pessoa idosa
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2016 - 2018 Use it or lose it – Estimulação Cognitiva em Idosos Institucionalizados: A Estimulação como Meio de Prevenção da Demência
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2016 - 2018 Ch(Amar) os Sentidos e os Laços Sociais: Projeto de Intervenção em Centro de Dia
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2016 - 2018 Projeto ERA: Envelhecer a Recordar Aprendizagens
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2015 - 2017 O Ateliê de Música: uma intervenção em centro de dia para a criação de oportunidades de fruição cultural para os idosos
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2015 - 2017 Um Serviço de Apoio Domiciliário: a complementaridade entre cuidadores formais e cuidadores informais de idosos
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2015 - 2017 As Representações Sociais sobre o Processo de Envelhecimento de Idosos Beneficiários do Serviço de Apoio Domiciliário e de Idosos Residentes em Estruturas Residenciais
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2015 - 2017 A importância da Avaliação Diagnóstica na intervenção personalizada
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2013 - 2015 Recordar é Viver
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
2013 - 2015 Trajetórias Profissionais: influências na reforma.
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2013 - 2015 Estudo do Perfil de Envelhecimento da População de Jovim. Da concepção do diagnóstico gerontológico à elaboração do plano de intervenção.
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto Biblioteca, Portugal
2013 - 2015 Como Fomentar a Participação Ativa do Idoso em Contexto de Lar
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2013 - 2015 Envelhecer Ativamente num Lar de Idosos
Coorientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2012 - 2015 Projeto de Enriquecimento das Atividades de Animação Sociocultural em Lar
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2012 - 2015 Percursos em Transformação. Das trajetórias escolares de insucesso ao sucesso das trajetórias formativas
Orientador
Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2012 - 2014 A criação de um serviço de apoio domiciliário no combate ao retraimento social dos mais velhos
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2012 - 2014 A proteção social e o reconhecimento do idoso no âmbito dos grupos primários
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2012 - 2014 Programas de Ação sobre Estimulação Cognitiva de Idosos e Formação em Exercício de Profissionais
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2011 - 2013 As redes de relações sociais dos idosos residentes na zona histórica do Porto
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2010 - 2012 Transição para a reserva militar: uma oportunidade para ser solidário/a
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2010 - 2012 Envelhecimento em Paredes de Coura: entre solidariedades horizontais e verticais
Orientador
Ciências Sociais e Saúde (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2010 - 2012 Serviço de apoio domiciliário: garantia das necessidades das pessoas idosas
Coorientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2010 - 2012 Voluntários/as Reformados/as: Práticas de Voluntariado na Reforma
Coorientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2007 - 2009 As empresas de inserção nas transições no mundo do trabalho em pessoas com doença mental – percursos de relação com o trabalho e de reconstrução identitária
Orientador
Mestrado - Serviço Social e Política Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/09/14 “Semear o envelhecimento ativo numa residência sénior"
Arguente
Catarina Raquel Fernandes da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020/09/10 “Envelhecer de bem com a vida: Um projeto de intervenção com idosos em ambiente institucional”,
Arguente
Ana Patrícia Silva Dias (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020/09/10 “Um projeto de promoção do envelhecimento ativo com um grupo de idosos institucionalizados”
Arguente
Ana Rita Sousa Braga (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014 El Empleo com Apoyo: análises de la metodologia a través del estúdio de casos.
Arguente principal
Esther Mercado García (Doutoramento)
Universidad Complutense de Madrid Facultad de Trabajo Social, Espanha
2013 Transição de Evadidos e Diplomados da Educação Profissional Técnica para o Mundo do Trabalho: situação e perfis ocupacionais de 2006 a 2010
Arguente principal
Edmilson Leite Paixão (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil