???global.info.a_carregar???
Inês Gil completed her PhD in Esthétiques, sciences et technologies des arts in 2002 by Université Paris 8, She published her PhD on Cinematographic Atmosphere in 2005 by Edições Gulbenkian. She obtained a Masters in Esthétiques, sciences et technologies des arts in 1996 by Université Paris 8 and a Degree in Conservation and Restoration Cultural Heritage (Cinematographic and Photographic) in 1994 by the Centre National du Patrimoine (IFROA). She is an Associate Professor at Universidade Lusófona where she teaches cinema and photography since 2000. She worked at the UCLA Film Archive (Los Angeles) from 1994 to 1997 on the preservation of the Night of the Hunter outtakes (Charles Laughton-1955) and was the coordinator of the Lisbon Photography Archive at the Portuguese Center of Photography in Lisbon until 2001. She was Coordinator of the Photography Course at Universidade Lusófona until 2017. She completed a Post-Doctorate in 2010, with a grant from FCT, on cinematographic patina and the use of Portuguese archival films in documentaries. She completed a 2nd post-doc on Time and Contemporary Cinema at the Catholic University of Lisbon in 2015. In 2019, she coordinated an exploratory project on Portuguese Scientific Cinema. In addition to regularly publishing academic articles and participations in congresses to present her research, she is a director of documentaries and installations in video art and regularly integrates juries of international film festivals.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Inês Godinho Mendes Viveiros Gil
Data de nascimento
1964/12/11
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Inês Gil

Identificadores de autor

Ciência ID
9917-C25E-FF71

Endereços de correio eletrónico

  • ines.gil@ulusofona.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (351) 217515500 (Profissional)

Moradas

  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação. Campo grande, 376 , 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
  • Universidade Lusófona de humanidades e Tecnologias. Av. Campo Grande, 376, 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2013 - 2015
Concluído
O Tempo como Revelação no Cinema: um Itinerário 1928-2012 (Pós-doutoramento)
Especialização em Cinema e Teologia
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Teologia, Portugal
N/A
2008 - 2010
Concluído
A Cor do Tempo. Arquivo e Cinema: o caso Português (Pós-doutoramento)
Especialização em Esthétiques, Sciences et Technologies du Cinéma et de l'Audiovisuel
Université Paris 8, França

Universidade Nova de Lisboa, Portugal
n/a
1999 - 2002
Concluído
Esthétiques, sciences et technologies des arts (Docteur)
Especialização em cinema
Université Paris 8, França
"L'atmosphère au cinéma.Le cas de La Nuit du Chasseur de Charles Laughton entre réalisme et onirisme" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Louvor e Distinção
1994 - 1996
Concluído
Esthétiques, sciences et technologies des arts (Master)
Especialização em Cinema
Université Paris 8, França
"La Nuit du Chasseur à découvert: Les croquis de Davis Grubb et la mise en scène de Charles Laughton à travers les rushes du film" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1990 - 1994
Concluído
Conservação e Restauro do Património Cultural Cinematográfico e Fotográfico (Licence)
Especialização em Restauro de Film e Fotografia
Institut National du Patrimoine Département des restaurateurs, França
"La Collection Will Day: préservation de trois films cinématographiques Pathé sur support en nitrate de cellulose coloriés au pochoir" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/01/25 - 2020/02/03 Monitor (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Stockholms Konstnarliga Hagskola, Suécia
2011 - 2016 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - 2017 Coordinator of Photography BA Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2002 - 2010 Coordinator of the cross fields of the Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia BA Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007 - 2009 Coordinator of the Estudos Cinematográficos Masters Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/09 - 2001/08 Coordinator Centro Português de Fotografia, Portugal
1996 - 1997 Restauration and duplication of cellulose nitrate negatives University of California Los Angeles Film and Television Archive, Estados Unidos
University of California Los Angeles Arts Library, Estados Unidos
1995 - 1996 Film preservationist assistant Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, Estados Unidos
Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, Estados Unidos
1994 - 1995 Film preservationist assistant University of California Los Angeles Film and Television Archive, Estados Unidos
University of California Los Angeles Film and Television Archive, Estados Unidos
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018 - Atual MIGRA-TED: Migrations and human rights enhanced through Technology in EDucation
592168-EPP-1-2017-1-IT-EPPKA3-IPI
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
European Commission - Education, Audiovisual and Culture Agency
2019 - 2020/03/31 O Cinema Científico em Portugal, a arte de observar a vida
UID/CCI/04667/2019
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2019 - 2019 (Re)think Before Act - Alternative Narratives to Violent Extremism
project ID 812576
Investigador
OLAE - Observatório Lusófono de Actividades Económicas & CICANT
2009 - 2013 História da Cultura Visual da Medicina em Portugal
I&D HC/0110/2009
Investigador
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL/FCSH/UNL), Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
2009 - 2013 COMUNIMEDIA - MOBILE MEDIA, COMMUNITY AND SOCIAL CAPITAL
PTDC/CCI-COM/109887/2009
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Inês Gil. "Lugares Sagrados: Corpo e Sensualidade no Cinema". Trabalho apresentado em Arte e Eros, 2009.
    Publicado
  2. Gudas, Jean M.; An, Zili; Morrison, Robert Kendall; Morrison, Karen J.; Jia, Xiao-Chi; Raitano, Arthur B.; Duniho, Steven; et al. "O Cinema Experimental e Abstracto: Brakhage, Warhol, Jack Smith e Bill Morrison". Trabalho apresentado em Arte e Abstração, Lisboa, 2008.
    Publicado • 10.1158/1538-7445.am10-4393
Artigo em revista
  1. Inês Gil. "O Som do Silêncio no Cinema e na Fotografia". O Som do Silêncio, Babilónia, Revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução 10/11 (2012): 177-185.
    Publicado
  2. Inês Gil. "Desfiguração e Transfiguração: da pintura de Francis Bacon aos filmes de Bill Morrison". Carl Einstein, Reflexões sobre arte e estética, Caleidoscópio, Revista de Comunicação e Cultura-Edições Universitárias Lusófonas 11/12 (2012): 271-280.
    Publicado
  3. Inês Gil. "Filme, Fotografia e Memória Invisível". Escrita, Memória, Arquivo RCL Revista de Comunicação e Linguagens 40 (2009): 147-152.
    Publicado
  4. Inês Gil. "The Experience of the Religious through Silent Moving Image and the Silence of Bill Viola's Passions". Didaskalia, Revista da Faculdade de Teologia/Lisboa 39 (2009): 147-157.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Inês Gil. "A forca de viver em A Solidao do Corredor de fundo de Tony Richardson". In SABER-SE CORPO, ensaios sobre desporto, cinema e motricidade, 81-93. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Editora, 2020.
    Aceite para publicação
  2. Inês Gil. "The Secular Age of Film in Portugal". In Religion and Culture in the Process of Global Change: Portuguese Perspectives/Series: Cultural heritage and contemporary change, 153-160. Estados Unidos: Washington, DC: Council for Research in Values and Philosophy, 2016.
    Publicado
  3. Inês Gil. "The Secular Age of Film in Portugal". In Religion and Culture in the Process of Global Change: Portuguese Perspectives, 153-160. Washington, Estados Unidos: Washington, DC : Council for Research in Values and Philosophy, 2016.
    Publicado
  4. Inês Gil. "Sangue na Guelra: um retrato cinematográfico ao abandono escola". In Metodologias Participativas: Os media e a educação. 2015.
  5. Inês Gil. "A Imagem em Sofrimento da Fotografia Psiquiátrica". In Olhares sobre a Cultura Visual da Medicina em Portugal.. Lisboa, Portugal, 2014.
    Publicado
  6. Inês Gil. "Approches d’un style spirituel au cinéma : Dans la brume de Sergei Loznitsa". In Cinema: Journal of Philosophy and Moving Image. 2014.
    Publicado
  7. Inês Gil. "Le passage dans l’œuvre de Bill Viola". In L’imaginaire de l’apocalypse au cinéma, 171-177. Paris, França: L’Harmattan, 2012.
    Publicado
Livro
  1. Inês Gil. A Atmosfera no Cinema. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian - FCT. 2005.
    Publicado
  2. Inês Gil. A Sombra do Caçador. Do Storyboard à Direcção de Actores. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2002.
    Publicado
Recurso online
  1. Inês Gil. (Re)Ligar-se pelo Cinema. 2020. http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/fotos/editor2/Eventos/Lisboa%20Natura/catalogo_pt.pdf.
  2. Inês Gil. Construction of the Sacred in the Moving Image. 2012. https://dergipark.org.tr/tr/download/article-file/138308.

Outros

Outra produção
  1. Inês Gil. 2019. Curtir a pele. Documentário - 75 min. In the center of Portugal, two women work in a leather factory that is in danger to close down Selected DocLisboa 2019 : Competição Nacional – Seleção Oficial. True/False Columbia USA 2020 DOKFest Munich 2020. http://www.crim-productions.com/documentary/curtir-a-pele/.
  2. Inês Gil. 2015. Onde Moras?. Documentário - 70 min. A vida quotidiana de uma comunidade de religiosas dominicanas não convencionais no Convento do Lumiar..
  3. Inês Gil. 2014. Sangue na Guelra. Documentário - 75 minutos. O projeto escolar (Projeto 12/15) na Escola Intercultural de Almada para permitir a adolescentes em dificuldade de concluir o primeiro ciclo de estudos. Festivais: IndieLisboa 2014 (seleção oficial, secção Pulsar do Mundo.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/03/03 Fotogenia do Silêncio As coisas fundadas no silêncio/Conferências, exposição, perfomances, workshop, filosofia com crianças, concerto e cinema
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
2016/09 "Lost Face. More than a photographic novel", International Conference PHOTOGRAPHY IN ACADEMIC RESEARCH
Royal Anthropological Institute (London, Reino Unido)
2016/03 Photographic Atmosphere as Texture Photographic Agencies and Materialities/3rd international photography research conference
School of Arts, Design and Architecture, Aalto University (Helsinki, Finlândia)
2013/03/02 The atmosphere of sacredness in Gonc¸alo Tocha’s E´ na Terra na~o e´ na Lua Fantasy vs. Reality in Contemporary Portuguese Cinema
Queen Mary University (London, Reino Unido)
2012/11 A Imagem em sofrimento: uma experie^ncia interior Um Olhar Sobre a Histo´ria da Cultura Visual da Medicina em Portugal
CENTRO DE ESTUDOS DE COMUNICAC¸A~O E LINGUAGENS Faculdade de Cie^ncias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2012/11 Marker and the mystic lyrism of Tarkovski in Une Journe´e d’Andrei¨ Arsenevich International Conference on PHOTOGRAPHY AND CINEMA: 50 Years of Chris Marker’s "La Jete´e"
Faculdade de Cie^ncias Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2012/10 Film as Moving Picture: The Virtual Time in Bruegel’s The Mill and The Cross 4th European Communication Conference
ECREA 2012 and Turkish Communication Association (Istambul, Turquia)
2012/09 Intimacy and Cinematographic Atmosphere Confere^ncia internacional SERCIA, Cine´ma de l'intime et/ou intimite´ dans le film anglophone
Universite´ de Bourgogne (Dijon, França)
2012/07 The Expression of the Sacred in Contemporary Cinema Confere^ncia Internacional IAMCR
University of KwaZulu-Natal (UKZN) nd the South African Communication Association (SACOMM) (Durban, África do Sul)
2012/07 The Cinematographic Atmosphere Confere^ncia Internacional IAMCR
University of KwaZulu-Natal (UKZN) nd the South African Communication Association (SACOMM)
2012/06 Body and Screen: the Memory of Time Confere^ncia Internacional NECS Time Networks: Screen Media and Memory
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012/05 Photographic Atmosphere Confere^ncia Internacional Beyond Representation: Photography, Humans and Computers
South Bank University (London, Reino Unido)
2012/03 Construction of the Sacred in the Moving Image Visualist 2012, International Congress on Visual Culture: New approaches in Communication, Art and Design
Istambul Kultur University of Art and Design Faculty (Istambul, Turquia)
2011/07 Film and Video as Expression and Experience of the Religious IAMCR2011 Istanbul Conference “Cities, Connectivity and Creativity.
Kadir Has University, Istambul. (Istambul, Turquia)
2010/10 La traverse´e du plan. Le passage dans l’oeuvre de Bill Viola 3e Festival Cinespi, Repre´sentations de L’Apocalypse au cine´ma "Entre angoisse et de´voilement
Universidade Cato´lica de Louvain (Louvain, Bélgica)
2010/05 Atmosphe`re et nouvelles technologies 78e Congre`s de l'Acfas Images, re´cits et nouveaux me´dias
Universidade de Montre´al (Montréal, Canadá)
2007/10 Cinema, memo´ria e sensac¸a~o XI Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
PUC (Rio de Janeiro, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2015/03 - 2015/03 FlumenFest Minho International Film Festival (BRAGA) (2015 - 2015)
Festival (Coorganizador)
Arquidiocese de Braga, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/09/20 Escrita, Produção e Realização de Secreto LX e a Narrativa Dramática de Final Feliz
Arguente principal
Patrick Orlando (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/06/29 A luz da representação. Os ambientes luminosos na prática artística.
Arguente principal
Ruth Iana Paul de Sousa Ferreira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/06/25 A paisagem na Fotografia Contempora^nea: atrave´s da Camera Obscura de Abelardo Morell
Arguente principal
Agustina Ine´s Ara´n Pellegrino (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/03/13 Fotografias de Identidade: Inter-objetividade, Nostalgia e Criatividade
Arguente principal
Rosa Areal Medeiros (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/05/29 Arte, Técnica e (In)Visibilidade do Corpo - Os desafios da apropriação artística da imagiologia médica
Arguente
Lui´s Alberto Bento (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/06/21 Os Cineastas Amadores do Pós-Guerra: A Fotografia de Rua como Sinopse da Modernidade Cinematográfica
Vogal
Luis Guilherme Jorda~o de Mendonc¸a (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/05/11 Imagem (de) arquivo e tempo mnemotécnico - para um projeto de arquiviologia na história da arte
Vogal
Miguel Mesquita Duarte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 A Fotografia Documental na Imprensa Nacional: O Real e o Verosimil
Arguente
Maria de Fa´tima Lopes Cardoso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 Quem é o Fotógrafo? O retrato e a fotografia participativa
Arguente
Maria Joa~o Fernandes Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/04 Eu, Animal, a ordem do fílmico na consciencialização eco-crítica e na mudança de paradigma
Arguente
Ilda Teresa de Castro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011/04 Luz e Arquitectura do Espaço no Filme, imagem, memória e emoção na década da mente
Arguente
Maria Irene A^ngelo Apari´cio (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010/02 Do Corpo à Imagem, Da Imagem ao Corpo: A Fotografia e os Fantasmas do seu Automatismo
Arguente
Maria Margarida Abreu de Figueiredo Medeiros Mendes Godinho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008/12 A Apropriação Fotográfica, o acto fotográfico na legitimidade de uma prática artistica
Arguente
Hugo Renato de Gouveia Olim (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2005/09 Cinema e Tecnologia; A transformação da Linguagem Cinematográfica e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Arguente
Jorge Carvalho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal