???global.info.a_carregar???
Isabel Piscalho. Doutorada em Psicologia da Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa, desenvolve investigação na área da Autorregulação da Aprendizagem. Professora com título de especialista, pelo Instituto Politécnico de Santarém, na área de Formação de professores/formadores e ciências da educação: Educação Especial e Inclusiva: Necessidades Educativas Especiais. Mestre em Psicologia da Saúde pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e Licenciatura em Psicologia Clínica pela mesma Instituição. É docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESES) desde 2001. Para além da supervisão pedagógica, desenvolve o seu trabalho no domínio da educação especial e intervenção precoce. Coordena o Centro de Apoio Pedagógico da ESES. Contacto: isabel.piscalho@ese.ipsantarem.pt
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Piscalho

Nomes de citação

  • Piscalho, Isabel
  • Piscalho, I.
  • Piscalho

Identificadores de autor

Ciência ID
9516-A381-685C
ORCID iD
0000-0002-2484-5775

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021
Concluído
Psicologia (associação) (Doutoramento)
Especialização em Área de especialidade: Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Observar, Refletir e Narrar: Ciclos Estratégicos de Ação Autorregulada Como Processo Formativo e de Promoção da Aprendizagem das Crianças" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010/04/30
Concluído
Educational Psychology (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
18 valores
2002
Concluído
Psicologia da Saúde (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
1999
Concluído
Psicologia clínica (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2017 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2017 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2017 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2016 - 2017 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2016 - 2017 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2016 - 2017 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2002/09/01 - 2016/08/17 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Saúde, Portugal
2014 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Saúde, Portugal
2014 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Saúde, Portugal
2013 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2005/09/01 - 2008/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Saúde, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2013 - Atual Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2018 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2018 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2016 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2016 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2016 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual Escolas Transformadoras II: Contributos para uma Mudança Social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global
Investigador
Em curso
2015/03/01 - Atual Research Center in Psychological Science
UID/PSI/04527/2019
SFRH/BPD/110695/2015
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2022/05 - 2023/01 Inclusive Education
PREDEP 13710/2022/DGE-DSEEAS PROC. 2067/2022
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação
Em avaliação
2021 - 2022 Qualificação para o Sistema de Intervenção Precoce na Infância
POISE-03-4538-FSE-000617
Investigador
2018 - 2020 Escolas Transformadoras: Contributos para uma Mudança Social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global
Investigador
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Ciência Psicológica
UID/PSI/04527/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Center for Research in Psychological Science
UID/PSI/04527/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Ciência Psicológica
UID/PSI/04527/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018 - Atual Literacia Digital para o Mercado de Trabalho
LDMT
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2023 Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva
PREDEP 13710/2022/DGE-DSEEAS – PROC. 2067/2022
Investigador responsável
2018 - 2020 Projeto Value (Valuing diversity in care and education)
EACEA/41/2016
Investigador
Concluído
2017 - 2019 TVT21 Community: eskills, social inclusion and employability (intercultural dialogue in tourism)
2017-2-PT02- KA205-004354
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2016 Projeto de cooperação com a República Democrática de São Tomé e Principe (Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico)
RIQUEB
Investigador
2014 - 2015 Formar para Incluir
CCPFC/DC - 2352/15
Calouste Gulbenkian Foundation UK Branch, Reino Unido
Concluído
2010 - 2013 TOODDLER- Towards Opportunities for Disadvantages and Diverse Learners on Early-childhood Road
DG EAC/41/09
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Piscalho, Isabel; Colaço, Susana; Lia Pappámikail; Correia, Marisa; Maria Inês Cardoso. "Formar para incluir: um programa nacional de capacitação de formadores". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional para a Inclusão | INCLUDiT e na I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade | CTecA, Leiria, 2023.
    No prelo
  2. Piscalho, Isabel; Colaço, Susana; Lia Pappámikail; Correia, Marisa; Maria Inês Cardoso. "Formar para incluir: um programa nacional de capacitação de formadores [Training for inclusion: A national trainer training program]". Trabalho apresentado em INCLUDIT – VII Conferência Internacional para a Inclusão e CTecA – I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade, Leiria, 2023.
    Publicado
  3. Piscalho, L.; Moura, J.; Marinheiro, R. N.; Júnior, Leonel Duque Piscalho. "Towards a software defined multi-domain architecture for the internet of things". 2020.
  4. Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia; Hamido, Gracinda. "Projeto formar para incluir". 2015.
  5. Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia. "Train to include – the promotion of inclusive practice through training in context.". 2015.
  6. Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta. "The analytical tools to work gender-equality issues at the pedagogical practices and formative level". 2012.
  7. Cardona, Mª. J.; Uva, Marta Andreia de Sousa Jacinto ; Piscalho, Isabel; Tavares, Teresa Claudia. "O papel do conflito no trabalho sobre as questões de género no jardim de infância e na escola". Guarda, 2011.
    Publicado
  8. Cardona, Mª. J.; Uva, Marta Andreia de Sousa Jacinto ; Piscalho, Isabel. "Projecto de caracterização e intervenção em igualdade de oportunidades. Promover a igualdade de género na educação pré-escolar: a necessidade de intervir desde a formação inicial". Trabalho apresentado em XVIII Colóquio da AFIRSE 2010, 2011.
    Publicado
  9. Piscalho, Isabel; Cardona, Maria João; Tavares, Teresa; Uva, Marta. "To address gender equality since the preschool education: research and practices". Nicosia, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Piscalho, Isabel; Colaço, Susana; Pappámikail, Lia; Correia, Marisa; Cardoso, Inês. "Training for Inclusion: A National Program for Educator Training". (2024): https://doi.org/10.34624/id.v16i1.35926.
    https://doi.org/10.34624/id.v16i1.35926
  2. Piscalho, Isabel; Colaço, Susana; Pappámikail, Lia; Correia, Marisa; Cardoso, Inês. "Formar para incluir: um programa nacional de capacitação de formadores". (2024): http://hdl.handle.net/10400.15/4790.
    10.34624/id.v16i1.35926
  3. Piscalho, Isabel; Colaço, Susana; Pappámikail, Lia; Correia, Marisa; Cardoso, Inês. "Formar para incluir: um programa nacional de capacitação de formadores". (2024): http://hdl.handle.net/10400.15/4790.
    10.34624/id.v16i1.35926
  4. Piscalho, Isabel; Colaço, Susana; Pappámikail, Lia; Correia, Marisa; Cardoso, Inês. "Training for Inclusion: A National Program for Educator Training". (2024): https://doi.org/10.34624/id.v16i1.35926.
    https://doi.org/10.34624/id.v16i1.35926
  5. Devillet, Georgette; Serrano, Teresa; Piscalho, Isabel; Bastos, Carla; Duarte, Edite; Fernandes, Vânia. "The Challenges Of the Inclusion of Students with Special Educational Needs in the Santarém Polytechnic Institute". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19304.
  6. Piscalho, Isabel; Catela, David; Victorino, Ana Carolina; Cerekeira, Bárbara; Marques, Nicole; Ferreira, Rita; Dias, Sara. "Respiratory Control Technique and Attention Deficit Hyperactivity Disorder: a Project in a School of the (Portuguese) Second Cycle of Basic Education". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19291.
  7. Piscalho, Isabel; Catela, David; Victorino, Ana Carolina; Cerekeira, Bárbara; Marques, Nicole; Ferreira, Rita; Dias, Sara; Victorino, Ana; Cerejeira, Bárbara. "TÉCNICA DE CONTROLO RESPIRATÓRIO E A HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO: UM PROJETO NUMA ESCOLA DO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO". (2020): https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19291.
    10.25746/ruiips.v7.i2.19291,title
  8. Devillet, Georgette; Serrano, Teresa; Piscalho, Isabel; Bastos, Carla; Duarte, Edite; Fernandes, Vânia. "OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM". (2020): https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19304.
    10.25746/ruiips.v7.i2.19304,title
  9. Catela, David; Alves, Susana; Piscalho, Isabel. "Respiratory Control Technique and Heart Rate Variability in a Child With Attention Deficit and Hyperactivity Disorder: A Case Study". (2018): http://hdl.handle.net/10400.15/2495.
    10.17265/2159-5542/2018.10.004
  10. Piscalho, Isabel; Simão, Ana Margarida Veiga; Ferreira, Daniela; Felizardo, Diana; Conde, Micaela. "PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS: A APLICABILIDADE DE UM INSTRUMENTO DE APOIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS". (2018): 47-65. https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16112.
    Publicado • https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16112
  11. Pedreira, Mónica; Piscalho, Isabel. "A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR". (2018): https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16113.
    10.25746/ruiips.v6.i1.16113,title
  12. Oliveira, Vera; Piscalho, Isabel; Galinha, Sónia; Silva, Francisco. "(DES) CONTINUIDADES EDUCATIVAS ENTRE AS UNIDADES DE ENSINO ESTRUTURADO PARA CRIANÇAS COM PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO EM SALA DE AULA (Des) educational continuities between structured education units for children with aula specialized autism spectr". (2017): https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i1.14485.
    https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i1.14485
  13. Cardoso, Carla Margarida Ferreira; Seixas, Sónia Raquel; Piscalho, Isabel. "A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA COM HIPOTONIA NEONATAL The importance of family involvement in the development of a child with neonatal hypotony". (2017): https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i1.14478.
    https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i1.14478
  14. Silva, Francisco; Santos, M. M.; Piscalho, Isabel; Galinha, S. A.. "A Inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no ensino secundário: as atitudes dos encarregados de educação de alunos sem NEE e com NEE". Revista da UIIPS 5 1 (2017): 163-174.
    Publicado
  15. Clérigo, Bruna; Alves, Rita; Piscalho, Isabel; Cardona, Maria João. "Diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusiva". (2017): http://hdl.handle.net/10400.15/2115.
    10.25746/ruiips.v5.i1.14482,title
  16. Oliveira, Vera; Piscalho, Isabel; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Silva, Francisco. "(Des) continuidades educativas entre as unidades de ensino estruturado para crianças com perturbações do espectro do autismo em sala de aula". (2017): http://hdl.handle.net/10400.15/2118.
  17. Silveira, Joana; Piscalho, Isabel; Pereira, Sónia; Silva, Francisco; Duque, Raquel; Galinha, Sónia; Marques, Maria Margarida; et al. "O PROJETO ORQUESTRA GERAÇÃO E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS". Revista Interacções 12 41 (2017): https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i1.14484.
    10.25746/ruiips.v5.i1.14484,title
  18. Cardoso, Carla Margarida Ferreira; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Piscalho, Isabel; Seixas, Sónia. "A importância do envolvimento da família no desenvolvimento de uma criança com hipotonia neonatal". (2017): http://hdl.handle.net/10400.15/2076.
  19. Santos, Marta Maria; Piscalho, Isabel; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Silva, Francisco. "Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no ensino secundário: as atitudes dos encarregados de educação de alunos sem NEE e com NEE". (2017): http://hdl.handle.net/10400.15/2147.
  20. Linguíça, Fátima; Piscalho, Isabel; Galinha, Sónia; Silva, Francisco; Linguiça, Fátima; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Silva, Francisco; et al. "A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM EM ALUNOS COM CURRÍCULO ESPECÍFICO INDIVIDUAL: POTENCIALIDADES DO TRABALHO DE PROJETO The motivation for learning in students with individual specific curriculum: potentialities of the project work". Revista da UIIPS 5 1 (2017): 119-135. https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i1.14483.
    Publicado • 10.25746/ruiips.v5.i1.14483,title
  21. Santos, Marta Maria; Piscalho, Isabel; Galinha, Sónia; Silva, Francisco. "INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE) NO ENSINO SECUNDÁRIO: AS ATITUDES DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DE ALUNOS SEM NEE E COM NEE Inclusion of students with special educational needs (sen) in secondary education: the attitudes of p". (2017): https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i1.14486.
    10.25746/ruiips.v5.i1.14486,title
  22. Silva, Francisco; Marques, M. M.; Piscalho, Isabel; Galinha, S. A.. "Relação profissional professor do ensino secundário-professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEE". Revista da UIIPS 5 1 (2017): 175-190.
    Publicado
  23. Silva, Francisco; Duque, R.; Piscalho, Isabel; Galinha, S. A.. "Implementação do decreto-lei n.º 3/2008: perspetivas dos docentes de educação especial". Revista da UIIPS 5 1 (2017): 81-97.
    Publicado
  24. Pereira, Andreia; Santos, Inês; Piscalho, Isabel. "A APRENDIZAGEM COOPERATIVA E AS (DES)CONTINUIDADES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PERSPETIVAS DAS CRIANÇAS E DOCENTES". (2016): https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14410.
    10.25746/ruiips.v3.i6.14410,title
  25. Seixas, Sónia; Piscalho, Isabel. "Editorial: Perspetivas e olhares sobre problemáticas educativas no âmbito da intervenção precoce e educação especial.". Interacções 12 41 (2016): 1-4. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/10831.
    Publicado
  26. Luís, Helena; Piscalho, Isabela; Pappamikail, Lia. "Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto". (2015): https://doi.org/10.25755/int.6731.
    10.25755/int.6731,title
  27. Luís, Helena; Piscalho, Isabela; Pappamikail, Lia; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia. "Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto". (2015): https://doi.org/10.25755/int.6731.
    https://doi.org/10.25755/int.6731
  28. Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia; Piscalho, Isabela; Pappamikail, Lia. "Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto". (2014): http://hdl.handle.net/10400.15/2039.
    10.25755/int.6731,title
  29. Calheiros, Marta Cabral; Piscalho, Isabela. "“Quefazeres… um percurso de reflexão e ação na formação inicial”". (2014): https://doi.org/10.25755/int.3411.
    10.25755/int.3411,title
  30. Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena; Tavares, Teresa Claúdia. "A participac¸a~o da ESE no projeto europeu TODDLER - por oportunidades para crianc¸as desfavorecidas e com necessidades educativas especiais durante os primeiros anos de vida.". (2014): http://hdl.handle.net/10400.15/4302.
  31. Piscalho, Isabel; Veiga Simão, Ana Margarida; Simão, Ana. "Promover competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos – perspetivas de investigadores e docentes". (2014): https://doi.org/10.25755/int.4026.
    10.25755/int.4026,title
  32. Piscalho, Isabel. "O desenvolvimento de uma poli´tica de apoio a crianc¸as com necessidades educativas especiais em Sa~o Tome´ e Pri´ncipe". (2014): http://hdl.handle.net/10400.15/4297.
  33. Piscalho, Isabel. "A formac¸a~o de professores e educac¸a~o inclusiva: o desenvolvimento de uma poli´tica de apoio a crianc¸as com necessidades educativas especiais em Sa~o Tome´ e Pri´ncipe". (2014): http://hdl.handle.net/10400.15/4303.
  34. Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel. "A importa^ncia da formac¸a~o para o desenvolvimento qualitativo das escolas: exemplo de um projeto que esta´ a ser desenvolvido em S. Tome´ e Pri´ncipe". (2014): http://hdl.handle.net/10400.15/4296.
  35. Piscalho, I.; Veiga Simão, A.M.. "Promover competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos - Perspetivas de investigadores e docentes. Vinculação práticas educativas na primeira infância e intervenção precoce". Revista Interacções 10 30 (2014): 72-109. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/4026/3016.
    Publicado
  36. Hamido, Gracinda; Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Guimarães, Célia Maria. "Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professor". (2013): http://hdl.handle.net/10400.15/2038.
  37. Cardona, Maria; Piscalho, Isabel; Uva, Marta Andreia de Sousa Jacinto ; Luís, Helena; Tavares, Teresa Cláudia. "PROJETO EUROPEU: POR OPORTUNIDADES PARA CRIANÇAS DESFAVORECIDAS E COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DURANTE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA - O ENVOLVIMENTO PARENTAL NO ACOLHIMENTO EDUCATIVO DAS CRIANÇAS COM MENOS DE 3 ANOS". Nuances: estudos sobre Educação 22 23 (2012): 129-147. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1766.
    Publicado • 10.14572/nuances.v22i23.1766
  38. Luís, Helena; Hamido, Gracinda; Piscalho, Isabel. "Iniciação à Prática e Desenvolvimento Profissional nos Cursos de Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém". Revista Nuances 19 (2011): 1-21.
    Publicado
  39. Cardona, Mª. J.; Piscalho, Isabel; Uva, Marta Andreia de Sousa Jacinto ; Helena, Luís; Tavares, Teresa Claudia. "Projeto Europeu Toodler -por oportunidades para crianças desfavorecidas e com necessidades ediucativas especiais durante os primeiros anos de vida". Cadernos de Educação de Infância 94 (2011): 64-68.
    Publicado
  40. Piscalho, Isabel; Simão, Ana. "Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto". (2011): http://hdl.handle.net/10400.15/4298.
  41. Monteiro, Nádia; Pereira, Vânia; Piscalho, Isabel. "Educação para a sexualidade:as representações sociais das educadoras de infância". (2010): http://hdl.handle.net/10400.15/428.
    10.25755/int.417,title
  42. Montês, Ana Rita; Gaspar, Susana; Piscalho, Isabel. "O processo de elaboração e implementação de regras no jardim-de-infância". (2010): https://doi.org/10.25755/int.425.
    10.25755/int.425,title
  43. Monteiro, Nádia; Pereira, Vânia; Piscalho, Isabel; Montês, Ana Rita; Gaspar, Susana. "Educação para a sexualidade: as representações sociais das educadoras de infância". (2010): https://doi.org/10.25755/int.417.
    10.25755/int.417,title
  44. Piscalho, Isabel; Serafim, Isabel; Leal, I.. "Representações sociais da educação sexual em adolescentes". (2002): http://hdl.handle.net/10400.15/4250.
Capítulo de livro
  1. Piscalho, Isabel; Godinho, Jessica; Guedes, Sofia. "Retrato de uma pandemia no jardim de infância: perspetivas de crianças e de estagiárias em formação inicial de docentes". Instituto Politécnico de Santarém /ESE, 2022.
  2. Cabral, Sara; Piscalho, Isabel; Seixas, Sónia. "Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório". Instituto Politécnico de Santarém /ESE, 2022.
  3. Guedes, Sara; Piscalho, Isabel; Uva, Marta. "Reflexão sobre práticas de educação inclusiva no contexto de iniciação à prática: processo de autoformação". Instituto Politécnico de Santarém /ESE, 2022.
Edição de número de revista
  1. Seixas, Sónia; Piscalho, Isabel. "Intervenção Precoce e Educação Especial: Formação & Investigação Centrada nas Práticas". Revista UiIPS 5 1 (2017): https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/837.
    Publicado
Livro
  1. Piscalho, I.; Colaço, S.; Seixas, S. ; Silva, F. ; (Colaboradora: Inês Cardoso). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 3: Desenho Universal para a Aprendizagem. Portugal: Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação. 2022.
    Publicado
  2. Correia, M. ; Luís, H. ; Uva, M.; Piscalho, I.; Silva, P. S. ; Novo, C.; (Colaboradora: Inês Cardoso). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 4: A inclusão na sala de aula. Portugal: Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação. 2022.
    Publicado
  3. Colaço, S.; Piscalho, I.; Correia, M. ; Pappámikail, Lia; Silva, P.; Novo, C.; Portelada, A. ; Uva, M.; (Colaboradora: Inês Cardoso). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 5: Ambientes de Aprendizagem Inclusivos. Portugal: Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação. 2022.
    Publicado
  4. Colaço, Susana; Piscalho, Isabel; Correia, Marisa; Pappámikail, Lia; Silva, Perpétua Santos; Novo, Cristina; Portelada, António. Módulo 5: Ambientes de Aprendizagem Inclusivos. Portugal: Ministério da Educação / Direção Geral da Educação. 2022.
    Publicado
  5. Neto, Adriana; Branco, Ana; Quintas, Anastácio; Cunha, Armanda; Santos, Álvaro; Sousa, Maria Inácia; Costa, Bleizy; et al. Organização e Supervisão da Prática Pedagógica – Guia de formação inicial. Fundação Calouste Gulbenkian. 2016.
  6. Neto, Adriana; Branco, Ana; Quintas, Anastácio; Cunha, Armanda; Santos, Álvaro; Sousa, Maria Inácia; Costa, Bleizy; et al. Organização e Supervisão da Prática Pedagógica – Guia de formação continua. Fundação Calouste Gulbenkian. 2016.
  7. Neto, Adriana; Branco, Ana; Quintas, Anastácio; Cunha, Armanda; Santos, Álvaro; Sousa, Maria Inácia; Costa, Bleizy; et al. Organização e Supervisão da Prática Pedagógica – Guia de formação continua. Fundação Calouste Gulbenkian. 2016.
  8. Neto, Adriana; Branco, Ana; Quintas, Anastácio; Cunha, Armanda; Santos, Álvaro; Sousa, Maria Inácia; Costa, Bleizy; et al. Organização e Supervisão da Prática Pedagógica – Guia de formação inicial. Fundação Calouste Gulbenkian. 2016.
  9. Neto, Adriana; Branco, Ana; Quintas, Anastácio; Cunha, Armanda; Santos, Álvaro; Sousa, Maria Inácia; Costa, Bleizy; et al. Organização e Supervisão da Prática Pedagógica – Guia de formação inicial. Fundação Calouste Gulbenkian. 2016.
  10. Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena; Tavares, Teresa Claudia. Parental involvement in Toddler Education. Guidelines for teachers. PsicoSoma Ebook. 2013.
  11. Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena; Tavares, Teresa Claúdia. Envolvimento parental na educação das crianças pequenas. Guião de trabalho para profissionais de educação de infância. Psicossoma. 2013.
  12. Conceição Nogueira; Cristina Vieira; Isabel Piscalho; Marta Uva; Teresa-Cláudia Tavares; Cardona, Maria João; Vieira, Cristina; et al. Guião de educação, género e cidadania: 1º ciclo do ensino básico. CIG. 2011.
Poster em conferência
  1. Seixas, Sónia; Barbas, Maria Potes; Piscalho, Isabel; Novo, Cristina; Luis, Helena. "Inclusão no ensino superior: uma formação para jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental". Trabalho apresentado em Conferência Internacional Live2Work: Aumentar as possibilidades de integração com sucesso para pessoas em situações de vulnerabilidade profissional, 2019.
  2. Piscalho, Isabel; Silva Moreira, Janete; Ana Margarida Veiga Simão. "Preschool teachers' speech and practice: the path for children autonomy". 2018.
Relatório
  1. Colaço, S.; Piscalho, I.. 2023. Relatório Final ¿ Projeto Educação Inclusiva | PREDEP1370/2022/DGE-DSEEAS - PROC. 2067/2022.
  2. Potes Barbas, Maria; Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; Rodrigues, Ana; Cavadas, Bento; Novo, Cristina; Linhares, Elisabete; Hamido, Gracinda; et al. 2020. HANDBOOK do Curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho 2018-2020. http://hdl.handle.net/10400.15/3360.
  3. Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia; Hamido, Gracinda; Amendoeira, António; Piscalho, Isabel; Helena Moreno Luís; Lia Pappámikail; Amendoeira, J. 2015. Relatório do Projeto "Formar para Incluir". http://hdl.handle.net/10400.15/2044.
  4. Piscalho, Isabel; Vera Cruz, Ana. 2015. Programa de sinalização de crianças com deficiência ou em risco de desenvolvimento em São Tomé e Príncipe – Relatório do estudo. UNICEF. http://hdl.handle.net/10400.15/4299.
Resumo em conferência
  1. Correia, Marisa; Lia Pappámikail; Piscalho, I.; Maria Inês Cardoso; Colaço, Susana; Ribeirinha, T.. "Transformative Teacher Professional Development: Fostering Inclusive Education through Collaborative and Innovative Strategies". Trabalho apresentado em ATEE Winter Conference 2023, Braga, 2023.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Correia, Marisa; Luis, Helena; Uva, Marta Andreia de Sousa Jacinto ; Piscalho, Isabel; Portelada, António; Novo, Cristina. "Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva". Revisão de A inclusão na sala de aula 4, 1 (2022): 1-188.
    Submetido
Tese / Dissertação
  1. Caixinha, Rita Olivença. "As expressões artísticas na promoção autorregulação da aprendizagem das crianças". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.15/4808.
  2. Caixinha, Rita Olivença. "As expressões artísticas na promoção autorregulação da aprendizagem das crianças". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.15/4808.
  3. Santos, Vânia Filipa Lopes Fernandes dos. "Comunicação e responsabilidade social numa instituição de ensino superior: desafios e perspetivas". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.15/4839.
  4. Santos, Rita Alexandra Silva. "A reflexão na formação inicial: contributos para a promoção da inclusão na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.15/4283.
  5. Almeida, Mariana Nunes. "A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.15/4582.
  6. Sanhá, Buli. "Educação inclusiva no ensino primário guineense". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.15/4156.
  7. Carrilho, Mariana Ferreira Canilhas Peliquito. "Educação Inclusiva: a importância de aprender no espaço exterior". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.15/3971.
  8. Besteiros, Sara Isabel da Silva Coelho. "A promoção da participação e autonomia das crianças nos momentos de refeição em creche e jardim de infância". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.15/3811.
  9. Guedes, Sara Alexandra Xavier. "A educação inclusiva na prática de ensino supervisionada: o papel das narrativas no processo de (auto)formação". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.15/3608.
  10. Piscalho, Isabel. "Observar, refletir e narrar : ciclos estratégicos de ação autorregulada como processo formativo e de promoção da aprendizagem das crianças". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, 2021. http://hdl.handle.net/10451/54672.
  11. Cabral, Sara Sofia Lopes; Cabral, Sara; Piscalho, Isabel; Seixas, Sónia. "Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.15/3801.
  12. Gomes, Marta Filipa Neto. "A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.15/3606.
  13. Vasques, Diana da Silva. "Inclusão de crianças com necessidades educativas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.15/2845.
  14. Costa, Vanessa Cristina Rodrigues. "Adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.15/2869.
  15. Gouveia, Jéssica Vanessa Fernandes. "O jogo como promotor de competências autorregulatórias da aprendizagem na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.15/2863.
  16. Silva, Susana Maria Verde. "O processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.15/2868.
  17. Paula, Marisa Carina Piscalho de. "O processo de integração do enfermeiro circulante em contexto perioperatório". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/28827.
  18. Júnior, Leonel Duque Piscalho. "Towards a software defined network based multi-domain architecture for the internet of things". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10071/20280.
  19. Cordeiro, Sofia Isabel Duarte. "Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.15/2742.
  20. Louro, Maria Cristina Esteves. "Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.15/2676.
  21. Santos, Daniela Pinto dos. "O conhecimento do mundo no jardim de infância através de métodos de aprendizagem cooperativa". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.15/2271.
  22. Pedreira, Mónica Maria Soares. "A aprendizagem cooperativa como estratégia para a educação pré-escolar". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.15/2146.
  23. Areias, Cátia Vanessa Alves. "Os desafios da equidade e da inclusão na educação pré-escolar e no 1º CEB - perspetivas de estudantes em formação inicial e docentes". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.15/2283.
  24. Felizardo, Diana Soraia Vicente. "A autorregulação da aprendizagem nas primeiras idades". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.15/1957.
  25. Agostinho, Ana Rita Alves. ""As adequaçãoes curriculares na prática pedagógica na Educação Pré-Escolar"". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.15/1945.
  26. Conde, Micaela Catarina Torres. "A autorregulação das aprendizagens nas crianças". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.15/1821.
  27. Carvalho, Marta Filipa Duarte. "Aprendizagem cooperativa na infância na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo do ensino básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.15/1955.
  28. Marques, Sofia Alexandra Alves. "Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.15/1834.
  29. Ferreira, Daniela. "Promoção de competências autorregulatórias da aprendizagem das crianças". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.15/1654.
  30. Santos, Inês. "O papel da aprendizagem cooperativa nas (des)continuidades educativas". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1504.
  31. Barbosa, Ana Margarida de Sousa. "Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1440.
  32. Pereira, Andreia de Sousa. "A aprendizagem cooperativa nas primeiras idades : (des)continuidades educativas". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1473.
  33. Pedro, Sara Pereira. "Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim-de-infância : estratégias utilizadas pelo educador de infância". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1590.
  34. Santos, Daniela Correia. "A articulação feita pelos profissionais de educação entre o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1522.
  35. Sá, Ana Isabel Mendonça de. "Como conseguir educação inclusiva através das práticas - perspetivas de docentes". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1831.
  36. Piscalho, Inês Damasceno. "Laboratório Dr. Joaquim Chaves [Relatório de estágio]". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10451/15892.
  37. Morgado, Marie Barbet. "Comportamentos perturbadores no funcionamento/Rotina da sala". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.15/3474.
  38. Piscalho, Isabel Alexandra Damasceno. "Promoção e educação para a saúde: Educação da sexualidada na escola - Um projecto de investigação-acção com adolescentes que frequentam o 10º ano de escolaridade". Mestrado, 2002. http://hdl.handle.net/10400.12/816.
  39. "Representações Sociais da Educação Sexual em Jovens". Licenciatura, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, 1999.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Piscalho, Isabel. Miscellanea - Publicação da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima que tem por finalidade publicar artigos científicos e de reflexão sobre temas relacionados com vítimas de crime ou com apoio à vítima..
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 A Promoção da Autorregulação da Aprendizagem das Crianças no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2023 A reflexão na formação inicial: contributos para a promoção da inclusão na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2022 Educação Inclusiva: a importância de aprender no espaço exterior
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2022 Educação Inclusiva no Ensino Primário Guineense
Orientador
Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2021 A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2021 A educação inclusiva na prática de ensino supervisionada: o papel das narrativas no processo de (auto)formação
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2021 Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2021 A promoção da participação e autonomia das crianças nos momentos de refeição em creche e jardim de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2020 Inclusão de crianças com Necessidades Educativas na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2020 O jogo como promotor de competências autorregulatórias da aprendizagem na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2020 Adaptação das Crianças ao Contexto da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2020 O Processo de Transição das Crianças da Educação Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2019 Promoção da Autorregulação da Aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2019 Investigação na Prática de Ensino Supervisionada: a Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2018 "A Aprendizagem Cooperativa como Estratégia para a Educação Pré-Escolar"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2018 "O Conhecimento do Mundo no Jardim de Infância através de Métodos de Aprendizagem Cooperativa"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2018 "Os desafios da equidade e da inclusão na educação pré-escolar e no 1º CEB - perspetivas de estudantes em formação inicial e docentes"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 "As Adequaçãoes Curriculares na prática pedagógica na Educação Pré-Escolar"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 " A Autorregulação das Aprendizagens nas Crianças"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 "Aprendizagem Cooperativa na Infância na Educação Pré-Escolar e no Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 "A Autorregulação da Aprendizagem nas Primeiras Idades"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre as práticas em educação de infância: Organização e gestão do ambiente educativo e do grupo
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim-de-infância: estratégias utilizadas pelo educador de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 "Promoção de competências autorregulatórias da aprendizagem das crianças"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 Diferenciação pedagógica: o papel do docente
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 O papel do Educador na Avaliação e Intervenção de crianças com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 Como conseguir educação inclusiva através das práticas - perspetivas de docentes
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 A Aprendizagem Cooperativa nas Primeiras Idades: (Des) Continuidades Educativas
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 A Articulação feita pelos profissionais de Educação entre o Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 O papel da aprendizagem cooperativa nas (des)continuidades educativas.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 Aprendizagem Cooperativa enquanto Diferenciação Pedagógica
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 A influência das WebQuest na autorregulação das aprendizagens dos alunos
Coorientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2013 Continuidade Educativa: Conceito e Estratégias”. Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2013 Comportamentos perturbadores no funcionamento/ rotina da sala de aula
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2012 Quefazeres… um percurso de reflexão e ação na formação inicial
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2012 A Transição do Pré-escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2012 Promoção da Autonomia da Aprendizagem na Educação de Infância e na Escola
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2012 A importância do brincar e do jogo
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2010 - 2010 A Auto-regulação da Aprendizagem das Crianças: Concepções das Educadoras de Infância
Orientador
Curso de Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2010 - 2010 A Inclusão da Criança com Necessidades Educativas Especiais no Jardim de Infância – Estudo de Caso
Orientador
Curso de Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2010 - 2010 Estudo de Caso numa Unidade de Ensino Estruturado para o Apoio à Inclusão de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo
Orientador
Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2010 - 2010 A Transição da Educação Pré-escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Curso de Educação de Infância e Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2009 - 2009 Pedagogia Diferenciada no Jardim de Infância para Todos
Orientador
Curso de Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2009 - 2009 Representações Sociais dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a Hiperatividade
Orientador
Curso de Professores do 1º Ciclo do ensino Básico (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2008 - 2008 O Processo de Elaboração e Implementação de Regras na Sala do Jardim de Infância
Orientador
Curso de Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2008 - 2008 Representações Sociais da Educação da Sexualidade nos Educadores de Infância
Orientador
Curso de Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2008 - 2008 Representações Sociais do Educador de Infância face à Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais no Jardim de Infância
Orientador
Curso de Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2008 - 2008 Práticas Educativas dos professores do 1º Ciclo face à Inclusão da Criança com Necessidades Educativas Especiais decorrentes de Deficiência Mental na Sala de Aula
Orientador
Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2004 - 2004 Quais os instrumentos que os Educadores de Infância utilizam quando sinalizam crianças para os Apoios Educativos?
Orientador
Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2004 - 2004 Crenças e Atitudes dos Pais face à Inclusão da Criança com Necessidades Educativas Especiais no Jardim de Infância
Orientador
Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2004 - 2004 Expectativas Parentais de Crianças com Necessidades Educativas Especiais integradas no Ensino Regular
Orientador
Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2004 - 2004 Expectativas Parentais face ao Jardim de Infância
Orientador
Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2004 - 2004 Práticas Educativas dos Educadores do Pré-Escolar facilitadoras da Inclusão da Criança Deficiente no Jardim de Infância Regular
Orientador
Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2004 - 2004 Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita
Orientador
Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2003 - 2003 Crenças dos Pais face à inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais no Jardim de Infância
Orientador
Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2003 - 2003 Será que o meu filho vai ser Doutor? – Estudo Exploratório sobre as Expectativas Parentais face ao Futuro Profissional dos Filhos com Deficiência Mental
Orientador
Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2003 - 2003 Representações Sociais dos Educadores de Infância face à Hiperatividade
Orientador
Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2003 - 2003 Expectativas dos Pais face aos Técnicos de Intervenção Precoce
Orientador
Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2001/12/19 Entrevistada na qualidade de psicóloga. Público - Life&Style
Distinções

Prémio

2023 Prémio Ekuizador 2023
2018 Premiada em segundo lugar pelo trabalho apresentado - Projeto Sou, Consigo e Faço - A inclusão profissional das pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Estados Unidos
2018 Premiada em primeiro lugar pelo trabalho apresentado - Literacia digital para o mercado de trabalho: uma formação no ensino superior para jovens com défice intelectual e desenvolvimental
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal