???global.info.a_carregar???
Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, iniciou o seu percurso profissional em 1989 como educadora de infância e coordenadora pedagógica de Jardins de Infância. Integrou o Ensino Superior como docente em 2001. Completou o Mestrado em Tecnologia Educativa em 2005, na Universidade do Minho, Portugal e o Doutoramento em Ciências da Educação na Universidade do Porto, Portugal em 2012. Atualmente, é investigadora integrada no INED-Centro de Investigação e Inovação em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal. É membro colaborador do CIPAF - Centro de Investigação da Paula Frassinetti da ESEPF, pertence à Comissão Executiva do OFEI – Observatório para o Futuro da Educação de Infância e é perita da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). ------- Adjunct Professor at Higher School of Education of Paula Frassinetti. Began a professional career in 1989 as an early years teacher and pedagogical coordinator. Joined higher education as a teacher in 2001. Completed a master’s degree in Educational Technology in 2005, at the University of Minho, Portugal and a PhD in Educational Sciences at the University of Porto, Portugal in 2012. Is currently an integrated researcher at INED – Centre for Research and Innovation in Education of the School of Education, Porto Polytechnic, Portugal and collaborating member of CIPAF - Paula Frassinetti Research Centre at Higher School of Education of Paula Frassinetti and a member of the executive committee of OFEI – Observatory for the Future of Childhood Education and an expert in the Agency for the Evaluation and Accreditation of Higher Education (A3ES).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cristina Dias Pinheiro

Nomes de citação

  • Pinheiro, Ana
  • Pinheiro, Ana Cristina

Identificadores de autor

Ciência ID
9A1D-9EED-45C4
ORCID iD
0000-0003-3285-4003

Endereços de correio eletrónico

  • acp@esepf.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti | Rua Gil Vicente 140, 4000-138, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2007 - 2011
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"A construção de uma comunidade num Sistema de Gestão de Parendizagem na Internet: interacções entre profissionais de educação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2002 - 2005
Concluído
Mestrado em Tecnologia Educativa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"A aprendizagem em rede em Portugal: Um estudo sobre a utilização de Sistemas de Gestão de Aprendizagem na Internet em instituições de Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1999 - 2001
Concluído
Complemento de formação em Comunicação Educacional e Gestão da Informação (Licenciatura)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1991 - 1992
Concluído
Curso de Educadora de Infância (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1986 - 1989
Concluído
Curso de Educadora de Infância - curso médio (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Centro de Investigação e Inovação em Educação da Escola Superior de Educação do Porto – Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 - 2021 Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2001/09/01 - 2006 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Conselho pedagógico Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1991/09 - 2001/08 Outra Situação (Técnica) Escolinha - Infantário e Jardim de Infância, Portugal
1990/09 - 1991/01 Outra Situação (Técnica) Primeiros Passos, Portugal
1989/09 - 1990/07 Outra Situação (Técnica) O Balão, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Maria Conrado; Ana Pinheiro. "EMPOWERING THE SENSES OUTSIDE: AN INTERVENTION PROJECT ON PEER RELATIONSHIPS IN A DAYCARE CENTER". 2023.
    10.21125/iceri.2023.0855
  2. "Educação de Infância em Moçambique:". 2019.
  3. Pinheiro, Ana. "Ensinar e aprender em universidades seniores: conceções sobre a estrutura da Terra". 2018.
  4. "Ensinar e aprender ciências na universidade sénior: conceções sobre possíveis consequências da inversão do campo magnético terrestre". 2018.
  5. Pinheiro, Ana. "Educação Inclusiva no Ensino Superior: perceção dos docentes e dos estudantes com NEE". 2017.
  6. Cunha, Diana; Neves, Ivone; Pinheiro, Ana. "Transversalidade e continuidade em educação: Um olhar sobre os instrumentos de registo e observação na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico¿". 2014.
  7. Cunha, Diana; Neves, Ivone; Pinheiro, Ana. "Transversalidade e continuidade em educação: um olhar sobre os instrumentos de registo e observação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico". 2014.
  8. Silva, Bento Duarte da; Pinheiro, Ana Cristina Dias. "Sistemas de gestão de aprendizagem na internet : uma reflexão sobre o interesse e a qualidade das plataformas". 2006.
  9. Pinheiro, Ana Cristina Dias; Silva, Bento Duarte da. "Os sistemas de gestão de aprendizagem na internet em Portugal : um contributo para a definição de indicadores de construção". 2005.
  10. Pinheiro, Ana Cristina Dias; Silva, Bento Duarte da. "Análise das plataformas e-learning em uso nas instituições do ensino superior em Portugal". 2005.
  11. Pinheiro, Ana Cristina Dias; Silva, Bento Duarte da. "A estruturação do processo de recolha de dados on-line". 2004.
Artigo em revista
  1. Brigite Silva; Ana Pinheiro; Clara Craveiro; Paula Medeiros. "Making children's perspectives matter". Saber e Educar Vol. 32 No (2023): sustainability and i-sustainability and i. https://revista.esepf.pt/article/view/31666.
    10.25767/SE.V32I1.31666
  2. Brigite Silva; Ana Pinheiro; Paula Pequito; Ana Inês Santos; Teresa Silva. "Children, Families, and Early Childhood Educators: A Study on Social Confinement in Portugal". European Journal of Education and Pedagogy (2023): http://dx.doi.org/10.24018/ejedu.2023.4.2.526.
    10.24018/ejedu.2023.4.2.526
  3. Mário Cruz; Ana Pinheiro; Paula Medeiros; José Costa. "O projeto Primary English Practice Programme for Ages 6-7 e a reconfiguração da profissionalidade docente". Revista Brasileira de Educação (2022): https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270013.
    10.1590/s1413-24782022270013
  4. Silvani Kempf Bolgenhagen; Ariana Cosme; Ana Cristina Pinheiro. "Transição entre a Educação Pré-Escolar e o primeiro ano: desafios do contexto educativo português". Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB (2021): 95-116. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1442.
    10.20435/serie-estudos.v26i56.1442
  5. "Brincar e intervir à distância: Uma missão (quase) impossível". Sensos-E (2021): https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3791.
    https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3791
  6. Clara Craveiro; Ana Pinheiro; Paula Medeiros; Brigite Silva. "Retratos da planificação educativa em Escolinhas Comunitárias em Moçambique". Revista Lusófona de Educação (2021): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8175/4861.
    doi:10.24140/issn.1645-7250.rle54.07
  7. "Perspectives On Digital Inclusion:". Turkish Online Journal of Educational Technology (2020): http://tojet.net/special/2020_11.pdf.
  8. "Robot confidente:". Sensos-E (2019):
    https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3479
  9. Paiva, J.; Morais, C.; Costa, L.; Pinheiro, A.. "The shift from "e-learning" to "learning": Invisible technology and the dropping of the "e"". British Journal of Educational Technology 47 2 (2016): 226-238. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84956596460&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/bjet.12242
  10. Pinheiro, Ana Dias; Neves, Ivone; Silva, Brigitte. "A utilização de e-portfólios no estágio profissionalizante do curso de formação inicial de Educadores de Infância: uma experiência em sistema de blended-learning". Cadernos de Estudo, 6 (2007): 87-103.
    Publicado
  11. Marques, Marta; Santos, Vera; Oliveira, Cláudia; Pinho, Rute; Neves, Ivone; Pinheiro, Ana Dias. "O Educador como Prático Reflexivo". O Educador como Prático Reflexivo 6 (2007): 129-138.
    Publicado
  12. Pinheiro, Ana Dias; Silva, Bento Duarte da. "Aprendizagem em Rede: Análise dos Sistemas de Gestão de Aprendizagem na Internet no Ensino Superior em Portugal". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 11 e 12 (2006): 87-111.
    Publicado
  13. Pinheiro, Ana Dias; Medeiros, Paula. "A utilização de fóruns de discussão em contextos de aprendizagem: uma abordagem às relações entre intervenientes". Cadernos de estudo 2 (2005): 21-29.
    Publicado
  14. Pinheiro, Ana; Afonso, Carlos; Matos, João Carlos; Andrede, Manuela; Michael Kauffmann; Prata Gomes, Miguel; Medeiros, Paula; Pequito, Paula; Correia, Secundino. "Uma apresentação da (Ga) linha de investigação: Tecnologia, Educação e Aprendizagem". Cadernos de Estudo 1 (2004): 7-10.
    Publicado
  15. Pinheiro, Ana; Afonso, Carlos; Matos, João Carlos; Andrede, Manuela; Michael Kauffmann; Prata Gomes, Miguel; Medeiros, Paula; Pequito, Paula; Correia, Secundino. "Micromundos AIA: Ambientes integrados de Aprendizagem (análise de uma investigação)". Cadernos de Estudo 1 (2004): 11-19.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Pinheiro, Ana; Ramalho, Rui. "O jogo e a tecnologia". Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti,
  2. "Construção social do brincar.". Portugal, 2021.
  3. "Um olhar sobre espaço e materiais: relato de uma viagem por instituições de Educação de Infância em Maputo". 2021.
    10.22533/at.ed.31821250316
  4. Pinheiro, Ana. "O Jogo e a Tecnologia". Portugal, 2017.
  5. Santos, Alice; Pinheiro, Ana Dias; Silva, Brigitte; Craveiro, Clara. "De educador para educador: a partilha de materiais e actividades que fazem da tecnologia mais um brinquedo em creche". In Tecnologias dos mais pequenos, 9-12. www.lulu.com: Edição de autor, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Paula Pequito; Ana Luísa Ferreira; Ana Pinheiro; Daniela Gonçalves; Daniella Assemany; Elvira Sanchez; Maria Jesús Viton. Atas do II Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância. Portugal. 2023.
  2. Brigite Silva; Clara Craveiro; Ana Pinheiro; Paula Medeiros. Training Perspectives and Experiences in Early Childhood Education. Portugal. 2022.
  3. Atas do Congresso Internacional África pela Infância (CIAPI). Portugal. 2021.
  4. Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância - OFEI. Portugal. 2021.
  5. Pinheiro, Ana. Tecnologias com sentido. 2017.
  6. Pinheiro, Ana Dias; Santos, Alice; Silva, Brigitte; Craveiro, Clara. Tecnologias dos mais pequenos. www.lulu.com: Edição de autor. 2010.
  7. Pinheiro, Ana Dias; Pequito, Paula. Quem Aprende Mais? Reflexões sobre Educação de Infância. Porto, Portugal: ESEPF/Gailivro.. 2007.
  8. Pinheiro, Ana Dias; Pequito, Paula. CIANEI: Actas do I Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância. Porto, Portugal: ESEPF. 2005.
  9. Pinheiro, Ana. CIANEI: Actas do I Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância. Portugal. 2005.
Livro
  1. Educação de Infância em Moçambique: um estudo sobre as escolinhas comunitárias do Niassa. 2021.
  2. Pinheiro, Ana; Pequito, Paula; Neves, Ivone ; Gonçalves, Daniela; Cortesão Costa, Irene; Silva, Brigite. Histórias de um bicho mau: traços e vozes das crianças sobre a Covid-19. Porto, Portugal: ESEPF/OFEI. 2020.
    Publicado • Editor
  3. i3¿- Intervenção, Interação e ¿Infância. Portugal. 2020.
  4. Pinheiro, Ana; Silva, Brigite Carvalho da; Craveiro, Clara. Juntos pela Criança: Caderno de orientação pedagógica. Porto, Portugal: ESEPF. 2019.
    Publicado
  5. Pinheiro, Ana (org.); Ramalho, Rui (org.). Tecnologias com sentido. Portugal: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. 2017.
  6. Pinheiro, Ana. Histórias no Feminino. Brasil. 2014.
  7. Pinheiro, Ana. Cruzar Educadores na Internet. Porto, Portugal: Livpsic. 2012.
    Publicado
  8. Pinheiro, Ana. Cruzar educadores na Internet. Portugal. 2012.
  9. Pinheiro, Ana. Tecnologias dos mais pequenos. Portugal. 2010.
  10. Correia, Secundino; Afonso, Carlos; Pinheiro, Ana Dias; Matos, João Carlos; Andrede, Manuela; Prata Gomes, Miguel; Medeiros, Paula; Pequito, Paula. Micromundos AIA. Coimbra: Cnotinfor. 2003.
    Publicado
  11. Pinheiro, Ana. Micromundos AIA. Portugal. 2003.
Resumo em conferência
  1. Pinheiro, Ana. "Aprender ciências na universidade sénior: conceções sobre possíveis consequências da inversão do campo magnético terrestre". 2017.

Outros

Outra produção
  1. Ensinar e aprender ciências na universidade sénior: conceções sobre possíveis consequências da inversão do campo magnético terrestre. A promoção e o desenvolvimento da literacia científica consideram-se, cada vez mais, como aspetos fundamentais para a formação de cidadãos informados. No entanto, são vários os estudos que apontam o baixo nível de literacia científica entre os cidadãos seniores. Considerando o aumento da esperança média de vida em Portugal, as Universidades Sénior surgem como alternativas ocupacionais às gerações. 2018. Pinheiro, Ana; Faria, Joana; Cardoso, Alexandra; Ribeiro, Tiago; Vasconcelos, Clara. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2593.
  2. Ensinar e aprender em universidades seniores: conceções sobre a estrutura da Terra. Vários estudos alertam para a baixa literacia científica evidenciada por cidadãos portugueses das várias idades. A maioria das investigações abordam estas conceções junto de crianças ou jovens, mas pouco é referido na literatura sobre cidadãos seniores. Dado o aumento da esperança de vida em Portugal, o número de associados das universidades seniores tem vindo a aumentar, sendo necessário intervir. 2018. Pinheiro, Ana; Faria, Joana; Cardoso, Alexandra; Ribeiro, Tiago; Vasconcelos, Clara. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2592.
  3. Educação inclusiva no Ensino Superior: perceção dos docentes e dos estudantes com NEE. A universidade é local privilegiado de formação superior com o dever de garantir o direito à educação e à igualdade de direitos a nível da permanência e sucesso académico. Estudar o processo de inclusão no ensino superior deverá também passar por compreender interação professor-aluno e aluno-aluno. Recorremos a um estudo qualitativo, orientado pelo paradigma fenomenológico-interpretativo, com recu. 2017. Pinheiro, Ana; Silva, Ana Cristina. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2600.
  4. The shift from “e-learning” to “learning”: Invisible technology and the dropping of the “e”. Due to the generalization of electronically supported activities, we anticipate that, in the near future, the letter “e” in “e-learning,” indicating the use of electronic media and information and communication technologies in education, will be dropped and that “e-learning” will be referred to as simply “learning.” This paper presents an attempt at understanding the causes of the name shift and a. 2015. Paiva, João; Morais, Carla; Costa, Luiza; Pinheiro, Ana. http://hdl.handle.net/10400.14/25655.
    https://doi.org/10.1111/bjet.12242
  5. A utilização de e-portfólios no estágio profissionalizante do curso de formação inicial de Educadores de Infância: uma experiência em sistema de blended-learning. Este artigo apresenta a avaliação desenvolvida em torno da utilização de um Sistema de Gestão de Aprendizagem na Internet no apoio ao estágio profissionalizante, em sistema de blended-learning, do curso de formação inicial de Educadores de Infância da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Ao longo do ano lectivo 2006/2007 os formandos foram apoiados de forma presencial com uma vertente. 2007. Pinheiro, Ana; Neves, Maria Ivone; Silva, Brigite Carvalho da. http://hdl.handle.net/20.500.11796/905.
  6. Aprendizagem em rede : análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal. Este artigo aborda a questão da aprendizagem em rede no ensino superior português. Os autores apresen-tam os resultados de uma investigação, em que se pretende perceber que estabelecimentos possuem e utilizam uma plataforma de sistema de gestão da aprendizagem na internet (SGAI) e analisar as características dos ambientes dessas mesmas plataformas. Numa primeira parte do texto aborda-se a metodolo. 2006. Silva, Bento Duarte da; Pinheiro, Ana Cristina Dias. http://hdl.handle.net/1822/8294.
  7. A utilização de fóruns de discussão em contextos de aprendizagem: uma abordagem às relações entre intervenientes. A crescente utilização das TIC e a sua influência no modo como se entende o processo educativo, tem estado na origem de diferentes propostas e redefinições sucessivas em torno de conceitos que se enquadram na temática da educação à distância. Sentimos, pois, a necessidade de discutir e explorar alguns desses conceitos articulando-os com a nossa experiência de utilização de fóruns de discussão. Est. 2005. Pinheiro, Ana; Medeiros, Paula. http://hdl.handle.net/20.500.11796/873.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Espaço e materiais. Intervenção no ambiente educativo em creche. Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 As tecnologias da informação e comunicação como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico. Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 Potenciar as aprendizagens através da imagem digital. Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 Robótica na educação: valores e aprendizagens. Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 As TIC como incentivo numa criança com atraso global de desenvolvimento. Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Estratégias dinamizadoras para melhorar a qualidade da aprendizagem Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 O contributo das atividades lúdicas no sucesso da aprendizagem no pré-escolar e 1º ciclo Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Eu, tu e a minha aprendizagem Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Diferenciação pedagógica - um desafio para um profissional de educação Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Mãe não Entre Agora: Uma Abordagem às Consequências do Envolvimento Parental Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Aprendizagem cooperativa: A construção de uma Equipa de Excelência Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 A(Tensão): estudo sobre estratégias de intervenção de crianças com défice de atenção Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 A Importância das Histórias para o Desenvolvimento da Linguagem Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Práticas pedagógicas centradas na autonomia Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Trabalho de grupo: contributos para o desenvolvimento da criança e do aluno Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A promoção da aprendizagem ativa em contextos educativos Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Desafios na formação de um docente generalista com habilitação na educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Desafios de um professor com dupla habilitação em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 O percurso de um docente de dupla habilitação
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 O percurso na realidade – Pré- escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 O espelho da profissionalização na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Um profissional em construção
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2005 - 2005 Um site de Jardim de Infância
Coorientador
Pós-Graduação em TIC em contextos integrados de aprendizagem (Iniciação científica)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003 - 2003 A aproximação da família ao Jardim de Infância: uma abordagem às perspectivas dos pais
Orientador
Complemento de formação em Comunicação Educacional e Gestão da Informação (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003 - 2003 ). A interacção do computador nas actividades do Jardim de Infância
Orientador
Complemento de formação em Comunicação Educacional e Gestão da Informação (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2013 - 2013 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
Encontro (Outra)
2009 - 2009 World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education
Congresso (Outra)
AACE, Canadá
2007 - 2007 2ºCIANEI - II Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância
Congresso (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2005 - 2005 1º CIANEI – I Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância
Congresso (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2013 Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância Inês Ribeiro Vasques (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2001/09 - Atual Questões Aprofundadas em Intervenção Diferenciada - Mestrado NEE (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Estágio I - Mestrado em EPE e 1º Ciclo do EB (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Iniciação à Prática Profissional IV - Licenciatura em Educação Básica (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Tecnologias em Contexto de EPE e 1º Ciclo do EB - Mestrado EPE e 1º Ciclo EB (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Tecnologia Educativa em Contexto Pré Escolar - Mestrado em EPE (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação - Licenciatura em Educação Social (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Tecnologias Educativas na Animação de Bibliotecas - Mestrado em Ciências da Educação-Animação da Leitura (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Tecnologias Educativas - Pós-graduação Em Educação da Criança em Creche (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Investigação Informática e Educação - Licenciatura em Educação Básica (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Internet e Animação de Bibliotecas - Pós graduação em animação de bibliotecas (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Organização, planeamento e análise documental - Pós graduação em animação de bibliotecas (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação de Infância - Licenciatura em Educação de Infância (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Tecnologia Educativa - Licenciatura em Educação Social (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação - Licenciatura em 1º ciclo do EB (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Aprendizagem Flexível à Distância - Pós graduação TIC em contextos de aprendizagem (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Seminário de Estágio - Licenciatura em Educação de Infãncia (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Seminário Interdisciplinar - Licenciatura em Educação de Infância (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Estágio II, III e IV - Licenciatura em Educação de Infãncia (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Prática de Ensino Supervisionada Em Educação Pé Escolar I e II - Mestrado em EPE (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Prática de Ensino Supervisionada Em Educação Pé Escolar I e II - Mestrado em EPE e 1º Ciclo do EB (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Prática de Ensino Supervisionada Em Creche - Mestrado em Educação de Infância (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Temáticas Aprofundadas em Educação de Infância - Mestrado em EPE (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Oficina de Recursos Tecnológicos para o Português - Mestrado em EPE e 1º Ciclo do EB (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Oficina de Recursos Pedagógicos para o Português - Mestrado em 1º Ciclo do EB e Geografia e História de Portugal do 2º Ciclo do EB (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos de Educação Inclusiva - Mestrado e Pós graduação em NEE (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2001/09 - Atual Recursos Tecnológicos de Apoio à Educação Especial - Pós Graduação em NEE (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual ISTE – International Society for Technology in Education
Atual AACE – Association for the Advancement in Computing in Education
Atual APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância
Atual Associação Agitar - Universidade Sénior do Porto

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2013/09 - Atual Comissão Científica do Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano - CEDH da UCP
Outro
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008/09 - Atual Conselho Pedagógico da ESEPF
Outro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002/01 - Atual Conselho Científico do CIPAF - Centro de Investigação de Paula Frassinetti
Outro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014/05 - 2014/05 Comissão Organizadora do Encontro Internacional "Histórias no Feminino - Contos (En) Cantos" - ESEPF: Maio 2014
Outro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014/05 - 2014/05 Comissão Científica - 2º Encontro de Jogos e Mobile Learning FPCE-UC Maio 2014
Outro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011/11 - 2011/11 Comissão Científica I Encontro Boas Práticas em Animação da Leitura - ESEPF novembro 2011
Outro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009/10 - 2009/10 Program Committee E-Learn 2009 - World Conference on Elearning in Corporate, Government, HealthCare and Higher Education. outubro 2009
Outro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2007/11 - 2007/11 Comissão Coordenadora - 1º CIANEI - Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância
Outro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2005/11 - 2005/11 Comissão Coordenadora - 1º CIANEI - Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância
Outro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal