???global.info.a_carregar???
Marisa Mourão is a PhD student in communication sciences (University of Minho, Portugal) and a researcher at the Communication and Society Research Centre, University of Minho, where she also held a position in science and technology management between 2018 and 2022. Her main research interests focus on media and citizenship, particularly media education/media literacy and children and media. In addition to these areas, she is interested in science communication. She is a member of the think tank Communitas, having been directly involved in its conception and development. She is also a member of the Observatory of Media, Information, and Literacy. She is currently working at the Office for Scientific Information Management, Repositories, and Open Science of the Documentation and Libraries Service of the University of Minho.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARISA VIEIRA MOURÃO

Nomes de citação

  • Mourão, Marisa

Identificadores de autor

Ciência ID
9A1C-5B5D-E87E
ORCID iD
0000-0001-5662-3168
Scopus Author Id
57204945738

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Formação
Grau Classificação
2020 - 2024
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Minho, Portugal
"A Literacia Para os Media e a Informação no Contexto Escolar Português: Estudo Sobre Práticas e Políticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017/12
Concluído
Mestrado em Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"O potencial da rádio na promoção da Literacia Mediática: criação de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2015
Concluído
Licenciatura em Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/24 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2018 - 2022/09/30 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/24 - Atual Office for Scientific Information Management, Repositories, and Open Science Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2018 Content management (Think Tank Communitas) Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual MILObs (Observatório sobre Média, Informação e Literacia)
00736
Outra
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2017 - Atual Communitas (Think Tank)
00736
Outra
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020 - 2023/12/31 Communication and Society Research Centre
UIDB/00736/2020
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019 - 2019/12/31 Communication and Society Research Centre
UID/CCI/00736/2019
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017 - 2018/12/31 Communication and Society Research Centre
UID/CCI/00736/2013
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mourão, Marisa. "A rádio na vida dos adolescentes: a relação com o meio e o interesse por projetos de rádio em contexto escolar". Trabalho apresentado em 4.º Congresso de Literacia, Media e Cidadania, Porto, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Moura, Pedro; Mourão, Marisa; Barbosa, Marta Isabel Eusébio. "After “The Iron Throne”: What two YouTube fan-channels discussed following the end of Game of Thrones". Qualitative Research Reports in Communication (2022): https://doi.org/10.1080/17459435.2022.2123028.
    Publicado • 10.1080/17459435.2022.2123028
  2. Mourão, Marisa; Pereira, Sara. "La radio y la promoción de los derechos de los niños: propuesta para un taller escolar". Aularia 9 1 (2020): 47-58. http://hdl.handle.net/1822/62224.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Mourão, Marisa; Pereira, Sara. "Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar". Observatorio (OBS*) 12 4 (2018): 159-177. http://dx.doi.org/10.15847/obsobs12420181346.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15847/obsobs12420181346
  4. Mourão, Marisa; Sá, Rita. "Popularidade e poder de difusão das mensagens no Twitter: o caso do anúncio das eleições espanholas em 2016". Revista Comunicando 5 2 (2016): 36-63. http://hdl.handle.net/1822/55997.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Mourão, Marisa; Sá, Rita; Barros, Rui; Burlacu, Sílvia. "Crise dos refugiados no Twitter: As representações sociais e o papel dos influenciadores da rede". In Cibercultura: circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento, 303-314. V. N. Famalicão, Portugal: Edições Húmus, 2017.
    Publicado
Recurso online
  1. Mourão, Marisa. Criar mundo(s) através do som. 2020. http://milobs.pt/recurso/criar-mundos-atraves-do-som/.
  2. Santos, Luís António; Mourão, Marisa; Conrado Filho, Francisco. Portugal em chamas: a presença dos incêndios nos média online. 2018. http://hdl.handle.net/1822/58867.
  3. Mourão, Marisa; Santos, Luís António. Referencial de Educação para os Media: “Talvez não seja mais fácil... fazê-lo notar”. 2018. http://hdl.handle.net/1822/58865.
Relatório
  1. Santos, Luís António; Brites, Maria José; Mourão, Marisa; Sousa, Helena. 2017. Mapping media literacy in Portugal – Portuguese response (national annex – Portugal). http://hdl.handle.net/1822/45561.
Revisão de livro
  1. Mourão, Marisa. "[Book review] Mascheroni, G., Ponte, C. & Jorge, A. (Eds.) (2018). Digital parenting: the challenges for families in the digital age. Göteborg: Nordicom". 4 (2019): 201-209. http://hdl.handle.net/1822/61111.
    Publicado • https://doi.org/10.21814/vista.3021
Tese / Dissertação
  1. Mourão, Marisa. "O potencial da rádio na promoção da Literacia Mediática: criação de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar". Mestrado, Universidade do Minho, 2017. http://hdl.handle.net/1822/52822.

Outros

Conjunto de dados
  1. Mourão, Marisa. A presença dos incêndios 15 de outubro de 2017 nos média online: peças publicadas por 15 meios de comunicação (entre 15 e 31 de outubro) e interações no Facebook. Repositório de Dados da Universidade do Minho.
    https://doi.org/10.34622/datarepositorium/QUV6OP
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/09/28 Internacionalização e multilinguismo: O fluxo editorial bilingue no OJS Webinar PubIN
PubIN (Universidade do Minho) (Portugal)
2022/04/11 A literacia para os media em revistas especializadas: leituras sobre a produção científica XII Congresso da Sopcom
NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2021/10/15 Políticas científicas e línguas de ciência em revistas de acesso aberto: o caso das Ciências da Comunicação em Portugal 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta
Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Braga (online), Portugal)
2021/10/14 Língua portuguesa e internacionalização num caminho de compromisso: políticas e práticas de três revistas científicas de acesso aberto na área das Ciências da Comunicação 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta
Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Braga (online), Portugal)
2021/10/13 A literacia mediática nas revistas científicas especializadas: temas, preocupações e metodologias VIII Jornadas Doutorais
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Braga, Portugal)
2021/09/08 After the Iron Throne: what two YouTube fan-channels discussed following the end of Game of Thrones 8th European Communication Conference
ECREA (Online)
2021/04/30 Rádio ZigZag: as potencialidades do digital numa rádio para crianças Encontro científico Novas dinâmicas dos conteúdos sonoros no ambiente digital
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (Online, Portugal)
2019/05 Como levar a rádio para a escola e porquê? Apontamentos sobre uma experiência de Educação para os Média V Congresso Literacia, Media e Cidadania
GILM – Grupo Informal sobre Literacia para os Media (Aveiro, Portugal)
2017/11 O uso da rádio na promoção da literacia mediática: reflexões a partir de um ateliê de comunicação radiofónica desenvolvido em contexto escolar III Congresso Internacional sobre Culturas – Interfaces da Lusofonia
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/05 A rádio na vida dos adolescentes: a relação com o meio e o interesse por projetos de rádio em contexto escolar 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania
GILM – Grupo Informal sobre Literacia para os Media (Porto, Portugal)
2016/10 Crise dos refugiados no Twitter: As representações sociais e o papel dos influenciadores da rede Congresso de Cibercultura - Circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020 - Atual Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom) Member
2020/08 - 2022/08 Revista Comunicando (Sopcom) Editorial support

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/10 - Atual Review of abstracts submitted to the Children, Youth and Media 2022 pre-conference, entitled THE DATAFIED - CHILD GROWING IN THE ALGORITHMIC CONUNDRUM, to take place on the 12th of October 2022