???global.info.a_carregar???
Maria Mafalda Sanches de Azevedo Mendes. Concluiu o(a) Doutoramento em Linguística em 2015/01/23 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras e Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Espanhóis em 1990 pelo(a) Universidade de Lisboa. É Investigador no(a) Universidade de Coimbra e Técnico Superior no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Possui 6 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Organizou 8 evento(s). Participou em 3 evento(s). Coorientou 1 dissertação(ões) de mestrado. Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s), Investigador em 5 projeto(s), Investigador responsável em 3 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas com ênfase em Linguística. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Linguística Sistémico-Funcional; ontogenia da escrita; pedagogia da escrita; Metafunção textual; Organização Temática; desenvolvimento da escrita; discurso académico; escrita infantil; organização textual; textualização; período; organização temática; pontuação; 1.º ciclo ensino básico; aprendizagens da pontuação; histórias infantis; narrativas hipotéticas; escrita escolar; narrativa; diálogo; escrita e oralidade; avaliação da escrita; conceito de período; género e registo; ensino básico; pedagogia da escrita; linguística de corpus; bases de dados lexicográficas; lexicografia; linguística computacional; lexicografia bilingue; dicionário; bilinguismo; diversidade linguística; diglossia; cabo-verdiano; português língua não materna; tecnologia educativa .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Mafalda Sanches de Azevedo Mendes

Nomes de citação

  • Mendes, Mafalda S. A.
  • Mendes, Mafalda

Identificadores de autor

Ciência ID
9910-6DE4-355D
ORCID iD
0000-0002-4472-8314

Endereços de correio eletrónico

  • mariamendes@letras.ulisboa.pt (Profissional)
  • mafaldamendes@uc.pt (Profissional)
  • mafaldamendes@mail.telepac.pt (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Crioulo e pídgin, baseada em Português (Outras) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2022/06/20 - 2022/06/29
Concluído
Gestão de Conteúdos Digitais (Outros)
Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação
Progresso Formação e Serviços, Lda., Portugal
2022/03/12 - 2022/03/12
Concluído
3.ª Oficina de trabalho sobre discurso académico - Introdução ao uso de corpora, Sketch Engine para professores de línguas (Outros)
Especialização em Linguística computacional
Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2022/02/17 - 2022/02/17
Concluído
Zotero (Outros)
Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Biblioteca, Portugal
2022/02/09 - 2022/02/09
Concluído
Pesquisar na Biblioteca do Conhecimento Online (b-On) (Outros)
Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Biblioteca, Portugal
2022/01 - 2022/02
Concluído
Introdução à Estatística com R (Outros)
Associação Brasileira de Linguística (Abralin), Brasil
2020/01/10 - 2020/01/11
Concluído
Construção de Itens de de Testes & Critérios de Avaliação das Competências de Produção em PLE (Outros)
Especialização em Avaliação Português Língua Estrangeira
Universidade de LLisboa faculdade de Letras, Centro de Avaliação e Certificação Português Língua Estrangeira, Portugal
2019/01/03 - 2019/01/04
Concluído
VIII Formação do CAPLE (Outros)
Especialização em Avaliação Português Língua Estrangeira
Universidade de LLisboa faculdade de Letras, Centro de Avaliação e Certificação Português Língua Estrangeira, Portugal
2015/03/30 - 2015/03/31
Concluído
Projetos de Ensino e Aprendizagem em Línguas, Diferentes Olhares (Outros)
Especialização em ensino de línguas
Casa do professor, Portugal
Excelente - 8,9 valores
2008/03 - 2015/01/23
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Linguística Aplicada
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Para um modelo ontogenético da escrita infantil no 1.º Ciclo do Ensino Básico: a emergência do período como unidade de organização textual." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor por unanimidade
2011 - 2011
Concluído
Using the functional grammar to trace writing development (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
não se aplica
2010/10/26 - 2010/10/26
Concluído
Workshop on Frequency in Phonology (Outros)
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2010/10/05 - 2010/10/05
Concluído
First Workshop on the Development of Prosody and Intonation (Outros)
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Genre-based literacy: an introduction to the Sydney School (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
não se aplica
2007/06/22 - 2007/06/22
Concluído
Segunda Oficina de trabalho sobre Linguística Sistémico-Funcional: Tema, Progressão Temática e Organização Textual (Outros)
Especialização em Linguística
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Instituto de Cultura Inglesa , Portugal
2005 - 2006
Concluído
Ensino/aprendizagem de português europeu língua segunda (Pós-Graduação)
Instituto Camões, Portugal
A
2005 - 2005
Concluído
Formación de Investigadores (progetto ALFA/MIFORCAL) (Outros)
Scuola di Specializzazione per L'insegnamento Secondario, Itália
não se aplica
2004 - 2004
Concluído
Formação de professores de Português Língua Estrangeira (Diploma de especialização)
Especialização em Ensino de Português Língua Estrangeira
CIAL-Centro de Línguas, Portugal
não se aplica
1994 - 1995
Concluído
Tecnologia Educativa (Pós-Graduação)
Universidade do Minho, Portugal
16
1985 - 1990
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Espanhóis (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
15,25
1988 - 1988
Concluído
Lengua y cultura españolas para extranjeros. nivel superior (Outros)
Universitat de Barcelona, Espanha
Aprobado
1987 - 1987
Concluído
Formação de Professores de Português como Língua Estrangeira (Diploma de especialização)
Especialização em Ensino de Português Língua Estrangeira
CIAL-Centro de Línguas, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
2015/12/01 - 2020/11/30 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Centro de Exames Português Língua Estrangeira, Portugal
2012/04 - 2014/12 Investigador (Investigação) Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
2008/04 - 2012/03 Investigador (Investigação) Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
2007/09 - 2010/06 Investigador visitante (Investigação) Jardim Infantil Pestalozzi, Portugal
1996/10 - 2003/03 Investigador (Investigação) Verbalis Computação e Linguagem, Lda., Portugal
1988/10 - 1994/12 Investigador (Investigação) Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09 - 2023/06 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brasil
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFRN, Brasil
1995/02 - 1995/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Centro de Exames Português Língua Estrangeira, Portugal
2014/10 - 2015/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de escolas professor Armando Lucena, Portugal
2011/09 - 2013/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas de Abrigada, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/10 - 2003/03 Sócia-gerente Verbalis Computação e Linguagem, Lda., Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/08 - 2015/12 Docente Português Língua Estrangeira Centro de Línguas do Alvide, Portugal
2004/05 - 2008/03 Consultora (Consultora) Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
2004/04 - 2008/03 Edição e produção de livros (Edição de livros) Edições Tenacitas, Lda., Portugal
1993/06 - 1993/08 Docente Português Língua Estrangeira Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Portugal
1992/06 - 1992/08 Docente Português Língua Estrangeira Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Portugal
1991/06 - 1991/08 Docente Português Língua Estrangeira Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Portugal
1987/06 - 1988/06 Docente Português Língua Estrangeira CIAL - Centro de Línguas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008/03/01 - 2012/02/29 Para um modelo ontogenético da escrita infantil no 1.º ciclo do ensino básico
SFRH/BD/38360/2007
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2008/10 - 2010/09 Desenvolvimento da Escrita no Ensino Básico
sem ref/
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal

Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
2003 - 2007 Diversidade Linguística na Escola Portuguesa
ILTEC/DIV_LING
Outra
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2000/06 - 2002/11 Dicionário Prático Português-Caboverdiano
POCTI/LIN/34234/1999
Investigador responsável
Verbalis Computação e Linguagem, Lda., Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Hotel Trópico

Ministério da Cultura

Cabo Verde Telecom

Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses

Câmara Municipal da Amadora

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Centro Cultural Calouste Gulbenkian de Paris
Concluído
1997/01 - 1998/05 Desenvolvimento do Dicionário Caboverdiano-Português
Verbalis-Cv_Pt
Investigador responsável
Verbalis Computação e Linguagem, Lda., Portugal

Priberam Informática, Lda., Portugal
Ministério dos Negócios Estrangeiros

Ministério da Cultura

Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses

Ministério da Cultura da Comunicação Social

INAPA

União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Concluído
1994 - 1995 GIP – Guidelines for Implementing Portuguese in a TFS-Based Formalism, EC DGXIII, MLAP93-23B
EC, DGXIII, MLAP93-23B - ILTEC
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
European Commission
Concluído
1993 - 1994 Gramático - Protótipo de verificador sintático para o português, JNICT, PCSH/L/LIN/460/92
JNICT, PCSH/L/LIN/460/92 ILTEC
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Desativado
1987 - 1992 EUROTRA - Prototype for Machine Translation between the EU official languages
EC-ILTEC
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
European Commission
Concluído

Outro

Designação Financiadores
1996 - 1997 Gramáticas formais para o FLiP-Ferramentas para a Língua Portuguesa
Verbalis-FLiP
Investigador responsável
Verbalis Computação e Linguagem, Lda., Portugal

Priberam Informática, Lda., Portugal
Concluído
1995 - 1995 Caça às Letras, Aplicação didática
s/ ref
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mendes, Mafalda. "Que lugar para a pontuação no ensino da escrita no 1.º ciclo do ensino básico?". Trabalho apresentado em XXIV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Braga, 2008.
    Publicado
  2. Mendes, Mafalda. "Se não tens uma língua, tens de ir em busca dela". Trabalho apresentado em Fórum da Cidadania, Lisboa, 2001.
    Publicado
  3. Mendes, Mafalda; Nicolas Quint; Fátima Ragageles. "Apresentação do dicionário bilingue Caboverdiano-Português". Trabalho apresentado em XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Faro, 1999.
    Publicado
  4. Mendes, Mafalda. "Importância da integração das tecnologias da informação e da comunicação na constituição dos centros de línguas universitários". Trabalho apresentado em 1.º Encontro Nacional dos Centros de Línguas do Ensino Superior, Bragança, 1994.
    Publicado
  5. Mendes, Maria Mafalda Sanches de Azevedo. "As novas tecnologias da informação e da comunicação no ensino de línguas". Trabalho apresentado em Primeiro Congresso Internacional sobre o Português, Lisboa, 1994.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Mendes, Maria Mafalda Sanches de Azevedo; Martins, Mário Gleisse das Chagas. "O estatuto ontológico da escrita e da oralidade em duas contribuições funcionalistas: Josef Vachek e Michael Halliday". MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 60 (2022): 138. http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i60.12960.
    10.18542/moara.v0i60.12960
  2. Mendes, Mafalda; Mário Gleisse das Chagas Martins. Autor correspondente: Mário Gleisse das Chagas Martins. "(Mis)Guided interpersonal deictic choices in primary school writing under language assessment". Language and Education 69 (2022): https://authors.elsevier.com/a/1eimJ3CKC-8vnj.
    Publicado • 10.1016/j.linged.2022.101035
Capítulo de livro
  1. Mendes, Mafalda. "Mapeamento da escrita infantil no 1.º ciclo do ensino básico". In Discurso Académico: Uma Área Disciplinar em Construção, editado por Caels, Fausto; Santos, Joana Vieira; Luís Filipe Tomás Barbeiro, 51-78. Leiria, Coimbra, Portugal: CELGA-ILTEC, Universidade de Coimbra | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria,, 2019.
    Publicado
  2. Mendes, Mafalda; Nicolas Quint. "Making the first standard Portuguese-Capeverdean dictionary : a technical challenge". In In and Out of Africa Languages in Question, In Honour of Robert Nicolaï, editado por DE FÉRAL Carole;; KOSSMANN Maarten; TOSCO Mauro, 141-161. Louvain-la-Neuve / Walpole, MA, França: Peeters, 2015.
    Publicado
  3. Mendes, Mafalda. "Avaliação do nível de proficiência linguística dos alunos do Ensino Básico cuja língua materna não é o português (PLNM)". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, editado por Maria Helena Mira Mateus; Dulce Pereira, 305-325. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
    Publicado
  4. Mendes, Mafalda; Fausto Caels. "Diversidade linguística na escola – uma problemática global". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, editado por Maria Helena Mira Mateus; Dulce Pereira; Glória Fischer, 171-293. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
    Publicado
  5. Mendes, Mafalda. "Cabo Verde – Ir à escola em L2". In O Português em África, editado por Maria Helena Mira Mateus; Maria Luísa Teotónio, 113-135. Lisboa, Portugal: CIDAC, 2005.
    Publicado
  6. Mendes, Mafalda; António Branco. "Ensino/aprendizagem de línguas e linguística assistido por computador". In Engenharia da Linguagem, editado por Maria Helena Mira Mateus; António Branco, 129-141. Lisboa, Portugal: Colibri, 1995.
    Publicado
Edição de livro
  1. Alexandre, Marta Filipe; Caels, Fausto; Marques, Gorete ; Mendes, Mafalda; Conde, Inês. Artigos selecionados da 29.ª Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional (ESFLC2019) | Selected papers from the 29th European Systemic Functional Linguistics Conference (ESFLC2019). Leiria e Coimbra: Politécnico de Leiria, CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra.. 2021.. 2021.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Mendes, Mafalda; Nicolas Quint; Aires Semedo; Fátima Ragageles. Dicionário Prático Português-Caboverdiano. Lisboa, Portugal: Verbalis. 2002.
    Publicado
Manual
  1. Mendes, Mafalda; António Branco. Caça às Letras. Lisboa, Portugal: ILTEC. 1995.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Mendes, Mafalda. "The role of creativity in learning the concept of sentence in primary school : a case study". Trabalho apresentado em Sig Writing 2018 conference, University of Antwerp, Belgium, 2018.
Relatório
  1. Mendes, Mafalda S. A.. 2022. Relatório de Trabalho sobre o Período Experimental (Carreira de Técnico Superior).
  2. Mendes, Mafalda; Mário Gleisse das Chagas Martins; Sitoe, Marta; Emília Marrengula; Maria Mafalda Sanches de Azevedo Mendes; Mário Martins; Marta Sitoe. 2022. 1.ª Oficina De Trabalho Sobre Discurso Académico: Princípios teóricos e metodológicos para o uso de corpus numa investigação.. https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/6827/2/Relatório%20oficina%20I_DOI.pdf.
    https://doi.org/10.25766/TXSG-PF19
  3. Mendes, Mafalda S. A.. 2002. Development of the first Portuguese-Capeverdean Dictionary.
Revisão de livro
  1. Lisa Valente Pires. "Les cahiers d’exercices Portugais Faux-débutants". Revisão de Les cahiers d’exercices Portugais Faux-débutants (2018): www.assimil.com.
    Publicado
  2. Lisa Valente Pires. "Guide de conversation Portugais". Revisão de Guide de conversation Portugais (2013): www.assimil.com.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Mendes, Mafalda S. A.. "Para um modelo ontogenético da escrita infantil no 1.º ciclo do ensino básico: a emergência do período como unidade de organização textual". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2015. http://hdl.handle.net/10451/15960.
Tradução
  1. Quint, Nicolas. Vamos Falar Caboverdiano. Paris, França: L’Harmattan. 2010.
    Publicado
  2. Quint, Nicolas; Mendes, Mafalda. O Caboverdiano de Bolso. Chennevières sur Marne, França: Assimil. 2009.
    Publicado
  3. Quint, Nicolas. L'Élément Africain Dans La Langue Capverdienne ; Africanismos na Língua Caboverdiana. Paris, França: L'Harmattan. 2008.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/12/05 As aprendizagens da escrita no modelo da Linguística Sistémico-Funcional proposto por Halliday *sessão 2* - Implicações pedagógicas Encontros Mensais sobre Discurso Académico
Grupo de Trabalho DPDA do CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra e ESECS-Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2022/11/14 As aprendizagens da escrita no modelo da Linguística Sistémico-Funcional proposto por Halliday *sessão 1*: Princípios teóricos do modelo Encontros Mensais sobre Discurso Académico
Grupo de Trabalho DPDA do CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra e ESECS-Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2021/12/05 Apresentação de trabalho "Entre tempo e modo: escolhas motivadas em uma narrativa escolar" Linguistweets 2
Associação Brasileira de Linguística - Abralin (Brasil)
2021/12/05 Apresentação de trabalho : "DOESTE: corpora para a investigação de escrita escolar" Linguistweets 2
Associação Brasileira de Linguística - Abralin (Brasil)
2021/03/24 Apresentação da conferência "Um olhar funcionalista sobre a ontogênese da escrita nos primeiros anos do ensino fundamental" Funcionalismo, Texto e Ensino de Língua do III Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico
Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (GELOPA), Brasil, Universidade Federal do Oeste do Pará, Brasil, Grupo de Estudos em Funcionalismo, Brasil (Brasil)
2020/11/19 Entre tempo e modo: uma não escolha na produção de narrativas na escrita escolar I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada
Universidade Federal de Campina Grande (Brasil)
2019/07/01 Solving the paradox: how to build written language by using the language of conversational interaction 29 th European Systemic Functional Linguistics Conference, SFL on Multiliteracies, Professional Discourse and Education
Instituto Politécnico de Leiria & CELGA-ILTEC Universidade de Coimbra (Leiria, Portugal)
2019/01/18 Porque pedimos aos alunos a escrita de diálogos? VI Fórum de Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Línguas
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/09/08 Mapeamento das práticas de discurso, na modalidade escrita - 1.º ciclo do ensino básico Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Ponto de situação da investigação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2018/07/18 Da imagem para a textualização dos géneros da ciência no 1.º ciclo do Ensino Básico: um estudo exploratório VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 As aprendizagens iniciais da escrita à luz do diálogo entre a linguística e o contexto escolar II Encontro Temático APL/ESE
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação e Associação Portuguesa de Linguística (Porto, Portugal)
2017 A emergência do período como unidade de organização textual na escrita infantil XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - 2017
Associação Portuguesa de Linguística (Évora, Portugal)
2015 Aprender a escrever no 1.º ciclo do ensino básico A investigadora regressa à escola
Jardim Infantil Pestalozzi (Lisboa, Portugal)
2011 Functional Sentence Perspective e Metafunção textual na GSF 73.º Encontro Quinzenal de Línguística Sistémico-Funcional
Instituto de Cultura Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010 Tasks as writing frames 22nd European Systemic Functional Linguistics Conference
International Systemic Functional Linguistics Association (Primorska, Eslovénia)
2010 Referência hipotética no desenvolvimento da escrita 2.ª oficina de trabalho do Projecto de Desenvolvimento da Escrita no Ensino Básico
ILTEC (Lisboa, Portugal)
2010 Questões de ortografia
ILTEC (Lisboa, Portugal)
2010 "O que é que disseste que eu não percebi nada?" A escrita académica no 1.º ciclo 60.º Encontro Quinzenal de Linguística Sistémico-Funcional
Instituto de Cultura Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ILTEC (Lisboa, Portugal)
2009 Learning to write: the mastering of choice. An SFL approach to punctuation and punctuation learning. 21st European Systemic Functional Linguistics Conference, 8-10 de Julho 2009
International Systemic Functional Linguistics Association (Cardiff, Reino Unido)
2009 Learning to write: from the local self to the global world. From dialogue to monologue 42.º Encontro Anual da Societas Linguistica Europeae, 9th-12th September 2009
Societas Linguistica Europeae (Lisboa, Portugal)
2009 A Pontuação: categoria nuclear de análise textual com relevância desenvolvimental na escrita infantil. International Conference on Grammar and Text – GRATO
CLUNL (Lisboa, Portugal)
2009 "O Inverno" Estratégias de resposta a uma proposta de produção textual – escolhas linguísticas Divulgação de resultados da investigação
ILTEC e Jardim Infantil Pestalozzi (Lisboa, Portugal)
2009 O conceito de língua no modelo teórico da Linguística Sistémico-Funcional
ILTEC e CLUNL (Lisboa, Brasil)
2008/11/20 Que lugar para a pontuação no ensino da escrita no 1.º ciclo do ensino básico? XXIV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2008 “... e agora já. Acabaste as perguntas” – Escritores de sete anos e escolhas linguísticas 37.º Encontro Quinzenal de Linguística Sistémico-Funcional
Instituto de Cultura Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ILTEC (Lisboa, Portugal)
2008 Produções textuais no 2.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. A pontuação e as três metafunções da LSF, os programas, as gramáticas e a didáctica da expressão escrita. Encontros do ILTEC
(Lisboa, Portugal)
1995 "O meu dicionário interactivo": A multimedia picture dictionary of Portuguese L2 EUROCALL 95 "Technology Enhanced Language Learning: Focus on Integration
Asociación Europea para la Enseñanza de Idiomas Asistida por Ordenador (Valencia, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/12 - Atual O Ensino da Escrita nas Aula de Língua Portuguesa: Uma Análise de Percepção dos Professores
Coorientador
POSENSINO/UERN (Mestrado)
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Brasil

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFRN, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/06 - 2021/11/25 Oficina De Trabalho Sobre Discurso Académico:"Princípios teóricos e metodológicos para o uso de corpus numa investigação." (2021/11/27 - 2021/11/27)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Oficina de trabalho: Introdução à Metafunção Textual: Estrutura Temática e Estrutura de Informação na Organização da Escrita em Língua Portuguesa (2011 - 2011)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
2010 - 2010 2.ª oficina de trabalho Desenvolvimento da Escrita no Ensino Básico (2010)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Gabinete de Avaliação Educacional - GAVE, Portugal
2010 - 2010 Disseminação da Metodologia de Ensino de Línguas da Linguística Sistémico-Funcional (2010)
Oficina (workshop) (Outra)
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
2009 - 2009 1.ª oficina de trabalho Desenvolvimento da Escrita no Ensino Básico
Oficina (workshop) (Outra)
Gabinete de Avaliação Educacional - GAVE, Portugal
2009 - 2009 8.ª oficina de trabalho em Linguística Sistémico-Funcional: Grupos Na Escala de Níveis: Introdução (2009)
Oficina (workshop) (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2009 - 2009 Interaccionismo Sociodiscursivo e Linguística Sistémico-Funcional (2009)
Oficina (workshop) (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2007 - 2007 4.ª oficina de trabalho em Linguística Sistémico-Funcional: Lexicogramaticalização da Metafunção Interpessoal (2007)
Oficina (workshop) (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2016 Didática da escrita em contextos multilingues: o caso de Moçambique - desafios linguísticos, metodológicos e contextuais Osvaldo Carlos Guirrugo Faquir (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/12 - 2020 III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional Universidade de Coimbra
2019/03 - 2019/05 29Th European Systemic Functional Linguistics Conference 2019, SFL on Multiliteracies, Professional Discourse and Education Instituto Politécnico de Leiria
2018/03 - 2018/04 Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Ponto de situação da investigação Instituto Politécnico de Leiria, Leiria

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - 2022 Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) University of Minho

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/09 - 2021/12 Escrita e Ensino PosEnsino (Graduado) Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Brasil
2021/11/27 - 2021/11/27 Princípios teóricos e metodológicos para o uso de corpus numa investigação (Outros) Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2021/07/28 - 2021/07/29 Mini Curso : Explorando Corpora para/em Aulas de Português Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Brasil
2020/09 - 2021/01 Narrativas e aprendizagens Pos-Ensino (Graduado) Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Brasil
2014/10 - 2015/08 Espanhol (Outros) Agrupamento de escolas professor Armando Lucena, Portugal
2012/09 - 2013/08 Espanhol (Outros) Agrupamento de Escolas de Abrigada, Portugal
2011/07/25 - 2011/07/25 Introdução à Metafunção Textual: estrutura temática e estrutura de informação na organização da escrita em língua portuguesa (Outros) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2010 - 2010 Aprendizagens da pontuação – aprendizagens de textualização Extensão e divulgação científica (Curso médio) Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Introdução à Metodologia Ler para Aprender (LpA) e Exemplo de Preparação de Uma Narrativa para Exploração num Ciclo LpA Extensão e divulgação científica (Curso médio) Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
2009 - 2009 O Que Faz de Um Texto Um Texto? Os Textos da Escola e a sua Pedagogia no 1.º Ciclo Extensão e divulgação científica (Curso médio) Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão Instituto de Educação, Portugal
1995/02 - 1995/07 Informática no Ensino do Português Mestrado em Informática e Educação Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1993/06 - 1993/08 Português língua estrangeira (Outros) Universidade de Lisboa, Portugal
1992/06 - 1992/08 Português língua estrangeira (Outros) Universidade de Lisboa, Portugal
1991/06 - 1991/08 Português língua estrangeira (Outros) Universidade de Lisboa, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/05/12 - 2019/05/12 Páginas de Português, Antena 2 A tarefa de escrita de diálogos nas aprendizagens da escrita no 1.º ciclo do ensino básico

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/12 - 2020/07 Comissão Científica da publicação Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática,
Membro
Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal

Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal
2018/10 - 2019/07 Membro da Comissão Organizadora do 29th European Systemic Functional Linguistics Conference , SFL on Multiliteracies, Professional Discourse and Education, 3-5 july, Instituto Politécnico de Leiria.
Membro
Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018/01 - 2018/11 Membro da Comissão Organizadora do Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Ponto de situação da investigação, 7 a 8 de stembro de 2018, Instituto Politécnico de Leiria, Leiria. Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Membro da Comissão Organizadora da 38th International Systemic Functional Congress – ISFC38 Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal