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Rui Almeida Amaral. Concluiu Gestão - Recursos Humanos pela Universidade de Évora em 2014. Frequenta Turismo pela Universidade do Algarve desde 2016. É da Universidade de Évora. Publicou 7 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros publicados. Possui . Participou em 8 eventos em Portugal. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais e Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. Nas suas actividades profissionais interagiu com 8 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rui Almeida Amaral

Nomes de citação

  • Amaral, Rui

Identificadores de autor

Ciência ID
921B-5526-34EC

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2017 - 2022
Em curso
Phd_Tourism (Outros)
Universidade do Algarve, Portugal
2016 - 2022
Em curso
Turismo (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
"a designar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2019/07/01 - 2019/07/01
Concluído
Revisão da Literatura com o NVivo e EndNote (Outros)
Especialização em Ação de Formação
Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações, Portugal

Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2016 - 2016
Concluído
Re (Aprender a Ensinar e Avaliar no Ensino Profissional: o saber em ação) (Curso médio)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2016
Concluído
Papel, Lápis e SPSS: Construção, Organização e Gestão de Bases de Dados par (Curso médio)
Universidade de Évora, Portugal
2016
Concluído
Turismo e Desenvolvimento de Produtos e Destinos (Pós-Graduação)
Universidade de Évora, Portugal
17
2016
Concluído
Gestão 3º Ciclo (Outros)
Universidade de Évora, Portugal
2015
Concluído
Entre]vistas: desenho, aplicação e análise de entrevistas em investigação s (Curso médio)
Universidade de Évora, Portugal
2015
Concluído
LaTeX (Curso médio)
Universidade de Évora, Portugal
2015
Concluído
PORDATA – Base de Dados de Portugal contemporâneo (Curso médio)
Fundação Francisco Manuel dos Santos, Portugal
2014
Concluído
Gestão - Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
"Análise de Perceções sobre Motivação e Satisfação de Futuros Técnicos em Organizações Turísticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2014
Concluído
Língua Inglesa – relações laborais – Iniciação (Curso médio)
Fundação Alentejo, Portugal
2014
Concluído
Língua Inglesa – relações laborais – Desenvolvimento (Curso médio)
Fundação Alentejo, Portugal
2012
Concluído
Turismo (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
14
2012
Concluído
Web Survey – Questionários Eletrónicos (Curso médio)
Universidade de Évora, Portugal
2009
Concluído
Animação de Grupos (Curso médio)
Instituto de Emprego, Portugal
2008
Concluído
Coaching (Curso médio)
Data Alentejo, Portugal
2006
Concluído
Higiene e Segurança Alimentar (Curso médio)
Fundação Alentejo, Portugal
2003
Concluído
Técnicas de Bar (Curso médio)
Pernod Ricard Portugal, Portugal
2001
Concluído
Curso de Escanções (Curso médio)
Instituto Nacional de Formação Turística, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/04 - 2018/07/31 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/07 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Portugal
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Portugal
2001/09 - 2020/08/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Fundação Alentejo, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Amaral, Rui Almeida; Fátima Jorge; Susana Rocha; Margarida Saraiva. "MOTIVATION AND SATISFACTION IN CONTEXT OF JOB TRAINING IN TOURIST ORGANIZATIONS". Trabalho apresentado em Proceedings of EDULEARN16 Conference, Barcelona, Spain, 2016.
    Publicado
  2. Amaral, Rui Almeida; Susana Rocha; Margarida Saraiva. "Atributos da Satisfação na Qualidade do Turismo: O património gastronómico da açorda Alentejana". Trabalho apresentado em VII Encontro de Investigadores da Qualidade, Troia, 2016.
    Publicado
  3. Amaral, Rui Almeida; Fátima Jorge. "Análise dos determinantes da motivação e satisfação no trabalho na perspetiva de futuros técnicos de hotelaria e turismo". Trabalho apresentado em VII Encontro de Investigadores da Qualidade, Troia, 2016.
    Publicado
  4. Amaral, Rui Almeida; Susana Rocha; Ana sampaio; Margarida Saraiva. "A Qualidade da Formação Profissional: Uma avaliação empírica do SERVQUAL". Trabalho apresentado em VI Encontro de Investigadores da Qualidade, Lisboa, 2015.
    Publicado
  5. Amaral, Rui Almeida; Susana Rocha; Margarida Saraiva; Ana sampaio. "Quality perceptions in Vocational Education – The Perspective of Training While providing a Service". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Education and New Learning technologies, Barcelona, 2015.
    Publicado
  6. Amaral, Rui Almeida; Susana Rocha; Margarida Saraiva. "Perceções da Motivação e Satisfação para uma melhor Qualidade no Trabalho: O caso do Hotel Convento do Espinheiro (Évora)". Trabalho apresentado em V Encontro de Investigadores da Qualidade, Covilha, 2014.
    Publicado
  7. Susana Rocha; Amaral, Rui Almeida; Duarte Costa; António Sousa. "Reflexões Éticas sobre a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social no Turismo: Os casos Turismo de Portugal versus Grupo Pestana". Trabalho apresentado em Europa Cidadã: pessoas, empresas e instituições Atas do III Congresso Internacional de Verão / ECS - UÉvora, Évora, 2013.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Amaral, Rui; Saraiva, Margarida; Rocha, Susana. "Gastronomy and Wines in the Alentejo Portuguese Region: Motivation and Satisfaction of Tourists from Évora". Portugal: Springer International Publishing,
  2. Peris-Ortiz, Marta; Del Río Rama, María de la Cruz; Rueda-Armengot, Carlos. "Gastronomy and Wine in the Alentejo Portuguese Region: Motivation and Satisfaction of Turists from Évora". Portugal: Springer International Publishing,
    http://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-18857-7_13
  3. Amaral, Rui Almeida; Margarida Saraiva; Susana Rocha; Jaime Serra. "Gastronomy and Wines in the Alentejo Portuguese Region: Motivation and Satisfaction of Tourists from Évora". In Wine and Tourism - A Strategic Segment for Sustainable Economic Development, 179-192. Cham, Espanha: Springer International Publishing, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-18857-7_13
  4. Amaral, Rui Almeida; Jaime Serra. "O Visitante Enogastronómico da Cidade de Évora". In Os Estudos de Turismo na Universidade de Évora – Ensino e Investigação, 99-111. Universidade de Évora, Portugal: Escola de Ciências Sociais/Universidade de Évora, 2013.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Rui Amaral; Jaime Serra. "Back to the same place of holidays.An analysis of European tourists’preferences towards cultural tourism". Trabalho apresentado em 9th World Conference for Graduate Research in Tourism, Hospitality and Leisure, Cartagena, Spain, 2017.
    Publicado
  2. Rui Amaral; Margarida Santos. "Perceções visuais no turismo gastronómico do Alentejo". Trabalho apresentado em VIII Postgraduate Conference, ESGHT, Faro, 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Amaral, Rui Almeida. "Análise de perceções sobre motivação e satisfação de futuros técnicos em organizações turísticas". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10174/18157.

Outros

Outra produção
  1. Back to the same place of holidays.An analysis of European tourists’preferences towards cultural tourism. Cultural tourism remains one of European tourists’ main preference for travelling inside Europe(Kozak, 2002; Chaldler& Costello, 2012).Travel has long been associated with cultural standards and levels, because a visitor who is motivated to explore, discover and learn about the attractions of a country or region exert an incalculable personal, social and professional investment. Although several s. 2017. Kosak, Metin; Artal-Tur, Andreas; Kosak, Nazmi. http://hdl.handle.net/10174/21180.
  2. Back to the same place of holidays: An analysis of European tourists’ preferences towards cultural tourism. Cultural tourism remains one of European tourists’ main preference for travelling inside Europe (Kozak, 2002; Chaldler & Costello, 2012). Travel has long been as-sociated with cultural standards and levels, because a visitor who is motivated to explore, discover and learn about the attractions of a country or region exert an incalculable personal, social and professional investment. Although sever. 2017. Kozak, Metin; Artal-Tur, Andreas; Kozak, Nazmi. http://hdl.handle.net/10174/22752.
  3. Perceções visuais no turismo gastronómico do Alentejo. Esta investigação visou identificar com recurso à imagem fotográfica as perceções dos visitantes da cidade de Évora relativamente ao produto gastronomia (...). CIDEHUS: UID/HIS/00057/2013 (POCI-01-0145-FEDER-007702). 2017. Amaral, Rui; Santos, Margarida. http://hdl.handle.net/10174/21169.
  4. MOTIVATION AND SATISFACTION IN CONTEXT OF JOB TRAINING IN TOURIST ORGANIZATIONS. This research aims to determine the dimensions of motivation and satisfaction, acquired, through the perception in context of job training, by future technicians (students) in the hospitality and tourism industry, particularly by technical courses in the hotel and restaurant sector. The methodology comprises three distinct stages. First were recovered instruments (questionnaires), already validate. 2016. Chova, L. Gómez; Martínez, A. López; Torres, I. Candel. https://iated.org/concrete3/view_abstract.php?paper_id=51947.
  5. Análise dos Determinantes da Motivação e Satisfação no Trabalho na Perspetiva de Futuros Técnicos de Hotelaria e Turismo. Este trabalho tem como objetivo determinar as dimensões da motivação e satisfação, adquirida, através da perceção em contexto da formação profissional, por futuros técnicos (estudantes) da indústria do turismo, nomeadamente através de cursos técnicos no sector da hotelaria e restauração. A metodologia compreende três fases distintas. Primeiro foram recuperados instrumentos (questionários), já vali. 2016. Rosa, Álvaro; Pires, António; Lourenço, Luís; Saraiva, Margarida; Moura e Sá, Patrícia. http://hdl.handle.net/10174/20154.
  6. QUALITY PERCEPTIONS IN VOCATIONAL EDUCATION – THE PERSPECTIVE OF TRAINING WHILE PROVIDING A SERVICE. The present article is intended to evaluate the quality of training and initial vocational qualification of young people, of professional courses secondary levels, with school accreditation and professional qualification of level IV. In that sense, it´s intended to know the perspective of students of professional courses in various areas of knowledge, their perceptions and expectations about the q. 2015. Gómez Chova, L.; López Martínez, A.; Candel Torres, I.. http://library.iated.org/view/AMARAL2015QUA.
  7. A Qualidade da Formação e Qualificação Profissional: Uma avaliação empírica do SERVQUAL. Com o presente artigo pretende-se avaliar as percepções e expetativas dos formandos de uma escola de ensino profissional, de nível secundário, com certificação escolar e com qualificação profissional de nível IV, em Évora, Alentejo, Portugal, relativamente à qualidade da formação e da qualificação profissional oferecida pela instituição. Para a recolha dos dados foram aplicados questionários, send. 2015. Rosa, Álvaro; Ramos Pires, António; Lopes, Henrique; Lourenço, Luís; Saraiva, Margarida; Moura e Sá, Patrícia; Sampaio, Paulo. http://publicacoes.apq.pt/a-qualidade-da-formacao-e-qualificacao-profissional-uma-avaliacao-empirica-do-servqual/.
  8. Análise de Perceções da Motivação e Satisfação de Futuros Técnicos em Organizações Turísticas. 2014. Amaral, Rui Almeida.
  9. Perceções da Motivação e da Satisfação para uma melhor qualidade no Trabalho: O caso do Hotel Convento do Espinheiro. Diversos autores (Day e Peters, 1994; Evans e Lindsay, 2002) têm-se confrontado com o conceito de qualidade nos serviços, como um meio que tende a divulgar a eficácia e eficiência dos mesmos. A noção de qualidade denota, atualmente, uma estratégia de competitividade e um agente para o desenvolvimento sustentado, de modo a responder às expetativas dos consumidores. No setor turístico, esse desenvol. 2014. Rosa, Álvaro; Pires, António Ramos; Lopes, Henrique; Lourenço, Luís; Saraiva, Margarida; Moura e Sá, Patrícia; Sampaio, Paulo. http://publicacoes.apq.pt/v-encontro-de-troia-5/.
  10. O Visitante Enogastrnómico da Cidade de Évora. 2012. Amaral, Rui Almeida.
Atividades

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 Atributos da Satisfação na Qualidade do Turismo: O património gastronómico da açorda Alentejana
Congresso
VII Encontro de Investigadores da Qualidade
APQ, Portugal
2016 - 2016 Análise dos determinantes da motivação e satisfação no trabalho na perspetiva de futuros técnicos de hotelaria e turismo
Congresso
VII Encontro de Investigadores da Qualidade
APQ, Portugal
2015 - 2015 A Qualidade da Formação e Qualificação Profissional: Uma avaliação empírica do SERVQUAL
Congresso
VI Encontro de Investigadores da Qualidade
Associação Portuguesa da Qualidade, Portugal
2015 - 2015 Os Cocktails Comem-se ou Bebem-se?
Oficina (workshop)
Academia de Formação de Formadores
Turismo de Portugal, Portugal
2014 - 2014 Qualidade e Desempenho Organizacional Turístico – Motivação e Satisfação de Recursos Humanos
Seminário
56.ª Lição no âmbito da iniciativa Gestão 100 Lições. U.E – Universidade de Évora/ APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade
Universidade de Évora/ APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, Portugal
2014 - 2014 A Qualidade na Prestação do Serviço de Ensino Profissional
Outro
39º Colóquio da Qualidade
APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, Portugal
2014 - 2014 Perceções da Motivação e Satisfação para uma melhor Qualidade no Trabalho: O caso do Hotel Convento do Espinheiro (Évora)
Congresso
V Encontro dos Investigadores da Qualidade,
APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, Portugal
2013 - 2013 Reflexões Éticas sobre a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social no Turismo: Os casos Turismo de Portugal versus Grupo Pestana
Congresso
III Congresso Internacional de Verão: Europa Cidadã: Pessoas, Empresas e Instituições
Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2013 - Atual Relatório de projecto: Carta Gastronómica do Alentejo

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015 - 2015 Atelier Gastronómico Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 Capitações, Fichas Técnicas, Cartas e Ementas Aperfeiçoamento (Curso médio)
2003 - 2003 Técnicas de Culinária Aperfeiçoamento (Curso médio)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Confraria Gastronómica do Alentejo
Atual Associação Portuguesa da Qualidade
Atual CIDEHUS.UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora