Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marta Branco Guerreiro
Nomes de citação
- Guerreiro, Marta Branco
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 941F-EA84-FAA5
- ORCID iD
- 0000-0002-4075-2632
Websites
- https://institutodehistoriadaarte.com/museum-studies/marta-branco-guerreiro/ (Académico)
- https://independent.academia.edu/MartaGuerreiro (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - História da Arte
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2021
Em curso
|
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Museologia e Património Artístico
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Museu como Espaço Comum: pensar além da participação " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
|
2006 - 2009
Concluído
|
Museologia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
17 |
|
2002 - 2003
Concluído
|
Gestão Cultural nas Cidades (Pós-Graduação)
INDEG-IUL, Portugal
|
15 |
|
2000
Concluído
|
História da Arte (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2020/06/01 - Atual | Técnico Superior (Técnico Superior) | Banco de Arte Contemporânea - EGEAC, Portugal |
| 2006 - 2020 | Técnico Superior (Técnico Superior) | EGEAC - Museu da Marioneta, Portugal |
| EGEAC - Museu da Marioneta, Portugal | ||
| 2005 - 2006 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Palácio Nacional da Ajuda, Portugal |
| 2004/03/01 - 2004/11/30 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Galeria Perve, Portugal |
| 2004 - 2004 | Assistente Técnico (Assistente Técnico) | Centro Cultural Emmerico Nunes, Portugal |
| 2001/11/01 - 2002/07/30 | Assistente Técnico (Assistente Técnico) | Escola E.B. 2/3 da Bobadela, Portugal |
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2000/01/01 - 2000/07/01 | Estágio Profissional | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
| Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Produções
Publicações
| Artigo em revista |
|
| Capítulo de livro |
|
| Catálogo de exposição |
|
| Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
| Exposição de curadoria/museu |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2024/11/08 | “Never look back: entre o arquivo, o museu e a curadoria.” | VIII Fórum Ibérico de Estudos Museológicos: Museologia e Ética
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
| 2024/07/03 | What's love got to do with it? Museus de Arte Contemporânea como espaços de cuidado | Arte Contemporânea: Um caminho para a Museologia Inclusiva
Universidade Lusófona; Museu do Aljube (Lisboa, Portugal)
|
| 2023/12/06 | To be a poet in the margins of the museum | The lost-and-found: revising art stories in search of potential changes - International Simposium
Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
|
| 2023/10/09 | A arquitetura como dispositivo sustentável e o desenho como prática ecológica: desafios para a programaçãp de museus. | VII Foro Ibérico de Estudios Museológicos
Universidade de Castilla-la Mancha (Ciudad Real, Espanha)
|
| 2022/11/25 | Participação e museus: que metodologias para uma investigação em curso? | VI Forum Ibérico de Museologia
Universidade de Évora (Portugal)
|
| 2014/06/25 | The puppet as artistic object: from the stage to the museum. | Dolls and Puppets. International Conference
Theatre Academy of Bialystok (Bialystok, Polónia)
|
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2016/11/10 - 2016/11/26 | Seminário "Artes da transmissão e patrimónios artísticos" (2016/11/10 - 2016/11/25)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal EGEAC - Museu da Marioneta, Portugal |
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2024/09/26 - Atual | Moderação do painel "Curadorias participativas: democracia em ação?" na Escola de Verão "Museus, Democracia e Cidadania# mo
Museu Calouste Gulbenkian, 2025
Conferência
|
Escola de Verão
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
| 2022/02/01 - 2023/10/02 | O Poder da Palavra VI: Sabedoria Divina. O Caminho dos Sufis
Exposição
|
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
| 2023/09/30 - 2023/09/30 | "Da participação à exposição", conversa sobre a exposição "Sabedoria Divina: O Caminho dos Sufis"
Mesa-redonda
|
Sabedoria Divina: O Caminho dos Sufis
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2023/05/18 - Atual | Lecture by invitation: "O Museu como Espaço Comum: pensar além da participação" | Museologia (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
| 2011/05/04 - 2011/05/04 | Lecture by invitation: "Educação e Museus" | Museologia (Mestrado integrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
| Programa | Tema | |
|---|---|---|
| 2015 - 2015 | Teatro Dom Roberto: alguns testemunhos | Teatro de marionetas |
Processo legal
| Descrição da atividade | Caso | |
|---|---|---|
| 2013 - 2015 | Responsável pela candidatura do Teatro Dom Roberto à Lista de Inventario Nacional do Património Cultural Imaterial | Proteção legal |
