???global.info.a_carregar???
Pós-doutoramento em andamento (2023, IGOT/ULISBOA). Pós-doutorado em Ensino de Geografia/Educação Ambiental; Doutor em Educação Brasileira e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Especialista em Ensino de Geografia e Graduado em Geografia - Licenciatura (UECE). É professor Efetivo, Classe Associado II, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com atividade profissional no curso de Licenciatura em Geografia (Graduação), no Programa de Pós-graduação em Geografia/Mestrado/UFPI com a realização de estudo, pesquisa, extensão, publicação, orientação e supervisão, formação contínua de Docentes em Geografia com ênfase em Geografia Humana: Geografia urbana; espaço urbano e instituições educacionais; história do pensamento geográfico; estágio curricular para o ensino em Geografia; história da disciplina Geografia; metodologias do ensino de Geografia; currículo, avaliação e ensino de Geografia e educação ambiental; e no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas/Mestrado e Doutorado/UFPI, com foco em Estado, Políticas Públicas, Urbanização e Cidadania. Tem participação em bancas examinadoras de graduação, pós-graduação e concursos públicos. Tem experiência em Comitê de Ética em Pesquisa - CEP. Tem participação em eventos nacionais e internacionais, articulações acadêmicas com institutos e universidades brasileiras, como UFG, UFC, UnB, UFPB, UFRN, UERN, UFSC, UVA, UFRR, IFPI, e internacionais como a Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra, em Portugal e a Universidade de Valência, na Espanha. Como integrante de rede de Pesquisa internacional sou Membro Efetivo do Conselho Mundial, Embaixador no Brasil e Coordenador, no Piauí, do Projeto Nós Propomos!. Em gestão, exerce a função de Coordenador Geral da Feira de Profissões da UFPI desde julho/2013. Foi coordenador de Graduação da Licenciatura em Geografia da UFPI, 04/2012 e 04/2016, Subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia PPGGEO/UFPI, 04/2017 e 04/2019 e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia PPGGEO/UFPI, 04/2019 a 04/2021. Em Pesquisa, é líder do Grupo de Pesquisa em Geografia, Docência e Currículo - GEODOC/UFPI/CNPq e líder do Grupo Internacional de Estudo, Pesquisa e Extensão em Riscos Ambientais e Educação Geográfica - GIEPERAEG/UFPI/CNPq, em parceria internacional com as Universidades de Coimbra e Lisboa. Participa do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica - NEPEG, Geografia/UFG e do Grupo de Pesquisa em Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia GEAF/UnB. É membro efetivo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC e é membro da Rede de Pesquisadores Norte e Nordeste de Geografia - RENNEGEO. Idealizador e atual coordenador do Laboratório de Formação Docente e Ensino de Geografia - LAFDEAGEO, Geografia/UFPI. Avaliador Institucional e de Cursos Superiores de Geografia do SINAES BASis/MEC.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Raimundo Lenilde de Araújo

Nomes de citação

  • Araújo, Raimundo Lenilde de.

Identificadores de autor

Ciência ID
9A12-7BD0-974A
ORCID iD
0000-0002-5491-0996
LattesiD
http://lattes.cnpq.br/7741473553613369
Researcher Id
S-2791-2016

Endereços de correio eletrónico

  • raimundolenilde@ufpi.edu.br (Profissional)
  • raimundolenilde@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • (+55) 8699970374 (Pessoal)

Moradas

  • Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella. CCHL/Geografia, 64049550, Teresina, Piauí, Brasil (Profissional)
  • Avenida Celso Pinheiro, 2055. Edificio Cannes, Apto. 107, 64015310, Teresina, Piauí, Brasil (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Geografia Económica e Social

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2023/04/02 - 2024/03/31
Em curso
Pós-doutoramento em Ensino de Geografia (Pós-doutoramento)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
2007/08/10 - 2012/03/12
Concluído
Doutorado em Educação Brasileira (Doctor)
Especialização em Educação
Universidade Federal do Ceará, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/08/06 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Federal do Piauí, Brasil
Universidade Federal do Piauí, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Rosalvo Nobre Carneiro; Raimundo Lenilde de Araújo. "DIDÁTICA DA GEOGRAFIA CRÍTICA NO BRASIL: SENTIDOS, ELEMENTOS E LINGUAGEM". REVISTA EQUADOR (2024): https://doi.org/10.26694/equador.v12i2.14085.
    10.26694/equador.v12i2.14085
  2. Juscelino Gomes Lima; Raimundo Lenilde de Araujo. "REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO DA GRANDE TERESINA: INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA QUEM?/Integrated development region of Grande Teresina: integration and development for whom". Informe GEPEC (2024): https://doi.org/10.48075/igepec.v28i1.32304.
    10.48075/igepec.v28i1.32304
  3. Rosalvo Nobre Carneiro; Raimundo Lenilde de Araújo. "Didática da Geografia Progressiva: sentidos, racionalidade e linguagem". Revista Signos Geográficos (2023): https://doi.org/10.5216/signos.v5.74205.
    10.5216/signos.v5.74205
  4. Janaiára Maria de Paiva Ferreira; Glauciana Alves Teles; Raimundo Lenilde de Araújo. "Lei 10.639/03 como orientação político-pedagógica para uma educação antirracista na escola". Revista on line de Política e Gestão Educacional (2023): https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.1.17939.
    10.22633/rpge.v27iesp.1.17939
  5. Francisca Eduarda Abreu Santos; Raimundo Lenilde de Araújo. "ACTIVE METHODOLOGIES IN GEOGRAPHY TEACHING: POSSIBLITIES IN PUBLIC SCHOOLS IN RURAL AREAS, PIAUÍ/PI". International Journal Semiarid (2023): https://doi.org/10.56346/ijsa.v6i6.156.
    10.56346/ijsa.v6i6.156
  6. Francisca Djalma Pereira Rodrigues e Silva; Jozemilia De Jesus dos Santos Menezes; Miguel Da Silva Neto; Raimundo Lenilde de Araújo. "TEACHING GEOGRAPHY AND PHYSICAL-NATURAL THEMES IN THE EARLY YEARS IN THE CURRICULUM OF TERESINA". International Journal Semiarid (2022): https://doi.org/10.56346/Journal_Semiarid_ijsa.v5i5.132.
    10.56346/Journal_Semiarid_ijsa.v5i5.132
  7. Neto, Miguel da Silva; Pereira Rodrigues e Silva, Francisca Djalma; de Araujo, Raimundo Lenilde. "Geographic Education For Citizenship From The Perspective of The Curriculum of Teresina/Piaui/Brazil". Revista Geoaraguaia (2022): https://publons.com/wos-op/publon/58262774/.
  8. Marcos Gomes De Sousa; Rodrigo De Sousa Freitas; Raimundo Lenilde De Araújo. "Formação de professores: programas universitários na formação inicial em Geografia". Revista Ensino de Geografia (Recife) (2021): https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250894.
    10.51359/2594-9616.2021.250894
  9. Francisco José da Silva Santos; Raimundo Lenilde de Araújo. "EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO: O QUE A GEOGRAFIA TEM A VER COM ISSO?". Revista de Geociências do Nordeste 6 2 (2020): 178-185. https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n2ID20488.
    10.21680/2447-3359.2020v6n2ID20488
  10. Lineu Aparecido Paz e Silva; Raimundo Lenilde de Araújo; Cintia Dos Santos Lins. "A geografia escolar na educação básica: aproximações entre a realidade do estado do Piauí e o município de Alto Longá (PI)". Geosaberes 8 15 (2017): 21-21. https://doi.org/10.26895/geosaberes.v8i15.550.
    10.26895/geosaberes.v8i15.550
  11. Paz e Silva, Lineu Aparecido; de Araujo, Raimundo Lenilde. "ACTIVITY IN GEOGRAPHY TEACHER EDUCATION: PERSPECTIVES AND REFLECTIONS IN BRAZILIAN EDUCATION". Geosaberes Magazine (2014): https://publons.com/publon/21651574/.
Capítulo de livro
  1. "A gestão dos resíduos sólidos na cidade de Parnaíba (PI)". Brasil, 2016.
  2. Francisco Pereira da Silva Filho; José Luís Lopes Araújo; Raimundo Lenilde de Araújo. "A gestão dos resíduos sólidos na cidade de Parnaíba (PI)". In Geografia em debate, 149-172. Brasil: EDUFPI, 2016.
    Publicado
  3. "A representação social na formação continuada". In Concepções e especificidades da prática docente em Geografia. Brasil, 2015.
Livro
  1. Raimundo Lenilde de Araújo; Armstrong Miranda de Evangelista; Andrea Lourdes Monteiro Scabello. Ensino de geografia avanços, perspectivas e possibilidades. 2023.
    10.35260/54210799-2023
  2. Raimundo Lenilde de Araújo; Armstrong Miranda de Evangelista; Andrea Lourdes Monteiro Scabello. Estudos socioambientais: diferentes abordagens sobre o Piauí e o Maranhão. 2023.
    10.35260/54210775-2023
  3. Sérgio Claudino Loureiro Nunes/orcid.org/0000-0001-6987-4812; Raimundo Lenilde de Araújo; Márcia Cristina de Oliveira Mello; Adilson Tadeu Basquerote Silva; Andrea Coelho Lastória; Odair Ribeiro de Carvalho Filho. EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM REDE: A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO NÓS PROPOMOS (NP)!. 2023.
    10.36367/ntqr.17.2023.e860
  4. Andrea Lourdes Monteiro Scabello; Bartira Araújo da Silva Viana; Iracilde Maria de Moura Fé Lima; Raimundo Lenilde de Araújo. Dinâmicas urbanas e ambientais, representações sociais e práticas docentes. 2022.
    10.35260/67960814-2022
  5. Raimundo Lenilde de Araújo; Cassandra de Sousa Cunha; Francisco José da Silva Santos; Miguel da Silva Neto. GEODOC Publicações: EGAL 2021. 2022.
    10.35260/54210270-2022
  6. Raimundo Lenilde de Araújo; Maria Francineila Pinheiro dos Santos; Cristina Maria Costa Leite; Marcileia Oliveira Bispo; Clézio dos Santos. Formação docente, ensino de geografia e o livro didático. 2021.
    10.35260/87429991-2021
  7. Raimundo Lenilde de Araújo; Lineu Aparecido Paz e Silva. Ensino de Geografia e Avaliação. 2020.
    10.35260/87429175-2020
  8. Claudino, Sérgio; Souto, Xosé M.; Rodriguez Domenech, Mª Angeles; Bazzoli, João; Lenilde, Raimundo; Lucimar Gengnagel, Claudionei; Mendes, Luís; Tadeu Basquerote Silva, Adilson. Geografia, Educação e Cidadania. Lisboa, Portugal: Centro de Estudos Geográficos. 2019.
    10.33787/ceg20190004 • Editor
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/03/08 - Atual Novos personagens do ensino superior piauiense: entre o público e o privado
Orientador
Doutorado em Políticas Públicas (Doutoramento)
Universidade Federal do Piauí, Brasil
2021/03/08 - 2023/02/27 Projeto Nós Propomos! Educação Geográfica para a cidadania no contexto do Piauí/Brasil
Orientador
Mestrado em Geografia (Mestrado)
Universidade Federal do Piauí, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/03/21 As atividades económicas na comunidade, no país e no mundo. Uma experiência didática em Geografia – 8ºano
Arguente
Pedro Filipe Monteiro da Graça Matos Rafael (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2023/12/19 Explorando os Recursos Marítimos: Jogos e Atividades no Ensino-Aprendizagem de Geografia, 10º Ano
Arguente principal
Ana Cláudia Sousa Gomes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2023/07/17 O sol que aquece, ilumina e nos dá vida: uma experiência didática em Geografia no 10.ºano de escolaridade
Arguente principal
Inês Madeira de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2022/03/31 O Estudo de Caso na Educação Geográfica: Discursos, Práticas e Desafios
Arguente principal
Ricardo Alexandre Cipriano Coscurão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
2022/03/31 O Estudo de Caso na Educação Geográfica: Discursos, Práticas e Desafios
Arguente principal
Ricardo Alexandre Cipriano Coscurão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal