Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro Miguel Brito da Silva Dias
Nomes de citação
- Dias, Pedro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9415-33C4-3047
- ORCID iD
- 0000-0002-1936-5363
- Scopus Author Id
- 56193803500
Endereços de correio eletrónico
- pedro.mb.dias@uac.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/01 - 2019/02
Concluído
|
Curso de formação VELA: Visão, Estratégia, Liderança e Ambição / Leadership Course (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
|
|
2017/11 - 2017/11
Concluído
|
Curso Intensivo de Gestão / Intensive Management Programme (Outros)
Especialização em Gestão
Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
|
|
2011/06 - 2011/06
Concluído
|
Formação Avançada em Pedagogia / Advanced Training in Higher Education Pedagogy (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
|
2008 - 2010
Concluído
|
Curso de Terapia Familiar Sistémica / Family Systems Therapy Training Programme (Outros)
Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Portugal
|
|
2007/07/16 - 2007/07/18
Concluído
|
Curso de Verão sobre “Clinical Implications of Attachment” / Summer course on Clinical Implications of Attachment (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
|
2007/06/13
Concluído
|
Psicologia Clínica / Clinical Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Vinculação e regulação autonómica nas perturbações alimentares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2006/03/06 - 2006/03/10
Concluído
|
European Method Workshops of the Society for Psychotherapy Research (SPR - Genebra, Suíça) (Outros)
Society for Psychotherapy Research (SPR), Suiça
|
|
2006/02 - 2006/02
Concluído
|
Workshop on “Transdiagnostic approach to eating disorders” (Outros)
Especialização em Perturbações Alimentares
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2001/09 - 2001/09
Concluído
|
“Avaliação e tratamento das perturbações do humor em crianças e adolescentes” / Assessment and Intervention on Mood Disorders
in Children and Adolescents (Outros)
Especialização em Psicologia Crianças e Adolescentes
Psiquilíbrios, Portugal
|
|
2000 - 2001
Concluído
|
Formação no sistema de cotação Adult Attachment Interview Q-Sort (Kobak, 1993) / Adult Attachment Interview Q-Sort Training
(Outros)
Especialização em Estudos da Vinculação - Psicologia
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2000 - 2000
Concluído
|
Programa de Formação sobre “Vinculação: Teoria, Investigação e Implicações para a Psicoterapia” / Training programme on Attachment:
Theory, Research and Clinical implications (Outros)
Especialização em Estudos da Vinculação - Psicologia
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2000 - 2000
Concluído
|
Formação na administração da Adult Attachment Interview (George, Kaplan, & Main, 1994) / Adult Attachment Interview administration
Training Programme (Outros)
Especialização em Estudos da Vinculação - Psicologia
Universidade do Minho, Portugal
|
|
1998
Concluído
|
Licenciatura em Psicologia / Bsc in Psychology (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
1994 - 1994
Concluído
|
Ação de Formação em “Técnicas de Operação em Equipamentos Laboratoriais de Avaliação Psicológica” / Training programme on
laboratory equipment for psychological assessment (Outros)
Especialização em Ciências Cognitivas
Universidade do Minho, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008 - 2014 | Investigador (Investigação) | Centro Hospitalar Universitário de São João, Portugal |
2007/07 - 2012/12 | Investigador (Investigação) | Universidade Católica Portuguesa - Gabinete de Investigação em Bioética , Portugal |
Universidade Católica Portuguesa - Gabinete de Investigação em Bioética , Portugal | ||
2000/07 - 2001/07 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
1999 - 2000 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Unidade de Consulta de Psicologia Clínica e da Saúde para Crianças e Adolescentes - Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano da Universidade do Minho, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/02/23 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2008/10/01 - 2022/02/22 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2004/09/01 - 2008/10/01 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/03/11 - Atual | Director de Unidade Orgânica | Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal |
2014/06/14 - 2021/01/18 | Director de Unidade Orgânica | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2014/06/14 - 2021/01/18 | Presidente do Conselho Científico | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2014 - 2021/01/18 | Conselho geral ou órgão correspondente (Membro do Conselho Superior) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2011/10/01 - 2014/06/13 | Coordenador do Mestrado em Psicologia | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008 - Atual | Membro Efetivo do CEDH | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Educacao e Psicologia, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia - Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal | ||
2007/01/01 - Atual | Psicólogo Clínico | Universidade Católica Portuguesa - Clínica Universitária de Psicologia, Portugal |
2008/10/01 - 2022/02/22 | Membro do Conselho Científico | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2013 - 2016 | Membro Assembléia de Representantes | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2011/10/01 - 2014/11/10 | Diretor Assistente | Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal |
2001/01 - 2014 | Consulta clínica psicológica | Clínica Psiquilíbrios, Portugal |
Clínica Psiquilíbrios, Portugal | ||
2011 - 2012 | Coordenador do Curso de Inovação e Empreendedorismo em Psicologia | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2011 - 2012 | Membro da Comissão Coordenadora do Mestrado em Psicologia | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2005 - 2011 | Assessor da Faculdade de Educação e Psicologia - Biblioteca UCP Porto | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2007/01/01 - 2010/12/01 | Coordenador | Universidade Católica Portuguesa - Clínica Universitária de Psicologia, Portugal |
2007 - 2008 | Membro da Comissão Coordenadora do Mestrado em Psicologia | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2006 - 2008 | Representante da UCP/ FEP - Redação Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2002/01 - 2007/06 | Membro Colaborador | Universidade do Minho - Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), Portugal |
1999/01 - 2007/06 | Consulta Psicológica para Crianças e Adolescentes | Universidade do Minho, Portugal |
Unidade de Consulta de Psicologia Clínica e da Saúde para Crianças e Adolescentes - Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano da Universidade do Minho, Portugal | ||
2005 - 2006 | Integrante Equipa de Docentes - Reformulação Plano de Estudos da Licenciatura em Psicologia UCP/ FEP - Declaração de Bolonha | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2001/07 - 2004/06 | Consulta Psicológica para Crianças e Adolescentes | Centro de Psicologia, Ensino e Saúde de Ponte de Lima, Portugal |
2001/05 - 2004/06 | Consulta Psicologia de saúde | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho - Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano, Portugal | ||
1996 - 1997 | Operador de avaliação psicológica de condutores | Universidade do Minho, Portugal |
1994 - 1995 | Docência (em regime de substituição) | Escola EB2/3 de Gualtar, Portugal |
Escola EB2/3 de Gualtar, Portugal | ||
1991 - 1992 | Docência (em regime de substituição) | Escola EB2/3 Francisco Sanches, Portugal |
Escola EB2/3 Francisco Sanches, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/07/01 - Atual | CAPSULE - Physiological Indices Of The Deleterious Effects Of Unrealistic Media Images On Body Satisfaction: A Cross-Cultural
Investigation
217/16
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal
|
Fundação Bial
Em curso
|
2002/01/01 - 2005/12/31 | ORGANIZAÇÃO DA VINCULAÇÃO E REGULAÇÃO AUTONÓMICA NAS PERTURBAÇÕES ALIMENTARES
SFRH/BD/6944/2001
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | Diagnóstico Relacional Familiar en Salud Mental. Aportaciones a la prevención, evaluación y tratamento
PSI2017-83146-R
Investigador
|
Gobierno de España Agencia Estatal de Investigación
Em curso
|
2018 - Atual | Physiological indices of the deleterious effects of unrealistic media images on body satisfaction: A cross-cultural investigation
PT/FB/BL-2016-217
Investigador
|
Fundação Bial
Em curso
|
2022/10/01 - 2026/09/30 | LETS CARE: Building safe and caring Schools to foster educational inclusion and School achievement
101059425
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal
|
Horizon 2020
Em curso
|
2023/03/01 - 2026/02/28 | Ansiedade na Performance Musical - Adolescentes
2022.05771.PTDC
Provided by PTCRIS: 2022.05771.PTDC
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano
UID/CED/04872/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/04/01 - 2015/08/31 | Interacção entre genes imunológicos e qualidade dos comportamentos parentais para a definição de perfis de vinculação
PTDC/PSI-PCL/116897/2010
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014/03/01 - 2015/06/30 | Monitorização da intervenção psicoterapêutica com adolescentes com recurso a aplicações móveis
EXPL/MHC-PCL/1011/2013
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/04 - 2015/03 | Interaction between immune genes and quality of caregiver`s behaviours for child`s attachment outcomes
Investigador
|
Universidade de Coimbra |
2014/03 - 2015/02 | Monitoring psychotherapy with adolescents using mobile applications
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015 - 2015 | Consolidació i implementació del procés de validació del Cuestionario de Evaluación de las Relaciones Familiares Básicas (CERFB)
en población espanyola, italiana i portuguesa
2014-URL-Trac-012
Investigador
|
Universitat Ramon Llull
Em curso
|
2011/04/01 - 2014/08/31 | Abrir espaço à saúde mental - Promoção da saúde mental em adolescentes (12-14 anos) do ensino secundário : desenvolvimento
e avaliação da eficácia de uma intervenção
PTDC/PSI-PCL/112526/2009
Investigador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/04 - 2014/08 | Finding space to mental health - Promoting mental health in adolescents (12-14 year-olds) in secondary schools: development and evaluation of an intervention. | Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Concluído
|
2011 - 2014 | Developmental Process in Prematurity: A follow-up study of a cohort of very low birth weight newborns (VLBW)
Proj CEDH
Investigador
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia - Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
Em curso
|
2011 - 2014 | Pregnancy and postpartum depression: The role of cognitive-narrative intervention and attachment based couple intervention
Proj CEDH - FIUC
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
Em curso
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 721 - 2011-2012
PEst-OE/SAU/UI0721/2011
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/01/01 - 2013/06/30 | Avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes: aferição da bateria ASEBA
PTDC/PSI-PCL/105489/2008
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/01 - 2013/06 | Assessment of psychopathology in children and adolescents: validation of the ASEBA battery
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009/07/01 - 2011/06/30 | Upa faz a diferença: Ações de sensibilização pró-saúde mental
CEDH_UPAFAD_2009
Investigador
|
Direcção-Geral da Saúde
Concluído
|
2007 - 2010 | Vinculação em bebés institucionalizados e competência narrativa dos seus principais cuidadores: estudo sobre a actividade
cardíaca do bebé na interacção com a figura de cuidados através do BioBeAMS 2.0
Fundação Bial (refª 13/06)
Investigador
|
Fundação Bial
Concluído
|
1999 - 2001 | Parâmetros fisiológicos, estratégias de vinculação e esquemas cognitivo-emocionais em diferentes organizações psicopatológicas
Praxis-PCSH-P-PSI/87/96
Investigador
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/09/01 - Atual | Caregiving experience of older adult: finding positive meaning «in the midst of the COVID-19 storm
FCT UIDB/04872/2020
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/02/01 - Atual | Expanding Mental Health Literacy
CEDH_EMHL_2019
|
Em curso
|
2018/02/01 - Atual | Media Activity and Mental Health
CEDH_MAMH_2018
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/10/12 | Ansiedade na Performance Musical em Adolescentes Portugueses: Caracterização e Associação com Variáveis Sociodemográficas, Musicais e Psicológicas | Simpósio de Homenagem a Daniela Coimbra
(Porto, Portugal)
|
2024/09/27 | School-based universal well-being screening: Perceptions of its social validity from students and teachers | 6.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Portugal)
|
2024/09/17 | Parents’ and Peers’ Socio-emotional support, School Engagement, and Academic Achievement in Primary and Secondary Schools: Systematic Literature Review | 1st International Scientific Conference: Let's Care - Building Safe Educational Environments for All |
2024/09/06 | School Engagement and Academic Achievement: The Role of Relationships with Parents and Peers | 9th ENSEC Conference
(Grécia)
|
2024/07/06 | Barriers and facilitators of Safe Learning based on Portuguese teachers' and parents' perceptions | 45th Annual International School Psychology Association Conference
University of Latvia (Riga, Letónia)
|
2024/07/04 | Teacher Well-Being Global Project Phase II: Qualitative Research Findings from Portugal | 45th Annual International School Psychology Association Conference
University of Latvia (Riga, Letónia)
|
2024/03/16 | Music Performance Anxiety |
ENSEMBLE
|
2023/02/03 | School professionals’ perceptions on whole-school universal wellbeing screening acceptability and usefulness: Results from two Delphi Studies | III International Anual Congress of Doctoral Students
Universidad Miguel Hernandez de Elche (Espanha)
|
2023/02/02 | School professionals’ perceptions on whole-school universal wellbeing screening acceptability and usefulness: results from two delphi studies | III International Anual Congress of Doctoral Students
Universidad Miguel Hernandez de Elche (Espanha)
|
2022/07/07 | “Ser Capaz”: the effectiveness of a socioemotional program with young adolescents | IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
|
2018 | Adolescents' psychological adjustment and quality in residential care | XV International Conference EUSARF 2018
(Porto, Portugal)
|
2017/10 | Monitorização da intervenção psicoterapêutica com recurso a plataformas móveis – desenho de modelo e projeto de implementação no PIAC | Encontro PIAC 10 anos
(porto, Portugal)
|
2017/02 | Características e necessidades de saúde mental em crianças e adolescentes em acolhimento residencial | Parentalidades: Vivências e Desafios
(Porto, Portugal)
|
2016/09 | Monitorização da intervenção psicológica com crianças e adolescentes através de plataformas móveis | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Porto, Portugal)
|
2016/09 | A qualidade do acolhimento residencial e o ajustamento psicológico dos adolescentes | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Porto, Portugal)
|
2016/09 | Consumo de álcool e vivência psicológica da gravidez num grupo de mulheres grávidas no norte de Portugal | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Porto, Portugal)
|
2015/10 | Saúde mental na infância e adolescência: Preocupações no contexto do acolhimento residencial | VI Congresso do Instituto Profissional do Terço
(Porto, Portugal)
|
2015/03 | MIPA-Mobile: Monitorização da Intervenção Psicoterapêutica com Adolescentes através de uma Aplicação Móvel | Dias da Psicologia 2015
(Porto, Portugal)
|
2013/08 | Association between the oxytocin profile and psychopathological symptoms in preschool children from low socio-economic contexts | VI International Attachment Conference
(Pavia, Itália)
|
2013/05 | Attachment and Psychopathology in young adults: The specific case of Eating Disorders |
Libera Università Maria Ss. Assunta (Roma, Itália)
|
2013/05 | Mental Health Literacy in students from public & private schools: Preliminary results from Finding Space to Mental Health | 1st World Congress on Children and Youth Health Behaviors / 4º Congresso Nacional de Educação para a Saúde, Viseu, Portugal
(Viseu, Portugal)
|
2013/04 | Assessment of Psychopathology in Children and Adolescents with the ASEBA Battery: Psychometric Data from the Portuguese Population | IV Congreso Internacional de Psicología da FIUC, Buenos Aires, Argentina
(Buenos Aires , Argentina)
|
2013/04 | Intervención psicoterapéutica, depresión y ajustamiento diádico en parejas embarazadas | IV Congreso Internacional de Psicología da FIUC
(Buenos Aires, Argentina)
|
2013/04 | Finding Space to Mental Health – Promoting mental health in adolescents (12-14 year-olds): Preliminary results of intervention’s effectiveness | IV Congreso Internacional de Psicología da FIUC
(Buenos Aires, Argentina)
|
2013/01 | Avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes: estudos com a bateria ASEBA em Portugal | Ciclo de Conferências do Centro de Investigação do ISPA
(Lisboa, Portugal)
|
2012/11 | Desafios do contexto e do público-alvo: A experiência do projeto Abrir espaço à saúde mental | "Abrir Espaço à Saúde Mental - Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar: Oportunidades e Desafios", promovido pela ENCONTRAR+SE
– Associação de Apoio a Pessoas com Perturbação Mental Grave, em parceria com o projeto Abrir Espaço à Saúde Mental
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia (Porto, Portugal)
|
2012/05/19 | Sessão sobre “Utilização Clínica da Adult Attachment Interview” | Pós-Graduação sobre Psicossomática, organizada pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa
Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2012/03 | UPA (United to help movement) makes a difference: A school-based intervention to promote mental health literacy and combat mental illness stigma in young people | Refocus on Recovery 2012 Conference
(Londres, Reino Unido)
|
2011/12 | Crisis intervention in recreational settings – data from Kosmicare 2010 process evaluation | 2nd International Conference of the European Society for Prevention Research – Synergy in prevention and health promotion:
individual, community and environmental approaches
(Lisboa, Portugal)
|
2011/11 | Crisis intervention in recreational settings. Data from Kosmicare 2010 Process Evaluation | Clubhealth – 7th International Conference on Nightlife, Substance Abuse and related Health issues
(Praga, República Checa)
|
2011/09 | Apego e Perturbações do Comportamento Alimentar | III Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente
(São Paulo, Brasil)
|
2011/06 | Avaliação da Psicopatologia em Crianças e Adolescentes: Aferição da Bateria ASEBA | Seminário Avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes com a bateria ASEBA
(Porto, Portugal)
|
2011/02 | Actividade cardíaca e comportamentos perturbados de vinculação na Situação Estranha: Estudo com crianças institucionalizadas | Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa, Portugal)
|
2011 | Sensibilização pró-saúde mental em contexto escolar em Portugal. | III Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente
(São Paulo, Brasil)
|
2010/10 | Vinculação, Risco e Psicopatologia | 1ªs Jornadas de Saúde Mental de Fafe |
2010/10 | Vinculação e Resiliência | V Encontro Técnico da Crescer Ser
(Porto, Portugal)
|
2010/08 | Vinculação e Perturbações do Comportamento Alimentar | II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente
(São Paulo, Brasil)
|
2010/08 | Avaliação da Psicopatologia em Crianças e Adolescentes | II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente
(São Paulo, Brasil)
|
2010/07 | Development of children placed in institutions: Contributions of individual characteristics, early family context, and institutional experiences | World Association for Infant Mental Health12th World Congress
(Leipzig, Alemanha)
|
2010/05 | Intervenção Farmacológica e Comportamental com alunos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) no 1.º Ciclo do Ensino Básico | IV Congresso Internacional de Saúde Cultura e Sociedade |
2010/02 | Da instituição para a família adoptiva: O desenvolvimento da criança | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia - Braga, Portugal
(Braga, Portugal)
|
2009/10 | Attachment disordered behaviors in institutionalized children, cardiac activity, and caregivers' narrative competence | 2009 International Attachment Conference
(Barcelona, Espanha)
|
2008/11 | Relações familiares e desenvolvimento afectivo: Contributos da investigação sobre as relações de vinculação | II Jornadas de Psicologia da Educação de Barcelos
(Barcelos, Portugal)
|
2008/10 | Training, research and practice of psychology: Historical overview in the Portuguese context | II Congreso Internacional de Psicologia da FIUC
(Ponce, Porto Rico)
|
2008/07 | Attachment and eating disorders: Developmental history and psychophysiological activity during the AAI | 20th Biennial ISSBD Meeting
(Wurzburg, Alemanha)
|
2008/04 | Vinculação em jovens e adultos: Desenvolvimento normativo, relações com a psicopatologia e implicações clínicas | 13 Jornadas de Saúde Mental do Algarve
(Carvoeiro, Portugal)
|
2007/11 | Educar é prevenir: Contributos da investigação sobre as relações de vinculação | Crianças: Que crianças?
(Ponta Delgada, Portugal)
|
2006/02 | Avaliação da vinculação em crianças e adolescentes: Questões metodológicas e resultados com a Escala de Percepção Materna do Comportamento de Vinculação - PCV-M | Colóquio: Comportamentos de risco, estado de saúde e qualidade da vinculação em crianças e adolescentes
(Coimbra, Portugal)
|
2005/10 | Vinculação e perturbações do comportamento alimentar: teoria, investigação e implicações clínicas | Doenças do Comportamento Alimentar no Séc. XXI
Núcleo das Doenças do Comportamento Alimentar (Lisboa, Portugal)
|
2005/09 | Depressão e Qualidade do Sono: as relações destes quadros sintomatológicos em Crianças do 1º CEB | VII Congresso GalaicoPortuguês de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2005/06 | Autonomic correlates of attachment organizations and experiences: Preliminary data with a non-clinical sample | Annual Meeting of the Society for Psychotherapy Research
(Montréal, Canadá)
|
2005/06 | Problemas de Sono e Depressão: estudo sobre a associação dos quadros sintomatológicos em Crianças do 1º CEB | Congresso Nacional de Psicologia da Saúde e Medicina Comportamental
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2004/06 | Attachment and autonomic regulation in eating disorders | 35th Annual Meeting of the Society for Psychotherapy Research
(Roma, Itália)
|
2004/05 | Attachment and autonomic regulation in eating disorders | Biennial Conference of the European Association for Research on Adolescence
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2003/04 | Actividade fisiológica durante a Adult Attachment Interview em doentes com perturbações alimentares: Estudo de Casos | XV International Bonding Psychotherapy Conference “Attachment and Bonding - In and Outpatient Treatment: Emotional Psychotherapy
and Institutions”
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2001/08 | Phychophysiological activity during the Adult Attachment Interview in eating disorders: A preliminary study with case analysis | 16th World Congress on Psychosomatic Medicine |
2001/04 | Physiological activity during the Adult Attachment Interview in eating disorders patients: A preliminary study with case analysis. 2001 Biennial meeting of the Society for Research in Child Development |
(Minneapolis, Estados Unidos)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/10/01 - Atual | A whole-school approach to universal school-based mental health screening, from students to headteachers: A validation process
of screening tools in Portugal and the UK.
Orientador de Maria do Rosário de Valadares Serrão Brito da Cunha
|
Applied Psychology: Adaptation and Change in Contemporary Societies (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019/10/01 - Atual | A whole-school approach to universal school-based mental health screening, from students to headteachers: A validation process
of screening tools in Portugal and the UK
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2019 - Atual | Insucesso escolar no Ensino Secundário
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 - Atual | A whole-school approach to universal school-based mental health screening, from students to headteachers: A validation process
of screening tools in Portugal and the UK.
Orientador
|
Phd in Applied Psychology: Adaptation and Change in Contemporary Societies (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
Blanquerna Universitat Ramon Llull Facultat de Psicologia Ciències de l'Educació i de l'Esport, Espanha Nottingham Trent University, Reino Unido |
2022 - 2022 | O Papel de Variáveis Individuais e Contextuais no Envolvimento em Jogos de Lotaria Instantânea em Adolescentes Portugueses.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022 - 2022 | LSMq CFI (QUESTIONÁRIO DE LITERACIA EM SAÚDE MENTAL PARA CUIDADORES FORMAIS DE PESSOAS IDOSAS): ESTUDO PRELIMINAR DAS CARACTERISTICAS
PSICOMÉTRICAS
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022 - 2022 | ANSIEDADE NA PERFORMANCE MUSICAL EM ADOLESCENTES: RELAÇÃO ENTRE SINTOMATOLOGIA PSICOPATOLÓGICA, PERFECIONISMO E CRENÇAS DE
AUTOEFICÁCIA
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022 - 2022 | O Preço do Jogo: O Papel de Variáveis Individuais e Contextuais no Envolvimento em Apostas Desportivas em Adolescentes Portugueses
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021 - 2021 | DROPOUT EM ATENDIMENTO PSICOLÓGICO COM ADULTOS: IMPORTÂNCIA DE VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS E DO PROCESSO TERAPÊUTICO
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021 - 2021 | DESENVOLVIMENTO DE UM QUESTIONÁRIO DE LITERACIA EM SAÚDE MENTAL PARA CUIDADORES FORMAIS DE PESSOAS IDOSAS: SECÇÃO CUIDADOR
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021 - 2021 | “Apanhados Pela Pandemia”: Ansiedade, Depressão E Stress Num Grupo De Estudantes Universitários
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021 - 2021 | Apanhados pela pandemia”: impacto social, académico e dos meios de comunicação eletrónicos em estudantes universitários
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021 - 2021 | DESENVOLVIMENTO DE UM QUESTIONÁRIO DE LITERACIA EM SAÚDE MENTAL PARA CUIDADORES FORMAIS DE PESSOAS IDOSAS: SECÇÃO PESSOA IDOSA
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021 - 2021 | ANSIEDADE NA PERFORMANCE MUSICAL E CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: ESTUDO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021 - 2021 | DROPOUT EM ATENDIMENTO PSICOLÓGICO EM ADOLESCENTES: IMPORTÂNCIA DE VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS E DO PROCESSO TERAPÊUTICO
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 - 2020/10/21 | Psicopatologia em Crianças e Jovens Portugueses em Acolhimento Residencial - Estudo da prevalência de problemas emocionais
e comportamentais, fatores de risco e proteção e estratégias de acompanhamento no sistema de cuidados de saúde mental
Coorientador
|
Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2020/10/21 | Psicopatologia em crianças e jovens portugueses em acolhimento residencial |
University of Porto, Portugal
|
2020 - 2020 | Questionário de literacia em saúde mental (LSMq) versão jovem-adulto: Um estudo multicultural entre Portugal e os EUA
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020 - 2020 | QUESTIONÁRIO DE LITERACIA EM SAÚDE MENTAL (LSMq) VERSÃO JOVEM-ADULTO: UM ESTUDO MULTICULTURAL ENTRE PORTUGAL E A TAILÂNDIA
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 - 2019 | A influência da consciência fonológica no desempenho da leitura e da escrita
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 - 2019 | PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICAS E ATITUDES FACE À MONITORIZAÇÃO COM RECURSO A NOVAS TECNOLOGIAS: ESTUDO EXPLORATÓRIO COM
TERAPEUTAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 - 2019 | USO DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO ELETRÓNICOS POR PARTE DE JOVENS: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O PAPEL DA QUALIDADE DAS RELAÇÕES PARENTAIS
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016 - 2018/07/25 | Atitudes face à Monitorização Psicoterapêutica com recurso a Novas Tecnologias e características sócio-profissionais de terapeutas
de crianças e adolescentes: estudo exploratório
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2018 | CRISE PSICOLÓGICA EM AMBIENTES RECREATIVOS NOTURNOS E SAÚDE MENTAL
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2018 | Mental State Exam Checklist - Validação de um instrumento de avaliação do estado mental
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2018 | "A ansiedade na performance musical em crianças de iniciação musical: estudo de validação da escala MPAI-A"
Orientador
|
Ensino da Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Atitudes face à Monitorização Psicoterapêutica com recurso a Novas Tecnologias e características sócio-profissionais de terapeutas
de crianças e adolescentes: estudo exploratório
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 - 2017 | REATIVIDADE INTERPESSOAL E REGULAÇÃO EMOCIONAL EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA: ESTUDO EXPLORATÓRIO
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 - 2017 | A INFLUÊNCIA DO CONTÁGIO EMOCIONAL NA QUALIDADE DA RESPOSTA EMPÁTICA EM ALUNOS DE PSICOLOGIA
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 - 2017 | DIFERENÇAS NO ACORDO ENTRE INFORMADORES NA AVALIAÇÃO DE SINTOMAS PSICOPATOLÓGICOS EM FUNÇÃO DO NÍVEL DE REALIZAÇÃO ACADÉMICA
EM ESTUDANTES PORTUGUESES
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 - 2017 | Aliança terapêutica em psicoterapia com crianças e adolescentes: estudo exploratório sobre o impacto de variáveis do cliente
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 - 2017 | Aliança terapêutica em psicoterapia com crianças e adolescentes: estudo exploratório sobre o impacto de veriáveis do terapeuta
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016 - 2016 | Monotorização da intervenção psicoterapêutica com adolescentes: relação entre sintomatologia psicopatologia e bem-estar e
satisfação com a vida
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016 - 2016 | A aliança terapêutica e a adesão de adolescentes à psicoterapia
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016 - 2016 | Apoio aos alunos na aprendizagem da performance: treino da ansiedade em salas de estudo adaptadas
Orientador
|
Ensino da Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2012 - 2016 | Avaliação de comportamentos perturbados de vinculação e psicopatologia no período pré-escolar: prevalência, acordo inter-informadores
e validade das medidas
Coorientador
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2014 - 2015/06 | Relação entre dificuldades de aprendizagem, competência social e psicopatologia em alunos do 2.º ciclo do ensino básico
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado) |
2015 - 2015 | «Vinculação e Exploração em jovens Adultos: um estudo exploratório em alunos do primeiro ciclo do ensino superior português»
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015 - 2015 | «Mudança em Psicoterapia: Vinculação e aliança terapêutica como fatores de mudança em psicoterapia com crianças e adolescentes»
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2013 - 2014/06 | Questionário de Literacia em Saúde Mental: Adaptação e estudo das características psicométricas numa população adulta
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2010 - 2014/05 | Contributos da expressão musical para o desenvolvimento da consciência fonológica no pré-escolar
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2011 - 2013/07/25 | Influência das emoções tristeza e nojo na tomada de decisão económica com risco: Estudo experimental a associações com sintomas
psicopatológicos
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2009 - 2013/05 | O sucesso escolar começa em casa: Entre a escola e a vida, contextos de aprendizagem matemática
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2011 - 2013/02/22 | Coesão familiar, auto-conceito, bem estar e consumo de substâncias em adolescentes de risco
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2012 - 2013/02 | Avaliação da Psicopatologia em Crianças e Adolescentes: contributos para a aferição da Bateria ASEBA para o período escolar
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2012 - 2013/02 | Funcionamento Familiar, Autoconceito e Bem-Estar e Consumo de Substâncias em Adolescentes
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2013 - 2013 | «Abrir espaço à saúde Mental-estudo piloto sobre conhecimentos, estigma e necessidades relativas a questões de saúde mental,
junto de alunos do 8º ano de escolaridade»
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2011 - 2012/07 | Mental State Exam Checklist: Contributo para a validação de um instrumento de avaliação do estado mental
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2011 - 2012/07 | Sistema de vinculação e sistema de exploração na Adult Attachment Interview (AAI)
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2011 - 2012/07 | Acordo inter-informadores na avaliação de psicopatologia com a bateria ASEBA em crianças no período pré-escolar
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2010 - 2011/07 | Comportamento motor na Situação Estranha em crianças institucionalizadas
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2010 - 2011/06 | Avaliação da Memória de Leitura: Validação da prova Memolecto
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2007 - 2011/04 | Perturbação de Hiperactividade e défice de atenção: avaliação da eficácia de um programa de formação/intervenção para professores
do 1º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2010 - 2011/03 | Monitorização da Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes: Concepção, Aplicação e Análise de um Modelo
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2009 - 2010/11 | Contributos do temperamento difícil na relação entre teoria da mente e problemas de externalização no pré-escolar
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2009 - 2010/11 | Evolução Clínica das perturbações do Comportamento alimentar - dos primeiros sintomas ao desenvolvimento de um quadro clínico
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2009 - 2010/07 | Auto-flagelação e tentativas de suicidio nas perturbações do comportamento alimentar
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2009 - 2010/07 | Serviços de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes na Área Metropolitana do Porto: Caracterização e Descrição da Implementação
do Plano de Reestruturação 2007-2016
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2009 - 2010/07 | Perturbações de externalização: Relação com práticas parentais, crenças parentais sobre punição física e nível socioeconómico
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2009 - 2010/07 | Problemas de internalização e externalização em crianças no período pré-escolar: estudo exploratório sobre prevalência e factores
de risco
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2009 - 2010/06 | Atitudes Face aos Psicólogos em Portugal: Validação de um inventário e estudo exploratório com estudantes do ensino superior
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2008 - 2009/07 | Comportamento de vinculação no início do período escolar: Influência do estilo de vinculação na percepção da mãe
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2008 - 2009/07 | Comportamento de vinculação no início do período escolar: Influência do estilo de vinculação na percepção do pai
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2008 - 2009/07 | Representação social do Psicólogo em Portugal: Estudo qualitativo com estudantes universitários
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2008 - 2009/07 | Impacto da monitorização da intervenção psicológica com crianças e adolescentes: Estudo de caso
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2008 - 2009/07 | Implementação e avaliação de um modelo de monitorização da intervenção psicológica com crianças e adolescentes: Estudo de
caso
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2008 - 2009/06 | Avaliação do temperamento aos 24 meses: Validação do Infant Characteristics Questionnaire
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2008 - 2009/06 | Temperamento e psicopatologia em crianças em idade pré-escolar
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2008 - 2009/06 | Impacto das perturbações de humor no funcionamento familiar: perspectiva do casal
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2008 - 2009/06 | Avaliação do Temperamento aos 13 meses: Validação da versão portuguesa do Infant Characteristics Questionnaire
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2009 - 2009 | Avaliação da eficácia de um programa de formação para professores de alunos com perturbação de hiperactividade com défice
de atenção no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2007 - 2008/05 | Desenvolvimento de crianças em centros de acolhimento temporário e relação com os seus cuidadores
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/07/07 - 2022/07/09 | IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia (2022/07/07 - 2022/07/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Faculty of Education and Psychology, Portugal |
2007/07 - 2007/07 | Organização do Curso de Verão da Católica sobre “Clinical Implications of Attachment”, ministrado pela Prof. Elizabeth Carlson, da U. Minnesota, EUA. (2007/07 - 2007/07) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/10/20 - 2022/10/21 | Kick-off Meeting of LETS CARE project
Outro
|
Kick-off Meeting of LETS CARE project
Comillas Pontifical University, Espanha
|
2020/09/26 - 2020/09/26 | Moderation of Prof. Gary McPherson's conference at the VII Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado de Música
Conferência
|
VII Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado de Música
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/12/12 | Opportunities and challenges for the well-being and integration of migrant children and youths in the European context
Arguente principal
|
Eva Bajo Marcos (Doutoramento)
Comillas Pontifical University, Espanha
|
2024/12/04 | Experiência da sintomatologia emocional e sua relação com a adaptação académica dos estudantes do Ensino Superior
Arguente principal
|
Alcino Miguel (Doutoramento)
University of Minho, Portugal
|
2024/11/09 | YOUNG ADULTS' USE OF ELECTRONIC DEVICES IN MACAO: A CONTRIBUTION TO UNDERSTANDING HUMAN BEINGS IN THE DIGITAL ERA
Arguente principal
|
Cynthia Leong-Brochado (Doutoramento)
University of Saint Joseph, Macau
|
2023/03/30 | Estudantes adultos no Ensino Superior do Ifal-Maceió: os desafios e conquistas no regresso à vida acadêmica
Arguente
|
Lauro Neto (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2023/03/30 | Estudantes adultos no Ensino Superior do Ifal-Maceió: os desafios e conquistas no regresso à vida acadêmica
Arguente principal
|
Lauro Neto (Doutoramento)
University of Minho, Portugal
|
2022/06/17 | Defesa de relatório de estágio
Orientador
|
Marco André Teixeira Pereira (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2022/06/17 | Defesa de relatório de estágio
Orientador
|
Maria Teresa Prata de Almeida de Matos Ramos (Mestrado) |
2022/06/17 | Defesa de relatório de estágio
Orientador
|
Tiago Miguel Araújo Pedrosa (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2021/07/13 | De corpo e alma na competic¸a~o: o papel da resilie^ncia mental e da avaliac¸a~o cognitiva no rendimento desporto
Arguente principal
|
Joana Pinheiro de Carvalho (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2021/03/19 | Perturbações do comportamento alimentar e ferimentos autoinfligidos: avaliação dos fatores de risco e
desenvolvimento de uma intervenção.
Arguente
|
Ana Isabel Teixeira Vieira (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2021/03/19 | Perturbações do comportamento alimentar e ferimentos autoinfligidos: avaliação dos fatores de risco e desenvolvimento de uma
intervenção
Arguente
|
Ana Isabel Teixeira Vieira (Doutoramento)
University of Minho, Portugal
|
2019/12 | Desenvolvimento e Qualidade dos Cuidados em Crianças em Acolhimento Institucional na Beira - Moçambique
Arguente
|
Paulo Zebo Bulaque (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2019/12 | Desenvolvimento e Qualidade dos Cuidados em Crianças em Acolhimento Institucional na Beira - Moçambique
Arguente
|
Paulo Zebo Bulaque (Doutoramento)
University of Minho, Portugal
|
2019/10 | Preschool psychopathology using a gene-X-environment model:contributions of immune-related genes and maternal care
Doutoramento em Psicologia Aplicada
Arguente
|
Raquel Filipa Queirós Pinto (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2019/10 | Preschool psychopathology using a gene-X-environment model:contributions of immune-related genes and maternal care
Arguente
|
Raquel Filipa Queirós Pinto (Doutoramento)
University of Minho, Portugal
|
2019/07/16 | Relatório de Estágio INSCO - Insular de Hipermercados, S.A.
Presidente do júri
|
Sofia França Pinto da Fonseca (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2019/07 | Cuidados filiais: o papel da vinculação e da representação dos cuidados na ansiedade filial e na maturidade filial
Arguente
|
Diana Maria da Costa Bizarro Novais (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2019/07 | Cuidados filiais: o papel da vinculação e da representação dos cuidados na ansiedade filial e na maturidade filial
Arguente
|
Diana Maria da Costa Bizarro Novais (Doutoramento)
University of Porto, Portugal
|
2019/06/16 | Relatório de Estágio Serlima Housekeeping
Presidente do júri
|
Tatiana Filipa da Cunha Silva (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2018/07/24 | As Escolas Profissionais de Moçambique e o Desenvolvimento Sociocomunitário
Presidente do júri
|
Ana Sofia Oliveira Martins (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2018/07 | As Escolas Profissionais de Moçambique e o Desenvolvimento Sociocomunitário
Presidente do júri
|
Ana Sofia Oliveira Martins (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017/10/03 | O Modelo de Direcção e Gestão Escolar: Palcos e Bastidores
Presidente do júri
|
Maria Inês Mateus Ribeiro de Campos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017/10/03 | O Modelo de Direcção e Gestão Escolar: Palcos e Bastidores
Presidente do júri
|
Maria Inês Mateus Ribeiro de Campos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2017/07 | Solidão num bairro social (entre)laços e ruturas : estudo de caso
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação. Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa. Julho
de 2017
Presidente do júri
|
Paulo Alexandre de Brito Pais Gaspar (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017/07 | Ensino de inglês como língua estrangeira no ensino secundário geral público e competência comunicativa dos graduados em Moçambique
: entre as percepções e as práticas
Presidente do júri
|
Assane Ussene (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017/07 | Solidão num bairro social (entre)laços e ruturas : estudo de caso
Presidente do júri
|
Paulo Alexandre de Brito Pais Gaspar (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2017/07 | Ensino de inglês como língua estrangeira no ensino secundário geral público e competência comunicativa dos graduados em Moçambique
: entre as percepções e as práticas
Presidente do júri
|
Assane Ussene (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2017/03/24 | O Caso das Parcerias Sociais entre o Governo e as Organizações do Segundo e Terceiro Setor no Âmbito da Educação de Adultos
em Angola: Ensaio de uma Epistemologia Situada de Cooperação para o Desenvolvimento
Presidente do júri
|
Carolina Fátima Babo Mendes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017/03/24 | O Caso das Parcerias Sociais entre o Governo e as Organizações do Segundo e Terceiro Setor no Âmbito da Educação de Adultos
em Angola: Ensaio de uma Epistemologia Situada de Cooperação para o Desenvolvimento
Presidente do júri
|
Carolina Fátima Babo Mendes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2016/11/07 | Teorias Práticas em Profissionais de Educação de Infância. Papel da Formação, Supervisão e Contextos de Trabalho na Construção
do Conhecimento Profissional
Presidente do júri
|
Helena Maria Ferreira Moreno Luís (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016/11/07 | Teorias Práticas em Profissionais de Educação de Infância. Papel da Formação, Supervisão e Contextos de Trabalho na Construção
do Conhecimento Profissional
Presidente do júri
|
Helena Maria Ferreira Moreno Luís (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2016/06/09 | O papel da resposta hemodinâmica do córtex cingulado médio nos processos de memória de esquemas emocionais em humanos
Vogal
|
Carla Ferreira da Silva Pais-Vieira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/06/09 | O papel da resposta hemodinâmica do córtex cingulado médio nos processos de memória de esquemas emocionais em humanos
Vogal
|
Carla Ferreira da Silva Pais Vieira (Doutoramento)
University of Aveiro, Portugal
|
2016/02/22 | Emotional and Behavioral Problems in Preschoolers: Risk factors and Assessment Issues
Orientador
|
Alexandra Manuela Paiva Carneiro (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2016/02/22 | Emotional and Behavioral Problems in Preschoolers: Risk factors and Assessment Issues
Orientador
|
Alexandra Manuela Paiva Carneiro (Doutoramento)
University of Minho, Portugal
|
2015/10/15 | Os caminhos da diferença no contexto das aulas de canto: Docentes e discentes no interior das práticas curriculares
Presidente do júri
|
Vivianne Aparecida Lopes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015/10/15 | Os caminhos da diferença no contexto das aulas de canto: Docentes e discentes no interior das práticas curriculares
Presidente do júri
|
Vivianne Aparecida Lopes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2015/07/21 | A Escola como Lugar de Educação para a Saúde: Estudo de Caso
Presidente do júri
|
Leyani Ailin Chávez Noya de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015/07/21 | Educação, Cultura e Gestão do Currículo Local – Um estudo de caso
Presidente do júri
|
Paulino Albino Machava (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015/07/21 | A Escola como Lugar de Educação para a Saúde: Estudo de Caso
Presidente do júri
|
Leyani Ailin Chávez Noya de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2015/07/21 | Educação, Cultura e Gestão do Currículo Local – Um estudo de caso
Presidente do júri
|
Paulino Albino Machava (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2015/07/17 | Um novo modelo de gestão das escolas: entre a retórica da mudança e o vazio das consequências
Presidente do júri
|
Isabel Maria Calmeiro dos Santos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015/07/17 | Um novo modelo de gestão das escolas: entre a retórica da mudança e o vazio das consequências
Presidente do júri
|
Isabel Maria Calmeiro dos Santos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014/12 | O papel dos melhores amigos e do grupo de pares nas trajectórias de retirada social durante a adolescência
Arguente
|
Miguel da Costa Nunes de Freitas (Doutoramento)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2014/12 | O papel dos melhores amigos e do grupo de pares nas trajectórias de retirada social durante a adolescência
Arguente
|
Miguel da Costa Nunes de Freitas (Doutoramento)
Institute of Applied Psychology, Portugal
|
2014/07/18 | A Utilização de Recursos Educativos Digitais no Processo de Ensinar e Aprender: Práticas dos Professores e Perspetivas dos
Especialistas
Presidente do júri
|
Cornélia Garrido de Sousa Castro (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2014/07/18 | A Utilização de Recursos Educativos Digitais no Processo de Ensinar e Aprender: Práticas dos Professores e Perspetivas dos
Especialistas
Presidente do júri
|
Cornélia Garrido de Sousa Castro (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014/07/15 | Tecnologias de Informação e Comunicação como fator de Inclusão Social
Presidente do júri
|
Príncipe Lino Uataia (Doutoramento)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2014/07/15 | Tecnologias de Informação e Comunicação como fator de Inclusão Social
Presidente do júri
|
Príncipe Lino Uataia (Doutoramento)
Institute of Applied Psychology, Portugal
|
2013/05/03 | O sucesso escolar começa em casa: Entre a escola e a vida, contextos de aprendizagem matemática
Orientador
|
Maria João Carrilho Vitória Peres (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2013/05/03 | O sucesso escolar começa em casa: Entre a escola e a vida, contextos de aprendizagem matemática
Orientador
|
Maria João Carrilho Vitória Peres (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012/03/09 | Representação da vinculação e problemas de internalização e externalização em crianças de idade escolar em contexto de toxicodependência
parental
Arguente
|
Teresa Ascenção Frade Muchata (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2012/03/09 | Representação da vinculação e problemas de internalização e externalização em crianças de idade escolar em contexto de toxicodependência
parental
Arguente
|
Teresa Ascenção Frade Muchata (Doutoramento)
University of Minho, Portugal
|
2011/12/16 | Attachment disorganization and attachment disordered behaviors in a group of portuguese institutionalized children
Arguente
|
Joana Maria Ribeiro da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2011/12/16 | Attachment disorganization and attachment disordered behaviors in a group of portuguese institutionalized children
Arguente
|
Joana Maria Ribeiro da Silva (Doutoramento)
University of Minho, Portugal
|
2011/09 | Influência dos estilos educativos parentais na qualidade da vinculação de crianças em idade escolar em diferentes tipos
de família
Arguente
|
Sónia Catarina Carvalho Simões (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2011/09 | Influência dos estilos educativos parentais na qualidade da vinculação de crianças em idade escolar em diferentes tipos de
família
Arguente
|
Sónia Catarina Carvalho Simões (Doutoramento)
University of Porto, Portugal
|
2011/06 | Does insecure attachment lead to (mis)wired brains? : emotion, cognition, and attachament.
Arguente
|
Catarina Gonzalez da Silva (Doutoramento)
Instituto Superior de Ciências do Trabalho e das Empresas - Departamento de Psicologia Social e das Organizações, Portugal
|
2011/06 | Does insecure attachment lead to (mis)wired brains? : emotion, cognition, and attachament
Arguente
|
Catarina Gonzalez da Silva (Doutoramento)
University Institute of Lisbon, Portugal
|
2011/05 | Avaliação da eficácia de um programa de formação para professores de alunos com perturbação de hiperactividade com défice
de atenção no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Maria Armanda Freire e Leal (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2011/05 | Avaliação da eficácia de um programa de formação para professores de alunos com perturbação de hiperactividade com défice
de atenção no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Maria Armanda Freire e Leal (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021/07 - 2021/07 | 4th International Seminar: Education, Territories, and Human Development | Universidade Católica Portuguesa - Research Centre for Human Development |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2024/04 - 2024/10 | Membro de painel de avaliação de bolsas de doutoramento em Psicologia
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2023/04 - 2023/10 | Membro do painel de avaliação de bolsas de doutoramento em Psicologia
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2019 - 2019 | Painel de Avaliação de Bolsas de Doutoramento em Psicologia, Co-coordenador
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
2017 - 2017 | Membro do painel de avaliação de bolsas de doutoramento em Psicologia
Membro
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2014 - 2015 | Membro do painel de avaliação de bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento em Psicologia
Membro
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/08/26 - Atual | Consultant for the research project "Use of Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA) in Macau" | University of Saint Joseph, Macau |
2020/08/26 - Atual | Use of Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA) in Macao | University of Saint Joseph, Macau |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2012/11/24 - Atual | Curso de Formação sobre “Formulação de caso cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes” | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal | |
2012/05/26 - Atual | Módulo sobre “Perturbações do Comportamento Alimentar” | Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (Pós-Graduação) | Instituto CRIAP, Portugal |
2012/01/21 - Atual | Módulo: “Perturbações do Comportamento Alimentar” | Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (Pós-Graduação) | Instituto CRIAP, Portugal |
2011/06/11 - Atual | Módulo sobre “Perturbações do Comportamento Alimentar” | Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (Pós-Graduação) | Instituto CRIAP, Portugal |
2010/12/18 - Atual | Módulo sobre “Perturbações do Comportamento Alimentar” | Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (Pós-Graduação) | Instituto CRIAP, Portugal |
2018 - 2019 | Avaliação e Intervenção Clínica com Crianças e Adolescentes (AICCA) | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2018/12/05 - 2018/12/05 | Sessão de formação subordinada ao tema “Ansiedade na Performance Musical em Crianças e Adolescentes”, integrada no Programa Aprender a Educar – Professores e Educadores, organizado pela Universidade Católica Portuguesa, Porto. | Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal | |
2017 - 2018 | Avaliação e Intervenção Clínica com Crianças e Adolescentes (AICCA) | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2017 - 2018 | Métodos de Pesquisa e Recolha de Dados em Educação-Formação | Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2016 - 2017 | Avaliação e Intervenção Clínica com Crianças e Adolescentes (AICCA) | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2016 - 2017 | Seminários em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos II | Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2016 - 2017 | Métodos de Pesquisa e Recolha de Dados em Educação-Formação | Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2016/11/19 - 2016/12 | Módulo: "Perturbações do Comportamento Alimentar" | ||
2016/10/20 - 2016/10/20 | Dinamização de Workshop sobre Aferição, Utilização Clínica e Limitações da Bateria ASEBA (4 h), integrado no III Congresso Internacional CADiN, Lisboa. | ||
2016/04/16 - 2016/05 | Módulo: "Perturbações do Comportamento Alimentar" | ||
2015/04/18 - 2016/05 | Módulo: "Perturbações do Comportamento Alimentar" | ||
2016/03/19 - 2016/04 | Módulo: "Perturbações do Comportamento Alimentar" | ||
2016/03/12 - 2016/04 | Módulo: "Perturbações do Comportamento Alimentar" | ||
2015/01/30 - 2016/02 | Módulo: “Perturbações do Comportamento Alimentar" | ||
2015 - 2016 | Avaliação e Intervenção Clínica com Crianças e Adolescentes | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2015 - 2016 | Metodologias de Investigação em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos | Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2015 - 2016 | Métodos de Pesquisa e Recolha de Dados em Educação-Formação | Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2015/10/03 - 2015/11 | Módulo: "Perturbações do Comportamento Alimentar" | ||
2015/05 - 2015/06 | Sessões de formação a internos de Psiquiatria do Centro Hospitalar de S. João sobre “Vinculação: Conceitos Básicos, Investigação, Psicopatologia da Criança e do Adulto”, Centro Hospitalar de S. João, Porto. | Centro Hospitalar de S. João, Portugal | |
2014 - 2015 | Avaliação e Intervenção Clínica com Crianças e Adolescentes | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2014 - 2015 | Metodologias de Investigação em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos | Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2014 - 2015 | Metodologias de Investigação em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos | Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2014/11/29 - 2014/11/29 | Sessão de formação sobre “Avaliação da Psicopatologia em crianças e adolescentes com a bateria ASEBA” (8h), organizado pelo Psiquilíbrios, Braga. | Clínica Psiquilíbrios, Portugal | |
2014/05/24 - 2014/06 | Módulo: “Perturbações do Comportamento Alimentar” | ||
2013 - 2014 | Avaliação Psicológica I | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2013 - 2014 | Métodos Aprofundados de Investigação em Psicologia - Projeto de Dissertação - Supervisão de Estágio Curricular em Psicologia Clínica e da Saúde | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2013 - 2014 | Metodologias de Investigação em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos | Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2013/06/05 - 2013/06/05 | Sessão de formação sobre “Interação Diádica na Psicoterapia de Casal: Avaliação, Relevância e Contributos” (2h) (com Vânia Sousa Lima), organizada pela Clínica Universitária de Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Porto. | Universidade Católica Portuguesa - Clínica Universitária de Psicologia, Portugal | |
2012 - 2013 | Avaliação Psicológica I | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2012 - 2013 | Métodos Aprofundados de Investigação em Psicologia - Avaliação e Intervenção Clínica com Crianças e Adolescentes - Supervisão de Estágio Curricular em Psicologia Clínica e da Saúde | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2012 - 2013 | Métodos de Pesquisa e Recolha de Dados em Educação-Formação | Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2012/12/10 - 2012/12/31 | Módulo sobre avaliação do comportamento da criança (Modelo Multiaxial de Achenbach, STAIC-C2, CMAS-R, FSSC-R e CDI) | ||
2012/06/09 - 2012/06/09 | Sessão sobre “Inovação e investigação em Psicologia” | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal | |
2012/04/18 - 2012/04/18 | Sessão de formação sobre “A Adult Attachment Interview em contexto terapêutico” | Universidade Católica Portuguesa - Clínica Universitária de Psicologia, Portugal | |
2012/02/14 - 2012/02/14 | Workshop “Mas, afinal o que é a Psicopatologia?” (2h), realizado nos Dias da Psicologia 2012 | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal | |
2012/01/06 - 2012/01/06 | Sessão sobre “Saúde mental na escola: Da gestão do stress docente à promoção do bem-estar psicológico” (2h), integrada no programa “Aprender a Educar – Professores e Educadores” (com Luísa Campos). | ||
2011 - 2012 | Avaliação Psicológica I | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2011 - 2012 | Métodos Aprofundados de Investigação em Psicologia - Projeto de Dissertação - Supervisão de Estágio Curricular em Psicologia Clínica e da Saúde | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2011 - 2012 | Métodos de Pesquisa e Recolha de Dados em Educação-Formação | Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2011/03 - 2011/03 | Workshop “Mas, afinal o que é a Psicopatologia?”, realizado nos Dias da Psicologia 2011, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto. | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal | |
2011/02 - 2011/02 | Módulo sobre “Psicopatologia e funcionamento familiar”, integrado no programa de “Formação dos técnicos de intervenção social no âmbito do diagnóstico dos fatores de stress e risco nas famílias”, organizado pelo CLAS do município de Lousada. | Conselho Local de Acção Social (CLAS), Portugal | |
2011/01 - 2011/01 | Módulo sobre “Psicopatologia no período pré-escolar”, integrado no programa de “Formação dos técnicos de intervenção social no âmbito do diagnóstico dos fatores de stress e risco nas famílias”, organizado pelo CLAS do município de Lousada. | Conselho Local de Acção Social (CLAS), Portugal | |
2010 - 2011 | Avaliação Psicológica I | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2010 - 2011 | Métodos Aprofundados de Investigação em Psicologia - Avaliação e Intervenção Clínica com Crianças e Adolescentes - Projeto de Dissertação - Supervisão de Estágio Curricular em Psicologia Clínica e da Saúde | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2010 - 2011 | Métodos de Pesquisa e Recolha de Dados em Educação-Formação | Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2010/12 - 2010/12 | Sessão de formação sobre “Monitorização da Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes”, organizada pela Clínica Universitária de Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Porto. | Universidade Católica Portuguesa - Clínica Universitária de Psicologia, Portugal | |
2010/12 - 2010/12 | Módulo sobre “Supervisão Clínica” | Pós-Graduação em Psicopatologia em Crianças e Adolescentes: Avaliação e Intervenção, organizado pelo CRIAP (Pós-Graduação) | Instituto CRIAP, Portugal |
2010/03 - 2010/03 | Workshop sobre “Avaliação da Psicopatologia com Crianças e Adolescentes”, realizado nos Dias da Psicologia 2011, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto. | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal | |
2010/02 - 2010/02 | Introdução à Avaliação Clínica de Crianças e Adolescentes | Pós-Graduação em Psicopatologia em Crianças e Adolescentes: Avaliação e Intervenção (Pós-Graduação) | Instituto CRIAP, Portugal |
2010/01 - 2010/01 | Módulo: “Perturbações do Comportamento Alimentar” | Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (Pós-Graduação) | Instituto CRIAP, Portugal |
2009 - 2010 | Avaliação Psicológica I | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2009 - 2010 | Projeto (Avaliação Psicológica) | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2009 - 2010 | Métodos Aprofundados de Investigação em Psicologia - Avaliação e Diagnóstico Diferencial I - Projeto de Dissertação em Psicologia Clínica e da Saúde - Supervisão de Estágio Curricular em Psicologia Clínica e da Saúde | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2009 - 2010 | Métodos de Pesquisa e Recolha de Dados em Educação-Formação (Porto e Viseu) | Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2008 - 2009 | Avaliação e Diagnóstico Diferencial I - Intervenção Clínica Individual e em Grupo I - Projeto de Dissertação em Psicologia Clínica e da Saúde - Supervisão de Estágio Curricular em Psicologia Clínica e da Saúde | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2008/04 - 2008/04 | Sessão de formação subordinada ao tema “Afectos e Emoções: Precisam-se”, integrada no Programa Aprender a Educar, organizado pela Universidade Católica Portuguesa, Porto. | Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal | |
2008/03 - 2008/04 | Workshop sobre “Vinculação em adultos: avaliação e aplicações clínicas”, integrada na formação da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas, Lisboa (com Isabel Soares e Vânia Sousa Lima). | Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas, Portugal | |
2007 - 2008 | Avaliação Psicológica I - Avaliação Psicológica II | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2007 - 2008 | Avaliação e Diagnóstico Diferencial I - Avaliação e Diagnóstico Diferencial II - Intervenção Clínica Individual e em Grupo I - Intervenção Clínica Individual e em Grupo II - Projeto de Dissertação em Psicologia Clínica e da Saúde - Atividades Programadas - Psicopatologia do Desenvolvimento | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2007 - 2008 | Métodos de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2007 - 2008 | Aula sobre Questões éticas na Investigação | Mestrado em Reabilitação Psicossocial (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2002 - 2008 | Formação na cotação da Adult Attachment Interview (George, Kaplan, & Main, 1994) com recurso ao método de classificação Adult Attachment Interview Q-Sort (Kobak, 1993) | Universidade do Minho, Portugal | |
2002 - 2008 | Formação na administração da Adult Attachment Interview (George, Kaplan, & Main, 1994) | Universidade do Minho, Portugal | |
2007/03 - 2007/03 | Sessão de formação subordinada ao tema “Desenvolvimento Afectivo e Emocional”, integrada no Programa Aprender a Educar desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa, Porto. | Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal | |
2007/01 - 2007/01 | Sessão de formação para pais subordinada ao tema “Afectos e Emoções”, integrada na Escola de Pais organizada pela Associação ASAS, de Santo Tirso. | Associação ASAS, Portugal | |
2006 - 2007 | Avaliação Psicológica I - Avaliação Psicológica II | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2006 - 2007 | Projeto (Avaliação Psicológica) | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2006 - 2007 | Problemas de Desenvolvimento e de Comportamento | Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2006/03 - 2006/03 | Sessão de formação subordinada ao tema “Desenvolvimento Afectivo e Emocional”, integrada no Programa Aprender a Educar organizado pela Universidade Católica Portuguesa, Porto. | Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal | |
2005 - 2006 | Avaliação Psicológica I - Avaliação Psicológica II - Teorias da Personalidade | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2005 - 2006 | Projeto (Avaliação Psicológica) | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2005 - 2006 | Metodologias de Investigação em Educação | Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2005/10 - 2005/10 | Colaboração como formador na área da Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes | Pós-graduação em Avaliação e Intervenção em Crianças e Adolescentes (Pós-Graduação) | Clínica Psiquilíbrios, Portugal |
2005/01 - 2005/07 | Avaliação psicológica em contexto escolar | Curso de Formação para Psicólogos escolares | Centro de Formação Gaia Nascente, Portugal |
2005/01 - 2005/07 | Supervisão em Contexto Escolar | Curso de Formação para Psicólogos escolares | Centro de Formação Gaia Nascente, Portugal |
2005/03 - 2005/03 | Colaboração como formador na área da Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes | Pós-graduação em Avaliação e Intervenção em Crianças e Adolescentes (Pós-Graduação) | Clínica Psiquilíbrios, Portugal |
2005/02 - 2005/02 | Sessão de formação subordinada ao tema “Desenvolvimento Afectivo e Emocional dos 6 aos 12 anos”, integrada no Curso para Pais desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa, Porto. | Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal | |
2004 - 2005 | Metodologia da Investigação em Psicologia I - Metodologia da Investigação em Psicologia II | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2004 - 2005 | Projeto (Avaliação Psicológica) | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2004 - 2005 | Psicologia da Inteligência: Teoria e Avaliação - Psicologia da Personalidade: Teoria e Avaliação | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2004/01 - 2004/07 | Avaliação Psicológica em Contexto Escolar | Curso de Formação para Psicólogos escolares | Centro de Formação Gaia Nascente, Portugal |
2003 - 2004 | Projeto (Avaliação Psicológica) | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2003 - 2004 | Psicologia da Inteligência: Teoria e Avaliação - Psicologia da Personalidade: Teoria e Avaliação | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2003/06 - 2003/06 | Colaboração como formador na área da Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes | Pós-graduação em Consulta Psicológica (Pós-Graduação) | PsiFactor, Portugal |
2002/11 - 2002/11 | Curso de formação para psicólogos: Avaliação Clínica de Crianças e Adolescentes | Curso de formação para psicólogos: Avaliação Clínica de Crianças e Adolescentes | Clínica Psiquilíbrios, Portugal |
2002/05 - 2002/05 | Curso de formação para psicólogos: Avaliação Clínica de Crianças e Adolescentes | Curso de formação para psicólogos: Avaliação Clínica de Crianças e Adolescentes | Clínica Psiquilíbrios, Portugal |
2002/04 - 2002/04 | Ação de formação intitulada “Avaliação numa perspectiva desenvolvimental: proposta de um modelo de recolha e de tratamento de informação”, incluída no programa de formação sobre “Problemáticas de avaliação e de intervenção psicológica na infância e na adolescência” | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal Hospital Maria Pia - Departamento de Pedopsiquiatria, Portugal |
|
2001 - 2002 | Colaboração na disciplina de Métodos de Avaliação Psicológica Clínica e da Saúde, com uma aula sobre Instrumentos de Avaliação Clínica para Crianças e Adolescentes de Achenbach | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2001/03 - 2001/07 | Formador do Módulo de Intervenção Psicológica do Projeto: “Apoio e Desenvolvimento de Competências para Pais de Crianças Surdas” | Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de Medicina | Universidade do Porto - Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de Medicina, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/01 - 2021/01 | Representative of FEP-UCP at the Forum Nacional de Psicologia (Ordem dos Psicólogos Portugueses)
Membro
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses - Fórum Nacional de Psicologia, Portugal |
2018/09 - 2018/09 | Membro da Comissão Cientifica do IV Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Braga.
Membro
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2017/07 - 2017/07 | Membro da Comissão Científica do II Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano” – Porto
Membro
|
|
2013/12 - 2013/12 | Membro da Comissão Científica do Congresso Internacional em Psicologia “Novos desafios, novas competências” – Braga
Membro
|
|
2013/10 - 2013/10 | Membro da Comissão Científica e Organizadora do "Encontro do Porto de Promoção da Saúde Mental em Jovens. Desafios atuais
e caminhos futuros” - Porto
Membro
|
|
2013/03 - 2013/03 | Membro da Comissão Organizadora e Científica da Conferência Internacional “Empirically based assessment with the ASEBA battery:
Multicultural Challenges from Europe” – Porto
Membro
|
|
2011/06 - 2011/06 | Membro da Comissão Organizadora e Científica do Seminário “Avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes com a bateria
ASEBA” – Porto
Membro
|
|
2011/05 - 2011/05 | Membro da Comissão Organizadora do I Encontro do CAFAP-Crescer em Família – Trofa
Membro
|
|
2010/10 - 2010/10 | Membro da Comissão Científica das I Jornadas de Iniciação à Investigação em Psicologia – Universidade de Coimbra
Membro
|
|
2010/10 - 2010/10 | Membro da Comissão Organizadora do I Encontro do CAFAP-Crescer em Família – Trofa
Membro
|
|
2010/08 - 2010/08 | Membro da Comissão Organizadora do II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, São Paulo – Brasil
Membro
|
|
2009/03 - 2009/03 | Membro da Comissão Organizadora do III Encontro da ASAS
Membro
|
|
2007/07 - 2007/07 | Membro da Comissão Organizadora da International Attachment Conference 2007
Membro
|
Distinções
Prémio
2013 | Prémio de melhor poster apresentado no Dias da Psicologia@Católica.Porto / Best poster award
Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
|
2012 | Best poster award - Congress of the World Association for Infant Mental Health
World Association for Infant Mental Health, Finlândia
|
2011 | 1º Prémio no Concurso de Boas Práticas em Saúde Escolar/ 1st prize - Good practices in School Health
Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Escolar, Portugal
|
2005 | Student Travel Award
Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development, Estados Unidos
|
2004 | Prémio de melhor poster apresentado no Congresso The Future of the Mind and Behavior Sciences / Best poster award
Universidade Lusófona, Portugal
|
1997 | Prémio de Mérito Escolar da Universidade do Minho / Student Merit Award
Universidade do Minho, Portugal
|
1996 | Prémio de Mérito Escolar da Universidade do Minho / Student Merit Award
Universidade do Minho, Portugal
|
1995 | Prémio de Mérito Escolar da Universidade do Minho / Student Merit Award
Universidade do Minho, Portugal
|
1994 | Prémio de Mérito Escolar da Universidade do Minho / Student Merit Award
Universidade do Minho, Portugal
|