???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mariana Pinto

Nomes de citação

  • Pinto, Mariana
  • Veiga, Mariana
  • Oliveira Pinto, Mariana

Identificadores de autor

Ciência ID
9B11-9FC4-C097
ORCID iD
0000-0002-3077-3202

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2022/10/20 - 2022/10/22
Concluído
Excel para docentes: funções avançadas, Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente do IPS (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2021/10/18 - 2021/10/29
Concluído
Rota Pedagógica – 3.ª edição, curso online, Jornadas Interinstitucionais Desenvolvimento Pedagógico, Politécnico de Leiria (Outros)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
20
2021/09/12 - 2021/09/21
Concluído
As Tecnologias digitais e a sala de aula invertida, curso online, Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente do IPS (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/05/17
Concluído
Didática e Formação (Doutoramento)
Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
"Escrever para Aprender: Estratégias, Textos e Práticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2012
Concluído
Programa Doutoral em Didática e Formação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Aprovado
2008/02/08 - 2008/02/29
Concluído
O trabalho de funcionamento da língua em sala de aula e a Terminologia Linguística (Outros)
Ministério da Educação - DGIDC, Portugal
2001/01/17
Concluído
Mestrado em Educação (Mestrado)
Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português
Universidade do Minho, Portugal
"Para a Análise do Discurso Gramatical Escolar: estruturas de conteúdo, atividades e definições em manuais escolares de língua portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013/09/01 - 2016/08/01 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2015 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2015 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2009/09/01 - 2013/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007/09/01 - 2009/08/30 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1997/09/01 - 2007/08/30 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010 - 2014 Escrever para Aprender - Estratégias, Textos e Práticas
SFRH/BD/34304/2006
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/05 - 2013/11 PROTEXTOS - Ensino da produção de textos no Ensino Básico
Provided by PTCRIS: PTDC/CPE-CED/101009/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2020/12/01 - Atual Citizen learning communities for the promotion of interdisciplinary education in science and Literature. BiblioLab ILC
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Em curso
2020 - Atual PRECASE - Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau
PRECASE
membro da equipa de especialistas da ESE/IPS para o PRECASE
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2021/11/01 - 2022/03/01 ARTICULAR- Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo
IPS&Santander-InovPed
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal
Em curso
2020 - 2021 PAT - Projecto Aprendizagem para Todos, do Ministério da Educação da República de Angola
PAT
membro da equipa de especialistas da ESE/IPS e Fundação Calouste Gulbenkian para o PAT
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
2014/09 - 2015/08 PerGRam-Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade
134730/2014
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2010/05/03 - 2013/11/02 PROTEXTOS ¿ Ensino da produção de textos no Ensino Básico / PROTEXTS ¿ Teaching of texts production in Compulsory Education
PTDC/CPE-CED/101009/2008 & COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-009134
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/05 - 2013/04 ProTextos_Ensino e Aprendizagem da Escrita de textos
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2008 - 2008 Projeto EPortal
EPortal
Desenvolvimento técnico
Ministério da Educação - DGIDC, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pinto, Mariana. "Aprendizagem colaborativa no ensino superior: o papel do Padlet no desenvolvimento de competências de escrita académica". Trabalho apresentado em XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa, Setúbal, 2023.
    Submetido
  2. Pinto, Mariana Oliveira. "Collaborative learning in higher education: the role of Padlet in developing academic writing skills". Trabalho apresentado em International Symposium on Computers in Education (SIIE), Setúbal, 2023.
    10.1109/siie59826.2023.10423718
  3. Pinto, Mariana; Mendes, Fátima. "Desenvolvimento de competências de escrita académica e feedback: uma experiência de articulação curricular". Trabalho apresentado em 9º Congresso Nacional de práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Faro, 2023.
    Submetido
  4. Pereira, Susana; Pinto, Mariana; Cardoso, Maria Adriana Príncipe; Pereira, Susana; Pinto, A. M.. "Pergram: o ensino da gramática pela descoberta". Trabalho apresentado em 6th International Congress of Educational Sciences and Development, Setúbal, 2018.
    Publicado
  5. Betina de Silva Lopes; Maria João Macário; Pinto, Mariana; Maria Helena Ancã; Maria João Loureiro. "An Experience on research Training in Higher education: exploring the case of three doctoral students with different backgrounds". Trabalho apresentado em ESREA | Access, Learning Careers and Identities Network, Aveiro, 2011.
    Publicado
  6. Maria João Macário; Da Silva Lopes, Betina; Pinto, Mariana; Maria João Loureiro; Maria Helena Ança. "Research training in the 21st Century: A reflection on collaborative work and emergent learning". Trabalho apresentado em Old Meets New: Media in Education – Proceedings of the 61st International Council for Educational Media and the XIII International Symposium on Computers in Education (ICEM&SIIE'2011) Joint Conference., Aveiro, 2011.
    Publicado
  7. Oliveira Pinto, Mariana; Pereira, Luísa Álvares. Autor correspondente: Pereira, Luísa Álvares. "Escrever para aprender: Experiências didácticas". Trabalho apresentado em III Encontro de Reflexão sobre o Ensino da Escrita, Leiria, 2006.
    Publicado
  8. Oliveira Pinto, Mariana. "Manuais escolares de língua portuguesa - uma análise das propostas de ensino/aprendizagem de conceitos sintáticos". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional Sobre Manuais Escolares, Braga, 1998.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pinto, Mariana; Maria Beatriz Gil. "Da seleção de informação à comunicação oral: uma experiência realizada com uma turma do 2.º ano de escolaridade". Veredas - Revista de Estudos Linguísticos (2022): https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.37931.
    Publicado • 10.34019/1982-2243.2022.v26.37931
  2. Catarina Delgado; Pinto, Mariana; Mendes, Fátima; Ana Luísa Costa. "Histórias para a infância - articulação entre a Língua e a Matemática em contexto de jardim de infância". Mediações 10 1 (2022): 114-131. https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/341/302.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Delgado, Catarina; Matos, Manuela; Pinto, Mariana. "Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância. Um estudo na formação inicial de educadores e professores". Mediações 10 2 (2022): 103-120. https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/364.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Pinto, Mariana. "Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita". Revista Virtual de Estudos da Linguagem-ReVEL 18 (2020): 110-125. http://hdl.handle.net/10400.26/40975.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Pinto, Mariana. "Didactic model of the genre written exposition: Identification and evaluation of the results implementation on the quality of the texts produce by the students, [Modelo didático do género exposição escrita: Identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem]". DELTA Documentacao de Estudos em Linguistica Teorica e Aplicada 34 4 (2018): 1213-1241.
    10.1590/0102-445010479593676613
  6. Pinto, Mariana; Pereira, Luísa Álvares. "Writing to learn in compulsory education: From teachers' conceptions to students' practices. [Escrever para aprender no ensino básico. Das conceções dos professores às práticas dos alunos]". Revista Portuguesa de Educação 29 2 (2016): 109. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.7936.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/rpe.7936
  7. Pinto, Mariana Oliveira. "Gramática no ensino básico - renascer do caos ou o extermínio do mito?". (2016): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8381.
  8. Lopes, Betina Da Silva; Macario, Maria Joao; Pinto, Mariana; Ança, Maria Helena; Loureiro, Maria Joao. "Learning transitions of three doctoral students in a Portuguese higher education institution facilitated by the use of ICT". International Journal of Continuing Engineering Education and Life-Long Learning 23 2 (2013): 179. http://dx.doi.org/10.1504/ijceell.2013.054291.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1504/ijceell.2013.054291
  9. Pinto, Mariana. "Para a análise da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Básico". Millenium, Instituto Politécnico de Viseu (2004): http://hdl.handle.net/10400.19/612.
    Publicado
  10. Pinto, Mariana. "Para a análise do discurso gramatical escolar". Palavras (2004):
    Acesso aberto • Publicado
  11. Pinto, Mariana. "Para a caracterização da disciplina de língua portuguesa no ensino básico.". Millenium 27 (2003):
    Publicado
  12. Pinto, Mariana. "Estatuto e funções do manual escolar de língua portuguesa". Revista Iberoamericana de Educação (2002): http://hdl.handle.net/10400.19/598.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Pinto, Mariana. "Sequência didática do género história de aventuras. Onde está o bolo?". In Da didática de Língua(s) ao seu Ensino - Estudos de Homenagem ao Professor Joaquim Dolz, 33-53. Brasil: Pontes, 2023.
    Publicado
  2. Cardoso, Adriana; Costa Ana; Oliveira Pinto, Mariana. "Práticas de escrita colaborativa online no ensino superior [Online collaborative writing practices in higher education]". In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica [From emergency remote teaching to pedagogical innovation], 123-146. Lisboa, Portugal: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), 2023.
    Publicado
  3. Cardoso, Maria Adriana Príncipe; Pinto, Mariana. "Contributos para uma didática da escrita académica no ensino superior. Um percurso centrado no artigo científico". In Discurso Académico: Uma Área Disciplinar em Construção. Coimbra e Leiria, Portugal: CELGA-ILTEC, Universidade de Coimbra; Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria, 2019.
    Publicado
  4. Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Pinto, Mariana; Silva, Maria Encarnação. "O ensino de gramática pela descoberta: o projeto Pergram". In Lugar da Gramática na Aula de Português, editado por Paulo Osório, Eulália Leurquin, M. Conceição Coelho. Brasil: Dialogarts, 2018.
    Publicado
  5. Pinto, Mariana. "Desenvolver competências do oral no 1.º ciclo". In Desenvolver competências em língua, editado por Sousa, O.; Cardoso, A.. Lisboa, Portugal: Plátano, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Delgado, Catarina; Oliveira Pinto, Mariana; M. O., Justino, M. C., Piteira, M., Anunciação, P. F., Lourenço, R. T., & Lima, S.J.. Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas. setúbal, Portugal: IPS. 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.60546/xgch-zy50
Livro
  1. Simões, Helena; Pinto, Mariana; Ferreira, Sílvia. Tarefas integradoras com os livros de literatura para a infância: Português e Estudo do Meio: Ensino Básico: 1.º ciclo. Instituto Politécnico de Setúbal. 2022.
  2. Pinto, Mariana Oliveira; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Oliveira Pinto, Mariana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. Didática da Educação de Infância: Tarefas Integradoras com os livros e as histórias: Língua Portuguesa e Matemática. Instituto Politécnico de Setúbal. 2021.
  3. Oliveira Pinto, Mariana. Programas de Português do Ensino Básico. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação - DGIDC. 2009.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Mendes, Fátima; Pinto, Mariana; Delgado, Catarina; Ana Luísa Costa. "Práticas de articulação curricular: um trabalho em rede". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas, 2023.
  2. Ana Teresa Marques; Telma Reis; Oliveira Pinto, Mariana; Delgado, Catarina. "De mãos dadas com os livros. Uma abordagem da Língua Portuguesa e da Matemática na Educação de Infância". Trabalho apresentado em Dar Asas ao Saber - Diálogos Multi, Inter e Transdiciplinares, 2022.
  3. Pereira, Luísa Álvares; Coimbra, Rosa Lídia; Pinto, Mariana Oliveira; Cardoso, Inês. "O desenvolvimento da escrita ao longo do currículo: do ensino básico ao ensino superior". Trabalho apresentado em II Fórum CIDTFF, 2018.
  4. Pinto, Mariana Oliveira; Calil, Eduardo; Pereira, Luísa Álvares. "The metalinguistic competence in the collaborative writing of narratives in the 2nd grade". Trabalho apresentado em 16th international conference of EARLI special interest group on writing, 2018.
  5. Pereira, Luísa Álvares; Ana Filipa Almeida ; Aurora Cerqueira ; Betina Martins ; Conceição Siopa ; Inês Cardoso ; Luciana Graça ; Oliveira Pinto, Mariana; Lídia Coimbra. "Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos". Trabalho apresentado em I Fórum CIDTFF, 2017.
  6. Oliveira Pinto, Mariana. "Escrever para aprender a expor". Trabalho apresentado em V Encontro internacional de reflexão sobre a escrita - Universidade de Aveiro, 2013.
  7. Pinto, Mariana. "Produzir Géneros Escolares no Ensino Básico". Trabalho apresentado em V Encontro internacional de reflexão sobre a escrita - Universidade de Aveiro, 2013.
  8. Oliveira Pinto, Mariana; Pereira,Luísa Álvares; Pinto, Mariana; Pereira, Luísa Álvares. "Write to learn expositoyr texts in compulsory education. Department of Education". Trabalho apresentado em CIDTFF, Universidade de Aveiro, 2011.
Recurso online
  1. Pinto, Mariana; Pereira, S; Santos, A.R; Silva, E.; Cardoso, A.. Às voltas com as palavras. Brochura 1 -Percursos didáticos para a explicitação gramatical no 1.º ano do 1.o Ciclo do Ensino Básico. 2016. www.pergram.pt.
  2. Pinto, Mariana; Pereira, S., Santos, A.R., Pinto, M., Silva, E., Cardoso, A.. Às voltas com as palavras. Brochura 2- Categorização - Percursos didáticos para a explicitação gramatical no 1.º ano do 1.o Ciclo do Ensino Básico. 2016. www.pergram.pt.
  3. Pinto, Mariana; Pereira, S., Santos, A.R., Silva, E., Cardoso, A.. Às voltas com as palavras. Percursos didáticos para a explicitação gramatical no 1.º ano do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Brochura 3 – Categorização II. 2016. www.pergram.pt.
  4. Pinto, Mariana; Pereira, S., Santos, A.R., Silva, E., Cardoso, A.. Às voltas com as palavras. Percursos didáticos para a explicitação gramatical no 1.º ano do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Brochura 5 – Triagem de palavras. 2016. www.pergram.pt.
  5. Pinto, Mariana; Pereira, S., Santos, A.R., Pinto, M., Silva, E., Cardoso, A.. Às voltas com as palavras. Percursos didáticos para a explicitação gramatical no 1.º ano do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Brochura 9 – Definição verbal. 2016. www.pergram.pt.
  6. Pereira, Susana; Ana Rita Santos; Oliveira Pinto, Mariana; Maria Encarnação Silva; Cardoso, Maria Adriana Príncipe. Às voltas com as palavras. Percursos para o ensino da gramática no primeiro ano de escolaridade. (e-books 1-11).. 2016. https://www.eselx.ipl.pt/comunidade/recursos/pergram/recursos-online.
  7. Pinto, Mariana. Da compreensão do oral à expressão oral, sequência didática 1: o caso espantoso de um felino famoso. Reis, C. (coord).. 2009. http://www.dge.mec.pt/exemplos-de-planificacao-de-sequencias-didaticas-1o-ciclo.
  8. Pinto, Mariana. Da leitura à escrita, sequência didática 2: quando for grande quero ser.... Reis, C. (coord).. 2009. http://www.dge.mec.pt/exemplos-de-planificacao-de-sequencias-didaticas-1o-ciclo.
  9. Pinto, Mariana. Da leitura ao conhecimento explícito da língua, sequência didática 5: hoje é dia de arrumações.. 2009. http://www.dge.mec.pt/exemplos-de-planificacao-de-sequencias-didaticas-1o-ciclo.
Resumo em conferência
  1. Pinto, Mariana; Cardoso, Inês. "Formando futuros professores no domínio da escrita: modos de trabalho numa unidade curricular de escrita académica". Trabalho apresentado em III Encontro nacional do discurso académico: complexidade teórica e diversidade sintática, Lisboa, 2023.
  2. Eduardo Calil; Cardoso, Inês; Barbeiro, Luís Filipe; Costa, Ana Luísa; Pinto, Mariana. "Linguistic knowledge and use of punctuation marks during writing in progress: different types of comments made by the same 2nd and 4th grade pupils". Trabalho apresentado em Grammar teaching and learning: challenges and opportunities, Barcelona, 2023.
  3. Mendes, Fátima; Pinto, Mariana; Delgado, Catarina; Ana Luísa Costa. "Projeto ARTICULAR: uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores". Trabalho apresentado em 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Coimbra, 2022.
    Publicado
  4. Pinto, Mariana; Mendes, Fátima; Costa, Ana; Delgado, Catarina. "Articulação entre a Língua e a Matemática a partir de histórias para a infância". Trabalho apresentado em Dar Asas ao Saber - Diálogos Multi, Inter e Transdiciplinares, 2022.
  5. Pinto, Mariana Oliveira; Gil, Maria Beatriz. "Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em SIELP - IX Simpósio internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 2021.
  6. Pinto, Mariana; Inês Vieira. "O Caderno de leituras - uma estratégia pedagógica para desenvolver a capacidade de ler para apreciar textis literários". Trabalho apresentado em SIELP - IX Simpósio internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 2021.
    Publicado
  7. Cardoso, Adriana; Pinto, Mariana Oliveira. "Desenvolvimento da complexidade sintática do grupo nominal no 1.º ciclo". Trabalho apresentado em VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita, Aveiro, 2019.
    Publicado
  8. Pereira, Luísa Álvares; Pinto, Mariana. "A necessária relação entre a compreensão do funcionamento da língua e o desenvolvimento de competências de escrita". Trabalho apresentado em VI Fórum de Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Línguas., 2019.
    Publicado
  9. Pereira, Luísa Álvares; Pinto, Mariana. "A produção de textos nos 2º e 4º anos de escolatidade - que desenvolvimento da consciência (meta)linguística evidenciam as crianças?". Trabalho apresentado em III Encontro Temático APL/ESE, Setúbal, 2018.
    Publicado
  10. Cardoso, Maria Adriana Príncipe; Pinto, Mariana. "Contributos para uma didática da escrita académica no ensino superior: um percurso centrado no artigo científico". Trabalho apresentado em Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Ponto de situação da investigação, 2018.
  11. Oliveira Pinto, Mariana; Pereira, Susana; Silva, Maria Encarnação. "Language awareness in the 1st grade of primary school". Trabalho apresentado em ALA 2016 - Languages for life: Educational, professional and social contexts, Viena, 2016.
    Publicado
  12. Oliveira Pinto, Mariana. "Ler e Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunos". Trabalho apresentado em 1.º Encontro Temático APL/ESE - Formação para a promoção de competências em Língua Materna, Lisboa, 2016.
    Publicado
  13. Oliveira Pinto, Mariana. "Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação nos textos". Trabalho apresentado em Grato 2015 - 4rd International Conference on Grammar and Text, Lisboa, 2015.
    Publicado
  14. Oliveira Pinto, Mariana; Pereira, Luísa Álvares. "O género exposição escrita no ensino básico: das conceções dos professores às práticas dos alunos". Trabalho apresentado em Grato 2013 - 3rd International Conference on Grammar and Text, Lisboa, 2013.
    Publicado
  15. Oliveira Pinto, Mariana. "Estratégias didáticas para escrever para aprender". Trabalho apresentado em Encontro Ensinar Português hoje: problemas e desafios, Aveiro, 2011.
    Publicado
  16. Oliveira Pinto, Mariana. "Desenvolver a Linguagem - estratégias de ensino e aprendizagem da escrita". Trabalho apresentado em III Congresso sobre Aquisição da Linguagem, Guarda, 2008.
Tese / Dissertação
  1. "Escrever para aprender: estratégias, textos e práticas". Doutoramento, Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, 2014.
  2. Pinto, Mariana. "Para a Análise do discurso gramatical escolar. Estruturas de conteúdos, atividades e definições em manuais do 2.º ciclo do ensino básico". Mestrado, Universidade do Minho, 2001.

Outros

Outra produção
  1. Webinar DGE_Aprendizagem da leitura e da escrita nos primeiros anos do 1.º ciclo. Webinar. 2021. Mariana Oliveira Pinto; Maria Encarnação Silva. https://www.youtube.com/watch?v=srWYa2N8MsI&ab_channel=DGEME.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/16 Aprendizagem colaborativa no ensino superior: o papel do Padlet no desenvolvimento de competências de escrita académica
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2023/10/23 Sequência de ensino do género relatório de investigação: relato de uma experiência em contexto de ensino superior EMDA – Encontros Mensais sobre Discurso Académico
DPDA do CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra e ESECS-Politécnico de Leiria
2023/09/07 Formando futuros professores no domínio da escrita: modos de trabalho numa unidade curricular de escrita académica 3.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico – ENDA
Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA-ILTEC). (Lisboa, Portugal)
2023/06/30 Linguistic knowledge and use of punctuation marks during writing in progress: different types of comments made by the same 2nd and 4th grade pupils 5th Eduling Biannual Meeting Grammar teaching and learning: challenges and opportunities. Educational Linguistics Special Interest Group of ARLE. The International Association for Research in L1 Education
The International Association for Research in L1 Education (Barcelona, Espanha)
2023/05/26 Academic Writing and Teacher Education EduLing Virtual Seminar Academic Writing and Teacher Education.
International Association for research in L1 education – ARLE
2023/05/25 Práticas de articulação curricular: um trabalho em rede Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2022/12/06 Do prazer de ler histórias ao prazer de aprender ciências naturais IV Encontro Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB
Escola Superior de Educação de Lisboa
2022/12/02 As histórias para a infância e a aprendizagem da matemática e da linguagem oral e abordagem à escrita Aula aberta, Escola Superior de Educação de Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa
2022/10/22 Para a descrição do português da Guiné-Bissau em contexto de ensino no XXXVIII XXXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/03/26 De mãos dadas com os livros. Uma abordagem da língua portuguesa e da matemática na educação de infância Seminário Dar Asas ao Saber – Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares
Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2022/03/26 Articulação entre a Língua e a Matemática a partir de histórias para a infância Seminário Dar Asas ao Saber – Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares
Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal)
2016/04/30 Para além de ouvir e de falar. A escola e o desenvolvimento de competências do oral II Encontro Para além de princesas e de dragões. A oralidade como objeto de ensino
Biblioteca municipal de Albergaria-a-Velha (Albergaria-a-Velha, Portugal)
2016/04/20 Escrita: a competência ortográfica. Da tipologia de erros ortográficos à planificação de estratégias de intervenção Areal-Encontro de Professores
Areal Editores (Alcabideche, Portugal)
2014/02/12 Escrever para aprender. Formação - Metas Curriculares
Universidade de Lisboa, DEB-Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
2013/12/06 O género exposição escrita no ensino básico: das conceções dos professores às práticas dos alunos 3ª Conferência Internacional em Gramática e Texto – GRATO 2013
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
2010/07/01 Novos Programas de Português para o Ensino Básico Sessão Plenária Regional do PNEP
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2010/06/30 Desenvolvimento de competências do oral no 1.º CEB Sessão Plenária Regional do PNEP
Universidade de Aveiro (Aveiro)
2010/04/01 Competências do Oral e Novos Programas de Português Sessão Plenária Regional do PNEP
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2010/03/31 Competências e descritores de desempenho: modos de operacionalização. Sessão Plenária Regional do PNEP
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
2010/01/21 Escrever para construir e expressar conhecimentos Sessão Plenária Regional do PNEP
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2009/02 O oral na sala de aula Sessão Plenária Regional do PNEP
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2009 O novo programa de português para o ensino básico Encontros de Professores
Areal Editores (Porto, Portugal)
2008/12 Escrever para aprender no 1.º CEB III Congresso sobre Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
2008/12 Programas de Português para o Ensino Básico II Seminário Programas de Português para o Ensino Básico
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2008/03/04 Competências do Oral no 1.º CEB Formação Nacional do PNEP
(Curia, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/12/01 - 2021/12/03 IX SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Encontro
IX SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Universidade do Minho, Portugal
2021/04/04 - 2021/04/04 V Encontro de Mestrados e Pós-Graduações em Educação e Ensino da ESELx
Encontro
V Encontro de Mestrados e Pós-Graduações em Educação e Ensino da ESELx
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/09/07 - 2018/09/08 Investigação e ensino de Discurso Académico. Mesa-redonda Presente e o futuro da investigação sobre discurso académico em Portugal
Mesa-redonda
I Encontro Nacional Sobre Discurso Académico
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/09/27 O desenvolvimento da escrita narrativa no 4º ano de escolaridade: dos álbuns ilustrados à produção textual
Orientador
Susana Soares Diniz Rodrigues Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/09/08 Promoção das Relações Interpessoais através das aprendizagens cooperativas no 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Inês Carona de Pina Aguiar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/07/14 Implementação de uma sequência didática centrada na reportagem-vídeo no 2.º ciclo do ensino básico.
Arguente
Bruna Sequeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023/07/12 A literatura infantojuvenil como promotora de um trabalho interdisciplinar
Arguente
Tatiana Vanessa da Silva Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/07/12 Textos sobre arte: das obras de arte aos textos de descrição e apreciação crítica
Orientador
Marta Sofia da Cruz Afonso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/06/26 Brincar é tudo. O contributo das atividades lúdicas para o envolvimento das crianças no currículo
Presidente do júri
Ana Carolina Farelo Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/03/27 O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre o português e a matemática
Orientador
Daniela Filipa Santos Gaspar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Os infográficos e a aprendizagem: Intervenção numa turma de 3.o ano de escolaridade.
Arguente
Inês Mouta (Mestrado)
2022/12/22 Assembleias de turma como instrumento promotor de valores sociais e cidadania
Presidente do júri
Inês Isabel Catarino Sebastião (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/12/18 Quais as potencialidades do uso de projetos no 1º CEB
Presidente do júri
Joana Alexandra Domingos do Ó (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/12/14 A exploração didática da horta escolar para promover a literacia alimentar no 1º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
Joana Neto Abegão Nogueira Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/12/05 A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Marta Brísio Pires Gião Leitão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/02/09 As tertúlias literárias como estratégia de desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade. Um projeto desenvolvido numa turma de 4º ano de escolaridade
Orientador
Daniela Alexandra Serrano Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12/07 Educação para o risco no 1ºciclo do ensino básico: prevenção de acidentes por queimaduras
Presidente do júri
Catarina Maria Sanches Azenha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12/07 A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: Um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Catarina Maria Sanches Azenha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/06/30 Sequência Didática Reportagem Escrita: uma proposta de implementação para o 1º ciclo do ensino básico
Orientador
Ana Cristina Silveira Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/06/26 O Círculo de Leitura e o desenvolvimento de competências narrativas
Orientador
Ana Rita Carvalho Ferra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/06/24 As ações e desafios do professor no desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos durante as discussões coletivas
Presidente do júri
Patrícia do Rosário Claro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/02/21 A Educação Artística enquanto metodologia dinamizadora da Língua Portuguesa
Presidente do júri
Sara Raquel Pestana Catarino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020/02/11 Escrita no ensino superior
Arguente
Maria da Conceição Siopa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/12/17 Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação. Uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridade
Orientador
Maria Beatriz Madeira Gil (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/12/13 A aquisição e desenvolvimento do sentido espacial e dos localizadores espaciais: uma perspetiva integradora
Arguente
Sílvia Alves Branco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/12/04 O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância
Arguente
Ana Lúcia Ramos Neto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/12/04 A hora do conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita
Arguente
Ana Cristina Santana Marques Simões (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/11/26 Contributos do ensino experimental na aprendizagem das Ciências da Natureza no 1º Ciclo
Presidente do júri
Débora da Cruz Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/10/23 A aprendizagem dos números e das operações através do jogo: um estudo no 3º ano de escolaridade
Presidente do júri
Nair Solange Sárdico Faustino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/10/16 A resolução de problemas e a Literatura Infantil
Presidente do júri
A aprendizagem dos números e das operações através do jogo: um estudo no 3º ano de escolaridade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/01/22 Caderno de Leituras: uma estratégia pedagógica para desenvolver a capacidade de ler para apreciar textos literários no 4º ano de escolaridade
Orientador
Inês Filipa Sousa Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/18 Ditado ao adulto
Arguente
Maria Manuel de Oliveira Santos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/12/17 A Educação Literária como indutora para a elaboração de textos narrativos
Arguente
Sara Inês Guerreiro dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/12 A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º CEB
Orientador
Isabel da Conceição Domingos Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/11/27 Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade
Orientador
Bárbara Alice Coelho Alonso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/11/21 A utilização de recursos pedagógicos scripto-visuais no ensino da História e da Geografia de Portugal
Presidente do júri
Ana Mafalda Camilo Poucochinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/01/26 Gramática e Escrita: a expansão de Grupos Nominais no desenvolvimento da escrita de autorretratos
Arguente
Sara Margarida Moisão Sabina (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017/12/18 Interdisciplinaridade e alimentação saudável: uma intervenção pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Vanessa Alexandra Cristiano dos Santos Caeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017/11/22 A escrita no processo de construção de conhecimentos de história no 2º ciclo
Arguente
Mafalda Muge Libório (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/07/25 O desenvolvimento de competências de compreensão oral: uma intervenção didática de Português em articulação com Estudo do Meio
Arguente
Marta Soares Lehto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015/11/26 Os guiões de apoio e o feedback no processo de ensino-aprendizagem do texto narrativo
Arguente
Marisa Alexandra Lopes Figueiredo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015/07/24 Escrever para adquirir e explicitar conhecimentos
Presidente do júri
Cláudia Sofia Pinela Pinheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015/07/14 Prática de ensino supervisionada e desenvolvimento da linguagem oral
Arguente
Diana Filipa Santos Fumega (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/01/01 Nova terminologia gramatical - Implicações no ensino e na aprendizagem no 1º e 2º ciclo
Arguente
xx (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 Atividades de mediação linguística no ensino de línguas (língua materna e língua estrangeira
Arguente principal
Ana Rita de Carvalho de Matos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Vogal do Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua (Braga)
2018 - Atual Avaliação e acreditação dos cursos de formação contínua de professores Avaliação e acreditação dos cursos de formação especializada Avaliação dos pedidos de registo de formadores Membro da Comissão por nomeação Comissão Científica e Pedagógica da Formação Contínua, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual Escrita Académica Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - Atual Didática da Língua e da Literatura Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º ciclo (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - Atual Língua e Linguística Portuguesa Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - Atual Didática da Educação de Infância Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º ciclo (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - Atual Estágio Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º ciclo Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - Atual Língua e Literatura Portuguesa (Mestrado)
2010 - 2017 Fonologia e Morfologia do Português Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2016 Sintaxe e Semântica do Português Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2013 Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1997/09/01 - 2009/08/31 Linguística Portuguesa I Professores do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1998 - 2009 Prática Pedagógica III Licenciatura em Português-Inglês (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1997 - 2009 Linguística Portuguesa II Licenciatura em Professores do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1997 - 2009 Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita Licenciatura em Professores do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1997 - 2009 Aquisição de Desenvolvimento da Linguagem Licenciatura em Professores do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1997 - 2009 Iniciação à Leitura e à Escrita Licenciatura em Professores do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2006 - 2008 Técnicas de Comunicação em Português Licenciatura em Professores de Educação Física (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2006 - 2008 Escrita Criativa Comunicação Social Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2001 - 2004 Análise do Discurso Supervisivo Complemento de formação em Supervisão (Especialização pós-licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2001 - 2004 Ensino da Língua Portuguesa Curso de complemento de formação para a docência no grupo de recrutamento 120 destinado a titulares de qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 110 Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/09/17 - 2023/09/17 Páginas de Português - Antena 2 formação de futuros professores no domínio da escrita e os modos de trabalho numa unidade curricular de escrita académica
2019/02/17 - 2019/02/17 Páginas de Português Ensino da gramática

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual Grupo coordenação júris de provas de acesso Provas de avaliação dos conhecimentos para acesso dos estudantes Titulares de Curso de Dupla Titulação de Ensino Secundário/Curso Artístico Especializado
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Atual Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua. Braga
Vogal
Ministério da Educação, Portugal
2018 - 2022 Vogal do Conselho de Representantes - ESE/IPS
Vogal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2010 Membro da Comissão de Acompanhamento de professores no Terreno (CAT). Responsável pela Direção Regional de Educação do Centro
Coordenador
Ministério da Educação - DGIDC, Portugal
2009 - 2010 Membro da Comissão responsável pela elaboração de estudos relativos ao acompanhamento e implementação do Programa de Português Ministério da Educação - DGIDC, Portugal
2007 - 2009 Membro da Comissão de Orientação Vocacional do Instituto Politécnico de Viseu
Coordenador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2007 - 2009 Membro da equipa de formadores dos Programas de Português da DGIDC Ministério da Educação - DGIDC, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Júri de seleção/seriação (concursos locais de acesso) Júri Reingresso, Concursos especiais Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Atual Júri de seleção/ seriação (concursos locais de acesso, recrutamento de PND, aquisição de serviços, etc.) Concurso de Acesso mudança par/instituição