???global.info.a_carregar???
Sara Cruz obtained her PhD in Clinical Psychology at the University of Minho in December 2014. In 2016, she was hired as an assistant professor at the Institute of Psychology and Educational Sciences, and a Researcher at the Psychology of Development Research Centre (CIPD), at the Lusíada University (Porto), where she currently teaches and carries out research activities. In 2018, she was a Visiting Assistant Professor in Developmental Psychology at the University of Minho. For the academic year 2022/2023, she has been appointed as a Teaching Fellow in Developmental Psychology at the School of Philosophy, Psychology & Language Sciences at the University of Edinburgh, Scotland. Sara develops scientific activities in the field of developmental psychology, specifically neurodevelopment, with a particular interest in studying neuropsychophysiological correlates of cognition and behaviour, in infancy and childhood, with typical and atypical populations. Her PhD research was supported by a PhD scholarship from the Foundation for Science and Technology (FCT; SFRH/BD/68263/2010) and was awarded the 2013 Simbiontes Prize for the 'Best Scientific Work Illustrating a Neurodevelopmental Study' by the Associação Viver a Ciência, Cascais, Portugal. Sara has contributed to the scientific literature in developmental psychology through the systematic publication of scientific papers and by attending and presenting at national and international conferences. Her publication record, conference presentations and proceedings, and recognition through awards and prizes demonstrate her contribution to the generation of impactful scientific knowledge, as well as her ability to continue to disseminate scientific knowledge through the publication of scientific articles in the field of developmental psychology.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sara Cruz

Nomes de citação

  • Cruz, Sara

Identificadores de autor

Ciência ID
9A16-515B-ABC7
ORCID iD
0000-0003-0011-7746
Google Scholar ID
pyXAFtQAAAAJ&hl
Researcher Id
AAS-8386-2021
Scopus Author Id
56462268100

Endereços de correio eletrónico

  • saracruz@por.ulusiada.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Lusíada do Porto. Instituto de Psicologia e Educação. Rua de Moçambique, n.º 21 e 71., 4100-348, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2014
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia Clínica
Universidade do Minho, Portugal
"Neuropsychophysiological correlates of interactive behavior: evidence from infant development and implications for therapeutic relationship" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2004/09/13 - 2009/10/23
Frequentou
Psicologia Clínica (Mestrado integrado)
Universidade do Minho, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Investigador (Investigação) Fundação Minerva, Portugal
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
2016/05/01 - 2018/01/31 Investigador (Investigação) Universidade do Minho, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Fundação Minerva, Portugal
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2022/09/12 - 2023/08/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) The University of Edinburgh, Reino Unido
The University of Edinburgh School of Philosophy Psychology and Language Sciences, Reino Unido
2018/03/01 - 2018/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - 2021 Técnico Psicologia Especialista (Técnico Psicologia) Instituto de Neurodesenvolvimento, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Doctoral Programme Coordinator - Doctorate Programme in Applied Psychology Health and Wellbeing Fundação Minerva, Portugal
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2019 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Fundação Minerva, Portugal
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2019 - Atual Member of the direction board of the Psychology for Development Research Center Fundação Minerva, Portugal
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2018 - 2022 Pedagogical Coordinator of the first graduation year of the first Cycle of Studies in Psychology Fundação Minerva, Portugal
Universidade Lusíada Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010/09 - 2014/12 Neuropsychophysiological correlates of interactive behavior: Evidence from infant development and implications for therapeutic relationship
SFRH/BD/68263/2010
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/11/09 - 2027/11/08 Maternal Perinatal Stress and Adverse Outcomes in the Offspring: Maximising infants´development (TREASURE)
CA22114
Investigador
European Cooperation in Science and Technology
2023/09/22 - 2027/09/21 A European consortium to determine how complex, real-world environments influence brain development (ENVIRO-DEV)
CA22111
Bolseiro de Cientista Convidado
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
2023/03/01 - 2026/02/28 Neural correlates of joint attention: A foundational basis to subsequent social competence
2022.10347.PTDC
Universidade de Coimbra, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019 - 2023 Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - COST Action Riseup-PPD (CA18138)
CA18138
Investigador
European Cooperation in Science and Technology
Concluído
2008 - 2014 Physiological markers of sensory processing of the newborn
42/08
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Fundação Bial
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/05 - 2024/12 Neurodevelopmental Disorders: Cognitive and Socioemotional Markers
CIPD/2122/DEED/2
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
Em curso
2021 - 2024 Validation of the Persistent and Intrusive Negative Thoughts Scale in a Sample of Portuguese Children and Adolescents
CIPD/2122/PERS/6
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
Em curso
2020/03 - 2023/12 Babies during COVID
N/A
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

CoLab Contra a Pobreza e a Exclusão Social, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mateus, Vera; Osório, Ana; Helena Moreira ; Helga O. Miguel; Joana Baptista; Mariana Sousa; Cruz, Sara. "Tools and methods used to assess maternal interpersonal functioning in the context of peripartum depression". Trabalho apresentado em COST Action Riseup-PPD Second International Conference Knowledge and implementation gaps in peripartum depression: innovation and future directions, Sofia, 2023.
    Publicado
  2. Alves, J.; Magalhães, R.; Cruz, S.; Sampaio, A.; Gonçalves, O.. "Cognitive intervention in a variant of Alzheimer's disease: A case report". Trabalho apresentado em Alzheimer's & Dementia: the Journal of Alzheimer's Association, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Xiao, Xiangyue; Dong, Zhicai; Yu, Mingyan; Ding, Junhua; Zhang, Maolin; Cruz, Sara; Han, Zaizhu; Chen, Yan. "White matter network underlying semantic processing: Evidence from stroke patients". Brain Communications (2024): http://dx.doi.org/10.1093/braincomms/fcae058.
    10.1093/braincomms/fcae058
  2. Sara Cruz; Mariana Sousa; Manuela Peixoto; Ana Meireles; Sofia Marques; Sara Faria; Paulo Moreira. "The interplay between emotional well-being, self-compassion, and basic psychological needs in adolescents". International Journal of Adolescence and Youth (2024): https://doi.org/10.1080/02673843.2024.2318340.
    10.1080/02673843.2024.2318340
  3. Sara Cruz; Sabela Conde-Pumpido Zubizarreta; Ana Daniela Costa; Rita Araújo; Júlia Martinho; María Tubío-Fungueiriño; Adriana Sampaio; et al. "Is There a Bias Towards Males in the Diagnosis of Autism? A Systematic Review and Meta-Analysis". Neuropsychology Review (2024): https://doi.org/10.1007/s11065-023-09630-2.
    10.1007/s11065-023-09630-2
  4. Sara Cruz; Mariana Sousa; Marta Marchante; Vitor Alexandre Coelho. "Trajectories of social withdrawal and social anxiety and their relationship with self-esteem before, during, and after the school lockdowns". Scientific Reports 13 1 (2023): http://dx.doi.org/10.1038/s41598-023-43497-w.
    10.1038/s41598-023-43497-w
  5. Mariana Sousa; Manuela Peixoto; Orlanda Cruz; Sara Cruz. "Academic Performance in Institutionalized and Noninstitutionalized Children: The Role of Cognitive Ability and Negative Lability". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10081405.
    10.3390/children10081405
  6. Mariana Sousa; Maria Manuela Peixoto; Orlanda Cruz; Sara Cruz. "The Relationship Between Temperament Characteristics and Emotion Regulation Abilities in Institutionalized and Noninstitutionalized Children". Psychological Studies (2023): https://doi.org/10.1007/s12646-023-00735-5.
    10.1007/s12646-023-00735-5
  7. Mariana Sousa; Célia Sofia Moreira; Orlanda Cruz; Sara Cruz. "Cognitive flexibility and academic performance of children in care and children from a community sample: the contrasting mediator effect of task persistence". Educational and Developmental Psychologist (2023): https://doi.org/10.1080/20590776.2023.2210761.
    10.1080/20590776.2023.2210761
  8. Maria Manuela Peixoto; Mariana Sousa; Sara Cruz; Olga Cunha. "Cognitive Subjective Well-Being during the Second Lockdown in Portugal: The Predictive Role of Sociodemographic and Psychopathological Dimensions". Psych (2022): https://www.mdpi.com/2624-8611/4/4/53.
    10.3390/psych4040053
  9. Anabela Silca-Fernandes; Sara Cruz; Célia Moreira; Diana R. Pereira; Sónia S. Sousa; Adriana Sampaio; Joana Carvalho. "Processing speed mediates the association between physical activity and executive functioning in elderly adults". Frontiers in Psychology (2022): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2022.958535.
    10.3389/fpsyg.2022.958535
  10. Vera Mateus; Sara Cruz; Raquel Costa; Ana Mesquita; Andri Christoforou; Claire A. Wilson; Eleni Vousoura; et al. "Rates of depressive and anxiety symptoms in the perinatal period during the COVID-19 pandemic: Comparisons between countries and with pre-pandemic data". Journal of Affective Disorders (2022): http://dx.doi.org/10.1016/j.jad.2022.08.017.
    10.1016/j.jad.2022.08.017
  11. Sara Cruz; Raquel Cruz; Alicia Alcón; Adriana Sampaio; Jessica Merchan-Naranjo; Elisa Rodríguez; Mara Parellada; Ángel Carracedo; Montse Fernández-Prieto. "How Executive Functions Correlate with Intelligence in Children and Adolescents in Autism Spectrum Disorders". Journal of Cognition and Development (2022): https://doi.org/10.1080/15248372.2022.2104283.
    10.1080/15248372.2022.2104283
  12. Alateyat, H.; Cruz, S.; Cernadas, E.; Tubío-Fungueiriño, M.; Sampaio, A.; González-Villar, A.; Carracedo, A.; Fernández-Delgado, M.; Fernandez-Prieto, M.. "A Machine Learning Approach in Autism Spectrum Disorders: From Sensory Processing to Behavior Problems". Frontiers in Molecular Neuroscience 15 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/fnmol.2022.889641.
    Acesso aberto • 10.3389/fnmol.2022.889641
  13. Ana Meireles; Sofia Marques; Maria Manuela Peixoto; Mariana Sousa; Sara Cruz. "Portuguese adolescents' cognitive well-being and basic psychological needs during the COVID-19 outbreak: A longitudinal study". Applied Psychology: Health and Well-Being (2022): https://doi.org/10.1111/aphw.12356.
    10.1111/aphw.12356
  14. Cruz, S.; Crego, A. ; Moreira, C; Ribeiro, E.; Gonçalves, O.; Ramos, R.; Sampaio, A.. Autor correspondente: Cruz, S.. "Cortical auditory evoked potentials in 1-month-old infants predict language outcomes at 12 months". Infancy 27 (2022): 324-340. https://doi.org/10.1111/infa.12454.
    Publicado • 10.1111/infa.12454
  15. Silva-Fernandes, Anabela; Cruz, Sara; Moreira, Celia Sofia; Pereira, Diana R. R.; Sousa, Sonia S.; Sampaio, Adriana; Carvalho, Joana. "Processing speed mediates the association between physical activity and executive functioning in elderly adults (vol 13, 958535, 2022)". Frontiers in Psychology (2022): https://publons.com/wos-op/publon/57641703/.
    10.3389/FPSYG.2022.1049553
  16. Mateus, Vera; Osorio, Ana; Miguel, Helga O.; Cruz, Sara; Sampaio, Adriana. "Maternal sensitivity and infant neural response to touch: an fNIRS study". Social Cognitive and Affective Neuroscience (2022): https://publons.com/wos-op/publon/47907624/.
    10.1093/SCAN/NSAB069
  17. Sousa, M.L.; Peixoto, M.M.; Cruz, S.. "The association of social skills and behaviour problems with bullying engagement in Portuguese adolescents: From aggression to victimization behaviors". Current Psychology (2021): 10.1007/s12144-021-02491-z.
    10.1007/s12144-021-02491-z
  18. Sousa, M.L.; Peixoto, M.M; Cruz, S.. "The Association between Externalizing and Internalizing Problems with Bullying Engagement in Adolescents: The Mediating Role of Social Skills". International Journal of Environmental Research and Public Health 18 19 (2021): 10444-10444. 10.3390/ijerph181910444.
    10.3390/ijerph181910444
  19. Sousa, S.S.; Ferreira, M.; Cruz, S.; Sampaio, A.; Silva-Fernandes, A.. "A Structural Equation Model of Self-Regulation and Healthy Habits as an Individual Protective Tool in the Context of Epidemics–Evidence From COVID-19". Frontiers in Psychology 12 (2021): https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.696813.
    10.3389/fpsyg.2021.696813
  20. Mateus, V.; Osório, A.; Miguel, H.; Cruz, S.; Sampaio, A.. "Maternal sensitivity and infant neural response to touch: A fNIRS study.". Social Cognitive and Affective Neuroscience (2021): https://doi.org/10.1093/scan/nsab069.
    Aceite para publicação
  21. Fernandez-Prieto, M.; Moreira, C.; Cruz, S.; Campos, V.; Martínez-Regueiro, R.; Taboada, M.; Carracedo, A.; Sampaio, A.. "Executive Functioning: A Mediator Between Sensory Processing and Behaviour in Autism Spectrum Disorder". Journal of Autism and Developmental Disorders 51 6 (2021): 2091-2103. 10.1007/s10803-020-04648-4..
    10.1007/s10803-020-04648-4
  22. Tubío-Fungueiriño, M.; Cruz, S.; Sampaio, A.; Carracedo, A.; Fernández-Prieto, M.. "Social Camouflaging in Females with Autism Spectrum Disorder: A Systematic Review". Journal of Autism and Developmental Disorders 51 7 (2021): 2190-2199. 10.1007/s10803-020-04695-x.
    10.1007/s10803-020-04695-x
  23. Sousa, M.; Cruz, S.; Cruz, O.; Sousa, Mariana; Cruz, Sara; Cruz, Orlanda. "The relationship of emotion regulation and negative lability with socioemotional adjustment in institutionalized and non-institutionalized children". British Journal of Developmental Psychology 39 1 (2021): 169-189. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85093946605&partnerID=MN8TOARS.
    Aceite para publicação • 10.1111/bjdp.12361
  24. Cruz, S.; Lifter, K.; Barros, C.; Vieira, R.; Sampaio, A.. "Neural and psychophysiological correlates of social communication development: Evidence from sensory processing, motor, cognitive, language and emotional behavioral milestones across infancy". Applied Neuropsychology: Child (2020): https://doi.org/10.1080/21622965.2020.1768392.
    10.1080/21622965.2020.1768392
  25. Lopes, F.; Torres, F.; Soares, G.; Barbosa, M.; Silva, J.; Duque, F.; Rocha, M.; et al. "Genomic imbalances defining novel intellectual disability associated loci". Orphanet Journal of Rare Diseases 14 1 (2019): http://dx.doi.org/10.1186/s13023-019-1135-0.
    10.1186/s13023-019-1135-0
  26. Miguel, H.O.; Gonçalves, Ó.F.; Cruz, S.; Sampaio, A.; Gonçalves, O.. "Infant brain response to affective and discriminative touch: A longitudinal study using fNIRS". Social Neuroscience 14 5 (2019): 571-582. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85055502430&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1080/17470919.2018.1536000
  27. "Infant brain response to affective and discriminative touch: A longitudinal study using fNIRS.". Social Neuroscience (2018): http://10.1080/17470919.2018.1536000.
  28. Cruz, S.; Ferreira-Santos, F.; Oliveira-Silva, P.; Ribeiro, E.; Gonçalves, O.; Sampaio, A.. "Vagal modulation of 1-month-old infants to auditory stimuli is associated with self-regulatory behavior". Social Development (2018): https://doi.org/10.1111/sode.12270.
    10.1111/sode.12270
  29. Mateus, V.; Cruz, S.; Ferreira-Santos, F.; Osório, A.; Sampaio, A.; Martins, C.. "Contributions of infant vagal regulation at 1 month to subsequent joint attention abilities". Developmental psychobiology (2018): 10.1002/dev.21582.
    10.1002/dev.21582
  30. Cruz, S.; Crego, A.; Ribeiro, E.; Gonçalves, O.; Sampaio, A.. "A VEP study in sleeping and awake one-month-old infants and its relation with social behavior.". International journal of developmental neuroscience : the official journal of the International Society for Developmental Neuroscience (2015): 10.1016/j.ijdevneu.2014.12.006.
    10.1016/j.ijdevneu.2014.12.006
  31. Alves, J.; Magalhães, R.; Arantes, M.; Cruz, S.; Gonçalves, O.; Sampaio, A.. "Cognitive rehabilitation in a visual variant of Alzheimer's disease.". Applied neuropsychology. Adult (2015): 10.1080/23279095.2013.831865.
    10.1080/23279095.2013.831865
Capítulo de livro
  1. Cruz, Sara; Sousa, Mariana; Mateus, Vera. "Emotion Regulation and Cognitive and Social Functioning in Early Development: The Interface Between Neurophysiological and Behavioural Perspectives". In Emotional Intelligence - Understanding and Influencing Emotions. Reino Unido: IntechOpen, 2024.
    Publicado
  2. Mateus, V.; Mendonça, S.; Miguel, H.O.; Cruz, S.; Sampaio, A.; Mesquita, R.; Osório, A.. "Potencialidades da espectroscopia funcional por infravermelho próximo (fNIRS) para o estudo do cérebro em desenvolvimento na primeira infância". In Tecnologias Aplicadas em Educação e Saúde.. São Paulo, Brasil: Memnon, 2021.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Neuburger, C.; Cruz, S.; Chevalier, N.. "Better understanding the role of contextual cue processing in cognitive control during childhood". Trabalho apresentado em 52nd Annual Meeting of the Jean Piaget Society, Madrid, Spain, 2023.
  2. Mateus, V.; Ganho-Ávila, A.; Sobral, M.A.; Cruz, S.; Osório, A.. "The SocialBabyBrain Study Protocol: Neural Correlates of Joint Attention and its Relation to Social-communicative Abilities". Trabalho apresentado em Interpersonal Synchrony and Its Relevance for Attachment & Caregiving, University of Essex, Colchester, UK., 2023.
  3. Mateus, V.; Ganho-Ávila, A.; Sobral, M.A.; Cruz, S.; Osório, A.. "Neural Correlates of joint attention in infancy: an fNIRS study protocol". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional CINEICC, 2023.
  4. Pozo-Rodríguez, M.; Owen, A.; Conde-Pumpido, S.; Tubío-Fungueiriño, M.; Sampaio, A.; Balado-Alves, C.; Carracedo, A.; Cruz, S.; Fernandez-Prieto, M.. "Estudio em TDAH dela interacción sensorial y la conducta em TDAH". Trabalho apresentado em BioIntegraSaúde – BIS 2023, Hospital Universitario de A Coruña, Coruña, Spain, 2023.
  5. María Tubío-Fungueiriño; Cruz, Sara; Eva Cernadas; Alateyat, H.; Sampaio, A.; González-Villar, A.; Conde-Pumpido, S.; et al. "Predicción automática de comorbilidades de TDAH a partir de información sensorial em pacientes com TEA". Trabalho apresentado em XXV Congreso Nacional de Psiquiatría, Santiago de Compostela, Spain, 2022.
  6. Silva-Fernandes, A.; Cruz, S.; Ferreira, M.; Gomes, M.; Pereira, D.; Marques, L.; Carvalho, J.; Sampaio, A.. "Physical activity differentiates attention, processing speed and memory performance in elderly adults". Trabalho apresentado em International Congress Promoting Brain Health Through Exercise Across the Lifespan, 2021.
  7. Sousa, S.S.; Ferreira, M.; Cruz, S.; Sampaio, A.; Silva-Fernandez, A.. "A structural equation model of self-regulation and healthy habits as an individual protective tool in the context of epidemics - Evidence from COVID-19". Trabalho apresentado em 5th Conference of the European Society for Cognitive and Affective Neuroscience - ESCAN, 2021.
  8. Silva-Fernandes, A.; Cruz, S.; Gomes, M.; Pereira, D.; Marques, L.; Sampaio, A.; Carvalho,J.. "Physical activity and aerobic fitness association with cognitive functioning in elderly adults". Trabalho apresentado em Conferência Internacional AgeNortC: Longevidade, Envolvimento Social e (in)Capacidades, 2019.
  9. Cruz, Sara; Barros, C.; Vieira, A.; Pereira, A.; Carvalho, S.. "O efeito de um programa de autorregulação no comprometimento das funções executivas: um estudo de caso.". Trabalho apresentado em IV Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses., 2018.
  10. Penha, M.; Cruz, S.. "Programa de estimulação do funcionamento executivo após lesão estrutural em idade escolar: O caso M.". Trabalho apresentado em Jornadas Apsi: Auto-regulação e Desenvolvimento Humano, 2018.
  11. Gutiérrez-López-Dóriga, C.; Cruz, S.; Martínez-Regueiro, R.; Sampaio, A.; Gómez-Guerrero, L.; Gómez, S.; Cruz, R.; Carracedo, A.; Fernández-Prieto, M.. "Executive functioning in children with Autism Spectrum Disorder without Intellectual Disability.". Trabalho apresentado em International Conference Cognitive Neuroscience of Executive Functions (CNEF)., 2017.
  12. Cruz, S.; Ribeiro, E.; Gonçalves, O.; Sampaio, A.. "Physiological markers of neurobehavioral profiles: Evidence from visual and auditory evoked potentials". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development - Biennial Meeting (SRCD), 2013.
  13. Góis-Eanes, M.; Cruz, S.; Galdo, S.; Gonçalves, O.; Sampaio, A.. "Visual event-related potentials in healthy infants". Trabalho apresentado em International Society for the Study of Behavioural Development - Biennial Meeting (ISSBD), 2012.
  14. Góis-Eanes, M.; Cruz, S.; Schuster, B.; Gonçalves, O.; Sampaio, A.. "Olfactory Event-Related Potentials in Infants". Trabalho apresentado em Human Chemosensation Conference, 2010.
  15. Ribeiro, E.; Cruz, S.; Pinto, D.. "Formation of Therapeutic Alliance: Micro-Analysis of therapist and client's interactions". Trabalho apresentado em European Conference of Society for Psychotherapy Research (SPR), 2010.
Resumo em conferência
  1. Cruz, Sara; Osório, Ana; Mateus, Vera. "Unpacking the pandemic's influence on peripartum mental health in Brazil: The role of individual and pandemic-related factors". Trabalho apresentado em V Encontro Anual 2023 – Grupo de Língua Portuguesa da Sociedade Marcé, Coimbra, 2023.
    Publicado
  2. Cruz, Sara; Mateus, Vera; Joana Antunes; Raquel Costa; Sampaio, Adriana; Osório, Ana; Isabel Soares; Ana Mesquita. "The impact of prenatal distress on infant temperament during the COVID-19 pandemic". Trabalho apresentado em Forth Scientific Meeting of the Portuguese Language Group of the Marcé Society for Perinatal Mental Health - Challenges in Perinatal Mental Health, Porto, 2021.
    Publicado
  3. Cristina Gutiérrez López Dóriga; Cruz, Sara; Rossio Martínez-Regueiro; Adriana Sampaio; Gómez-Guerrero, L.; Gómez, S.; Raquel Cruz; Angel Carracedo; Montse Fernandéz-Prieto. "Executive functioning in children with autism spectrum disorder without Intellectual Disability". Trabalho apresentado em International Conference on Cognitive Neuroscience of Executive Functions (CNEF), Padova, 2017.
    Publicado
  4. Cruz, S.; Sampaio, A.; Crego, A.; Gonçalves, O.. "Physiological markers of the sensory processing of the neonate.". Trabalho apresentado em Bial Foundation 10th Symposium, Porto, 2014.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Neuropsychophysiological correlates of interactive behavior: Evidence from infant development and implications for therapeutic relationship". Doutoramento, Universidade do Minho, 2014. http://hdl.handle.net/1822/35450.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09 Tools and methods used to assess maternal interpersonal functioning in the context of peripartum depression Knowledge and Implementation Gaps in Peripartum Depression: Innovation and Future Directions
Riseup-PPD Second International Conference (Sofia, Bulgária)
2023/03 Future Directions in the Assessment of Infant and Child Neurodevelopment Workshop presentation at the 8th European Training School of Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - Riseup-PPD (COST Action 18138).
(Seville, Espanha)
2023/03 Infant's Neurodevelopmental Assessment Session presentation at the 8th European Training School of Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - Riseup-PPD (COST Action 18138)
(Seville, Espanha)
2023 Unpacking the pandemic's influence on peripartum mental health in Brazil: The role of individual and pandemic-related factors Inovação em Saúde Mental Perinatal
Grupo de Língua Portuguesa da Sociedade Marcé (Coimbra, Portugal)
2022/12/03 The impact of prenatal distress on infant temperament during the COVID-19 pandemic Forth Scientific Meeting of the Portuguese Language Group of the Marcé Society for Perinatal Mental Health - Challenges in Perinatal Mental Health
Hospital Pedro Hispano (Matosinhos)
2022/01 Assessment for perinatal depression in clinical and research settings: Neuropsychophysiological assessment of infants and children of mothers with PPD Workshop presentation
Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - Riseup-PPD (COST Action 18138) (Uppsala, Suécia)
2021 The impact of prenatal distress on infant temperament during the COVID-19 pandemic Challenges in Perinatal Mental Health
Forth Scientific Meeting of the Portuguese Language Group of the Marcé Society for Perinatal Mental Health (Porto, Portugal)
2020/09/10 Brain Imaging Methods in PPD-related Clinical Research and Applications Part III. Functional near-infrared spectroscopy (fNIRS) in research with infants and children: Theoretical and methodological considerations. COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - Riseup-PPD - CA18138
(Izmir, Turquia)
2020 Normas da APA 7ª Edição. Workshop
Lusiada University (Porto, Portugal)
2019/09/10 Neurodevelopment Workshop presented at the Main Meeting of the COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - Riseup-PPD - CA18138 (Riseup-PPD Main Meeting 1st Semester).
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/08/27 Maternal attitude towards touch relates to brain activity to affective touch in 12-month-old infants. 18th European Conference on Developmental Psychology (ECDP).
(Utrecht, Países Baixos)
2015/10/17 Auditory neural correlates of infant's development. 17th European Conference on Developmental Psychology (ECDP).
(Braga, Portugal)
2015/09/17 Processing of affective touch in infants: neuroimaging and behavioral markers. 17th European Conference on Developmental Psychology (ECDP).
(Braga, Portugal)
2015/09/17 Contribution of vagal regulation of 1-month-old infants to joint attention abilities at 12-months of age. 17th European Conference on Developmental Psychology (ECDP).
(Braga, Portugal)
2014 Therapeutic Collaboration and the underlying physiological profile: synchrony and dyssinchrony in the early phase of a CBT good outcome case. SPR 45rd International meeting, Society for Psychotherapy Research (SPR)
(Copenhagen, Dinamarca)
2014 Physiological markers of the sensory processing of the newborn. Bial Foundation 10th Symposium
(Porto, Portugal)
2013 Therapeutic Collaboration and the underlying physiological profile in the early phase of psychotherapy. Meeting of the Society for the Exploration of Psychotherapy Integration (SEPI)
(Barcelona, Espanha)
2013 Colaboração Terapêutica e processos psicofisiológicos na fase inicial da terapia comportamental e cognitiva. Simposium Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP).
(Aveiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2026 Promoção das funções executivas nos primeiros anos de escolaridade: Validação de um programa de intervenção aplicado pelos pais
Orientador
Psicologia Aplicada: Saúde e Bem Estar (Doutoramento)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2022 - 2023/12 The association between self-regulation abilities at 1 month with cognition and language development at 1year of age
Orientador
Developmental Science (Mestrado)
The University of Edinburgh, Reino Unido
2022 - 2023 Satisfação com a vida e sintomatologia ansiosa em adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2022 - 2023 Co-occurrence of depression and generalised anxiety among ASD and ADHD school-aged children: A systematic review and meta-analysis
Orientador
Developmental Science (Mestrado)
The University of Edinburgh, Reino Unido
2022 - 2023 The relationship between sensory processing, executive functions and behaviour in ADHD children
Orientador
Developmental Science (Mestrado)
The University of Edinburgh, Reino Unido
2021 - 2022 Competências socioemocionais e o envolvimento em comportamentos de agressão e vitimação verbal, em adolescentes.
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2021 - 2022 Problemas de comportamento e o envolvimento em comportamentos de agressão e vitimação verbal, em adolescentes.
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2021 - 2022 Associação entre as competências de comunicação e assertividade e o envolvimento em comportamentos de agressão, em adolescentes.
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2021 - 2022 O efeito das competências cognitivas no ajustamento socioemocional em crianças institucionalizas e não institucionalizadas
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2021 - 2022 O efeito do temperamento no ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2020 - 2021 Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2021 O impacto das condições de vida adversas no desenvolvimento de perfis afetivos em jovens institucionalizados
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2021 Associação entre as características de personalidade e o bem-estar subjetivo em cuidadores formais de doentes com demência
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2021 O impacto da COVID-19 nos adolescentes: a perceção da qualidade de vida e a associação com a satisfação das necessidades psicológicas básicas
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2021 O impacto da COVID-19 em adolescentes: a perceção da satisfação com o suporte social e a associação com a satisfação das necessidades psicológicas básicas.
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2019/10/01 - 2020/01/22 Associação entre valores e virtudes em indivíduos com sintomatologia depressiva.
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2018/10/01 - 2020/01/22 Personalidade e bem-estar em idosos.
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2018/10/01 - 2020/01/22 Relação entre estilos de humor e valores em adultos
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2020 - 2020 Associação entre estilos de humor e sintomatologia depressiva.
Orientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023 - 2023 Participation in the Sixth Main Meeting of the COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder (Riseup-PPD - CA18138)
Encontro
Universidad Loyola Andalucía - Campus de Sevilla, Espanha
2022 - 2022 Participation in the Fifth Main Meeting of the COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder (Riseup-PPD - CA18138)
Encontro
University of Malta, Malta
2021/11/23 - 2021/11/24 Participation in the Fourth Main Meeting of the COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder (Riseup-PPD - CA18138) (Online only) COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder (Riseup-PPD - CA18138)
2020/09/10 - 2020/09/11 Participation in the Third Main Meeting of the COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder (Riseup-PPD - CA18138) (Online only) COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - Riseup-PPD - CA18138
2020/03/09 - 2020/03/10 Participation in the Second Main Meeting of the COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - Riseup-PPD - CA18138 (Riseup-PPD)
Encontro
COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - Riseup-PPD - CA18138 (Riseup-PPD Main Meeting 2nd Semester)
University of Malta, Malta
2019/09/09 - 2019/09/10 Participation in the Main Meeting of the COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder (Riseup-PPD - CA18138)
Encontro
Main Meeting of the COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - Riseup-PPD - CA18138
Universidade de Coimbra, Portugal
2018 - 2018 Participation in the IX Encontro Científico de Psicologia - Troca de Ideias entre Mestres a Meio Caminho do Mestrado, promoted by the Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, Portugal IX Encontro Científico de Psicologia

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Neural Correlates of Joint Attention in Infants Aged Up To 24 Months: A Systematic Review
Arguente principal
Ana Carolina Mendes Santos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023 A ansiedade pré-natal em mulheres brasileiras durante a pandemia de COVID-19
Arguente principal
Leticia dos Anjos Faraco (Mestrado)
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
2022 Ajustamento socioemocional e envolvimento em comportamentos de bullying
Arguente principal
Luciana Beatriz Teixeira Duarte (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021 Valores como preditores do bem-estar subjetivo de uma população adulta portuguesa durante a pandemia COVID-19
Presidente do júri
Cláudio Jorge Soares (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021 Emocionalidade e o envolvimento com o desenvolvimento sustentável na população adulta
Presidente do júri
Maria Clara Martins Gondar (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021 Impacto da pandemia COVID-19 na qualidade de vida em adultos.
Presidente do júri
Paula Cristina Vieira Alves de Jesus (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021 Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar
Orientador
Tânia Sofia Martins Lima (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021 O bem-estar como fator de proteção
Arguente principal
Helena Marisa Costa Pereira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021 O suporte social e o ensino à distância em adolescentes, durante a pandemia
Arguente principal
Lúcia Filipa Lopes Martins (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021 Relação entre stress e bem-estar subjetivo em adultos após o 1º confinamento em Portugal
Arguente principal
Daniela Pinto Teixeira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021 A relação do afeto positivo/negativo e o envolvimento sustentável em adolescentes
Arguente principal
Andreia Patrícia Ferreira Pereira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020 Relação entre a personalidade dos pais e a forma como percecionam a personalidade dos filhos
Arguente principal
Juliana Raquel De Carvalho Loureiro (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2020 Relação entre a personalidade dos pais e a forma como percecionam a personalidade dos filhos
Arguente principal
Juliana Raquel de Carvalho Loureiro (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2019 Relação entre bem-estar subjetivo e religiosidade na população idosa
Arguente principal
Liliana Georgete do Nascimento Guedes (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2018 The importance of maternal touch in infants: a study with fNIRS.
Arguente principal
Andreia Cristiana Carneiro Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Executive functioning: a mediator between sensory processing and behavior in Autism Spectrum Disorder.
Arguente principal
Vânia Catarina Castro Campos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Respostas neuronais a expressões faciais de emoção em crianças de idade pré-escolar: efeitos de valência e ativação.
Arguente principal
Inês Torrinhas Caldeira Magalhães (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2018 Emotional movie database (EMDB): from concept to impact and future directions.
Arguente principal
Diogo António de Andrade Branco (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018 Características Psicométricas do Inventário de Envolvimento com a Sustentabilidade Global em Adultos
Arguente principal
Rute Soraia Ribeiro Rocha (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2016 Internship Report Defenses.
Presidente do júri
Carla Cristina Alves Las Casas (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2016 Internship Report Defenses
Presidente do júri
Anabela Noémia Oliveira de Araújo (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2016 Saúde mental para todos.
Arguente principal
Ana Sofia Campos Bessa (Mestrado)
2016 Intervenção do Psicólogo Clínico em Contexto Hospitalar.
Arguente principal
Vanessa Marinhas Figueiras (Mestrado)
2015 Empatia no Desenvolvimento Típico: Relação entre Autorrelatos e Comportamentos Empáticos.
Arguente principal
Domingos Tiago Dias Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - 2023 Training School on Infant's Neurodevelopmental Assessment 8th European Training School of the Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - Riseup-PPD (COST Action 18138)
2019 - 2019 VIII Congresso Internacional de Intervenção Psicológica: Promoção do Bem-estar Institute of Psychology and Educational Sciences, Lusíada University, Porto
2018 - 2018 VII Congresso Internacional de Intervenção Psicológica Institute of Psychology and Educational Sciences, Lusíada University, Porto

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Frontiers in Developmental Psychology, section Cognitive Development
2023 - Atual Frontiers in Developmental Psychology, section Development in Infancy
2020 - Atual Frontiers in Human Neuroscience, section Brain Imaging and Stimulation

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023 - 2023 Participation in the committee for an International competition for 1 entry-level PhD researcher position (IT057-23-12995)
Avaliador
Universidade de Coimbra, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2021 - 2021 Participation in the committee for an International competition for 1 entry-level Postdoctoral Fellowship, at the Research for Development Research Center (CIPD; UIBD/04375/2020).
Avaliador
Universidade Lusíada Porto, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2020/09 - 2020/09 Project reviewer for the Riksbankens Jubileumsfon, an independent foundation with the goal of promoting and supporting research in the Humanities and Social Sciences, based in Sweden.
Avaliador
Riksbankens Jubileumsfond, Suécia Riksbankens Jubileumsfond
2013 - 2014 Research Projects evaluation considering Initiation to Research program.
Avaliador
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Deepen Issues in Applied Psychology II Psicologia Aplicada: Saúde e Bem Estar (Doutoramento) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2021 - Atual Project/Thesis I Psicologia Aplicada: Saúde e Bem Estar (Doutoramento) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2021 - Atual Project/Thesis II Psicologia Aplicada: Saúde e Bem Estar (Doutoramento) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2019 - Atual Clinical Assessment in Adults Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2017 - Atual Introduction to Life Sciences Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2017 - Atual Neuropsychology Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2022 - 2023 Developmental Psychology (Psychology 2A) Psychology (Licence) The University of Edinburgh, Reino Unido
2022 - 2023 Psychology Tutorial Course Psychology (Licence) The University of Edinburgh, Reino Unido
2022 - 2023 Psychology Mini-Dissertation Course Psychology (Licence) The University of Edinburgh, Reino Unido
2022 - 2023 Specialist Techniques in Cognitive Neuroscience - fNIRS Module Developmental Psychology (Master) The University of Edinburgh, Reino Unido
2022 - 2023 Developmental Science 2 Developmental Psychology (Master) The University of Edinburgh, Reino Unido
2022 - 2023 Dissertation Developmental Psychology (Master) The University of Edinburgh, Reino Unido
2017 - 2022 Methods and Techniques of Clinical Intervention in Adults Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2021 - 2021 Neurobehavioral Assessment of the Newborn (Development Psychology Laboratory) Psicologia (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2021 Neurobehavioral assessment of the newborn: Neuropsychological assessment in pediatric contexts (Assessment tools of the newborn, infants, toddler, and preschoolers) Neuropsicologia Clínica e Experimental (Mestrado integrado) Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 Neurobehavioral assessment of the newborn (Research Methods in Neuropsychology) Neuropsicologia Clínica e Experimental (Mestrado integrado) Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2020 Dissertation Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2019 - 2019 Pre- and neonatal development (Developmental Psychology) Psicologia (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 Quantitative Methods Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2018 - 2018 Neuroscience and social cognition (Diversity) Psicologia (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Neonatal development: 0-2 months neurobehavioral assessment using the NBAS (Neuroscience of Psychological Processes - II) Psicologia (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2018 Psychology of Language Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2017 - 2018 Development Laboratory Ciências Psicológicas (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2018 Psychological Assessment Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2017 - 2017 Psychophysiology and social cognition (Diversity) Psicologia (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Relationship between brain and development: evidence from behavioural assessment (Themes: Neurodevelopment and Brain Plasticity) Psicologia Básica (Doutoramento) Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2017 Introduction to History of Psychology Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2016 - 2017 Cognitive Psychology Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2016 - 2017 Motivation and Emotions Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2016 - 2017 Psychology of Thought and Intelligence Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2016 - 2016 Psychotherapies Psicologia Clínica (Mestrado) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2016 - 2016 Pre- and neonatal development (Developmental Psychology) Psicologia (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Neurodevelopment of newborns and infants: evidence from behavioural assessment (Themes: Developmental Psychology) Psicologia Básica (Doutoramento) Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Neurobehavioral assessment of newborns (Developmental Psychology) Psicologia (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2014 Laboratory II, valence Development Laboratory Psicologia (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Neonatal Development: Neurobehavioral Assessment (NBAS) (Developmental Psychology) Psicologia (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Neonatal Development: practical procedures regarding data collection in newborns (Laboratorial Rotation) Psicologia Básica (Doutoramento) Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Neuropsychological assessment: cognitive functions and test administration (Cognitive Neuroscience) Psicologia (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/11/07 - Atual Associação Portuguesa de Psicologia (APP)

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/10 - Atual International Journal of Clinical and Health Psychology Science Direct
2023 - Atual Cognitive Development
2023 - Atual Child Neuropsychology
2022 - Atual Frontiers in Psychology
2020 - Atual Neuroscience and Biobehavioral Reviews

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2022/09/12 - 2023/08/31 Personal Tutor Graduation students
Distinções

Prémio

2023 Programa IACOBUS - PUBLICACIÓNS CIENTÍFICAS (PAPERS).
Agrupación Europea de Cooperación Territorial Galicia - Norte de Portugal, Espanha
2022 Programa IACOBUS - PUBLICACIÓNS CIENTÍFICAS (PAPERS)
Agrupación Europea de Cooperación Territorial Galicia - Norte de Portugal, Espanha
2021 Programa IACOBUS - PUBLICACIÓNS CIENTÍFICAS (PAPERS).
Agrupación Europea de Cooperación Territorial Galicia - Norte de Portugal, Espanha
2018 Best Scientific Poster Presentation
2013 Simbiontes Prize - Best Scientific Work Illustrating a Neurodevelopmental Study
Associação Viver a Ciência, Portugal

Outra distinção

2019 Grant - Advanced training in Literature Reviews and meta-analysis - COST Action: CA18138
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica