???global.info.a_carregar???
Ana Isabel Nistal Freijo has a bachelor’s degree in Piano (School of Music and Performing Arts of the Porto Polytechnic, 2010), a master in Aesthetics (NOVA University of Lisbon – School of Social Sciences and Humanities, 2013) and is a PhD student in Artistic Studies | Musical Studies (Faculty of Arts and Humanities, University of Coimbra). She is visiting assistant at the School of Music and Performing Arts of the Porto Polytechnic. Her teaching activity includes the areas of Musical Aesthetics, Music Research, and History of Culture. She is also a researcher at the Centre for Classical and Humanistic Studies, University of Coimbra. Her research lies at the crossroads between music, literature, and philosophy, with emphasis on the work developed around the figures of Gilles Deleuze and Robert Schumann
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Isabel Nistal Freijo

Identificadores de autor

Ciência ID
9813-BA40-31F9
ORCID iD
0000-0003-4612-7579

Endereços de correio eletrónico

  • ainf@esmae.ipp.pt (Profissional)
  • ana.freijo@uc.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano (Idioma materno)
Galego (Idioma materno)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2022
Em curso
Doutoramento em Estudos Artísticos (Doutoramento)
Especialização em Estudos Musicais
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2013
Concluído
Mestrado em Filosofia (Mestrado)
Especialização em Estética
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Robert Schumann: o «autor prolongado». Implicações do pensamento do primeiro romantismo alemão no Lied de Schumann" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010
Concluído
Licenciatura em Música, (Licenciatura)
Especialização em Variante de instrumento, ramo de piano e teclas
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra, Portugal
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018 - 2023 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2023 Pianista Acompanhadora Conservatório de Música de Paredes, Portugal
2014 - 2016 Professora de Piano, Pianista Acompanhadora e Coordenadora do Departamento de Teclas e Palheta Livre Conservatório de Música de Paredes, Portugal
2012 - 2014 Professora de Piano e Pianista Acompanhadora Conservatório de Música de Cascais, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2014 - 2015 Tempo e Música em diálogo com a Fenomenologia do Sonho de María Zambrano
SFRH/BPD/62918/2009
Integrante dum grupo de trabalho
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Nistal Freijo, Ana Isabel. "O devir Schumann-Deleuze". Sevilha, 2016.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Nistal Freijo, Ana Isabel. "In the margins of Davidsbündlertänze op. 6 by Robert Schumann". In The Centre as Margin. Eccentric Perspectives on Art.. Estados Unidos: Vernon Press, 2019.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/23 "«Para sempre» à escuta: ressonâncias de uma «estranha melodia» transfigurada" Um Sentido – Múltiplas Escutas [Sobre o fenómeno da escuta na literatura]
Université de Genève (Genebra, Suiça)
2024/01/12 "No princípio era... o meio. O rizoma como procedimento heurístico" Olhar, Pensar, Sentir, Escutar. Jornadas de Práticas de Investigação em Artes
Centro de Cultura do Politécnico do Porto
2023/06/30 "À procura de uma ontologia musical da diferença" Mundos possíveis 2023. Mundos metodológico e interpretativo dos fundos musicais
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/03/01 "A textura polissémica do silêncio na compreensão musical" Ciclo de Conferências «Encontros Casuais»
Aposénior – Universidade Sénior de Coimbra
2022/09/30 "Cartografia das imagens do pensamento de Gilles Deleuze" Seminário de Projecto em Filosofia 2022/3 | Imagem, Cultura e Mundo da Vida
Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da Universidade de Coimbra
2022/05/30 "O pensamento rizomático" Seminário de Projecto em Filosofia 2022/2 | «Interfaces: Cultura e História»
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2022/02/25 "«El público»: máscara y masculinidad" Colóquio Internacional «Masculinidades en cuestión: modelos, perspectivas y formas de violencia»
Université de Genève (Genebra, Suiça)
2022/02/09 "No labirinto da escuta" Ciclo de Conferências «Encontros Casuais»
Aposénior – Universidade Sénior de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/11/13 "A potencialidade da escuta. A «innere Stimme» da Humoreske op. 20" ENIM | X Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Coimbra, Portugal)
2021/10/23 "«A la escucha» de Jean-Luc Nancy: (pre)texto para un debate necesario" SyMPOSIO SEyTA. Primer encuentro de investigación de SOCyOS/AS de SEyTA
Sociedad Española de Estética y Teoría de las Artes (Granada, Espanha)
2021/05/26 "A «escuta meditativa» como paradigma (est)ético" Diálogos da Teoria | Em diálogo com Miguel Ribeiro-Pereira
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2019/11/08 "Os ciclos para piano de Robert Schumann: música programática ou música absoluta?" Mundos e Fundos 2019. Jornadas da Pós-Graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/10/26 "O estilo músico-literário de Robert Schumann" Mundos e Fundos 2018. Jornadas da Pós-Graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/04/28 "Tradição e modernidade. A música e a literatura nos séculos XVIII, XIX e XX" Ciclo "O ensino da literatura e outras artes"
Centro de Literatura Portuguesa | Núcleo de Estudos em Ensino da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/10/26 "Texto, contexto, intertexto. Perspectivas analíticas das primeiras obras para piano de Robert Schumann" Mundos e Fundos 2017. Jornadas da Pós-Graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/05/25 "Nas margens das Davidsbündlertänze op. 6 de Robert Schumann" Colóquio Internacional "O Centro como Margem"
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/04/07 "O rizoma musical. Uma cartografia" Mundos possíveis 2017 (3ª sessão). Encontro dos alunos de Pós-Graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016/11/03 "Robert Schumann: o novo paradigma da escuta" Mundos e Fundos 2016. Jornadas da Pós-Graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016/05/20 "A obra como heterogénese: o intermezzo em Schumann e em Deleuze" 5º Colóquio Internacional de Pós-Graduação em Filosofia
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016/03/11 "O devir Schumann-Deleuze" III Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos
Tagus-Atlanticus Associação Cultural (Sevilha, Espanha)
2015/11/06 "Robert Schumann: Música como intermezzo" Mundos e Fundos 2015. Jornadas da Pós-Graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2015/04/10 "Um ritornelo desterritorializado como meta final da música" Colóquio Racionalidade Hermenêutica e Dialéctica – Traços do Contemporâneo e do Moderno
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2015/03/26 "A distância e o Lied: Uma hermenêutica do remoto" Ciclo "Música e outras áreas"
Associação Cultural Arte no Tempo (Aveiro, Portugal)
2014/10/04 "O Lied: a forma do interstício" Mundos e Fundos 2014. Jornadas da Pós-Graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/09 - Atual "Form(a)ção criadora. O pensamento morfológico na composição musical"
Coorientador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023 - 2023 "A Técnica do Leitmotiv de Wagner e a sua Materialização na Música para Filme"
Orientador
III Jornadas de Iniciação Científica (Iniciação científica)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2021 "Processo Criativo Multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositiva"
Coorientador
Mestrado em Composição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/05/26 - 2023/05/26 "Excursos Hermenêuticos 2023. Narciso do outro lado do espelho". Actividade dinamizada pela unidade curricular Estética e Hermenêutica II. Organizadora da sessão enquanto docente responsável. (2023/05/26) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/06/30 - 2022/06/30 "Excursos Hermenêuticos 2022". Actividade dinamizada pela unidade curricular Estética e Hermenêutica II. Organizadora da sessão enquanto docente responsável. (2022/06/30) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/02/03 - 2022/02/03 "O que é uma obra?" Aula aberta dinamizada pela unidade curricular Estética e Hermenêutica I. Organizadora da sessão enquanto docente responsável. (2022/02/03) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021/11/11 - 2021/11/13 ENIM | X Encontro de Investigação em Música (2021/11/11 - 2021/11/13)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021/07/15 - 2021/07/15 «A tarefa do compositor». Aula aberta dinamizada pela unidade curricular Estética e Hermenêutica II. Organizadora da sessão enquanto docente responsável. (2021/07/15) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021/05/12 - 2021/06/01 Ciclo «Diálogos da Teoria | Em diálogo com Miguel Ribeiro-Pereira» (2021/05/12 - 2021/06/01)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021/02/18 - 2021/02/18 «Ainda estamos à procura do novo?» Aula aberta dinamizada pela unidade curricular Estética e Hermenêutica I. Organizadora da sessão enquanto docente responsável. (2021/02/18) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016/03/19 - 2016/03/21 Organização da masterclass de piano orientada pela pianista Isolda Crespi Rubio no Conservatório de Música de Paredes. (2016/03/19 - 2016/03/21)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Conservatório de Música de Paredes, Portugal
2015/05/01 - 2015/05/03 Organização da masterclass de piano orientada pela pianista Isolda Crespi Rubio no Conservatório de Música de Paredes. (2015/05/01 - 2015/05/03)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Conservatório de Música de Paredes, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/10/13 - 2023/10/14 Moderação da sessão destinada ao público escolar no âmbito do projecto de ópera «Daphnis et Églé», realizado no Teatro Diogo Bernardes - Ponte de Lima. Redacção das notas ao programa de concerto.
Outro
"«Daphnis et Églé». Uma tarde na ópera com Jean-Philippe Rameau"
Aurum et Purpura, Portugal
2022/02/17 - 2022/02/17 E-Learning e Inovação Pedagógica. Programa P.Porto+Inclusivo em colaboração com GIAP. Formação docente (1h30).
Outro
“Síndrome de Asperger: otimização de potencial”
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2021/10/01 - 2021/10/01 Formação docente (1h).
Outro
"Avaliação no Ensino Superior e tomada de decisão ajustada ao propósito". 5ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico.
2021/09/23 - 2021/09/23 Formação docente (2h).
Outro
"Estratégia Pedagógica baseada na utilização de recursos digitais em sala de aula". 5ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico.
2020/01/21 - 2020/01/21 E-Learning e Inovação Pedagógica (2h).
Outro
"Como orientar teses/dissertações?"
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2017/10/27 - 2017/10/27 Co-moderadora de mesa-redonda, junto com o Prof. Doutor José Abreu e o Dr. Tiago Schwäbl.
Mesa-redonda
"Códigos inacabados: a vida dos signos". Mundos e Fundos 2017. Jornadas da Pós-Graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2016/11/04 - 2016/11/04 Co-moderadora de mesa-redonda, junto com o Prof. Doutor José Abreu.
Mesa-redonda
"A arte de interpretar: a criação de mundos possíveis". Mundos e Fundos 2016. Jornadas da Pós-Graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2016/07/11 - 2016/07/12 Formação promovida e organizada pelo Centro de Formação e Associação de Escolas MINERVA (13h)
Encontro
Encontro Nacional de Composição e Análise: perspectivas educacionais
Conservatório de Música de Coimbra, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Introdução à Investigação em Música Licenciatura em Música, Variantes de Canto, Composição, Produção e Tecnologias da Música e Instrumento; ramos de Cordas (Contrabaixo, Viola, Violino, Violoncelo, Guitarra), Percussão, Piano e Teclas, Sopros, Jazz e Música Antiga (Licenciatura) (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022 - Atual História da Cultura II Licenciatura em Música - Variantes de Composição, Instrumento e Canto, Jazz e Música Antiga Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022 - Atual Estética Musical I Licenciatura em Música, Variantes de Canto, Composição, Instrumento; ramos de Cordas (Contrabaixo, Viola, Violino, Violoncelo, Guitarra), Percussão, Piano e Teclas, Sopros, Jazz e Música Antiga (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018 - Atual Estética e Hermenêutica II Mestrado em Composição (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017 - Atual Estética e Hermenêutica I Mestrado em Composição (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022 - 2023 Teorias da Arte Mestrado em Arte e Património (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2023 Música e Cultura Ocidentais II Estudos Artísticos (Licenciatura) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2022 História da Cultura III Licenciatura em Música - Variantes de Composição, Instrumento e Canto, Jazz e Música Antiga (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020 - 2020 Teorias da Arte Mestrado em Arte e Património (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019 Estética Musical I Licenciatura em Música, Variantes de Canto, Composição, Instrumento; ramos de Cordas (Contrabaixo, Viola, Violino, Violoncelo, Guitarra), Percussão, Piano e Teclas, Sopros, Jazz e Música Antiga (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022/02 - Atual Musurgia - Associação Cultural Presidente da Assembleia Geral
2021 - Atual SPIM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Música)
2021 - Atual SATMUS (Sociedad de Análisis y Teoría Musical)
2018 - Atual SEyTA (Sociedad Española de Estética y Teoría de las Artes)