???global.info.a_carregar???
Doutoranda em Economia Política pela Universidade de Coimbra. Bolseira pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2023-2027). Mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Políticas Públicas Direitos Sociais e Coletivos pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus. Licenciada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Integrante dos Grupos de Pesquisas: Vivências Interdisciplinares em Direitos Socioambientais (VIDA), Grupo de Estudo e Pesquisa Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais, Liga Acadêmica de Estudos Jurídicos da Bahia (LAEJU) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Interações Socioambientais e Linguagens (GEPISAL). Idealizou e coordenou do Grupo de Pesquisa de Direito Público do Centro de Ensino e Pesquisa (CEPESQ). Foi palestrante e professora do Centro de Ensino e Pesquisa (CEPESQ). Colaborou com a Avaliação dos Portais de Transparência COVID-19 promovido pelo Instituto Nossa Ilhéus em parceria com a Transparência Internacional de 26 municípios que compõem o Território de Identidade Litoral Sul da Bahia. Investigadora colaboradora do Projeto Integrado Pesquisa-Extensão na Pós-graduação (UESC). Na advocacia esteve a frente da assessoria jurídica na gestão municipal. Membro da Comissão Editorial da Revista Revue Française. Dedica-se a pesquisa em Políticas Públicas e Direito à Cidade.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ferlanda Luna

Nomes de citação

  • Luna, Ferlanda

Identificadores de autor

Ciência ID
9218-5003-D50F
ORCID iD
0000-0002-7094-0749

Endereços de correio eletrónico

  • ferlandaluna@hotmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Direito
  • Ciências Sociais - Geografia Económica e Social - Estudos Urbanos

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2021/09/20 - 2025/12/20
Em curso
Economia Política, Doutoramento Interdisciplinar (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2021/03/01
Concluído
Economia Regional e Políticas Públicas (Master)
Especialização em Políticas Públicas
Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil
"PLANEJAMENTO URBANO: O PLANO DIRETOR E AGLOMERAÇÕES SUBNORMAIS NA CIDADE DE ITABUNA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2019/02/05
Concluído
Políticas Públicas, Direitos Sociais e Coletivos (Postgraduate Certificate)
Especialização em Políticas Públicas
Centro de Ensino Superior de Ilhéus, Brasil
"POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO URBANO – DIREITO À CIDADE E SUA CONSECUÇÃO PRÁTICA NO MEIO URBANO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018/03/01
Concluído
Direito (Bachelor)
Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil
"O PAPEL DO MUNICÍPIO NA EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - UMA ANÁLISE DO PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE ITABUNA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01/09 - Atual Comissão Editorial da Revista Revue Française Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação, França
2020/04/06 - 2021/12/30 Palestrante | Pesquisadora | Professora Centro de Ensino e Pesquisa - Cepesq, Brasil
2017/01/09 - 2020/03/19 Advogada Bastos e Santiago Consultoria Jurídica, Brasil
2016/02/17 - 2016/12/20 Estágio Profissional Procuradoria Geral do Município de Itabuna, Brasil
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2019/09/02 - Atual Grupo de Estudo e Pesquisa: Constitiuição, Democracia e Direitos Fundamentais
.
Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa: Constitiuição, Democracia e Direitos Fundamentais
2020/07/20 - 2021/07/20 Liga Acadêmica de Estudo Jurídicos da Bahia em Direito Urbanístico
.
Membro da Liga Acadêmica de Estudo Jurídicos da Bahia em Direito Urbanístico
2020/05/28 - 2020/07/31 Avaliação dos Portais de Transparência COVID-19, com metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional - Brasil,
Investigador
Instituto Nossa Ilhéus, Brasil
Concluído
2017/03/01 - 2017/11/30 Grupo de Pesquisa de Vivências Interdiscplinares em Direitos Socio-ambientais (VIDA)
.
Membro do Grupo de Pesquisa de Vivências Interdiscplinares em Direitos Socio-ambientais
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Almeida Leal, Érica; Cadja Indio do Brasil da Mata, Catrine; Luna, Ferlanda. "Cooperativas de Trabalho: Sustentabilidade, Identidade Jurídica e Direito de Contratar com a Administração Pública". Trabalho apresentado em 5º Encontro brasileiro de pesquisadores em cooperativismo (EBPC), Salvador, 2019.
    Publicado • 10.29327/ebpc.170233
Artigo em revista
  1. Santos Neto, Givaldo Correa dos; Luna, Ferlanda; Maiara Gabrielle de Souza Melo; Maria do Carmo Martins Sobral; Gomes, Andrea Da Silva. "DESAFIOS AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL- Uma análise do ODS 1 em Itabuna, Bahia, Brasil". Revista de Políticas Públicas da UFPE 9 (2024):
    Publicado
  2. Mata, Catrine Cadja Indio do Brasil da; Fernandes, Drielle Santos Oliveira; Leal, Érica Almeida; Luna, Ferlanda; Santos Neto, Givaldo Correa dos; Gomes, Andrea da Silva. "Compliance na Administração Pública e Contratações Emergenciais na pandemia: análise do litoral sul da Bahia". Research, Society and Development 11 6 (2022): e39111629374. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29374.
    10.33448/rsd-v11i6.29374
  3. Mata, Catrine Cadja Indio do Brasil da; Leal, Erica Almeida; Luna, Ferlanda; Gomes, Andrea Da Silva; Pires, Mônica De Moura. "Evolução dos aglomerados urbanos na América Latina: uma análise do direito à cidade". Revista de Direito da Cidade 12 2 (2020): http://dx.doi.org/10.12957/rdc.2020.50061.
    10.12957/rdc.2020.50061
Capítulo de livro
  1. Thaisa Toscano Tanus; Caroline Erbst de Melo Oliveira; Luna, Ferlanda. "(In)Efetividade da positivação da água potável como direito fundamental na Constituição Federal". In Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais: Reflexões Interdisciplinares e Emergentes. 2022.
    Publicado
  2. Mata, Catrine Cadja Indio do Brasil da; Almeida, Érica; Fernandes, Drielle Santos Oliveira; Luna, Ferlanda; Santos Neto, Givaldo Correa dos; Gomes, Andrea Da Silva. "Compliance na Administração Pública e Contratações Emergenciais na pandemia: análise do litoral sul da Bahia". In PANDEMIA DA COVID-19: Impactos Socioadministrativos. Boa Vista, Brasil: Editora IOLE, 2022.
    Publicado
  3. Luna, Ferlanda; Setenta, Aline Maron. "Saneamento Básico como Desenvolvimento Sociourbano: uma análise dos marcos regulatórios no Brasil". In Diálogos Transdisciplinares em Direitos Humanos - Violência, Sociedade e Desenvolvimento. Brasil: Arraes, 2020.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Luna, Ferlanda. "Democracia, Capitalismo e Desigualdades: um olhar da economia política sobre habitação e direito à cidade". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas: Novos ativismos e protagonistas na reinvenção da solidariedade social, Porto Alegre, 2022.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Políticas Públicas - a necessidade de um estudo interdisciplinar. A ontologia do termo políticas públicas por si só envolve uma variedade de definições, encontrando influências na sua conformação tanto do contexto social, como econômico e político. Por isso, entender, fomentar e desenvolver as políticas públicas nesses diversos cenários se faz necessário compreender a importância de um estudo interdisciplinar, para alcançar o objetivo que esta ferramenta propõe,. 2022. Luna, Ferlanda.
  2. Urbanização e Crescimento das Desigualdades. A urbanização mudou a dinâmica do campo, das cidades e da população. O movimento de crescimento dos centros urbanos fortaleceu setores do mercado porporcionando a uma parcela específica da população a fruição de benefícios. De outro lado, o processo de desenvolvimento urbano e estruturação da cidade revela um significativo expectro da desigualdade. Esta cisão acompanha a distribuição de renda e a. 2022. Luna, Ferlanda.
  3. Políticas Públicas de Desenvolvimento Urbano - Direito à cidade e sua consecção prática no meio urbano. Os novos instrumentos trazidos pela Constituição Federal de 1988 propuseram um novo olhar para os diversos direitos, sendo um deles o direito à cidade que reverbera na questão urbana. Nesse contexto, para além do direito a saúde, educação e moradia, a discussão sobre ordenamento urbano restou evidenciado, tendo em vista que a cidade, como local de grandes transformações e palco das relações humana. 2018. Luna, Ferlanda.
  4. O papel do município na efetivação de políticas públicas - uma análise do plano de saneamento básico do muncípio de Itabuna. A institucionalização do Estado Democrático de Direito inaugurou um novo arcabouço de instrumentos para que os gestores gerenciem e otimizem os planos e projetos dentro dos municípios, tanto no texto constitucional como na legislação infraconstitucional. Neste cenário, é necessário elucidar o papel do Município no plano Federal como protagonista na efetivação de políticas públicas.. 2017. Luna, Ferlanda.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/04/04 Artigo "Democracia participativa: as cidades e o desafio da re/construção da cidadania" aceito para apresentação no XII Congresso Português de Sociologia. XII Congresso Português de Sociologia
(Coimbra, Portugal)
2019/12/01 Evolução dos Aglomerados Urbanos em Países da América Latina - Análise dos marcos regulatórios e a inflência do contexto socioeconômico XXXII Congreso Internacional Alas Peru 2019
(Lima, Peru)
2019/10/18 Saneamento Básico: Evolução Legislativa e Avanços na garantia do direito à cidade IV Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra
(Coimbra, Portugal)
2019/10/10 Cooperativas de Trabalho: sustentabilidade, identididade jurídica e direito de contratar com a administração pública Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo
(Salvador, Brasil)
2019/05/07 O Papel do Município na Efetivação de Políticas Públicas - Uma análise do Plano de Saneamento Básico no Município de Itabuna/BA VI Encontro Científico do Programa de Pós-Graduação em Economia
(Ilhéus, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/01/24 - 2023/01/28 Mediadora do Evento Learning Planet Festival que contou com a participação de personalidades líderes, especialistas de todas as disciplinas, profissionais e jovens comprometidos com a temática "Encontro Brasileiro de Educação: pensando juntos numa transformação educaiconal para o Brasil", organizado pelo Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade em Educação em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). (2023/01/24 - 2023/01/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade em Educação, França
2019/07/21 - 2019/07/25 57º Congrasso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER (2019/07/21 - 2019/07/25)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/01/25 - Atual Participação como ouvinte do Colóquio promovido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra que abordou a inter/transdisciplinaridade para o século XXI no cenário de investigação e produção científica.
Outro
CES: inter/transdiciplinaridade para o século XXi
Universidade de Coimbra, Portugal
2021/06/21 - Atual Summer School in Global Studies And Critical Theory Political Imagination After Covid: Life, Race, Technology, Abolition
Outro
The Summer School in Global Studies And Critical Theory Political Imagination After Covid: Life, Race, Technology, Abolition
Bologna University, Itália
2021/04/13 - Atual Palestra sobre: Saneamento básico, habilitação e pandemia: Políticas Públicas para ontem
Outro
Jornada Jurídica Ambiental
Faculdade Independente do Nordeste, Brasil
2021/01/29 - Atual Participação como ouvinte no II Congresso Internacional sobre o Futuro do Direito
Congresso
II Congresso Internacional sobre o Futuro do Direito
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021/01/25 - Atual Participação como ouvinte no I Seminário Ítalo-Brasileiro de Direitos Fundamentais.
Seminário
I Seminário Ítalo-brasileiro de Direitos Fundamentais
Università degli Studi di Padova, Itália
2020/10/28 - Atual Apresentação de Palestra com o tema: Planejamento Urbano e Covid-19: qual lado da cidade está sofrendo mais?
Seminário
Seminário de Integração do curso de Direito, promovida pelo Centro Universitário FG – UNIFG
Centro Universitário FG, Brasil
2020/08/24 - Atual Participação como ouvinte no I Congresso Internacional Direito Administrativo e Contemporaneidade: Diálogos Brasil e México
Congresso
I Congresso Internacional de Direito Administrativo e Contemporaneidade: Diálogos Brasil e México
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
2020/04/20 - Atual Palestra sobre: Os Desafios da Cerreira Acadêmica no Direito
Outro
Roda de Conversa: disciplina de Metodologia da Pesquisa do curso de Direito, promovida pelo Centro Universitário FG -UNIFG
Centro Universitário FG, Brasil
2023/03/22 - 2023/03/26 Participou da Bienal da Democracia, evento organizado pela Universidade de Turim que reuniu importantes palestras e debates sobre democracia, novas forças políticas na américa latina, cidadania e sustentabilidade global.
Outro
Bienal da Democracia
Università degli Studi di Torino Dipartimento di Culture Politica e Societa, Itália
2023/02/10 - 2023/02/11 Colaboradora voluntária do 8º Encontro Nacional pela Justiça Climática
Encontro
8º Encontro Nacional pela Justiça Climática
2022/11/22 - 2023/02/11 Realizou o curso: Studying Cities: Social Science Methods for Urban Research
Erasmus Universiteit Rotterdam, Países Baixos
2023/01/26 - 2023/01/28 Apresentou o Projeto de Tese "Informalidade Urbana na Crise Climática: Políticas Públicas de Desenvolvimento Urbano nas cidades médias brasileiras" no 6ª Encontro Anual de Economia Política
Encontro
6 Encontro Anual de Economia Política
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
2022/12/07 - 2022/12/07 Participou do II Congresso Internacional - Novos Desafios dos Direitos Humanos e apresentou o trabalho "Urbanização e Crescimento das Desigualdades: O Papel das Atividades Econômicas na Organização do Espaço e a Mitigação de Direitos Sociais"
Congresso
II Congresso Internacional - Novos Desafios dos Direitos Humanos
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/09/12 - 2022/09/16 International Summer School on regulation of local public services
Outro
Turin School of Regulation, Itália
2022/08/12 - 2022/08/12 Speaker "Intergenerational Solidarity: Creating a Better World For All Ages: The Role of the Youth in the world Academic development"
Outro
Global Peace Youth Day Celebration 2022 Theme: “INTERGENERATIONAL SOLIDARITY
2022/06/09 - 2022/06/14 Selecionada para participar do Lucerne Summer University: Ethics in a Global Context Lsue 2022
Outro
Building a Global Network for Sustainable Responsibility
Universität Luzern, Suiça
2022/04/07 - 2022/04/30 Participou do Curso de formação "Designing a Multidimensional Poverty Index" Designing a Multidimensional Poverty Index
Stanford University, Estados Unidos
2022/04/19 - 2022/04/28 Participou do Workshop de Formação em Etnografias Urbanas, o qual analisou o papel do conflito na modulação do espaço urbano a partir de uma abordagem antropológica da formação das subjetividades das pessoas. E como a formação das estruturas governamentais afetam a vida das pessoas comuns.
Outro
Workshop de Formação em Etnografias Urbanas
Universidade de Coimbra, Portugal
2021/03/10 - 2021/03/17 Participação no curso :Introdução ao Direito Urbanístico: Políticas Urbanas Setoriais e Proteção do Meio Ambiente
Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil , Brasil
2020/09/01 - 2020/09/24 Participação no curso Curso de Extensão: O Pacto Ecológico Europeu: desafios e oportunidades para o Brasil
Outro
Universidade Federal do Paraná, Brasil
2020/06/01 - 2020/06/30 Curso sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas
Outro
AGENDA 2030 DE NACIONES UNIDAS: ODS 11 ¿SON NUESTRAS CIUDADES SOSTENIBLES?
Universidad de la Rioja, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/06/29 Trabalho de conclusão de curso: " A Transparência Governamental dos Municípios de Ilhéus e Itabuna na Pandemia da Covid-19: uma análise sob a perspectiva do novo direito administrativo"
Arguente
Beatriz Santo Celani (Outro)
Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/10/01 - 2021/11/30 Parecerista do Livro: Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais: Reflexões Interdisciplinares e emergentes Editoa Lutz, Brasil
2021/06/29 - 2021/06/29 Fez parte da comissão avaliadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado "A TRANSPARÊNCIA GOVERNAMENTAL DOS MUNICÍPIOS DE ILHÉUS E ITABUNA NA PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO NOVO DIREITO ADMINISTRATIVO", de autoria da discente Beatriz Santos Celani do curso de Direito da Universdiade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Membro
Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil
2020/09/01 - 2020/09/30 Parecerista dos artigos submetifos para X Semana de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Avaliador
Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/05/10 - 2022/05/30 Avaliou 3 artigos científicos na área de Administração Pública para o Encontro da ANPAD - EnANPAD. 2022 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/10/26 - 2022/10/26 Políticas Públicas para o enfrentamento da Pobreza Multidimensional no Brasil Políticas Públicas para o enfrentamento da Pobreza Multidimensional no Brasil (Bachelor) Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil
2019/09/09 - 2019/11/29 Monitora da disciplina de Direito Ambiental - Planejamento do conteúdo a ser ministrado - Ministrar conteúdo de Direito Ambiental - Organização de debates e siminários Geografia (Licence) Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil
2016/07/04 - 2016/11/30 Monitora da disciplina de Direito Urbanístico - Organização de atividades e debates - Apresentação de textos complementares - Auxílio para os estudantes com dificuldade no conteúdo Direito (Licence) Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/11/04 - Atual Bahia Meio Dia Políticas Públicas e Saneamento Básico
Distinções

Prémio

2022 Next Generation: You!
Universidade de Coimbra, Portugal